Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic - Desalfandegamento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Dar valor ao Dinheiro

por agany » 5/10/2011 12:51

É estranho como a malta fala em 5, 10 ou 20 euros como se fossem cêntimos!!!
Meus meninos: aprendam a ser poupadinhos. 5 euros são mil escudos!
Não admira que os chinocas estejam tão ricos...

Registado: 29/11/2007 1:44

por super_fm » 4/10/2011 21:40

Ja vi que foi apenas um lapso soaked! Todos os temos... Abraço.

Registado: 9/6/2009 18:55

por soaked » 4/10/2011 20:48

lol super_fm *trouxeram.

Sabes (em jeito de desabafo), na escola nunca fui mestre a português e quando me mandaram estudar gil vicente, camões e afins pouco me dava ao trabalho de interpretar as suas obras e tinha sempre negativa. Mas na parte da gramática sempre fui bom, sabia escrever muito bem e era muito raro dar erros ortográficos, mesmo com palavras que não conhecia e nunca tinha escrito.

Noto que desde que só escrevo no PC, com a particularidade de ser programador informático (basicamente passo o dia a ler e a escrever em inglês), deixei claramente de saber escrever português, coisa que me deixa bastante triste. Então agora com o novo acordo ortográfico...

Mas esta foi mesmo grave :) :( ...

Ab.

Registado: 3/8/2011 0:20

por Matx » 4/10/2011 9:51

Bom dia
O surgir deste tipico veio em bom momento pois permite relatar uma situação pela qual estou passando.Minha esposa em conjunto com umas amigas fizeram pela internet uma compra de vernizes de uma empresa americana, a compra foi feita em meu nome pessoal pois foi o meu cartão o usado para pagamento, na sexta-feira recebi o aviso para desalfandegamento com o pedido de envio da copia do cartão de contribuinte.Desloquei-me até a estação de alagandega do CTT e la fui confrontado com uma observação que solicitava uma autorização do Infarmed para levantar o produto, contactei o Infarmed que informou que no caso de compra para uso pessoal e em nome individual não é necessário a tal autorização, ainda argumentei que para não ter chatices não importava de ter trabalho para obter a tal autorização e fui informado que não era possivel passarem a tal autorização pois a mesma só é passada para empresas.
Entrei em contacto com a central de atendimento dos CTT e apos contar toda a historia fui informado que como é uma encomenda tem que ser tratada na central do CTT express, ou seja os CTT tem pelo menos duas centrais de contacto diferentes.
Enviei um e-mail para o CTT com a informação que o Infarmed passou e estou a espera de uma resposta.
cumps
Matx

Registado: 16/5/2010 15:29

por super_fm » 4/10/2011 8:12

soaked Escreveu:hehehe (se era ou não, não sei, mas lá se safaram e trousseram as t-shirts).

Moral da história: cuidado com o que...e donde encomendam... :D

Cumps

Então soaked? "Trousseram"?! Abraço.

Registado: 9/6/2009 18:55

por axman » 4/10/2011 7:39

ferreira10 Escreveu:Por altura do euro 2004, foram autorizadas obras até altas horas da noite no metro de Lisboa. Na proximidade de urbanizações.As obras foram declaradas de interesse publico; pelo que o direito das pessoas ao descanso foi suprimido.

:mrgreen: de interesse público tinha sido parar as obras enquanto era tempo. O povo lá tinha razão. Não só não dormiu como também ficou com a conta por pagar..

Registado: 1/8/2009 0:16

por MarcoAntonio » 3/10/2011 23:43

ferreira10 Escreveu:Uma das componentes principais da democracia é o Estado de direito.Sem direito não há democracia.Se calhar, seria mais apropriado referir neste caso o "Estado de direito", e não a democracia.Nesse aspecto tens razão porque não fui de todo preciso.

Pois, pareceu-me que estavas a falar de uma situação de fraude (eventual desvio de propriedade tua) o que é um caso de justiça, sendo a justiça uma instituição dos estados democráticos.

Um estado democrático não é uma garantia per se de que não ocorrem situações dessas (se fosse, nem era necessário criar tribunais) e por isso não estava a perceber bem a referência...

ferreira10 Escreveu:Sempre se poderá opinar no sentido de que poderia ter accionar a justiça.Era algo que tinha ao meu dispor.Não me foi negada.Mas accionar a justiça para reaver 30€ e gastar para isso 2000€? Ou mais?Não me parece!

(...)

O ministério da Administração interna que tutela as Alfandegas remetia a "reclamação" para a Alfandega e o processo inquinava ai.A alfandega tinha mais que fazer que responder.

Não sei se funciona ou não funciona mas podes reclamar directamente na Procuradoria-Geral da República, no âmbito dos processos de corrupção (têm um sítio próprio para denúncias de corrupção ou fraude).

A denúncia pode ser inclusivamente anónima...

Não sei se tentaste essa via, que não tem custos para ti.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por ferreira10 » 3/10/2011 23:30

Uma das componentes principais da democracia é o Estado de direito.Sem direito não há democracia.Se calhar, seria mais apropriado referir neste caso o "Estado de direito", e não a democracia.Nesse aspecto tens razão porque não fui de todo preciso.

Sempre se poderá opinar no sentido de que poderia ter accionar a justiça.Era algo que tinha ao meu dispor.Não me foi negada.Mas accionar a justiça para reaver 30€ e gastar para isso 2000€? Ou mais?Não me parece!

Por outro lado, todos somos responsáveis para que o estado de direito funcione como um todo.A democracia não se decreta.Reportando-me a esta situação em particular,lembro-me que nunca recebi nenhuma resposta às cartas que enviei para os altos responsáveis da Alfandega.De acordo com a lei, todos os procedimentos para a desalfandegagem tinham ido cumpridos.Bastava assinar um formulário. Um termo de responsabilidade sem mais nenhuma outra pergunta que não aquela feita em forma de escolha múltipla em que me limitava a chekar com uma cruz um quadradinho que tinha uma afirmação adjacente a dizer que os artigos em questão não se destinava à comercialização.
O ministério da Administração interna que tutela as Alfandegas remetia a "reclamação" para a Alfandega e o processo inquinava ai.A alfandega tinha mais que fazer que responder.

Bem...realmente.. essa rede da democracia está estendida.Mas olha que mantenho o que disse relativamente ao facto de ter dito que a democracia ainda não chegou a todos os cantos do país.Por exemplo há procedimentos nas finanças que considero totalmente anti democráticos.O regulamento militar é outro.Tanto que há tribunais militares.Por exemplo na tropa havia messes dos praças e messes dos oficiais.Havia claramente uma estratificação baseada na patente.Há bares de oficiais e bares de praças.Os praças estão proibidos de frequentar os bares de oficiais.Etc

Por altura do euro 2004, foram autorizadas obras até altas horas da noite no metro de Lisboa. Na proximidade de urbanizações.As obras foram declaradas de interesse publico; pelo que o direito das pessoas ao descanso foi suprimido.

Aqui neste caso por mim relatado houve uma falha do sistema.É verdade!Embora eu ache que gastar 2000€ para fazer a defesa de 30€, não me parece que se faça justiça por essa via.E se o sistema não está preparado para que se faça justiça, então, é uma certeza que não haverá democracia.Este é o meu entendimento.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por MarcoAntonio » 3/10/2011 22:48

Só não percebi o comentário da democracia não ter chegado a todos os cantos.

A democracia portuguesa tem problemas, mas não estou a ver a relação com o resto do post.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por ferreira10 » 3/10/2011 22:38

É uma questão de tempo até que se fique com qualquer coisa retida na alfandega.A menos que se tome a decisão de forma atempada de passar a comprar tudo dentro do espaço comunitário.Coisa que eu já fiz.

Eu desalfandeguei por varias vezes produtos vindos dos Estados Unidos.E mesmo com as taxas alfandegarias era viavém fazer as ditas compras nos states.

Um dia mandei vir quatro filtros para um aspirador a agua.Aqui em Portugal cada filtro custava a módica quantia de 66 €. Uma roubalheira pegada.Tanto que os filtros são feitos naquilo que se assemelha a cartão.Fiz uma pesquisa na net e apanhei-os a 7,5 € cada(no ebay).

Resultado; chegados à alfandega, mandaram-me um formulário para que procedesse à desalfandegarem.Nesse formulário tinha que assinar um termo de responsabilidade a concordar que o material assim obtido, não se destinava à comercialização.Mandei o formulário de volta mas nunca mais me enviaram os filtros.Posteriormente, sei que mandei umas quantas cartas para uns tantos organismos públicos.A acusar o desvio de produtos em beneficio próprio.Foi nestes termos que me dirigi.Já que contactei com o remetente para aferir se os produtos tinham sido enviados de volta.Ao que este disse que "não".

A democracia, ao contrario do que se faz crer, não chegou a todos os cantos deste país.E depois, não há uma cultura de responsabilidade.A ideia é: se o individuo quiser, que vá para tribunal.Ir para tribunal por cerca de 30 €? Enfim!Nunca mais mandei vir nada de fora da UE.Mas o que mandei vir compensou.Não obstante a ocorrência deste evento.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por soaked » 3/10/2011 21:20

MarcoAntonio eram de clubes de futebol ingleses.

por e-finance » 3/10/2011 21:16

Também já me aconteceu as coisas irem parar à alfandega, mas como eram artigos muito baratos, na casa dos 10€ preferi esquecer que os comprei a ter trabalho por umas chinesices.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por MarcoAntonio » 3/10/2011 21:13

O clube de futebol era asiático ou era asiática a produção das t-shirts?
Imagem

Administrador Fórum

por soaked » 3/10/2011 21:12

Só para descomprimir ainda mais, tive uns amigos que mandaram vir umas t-shirts de clubes de futebol de um país asiático, as t-shirts estavam baratissimas tipo 5€ cada ou assim,... não só tiveram que pagar as taxas alfandegárias como ainda tiveram que ir à policia pq achavam que era contrafacção.. hehehe (se era ou não, não sei, mas lá se safaram e trousseram as t-shirts).

Moral da história: cuidado com o que...e donde encomendam... :D

Cumps

por carf2007 » 3/10/2011 21:03

JM72 Escreveu:Boa Tarde!

Tens de Pagar uma Taxa alfandegária de 17%....

17% + iva ?!!

É que só de iva são 23% !!

E as taxas alfandegarias não são fixas. Dependem do tipo de produto.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por carf2007 » 3/10/2011 21:00

MarcoAntonio Escreveu:Creio que já houve um tópico com dados sobre essa matéria aqui no Forum. As taxas de alfandega são algo imprevisíveis, é um risco comprar algo fora da UE.

Penso que aqui podem consultar as taxas a pagar :

http://pauta.dgaiec.min-financas.pt/nomenclaturas
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

por MarcoAntonio » 3/10/2011 20:55

Eu queria só alertar que é contra as regras do forum promover práticas ilegais. E por essa razão, já tive de remover um post...

Se têm sugestões sobre como minimizar custos ou evitar despesas, tudo bem. Desde que não passem por enganar/aldrabar o fisco e explicar como fazê-lo aqui no Forum!

:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por Pemides » 3/10/2011 20:52

Se for para a alfândega da DHL estás lixado, que te cobram no mínimo 30€ só para os custos de desalfandegamento, mais as devidas taxas, mais dias de armazém se aplicável. Já me pediram 70€ para desalfandegar um livro de 20€. A sorte é que foi da amazon.co.uk, e portanto o vendedor pediu desculpa por ter mandado de fora da UE, e devolveu o dinheiro.

Nunca mais mando vir nada fora da UE sem saber que vem por correios estatais. Se vier por correios estatais, há sempre a probabilidade de não passar na alfândega (como a minha última encomenda), principalmente se for de baixo valor. E se for preciso desalfandegar, só pagas as taxas devidas, mais uma taxa de desalfandegamento que salvo erro são 2 ou 3€.
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"

Registado: 27/3/2005 22:16

por carf2007 » 3/10/2011 20:50

Tenho mandado vir alguns produtos de Hong-Kong, coisas de pouco valor, jogos, lampadas led ...

Normalmente não pago nada, chegam por correio normal. Apenas por 2 vezes tive que pagar o desalfandegamento.

Ainda não percebi bem o criterio, (normalmente na embalagem vem escrito "gift" para tentar passar sem ser taxado). Já tive uma encomenda de 10 lampadas led que chegaram bem e outra de 4 que ficou na alfandega, parece-me que é um pouco aleatório para pequenos volumes.

Envio o documento do paypal por fax mais o impresso que eles enviam, e passados uns 2/3 dias a encomenda é entregue por ctt express e tens que pagar taxas da alfandega, iva e despesas do correio.

A titulo de exemplo a ultima vez foi uma encomenda de 44 euros e paguei 17 para desalfandegar.

por JM72 » 3/10/2011 17:52

Boa Tarde!

Tens de Pagar uma Taxa alfandegária de 17%....

Registado: 30/11/2007 21:12

por MarcoAntonio » 3/10/2011 17:46

Creio que já houve um tópico com dados sobre essa matéria aqui no Forum. As taxas de alfandega são algo imprevisíveis, é um risco comprar algo fora da UE.
Imagem

Administrador Fórum

por Navete » 3/10/2011 17:45

Tens que ter em atenção ao tipo de producto, (liquidos, esquece!!!) e á zona de expedição.

Acima de 40 e tal euros tens que pagar o iva.

Tens que imprimir o recibo do pay pal!!!
Como diz o cego, a ver vamos...

Registado: 29/10/2007 16:09

por urukai » 3/10/2011 17:40

A única vez que isso me aconteceu foi com uma t-shirt que me tinha custado 20$ a partir de um site americano e me ficou por 40Euros depois das taxas alfandegárias...

Nunca mais encomendei coisas de fora da UE!

Registado: 11/5/2007 14:09

Off Topic - Desalfandegamento

por HCC » 3/10/2011 17:37

Comprei umas sapatilhas online e apareceu-me uma carta em casa com um pedido de documentação para
desalfandegamento.
Já comprei outras coisas online e numca me tinham pedido quaisquer documentos.
Alguém me pode elucidar sobre os custos do desalfandegamento?
PS: A empresa onde comprei tinha aspecto de ser inglesa mas a encomenda provém de Shangai(acho eu).

Registado: 18/2/2010 12:39

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, navaldoc, Shimazaki_2 e 297 visitantes