Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A crise na RTP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por charles » 14/11/2011 19:46

Grupo de trabalho propõe fim da RTP Informação
(14-11-2011 18:31:00)

Segundo as recomendações do documento de 32 páginas, o grupo de trabalho liderado pelo presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão, João Duque, a missão da RTP Informação é garantida "amplamente" pelos canais privados existentes, "pelo que não se justifica a sua manutenção".

"Quanto à RTP Informação, julgamos que se corre o risco de este canal redundar numa plataforma ao serviço de interesses que extravasam o domínio do serviço público", escrevem os autores.

Por outro lado, o grupo de trabalho não vê "qualquer interesse público num canal como a RTP Memória", sendo que os seus conteúdos deviam passar para a página de Internet da estação.

Em relação à RTP Internacional e RTP África, os elementos que compunham a equipa encarregue pelo Governo de definir o serviço público no âmbito da comunicação social explicam que "o Estado deve concentrar o serviço internacional num único canal, com o objectivo de manter e desenvolver a presença externa do país projectando a língua portuguesa".

O grupo de trabalho foi criado em agosto pelo Governo, através de um despacho que estabelecia um prazo de 60 dias para apresentação de um relatório sobre a definição de serviço público de comunicação social.

Coordenado pelo economista João Duque, o grupo de trabalho integrou António Ribeiro Cristóvão, Eduardo Cintra Torres, José Manuel Fernandes, Manuel José Damásio, Manuel Villaverde Cabral e Manuela Franco.

Fizeram ainda parte deste grupo Francisco Sarsfield Cabral, João do Amaral e Felisbela Lopes, que se demitiram, os dois primeiros em Outubro, a terceira a 09 de Novembro.

via big
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por MarcoAntonio » 3/10/2011 16:50

A receita da contribuição audiovisual anda actualmente pelos 130 a 140 milhões de euros (foi de 134 milhões de euros salvo erro em 2009).

Mas, Marco Martins, o que está em causa é a privatização da RTP1 (ou do Canal 1 da RTP, como se queira) e não a privatização da RTP toda.

Continuarão a existir vários canais RTP estatais (a RTP2 e não só) portanto não há nenhuma garantia que seja extinta. O mais provável, parece-me, é não mexerem uma palha na contribuição audiovisual...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Marco Martins » 3/10/2011 16:32

Marco Martins Escreveu:O problema que se levanta com a privatização da RTP é que obrigatoriamente o estado terá de deixar de cobrar ou reduzir a taxa de audiovisual na factura da EDP...
Será que o estado quer isso???

Alguem faz ideia do valor exacto desta contribuição?

Se em Portugal existirem 10 milhoes de contribuintes para a EDP, então por mês o estado arrecada qualquer coisa como 40 milhões de euros...

Registado: 7/4/2007 17:13

por MarcoAntonio » 3/10/2011 1:53

Eu como não vejo nenhum e tenho de os pagar a todos entre a repartição de finanças e o supermercado!

Mas eu sei que o que digo não vai acontecer nem em sonhos...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Automech » 3/10/2011 1:38

MarcoAntonio Escreveu:
AutoMech Escreveu:
Bem, se é uma questão de preferências então não se discute, até porque se não preferes que seja o mercado a decidir se 3 canais generalistas são demais, então necessariamente estás a defender que essa decisão tem de ser administrativa.

Então a decisão já não é administrativa?

Os canais abertos precisam de licença. Os actuais foram sujeitos a concurso para poderem emitir...

Não confundir decisão administrativa do número de canais generalistas (com a qual estou contra), com decisão administrativa da licença para operar (que deverá necessariamnete existir).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por MarcoAntonio » 3/10/2011 1:24

AutoMech Escreveu:
Bem, se é uma questão de preferências então não se discute, até porque se não preferes que seja o mercado a decidir se 3 canais generalistas são demais, então necessariamente estás a defender que essa decisão tem de ser administrativa.

Então a decisão já não é administrativa?

Os canais abertos precisam de licença. Os actuais foram sujeitos a concurso para poderem emitir...
Imagem

Administrador Fórum

por Automech » 3/10/2011 1:07

MarcoAntonio Escreveu:
AutoMech Escreveu:
Eu não tenho provas, nem evidências (a não ser a barulheira compreensível da SIC e da TVI porque vão perder a publicidade e a subsidiação encapotada que estão a ter) para afirmar que 3 canais generalista são demais. Como tal prefiro que seja o mercado a decidir.

Pois, mas eu não prefiro.

Como consumidor, estou farto de ser lixado pelas escolhas feitas pelo mercado e portanto, tenho uma posição e defendo-a.

Para mim faz tanto sentido dizer que 3 canais generalistas são demais, como dizer que X jornais diários são demais, que X jornais semanais são demais, que X revistas de automóveis são demais, etc.

Isto para não levar a coisa para outros sectores de actividade, desde a funerária às sapatarias (e não estou a ser irónico, é a minha opinião convicta).

por MarcoAntonio » 2/10/2011 19:23

De nada, sempre às ordes...
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 2/10/2011 19:20

MarcoAntonio Escreveu:Pedem cada coisa que francamente...

Epá desculpa lá a maçada :roll:

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 2/10/2011 19:16

Elias Escreveu:Podes elaborar / concretizar?

Pedem cada coisa que francamente...

Bom, por exemplo, as escolhas dos Bancos, que são suportadas por contribuintes e consumidores. Entre milhentas de outras coisas...
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 2/10/2011 19:13

MarcoAntonio Escreveu:Como consumidor, estou farto de ser lixado pelas escolhas feitas pelo mercado

Podes elaborar / concretizar?

por MarcoAntonio » 2/10/2011 18:32

AutoMech Escreveu:
Eu não tenho provas, nem evidências (a não ser a barulheira compreensível da SIC e da TVI porque vão perder a publicidade e a subsidiação encapotada que estão a ter) para afirmar que 3 canais generalista são demais. Como tal prefiro que seja o mercado a decidir.

Pois, mas eu não prefiro.

Como consumidor, estou farto de ser lixado pelas escolhas feitas pelo mercado e portanto, tenho uma posição e defendo-a.

AutoMech Escreveu:
Se a RTP privada não tiver viabilidade, encerará naturalmente.

Não é matéria de viabilidade que eu estou a discutir, isso é irrelevante para o que eu estou a discutir.
Imagem

Administrador Fórum

por Marco Martins » 2/10/2011 17:46

O problema que se levanta com a privatização da RTP é que obrigatoriamente o estado terá de deixar de cobrar ou reduzir a taxa de audiovisual na factura da EDP...
Será que o estado quer isso???

Registado: 7/4/2007 17:13

por Automech » 2/10/2011 17:09

MarcoAntonio Escreveu:Mas se tu realmente querias dizer que "a coisa funciona", tudo bem. Nesse caso, estamos totalmente em desacordo!

:wink:

A parte que não funciona, quanto a mim, é precisamente haver um canal público, alimentado coercivamente quer pela taxa audiovisual, quer pelo orçamento de estado, quando a sua programação na maior parte das horas não se distingue minimamente dos outros 2 generalistas.

por Automech » 2/10/2011 17:07

MarcoAntonio Escreveu:Portanto, um canal poderá encontrar comprador mesmo que seja prejudicial. Como n outras coisas neste e em qualquer outro país. De resto, esse princípio é tão falacioso, tão falacioso que seguindo e extendendo a mesma lógica nós não deveríamos estar em problema nenhum porque tudo o que era prejudicial e estava a mais não deveria ter encontrado comprador!

Se a RTP privada não tiver viabilidade, encerará naturalmente. Se um dos outros deixar de ser viável, porque a RTP privada se tornou um grande canal, encerrará naturalmente.

Nada que não acontece noutros sectores, diga-se.

por TRSM86 » 2/10/2011 14:11

MUITO BREVEMENTE SERÁ O CANAL MAIS VISTO POR CABO
Anexos
porto.PNG
porto.PNG (614.63 KiB) Visualizado 7583 vezes
porto1.PNG
porto1.PNG (583.13 KiB) Visualizado 7575 vezes
porto2.PNG
porto2.PNG (646.46 KiB) Visualizado 7577 vezes
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por MarcoAntonio » 2/10/2011 13:03

fooman Escreveu:Marco, tens algum estudo que fundamente isto? Neste momento há 3 canais no ar e a coisa funciona

Eu julgo que tu querias dizer que eles "existem" em lugar de "a coisa funciona".

A televisão generalista em Portugal é um lixo, está carregada de publicidade até ao tutano, publicidade que é paga pelo consumidor quando vai ao supermercado onde grande parte dos produtos é mais cara do que aqui ao lado em Espanha - de resto um montão dessa publicidade é feita precisamente pelas redes de distribuição como a Sonae e a Jerónimo Martins - e um dos três canais é um fosso de dinheiros públicos, sendo completamente deficitário.

Mas se tu realmente querias dizer que "a coisa funciona", tudo bem. Nesse caso, estamos totalmente em desacordo!

:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 2/10/2011 12:59

AutoMech Escreveu:
fooman Escreveu:Se forem demais, não vai haver nenhum comprador, mas aposto que não vão faltar interessados!

Nem mais !

Não vejo a relação...

Também temos shoppings a mais e hipermercados a mais (tanto que consumimos mais do que produzimos e estamos completamente endividados).

Lá porque o mercado os consegue "suportar" e haja quem veja interesse em construí-los ou mantê-los, não significa que sejam realmente benéficos economicamente. A economia não é perfeita, isso é uma completam ilusão...

Portanto, um canal poderá encontrar comprador mesmo que seja prejudicial. Como n outras coisas neste e em qualquer outro país. De resto, esse princípio é tão falacioso, tão falacioso que seguindo e extendendo a mesma lógica nós não deveríamos estar em problema nenhum porque tudo o que era prejudicial e estava a mais não deveria ter encontrado comprador!

O que é naturalmente falso como está bom de ver...
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 2/10/2011 0:31

AutoMech Escreveu:Ficas ou não ficas a saber o preço das coisas ? :mrgreen:

Considerando que o preço das acções não corresponde àquilo que as empresas valem mas sim àquilo que as pessoas pensam que elas valem, posso responder-te que em relação ao Preço Certo fico a saber quanto é que as pessoas pensam que as coisas valem :lol:

De qualquer forma já vai para mais de 2 anos desde que vi aquilo pela última vez por isso devo andar um bocado desactualizado...

por Automech » 2/10/2011 0:25

Elias Escreveu:isto e depois diz-me lá qual é a parte da programação que consideras corresponder aos objectivos de serviço público enumerados. É que eu estou hesitante entre o Baião e o Mendes...

Que má vontade! Sobretudo em relação ao Preço Certo, que se enquadra totalmente no ponto de "Garantir a transmissão de programas de carácter cultural, educativo e informativo para públicos específicos".
Ficas ou não ficas a saber o preço das coisas ? :mrgreen:

Ah, e espero que agora não venhas implicar com a Liga dos Campeões. :twisted:
(se a conversa do serviço público continua vai ser outro tópico igual ao da qualidade)

por Elias » 2/10/2011 0:16

AutoMech Escreveu:Esta pergunta para mim é irrelevante, desde que os canais não sejam públicos. Podem ser 2, 3, 10, 30 ou 50 canais generalistas. É o mercado que deve funcionar.

De acordo, especialmente com a parte do "não sejam públicos".

AutoMech Escreveu:Antes disso é preciso definir serviço público, algo que desconfio que depende de pessoa para pessoa, tal como o conceito de cultura.

Isso já está definido. Está no site da RTP.

isto e depois diz-me lá qual é a parte da programação que consideras corresponder aos objectivos de serviço público enumerados. É que eu estou hesitante entre o Baião e o Mendes...

por Automech » 2/10/2011 0:10

Elias Escreveu:Face a esta situação eu pergunto: qual é exactamente o interesse de ter 3 canais generalistas?

Esta pergunta para mim é irrelevante, desde que os canais não sejam públicos. Podem ser 2, 3, 10, 30 ou 50 canais generalistas. É o mercado que deve funcionar.

Elias Escreveu:E principalmente, qual é exactamente a parte do dia em que a RTP-1 presta serviço público?

Antes disso é preciso definir serviço público, algo que desconfio que depende de pessoa para pessoa, tal como o conceito de cultura.

por Elias » 2/10/2011 0:03

fooman Escreveu:Marco, tens algum estudo que fundamente isto? Neste momento há 3 canais no ar e a coisa funciona

fooman,

Não sei o que entendes por "funciona" mas eu sinceramente olhando para as grelhas de programação não consigo ver qual o valor acrescentado de ter 3 canais.

Num dia útil típico a programação é esta:

Das 7 às 10 passa informação da manhã nos 3 canais.
Das 10 às 13 passa os programas parolos da manhã nos 3 canais (com Jorge Gabriel na RTP, Julia Pinheiro na SIC e Goucha na TVI).
Das 13 às 14 temos jornal da tarde nos 3 canais.
Das 14h15 às 15h30 temos telenovelas nos 3 canais.
Das 15h30 às 18h temos programas parolos da tarde nos 3 canais (com João Baião na RTP, Conceição Lino na SIC e Fátima Lopes na TVI).
Das 18 às 20 temos Portugal em Directo e depois o concurso do Mendes na RTP, enquanto os outros dois passam telenovelas.
Das 20 às 21h30 temos telejornais nos 3 canais.
Das 21h30 às 22h30 temos concursos nos 3 canais (Elo + Fraco, Peso Pesado e Casa dos Segredos).
Depois das 22h30 a RTP passa programas culturais ou de debate, enquanto que os outros dois passam logo para as telenovelas.
Depois da meia-noite os 3 canais começam a passar filmes ou séries estrangeiras.

As diferenças entre os canais são reduzidas ou inexistentes durante a maior parte do dia.

Face a esta situação eu pergunto: qual é exactamente o interesse de ter 3 canais generalistas? Qual o valor acrescentado que isso traz? E acima de tudo, qual é exactamente a parte do dia em que a RTP-1 presta serviço público?

por Automech » 1/10/2011 23:26

fooman Escreveu:Se forem demais, não vai haver nenhum comprador, mas aposto que não vão faltar interessados!

Nem mais !

por fooman » 1/10/2011 9:46

MarcoAntonio Escreveu:
Eventualmente, três canais generalistas são demais para Portugal...

Marco, tens algum estudo que fundamente isto? Neste momento há 3 canais no ar e a coisa funciona, portanto qual o problema? E se quando se tentar vender um dos canais da RTP aparecer uma cadeia internacional a comprar o sinal, continua-se a dizer que três canais são demais? Se forem demais, não vai haver nenhum comprador, mas aposto que não vão faltar interessados!

Se o mercado for insuficiente para os três, o tempo o dirá e um ou talvez dois deles irão à vida - paciência, as coisas são mesmo assim!

Registado: 29/11/2007 3:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, Jonas74, Manchini888, OCTAMA, Rafael Abreu, trilhos2006 e 213 visitantes