Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC- JAS versus Marco António...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PTC- JAS versus Marco António...

por MarcoAntonio » 8/11/2003 18:23

JAS Escreveu:...

Tivemos há menos de um ano o caso das convulsões e dos 2 aumentos de capital. A "nova" empresa que saíu daí tem muito pouco a ver com os dados estatísticos do antigo BCP. E o seu comportamento em bolsa também.
O Marco, que considero um excelente AT, teve grandes dificuldades em analisar o BCP nos primeiros tempos pós 2º Aumento de Capital. Uns meses depois quando já existia um prolongamento da base de dados suficientemente amplo para que novos pontos definissem novos suportes ou novas resistências o Marco voltou a ser acertativo no BCP.

...

Sim, assim foi de facto. Houve um período de largos meses que eu praticamente me recusei a analisar o BCP e disse-o por duas ou três vezes. Sinceramente, nessa altura, pelo menos eu, não fui capaz de retirar qq leitura fiável numa óptica técnica, do BCP...

Quando senti que o BCP voltou a ter um comportamento técnico fiável, voltei a dedicar-lhe a minha atenção.

No entanto, não entendo que isso se aplique à PTC onde a técnica continua a funcionar a meu ver, de forma bastante razoável como é imagem de marca da PTC. É um título complicado e com as suas particularidades como já muitos referiram e, apesar de técnico, não é fácil analisá-lo...

1º - O trade da D.Pata
Baseada nos sinais da AT a querida Patinha resolveu entrar curta a 7,30. Isso gerou uma troca de posts e uma chuva de conselhos. Dois dos posts defendiam que a posição curta estava correcta e tinha muitas possibilidades de acerto. Faziam-no com base na AT. Os outros posts, que constituiam a maioria, diziam que o trade era um "disparate" e que era muito arriscado. Faziam-no em geral com base no expectro da Compra de Acções Próprias. Isto é interessante pois no Caldeirão a grande maioria dos seus membros apenas liga à AT e vemos muita gente a ligar a "este facto novo" exterior à AT.
Um fecho na 5ª feira a 7,20 deixou a Patinha e os seus 2 apoiantes embandeirados em arco.
Foi Sol de pouca dura pois a abertura na 6ª feira a 7,30 e uma ida ao stop a 7,32 acabaram com o trade.
Mas a licção a retirar, independentemente do que na próxima 2ª feira possa acontecer à PTC, é que o "facto novo" condicciona o seu comportamento.
(independentemente da PTC concretizar a compra pois não há comunicação de aquisições desde 17 de Outubro)
...

Fui um dos que participei nesse tópico que infelizmente teve diversas más interpretações, umas mais compreensíveis e outras nem tanto...

Mas adiante...

2º As análises do Marco António
Marco António, no dia 5, Escreveu:Mais complicada está a situação da PTC que se bem que acima da resistência, a venceu por curta margem e mantém-se sem volume e com quebra de momentum...
Estou pois ainda em crer que este upswing se esgotou e a que a PTC necessita de respirar para uma consolidação ou correcção técnica.

A resistência indicada era 7,27 (valor do "antigamente" e a PTC tinha fechado a 7,30 com um escasso volume de 1,9M. O Marco com base na AT previa uma consolidação/correcção. Tudo bem e nada de grave até aqui.
...

Não, nada de grave. Devo aliás acrescentar que para muitos analistas (nos quais eu me enquadro), uma consolidação é uma forma de correcção técnica. Trata-se de um caso particular em que a correcção é horizontal ou quase horizontal e não passa de uma forma <i>mais bullish</i> do título descansar e respirar...

Quando defendo que o título deve corrigir tecnicamente ou consolidar, estou basicamente a defender a mesma coisa admitindo apenas que não sei a forma exacta como tal correcção se vai dar.

Marco António, na manhã do dia 6, Escreveu:Para já a PTC está a mover-se conforme as nossas expectativas e a dar sinais de inversão do swing...

Já não era bem consolidação mas sim correcção.

JAS, como habitualmente, as tuas «larachas» distraiem do essencial e fazem parecer que tens razão (onde é que eu já vi isto?... terá sido no excelente artigo da Visão sobre o Marcelo Rebelo de Sousa?... ok, podes tomar como um elogio porque isso é uma arte... na qual também tu és muito hábil).

Mas o que faço notar é, como já muitas vezes te tentei fazer ver... a forma como tu vês a AT não é a forma como toda a gente vê a AT.

A resposta a esta tua «laracha» está no meu trecho anterior... Se não compreendes a minha explicação, nunca chegaremos a qualquer consenso e ficarás a mandar «larachas» <i>ad infinitum</i>...
:wink:

Marco António, na final da sessão do dia 6, Escreveu:Não restam agora grandes dúvidas quanto à inversão do swing...
Apesar do aspecto da vela de hoje há a sublinhar o volume relativamente contido que aponta para uma correcção saudável. Por enquanto o uptrend de curto/médio-prazo não está em perigo e esta correcção era até desejável como vinha defendendo...

A médio prazo a PTC irá subir (coincide a AT com a minha expectativa de subida por compra de acções próprias) mas o Marco, após um fecho a 7,20, prevê uma queda para as sessões seguintes.
...

Apesar de eu ter acreditado que a PTC ia corrigir com queda, é evidente que eu não estou entusiasmado com a queda (aliás como se podería constatar quer neste comentário quer no comentário que inseri no tópico da Marta).

E a PTC afinal até parece que me enganou bem nesse pormenor... pois se o <i>swing</i> existiu, foi curtíssimo e nada relevante. Paciência, não se pode acertar em tudo (nem tenho essa pretensão). A AT, como qualquer outro método de análise, é falível...
E não é pelo momento actual que está a falhar mais ou menos. Pelo menos, em minha opinião...

OK, o <i>swing</i> terminou logo ali... A AT falhou nesse particular. Nada de grave porque nunca depositei confiança suficiente neste ciclo negativo da PTC para o considerar suficientemente interessante para abertura de posições curtas, como deixei bastante claro no tal outro tópico.

Poderá dizer-se que as análises do Marco, baseadas apenas na AT, e o que eu fui escrevendo ao longo da semana, não diferem muito. Até é verdade pois a compra de acções próprias não torna o gráfico linearmente ascendente e haverá sempre correcções e consolidações pelo meio.
As diferenças existirão e serão visíveis quando o Marco apontar para quedas... Como foi o caso após o final da sessão dia 6.
...

Pois é verdade, não diferem muito não...

Daí nem compreender muito bem toda esta exposição a não ser a tua atracção pessoal para certos despiques.

Neste caso, sinceramente, nem vejo grande razão de ser...

No dia 7 já estamos outra vez de acordo...
Marco António, na manhã do dia 7, Escreveu:Um pouco contra as minhas expectativas dado que contava que a correcção se prolongasse por mais algum tempo, a PTC já se encontra de novo junto dos máximos.

Marco António, no final da sessão do dia 7, Escreveu:A PTC fechou praticamente nos máximos, mas um fecho que não é contudo esclarecedor. Poderá estar ainda em consolidação...

...

Como vês, não tenho dificuldade em admitir quando a minha leitura não é a mais correcta. Na questão da consolidação ou correcção (em <i>swing</i> descendente), a PTC enganou-me bem...

O que não sería grave em termos de <i>trading</i> porque volto a frizar sempre fui defendendo que a situação técnica não era suficientemente atractiva para abrir posições curtas.

(Este Marco prevê sempre coisas em todos os sentidos... Mas vá lá... Aqui parece-me que afastou uma das 3 possibilidades. Vocês não leêm em lado nenhum que vai cair, pois não?)
...

Voltamos às larachas...

À primeira tem piada, à segunda é redundante... e à terceira começa a soar a ridículo.

Principalmente quando não tem qq razão de ser, como atrás se viu. Mas enfim, é o teu estilo e com isso se perde tempo e se distrai o espírito do essencial...

Notas Finais:

Para ti a AT é uma bola de cristal que tem de dizer exactamente o que vai acontecer senão falha-se em toda a linha. Quando acerta é boa, quando falha é porque é incompleta e inútil conforme o caso...

Para mim a AT é uma ferramenta que nos ajuda (ou permite mesmo usada isoladamente) tomar decisões de investimento sem necessariamente adivinhar o que vai acontecer. Quando acerta é AT e quando falha é AT...

Para ti, ainda, parece ser um problema quando não se sabe exactamente o que vai acontecer.

Para mim, esse complexo não existe (nem tenho complexos para admitir quando o que se passa no mercado não é o que eu esperava). Limito-me a assumir aquilo que para mim é uma evidência: ter certezas no mercado é iludir-nos a nós próprios.

Outro complexo que não tenho é o da neutralidade: noto em muitos analistas a dificuldade em estar neutros ou por outra, a tendência para a sintetização das posições em Bolsa em Longo ou Curto... Quando a maior parte do tempo, a posição mais segura... é estar quieto!

Agora, que eu tenho consciência que para a grande parte dos que lêm as analises publicas... não há nada mais atraente nem convincente do que análises assertivas do estilo «vai subir / vai descer»...

Mas essa não é a minha preocupação central nem o meu estilo de análise, do qual não abdico.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Pata-Hari » 8/11/2003 17:56

DISCORDDOOOO! DISCORDO E REBELO-ME!!!! :P

Rebelo-me contra essa tua insinuação injusta, exagerada, esotérica, boateira e imaginada em como "um fecho na 5ª feira a 7,20 deixou a Patinha e os seus 2 apoiantes embandeirados em arco." Quem é que me viu a comentar o trade? já os meus críticos apareceram em massa no dia seguinte sugerindo lições a retirar e mesmo afirmando que o resultado das minhas opiniões estava à vista (com uma elegância extrema, lol). O meu trade foi fechado com uma perda de comissões e de dois ticks. Não me parece que seja razão para tanta fleuma. Parece-me pois que quem "embandeira em arco" não sou eu.

Em segundo lugar, aproveito também para me rebelar contra esse teu uso totalmente liberal de linguagem sugerindo que alguém precisa de lições:
"Mas a licção a retirar, independentemente do que na próxima 2ª feira possa acontecer à PTC, é que o "facto novo" condicciona ..." :mrgreen: :mrgreen: .

Bom fim-de-semanaaaaaaaaaa!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

PTC- JAS versus Marco António...

por JAS » 8/11/2003 17:28

No almoço de há uma semana fiquei a saber que as minhas discussões comn o Marco António andavam a divertir este Fórum.
Sendo assim, lanço mais uma para entreter o pessoal neste fim de semana...

O motivo da nova discussão, hoje proposta, volta a ser a nossa Telecom.
E gira em torno da questão de saber até que ponto a AT (único elemento de análise usado pelo Marco) nos dá indicações fiáveis sobre a PTC após o anúncio da compra de acções próprias.

Eu defendo a ideia de que a AT se baseia num conjunto de dados estatísticos e que se ocorre um facto qualquer que altera os dados a partir de determinado momento a utilização dos antigos dados pode ser inválida.
Para exemplificar cito o caso do BCP.
Tivemos há menos de um ano o caso das convulsões e dos 2 aumentos de capital. A "nova" empresa que saíu daí tem muito pouco a ver com os dados estatísticos do antigo BCP. E o seu comportamento em bolsa também.
O Marco, que considero um excelente AT, teve grandes dificuldades em analisar o BCP nos primeiros tempos pós 2º Aumento de Capital. Uns meses depois quando já existia um prolongamento da base de dados suficientemente amplo para que novos pontos definissem novos suportes ou novas resistências o Marco voltou a ser acertativo no BCP.

No caso da PTC fui reler o excelente artigo do Ulisses publicado quando foi anunciado o programa de compra de acções próprias. Acho que ele previu muito bem o que iria acontecer com uma pequena excepção... Identificou uma resistência nos 7,26 que pertence à "antiga" base de dados a qual, na minha opinião, perde grande parte da validade com a ocorrência deste facto novo.

Após o Anúncio, o primeiro ponto que teríamos que analisar era se o Mercado tinha acreditado ou não que ele se iria concretizar. Isto porque a decisão datava da AG de Março e nessa altura o Mercado não acreditou e não reagiu. Desta vez foi bem evidente que o Mercado acreditou pois a PTC subiu mais de 4% na sessão seguinte.
Uma subida destas, como é evidente, era imprevisível pela AT.

A partir daqui, ou seja do Anúncio, põe-se o problema de a base de dados se tornar inválida, ou não, sobretudo no que diz respeito à identificação de suportes e de resistências.
Neste caso concreto não se pôs o problema de daqui resultar uma inversão da tendência pois esta já era ascendente desde há um mês atrás. O que pressupõe que houve actuação antecipada de inside traders e de Big Players os quais provocaram a inversão com as suas compras.

Seguidamente, sempre que nas suas oscilações normais a PTC entrava em correcção, os Analistas escreviam "que deveria ir agora testar o suporte X" (definido por pontos do "antigamente") e eu pensava que só iria corrigir tanto se, e só se, a PT nas sessões seguintes não comprasse o habitual 0,1% (600.000 acções > 10% do volume médio po sessão...) alterando a relação entra a procura e a oferta.
Isto com a agravante de que seria muito provavel que um qualquer Big Player pensasse que a PT poderia ir fazer isso e decidisse antecipar-se comprando também.
Esta é a habitual psicologia dos mercados e para mim era evidente que a PTC só poderia subir...

Quando chegávamos a uma resistência os Analistas diziam "que tinha pela frente a importante resistência Y" e eu pensava no que o Ulisses tinha escrito...
Ulisses Escreveu:Há quem pergunte porque razão a PT divulga uma decisão destas quando o seu objectivo devia ser tentar comprar as suas acções próprias o mais barato possível. Contudo, a PT não ficará nada aborrecida caso as acções vão subindo e ela tenha que comprar as acções mais caras. Afinal de contas, a riqueza dos accionistas vai subindo...

Se é certo que a PTC aproveitou bastante bem os períodos de baixa (até agora fez aquisições que totalizam 1% ao excelente preço médio de 6,95€) nada garante que só compre em períodos de correcção.
Se o objectivo é que a "riqueza dos accionistas vá subindo" quanto mais depressa isso acontecer melhor. E nada melhor para acelerar uma subida do que ultrapassar as resistências identificadas pelos Analistas...

São estes pequenos pormenores que, na minha opinião, alteram as reacções do Mercado e tornam difícil a previsão do comportamento da PTC com base na AT.

Para ilustrar isto (e pedindo desde já desculpas aos intervenientes por os citar...) temos 2 exemplos muito flagrantes:
1º - O trade da D.Pata
Baseada nos sinais da AT a querida Patinha resolveu entrar curta a 7,30. Isso gerou uma troca de posts e uma chuva de conselhos. Dois dos posts defendiam que a posição curta estava correcta e tinha muitas possibilidades de acerto. Faziam-no com base na AT. Os outros posts, que constituiam a maioria, diziam que o trade era um "disparate" e que era muito arriscado. Faziam-no em geral com base no expectro da Compra de Acções Próprias. Isto é interessante pois no Caldeirão a grande maioria dos seus membros apenas liga à AT e vemos muita gente a ligar a "este facto novo" exterior à AT.
Um fecho na 5ª feira a 7,20 deixou a Patinha e os seus 2 apoiantes embandeirados em arco.
Foi Sol de pouca dura pois a abertura na 6ª feira a 7,30 e uma ida ao stop a 7,32 acabaram com o trade.
Mas a licção a retirar, independentemente do que na próxima 2ª feira possa acontecer à PTC, é que o "facto novo" condicciona o seu comportamento.
(independentemente da PTC concretizar a compra pois não há comunicação de aquisições desde 17 de Outubro)

2º As análises do Marco António
Marco António, no dia 5, Escreveu:Mais complicada está a situação da PTC que se bem que acima da resistência, a venceu por curta margem e mantém-se sem volume e com quebra de momentum...
Estou pois ainda em crer que este upswing se esgotou e a que a PTC necessita de respirar para uma consolidação ou correcção técnica.

A resistência indicada era 7,27 (valor do "antigamente" e a PTC tinha fechado a 7,30 com um escasso volume de 1,9M. O Marco com base na AT previa uma consolidação/correcção. Tudo bem e nada de grave até aqui.

Marco António, na manhã do dia 6, Escreveu:Para já a PTC está a mover-se conforme as nossas expectativas e a dar sinais de inversão do swing...

Já não era bem consolidação mas sim correcção.

Marco António, na final da sessão do dia 6, Escreveu:Não restam agora grandes dúvidas quanto à inversão do swing...
Apesar do aspecto da vela de hoje há a sublinhar o volume relativamente contido que aponta para uma correcção saudável. Por enquanto o uptrend de curto/médio-prazo não está em perigo e esta correcção era até desejável como vinha defendendo...

A médio prazo a PTC irá subir (coincide a AT com a minha expectativa de subida por compra de acções próprias) mas o Marco, após um fecho a 7,20, prevê uma queda para as sessões seguintes.
(Pelo menos é o que eu entendo ao ler o texto mas ele vai dizer que não era bem isso e acena com o médio prazo...)
No mesmo dia, no post da minha Carteira, eu considerava o caso bem menos grave.
JAS, após o fecho do dia 6, Escreveu:A PTC continua a não ter grandes volumes mas hoje, depois de se ter aguentado razoavelmente durante quase toda a sessão, sofreu um despejo no fecho que atirou a cotação para os 7,20.
Isto cria a possibilidade de uma visita à zona de suporte dos 7,20/7,10. A este nível torna-se muito provavel que haja mais uma compra de acções próprias pelo que não me parece que a correcção dure muito.

A zona referida de possível suporte dos 7,20/7,10 é um dado da "nova" PTC pois foi onde eu achei que a PTC tinha encontrado uma certa difilculdade em a ultrapassar. Achava que havia a possibilidade de ir aí mas previa uma vida curta para a correcção.
(A correcção foi muito mais curta do que o meu optimismo previa pois só durou até à abertura do dia seguinte que foi a 7,30)
Verificou-se que o tal despejo no final da sessão do dia 5, perfeitamente identificado no gráfico intraday publicado, foi contra-natura e não teve qualquer seguimento.

Poderá dizer-se que as análises do Marco, baseadas apenas na AT, e o que eu fui escrevendo ao longo da semana, não diferem muito. Até é verdade pois a compra de acções próprias não torna o gráfico linearmente ascendente e haverá sempre correcções e consolidações pelo meio.
As diferenças existirão e serão visíveis quando o Marco apontar para quedas... Como foi o caso após o final da sessão dia 6.

No dia 7 já estamos outra vez de acordo...
Marco António, na manhã do dia 7, Escreveu:Um pouco contra as minhas expectativas dado que contava que a correcção se prolongasse por mais algum tempo, a PTC já se encontra de novo junto dos máximos.

Marco António, no final da sessão do dia 7, Escreveu:A PTC fechou praticamente nos máximos, mas um fecho que não é contudo esclarecedor. Poderá estar ainda em consolidação...

(Este Marco prevê sempre coisas em todos os sentidos... Mas vá lá... Aqui parece-me que afastou uma das 3 possibilidades. Vocês não leêm em lado nenhum que vai cair, pois não?)
Embora esteja de acordo que o fecho de 6ª feira não é nada esclarecedor as minhas razões são outras. A sessão não foi normal pois a integração na nova plataforma não permitiu o trading a muita gente... Sei lá se havia quem quisesse comprar e não o tivesse conseguido (ou vice-versa embora eu acredite que os vendedores tendem a rarear nesta altura).
E o final da sessão ainda foi o menos normal. Toda a gente ficou convencida que a PTC tinha fechado a 7,31 e passado um bocado viu-se que afinal tinha sido a 7,33...

O post já vai longo e já chega para entreter o Marco.
Vou apenas lançar mais uma acha para a fogueira...
[quote=MarcoAntónio"]Se a PTC optar mesmo por subir já de seguida, a próxima resistência provável visualizo-a nos 7.45/7.50€. [/quote]
O Marco baseia-se nos dados do "antigamente".
Eu acho que o Serrano tem razão quando refere que o mais importante é o que pensa do assunto o Barão de Sta Comba-Dão...
O Mercado sabe que o Barão-do-dito-sítio vai mandar comprar mais acções e acredita que o vai fazer ainda este ano (ele próprio afirmou isso na TV, porque não acreditar?)
Se a resistência apontada se traduzirá numa pequna consolidação/correcção não interessa muito nem tem qualquer importância. Se isso se dá nos 7,45 ou noutro valor qualquer ainda menos importância tem. Correcções e consolidações haverá sempre porque, muitas vezes, elas derivam de factores externos à PT.

Mas enquanto o Mercado continuar numa "de acreditar no Barão-do-dito-sítio" terá que se comportar como tal e o resultado só pode ser subida.

JAS

P.S. - Estou longo na PTC, como é evidente.

Registado: 5/11/2002 0:05

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 323 visitantes