Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Las_Vegas » 26/9/2011 9:35

intraric Escreveu:Conheces a teoria do caos?

É aquela teoria que diz que é fácil ganhar dinheiro em bolsa?

:mrgreen:

Registado: 4/11/2002 23:12

por Automech » 26/9/2011 9:32

intraric Escreveu:Conheces a teoria do caos?

Não, mas se quiseres compartilhar a relação da teoria com a cotação do BCP, sempre aprendemos mais qualquer coisa hoje.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por ruisebas » 26/9/2011 9:31

Tirar conclusões a partir de quantidades de ordens de venda e de compra e falar em pressões vendedoras ou compradoras para mim é um disparate completo.
"When all the experts and forecasts agree – something else is going to happen." - Bob Farrell’s

Registado: 6/12/2008 1:58

por intraric » 26/9/2011 9:29

Conheces a teoria do caos?

Registado: 21/9/2011 17:20

por Automech » 26/9/2011 9:27

OK intraric, se queres continuar a acreditar que uma venda de 4 ou de 40 euros consegue atirar o mercado para baixo, também não sou eu que te vou convencer do contrário.

por intraric » 26/9/2011 9:14

Amigo,

Falta provar a irrelevância, porque o facto é que o estão a fazer!

Numa altura de maior estabilidade e apetite ao risco, acredito que seja irrelevante, neste momento não ponho a mão no fogo. Tu pões?

AutoMech Escreveu:
Quico Escreveu:É impressionante o "poder" destes especuladores... Os malvados a despejarem 20 acções do BCP!!! :mrgreen:

Isto pode muito bem ser malta que 'despeja' todos os dias 3,64€ de acções para ir tomar o pequeno almoço. Assim a cotação nunca mais sobe. :twisted:

intraric, fora de brincadeira, 20, 200, 2000 acções do BCP é algo completamente irrisório. Não têm influência nenhuma. Mal seria se um título como o BCP estivesse dependente de negócios de 3, 30 ou 300 euros.

por Automech » 26/9/2011 9:10

Quico Escreveu:É impressionante o "poder" destes especuladores... Os malvados a despejarem 20 acções do BCP!!! :mrgreen:

Isto pode muito bem ser malta que 'despeja' todos os dias 3,64€ de acções para ir tomar o pequeno almoço. Assim a cotação nunca mais sobe. :twisted:

intraric, fora de brincadeira, 20, 200, 2000 acções do BCP é algo completamente irrisório. Não têm influência nenhuma. Mal seria se um título como o BCP estivesse dependente de negócios de 3, 30 ou 300 euros.

por intraric » 26/9/2011 9:09

Amigo,

Não digo que não.

Só digo o que vejo!

Sempre que começa a subir aparecem estas operações.

E quando não são rajadas de lotes de 100 acções, vendidas 2/3 pontos abaixo da procura no momento.

Estão a ACUMULAR e querem ganhar que nem animais.

Esquecem-se talvez que podem afundar o barco de uma vez. Não há racionalidade no pânico!

Caro intraric: quando houver verdadeiro interesse comprador,... vai tudo à frente. Não são ordens dessas que vão impedir as subidas.

por Quico » 26/9/2011 9:01

É impressionante o "poder" destes especuladores... Os malvados a despejarem 20 acções do BCP!!! :mrgreen:

Caro intraric: quando houver verdadeiro interesse comprador,... vai tudo à frente. Não são ordens dessas que vão impedir as subidas.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

Não há ninguém a puxar para baixo?

por intraric » 26/9/2011 8:51

Pode não haver, mas que estão constantemente a surgir operações destas, estão!!

Basta estar a recuperar 1 ou 2 pontinhos e salta logo um "vendedor", com quantidades rídiculas a puxar para baixo!
A ocorrência é tão constante, que se pode ver uma tendência!

0,182 20 08:48:57
0,184 500 08:48:20
0,183 100000 08:47:51
0,183 18000 08:47:51
0,183 3057 08:47:51

por camaleo » 26/9/2011 8:32

Olivier Blanchard: "Portugal precisará de um aumento de produtividade"
26 Setembro 2011 | 00:01
Rui Peres Jorge - rpjorge@negocios.pt
Partilhar
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 0 VotosTamanho

Economista-chefe do FMI defende ser "muito importante que os bancos europeus tenham mais capital". Caso contrário vão apertar o crédito ou irão à falência.

Registado: 25/3/2010 21:12

por Supermann » 26/9/2011 1:52

Ze.Bitaite Escreveu:Boa noite

Esta noite estive a ouvir o comentário do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, quanto à situação dos bancos BPI e BCP. Ao contrário do pessimismo que aqui impera, O Prof. Marcelo diz que contrariamente ao que muitos julgam, o envolvimento da banca portuguesa na Grécia é pequeno e que os bancos BPI e BCP pouco serão afectados, visto serem os bancos franceses e alemães quem de facto tem a fatia de leão empenhada na Grécia. Fez tambem uma análise optimista quanto ao BCP, referindo haver especuladores a aproveitarem-se das noticias para tentarem comprar o banco na Polonia abaixo do seu valor, mas deu-me a entender ser sua opinião que o banco está forte e sem problemas urgentes para resolver.

Perante isto, quem afinal tem razão? Independentemente da opinião de cada um sobre o Prof. Marcelo, temos de reconhecer que é alguem credivel e minimamente bem informado...

Levanto uma outra questão: tenho a certeza que os grandes acionistas do BCP sabem bem a situação do banco e sabem tambem os riscos que correm, pois por certo têm pessoas muito bem colocadas ao mais alto nivel, a passarem informação. Se o banco está tão mal, como alguns apregoam, porque esses grandes acionistas não venderam as suas acções, enquanto era tempo? Querem ir ao fundo com o barco, apenas por prazer e perder fortunas??? Não me parece!
Ou serão eles e outros como eles, que estão a fazer baixar as cotações, para comprarem acções do BCP ao preço da "uva mijona"? Quer-me parecer que daqui a alguns meses vou ler muita gente a lamentar-se não ter comprado quando as acções estavam a preços de saldo...

Fica a questão, pois por mais graficos e estudos que me apresentem, isto eles não esclarecem: se o banco está tão mal, porque os grandes acionistas não venderam até agora, nem estão a vender?

Algo aqui não bate certo!

Digo eu, que não percebo nada disto....

Cumprimentos

Tão "naive" ...

Pouco me interessa a credibilidade do Prof Marcelo que até conheço pessoalmente.

Independentemente, o que interessa é a mente colectiva, ou seja o mercado.

Ninguém está a fazer os preços descerem de propósito. Simplesmente há mais força vendedora que compradora. Basta isto.

O fooman já explicou a maioria das coisas não vale a pena repetir.

O Isaac Newton também era um génio, e fartou-se de perder $$ na bolsa. Penso que também poderiamos dizer que seria uma pessoal credível e informada não?

E a quantidade de dot coms que os seus accionistas maioritários viram as suas empresas esfumarem? Então não saberiam eles também o seu destino na certa?

É que isto do mercado tem que se lhe diga ... e acho que devias prestar mais atenção a quem anda nesta casa e está nos mercados aos anos, que um advogado (que na sua profissão poderá ser bom no que faz) mas que de mercados digamos que é um leigo.

Eu quando quero saber de cardiologia não vou ouvir a opinião de um "chef" ...

Acho que o meu ponto de vista tá feito.

O BCP tem muitos problemas... e é essa a razão das vendas.

Preços de saldos? As pessoas continuam a cair na falácia que por verem um valor absoluto das acções baixo consideram "baratas".

Está mais barata a Apple a 400 dólares que o BCP

Registado: 18/12/2009 18:54

por Ze.Bitaite » 26/9/2011 1:29

Boa noite

Esta noite estive a ouvir o comentário do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, quanto à situação dos bancos BPI e BCP. Ao contrário do pessimismo que aqui impera, O Prof. Marcelo diz que contrariamente ao que muitos julgam, o envolvimento da banca portuguesa na Grécia é pequeno e que os bancos BPI e BCP pouco serão afectados, visto serem os bancos franceses e alemães quem de facto tem a fatia de leão empenhada na Grécia. Fez tambem uma análise optimista quanto ao BCP, referindo haver especuladores a aproveitarem-se das noticias para tentarem comprar o banco na Polonia abaixo do seu valor, mas deu-me a entender ser sua opinião que o banco está forte e sem problemas urgentes para resolver.

Perante isto, quem afinal tem razão? Independentemente da opinião de cada um sobre o Prof. Marcelo, temos de reconhecer que é alguem credivel e minimamente bem informado...

Levanto uma outra questão: tenho a certeza que os grandes acionistas do BCP sabem bem a situação do banco e sabem tambem os riscos que correm, pois por certo têm pessoas muito bem colocadas ao mais alto nivel, a passarem informação. Se o banco está tão mal, como alguns apregoam, porque esses grandes acionistas não venderam as suas acções, enquanto era tempo? Querem ir ao fundo com o barco, apenas por prazer e perder fortunas??? Não me parece!
Ou serão eles e outros como eles, que estão a fazer baixar as cotações, para comprarem acções do BCP ao preço da "uva mijona"? Quer-me parecer que daqui a alguns meses vou ler muita gente a lamentar-se não ter comprado quando as acções estavam a preços de saldo...

Fica a questão, pois por mais graficos e estudos que me apresentem, isto eles não esclarecem: se o banco está tão mal, porque os grandes acionistas não venderam até agora, nem estão a vender?

Algo aqui não bate certo!

Digo eu, que não percebo nada disto....

Cumprimentos

Registado: 21/9/2011 18:17

por pvg80713 » 25/9/2011 16:16

Banca
Os bancos europeus mais "odiados" pelos analistas
Alexandra Brito e Luis Leitão
25/09/11 11:00

Há bancos europeus que têm mais de 75% das recomendações de “vender” por parte das casas de investimento.

O banco Pastor é aquele em que os analistas estão mais pessimistas.

A banca europeia está há três anos sob fogo cerrado. Mas há instituições que estão a ser mais pressionadas do que outras. O Diário Económico foi à procura dos bancos europeus cotados mais "odiados" pelos analistas. Ou seja, as instituições que têm um maior peso de recomendações de "vender" no total de avaliações atribuídas pelas casas de investimento. E os resultados não são surpreendentes. Segundo os dados da Bloomberg, os títulos de alguns bancos espanhóis e gregos não merecem estar nas carteiras dos investidores neste momento. O caso mais flagrante é o do Banco Pastor. A s acções da instituição espanhola- uma das que chumbou na última edição dos testes de stress- são seguidas por 13 casas de investimento. Mas 11 têm uma recomendação de "vender". Ou seja, 85% das avaliações são negativas. O banco apresentou uma queda dos resultados no primeiro semestre de 38%. Além disso, o Expansion dava conta na última semana que o Pastor era o banco espanhol com maior exposição relativa à dívida grega.

O top5 dos "patinhos feios" da banca europeia é ainda composto por mais duas instituições espanholas: o Sabadell e o Bankinter, com um rácio de recomendações de "vender" de 84% e 74%, respectivamente.

Os bancos gregos- os mais afectados pela crise da dívida soberana helénica-também saem mal nesta fotografia. Segundo a Bloomberg, o Agricultural Bank of Greece e o Piraeus Bank ocupam, respectivamente, o terceiro e quinto lugar na lista dos bancos europeus com um maior peso de recomendações de "vender"- 80% e 63%- no total das análises feitas pelos analistas.

Recorde-se que o Agricultural Bank of Greece foi também um dos oito bancos que chumbou nos testes de stress. A instituição, que é controlada pelo Estado, reportou na última semana prejuízos no primeiro semestre de 905 milhões de euros.

Para este levantamento foram tidos em conta os títulos dos bancos europeus cotados que foram submetidos aos testes de stress elaborados pela Autoridade Bancária Europeia. Ou seja, 47 bancos. Além disso foram tidos em conta apenas os bancos com mais de três recomendações.

Os números mostram ainda que entre os bancos portugueses analisados, o BCP é aquele que reúne a menor preferência junto dos analistas ao apresentar cinco recomendações de "vender" num total de 12 avaliações. Segue-se o BPI com 27% das recomendações de "vender" e o BES com apenas uma recomendação de "vender" no conjunto de 13 avaliações.

Mas apesar do sector bancário ser neste momento um dos mais "mal-amados" tal não significa que todos os bancos mereçam o descrédito dos analistas. Há bancos em que os analistas são praticamente unânimes em recomendar a sua compra. É o caso dos bancos dinamarqueses Sydbank e o Jyske Bank e o banco esloveno Nova Kreditna Banka Maribor têm mais de 75% de notas de "comprar".

Os preferidos

- O esloveno Nova Kreditna Banka Maribor é o banco que no conjunto de 47 instituições tem o maior peso de recomendações de ‘comprar': 85%

- Seguem-se os dinamarqueses Sydbank e Jyske Bank com 75% de recomendações de comprar.

Os mais odiados

- O banco que mais analistas recomendam vender é o banco Pastor com 85% das avaliações de "vender".

- Seguem-se o Sabadell (84% de recomendações de "vender") e o Agricultural Bank of Greece (80%).

isto só para dizer que há pior que o BCP...

Registado: 19/4/2005 11:11

por SAPT » 25/9/2011 12:39

Bom dia.
Algum optimismo por aí, em relação ao BCP, para a próxima semana? Ou vão continuar as quedas?
Mais uma pergunta: existe algum prazo estipulado para a concretização da venda do banco na Polónia?
Abraço,

Registado: 29/11/2007 11:27

Re: Falência

por fooman » 24/9/2011 20:11

intraric Escreveu:Na minha opinião é estranho ligar o movimento da cotação a falências e outras especulações.

Se a cotação estivesse a seguir um comportamento "contra-natura" à restante banca, psi e mercados internacionais, tudo bem. Mas seguindo fielmente o comportamento dos outros vectores, parece-me da mais alta especulação.

O que temos em cima da mesa neste momento é:

1. BCE baixa juros em Outubro - positivo;
2. Operação de troca de obrigações - positivo;
3. Venda do Millennium Bank - incerto/positivo;
4. Um fundo tremendo, com alto potencial de valorização - positivo;
5. Próxima tranche Grécia - incerto/muito negativo.

Tirando isto, só especulação.

Tenho visto muitas transacções de lotes de menos de 100 acções a serem feitas, para deprimir e puxar o valor para baixo. Tem tido resultados num mercado de incerteza e volatilidade.

Alguém está a jogar muito bem e a ACUMULAR...

Mais uma vez é a mesma conversa... vemos factos positivos onde queremos e esquecemos que também há consequências negativas nas opções que são tomadas:

intraric Escreveu: 1. BCE baixa juros em Outubro - positivo;

Só será positivo se o BCE baixar 100 pts, isto é, uma surpresa. De outra forma não vai ser positivo, uma vez que já está a ser descontado.

intraric Escreveu: 2. Operação de troca de obrigações - positivo;

Já aqui escrevi que a troca de obrigações pode correr mal. A oferta é péssima para os detentores das obrigações e já é garantido que, no dia em que as novas entrarem em mercado, levarão logo uns 10% de "haircut", ou seja, mais um desbaste no valor obrigacionista. A isto chama-se reestruturação, a malta é que não quer assumir a coisa! O BCP deveria estar preocupado em liquidar activos e fazer baixar o balanço do lado dos activos e não fazê-lo subir do lado do passivo.

intraric Escreveu: 3. Venda do Millennium Bank - incerto/positivo;

Em primeiro lugar, a incerteza NUNCA é positiva. Há muita especulação à volta deste assunto. Deixo aqui a previsão de que não vai haver nenhum comprador a preços decentes. O problema que vivemos de liquidez não permite a qualquer banco estar a apostar em comprar bancos duvidosos (isto é, em países duvidosos). É claramente negativo porque irá haver destruição de valor accionista, qualquer que seja o desfecho;

intraric Escreveu: 4. Um fundo tremendo, com alto potencial de valorização - positivo;

Não sei bem o que é isso do fundo. Para mim só chega ao fundo quando a compra estiver a 0.000 e na venda 0.001... aí é o fundo, acima disso, há sempre espaço para cair mais;

intraric Escreveu: 5. Próxima tranche Grécia - incerto/muito negativo.

Pela conversa de quase toda a gente não-política, a Grécia já não se safa. Como isto está nas mãos dos políticos, tudo é possível. Concordo que é muito negativo devido à incerteza.

Há sempre o lado negro da força!

Registado: 29/11/2007 3:26

EU to speed up rescue fund

por intraric » 24/9/2011 19:10

por atomez » 24/9/2011 18:38

Muffin Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Não sei é como será visto um investidor que possua acções! Se ele tem participação na empresa, será igualmente responsável por toda a gestão e dívidas da empresa, pelo que deveria ser chamado a participar nos compromissos assumidos pela empresa.

A responsabilidade dos accionistas termina no valor dos títulos detidos.

Precisamente. Por isso é que se inventaram as Sociedades de Responsabilidade Limitada e Limited Liability Corporations (LLC).
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Pantone » 24/9/2011 18:08

Marco Martins Escreveu:Não sei é como será visto um investidor que possua acções! Se ele tem participação na empresa, será igualmente responsável por toda a gestão e dívidas da empresa, pelo que deveria ser chamado a participar nos compromissos assumidos pela empresa.

A responsabilidade dos accionistas termina no valor dos títulos detidos.

Registado: 4/1/2004 22:32

por intraric » 24/9/2011 17:41

Amigo,

Se quiseres fazer comparações simplistas aceito, desde que sejam realistas.

Aceito que será trocar um emprego de 50.000 ano, por uma indeminização de 500.000 (quando até tenho um compromisso próximo, de 200.000 :wink:), para depois ficar a arrumar carros :P :P

Se for esta a comparação aceito.
Como bem dizes ainda tenho um part-time (áfrica portuguesa) que me vai rendendo uns trocos. :mrgreen:

PS: Ah, e quanto ao mercado nacional, é isso que está nos livros ou é palpite?

PIKAS Escreveu:
Positivo?
Achas que será o mercado interno ou a operação na Grécia ou na Roménia que trará resultados significativos para as contas do banco?
Se não fosse a Polónia e África de lingua portuguesa, as contas trimestrais do banco eram prejuízos atrás de prejuízos.
É por esta e outras similares que a cotação está onde está. E mais virá.
Isto é quase como te despedires de um bom emprego onde ganhas muitissimo bem e passares a viver das moedas que ganharás a arrumar carros.
Cumprimentos,
Editado pela última vez por intraric em 24/9/2011 18:31, num total de 1 vez.

por PIKAS » 24/9/2011 16:48

intraric Escreveu:

....
....

Positivo?
Achas que será o mercado interno ou a operação na Grécia ou na Roménia que trará resultados significativos para as contas do banco?
Se não fosse a Polónia e África de lingua portuguesa, as contas trimestrais do banco eram prejuízos atrás de prejuízos.
É por esta e outras similares que a cotação está onde está. E mais virá.
Isto é quase como te despedires de um bom emprego onde ganhas muitissimo bem e passares a viver das moedas que ganharás a arrumar carros.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por PC05 » 24/9/2011 16:35

intraric Escreveu:
O mercado vive da "especulação", se calhar a interpretação que dás à palavra é que não é a mesma que a minha!

Referia-me à especulação sobre a possível falência do BCP.

A banca nacional já perde cerca de 46% do valor este ano.

Mesmo com um haircut de 50% na Grécia (que não é 50% do BCP, mas tomemos por excesso para o efeito), já estamos no justo valor...

E depois da grécia pode vir um haircut de portugal ....

Registado: 5/12/2005 21:28

por intraric » 24/9/2011 16:22

O mercado vive da "especulação", se calhar a interpretação que dás à palavra é que não é a mesma que a minha!

Referia-me à especulação sobre a possível falência do BCP.

A banca nacional já perde cerca de 46% do valor este ano.

Mesmo com um haircut de 50% na Grécia (que não é 50% do BCP, mas tomemos por excesso para o efeito), já estamos no justo valor...

Re: BCP

por artista_ » 24/9/2011 14:53

jarc Escreveu:...nunca percebi porque é que esta história da análise técnica não configura tentativa de manipulação do mercado...

:shock: :shock: :shock: :shock:

Explica-me lá porque é que a AT configura uma tentativa de manipulação de mercado?!

E, já agora, porque é que esse teu raciocínio não se aplica à Análise Fundamental?!

Sinceramente não estou a ver como é que métodos de análise possam ser considerados tentativas de manipulação de mercado?! E se estás a considerar que algumas análises o são, tanto faz se são técnicas ou fundamentais ou através das estrelas, e das condições climatéricas?! :roll: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 24/9/2011 14:50

intraric Escreveu:O que temos em cima da mesa neste momento é:

1. BCE baixa juros em Outubro - positivo;
2. Operação de troca de obrigações - positivo;
4. Um fundo tremendo, com alto potencial de valorização - positivo;
5. Próxima tranche Grécia - incerto/muito negativo.

O ponto 4 não sei a que se refere... e falta-te um ponto (que pode ter vários) que se refere a outros dados que não são de conhecimento público. Há sempre aspectos que poucos conhecem, que todos só conhecem "tarde de mais"...

intraric Escreveu:Tirando isto, só especulação.

Tenho visto muitas transacções de lotes de menos de 100 acções a serem feitas, para deprimir e puxar o valor para baixo. Tem tido resultados num mercado de incerteza e volatilidade.

Não me digas que esses episódios só aparecem para puxar a cotação para baixo?! Hummm, tenho as minhas dúvidas de que seja isso que esteja a atirar as cotações para baixo!

intraric Escreveu:Alguém está a jogar muito bem e a ACUMULAR...

Ui, não sei se te dás conta de que já são uns milhares deles a dizer isso desde há muito tempo, algum dia um acertará, quem sabe não serás tu agora!'? :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Karra, latbal, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2 e 325 visitantes