Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Será (uma) estratégia ?

por Silver Surfer » 7/10/2011 15:34

Saudações
Sou novo nestas paragens (e nestes negócios), que é como quem diz, "a ignorância impera".
Bom. Gostaria que vocês como mais experimentados nestas andanças, pudessem comentar esta estratégia:
a) Compra recorrente (Buy & Hold) de títulos/blue chips com yields elevados, e sustentabilidade;
b) Constituição de reservas a prazo, melhor tarifa de mercado, rácio 50%
c) Reforços mensais, 500-800 euros;
d) Horizonte temporal, posterior a 2016.
Sou nabo nisto, mas a - passando a parte do sofrimento até 2016 e capacidade de suportar danos - até me parece ter pernas para andar ?
Ab
SS

Registado: 7/10/2011 7:52

por MarcoAntonio » 4/10/2011 11:10

Green, se quiseres fazer cobertura via mercado cambial podes recorrer a alavancagem (é a prática normal, na verdade). Portanto, acresce uma parcela pequena do investimento para realizar a cobertura de risco cambial...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Green_Hawk » 4/10/2011 10:45

Obrigado Ulisses, ajudou-me imenso.

Só um senão, ao utilizar acções, também irei pagar juros no par EUR/USD e o preço desses juros é semelhante ao preço dos juros do CFD em questão. Numa pequena estimativa que fiz, dos potenciais lucros/prejuízos para a meta que pretendo atingir, os valores de lucros/prejuízos também são semelhantes.
A diferença acaba por ser que ao optar por CFD não fico com metade do dinheiro bloqueado.

Espero, não me ter esquecido de nenhum factor nas minhas projecções e mais uma vez muito obrigado!

Registado: 30/6/2010 19:47

por Ulisses Pereira » 3/10/2011 12:40

Nesse aspecto cambial tens uma vantagem enorme que é o facto da flutuação cambial só incidir sobre os ganhos/perdas. Ou seja, enquanto com uma posição de 5 000 dólares em acções se o dólar desvalorizar 5% tu perdes 250 euros, com os CFD`s, esses 5% só vão incidir sobre a mais (ou menos) valia que tiveres nessa altura na acção, o que dá algo muito marginal.

Como senão, tens que nas posições longas tens que pagar juros e, em função do teu preçário, pode ser-te mais cara do que comprares acções.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Green_Hawk » 3/10/2011 12:32

Eu tenho uma dúvida em relação aos CFD's sobre acções do NASDAQ, porque nunca utilizei. Ia colocar a dúvida no tópico da Apple, mas como parece-me mais uma questão de iniciação, coloco antes aqui.

O que fiz das vezes que comprei acções da Apple, foi por exemplo comprar 5000€ e proteger das desvalorizações cambiais, com 5000€ a favor do €. Mas isto obriga a que metade do investimento seja apenas para defender a desvalorização cambial e nunca consiga maximizar os potenciais ganhos, daí estar a pensar em passar a utilizar CFD's.

A minha dúvida é se com CFD's também terei que defender a desvalorização cambial? Existe algum produto similar que não necessite de fazer isso? Se sim, quais as vantagens e desvantagens em relação ao CFD?

Obrigado.

Registado: 30/6/2010 19:47

por Mav404 » 29/9/2011 13:12

bom dia,

sou novo a participar activamente no forum, ainda que esteja registado há 2 anos +-.

Comecei a negociar em bolsa há 5 anos, inicialmente em acções, depois em warrants. Nem sempre consigo acompanhar/negociar devido a motivos profissionais. De qualquer forma, acompanho o forum e sinceramente é muito bom se conseguirmos filtrar informação menos útil e apropriada.

Bem hajam, continuem.

Registado: 2/6/2009 15:57

por Ulisses Pereira » 27/9/2011 1:20

Olá Mr Dias,

Não esperes pelo final do curso. Vai aprendendo e acompanhando.

A esmagadora maioria dos investidores começa a interessar-se pelos mercados mais velhos do que tu. Eu pertenço a uma minoria.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por MrRDias » 26/9/2011 22:35

Boa noite a todos,

Sou estudante universitário de Economia, tenho 21 anos, e só agora estou a tentar ganhar noções do mundo dos mercados e, daqui adiante, aliar-me ao mesmo pois cativa-me bastante. É preferível avançar mais no meu curso e depois lançar-me aos mercados ou há material útil alheio à faculdade que ajuda também?

Por curiosidade, se possível a resposta, em média com que idade começaram a negociar "à séria"? Devo estar a começar um bocadinho tarde :(

cumprimentos!

Registado: 1/9/2011 23:45

por Ulisses Pereira » 26/9/2011 12:33

Xadrezinho, uma sessão termina num dia. Com o preço que os compradores e vendedores acordaram.

Na sessão seguinte começa tudo de novo, ou seja, até pode negociar pelo dobro do preço da sessão anterior...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Xadrezinho » 26/9/2011 11:38

Grato pela resposta Ulisses, e desculpa as perguntas básicas, mas porque é que uma cotação se altera entre o fecho e a abertura, há algum tipo de transacções nesse período?
Podes dar um exemplo prático da última frase que escreveste?

Grato e cumprimentos

Registado: 1/7/2011 13:24

por Ulisses Pereira » 26/9/2011 11:12

xadrezinho, há diversas formas de stops, mas nesta situação nenhuma te vai permitir activar aquele stop na abertura a 13,2. Das duas uma: Ou tens um tipo de stop que quando a cotação é atingida te dá uma ordem de venda ao melhor (e aí terás vendido a 13,07) ou tens um tipo de stop que "dispara" a 13,2 mas que dás ordem de venda até um determinado limite e o sistema coloca a ordem de venda a esse limite.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Xadrezinho » 26/9/2011 10:42

Olá,
Podem esclarecer uma dúvida sobre fechos e aberturas?

A Galp na 6ª feira fechou a 13,382 e hoje quando iniciou a cotação às 8h00 abriu a 13,07.

Como é que isto se processa? quem tem stops por exemplo a 13,200, o que acontece?

Grato e cumprimentos

Registado: 1/7/2011 13:24

por Automech » 26/9/2011 0:53

beethoven, pelo que tenho lido penso que a Go Bulling é das corretoras nacionais mais usadas por aqui, assim como a XTB e penso que o Banco Big e Best.

Pelo menos a Go Bulling e a XTB têm uma plataforma demo onde podes negociar com dinheiro virtual, de forma a tirares dúvidas e perceber como funciona. Penso que vale a pena dares uma vista de olhos nessas demos.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

Que banco escolher

por beethoven » 23/9/2011 18:15

Boa tarde,

Sou novo neste fórum embora já com alguma (pouca) experiência na bolsa. A questão que vos coloco é a seguinte: que banco me aconselham para efectuar as minhas transacções na bolsa?
Actualmente tenho conta na CGD, mas noto alguns inconvenientes:

. 10 euros por cada transação
. guarda de instrumentos financeiros - 7 euros/trimestre

Estive a ver o site do GoBulling e parece-me, à primeira vista, uma opção mais barata. Contudo, como não conheço esta plataforma, tenho algum receio.

Desde já o meu agradecimento,

Sérgio Silva

Registado: 23/9/2011 17:52

por rollingsnowball » 20/9/2011 10:11

AutoMech Escreveu:
sky_above_you Escreveu:
AutoMech Escreveu:Então dá uma olhadela na Interactive Brokers.

se eu percebi bem:
1- preço por transação relativamente baixo
2- despesas de manutenção 10$ por mês ao que se pode descontar as comissões...

Sim, as comissões penso que seja das mais baixos da net. Em relação à manutenção é um bom ponto. Nunca me lembro desse pormenor devido ao volume de negócios, mas lembro-me que num mês em que estive de férias e só fiz um ou dois negócios tive de pagar qualquer coisa.

sky_above_you Escreveu:há mais alguma coisa que me tenha escapado?comissões de passagem de euros para dolares?

Para o dia a dia não tem implicações, pelo menos no meu caso porque tenho a conta em euros. Aquilo que acontece quando abro uma posição é criar (automaticamente) um crédito em dólares, ficando assim a variação cambial coberta. A única coisa que não fica coberta do ponto de vista cambial é a parte correspondente ao valor dos ganhos / perdas do negócio.

Os lucros depois têm de ser convertidos para euros e isso tem comissões, dependendo do montante, mas geralmente é algo insignificante na ordem dos 2 ou 3 dólares (salvo erro é 1 pip com um mínimo de 2.5$ ou algo assim).

sky_above_you Escreveu:comissões por deposito/levantamento (pelo que percebi só se paga se se fizer mais do que um por mês)?

Exacto.

sky_above_you Escreveu:para quem não tenciona fazer trading e portanto que não vai chegar quase nunca aos 10$ por mês de comissão (prefiro comprar e ficar o ano inteiro a olhar até decidir se vendo) ha´opções melhores que esta?
obrigado

Se fazes poucos negócios por ano possivelmente a IB não é a melhor opção. Experimenta dar uma vista de olhos por estes tópicos:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1

Talvez possas considerar os CFDs (há muita gente no forum que utiliza - é uma questão de fazeres uma pesquisa)

ok..obrigado...hoje não tenho tempo mas mal possa vou dar uma vista de olhos

Registado: 13/12/2008 12:42

por Josytoc » 20/9/2011 5:31

Boas..
Sou novinho em folha aqui neste forum e bastante curioso sobre os mecanismos e métodos de bolsa. Já há uns anos seguia o forum como não registado. Entendo pouco ou nada disto segundo o velho lema só sei que nada sei e por isso peço um pouco ou um muito de paciência, também ele um bem cada vez mais escasso.
Fiquei interessado e curioso nas ferramentas de trading.
Li o manual de computadores para idiotas e o básico de excel.. ah! e claro o tal livro do ganhar em bolsa já hà uns anitos.
Sou absolutamente cético em apostas, nunca aposto em nada a não ser quando ganho, nem euromilhões é comigo....achei que a matemática estava contra.
Em 2009 fiz uns investimentos em bolsa e ganhei umas coisas cerca de 30% em 6 meses, depois achei que o panorama ia ficar preto e mudei para outras paragens.
Talvez se soubesse negociar short me tivesse aventurado numa ou noutra acção, mas nunca liguei muito a isso. Agora tenho mais curiosidade.
Vou começar por ver se vou lendo aqui todas as questões de iniciação já postas para não chatear muito.

Já agora esclareço todos rendimentos sujeitos a taxas liberatórias não são englobados em lado nenhum a não ser por opção, por isso se designam por liberatórias. Ou seja se a totalidade dos rendimentos optando pelo englobamento for baixa, quero o meu dinheiro de volta. Fora isso e como diriam os nossos amigos brasucas, quem pagou a taxa ficou liberado.

Thanks.

Registado: 15/9/2011 3:42

por Automech » 19/9/2011 22:01

sky_above_you Escreveu:

se eu percebi bem:

Sim, as comissões penso que seja das mais baixos da net. Em relação à manutenção é um bom ponto. Nunca me lembro desse pormenor devido ao volume de negócios, mas lembro-me que num mês em que estive de férias e só fiz um ou dois negócios tive de pagar qualquer coisa.

sky_above_you Escreveu:há mais alguma coisa que me tenha escapado?comissões de passagem de euros para dolares?

Para o dia a dia não tem implicações, pelo menos no meu caso porque tenho a conta em euros. Aquilo que acontece quando abro uma posição é criar (automaticamente) um crédito em dólares, ficando assim a variação cambial coberta. A única coisa que não fica coberta do ponto de vista cambial é a parte correspondente ao valor dos ganhos / perdas do negócio.

Os lucros depois têm de ser convertidos para euros e isso tem comissões, dependendo do montante, mas geralmente é algo insignificante na ordem dos 2 ou 3 dólares (salvo erro é 1 pip com um mínimo de 2.5$ ou algo assim).

sky_above_you Escreveu:comissões por deposito/levantamento (pelo que percebi só se paga se se fizer mais do que um por mês)?

Exacto.

sky_above_you Escreveu:para quem não tenciona fazer trading e portanto que não vai chegar quase nunca aos 10$ por mês de comissão (prefiro comprar e ficar o ano inteiro a olhar até decidir se vendo) ha´opções melhores que esta?
obrigado

Se fazes poucos negócios por ano possivelmente a IB não é a melhor opção. Experimenta dar uma vista de olhos por estes tópicos:

Talvez possas considerar os CFDs (há muita gente no forum que utiliza - é uma questão de fazeres uma pesquisa)

por rollingsnowball » 19/9/2011 18:50

se eu percebi bem:

há mais alguma coisa que me tenha escapado?comissões de passagem de euros para dolares? comissões por deposito/levantamento (pelo que percebi só se paga se se fizer mais do que um por mês)?

para quem não tenciona fazer trading e portanto que não vai chegar quase nunca aos 10$ por mês de comissão (prefiro comprar e ficar o ano inteiro a olhar até decidir se vendo) ha´opções melhores que esta?

obrigado

por rollingsnowball » 19/9/2011 18:15

obrigado..vou dar uma vista de olhos então

por Automech » 19/9/2011 18:08

Então dá uma olhadela na Interactive Brokers.

por rollingsnowball » 19/9/2011 18:05

AutoMech Escreveu:Fiquei na dúvida quando dizes "um portugues em Portugal(eu) negociar acções americanas?".

Queres uma corretora em Portugal que dê para negociar nos states ou pode ser uma corretora em qualquer país, desde que dê para negociar americanas ?

não sei.. quero a melhor opção (sendo segura a opção) para isso... se a corretora é portuguesa ou não não em parece importante...

obrigado

por Automech » 19/9/2011 17:34

Fiquei na dúvida quando dizes "um portugues em Portugal(eu) negociar acções americanas?".

Queres uma corretora em Portugal que dê para negociar nos states ou pode ser uma corretora em qualquer país, desde que dê para negociar americanas ?

corretora?

por rollingsnowball » 19/9/2011 16:42

Boas..alguém me sabe dizer qual a melhor correctora para um portugues em Portugal(eu) negociar acções americanas? idealmente com conta em dolares para não ter que pagar comissoes continuamente para passar para euros?

ps: sei o metodo que pretendo usar (longo prazo), o que pode influenciar a correctora/banco ideal para a escolha da correctora//banco

Obrigado

por camaleo » 15/9/2011 9:44

pudzianowski Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Uma nota importante: grande parte das corretoras disponibiliza tarifários com uma comissão fixa para as acções. No caso dos CFD's, caso se recorra a alavancagem, a comissão serão "alavancada" juntamente com a posição, isto é, o que se paga é proporcional à posição tomada (uma vez que o spread é fixo).

Isto significa que mesmo com um spread aparentemente pequeno, se pode pagar bastante em comissões (se a posição for grande).

Sim, é verdade. Mas no meu caso como é para abrir posições relativamente pequenas (com 2000 euros não vou longe :lol:) compensa-me mais dessa forma.

É tudo uma questão de fazer as contas. A minha relutância em usar CFDs vem como já disse de algumas pessoas falarem nisso como sendo a banha da cobra, um produto que só serve os interesses das correctoras, etc, etc, etc. Até assisti a uma conversa em que os ânimos de exaltaram um pouco num tópico de um fórum de outro portal.

Estou agora a ler o "Way of the Turtle" do Curtis Faith e o "Trend Following" do Michael Covel.

Não li muito até agora e para já ainda vou na típica "palha" introdutória dos livros. Alguém tem feedback deles?

Obrigado :)

Posso deixar aqui um pouco da minha curta experiencia...

observo os mercados há mais ou menos 2 anos... não sou da área de economia... partilhava também a vontade de investir com um pequeno capital (2000€ parece-me bem).

No meu caso... optei de imediato pelos CFD's. A alavancagem ajuda a um retorno mais atractivo. No entanto chamo a atenção que o mercado é mais dificil que a nossa expectativa inicial. Apesar de ter bons resultados na conta demo, as primeiras experiencias com dinheiro real não correram bem...
Não desisti. Sabia que era capaz e estudei mais e li muito no caldeirão.
Recomendo de todo as contas demo e de simulação. Servem para nos ambientar com o mercado e transmitir confiança. Alertam-nos também para riscos que à partida não vislumbramos.
Neste momento já negoceio 2 ou 3 activos ao mesmo tempo, com bons resultados.
Tive alguma dificuldade em encontrar o meu espaço temporal. Isto também é importante, pois este nem sempre vai corresponder à nossa ideia inicial.

Parece-me também fundamental ter uma metodologia de trading, ou seja, uma estratégia.
No início fazemos tudo ao calhas e por palpite...

Não resulta.

É possivel ter uma metodologia concreta nomeadamente baseada em análise técnica.

Só comecei a ter bons resultados a partir do momento que implementei um método.
Existem milhares de metodologias que atentam aos mais diversos aspectos, é s+o procurar nos livros ou na Net

Testa (em simulação) uma com que te identifiques, e que entendas durante algum tempo. Não tem que ser obrigatoriamente muito complexa.

É melhor ter uma metodologia fraca... do que não ter metodologia nenhuma!

Espero ter ajudado. :)

Registado: 25/3/2010 21:12

por pudzianowski » 13/9/2011 19:01

MarcoAntonio Escreveu:Uma nota importante: grande parte das corretoras disponibiliza tarifários com uma comissão fixa para as acções. No caso dos CFD's, caso se recorra a alavancagem, a comissão serão "alavancada" juntamente com a posição, isto é, o que se paga é proporcional à posição tomada (uma vez que o spread é fixo).

Isto significa que mesmo com um spread aparentemente pequeno, se pode pagar bastante em comissões (se a posição for grande).

Sim, é verdade. Mas no meu caso como é para abrir posições relativamente pequenas (com 2000 euros não vou longe :lol:) compensa-me mais dessa forma.

É tudo uma questão de fazer as contas. A minha relutância em usar CFDs vem como já disse de algumas pessoas falarem nisso como sendo a banha da cobra, um produto que só serve os interesses das correctoras, etc, etc, etc. Até assisti a uma conversa em que os ânimos de exaltaram um pouco num tópico de um fórum de outro portal.

Estou agora a ler o "Way of the Turtle" do Curtis Faith e o "Trend Following" do Michael Covel.

Não li muito até agora e para já ainda vou na típica "palha" introdutória dos livros. Alguém tem feedback deles?

Obrigado :)

Registado: 17/9/2010 20:09

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Carlos73, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, yggy e 134 visitantes