Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por camaleo » 22/9/2011 0:59

Ze.Bitaite Escreveu:Boa noite

Talvez a minha explicação esteja incompleta e falte acrescentar: acredito que dentro de alguns meses a situação já se alterou e penso que o risco de 1000 euros não é elevado. Não comprei para vender no proprio dia ou no dia seguinte. Penso que se souber esperar pela altura de vender, nem que seja daqui a alguns meses, não irei perder dinheiro e poderei ir ganhando experiencia.
Do pouco que li sobre a bolsa, retive 2 coisas: diversificar o investimento ( o que não fiz ) e apontar para o médio/longo prazo. Comprar hoje para vender amanhã por mais umas decimas de centimo, parece-me mais um tiro no escuro que outra coisa....digo eu, que não percebo nada disto.

Obrigado a todos pelas respostas e permitam-me apenas um comentário:
Admiro os que ajudam e comentam, sem precisar de se vangloriar dos seus feitos ou tentar diminuir os dos outros. Fico satisfeito por verificar que alguns, como o pickbull ( e não só ), tentam ajudar e comentam demonstrando conhecimento na matéria. Infelizmente há tambem aqueles que só vêm postar a sua gabarolice, ou o seu comentário curto e parolo. Talvez no fim todos façam falta, uns para nos trazerem conhecimentos e solidariedade, outros para nos lembrar do mundo em que vivemos.

A todos o meu obrigado

Caro Zé o mercado é impiedoso... e eu penso que todos já passamos pelos raciocínios de principiante...

Ás vezes é preciso perder para aprender... mas nem sempre...

O importante é aprender com cada trade seja ele uma perda ou um ganho...

Pela minha experiencia só nos tornamos ganhadores quando adquirimos um método, ou seja nos sabemos posicionar em espaço/tempo e usamos critérios (relativamente rígidos) livres de emoções para as nossas decisões.

Não te posso desejar boa sorte... no bcp... porque tenho posições contrárias às tuas... mas desejo boa sorte na tua aprendizagem...

e... há mercado todos os dias... primeiro treinar e minimizar a perda... a recuperação pode ocorrer mas é mais demorada... :)

Registado: 25/3/2010 21:12

por spaciencia » 22/9/2011 0:42

Caro Zé,

Tal como tu, também ando nisto da Bolsa há pouco tempo, mas como já fez um ano vou-te contar a minha experiência:

Comecei com posições pequenas em cotadas que na altura apresentavam força nas subidas (JMT e Apple) e depois de algum ganho pensei que não iriam subir mais e fechei as posições. Foi quando comecei a comprar acções (e com recurso a conta-margem) que pareciam baratas e cuja AT até dava a entender que uma reviravolta estaria para breve. E devo dizer que tirando um ou dois casos todas as outras foram grandes barretes (BCP, Semapa, Nokia, RIMM, etc) que tive que vender com grande prejuízo.

Se tivesse feito reforços nas posições ganhadoras neste momento teria uma valorização da minha carteira de cerca de 50% e assim acumulo menos-valias de mais de 30%.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos
"Algumas quedas servem para que nos levantemos mais felizes"
William Shakespeare

Registado: 8/5/2010 3:03

por Xiça » 22/9/2011 0:31

Ze, no longo prazo estamos todos mortos.

Se tu conseguires meio centimo no BCP, 0,005, de lucro num trade de alguns dias isso representa 2,5%, agora anualiza a taxa e não digas que décimas de centimo são tiros no escuro.

Registado: 14/5/2011 18:59

por Ze.Bitaite » 21/9/2011 23:51

Boa noite

Talvez a minha explicação esteja incompleta e falte acrescentar: acredito que dentro de alguns meses a situação já se alterou e penso que o risco de 1000 euros não é elevado. Não comprei para vender no proprio dia ou no dia seguinte. Penso que se souber esperar pela altura de vender, nem que seja daqui a alguns meses, não irei perder dinheiro e poderei ir ganhando experiencia.
Do pouco que li sobre a bolsa, retive 2 coisas: diversificar o investimento ( o que não fiz ) e apontar para o médio/longo prazo. Comprar hoje para vender amanhã por mais umas decimas de centimo, parece-me mais um tiro no escuro que outra coisa....digo eu, que não percebo nada disto.

Obrigado a todos pelas respostas e permitam-me apenas um comentário:
Admiro os que ajudam e comentam, sem precisar de se vangloriar dos seus feitos ou tentar diminuir os dos outros. Fico satisfeito por verificar que alguns, como o pickbull ( e não só ), tentam ajudar e comentam demonstrando conhecimento na matéria. Infelizmente há tambem aqueles que só vêm postar a sua gabarolice, ou o seu comentário curto e parolo. Talvez no fim todos façam falta, uns para nos trazerem conhecimentos e solidariedade, outros para nos lembrar do mundo em que vivemos.

A todos o meu obrigado

Registado: 21/9/2011 18:17

por Marco Martins » 21/9/2011 21:08

richardj Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Alguem sabe o valor das ofertas?

Se as ofertas forem inferiores a 800 milhoes, será que o BCP vende?

Por 800 milhões não seria mais fácil entrar directamente no BCP e ficar com 51% dos direitos de voto e depois vender a Polonia a preços de saldo?

não porque eles querem é o lombo não os restos xD

imagina lá os relatórios trimestrais sem a Polónia e verás para onde vai a acção...

Por isso mesmo, se as ofertas forem fracas o BCP tenderá a descer mais, pois terá de vender mesmo que seja a um preço muito baixo.

Registado: 7/4/2007 17:13

Caneco....

por rasteiro » 21/9/2011 20:32

Mas o que é que faz uma pessoa entrar neste banco só com 5.000 mil ações e estar á espera de ela subir.
Neste momento jogar neste banco tudo o que seja entrar com menos de 100.000mil ações, mais vale estar quietinho.
há que jogar á décima do céntimo e saltar logo fora.
é o que eu tenho feito noutras cotadas.
por acaso entrei na semnana passada a 0.205, aquando da noticia da venda do banco na Polónia, etive pena de não sair na sexta-feira logo na abertura a 0.22, foi mai abaixo a 0.216€.
Quando ele der sinais de querer dar mais um ar da sua graça lá estarei eu.
Á que comprar no RUMOR e vender na NOTIÇIA.

Abraços

Abraços

jeuros Escreveu:Eu so espero que o zé saiba que a cotacao do bcp pode chegar a 0.010 centimos e ainda precisar de 100% para ir a falencia, sendo que esse valor nao significaria que o banco estaria falido =)
cumps

Registado: 29/11/2007 12:24

por jeuros » 21/9/2011 20:24

Eu so espero que o zé saiba que a cotacao do bcp pode chegar a 0.010 centimos e ainda precisar de 100% para ir a falencia, sendo que esse valor nao significaria que o banco estaria falido =)
cumps

Registado: 9/7/2009 5:00

por Pickbull » 21/9/2011 20:23

Ze.Bitaite Escreveu:Pensei tambem que não poderia comprar acções caras, pois mesmo que sejam fiaveis, comprar meia duzia de acções, quase nada ganharia.

Não interessa a quantidade de acções mas sim o valor aplicado. Por exemplo, para uma subida de 2% é indiferente ter, p.e., 1 acção a 5000€ ou 1000 a 5€ porque o lucro será sempre de 2% (100€).

Ze.Bitaite Escreveu:Virei-me então para o BCP, porque achei que as acções estavam tão baixas ....

As acções podem sempre cair mais e sempre subir mais.

Ze.Bitaite Escreveu:Por ultimo o meu "6º sentido" de empresario, fez-me imaginar que se as acções descessem demais, haveria algum "tubarão" que se aproveitaria para comprar em grande escala e tomar conta do banco.

Nunca transacciones por palpites. 99% das vezes dão asneira.
Acredita que a maioria dos tubarões não quererá o BCP (nem outro banco da nossa praça) nem dado. Basta ver como, e por quanto, teve que ser vendido o BPN.

De qualquer forma bos sorte para o negócio. Como é a tua estreia até pode ser que tenhas a sorte de principiante e tenhas adivinhado o (ou um) fundo.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por Navete » 21/9/2011 20:09

Amigo Zé...

Porque não compraste Vista alegre? Ou PAD?

São 0.4 cts ou 0.19 cts...
Como diz o cego, a ver vamos...

Registado: 29/10/2007 16:09

por TRock » 21/9/2011 20:08

troll alert :lol:

Registado: 13/9/2011 22:45

por Ze.Bitaite » 21/9/2011 20:05

Boa tarde

Vou tentar responder a todos, embora como já referi eu seja novato e pouco perceba do assunto.

Pensei escolher acções de bancos, pois pelo que vi são as que mais variam e onde poderia ganhar ( ou perder ) com maior probabilidade. Pensei tambem que não poderia comprar acções caras, pois mesmo que sejam fiaveis, comprar meia duzia de acções, quase nada ganharia.
A preços mais baixos, a minha 1ª opção foi o alemão commerzbank e a 2ª o ingles Lloyds, mas depois soube que o meu banco ( BPI ) leva comissões muito elevadas para compra de acções nas bolsas estrangeiras, o que retiraria boa parte de possiveis lucros dum investimento pequeno.
Virei-me então para o BCP, porque achei que as acções estavam tão baixas que a possibilidade de poderem subir com a venda do banco na Polonia, bem como a reunião de terça da trika com a grecia( li essas noticias aqui ) poderiam trazer boas noticias e fazia sentido que as acções pudessem subir uns centimos.
Por ultimo o meu "6º sentido" de empresario, fez-me imaginar que se as acções descessem demais, haveria algum "tubarão" que se aproveitaria para comprar em grande escala e tomar conta do banco. Por ultimo, julguei que todos nós temos dinheiro nos bancos e duvido que algum de nós imagine que o governo vá deixar que um banco como o BCP vá falir, porque se o imaginassemos, não tinhamos lá o dinheiro, correndo o risco de ficar sem ele, mesmo sem comprar acções.

Não sei se estou a dizer disparates, mas foi isto que pensei.

Quero tambem acrescentar, que não querendo ser optimista ou falar do que não sei, parece-me muito exagerada a opinião dos que vêem falencias em todo o lado, bem como a dos que dizem que o preço vai disparar a qualquer momento. Sem ter muita experiencia, não vos parece que há pessoas que tentam valorizar as acções porque querem que elas subam, mas que tambem há muitos interessados em que elas desçam para as comprarem a preços de saldo?

Fica a questão.

Cumprimentos e obrigado pelas vossas respostas e pela vossa atenção.

por PIKAS » 21/9/2011 19:54

.

E os states a começarem a afundar...

Falou o Bernanke e o dow e o S&P descem. Cada vez que o senhor fala, os mercados vão ao charco...

Continua mais do mesmo.

Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Navete » 21/9/2011 18:48

Ulisses Pereira Escreveu:Navete, apenas te queria recordar que primeiro disseste que eras daytrader e a seguir disseste que tinhas comprado ontem para vender hoje. Hoje já as manténs para venderes amanhã.

Apenas queria que mantivesses a lucidez para perceber quais os pressupostos deste "trade" e se não estarás a desvirtuá-lo.

Um abraço,
Ulisses

Tens razão Ulisses.

Mas hoje não tive tempo para estar no terminal, e a minha correctora não tem stop´s nestes valores...

0,20 não tem centesimas de centimo... ganda cena... :lol:

por Blue Epsilon » 21/9/2011 18:45

A tentação de comprar num possível fundo nunca deixará de existir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Ulisses Pereira » 21/9/2011 18:45

Navete, apenas te queria recordar que primeiro disseste que eras daytrader e a seguir disseste que tinhas comprado ontem para vender hoje. Hoje já as manténs para venderes amanhã.

Apenas queria que mantivesses a lucidez para perceber quais os pressupostos deste "trade" e se não estarás a desvirtuá-lo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Navete » 21/9/2011 18:43

SMALL1969 Escreveu:
Ze.Bitaite Escreveu:...Comprei na segunda-feira 5000 acções do BCP a 0,202, para experimentar ( é a minha primeira compra de acções) e porque embora pouco perceba destas questões, estava convencido que o BCP não pode descer muito mais, excepto se entrar em falencia, o que acho muito pouco provavel.
.

Zé.Bitaite,
Com tantas acções pelo mundo inteiro, o que é que te levou a escolhwer o BCP para ser a tua 1ª vez?

Tás a ver que uma coisa é perderes a virgindade com a colega mais feia do grupo, porque já não aguentavas gozarem tanto contigo e as boas estavam todas ocupadas. ........Agora poderes ter a que quiseres e ires escolher a doentinha é assim um bocado difícil de perceber, não achas?

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Lindo!!!

Mesmo com esta psicologia avançada, o pessoal continua a cair... :lol:

por SMALL1969 » 21/9/2011 18:40

Ze.Bitaite Escreveu:...Comprei na segunda-feira 5000 acções do BCP a 0,202, para experimentar ( é a minha primeira compra de acções) e porque embora pouco perceba destas questões, estava convencido que o BCP não pode descer muito mais, excepto se entrar em falencia, o que acho muito pouco provavel.
.

Zé.Bitaite,
Com tantas acções pelo mundo inteiro, o que é que te levou a escolhwer o BCP para ser a tua 1ª vez?

Tás a ver que uma coisa é perderes a virgindade com a colega mais feia do grupo, porque já não aguentavas gozarem tanto contigo e as boas estavam todas ocupadas. ........Agora poderes ter a que quiseres e ires escolher a doentinha é assim um bocado difícil de perceber, não achas?

Registado: 3/2/2009 12:21

por Blue Epsilon » 21/9/2011 18:40

Eu diria mais, o mais provável é o BCP continuar a descer.

Porquê? Não existem sinais da mudança de tendência. Já viste há quanto tempo dura? Uma tendência de anos.

Já pensaste "para experimentar" entrar com uma posição curta no BCP? É mais provável que ganhes dinheiro desta forma.

Disclaimer: Continuo curto no BCP. Fechei hoje a posição curta no BES.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Trisquel » 21/9/2011 18:38

Ze.Bitaite Escreveu:Boa tarde a todos os intervenientes neste forum

Bem vindo.

Ze.Bitaite Escreveu:Há algumas semanas que ando a ler o forum e principalmente este topico sobre o BCP. Sou novo nestas andanças e já retirei daqui informação muito util.

:clap: :clap:

Ze.Bitaite Escreveu:Comprei na segunda-feira 5000 acções do BCP a 0,202, para experimentar ( é a minha primeira compra de acções)

Este ponto não está em concordância com o anterior. :cry:

Ze.Bitaite Escreveu:e porque embora pouco perceba destas questões, estava convencido que o BCP não pode descer muito mais, excepto se entrar em falencia, o que acho muito pouco provavel.

Mais um que não está em concordância com o primeiro ponto, já agora porque achas que o banco não pode falir, não pode descer mais e porque entras-te no título?

Ze.Bitaite Escreveu:Resolvi registar-me para fazer uma pergunta:

- Partindo do principio que o BCP não pode descer muito mais, porque quem tem as acções não as mantem e espera que subam, ao invés de perder dinheiro a vender barato? Não vos parece que acções a 0,195 estão a um valor bastante abaixo da real valia das mesmas?

Cumprimentos a todos e desde já o meu obrigado.

Nunca esquecer que podes vender antes de ter para posteriormente recomprar o que deixa cair por terra essa tua teoria!
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por Navete » 21/9/2011 18:37

Amigo, já viste que teres o capital parado a desvalorizar, não interessa!!!

Ou se aposta por um dia ou dois contra a tendência, e acertas, ou e melhor cortar com os prejuizos, e tentar recuperar o pouco que perdeste enquanto ainda é pouco...

por TRock » 21/9/2011 18:32

Ze.Bitaite Escreveu:- Partindo do principio que o BCP não pode descer muito mais, porque quem tem as acções não as mantem e espera que subam, ao invés de perder dinheiro a vender barato? Não vos parece que acções a 0,195 estão a um valor bastante abaixo da real valia das mesmas?

O problema é que não podes partir desse "principio"
Aliás esse "principio" tem sido o fim de muitos com o BCP. :lol:

Registado: 13/9/2011 22:45

por PT_Trader » 21/9/2011 18:31

Ze.Bitaite Escreveu:- Partindo do principio que o BCP não pode descer muito mais, ...

Esquece esse princípio, porque há pessoas que o seguem desde que o BCP está a 1, 0.5, 0.3, ..., ... Basta olhar para o BCP, que facilmente percebemos que uma acção pode descer +, + e mt +...

Registado: 20/6/2011 21:48

por Ze.Bitaite » 21/9/2011 18:28

Boa tarde a todos os intervenientes neste forum

Há algumas semanas que ando a ler o forum e principalmente este topico sobre o BCP. Sou novo nestas andanças e já retirei daqui informação muito util.
Comprei na segunda-feira 5000 acções do BCP a 0,202, para experimentar ( é a minha primeira compra de acções) e porque embora pouco perceba destas questões, estava convencido que o BCP não pode descer muito mais, excepto se entrar em falencia, o que acho muito pouco provavel.
Resolvi registar-me para fazer uma pergunta:

- Partindo do principio que o BCP não pode descer muito mais, porque quem tem as acções não as mantem e espera que subam, ao invés de perder dinheiro a vender barato? Não vos parece que acções a 0,195 estão a um valor bastante abaixo da real valia das mesmas?

por Navete » 21/9/2011 18:25

Boas tardes.

Mantenho o trade.

A bolsa é um jogo, em que se paga para ver. Até ao fim da semana terei que vender, a fim de não tornar o trade perdedor num inferno.

Fechamos abaixo do ligeiro suporte que vinha a ser referencia nos ultimos dias, furado este é o abismo novo.

Aumento da pressão vendedora conforme mostra o Direccional movement.

A unica coisa que mostra a irracionalidade dos mercados é a elevada sobrevenda, do estocástico.

Bollinger inferior nos 0,1820 portanto com espaço para cair ainda bastante.

Comments?

:(
Anexos
B.COM.PORTUGUESind.png
B.COM.PORTUGUESind.png (20.18 KiB) Visualizado 2532 vezes
B.COM.PORTUGUESsto.png
B.COM.PORTUGUESsto.png (17.07 KiB) Visualizado 2543 vezes
B.COM.PORTUGUESdm.png
B.COM.PORTUGUESdm.png (17.72 KiB) Visualizado 2536 vezes

por pvg80713 » 21/9/2011 18:22

Ulisses Pereira Escreveu:Porquê pvg? Desculpa chatear-te mas tenho que puxar pelos argumentos das pessoas. Eles são obrigatórios aqui como sabes. ;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses,
O BCP está com LTD fortíssima.
NY estava negativo.
Os principais indices Europeus fecharam bem vermelhos, só o PSI é quase fechou a 0...

Tudo somado o BCP vai continuar a descer... só se aparecer a tal boa notícia... se os mercados mundiais inverterem...

se tudo se mantiver como tem estado...

o BCP vai continuar a descer, lateralizar, subir 0,5%... mas a tendencia de descida vai-se manter...

infelizmente.

edit 1 :

A Moody's acabou de baixar o Rating de alguns bancos na America...
Editado pela última vez por pvg80713 em 21/9/2011 18:25, num total de 1 vez.

Registado: 19/4/2005 11:11

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, Pmart 1, trilhos2006 e 232 visitantes