Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

[OT] - Salários dos professores aumentaram mais do que PIB..

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MAV8 » 13/9/2011 22:04

:idea: Os sacanas dos professores deram cabo de mais mil milhões de euros :lol:

Acabei de saber no telejornal, que houve mais um desvio de mil milhões!!!!

O melhor é agarrar nos professores e mandá-los ao mar, esses sacanas vão acabar com o País...

...Parece não haver solução para o problema que esta classe social levanta num país que sem eles seria prospero, cheio de iniciativas empresariais e de gente honesta cumpridora das suas obrigações...

...mas esta classe profissional parece ir contra tudo isto que elevaria o país aos mais altos lugares da economia mundial... vejam só que os malandros só pagam os impostos que lhes são devidos, não metem nem mais um centimo, também na seguança social/caixa geral de aposentações a situação volta a ser repetida, oa gatunos não pagam nem mais um centimo...

... Quase que se manifestavam contra a redução salarial posta em prática recentemente após 5 (em 8 anos) com os vencimentos e progressões congelados....

...Para além de todas estas gatunices queriam manter os abonos de familia!!!!!!!!!

A sociedade tem portanto todo o direito de se revoltar contra estes "bandidos legalizados" que não contribuem em mais nada senão o exposto para ajudar este paraíso a reflorescer das desgraças em que caíu por ação de todo o mundo e as suas crises maleficas que nada têm a ver com o que por cá se passa...

Concluindo, os professores devem ser resonsabilizados de igual forma que a crise mundial, talvez até julgados pelos tribunais (pela praça pública já o têm sido frequentemente) para repor a moralidade nesta terra à beira mar plantada!!!!

Com o especial abraço do Sr. A CULPA É DOS OUTROS e do SR. Favores

Registado: 10/11/2006 10:43

por MarcoAntonio » 13/9/2011 20:03

Bom, a tabela que coloquei antes não é a devida mas foi induzido em erro pela notícia que continua incorrecta (o índice não é 109 mas 108). A média da OCDE é 107, praticamente igual ao valor de Portugal.

Contudo, eu tenho inclusivamente dificuldade em entender estes números, tendo em conta os aumentos da função pública durante estes anos.

É importante notar que isto não são médias de vencimentos de professores mas o vencimento de um universo restrito de professores que se encontram numa determinada situação profissional.

Eu devo dizer que pessoalmente, não acho de todo que os professores sejam dos que mais razões de queixa têm e que a sua situação (dada a conjuntura nacional) não é a pior ao nível salarial. Por exemplo, penso que é bastante mais problemático o seu estatuto dentro da sala de aula do que o seu vencimento.

Mas, simultaneamente, não deixo de considerar "estranho" o tratamento que é dado ao assunto pelos média (não só neste caso mas em mais uma série de outros, claro).
Anexos
educ4.PNG
educ4.PNG (153.71 KiB) Visualizado 1285 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por kuppka » 13/9/2011 19:35

Quico Escreveu:Here we go again!... :roll:

...

Registado: 31/5/2009 15:22

por MarcoAntonio » 13/9/2011 19:30

AikyFriu Escreveu:PS: alguem me sabe dizer em que anos os ordenados da função pública estiveram congelados?

Foram 2003 e 2004.

Podes ver aqui neste meu resumo (que já tem uns mesitos):

MarcoAntonio Escreveu:O tempo vai passando e acho que merece uma actualização, portanto aqui vai um update do aumento versus inflacção e variação:

2000 +2.5% +2.8% -0.3%
2001 +3.7% +4.4% -0.7%
2002 +2.8% +3.7% -0.9%
2003 =0.0% +3.3% -3.2%
2004 =0.0% +2.5% -2.4%
2005 +2.2% +2.1% +0.1%
2006 +1.5% +3.0% -1.5%
2007 +1.5% +2.4% -0.9%
2008 +2.1% +2.7% -0.6%
2009 +2.9% -0.9% +3.8%
2010 +0.8% +1.4% -0.6%
2011*-5.0% +2.7% -7.5%

* Os valores de 2011 são a redução da massa salarial (a redução não é homogenea nem se estende a todos os trabalhadores) e a previsão da inflação avançada em Janeiro

Cumulativo s/ 2011 -7.1%
Cumulativo c/ 2011 -14.1%

Prevê-se que continuem com aumentos abaixo da inflação pelo menos até 2013.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por AikyFriu » 13/9/2011 19:15

Não sei como é que estes números foram calculados, mas se representam o ordenado médio até podem estar certos.

O número de professor do ensino público tem vindo a diminuir. Se considerarmos que essa diminuição se deveu à custa dos professores contratados, que ganham menos, é lógico que o ordenado médio suba.

De qualquer modo estes dados são falíveis, pois ainda me lembro quando apresentaram estatisticas sobre os vencimentos mais altos e depois de consultar as tabelas verifiquei que os valores são muito inferiores.

Um abraço

PS: alguem me sabe dizer em que anos os ordenados da função pública estiveram congelados?
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

por MarcoAntonio » 13/9/2011 18:55

PT_Trader Escreveu:
O ministro da Educação desvalorizou hoje os resultados de Portugal no relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no qual surge como o país com maior taxa de obtenção de diplomas do ensino secundário.

Em declarações aos jornalistas, Nuno Crato sublinhou que a taxa de sucesso de 96% dos alunos do secundário inclui o programa Novas Oportunidades, o que "inflaciona em muito os números".

Aqui, não sei bem de que números está a falar o ministro. Estes, em anexo, que estão no site do programa Novas Oportunidades, dificilmente inflacionam o que quer que seja...
Anexos
est-no.PNG
est-no.PNG (58.54 KiB) Visualizado 1365 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 13/9/2011 18:21

O quadro a que o Notícias se refere é o que se vê em anexo.

Estou com dificuldade em perceber a tendência de regressão de que fala o Notícias, eu simplesmente não a vejo em praticamente lado nenhum.

O único país que regride é o Japão.

Já agora, deixo ainda os países europeus ordenados segundo a mesma estatística (a base é 2005):

Islândia - 136
Estónia - 132
Hungria - 119
Luxemburgo - 118
Noruega - 114
Eslovénia - 113
Espanha - 113
Polónia - 112
Grécia - 112
Inglaterra - 111
Escócia - 111
Dinamarca - 110
Itália - 110
Suécia - 110
Bélgica - 109

Portugal - 109 (contra média de 111.9)

França - 109
Eslováquia - 108
R.Checa - 108
Áustria - 107
Holanda - 107
Suíça - 107
Finlândia - 106
Alemanha - 104
Irlanda - 103
Anexos
educ3.PNG
educ3.PNG (116.86 KiB) Visualizado 1401 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 13/9/2011 17:39

O documento pode ser visto na íntegra aqui:

http://www.oecd.org/dataoecd/61/2/48631582.pdf
Imagem

Administrador Fórum

por mfsr1980 » 13/9/2011 16:12

Vocês só podem estar a emprenhar pelos ouvidos!
Depois dos cortes anunciados que, não são nada pequenos, os professores só podem estar pior!

Valha-nos Deus, é só inveja!

Registado: 3/5/2007 13:55

por TTM62 » 13/9/2011 15:57

Penso que os "pseudo" comentadores do jn não fazem a mínima ideia do que estão a escrever. De uma forma global, os professores estão quase há uma década a perder poder de compra. E vão dizer já alguns, mudem de profissão. Ok, estamos a falar de pessoas que trabalham há 20 anos, profissionais do ensino, não licenciados em qualquer curso de cataventos e que quase não capazes de suportar a educação dos seus filhos com alguma dignidade, porque as regras foram mudadas a meio do jogo e agora têm idade pelos 45 a 50 anos.
viva a vida k vai passar mt tempo morto

Registado: 5/11/2002 0:54

por pocoyo » 13/9/2011 15:23

rmachado Escreveu:Bem... não matem o mensageiro..

Acho que os "mensageiros" não merecem tal sorte, mas 4 chapadas não lhes fazia mal nenhum... :mrgreen:

Registado: 15/1/2010 15:30

por Lion_Heart » 13/9/2011 15:21

Taditos deles.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Blasar » 13/9/2011 15:19

rmachado Escreveu:Bem... não matem o mensageiro..

Eu só me limitei a colocar a noticia... nem disse nada mais para não acicatar os animos...

Eu acho sempre estas estatisticas muito "duvidosas"... ainda mais quanto nas noticias não explicam como se chega a estas conclusões..

Ninguém quer matar o mensageiro, pelo menos para já.. :lol:

A questão é o timing, neste caso a falta dele, a impertinência e a falta de qualidade da notícia em questão. Os comentários na página da notícia são elucidativos q.b.

Isto tudo, aliado ao facto de vir, como diria o nosso queridíssimo A. Santos Silva, "malhar" na classe docente, e temos o caldo entornado.

Registado: 8/10/2007 9:30

por Enclavado » 13/9/2011 15:12

… desde logo questionando se foram apenas os professores do Secundário. Mas a seguir na peça lê-se que foram os professores do “1º ciclo do Secundário” (como se esta designação existisse...).

E depois, maravilhosamente, descobre-se que o ano de referência que foi usado foi o de 2005!!! E se pensarmos quando foram (re)colhidos os dados e percebermos que coincide com o período em que foi decretado novo congelamento e a redução salarial talvez se entendam melhor certas coisas.

O facto de eu estar a ganhar mais ou menos o mesmo do que há uma década que não incomode os estudos (apesar de ter perdido bastante poder de compra, com o aumento de impostos e inflação)… Afinal não sou do “1º ciclo do Secundário” e tenho mais de 15 anos de serviço.

Agora resta saber se o actual poder político vai usar isto como arma de arremesso ou só alguns directores de jornais.

O troglodita Miguel Sousa Tavares em breve usará como arma de arremesso, para pedir mais cortes aos ricos docentes que quando não estão no desemprego, até aturam a falta de educação dos filhos dos outros.

Registado: 9/8/2011 22:41

por rmachado » 13/9/2011 15:09

Bem... não matem o mensageiro..

Eu só me limitei a colocar a noticia... nem disse nada mais para não acicatar os animos...

Eu acho sempre estas estatisticas muito "duvidosas"... ainda mais quanto nas noticias não explicam como se chega a estas conclusões..

Registado: 24/8/2004 10:42

por pocoyo » 13/9/2011 15:01

Sem comentários...

Esses palermas das estatísticas não dizem:
Que o estado não paga a compensação por caducidade do contrato aos professores contratados, porque lhes apetece;

Não permite que um professor rescinda um contrato de trabalho após o período experimental para se candidatar a outro melhor.

PS. Só fala quem não percebe nada da realidade.

Registado: 15/1/2010 15:30

por Blasar » 13/9/2011 14:59

Bem, o que dizer acerca desta notícia, a não ser que estamos perante mais um exemplo da ubíqua (falta de) qualidade da nossa comunicação social.

Outra coisa que não deixa de ser curiosa, é o facto de, regra geral, em vez de ansiarmos e lutarmos por termos melhores condições de vida, semelhantes a alguns nossos concidadãos (cada vez menos), estamos mais preocupados em arrastá-los para as condições infectas que muitos (mais do que os anteriores, certamente) de nós suportam.

É tão triste quando ficamos mais contentes com o infortúnio dos outros do que com a sua boa-sorte. Será que ainda não percebemos que se quem nos rodeia estiver mal, nós acabaremos por ficar também?

Enfim...

NOTA:
Não sou professor, nem trabalho para o Estado (infelizmente, ou felizmente, já não estou certo).

Registado: 8/10/2007 9:30

Haja respeito

por Iniciado » 13/9/2011 14:36

haja respeito pela classe , os professores começaram hoje a trabalhar , o inicio é sempre dificil , estão cheios de reuniões , cheios de trabalho ,se calhar alguns fartos de ferias....é pá aliviem a pressão e deixem as pessoas trabalhar.
Ainda por cima vai ser uma classe com algum desemprego.....não se admite.

Registado: 22/12/2005 15:42

por artista_ » 13/9/2011 14:32

Realmente já estou farto destas discussões... o meu não subiu de certeza e, pior que isso, perdi carradas de regalias!!

E, depois disto tudo, ainda tenho muitas dificuldades em arranjar trabalho. Este ano fui colocado num horário imcompleto, já são 13 dias em que estou a trabalhar e ganhar menos do que aquilo que teria direito se estivesse a receber SD... e o pior é que há milhares que gostaria de estar na minha posição porque a deles é pior! Há mais de 15 anos que estou no ensino!

Eu não pretendo prolongar este debate, já é velho e tem barbas... admito que alguns professores mais velhos tenham situações melhores, ainda assim longe dos que já se reformaram até há 5/10 anos. Mas há milhares em condições miseráveis, em condições que nunca pensei ser possível um país da UE colocar os seus professores!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: [OT] - Salários dos professores aumentaram mais do que P

por ruisebas » 13/9/2011 14:24

rmachado Escreveu:http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1185096.html

Ora aqui está uma noticia que me deixa desapontado... Não sou professor por isso não tenho problemas em falar. Mas esta noticia só vem demonstrar a mediocridade da nossa sociedade. Em vez de nos esforçarmos para conseguir demonstrar valor e tentar subir na vida, passamos a vida a queixarmo-nos dos que ganham mais. Eu sinceramente não vejo problema na riqueza dos outros, tento esforçar-me para criar a minha.

Cumps,

SO
"When all the experts and forecasts agree – something else is going to happen." - Bob Farrell’s

Registado: 6/12/2008 1:58

por rmachado » 13/9/2011 14:23

Então.. ? :)

Neste particular parece que estamos a seguir a OCDE. :)

Registado: 24/8/2004 10:42

por Quico » 13/9/2011 14:18

Here we go again!... :roll:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Google [Bot], MP65, Shimazaki_2 e 139 visitantes