Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fcaseiro » 13/9/2011 16:17

Não vejo um pais europeu onde 2, dos 3 maiores bancos estão KO; nem descidas de +54% em 6 meses de dois dos maiores bancos BCP e BPI; nem compra de 10 vezes do seu valor bolsista em divida de alto risco; Nem quase todo o plafond de financiamento gasto em empresas públicas deixando os clientes privados sem nenhum financiamento; shock: :shock: :shock: Só falta sabermos o rombo da CGD. :shock: Isto não é gestão, mas o bom manual de como levar um BANCO à falência, os seus clientes e provavelmente o país; isto não são banqueiros, mas politicos que quizeram, ganhar o mesmo que bons banqueiros ou maus banqueiros que eram politicos. quote="onekelevra"]
fcaseiro Escreveu:O comportamento similar dos Bancos significa que o BCP, BPI e Banif ontem valiam menos que o BES! :shock: :shock:
onekelevra Escreveu:
fcaseiro Escreveu:Fundo interessante! temos mais 6 meses de quedas nas bolsas, até se resolver problema Grécia e Portugal.
Neste momento não há Banca em Portugal (com excepção do BES), apenas obedeceram ao anterior governo, aceitando a nomeação de politicos sem experiencia Bancária ( ex:o Vara :shock: :shock: entre muitos outros) ou por ordens directas para administração, sem rumo definido :shock: :shock: , financiando apenas o Estado e empresas publicas, não restando crédito neste momento para os seus clientes particulares e empresas que bem precisam, mostra apenas que não tiveram orientação propria,só resta mesmo serem incorporados em outros Bancos, sem os portugueses assumirem custos brutais de uma nacionalização, e haver uma privatização imediata da CGD para acabar com esta Péssima gestão Bancária em Portugal e o compadrio das cores do cartão.
masterpro Escreveu:
Serra Lapa Escreveu:Renegate, eu não tenho qualquer posição no BCP, nem faz parte do tipo de acções que costumo negociar, mas acho que pode estar a fazer um fundo muito interessante e que os curtos nesta altura podem ficar "chamuscados"

Care to elaborate?

8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

Em post anteriores, há gráficos comparativos entre o comportamento do BCP e outros bancos. Os comportamentos são idênticos.Acho que nada têm haver com a gestão do BCP.

Até ajudo-te: Pag 319, poderás ver o bom trabalho do Seaman

Está a dizer que a tendência de descida de vários bancos europeus também está associada à sua gestão inexperiência (força politica em administrações)? :roll:[/quote]

Registado: 19/7/2011 19:36

por BearManBull » 13/9/2011 16:15

richardj Escreveu:
onekelevra Escreveu:
andre_ferreira Escreveu:
onekelevra Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Nos Estados Unidos, o último fundo foi feito com a falência da Lehman Brothers. Na Europa, será possível que o seja coma falência de alguns Bancos. É a economia de mercado na sua versão mais pura e cruel.

Um abraço,
Ulisses

É o que faz ter uma economia centrada no sistema financeiro. Não há contenção, é tudo na ganância de gerar dinheiro que nem se vê. Os recursos não são ilimitados. O pior é que tudo é cíclico...daqui uns anos teremos o mesmo cenário. Who's next??

cumps

mas não foi este sistema financeiro que permitiu à maior parte das pessoas ter um nivel de vida superior a nivel de saude e bens materiais?

infelizmente não se pode ter só o lado positivo

Mas não é altura de por a mão na cabeça e pensar. A intenção não é tornar a vida com melhor qualidade?o ter qualidade hj e amanhã... :roll: ! O mal se calhar também foi por aí, é que no sistema que temos é complicado fazer vida superior às suas posses...não há almoços de graça, alguém vai ter que pagar (que é sempre o mesmo).

talvez já estou entrar num off-topic, desculpa. Mas foi mais um desabafo

a definição de posse para um português é ter a coisa em seu nome, para um nórdico é alugar o dito. o quero dizer é que em vez de alugar casa ate aos 30 e muitos e só nos 40 e tal comprar casa (como se fazem a maioria dos nórdicos), nos achamos que podiam ser "mais ricos" e comprar casa nos 20 e tal anos...
mas afinal descobrimos que com o salário da treta não se pode comprar casa aos 20 e tal... os bancos também tem a sua culpa seria irreal a sociedade massivamente endividar-se a 20 30 anos para comprar casa e depois continuar a viver com os mesmos gastos...

a grecia pode sem duvida ser um novo lehman, alias o psi está a cotar pelos valores da altura... o maior problema já nem é a grecia é se se vai geral uma falência em cadeia, com os bancos portugueses a ganharam brutais imparidades, os bancos franceses a mesma coisa, a espanha e a italia com ainda mais dificuldade em financiar-se levando os seus bancos a comprarem a divida estatal, dando cabo dos seus balanços...
so a italia tem no espaço de um ano 300 mil milhões para pagar a credores(!)(!)(!)

Concordo plenamente! A velha maxima de "viver acima das possibilidades"... Nunca vi tantos Mercedes como em Portugal, nem na Alemanha :)

Registado: 15/2/2011 11:59

Re

por Cem pt » 13/9/2011 16:14

Caro PVG:

Obrigado pela pronta resposta.

Em relação à mesma sinceramente continuo com grandes dúvidas.

Porquê?

Pela simples razão do esclarecimento abaixo, obtido através duma sociedade gestora de um fundo de investimento de PPR.

Para evitar a publicidade vou cortar o nome da dita sociedade e deixar apenas o esclarecimento em causa:

PERGUNTA:
Se a "XXX" falir o que acontece aos meus PPR's? E se o Banco depositário falir?

RESPOSTA da "XXX":
A "XXX" é apenas uma sociedade gestora de fundos de investimento. Os PPR’s e os fundos de investimento são entidades jurídicas independentes e autónomas das entidades gestoras, têm um património segregado. Para além disso cada PPR e cada fundo de investimento é auditado externamente.

Se a "XXX" falir, o cliente pode pedir a transferência do seu PPR para outra sociedade gestora de fundos de investimento ou companhia de seguros que faça a gestão de PPR’s.

Se o banco depositário falir tem de se escolher um novo banco depositário para onde serão transferidos os títulos que constituem o património dos fundos, não sendo o fundo afectado pois os títulos continuam em carteira.

----------

Perante esta resposta, em especial no último parágrafo atrás, a gente fica sempre na dúvida a pensar se os PPR estarão seguros apesar do Banco ir para o galheiro, não é?!

Tens mais esclarecimentos concretos que clarifiquem esta situação dúbia?

Obrigado de qualquer modo.

Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por BearManBull » 13/9/2011 16:10

K. Escreveu:Ulisses,

aproveitando o teu raciocinio, e como a Grecia e o novo Lehman Brothers, o fundo deveria ser feito com a falencia da Grecia. Que te parece?

Supostamente a crise da divida ´e pior que a do Lehman Brothers e o PSI so atingiu agora o nivel de 2008, portanto, deve-se esperar pelo menos mais 15 a 20 % de perdas!
:roll:

Registado: 15/2/2011 11:59

por onekelevra » 13/9/2011 15:48

fcaseiro Escreveu:O comportamento similar dos Bancos significa que o BCP, BPI e Banif ontem valiam menos que o BES! :shock: :shock:
onekelevra Escreveu:
fcaseiro Escreveu:Fundo interessante! temos mais 6 meses de quedas nas bolsas, até se resolver problema Grécia e Portugal.
Neste momento não há Banca em Portugal (com excepção do BES), apenas obedeceram ao anterior governo, aceitando a nomeação de politicos sem experiencia Bancária ( ex:o Vara :shock: :shock: entre muitos outros) ou por ordens directas para administração, sem rumo definido :shock: :shock: , financiando apenas o Estado e empresas publicas, não restando crédito neste momento para os seus clientes particulares e empresas que bem precisam, mostra apenas que não tiveram orientação propria,só resta mesmo serem incorporados em outros Bancos, sem os portugueses assumirem custos brutais de uma nacionalização, e haver uma privatização imediata da CGD para acabar com esta Péssima gestão Bancária em Portugal e o compadrio das cores do cartão.
masterpro Escreveu:
Serra Lapa Escreveu:Renegate, eu não tenho qualquer posição no BCP, nem faz parte do tipo de acções que costumo negociar, mas acho que pode estar a fazer um fundo muito interessante e que os curtos nesta altura podem ficar "chamuscados"

Care to elaborate?

8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

Em post anteriores, há gráficos comparativos entre o comportamento do BCP e outros bancos. Os comportamentos são idênticos.Acho que nada têm haver com a gestão do BCP.

Está a dizer que a tendência de descida de vários bancos europeus também está associada à sua gestão inexperiência (força politica em administrações)? :roll:

Registado: 11/8/2011 18:50

Re: Dúvida

por pvg80713 » 13/9/2011 15:48

Cem pt Escreveu:Já agora uma pergunta de algibeira a quem souber responder:

- É sabido que em caso hipotético de falência de qualquer Banco em Portugal (não me refiro particularmente ao BCP, note-se, porque creio que a Banca em geral está toda a apanhar por tabela com esta situação na Grécia, baixa de ratings e interdição do mercado interbancário de crédito na zona Euro para os Bancos portugueses) o Estado assegura que os seus clientes possam estar cobertos ou seguros, através do FGD / Fundo de Garantia de Depósitos, até determinado valor limite por titular no que respeita aos depósitos à ordem e depósitos a prazo.

A pergunta que queria fazer era:

- O que acontece no entanto aos fundos PPR subscritos aos balcões de um Banco falido, fundos esses que têm penalidades muito elevadas em caso de resgate antecipado? Esses valores são também afectados na massa falida do Banco (o cliente perderia o direito a ser ressarcido da perda total dos PPR) ou são considerados um caso à parte uma vez que são geridos exteriormente por entidades gestoras de fundos (ex: seguradoras, nesse caso os PPR não estariam em risco d
e ser levados na onda)?

Desde já os meus agradecimentos antecipados a quem souber esclarecer.

Cem

caro Cem,
já escrevi muito sobre este assunto.

respondendo de uma forma simples clara etc...

estão lixados. esses valores foram"investidos" na compra de um activo que pertece a uma entidade externa, Seguradora.
Editado pela última vez por pvg80713 em 13/9/2011 15:49, num total de 1 vez.

Registado: 19/4/2005 11:11

Manipulação

por raugusto50 » 13/9/2011 15:46

Não costumo intervir, e sou novo nisto, mas tipo:

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=479769

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=488813

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=505637

Qual é a novidade?

E já agora, não se devia exigir a fonte das informações que se mete aqui no fórum?

O que é isto?
"BCP: Vamos assistir ao fenómeno de "short squeeze" ("aperto dos curtos"), com a pressão compradora da Marshall Wace, e a insuficiência vendedora em BCP. ..."

Quem disse isto? Qual é a fonte? Qual é a credibilidade desta informação? Só porque apetece a alguém mandar um bitaite???

Até à próxima

Registado: 29/11/2007 12:25

Dúvida

por Cem pt » 13/9/2011 15:44

Já agora uma pergunta de algibeira a quem souber responder:

- É sabido que em caso hipotético de falência de qualquer Banco em Portugal (não me refiro particularmente ao BCP, note-se, porque creio que a Banca em geral está toda a apanhar por tabela com esta situação na Grécia, baixa de ratings e interdição do mercado interbancário de crédito na zona Euro para os Bancos portugueses) o Estado assegura que os seus clientes possam estar cobertos ou seguros, através do FGD / Fundo de Garantia de Depósitos, até determinado valor limite por titular no que respeita aos depósitos à ordem e depósitos a prazo.

A pergunta que queria fazer era:

- O que acontece no entanto aos fundos PPR subscritos aos balcões de um Banco falido, fundos esses que têm penalidades muito elevadas em caso de resgate antecipado? Esses valores são também afectados na massa falida do Banco (o cliente perderia o direito a ser ressarcido da perda total dos PPR) ou são considerados um caso à parte uma vez que são geridos exteriormente por entidades gestoras de fundos (ex: seguradoras, nesse caso os PPR não estariam em risco de ser levados na onda)?

Desde já os meus agradecimentos antecipados a quem souber esclarecer.

Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

Re: Mr Pontes

por Blasar » 13/9/2011 15:42

nunesvito Escreveu:Este senhor começa a ser muito criticado no JN,há até comentários que começam a roçar o insulto.

Se calhar é por pessoas que já acreditaram nele, não?

Eu não gosto de novelas, mas admito que esta do BCP (e um pouco de toda a banca mundial) continua a manter-me fixado ao ecrã. Tenho pena é que esta, ao contrário das originais, tenha, ou possa ter, tantas consequências reais para todos nós.

Registado: 8/10/2007 9:30

por pvg80713 » 13/9/2011 15:42

bmiguelmf Escreveu:
JCS Escreveu:
bmiguelmf Escreveu:Eu não pesco nada de ações, mas surgiu-me uma questão que considero pertinente.

O que acontece a quem detem posições curtas se o BCP declarar falência?

Obrigado.

Teoricamente as accoes valeriam zero pelo que os curtos ganhariam 100% do montante exposto no curto.

JCS

Obrigado

mas porque é que o BCP ia declara falência ?

por bmiguelmf » 13/9/2011 15:38

JCS Escreveu:
bmiguelmf Escreveu:Eu não pesco nada de ações, mas surgiu-me uma questão que considero pertinente.

Obrigado.

Teoricamente as accoes valeriam zero pelo que os curtos ganhariam 100% do montante exposto no curto.

JCS

Obrigado

Registado: 16/11/2004 22:07

por fcaseiro » 13/9/2011 15:36

O comportamento similar dos Bancos significa que o BCP, BPI e Banif ontem valiam menos que o BES! :shock: :shock:
onekelevra Escreveu:
masterpro Escreveu:

Care to elaborate?

8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

por JCS » 13/9/2011 15:31

Obrigado.

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

Mr Pontes

por nunesvito » 13/9/2011 15:29

Este senhor começa a ser muito criticado no JN,há até comentários que começam a roçar o insulto.

Registado: 9/8/2011 16:30

por nunesvito » 13/9/2011 15:27

Renegade Escreveu:OK, O Mr.Pontes acabou de chamar a atenção para a proximidade de um fenómeno "short squeeze":

"BCP: Vamos assistir ao fenómeno de "short squeeze" ("aperto dos curtos"), com a pressão compradora da Marshall Wace, e a insuficiência vendedora em BCP.
Preparem-se, e estejam atentos, estão criadas as condições para assistirmos ao fenómeno de "short squeeze", ou "aperto dos curtos", pois targets do BCP estão substancialmente mais altos que a cotação actual, e Marshall Wace vai ter de recomprar as cerca de 36 milhões de acções do BCP em que ficou curta, ainda mais de forma isolada.
O Mr Pontes está a ser muito criticado lá no Jornal onde ele dá as suas opiniões. Já começa a roçar o insulto.
Preparem-se, é um dos fenómenos mais interessantes em Bolsa. "

Será uma boa altura para entrar e ganhar uns trocos?

Registado: 9/8/2011 16:30

por onekelevra » 13/9/2011 15:27

masterpro Escreveu:

Care to elaborate?

8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

por bmiguelmf » 13/9/2011 15:26

Eu não pesco nada de ações, mas surgiu-me uma questão que considero pertinente.

Obrigado.

Registado: 16/11/2004 22:07

por onekelevra » 13/9/2011 15:15

Serra Lapa Escreveu:A acção está sobrevendida, mesmo no cenário mais pessimista de pré-falência que acontecerá à maior parte dos activos portugueses, se isso se verificar?
Para quem fizer day-trade ou em muito curto prazo poderá haver algum risco, mas a longo prazo não acredito.
Futurologia? O que é o investimento na Bolsa senão acreditarmos em movimentos futuros?

P.S.: Ao contrário de muitas opiniões que têm interesse no título, não tenho qualquer posição.

Acho que o termo futurologia aí é tentar crer que tudo vai mudar, apesar de tudo indicar o contrário(a isso chamo bitaites).
mas concordo quando dizes "O que é o investimento na Bolsa senão acreditarmos em movimentos futuros".
Pelo cenário que temos, só haverá novos comportamentos, após a avaliação da troika aos bancos...até lá...creio na mesma tendência pois nada indica o contrário.

por fcaseiro » 13/9/2011 15:12

Fundo interessante! temos mais 6 meses de quedas nas bolsas, até se resolver problema Grécia e Portugal.
masterpro Escreveu:

Care to elaborate?

8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

por onekelevra » 13/9/2011 15:10

pvg80713 Escreveu:
onekelevra Escreveu:o BCP já está a fazer um fundo interessante já há meses 8-) ! o importante é saber quando é que ele acaba :twisted:

o meu BCP está em queda livre !

Sei que o pára-quedas funciona, agora quando é que vai ser utilizado... :mrgreen:

por SERRA LAPA » 13/9/2011 15:09

A acção está sobrevendida, mesmo no cenário mais pessimista de pré-falência que acontecerá à maior parte dos activos portugueses, se isso se verificar?
Para quem fizer day-trade ou em muito curto prazo poderá haver algum risco, mas a longo prazo não acredito.
Futurologia? O que é o investimento na Bolsa senão acreditarmos em movimentos futuros?

P.S.: Ao contrário de muitas opiniões que têm interesse no título, não tenho qualquer posição.
Editado pela última vez por SERRA LAPA em 13/9/2011 15:10, num total de 2 vezes.

Registado: 17/3/2008 4:57

por pvg80713 » 13/9/2011 15:03

onekelevra Escreveu:o BCP já está a fazer um fundo interessante já há meses 8-) ! o importante é saber quando é que ele acaba :twisted:

o meu BCP está em queda livre !

por Renegade » 13/9/2011 15:02

balta Escreveu:Simples devaneios que não aconselho muito a meditar, não vá alguém influenciável e fazer asneira (como eu já fiz)
Tenho BCP, (mas não me sinto confortável com isso).

Join the club! Entrei muito recentemente e, claro, estou negativo :roll:

Registado: 12/9/2011 14:15

por onekelevra » 13/9/2011 15:00

o BCP já está a fazer um fundo interessante já há meses 8-) ! o importante é saber quando é que ele acaba :twisted:

por balta » 13/9/2011 15:00

Será que passa a verde? O BCP pode ser uma boa oportunidade de concentração na Banca? Quem são os possíveis interessados nisto? (para além claro do que lá estão entalados)? O BES será que pode vir a tentar algo?
Simples devaneios que não aconselho muito a meditar, não vá alguém influenciável e fazer asneira (como eu já fiz)
Tenho BCP, (mas não me sinto confortável com isso).

Registado: 6/4/2005 10:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google [Bot], Opcard33, Phil2014, trilhos2006 e 228 visitantes