Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Trend following: discussão de sistemas de trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JCS » 8/9/2011 22:58

Deixo aqui a actualização de Setembro. Muita volatilidade nos metais. Como o Quico referiu há que aguentar com os drawdowns (acontecem e frequentemente - como o de ontem por exemplo - ).

+11,38% desde o mês de Maio mas ainda falta muito mês...

Cumprimentos

JCS
Anexos
Portfolio_9Setembro2011.png
Portfolio_9Setembro2011.png (4.14 KiB) Visualizado 7863 vezes
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por VirtuaGod » 8/9/2011 16:14

AutoMech Escreveu:Eu gostei bastante do Way of the Turtle. Como li esse antes do Trend Following, já não achei que este ultimo tivesse muitas novidades

Acho que não foi devido à ordem que leste. Eu li na ordem inversa e fiquei na mesma :shock:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Automech » 8/9/2011 15:45

Eu gostei bastante do Way of the Turtle. Como li esse antes do Trend Following, já não achei que este ultimo tivesse muitas novidades (e por isso, diga-se, nem o cheguei a ler todo mas apenas as partes que me interessavam).

Onde eu penso que falham os dois é na técnica de piramidar posições (não tanto em definir novos pontos de entrada, mas mais na abordagem ao money management), algo essencial ao trend following.

O Complete Turtle Trader não li.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Pickbull » 8/9/2011 14:21

VirtuaGod Escreveu:
Pickbull Escreveu:1 voto a favor e 1 voto contra.

Podes aceitar o meu contra?? Sou da opinião do Quico, quer este não ser nada de especial quer aqueles que ele recomenda serem melhores! :roll:

Opiniões são sempre bem vindas. :)

De qualquer forma já comprei os 3 livros na FNAC dos pobres. :pray:
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por VirtuaGod » 8/9/2011 14:18

Pickbull Escreveu:1 voto a favor e 1 voto contra.

Podes aceitar o meu contra?? Sou da opinião do Quico, quer este não ser nada de especial quer aqueles que ele recomenda serem melhores! :roll:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Pickbull » 8/9/2011 13:50

1 voto a favor e 1 voto contra.

Vcs são f.. lixados. :twisted:

Vou ver se encontro isso em pdf para ver melhor se vale a pena ou não.

Obrigado pelas vossas opiniões.

por JCS » 8/9/2011 12:54

Eu aconselho vivamente esse que o Quico postou a capa. Dá um insight brutal do que é o trend following e a abordagem psicológica que se deve ter quando se adopta esta filosofia de investimento. Aconselho mesmo e acho que deve ser o primeiro a ler-se.

O little book of Trading já o li e fala do trend following na mesma mas com entrevistas sobre varios trend followers e o Trading visto por eles. Gostei.

Quico realmente aquele cavalo indomável :) foi bem escolhido para retratar o que é o Trading e o trend following. Temos de nos agarrar bem às crinas do bicho e são mais as vezes que o animal nos manda abaixou que outra coisa :)

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

por Quico » 8/9/2011 12:34

Não o recomendo particularmente. É livro destinado sobretudo a "doutrinar" e a motivar as hostes.
Penso que o "Way of the Turtle" ou o "The Complete TurtleTrader" podem ser melhores. (...ou podes sempre encontrar umas versões em pdf "por aí" :mrgreen: , para decidir antes de comprar).

Estou curioso por dar uma olhada a este que acabou de sair: "The Little Book of Trading" mas desconfio que poderá ser mais do mesmo (Covel).
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Pickbull » 8/9/2011 12:19

Quico Escreveu:
Quico Escreveu:No meu caso, o facto de ter estado curto em acções (e, logicamente, sujeito a forte volatilidade), acabou por baixar um bocado a rentabilidade deste mês relativamente aos 16% que chegou a ter.
Mas isto é mesmo assim... :roll:

A propósito de volatilidade (quando se está do lado "curto" em acções): estive a fazer um apanhado da variação da minha carteira desde o final de Julho.

Dá para perceber o porquê desta capa... :mrgreen:

Imagem

(Ainda assim, o pior "drawdown" foi só de 8,7%.)

Quico, recomendas esse livro?

Já estive para o comprar várias vezes mas o trend-following acaba por ser tão simples que acho sempre que me vou arrepender ao comprar esse (ou outro) livro do género.

por Quico » 8/9/2011 8:30

Certo!
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

por Automech » 8/9/2011 1:20

Vocês nas rentabilidades incluem a variação total da conta, incluindo o cash, certo ? Ou seja, se num dado período estiveram 50% líquidos (em média) e tiverem uma rentabilidade de 8%, isso significa que nos negócios que fizeram a rentabilidade foi de 16%, certo ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Quico » 8/9/2011 0:00

Quico Escreveu:No meu caso, o facto de ter estado curto em acções (e, logicamente, sujeito a forte volatilidade), acabou por baixar um bocado a rentabilidade deste mês relativamente aos 16% que chegou a ter.
Mas isto é mesmo assim... :roll:

A propósito de volatilidade (quando se está do lado "curto" em acções): estive a fazer um apanhado da variação da minha carteira desde o final de Julho.

Dá para perceber o porquê desta capa... :mrgreen:

Imagem

(Ainda assim, o pior "drawdown" foi só de 8,7%.)
Anexos
graf.png
graf.png (52.22 KiB) Visualizado 8513 vezes
carteira 07set2011.png
carteira 07set2011.png (16.1 KiB) Visualizado 8506 vezes

por Pickbull » 5/9/2011 21:09

JCS Escreveu:Hoje só negociaram dois titulos da minha carteira (BCP -4,80% e Christian Dior -3,25%) uma vez que todos os outros pertencem ao mercado americano. A carteira está com +6,00% este mês e com +12,50% desde Maio 2011. Ainda falta muito para o fim do mês e ainda muita coisa pode mudar...

Cumprimentos

JCS

No meu caso só me negociaram curtos no dia de hoje (em que inclusivamente abri 2 novas posições curtas) o que acaba por sobreavaliar a rentabilidade de hoje uma vez que tenho alguns longos (que não ouro/prata) nos states que, ainda, não desceram.

por JCS » 5/9/2011 20:31

AxeRiver Escreveu:Estás curto nos 2, certo?

Sim.
"Every trade is a test"

por AxeRiver » 5/9/2011 20:27

Estás curto nos 2, certo?
"You want to know a little about a lot"

Registado: 17/8/2009 18:36

por JCS » 5/9/2011 20:16

Hoje só negociaram dois titulos da minha carteira (BCP -4,80% e Christian Dior -3,25%) uma vez que todos os outros pertencem ao mercado americano. A carteira está com +6,00% este mês e com +12,50% desde Maio 2011. Ainda falta muito para o fim do mês e ainda muita coisa pode mudar...

Cumprimentos

JCS
Anexos
Portfolio_5Setembro2011.png
Portfolio_5Setembro2011.png (4.07 KiB) Visualizado 8634 vezes
"Every trade is a test"

por JCS » 5/9/2011 10:56

Sim concordo. As próprias regras dos fundos podem limitar fortemente a performance, juntando a isso também componente humana do gestor do fundo...

JCS
"Every trade is a test"

por Quico » 5/9/2011 10:50

JCS Escreveu:Quico, afinal nem nos portámos mal. :mrgreen:

Pois não. Mas a comparação é injusta.
Há que ver que (penso eu) não se estão a referir a "hedge funds"; apenas a fundos de acções. A maior parte deles fazem o que as pessoas esperam que façam: sigam valorizações em linha com as dos índices (uns melhor, outros pior, conforme as características de cada um). Há fundos (e não estou a falar de ETFs) que se limitam a compor uma carteira baseada na composição dos próprios índices, mas com um peso maior ou menor deste ou daquele sector, um bocado "ao sentimento" do gestor. Não os estou a ver a fazer "short selling", por exemplo; ou a diversificar para commodities, metais e outras coisas (até porque cada um terá regras restritas de funcionamento).

Mas posso estar enganado. Se alguém souber mais acerca disto que me corrija.

Já agora, aqui fica a situação da minha neste momento. As quedas do final da semana passada e de hoje estão a repor as perdas do final de Agosto.
Anexos
Screen shot 2011-09-05 at 10.47.03.png
Screen shot 2011-09-05 at 10.47.03.png (17.14 KiB) Visualizado 8710 vezes

por JCS » 5/9/2011 8:16

Jornal de Negócios Escreveu:Agosto foi "negro" para os fundos
05 Setembro 2011 | 00:01
Patrícia  Abreu - pabreu@negocios.pt

Agosto foi o pior mês da bolsa nacional desde Novembro de 2010 e os fundos de acções nacionais não escaparam a este desempenho negativo, com uma perda média de 9%.

Quico, afinal nem nos portámos mal. :mrgreen:
"Every trade is a test"

por JCS » 4/9/2011 0:00

Sim, nem sempre é certo. Só que de vez em quando vai acertar em enormes tendências que originam enormes ganhos que compensam todas essas perdas (que se querem o mais pequenas possível). O que interessa é ser fiel ao método e aceitar que as perdas fazem parte do negócio. E ter a disciplina de cegamente seguir os sinais No matter what. Persistência e controlo de risco para que as perdas sejam pequenas e conhecidas antes de investir.

JCS
"Every trade is a test"

por EuroVerde » 3/9/2011 18:32

Quico Escreveu:
P.S - Voltando ao S&P500 e o canal Donchian de 20 dias. Se tiveram pachorra para ler o artigo do cem neste tópico há uma ou duas páginas atrás, podem verificar que estamos num momento em que, pelo facto de se ter aproximado do stop (canal superior), criou-se uma boa oportunidade de reforço da eventual posição curta previamente aberta; no meu caso, e pelo que expliquei acima, limitei-me a reabrir... :mrgreen:
(critério: quebra de mínimos dos 3 dias anteriores)

Quico, no caso dia 1 de Setembro o Sp500 atingiu o máximo dos ultimos 20 dias, sinal de compra.

Transacionar com base no canal Donchian ou Bollinger não é sempre uma coisa certa. Há momentos em que ao aingir a linha superior, convem entrar curto e outros reforçar longos. E vice-versa para a linha inferior para entradas curtas.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Quico » 3/9/2011 17:31

Olá, cem!

O VirtuaGod respondeu por mim. Claro que o sistema dos turtles é um bocado mais elaborado, mas na minha obsessão por manter as coisas "simple and stupid", "limpei" as restantes regras só para mostrar que mesmo uma formulação completamente simplória é rentável desde que se mantenha alguma consistência.

Por exemplo: poderia adoptar um medidor da volatilidade do estilo ATR (como os turtles e tu próprio gostas) para posicionar o stop das posições abertas. Mas vejamos: a abertura do canal de Donchian (ou price channel) traduz de alguma forma a volatilidade da cotação; como observou o AutoMech, ele vai estreitando com a diminuição da volatilidade (e abrindo, na situação inversa). Por isso, parece-me bem usar um canal desses (o original - que dá origem à abertura da posição - ou um outro) como guia para o posicionamento dos stops.

Enfim! Tudo isto para dizer que o importante é criar um sistema que esteja ancorado ou "emoldurado" num sub-sistema simples que permita capturar bem a tendência. Eu usos estes canais. Podiam ser médias móveis, mas tenho um embirranço antigo com elas... Que é que querem?! :roll:

Abraço.

Re: Re

por VirtuaGod » 3/9/2011 15:14

Cem pt Escreveu:Aproveito para colocar uma questão ao Kiko: tens consciência que essa regra do envelope de breakout das 20 sessões não é nem mais nem menos que a base do sistema de trading mais famoso da história, ou seja, da autoria do Richard Dennis o super-conhecido "Turtle System"?

Não sou o Kiko mas acho que sei a resposta. Tendo em consideração que ele colocou o PDF com as regras do Turtle System estou convencido que ele sabe sim :wink:

Aproveito para fazer update à minha rentabilidade: 21.7% YTD; 5.35% August

Esta semana o sistema deve sair do SPX, e com força (sinal que vai demorar um pouco a entrar longo de novo mesmo que o SPX comece a subir; o sistema não entra com posições curtas excepto no euro (longa usd))

Re

por Cem pt » 3/9/2011 14:26

Eheheh!

:)

Vocês são uns brincalhões quando se referem à extensão dos meus posts...

Aproveito para colocar uma questão ao Kiko: tens consciência que essa regra do envelope de breakout das 20 sessões não é nem mais nem menos que a base do sistema de trading mais famoso da história, ou seja, da autoria do Richard Dennis o super-conhecido "Turtle System"?

Abraços.

Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por Quico » 3/9/2011 11:05

AutoMech Escreveu:Quico, pelo texto dá-me a sensação que discriccionário no momento dos breakouts, certo ? Se sim, que critérios usas ?

Pergunto isto porque a maior chatice dos canais (e isso vê-se bem no BCP em 2010) é quando os canais apertam em 2 ou 3 dias apenas porque caíram valores de há 20, 19 ou 18 dias atrás. Ou seja, as cotações de hoje até podem ser basicamente iguais às de ontem e dar-se um breakout simplesmente porque o canal estreitou. Ou dito de outra forma, ontem a cotação estava dentro do canal e hoje, com preços semelhantes, já está fora do canal.

Caro AutoMech:

Vou dizer o óbvio, que já deves estar farto de ouvir: não há sistema imune a falsos sinais.

Mas indo à questão que colocas:
- a ideia deste tipo de sistemas é "ir a todas", acumulando pequenas perdas - que às vezes até podem ir crescendo bastante - até apanhar um "homerun" (como diz o outro...). Nestes sistemas de trend following é importante ser-se consistente.

- A "desvantagem" que descreves, é também uma vantagem: quando estás numa posição e ela não vai a lado nenhum, o stop vai "apertando o cerco" à posição de forma a ir diminuindo o risco inicial. Se a posição se fecha, a perda causa-te pouca mossa; mas a posição pode também entretanto ganhar "momentum" (quantidade de movimento em português :mrgreen: ); tens aí uma boa oportunidade de aumentar a posição mantendo o risco. Ou, ainda melhor, abrires uma pequena posição que pode ir crescendo à medida que ganhas confiança nela (ou porque cresce com força e fecha sempre fora do canal, ou porque começa a acumular (tipo bandeira ou cunha ascendente) junto ao ponto de entrada à medida que o stop se aproxima).

- Há também outra questão importante: os 20 dias são um valor que resultou de back tests. Acredito que cada activo tem o seu "bio-ritmo", o seu "respirar". O processo de optimização dos "back tests" visa apanhar esse "bio-ritmo" de forma a minorar esses "falsos sinais". Daí usar valores diferentes no DAX30 (20 dias) ou no BCP (16 dias).

Mas, a coisa não termina aqui: gostava de em breve poder divagar sobre formas de filtrar essas falsas entradas (já dei umas pistas com aquela cena dos 3 dias no S&P500). Mas agora vou ter que ficar por aqui, que a patroa está a chamar...

Abraço.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Bing [Bot], niceboy, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 100 visitantes