Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 21/9/2011 22:59

Pickbull Escreveu:Qdo mudam o preço à 2ª feira baseiam-se em que cotação? Na da semana anterior ou na outra antes?

Eu não conheço o procedimento interno das petrolíferas portanto só posso comentar em termos de análise empírica do comportamento dos preços.

E com base nessa análise diria que o time-frame efectivo do atraso na correspondência dos preços não é exactamente de uma semana mas em média ligeiramente mais do que isso (portanto, nesse sentido diria que não reflectem meramente - ou exactamente - a cotação dos combustíveis na semana anterior).

Quando os preços são ajustados (seja em que dia da semana for) eu suponho que eles reflectem essencialmente o valor da semana anterior mas que podem ser parcialmente afectados por outros dados que não são identificáveis numa análise empírica (pode ser os dias em que a petrolífera fez compras, ter que ver com stocks, com o procedimento nos preços em semanas anteriores a essa, enfim, uma série de coisas que não tenho como saber).

Por exemplo: poderá ocorrer que se numa semana subam mais tarde ou não reflictam a subida por inteiro, na outra semana possam subir mais cedo para compensar. Mas sublinho que isto é uma mera suposição e não constitui de forma nenhuma informação segura.

Já agora aproveito para salientar que este gráfico actual compara o preço do brent em euros dado que já não disponho dos preços da gasolina e gasóleo no mercado amsterdão-roterdão-antuérpia que era a melhor referência que havia.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 21/9/2011 23:23, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Pickbull » 21/9/2011 22:43

Qdo mudam o preço à 2ª feira baseiam-se em que cotação? Na da semana anterior ou na outra antes?
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por MarcoAntonio » 21/9/2011 22:16

Actualização desta semana que está a ser marcada por uma divergência dos preços entre a gasolina e o gasóleo: a gasolina baixou enquanto o gasóleo subiu ligeiramente.
Anexos
comb2011i.PNG
comb2011i.PNG (41.88 KiB) Visualizado 9323 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Automech » 18/9/2011 19:27

Porquê a preferência pela BP Mares ? O desconto é superior ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Mares » 18/9/2011 14:29

Elias Escreveu:Aqui fica uma compilação de promoções em vigor que dão descontos em combustíveis (o texto já tem dois meses mas penso que a maioria das promoções se mantém válida).

Dez promoções nos combustíveis

5. BP/Lidl
Por cada 20 euros de compras no Lidl, recebe-se um vale de desconto de 6 cêntimos por litro que pode ser utilizado em abastecimentos superiores a 20 litros.

http://combustiveis-pt.blogs.sapo.pt/37763.html

Tenho optado pela opção 5, por alguns produtos no Lidl, mas principalmente por dar desconto na BP.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por Elias » 18/9/2011 13:56

Aqui fica uma compilação de promoções em vigor que dão descontos em combustíveis (o texto já tem dois meses mas penso que a maioria das promoções se mantém válida).

Dez promoções nos combustíveis

Encha sempre o depósito. Além das várias vantagens técnicas que essa opção tem, permite sempre usufruir do preço mais conveniente durante o máximo possível de quilómetros.

1. Low-cost
Escolha um posto “low-cost”. Os combustíveis com aditivos poderão ter vantagens para o motor do seu carro. Mas ainda ninguém conseguiu quantifica-las. Isto quer dizer que é impossível dizer que vale a pena usar os mais caros. Assim sendo, a oferta dos postos “low-cost “, em média 10 cêntimos mais barata, é imbatível. Caso prefira utilizar combustíveis “de marca”, as presentes no mercado nacional têm várias ofertas, que permitem baixar um pouco a factura.

2. BP/ACP
Os sócios do ACP têm um desconto de 6 cêntimos por litro, sem limite de abastecimento e nos postos aderentes. Ao dia 9 de cada mês podem acumular com o desconto da BP e chegar aos 9 cêntimos. Se o posto tiver uma promoção de 6 cêntimos poderão chegar aos 15, o que se torna o segundo maior desconto possível, depois do da Galp aos domingos (ver opção número 3).

3. Galp/Promoção no 3.º domingo
Para obter 11 cêntimos por litro de combustível da Galp terá de abastecer o veículo no terceiro domingo de cada mês. Nesse dia, e nos postos aderentes. Pode acumular os 6 cêntimos de desconto no posto com os 5 que obtém em talão por fazer compras superiores a 30 euros no Continente. Por cada litro que abasteça, recebe um vale de 6 cêntimos, que podem ser descontados em cada euro de compras no Continente, chegando assim a um desconto indirecto de 16 cêntimos por litro. Os 5 cêntimos por litro são válidos durante todo o mês.

4. CEPSA/El Corte Ingles
Por cada 25 euros em compras nas lojas do El Corte Ingles recebe-se um cartão de desconto de 6% nos combustíveis da CEPSA, válido para abastecimentos até 25 litros.

5. BP/Lidl
Por cada 20 euros de compras no Lidl, recebe-se um vale de desconto de 6 cêntimos por litro que pode ser utilizado em abastecimentos superiores a 20 litros.

6. CEPSA/Cartão de fidelização
É possível obter um desconto de um euro em combustíveis da CEPSA mediante a entrega de mil pontos no cartão da própria gasolineira. Para obter os pontos, é preciso abastecer na gasolineira e somar, em média, 6 por cada litro.

7. Repsol/Montepio
Os associados do Montepio Geral têm um desconto de 6 cêntimos por litro.

8. Repsol/AXA
Os clientes AXA, que tenham o cartão Clube AXA, obtêm um desconto de 6 cêntimos por litro.

9. Repsol/SLB e FC Porto
Os sócios do Benfica e do FC do Porto têm 6 cêntimos por litros de desconto nos postos Repsol.

10. Galp/Cartão MyZon Card
Os clientes da Zon, com o MyZon Card, têm um desconto de 6 cêntimos por litro (máximo de 25 litros).

http://combustiveis-pt.blogs.sapo.pt/37763.html

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 13/9/2011 0:58

Actualização à entrada de mais uma semana...

Suponho que ainda deverão subir mais qq coisa no decurso desta semana, de sublinhar a correcção dos preços em alta em grande medida pela quebra abrupta do EURO face ao Dolar no final da semana passada.
Anexos
comb2011h.PNG
comb2011h.PNG (41.61 KiB) Visualizado 11091 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 7/9/2011 1:22

Elias Escreveu:É engraçado que se continuam a ouvir comentários na TV do tipo "os combustíveis só sobem e não descem".

Acho que neste caso a memória em vez de ser de 6 meses é de 6 dias :lol:

Mais engraçado ainda é o facto do assunto ter andado meio adormecido. E volta à ordem do dia quando está a acontecer isto:
Anexos
comb2011g-b.PNG
comb2011g-b.PNG (42.99 KiB) Visualizado 11146 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 7/9/2011 1:13

É engraçado que se continuam a ouvir comentários na TV do tipo "os combustíveis só sobem e não descem".

Acho que neste caso a memória em vez de ser de 6 meses é de 6 dias :lol:

por MarcoAntonio » 7/9/2011 0:25

O update desta semana, que é particularmente interessante por os preços estarem de volta a níveis em que já se encontraram, por duas vezes, no passado recente (há 4 semanas atrás e finais de Maio).
Anexos
comb2011g.PNG
comb2011g.PNG (41.38 KiB) Visualizado 11169 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 2/9/2011 23:03

Elias Escreveu:Talvez, embora eu note que muitas pessoas apenas pagam o combustível e nada mais. Pode haver aqui um factor de habituação / inércia, que nem sequer leva as pessoas a procurar outras opções. É naquele posto porque sempre foi naquele, porque é o que está mais perto de casa.

As pessoas nem sempre sabem o que vão fazer ou do que vão precisar...

Estar lá disponível é desde logo uma vantagem, mesmo que só o utilizem uma pequena parte das vezes sendo que à priori as pessoas não sabem em exacto quando o vão fazer, nem sempre... nem sempre a malta sai de casa e vai abastecer já prevendo que vai tomar um café também naquele sítio... ou que vai ter sede... ou que vai estar lá um jornal desportivo com uma parangona da última transferência...

Às vezes sim, outras vezes só decidem lá!

Naturalmente, há um fenómeno de fidelização sim.

Mas a fidelização é uma consequência e não a causa: as pessoas não se fidelização a uma coisa só porque sim, qual obra do acaso...

É na verdade uma das grandes preocupações das (grandes) empresas desenvolverem o tal "whole product" por forma a fomentar a fidelização!
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 2/9/2011 22:51

MarcoAntonio Escreveu:Exacto: os postos viraram-se para o consumidor e disseram "agora o nosso serviço não é meter o combustível no depósito, o nosso serviço é disponibilizar o combustível para ser colocado no depósito, processar o seu pagamento e prestar outros serviços como vender cafés, revistas, tabaco, etc". E (em média) ter um horário mais alargado. E etc...

Na fase de transição (em que existiam os dois tipos de postos... e ainda agora existem) as pessoas mostraram como aderiam a cada um dos modelos.

O modelo self-service é claramente ganhador. É para mim evidente que a generalidade das pessoas não acha que esteja a ganhar alguma coisa ficando sentado no carro à espera que o homem da bomba venha meter gasolina e valoriza muito mais ter alguém que lhe sirva um café e lhe venda uma revista ou uma garrafa de água... e que já agora, esteja ali de madrugada também!

De acordo.

Mas confesso que é especialmente irritante, pelo menos para mim, eu ir a um desses postos e quando vou à caixa para pagar tenho de esperar um bocado porque o único funcionário de serviço foi tirar um cafezinho para outro cliente.

MarcoAntonio Escreveu:Como disse, são as pessoas que mostram se valorizam esse serviço ou não...

Eu vejo montes de pessoas paradas nas lojas/snacks dos postos e a usar os serviços de lá.

os quais, diga-se de passagem, nem sequer são baratos.
Mas isso agora não interessa nada. O que interessa é que a gasolina está cara. 8-)

MarcoAntonio Escreveu:É por isso que há malta a barafustar pelos preços mas depois vai-se a ver, não vai abastecer ao intermarché... vai à BP.

Porquê?

Pelo "whole product": porque lá tem um snack, tem um atendimento diferente, tem outra localização, etc, etc...

E no final, vence o "whole product" melhor, mais adaptado ou que melhor preenche as necessidades do consumidor.

Talvez, embora eu note que muitas pessoas apenas pagam o combustível e nada mais. Pode haver aqui um factor de habituação / inércia, que nem sequer leva as pessoas a procurar outras opções. É naquele posto porque sempre foi naquele, porque é o que está mais perto de casa.

MarcoAntonio Escreveu:Voilá!

Obviamente os outros clientes não têm (em média) as mesmas prioridades que tu tens...

Touché :wink:

por MarcoAntonio » 2/9/2011 22:34

Elias Escreveu:
Basicamente o que esses postos fizeram foi transferir o "trabalho" de ababstecer para o utilizador.

Exacto: os postos viraram-se para o consumidor e disseram "agora o nosso serviço não é meter o combustível no depósito, o nosso serviço é disponibilizar o combustível para ser colocado no depósito, processar o seu pagamento e prestar outros serviços como vender cafés, revistas, tabaco, etc". E (em média) ter um horário mais alargado. E etc...

Na fase de transição (em que existiam os dois tipos de postos... e ainda agora existem) as pessoas mostraram como aderiam a cada um dos modelos.

O modelo self-service é claramente ganhador. É para mim evidente que a generalidade das pessoas não acha que esteja a ganhar alguma coisa ficando sentado no carro à espera que o homem da bomba venha meter gasolina e valoriza muito mais ter alguém que lhe sirva um café e lhe venda uma revista ou uma garrafa de água... e que já agora, esteja ali de madrugada também!

Antigamente, para alguém obter esse serviço... ia a um posto e depois do posto ia a um café ou a um snack.

As pessoas, como disse atrás, na fase de transição mostraram qual era o tipo/modelo de conforto que queriam... porque ambas apresentam diferentes modelos de conforto.

Elias Escreveu:
Aliás, o mesmo que aconteceu noutros sectores (transportes públicos, por exemplo, onde dantes alguém vendia o bilhete e agora o utilizador vai à máquina).

Não é o mesmo porque o condutor não serve cafés nem vende revistas. O modelo de self-service surge em paralelo com uma mudança de modelo de negócio em que o serviço é alargado e em que não são realmente eliminados postos de trabalho. Foi precisamente o que estive a explicar atrás: os funcionários mudaram de sítio e estão lá na mesma mas basicamente a fazer outras coisas.

No caso dos transportes, a situação é mais simples: o que muda é a tecnologia, nomeadamente a venda de bilhetes avulsos no próprio meio de transporte (que cai e nalguns casos até desaparece) e a sofistificação dos passes. Antigamente tinhamos um cobrador que andava de lugar em lugar a vender bilhetes e a picar passes (até os passes eram picados, tinham uma casinha para tal... e depois ainda havia o fiscal que aparecia ocasionalmente para conferir e caçar batoteiros). Hoje praticamente tudo isso é desnecessário embora, na nova adaptação, mesmo com a simplificação a eliminação do posto possa ter degradado muito ligeiramente o serviço (o que nem isso para mim é claro que tenha ocorrido).

Elias Escreveu:
Na África do Sul têm dois tipos no abastecimento: um que abastece e outro que limpa o vidro (gratuitamente) a quem está à espera enquanto lhe abastecem o carro.

É outro modelo...

Talvez lá as pessoas considerem esse trabalho importante e o valorizem (podem haver razões locais específicas para isso... estou a pensar em coisas como humidade do ar, poeira no ar, etc). Ou eventualmente é meramente cultural e as pessoas nem sequer valorizam tanto quanto isso (isto é, se o serviço desaparecer, a seu tempo as pessoas não sentem a sua falta). Provavelmente, é um misto das duas coisas!

Elias Escreveu:
Por outro lado, é questionável que os tipos que estão dentro da loja estejam a fazer alguma coisa de útil.

Como disse, são as pessoas que mostram se valorizam esse serviço ou não...

Eu vejo montes de pessoas paradas nas lojas/snacks dos postos e a usar os serviços de lá.

Elias Escreveu:
Na verdade eles são totalmente desnecessários. Na Suíça existem bombas sem pessoal onde o abastecimento é self-service e o pagamento é a cartão (em Portugal alguns postos fazem isso durante a noite).

Isto também já existe cá. São as pessoas que mostrarão se dispensam a loja e preferem pagar no automático e andar (e depois ir a um café ou a um kiosk?) ou preferem ir à loja pagar e pelo meio comprar um maço de tabaco, comprar uma garrafa de água, tomar um café expresso, comprar um chocolate em barra, whatever (claro que só fazem às vezes, o que interessa é que o serviço esteja lá e o serviço esteja disponível).

Em marketing há um nome para isto, é o "whole product": as pessoas decidem em função do "whole product" e nas características do "whole product" que o fazem decidir podem estar características que valorizam mesmo que não usem sempre e características que não apreciam, mas que no final na soma total do producto não a fazem afastar do producto.

É por isso que há malta a barafustar pelos preços mas depois vai-se a ver, não vai abastecer ao intermarché... vai à BP.

Porquê?

Pelo "whole product": porque lá tem um snack, tem um atendimento diferente, tem outra localização, etc, etc...

E no final, vence o "whole product" melhor, mais adaptado ou que melhor preenche as necessidades do consumidor.

E foi neste sentido que eu falei em necessário e nesta medida não considero de todo desnecessários os funcionários que estão na loja: o mercado mostra a sua necessidade e a desnecessidade dos que abastecem os depósitos.

Isto já estava tudo no meu post anterior mas provavelmente agora ficou mais claro...

Francamente, acho isto totalmente evidente e acho que é o género de coisa que depois de se pensar duas vezes faz todo o sentido (no fundo descobrimos que sempre o soubemos pois no fundo todo o consumidor já sabe isto que eu estou a dizer).

Elias Escreveu:
Olha, aqui em Loures há um posto desses à antiga e do outro lado da rua há um posto "moderno". O posto moderno tem sempre muita gente, o posto antigo nem por isso (ambos são da GALP, por isso não é uma questão de marca). Eu sempre que lá vou abasteço no antigo. Pelo mesmo preço tenho quem me faça o serviço, há menos fila, ajudo a manter um posto de trabalho e não fico com as mãos a cheirar a gasolina.

Voilá!

Obviamente os outros clientes não têm (em média) as mesmas prioridades que tu tens...
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 2/9/2011 22:03

Marco há aqui vários aspectos a considerar:

MarcoAntonio Escreveu:Ora, o modelo mudou: as bombas self-service também empregam "uma série de malta". Essa "série de malta" não está a fazer o mesmo: tomou o lugar dos que antes abasteciam o depósito e estão a fazer algo que é agora mais necessário ou útil, estão basicamente a operar os postos de venda (a caixa e o pos atm, a prestar outros serviços associados tipo kiosk/snack, etc).

Basicamente o que esses postos fizeram foi transferir o "trabalho" de ababstecer para o utilizador.

Aliás, o mesmo que aconteceu noutros sectores (transportes públicos, por exemplo, onde dantes alguém vendia o bilhete e agora o utilizador vai à máquina).

MarcoAntonio Escreveu:É mais interessante para os utentes e para as empresas, dado o novo perfil de consumo e a nova tecnologia, que os funcionários estejam aí a operar nessa prestação de serviço do que noutra (do passado) onde não estão a fazer praticamente nada de útil...

É discutível que um funcionário a abastecer seja algo de inútil.

Na África do Sul têm dois tipos no abastecimento: um que abastece e outro que limpa o vidro (gratuitamente) a quem está à espera enquanto lhe abastecem o carro.

Por outro lado, é questionável que os tipos que estão dentro da loja estejam a fazer alguma coisa de útil. Na verdade eles são totalmente desnecessários. Na Suíça existem bombas sem pessoal onde o abastecimento é self-service e o pagamento é a cartão (em Portugal alguns postos fazem isso durante a noite).

MarcoAntonio Escreveu:Se se chega a um posto com atendimento "à antiga" ainda se consegue demorar mais tempo: tem de se esperar que o funcionário chegue ao pé de nós (às vezes vem a passo de caracol), tem de se lhe transmitir a quantidade e combustível (coisa que ele nem sempre percebe à primeira) e esperar que ele lá vá para a meter (às vezes novamente a passo de caracol).

Agora vamos ao reverso da medalha. Numa bomba pequena, onde raramente tens fila, o tipo abastece-te, pagas e vais-te embora. Nas bombas grandes, onde por vezes esperas para abastecer, quando finalmente abasteces depois vais para a fila da caixa. Às vezes só tem uma caixa a funcionar e tem mais de 10 pessoas na fila. Resultado: 10 minutos ou mais de espera na fila da caixa. O modelo self-service nem sempre se traduz em mais eficiência.

MarcoAntonio Escreveu:No final, terás de processar o pagamento num MB (cada vez mais o padrão, mesmo nesses postos) pelo que temos de sair do carro e nos deslocarmos na mesma.

Pois é. Mas nos postos à antiga, se pagares a dinheiro, bazas logo no final do abastecimento. Nos grandes postos, mesmo para pagar a dinheiro tens de ir à loja.

MarcoAntonio Escreveu:Qual é a vantagem afinal, em que é que este modelo no final é melhor?

Olha, aqui em Loures há um posto desses à antiga e do outro lado da rua há um posto "moderno". O posto moderno tem sempre muita gente, o posto antigo nem por isso (ambos são da GALP, por isso não é uma questão de marca). Eu sempre que lá vou abasteço no antigo. Pelo mesmo preço tenho quem me faça o serviço, há menos fila, ajudo a manter um posto de trabalho e não fico com as mãos a cheirar a gasolina.

por MarcoAntonio » 2/9/2011 21:31

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Agora imaginem a que preço estaria por ca, se fossem outros a fazer o seviço por nós.

isto que escreves não faz sentido nenhum. O preço não é mais caro nas bombas com atendimento por comparação com as de self-service.

Até porque não é claro, em termos líquidos, que estão (as self-service) realmente a eliminar postos.

Ora, o modelo mudou: as bombas self-service também empregam "uma série de malta". Essa "série de malta" não está a fazer o mesmo: tomou o lugar dos que antes abasteciam o depósito e estão a fazer algo que é agora mais necessário ou útil, estão basicamente a operar os postos de venda (a caixa e o pos atm, a prestar outros serviços associados tipo kiosk/snack, etc). É mais interessante para os utentes e para as empresas, dado o novo perfil de consumo e a nova tecnologia, que os funcionários estejam aí a operar nessa prestação de serviço do que noutra (do passado) onde não estão a fazer praticamente nada de útil...

Num post médio, raras vezes estão menos de 3 pessoas na "loja" e mesmo num pequeno, o mínimo é duas pessoas (exceptuando nos postos dos hipermercados onde chega a ser uma mas onde o serviço é mais simples ou então de madrugada em que o ritmo de serviço abranda).

Ora, nas bombas "à antiga" é semelhante: uma pessoa se for pequeno (para todo o serviço, desde abastecer a processar o pagamento) ou duas se for maiorzinho e tiver movimento (em que normalmente anda um cá fora e outro fica na caixa). E de madrugada estão fechados!

Onde é que eles empregam mais ao certo?

Depois...

Se se chega a um posto com atendimento "à antiga" ainda se consegue demorar mais tempo: tem de se esperar que o funcionário chegue ao pé de nós (às vezes vem a passo de caracol), tem de se lhe transmitir a quantidade e combustível (coisa que ele nem sempre percebe à primeira) e esperar que ele lá vá para a meter (às vezes novamente a passo de caracol).

No final, terás de processar o pagamento num MB (cada vez mais o padrão, mesmo nesses postos) pelo que temos de sair do carro e nos deslocarmos na mesma.

Qual é a vantagem afinal, em que é que este modelo no final é melhor?

Eu francamente, em grande parte dos casos (basta estar com pressa) quando chego a um posto destes e como não vou para lá "passar tempo" saio do carro e pergunto à distância "posso abastecer?"...
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 2/9/2011 21:07

Lion_Heart Escreveu:Pois é, mas voces esquecem que em Espanha tens sempre alguem para meter a gasolina por ti.

Nos postos pequenos sim. Nos postos grandes e nas auto-estradas é tudo self-service.

Lion_Heart Escreveu:Agora imaginem a que preço estaria por ca, se fossem outros a fazer o seviço por nós.

isto que escreves não faz sentido nenhum. O preço não é mais caro nas bombas com atendimento por comparação com as de self-service.

por MarcoAntonio » 2/9/2011 21:01

Lion_Heart Escreveu:Pois é, mas voces esquecem que em Espanha tens sempre alguem para meter a gasolina por ti.

Sempre vírgula.

E cá também existem postos onde é um funcionário a abastecer...

Lion_Heart Escreveu:Sao milhares de empregos criados.

É um emprego desnecessário portanto é desde logo a abordagem errada, a clássica abordagem do "criar emprego por criar": o que é importante é que se criem postos de trabalho que criem valor e/ou se libertem pessoas de postos improdutivos para estarem disponíveis para postos produtivos. E não empregar as pessoas só para dizer que têm um trabalho...
Imagem

Administrador Fórum

por Lion_Heart » 2/9/2011 20:50

Pois é, mas voces esquecem que em Espanha tens sempre alguem para meter a gasolina por ti.

Sao milhares de empregos criados.

Agora imaginem a que preço estaria por ca, se fossem outros a fazer o seviço por nós.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por MarcoAntonio » 2/9/2011 20:31

Elias Escreveu:Deixa a troika aterrar em Madrid e vais ver o que acontece ao ISP em Espanha 8-)

A Espanha tem das cargas fiscais mais baixas da Europa em matéria de combustíveis (a tributação sobre os automóveis também é ligeira por sinal) e no entanto têm tido um sucesso assinalável no controlo do consumo de combustíveis já desde 2008 sensivelmente, conforme tenho mostrado no outro tópico.

Dá que pensar... como nós aqui mesmo ao lado - com a malta toda sistematicamente a queixar-se dos preços - não conseguimos nada que se aproxime!
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 2/9/2011 20:23

Lion_Heart Escreveu:Uns dez dias atras meti em Espanha a 1,28 gasolina 95.

A média andava nos 1.32.

Preço antes de impostos portanto perfeitamente semelhante aos praticados cá na altura (na verdade, um centimo mais cara do lado espanhol).
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 2/9/2011 20:20

Lion_Heart Escreveu:Uns dez dias atras meti em Espanha a 1,28 gasolina 95.

A média andava nos 1.32.

Deixa a troika aterrar em Madrid e vais ver o que acontece ao ISP em Espanha 8-)

por Lion_Heart » 2/9/2011 20:15

Uns dez dias atras meti em Espanha a 1,28 gasolina 95.

A média andava nos 1.32.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 2/9/2011 19:49

Forte subida no preço da gasolina na próxima semana
Rita Paz - economico
02/09/11 12:20

Abastecer o depósito volta a ficar mais caro a partir de segunda-feira.

Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. E tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, ambos subiram esta semana 4% e 5%, respectivamente, antecipa-se um aumento dos preços dos combustíveis já a partir de segunda-feira.

Nas duas últimas semanas, as subidas foram mais expressivas. O gasóleo valorizou 6% e a gasolina pulou mais de 10%. Por isso, na próxima semana, "o aumento dos preços nas bombas vai ser mais acentuado", antecipou ao Económico fonte do sector.

"Em média, os aumentos previstos para esta semana deverão rondar 2,5 cêntimos por litro no gasóleo e 3,5 cêntimos por cada litro nas gasolinas, acompanhando a tendência internacional", disse ao Económico fonte oficial d'Os Mosqueteiros (que controla ainda os supermercados Ecomarché e Intermarché).

No caso da Auchan (dos hipermercados Jumbo), fonte oficial não revelou a tendência de preços para esta semana. Também a BP, Cepsa e Repsol recusaram-se a falar sobre a política de preços, referindo apenas que seguem as variações nos mercados internacionais.

Já o grupo Jerónimo Martins, que detém a marca Pingo Doce, bem como a Galp, estiveram incontactáveis.

O preço de referência do litro de gasolina em Portugal é actualmente de 1,574 euros enquanto o do gasóleo vale 1,379 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Este ano as petrolíferas já subiram os preços dos combustíveis por várias vezes. No início do ano, segundo os dados da Direcção Geral de Energia e Geologia, um litro de gasolina custava em média 1,489 euros, enquanto o litro do gasóleo valia 1,274 euros.

por Elias » 30/8/2011 8:18

O mais engraçado é que continua a ouvir-se a teoria de que "para subir são rápidos e para descer são muito lentos".

As pessoas preferem acreditar nesta ideia, independentemente de ser verdade ou não.

por MarcoAntonio » 30/8/2011 1:35

Update com dados até ontem (segunda-feira).

Descrição do gráfico: o gráfico apresenta a média semanal do Brent em euros e com atraso de uma semana (dados EIA), comparado com os preços médios nacionais dos combustíveis antes de impostos (conforme disponibilizados pela DGEG).
Anexos
comb2011f.PNG
comb2011f.PNG (40.65 KiB) Visualizado 11440 vezes
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, AlfaTrader, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, Luzemburg, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Tiago2006, trilhos2006, VALHALLA, yggy, Zecadiabo, Àlvaro e 197 visitantes