Trend following: discussão de sistemas de trading
MWC Escreveu:Elias,
OK. Sem discussão.
Mas como tinha dito anteriormente, julgo que a maioria dos sinais falsos em sistemas de trend following seja devida a períodos oscilatórios e não inversões de tendência.
Se for uma inversão de tendência, poderás abrir um trade e beneficiar dessa inversão. (p.ex. abrir uma posição longa, e existir uma inversão de tendência, e nesse momento abrir uma posição curta). Neste caso, o sistema está sempre "dentro" dos mercados.
No entanto, se o activo oscilar permanentemente dentro de determinado range, irão acumular-se sucessivamente trades negativos.
De acordo.
Volto agora à tua questão inicial, sobre a selecção dos activos financeiros. Olhando para o histórico de cada activo, é possível, em muitos casos, identificar aqueles que são mais dados a seguir tendências bem definidas e aqueles que passam mais tempo em movimentos oscilatórios. Ou seja, há que estudas as características de cada activo para perceber se o método se adequa ou não.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Julgo que a maioria dos sinais falsos seja devida a períodos oscilatórios e não inversões de tendência. (não tenho dados que possam atestar esta a firmação).
Em relação ao horizontes temporais, concordo plenamente.
Entrando um pouco na vossa conversa pareçe-me evidente que os mercados são sempre oscilatórios. Não existem mercados estáticos.
Em cima dessas oscilações tens tendências e as poderás analizar por vários métodos (médias móveis, linhas de tendência e/ou outros métodos matemáticos).
Inversão de tendência existe sempre a cada mudança na direção da cotação da ação. Dependendo do intervalo temporal, para certos investidores essas ocorrem apenas em decadas, para outros ocorrem em meses, ...ou em dias, em horas... ou até mesmo em milisegundos.
Então não existem falsos sinais... existe sim uma cotação instantânea e uma percepção humana cheia de virtudes e erros.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Elias,
OK. Sem discussão.
Mas como tinha dito anteriormente, julgo que a maioria dos sinais falsos em sistemas de trend following seja devida a períodos oscilatórios e não inversões de tendência.
Se for uma inversão de tendência, poderás abrir um trade e beneficiar dessa inversão. (p.ex. abrir uma posição longa, e existir uma inversão de tendência, e nesse momento abrir uma posição curta). Neste caso, o sistema está sempre "dentro" dos mercados.
No entanto, se o activo oscilar permanentemente dentro de determinado range, irão acumular-se sucessivamente trades negativos.
OK. Sem discussão.
Sim. O pressuposto que assumi foi esse.
Bem, isso é uma visão demasiado simplista.
Repara que o sistema pode dar um falso sinal e em vez de oscilação estares perante uma inversão.
Além disso há muitos sistemas de entrada e saída. Um sistema para o longo prazo vai tender a acertar nos movimentos de longo prazo e a falhar os movimentos curto prazo; um sistema para o curto prazo vai acertar mais nas entradas de curto prazo, falhando grandes tendências de longo prazo.
Se os sistemas de trend following são baseados unicamente em parâmetros tendenciais, ( sejam eles médias móveis, breakouts, etc.) e estes têm uma taxa de "acerto" inferior a 50%, não se poderá dizer que o mercado oscila mais do que "tende"?
Desculpa estar-me a meter, mas existe sistema de tendência que tem pouco a ver com a própria tendência, pelo menos e sobretudo no inicio logo após a entrada num activo. Pode não haver de inicio qualquer tendência.
Existe tendências que têm pelo meio lateralizações que por vezes não quebram nenhum anterior minimo relativo e que as podemos seguir sem qualquer prejuízo para o condutor. O pior é que muitos querem tendências e pouco paciêntes são para esperar o seguimento do comboio.
Ao contrário do que muitos que por aqui andam, dizem que oportunidades na bolsa existem todos os dias. Eu digo que as oportunidades são menos do que os dias disponiveis para investir.
Se os sistemas de trend following são baseados unicamente em parâmetros tendenciais, ( sejam eles médias móveis, breakouts, etc.) e estes têm uma taxa de "acerto" inferior a 50%, não se poderá dizer que o mercado oscila mais do que "tende"?
MWC,
Já percebi a tua ideia mas parece-me estás a basear-te num pressuposto errado.
Corrige-me por favor se eu estiver enganado mas estás a partir do princípio que o sistema de trend following acerta quando o mercado se move em tendência e falha quando ele oscila, é isso?
MWC Escreveu:De acordo. O que estava a tentar dizer é que se os sistema de trend following erram mais do que acertam
Certo, mas olha que isso é verdade para quaisquer sistemas (sejam eles de trend following ou não).
Há muitos anos que investidores, investigadores, analistas e académicos procuram a fórmula para o Santo Graal dos mercados: aquela fórmula mágica que garante 100% de acerto e o caminho para a fortuna. Mas até hoje ninguém a encontrou.
MWC Escreveu:é um argumento para verificar que os mercados têm períodos mais oscilatórios do que tendenciais.
Esta parte é que eu ainda não percebi: em que te baseias para afirmar isto?
Julgo que os sistemas de trend following erram mais vezes do que acertam.(razão para o mercado ter períodos mais oscilatóros do que tendenciais).
A questão é que a média dos trades "ganhadores" têm um rácio de ganhos 2 a 3 vezes superiores aos trades "perdedores".
Ou seja, os falsos sinais estão em maioria. Claro que o horizonte temporal poderá ajudar a "combater" esta tendência.
Se te esforçares bastante e mais bastante, verás que podes recolher informação para desenvolveres um método que minimize as entradas erráticas.
----
Falando agora de volatidade, tenho por norma, para os activos que me convêm, fazer a diferença em módulo entre o máximo e o minimo das últimas 20 sessões. Se estavamos a descer e há um dia em que a diferença entre max e min é superior a qualquer sessão dos últimos 20 dias, é provavel que tenhamos já ou em breve mudança de tendência. E vice-versa para o modo bull.
MWC,
Creio que estás a fazer algumas confusões.
Vamos por partes:
Isso é a tua percepção mas parece-me que estás a fazer uma extrapolação excessiva. Alguns sistemas poderão acertar mais do que erram, outros não.
Além disso, nota que o que interessa não é acertar mais vezes do que se erra, mas sim ter ganhos grandes quando se acerta e perdas pequenas quando se erra.
Isto não tem a ver com a existência ou não de sistemas de trand following. As curvas do mercado são o resultado do interesse comprador e vendedor.
De acordo quanto à primeira parte desta citação.
Quanto à segunda, depende um pouco do horizonte temporal de investimento. É possível fazer trend following de curto prazo (por exemplo usando velas e médias horárias).
Creio que estás a fazer algumas confusões.
Vamos por partes:
MWC Escreveu:Julgo que os sistemas de trend following erram mais vezes do que acertam.
Isso é a tua percepção mas parece-me que estás a fazer uma extrapolação excessiva. Alguns sistemas poderão acertar mais do que erram, outros não.
Além disso, nota que o que interessa não é acertar mais vezes do que se erra, mas sim ter ganhos grandes quando se acerta e perdas pequenas quando se erra.
MWC Escreveu:(razão para o mercado ter períodos mais oscilatóros do que tendenciais).
Isto não tem a ver com a existência ou não de sistemas de trand following. As curvas do mercado são o resultado do interesse comprador e vendedor.
MWC Escreveu:A questão é que a média dos trades "ganhadores" têm um rácio de ganhos 2 a 3 vezes superiores aos trades "perdedores".
Ou seja, os falsos sinais estão em maioria. Claro que o horizonte temporal poderá ajudar a "combater" esta tendência.
De acordo quanto à primeira parte desta citação.
Quanto à segunda, depende um pouco do horizonte temporal de investimento. É possível fazer trend following de curto prazo (por exemplo usando velas e médias horárias).
Elias,
Julgo que os sistemas de trend following erram mais vezes do que acertam.(razão para o mercado ter períodos mais oscilatóros do que tendenciais).
A questão é que a média dos trades "ganhadores" têm um rácio de ganhos 2 a 3 vezes superiores aos trades "perdedores".
MWC Escreveu:Boa Tarde,
Uma das situações que intriga mais no Trend Following é a escolha dos activos financeiros.
Tendo em conta que a maior parte do tempo, o mercado está a lateralizar, que critério(s) utilizam para esta escolha?
Como determinar se estamos um período de tendência ou num período oscilatório?
Cumprimentos,
MWC
Há sempre o risco do activo vir a lateralizar mas uma activo que está sempre a fazer novos máximos ou novos mínimos será decerto uma boa aposta (que poderá ou não resultar porque o futuro ninguém sabe).
Com tanta acção no mercado há sempre algumas que estão a fazer novos mínimos/máximos. Essas são a minha escolha.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
MWC,
Relativamente ao teu post, gostaria de esclarecer / comentar alguns aspectos:
Isto não é de modo algum verdade. Existem períodos em que o mercado está a lateralizar mas não me parece que exista qualquer base para afirmar que isso acontece "a maior parte do tempo".
Há vários critérios, desde o uso de médias móveis, até à quebra de suportes e resistências, ou a realização de máximos e mínimos sucessivamente mais elevados.
Relativamente ao teu post, gostaria de esclarecer / comentar alguns aspectos:
MWC Escreveu:Tendo em conta que a maior parte do tempo, o mercado está a lateralizar, que critério(s) utilizam para esta escolha?
Isto não é de modo algum verdade. Existem períodos em que o mercado está a lateralizar mas não me parece que exista qualquer base para afirmar que isso acontece "a maior parte do tempo".
MWC Escreveu:Como determinar se estamos um período de tendência ou num período oscilatório?
Há vários critérios, desde o uso de médias móveis, até à quebra de suportes e resistências, ou a realização de máximos e mínimos sucessivamente mais elevados.
Boa Tarde,
Uma das situações que intriga mais no Trend Following é a escolha dos activos financeiros.
Tendo em conta que a maior parte do tempo, o mercado está a lateralizar, que critério(s) utilizam para esta escolha?
Cumprimentos,
MWC
Cumprimentos,
MWC
Pickbull Escreveu:Nada que não tenhas também.
Os fundos ainda não tenho pq as minhas poucas poupanças vai tudo para a bolsa

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
VirtuaGod Escreveu:Pickbull Escreveu:Eu também sou um trend follower
Isso é que é diversificar, é fundos, é bolsa, é diversificar noutras moedas...![]()
hehe
Sim, mas a diversificação noutras moedas é feito através de fundos por isso não passa de uma carteira vulgar. Acções (trend follower) e fundos.
Nada que não tenhas também.

Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
Pickbull Escreveu:Eu também sou um trend follower
Isso é que é diversificar, é fundos, é bolsa, é diversificar noutras moedas...

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Elias Escreveu:Quico Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Alguém já pensou fazer tipo um Hedge Fund com o vosso sistema? Qual seria a facilidade de o fazer em Portugal? Qual seria a dificuldade em Inglaterra ou States?
No meu caso, estou a gerir uma carteira que já foi de um conjunto de amigos, mas que neste momento só agrupa fundos de 2 pessoas. Não sei se se pode chamar a isto "hedge fund"...
Sobre esta matéria posso dizer que ao longo dos anos recebi pedidos de várias pessoas para gerir (leia-se "investir") o seu dinheiro. Como contrapartida, estavam dispostas a dar-me uma parte dos lucros daí resultantes.
Contudo, mesmo perante a perspectiva, aliciante, de poder receber uma percentagem dos lucros, declinei tais propostas, pois nunca me pareceu que essas pessoas estivessem preparadas para aceitar de bom grado um eventual cenário de perdas.
Depois tinhas o problema da legalidade dessa gestão ....
abraço
- Registado: 11/5/2007 22:56
Elias Escreveu:Quico Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Alguém já pensou fazer tipo um Hedge Fund com o vosso sistema? Qual seria a facilidade de o fazer em Portugal? Qual seria a dificuldade em Inglaterra ou States?
No meu caso, estou a gerir uma carteira que já foi de um conjunto de amigos, mas que neste momento só agrupa fundos de 2 pessoas. Não sei se se pode chamar a isto "hedge fund"...
Sobre esta matéria posso dizer que ao longo dos anos recebi pedidos de várias pessoas para gerir (leia-se "investir") o seu dinheiro. Como contrapartida, estavam dispostas a dar-me uma parte dos lucros daí resultantes.
Contudo, mesmo perante a perspectiva, aliciante, de poder receber uma percentagem dos lucros, declinei tais propostas, pois nunca me pareceu que essas pessoas estivessem preparadas para aceitar de bom grado um eventual cenário de perdas.
Uma perda residual ou pontual no mercado de acções é perfeitamente compreensivel, uma vez que este tipo de investimento comporta um risco, ainda para mais se trabalharmos com cfds. Agora, se as perdas se tornarem constantes isso já não depende só do mercado, mas também da forma como estamos a actuar nele.
Por uma face tentamos compreender e analisar o mercado/activos. Pela outra face deixamos de o compreender e passamos a ter efeitos sobre ele (investidores e especuladores). É esta junção e mistura de complementos que não se podem complementar e cria o elemento de incerteza. Se existe incerteza o mercado a curto prazo é uma urna fechada que o profissional desconhece e arrisca a perder dinheiro valentemente, muito por de tal forma em day-trade actuar. Mas a longo prazos, quando em momento de baixa, o investimento claramente lucrativo é, desde que se escolha os bons fundamentais e o trabalho de casa se faça. Se nos dias a seguir ao investimento o investidor começa a perder, não há problema. Mas o especulador entra logo em parafuso actuando com um stop1 2 3 4 5 até à ruina final.
A verdade é que existem todos os dias montes de gente a comprar e a vender sem olhar o preço, sem respeito pelo dinheiro. Mas apesar disso, a meu ver, as oportunidades não estão na bolsa todos os dias. Há certamente momentos chaves e únicos para se apanhar um bom investimento e o díficil é saber o momento e as condições em que isso é feito, seja short ou long.
As oportunidades não estão na bolsa todos os dias.
É a mistura de todas as sessões e o desconhecimento de dias erráticos de mercado que baralha os intervenientes que por vezes maior importância às noticias dão do que ao valor dos activos em si. Se a verdade pode ser manipulada, o agente no mercado ao tentar obter conhecimento sobre o funcionamento do mercado, pode cair na via errada, uma vez que o elemento de incerteza impede que a verdade seja concreta no presente e deixa-o em modo KO por uns bons dias após uma perda. Portanto é inutil tentar actuar no mercado e ao mesmo tempo tentar obter conhecimento ou procurar saber a forma como este se comportará.
Só o pensamento crítico e a nossa capacidade de formulação e inovação de várias hipóteses de rumo, nos trará uma máximização de eventuais ganhos, e a junção e encandeamento de várias visões é inútil porque oculta a melhor percepção da realidade com efeito sobre um conhecimento imperfeito que é o que os economistas têm e se acham os maiores ao ditar leis e bocas aos participantes como nós.
Daí em vez de imensa gente afirmar que o mercado é eficiente e tem sempre razão, eu sou mais adepto de que o mercado pode, na maioria dos casos, errado estar, sem pedir permissão para se auto-corrigir e auto-reforçar sempre mais e mais do que aquilo que nós estamos a idealizar no tempo.
Existem várias formas de estar no mercado, day-trade não é certamente o meu caso.
Quico Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Alguém já pensou fazer tipo um Hedge Fund com o vosso sistema? Qual seria a facilidade de o fazer em Portugal? Qual seria a dificuldade em Inglaterra ou States?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2, Top5555 e 115 visitantes