Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 13/9/2011 17:10

Uma nota importante: grande parte das corretoras disponibiliza tarifários com uma comissão fixa para as acções. No caso dos CFD's, caso se recorra a alavancagem, a comissão serão "alavancada" juntamente com a posição, isto é, o que se paga é proporcional à posição tomada (uma vez que o spread é fixo).

Isto significa que mesmo com um spread aparentemente pequeno, se pode pagar bastante em comissões (se a posição for grande).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 13/9/2011 15:59

pudz (lamento não continuar a escrever o resto do teu nick mas demoraria mais tempo do que a escrever este parêntesis inteiro),

Não te intimides muito por seres de uma área diferente. A maior parte dos participantes neste fórum não têm formação em áreas da economia.

Os CFD`s não são nenhum diabo. Tens que fazer as contas é se o "spread" que eles têm te fazem ficar mais barato ou mais caro do que as comissões que pagas em acções. Depois, nas posições longas, terás que pagar um juro, mas isso está indicado na plataforma, pelo que bastará fazeres as contas sobre o que te sai mais barato.

Essa história das corretoras quererem que os clientes percam, esquece. As corretoras vivem dos clientes e a maior parte faz cobertura automática do risco, abrindo uma posição no mercado à vista para compensar a posição do cliente nos CFD`s.

E, finalmente, sim. As cotações variam automaticamente com a dos activos subjacentes.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pudzianowski » 13/9/2011 15:41

Viva,

Eu sou mais um que caí aqui de para-quedas há algum tempo e que ando a tentar aprender e recolher o máximo de informação sobre os vários instrumentos financeiros à nossa disposição.

Sou de uma área diferente (TIs) e por isso a minha curva de aprendizagem talvez seja bastante diferente da maioria dos que aqui andam por isso peço um pouco de paciência.

Apesar de andar há um ano a fazer experiências com forex com uma conta real e até ter um saldo positivo de 15%, continuo a sentir que nada sei (literalmente!) e depois de ter lido o famoso livro do Fernando Braga de Matos fiquei com vontade de me virar para outros produtos nomeadamente acções.

Tenho lido por aqui que as comissões cobradas para contas pequenas que nos podem fazer sangrar bem e como eu não pretendia abrir uma conta com mais de 2000 euros penso que talvez não seja o indicado para mim.

Pensei então em virar-me para os CFDs sobre acções pois desta forma escapava às comissões e limitava-me a ter de suportar o spread mas das opiniões que tenho recolhido são muito variadas e na sua maioria bastante negativas como se os CFDs fossem o diabo encarnado.

Ora tirando o facto de os CFDs serem alavancados e dessa forma amplificarem as variações das cotações, que mais pontos negativos é que se podem apontar?

Ouço muitas vezes falarem no facto da broker ser parte interessada em que os clientes percam dinheiro, mas não percebo como é que podem influenciar as coisas de forma a que sejamos prejudicados.

O valor dos CFDs não está directamente ligado ao valor dos activos subjacentes? As cotações não varia instantaneamente com a variação desses activos?

Provavelmente estas dúvidas até já foram esclarecidas em algum tópico cá do fórum mas como sou novo aqui ainda tenho alguma dificuldade em me "movimentar" e encontrar os cantos à casa e como tal peço desde já desculpa se for este o caso.

Obrigado :)

Registado: 17/9/2010 20:09

por Elias » 6/9/2011 1:05

Mart77 Escreveu:Não sei se é local correcto mas vou perguntar as empresas cotadas em Bolsa tem alguma data limite para apresentar os resultados semestrais? Questiono isto pq hoje no site da CMVM tem sido um corropio de colocação de Resultados.
~

Os resultados das empresas cotadas são apresentados trimestralmente, e creio que é obrigatória a sua apresentação durante os 3 meses seguintes ao fecho do trimestre.

Assim, os resultados do terceiro trimestre (em curso) serão apresentados a partir de Outubro e até Dezembro, sendo que a maioria provavelmente será em Novembro.

Registado: 5/11/2002 12:21

Entrar curto

por naxis » 6/9/2011 0:07

Boa noite a todos,
Acompanho o fórum há alguns anos e tenho sempre onvestido do lado longo, mas gostaria de saber como é que posso aproveitar estar do lado curto do mercado. O risco é maior? Negoceio cfd's ou etf's para tal?Neste momento teno conta na gobulling.
Desde já agradeço a ajuda.

Registado: 28/1/2010 1:14

por Mart77 » 31/8/2011 21:19

Não sei se é local correcto mas vou perguntar as empresas cotadas em Bolsa tem alguma data limite para apresentar os resultados semestrais? Questiono isto pq hoje no site da CMVM tem sido um corropio de colocação de Resultados.

Registado: 18/8/2011 20:50

por tsewa » 31/8/2011 15:31

jorge1001 Escreveu:
The Mechanic Escreveu::shock:

O que se passa no Caldeirão ?!
De repente , aparecem de todos os lados tópicos e novos utilizadores que disparam perguntas frenéticamente como se a Bolsa fosse um campo de garimpeiros em que basta comprar uma peneira e arregaçar as calças até meio da perna pra encontrar ouro .

dentro . Como é que eu faço a Bomba !? "

Um abraço ,

The Mechanic

Boas
Eu ja algum tempo que procura, quem me pudesse apoiar, ajudar elucidar...
Vi a entrevista do Ulisses na TVi confesso, e penso que este forum existe de certa maneira para responder a estas questoes "parvas" mas que são os basicos de tudo.... Desculpem, se a minha ignorancia é demasiada, no entanto ninguem nasce ensinado... The Mechanic quem é que te ensinou o que sabes da bolsa???

Todos os novos investidores devem ter uma conta virtual em uma das varias corretoras nacionais! so assim podem comecar a aplicar os conhecimentos!

Registado: 29/11/2007 14:01

por Elias » 25/8/2011 0:34

AutoMech Escreveu:Elias, penso que estás a falar de acções europeias, certo ? Porque 1% de comissões, mesmo sendo o tecto máximo, seria brutal em acções americanas. Aliás, acima de 0.1% para cada negócio já é mau.

AutoMech este é um principio genérico que sigo. É apenas um "tecto" que eu próprio impus para evitar abrir posições demasiado pequenas onde a comissão assume depois um peso excessivo. Não significa que pague sempre 1% nem nada que se pareça - hoje em dia é relativamente fácil pagar menos de 0,5% ou metade disso, basta escolher bem a corretora. Abaixo de 0,3% já nem me preocupo muito com o valor da comissão.

por Automech » 24/8/2011 22:28

Elias, penso que estás a falar de acções europeias, certo ? Porque 1% de comissões, mesmo sendo o tecto máximo, seria brutal em acções americanas. Aliás, acima de 0.1% para cada negócio já é mau.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 24/8/2011 17:09

Noob Escreveu:Em relação ás questões que coloquei, achas viável entrar como pequeno ( muito pequeno mesmo ) investidor ou será quase impossível superar os custos inerentes á negociação com um valor de entrada tão baixo ?

Bom, a questão dos custos é muito variável - varia de mercado para mercado e de intermediário financeiro para intermediário financeiro.

Eu tenho há muitos anos uma regra "minha" que é a de só embarcar em trades nos quais as comissões de compra e venda (somadas) não ultrapassem 1% do montante total investido.

Exemplo: se a comissão de compra num dado mercado (acções do PSI, por exemplo) for de 10 euros, e a comissão de venda outro tanto, então o somatório das comissões é de 20 euros; isto é 1% de 2000 euros. Não abro posições abaixo desse valor (2000 euros). Vendo ao contrário: se eu quiser investir 1000 euros num título só o faço num mercado (e numa corretora, naturalmente) em que as comissões associadas não ultrapassem 5 euros. O mesmo raciocínio para quaisquer outros montantes.

Porque adoptei esta regra? Simplesmente porque não quero ter que esperar que um activo se valorize 2 ou 3 ou 4% só para pagar comissões, pois considero que estou a causar demasiada "erosão" nos ganhos. Ou seja, estabeleci em 1% o limite máximo que estou disposto a pagar em comissões.

Vejamos o que acontece se eu não impuser este limite: se eu comprar 500 euros em acções e a comissão for de 10 euros, então as comissões de compra e venda valem 20 euros, ou seja 4% do montante investido. Se o título se valorizar 5%, eu só vou receber 1% e o resto vai-se embora em comissões. Não estou disposto a pagar tanto ao intermediário. Mas isto sou eu...

Espero ter ajudado :wink:

por FilRib » 24/8/2011 16:31

Noob Escreveu:O banco seria o Big, a plataforma tem stop loss (já tinha confirmado).

Já me registei para experimentar a plataforma de negociação do best, já andava há um tempo para o fazer mas é como referi ás vezes faltam palavras de motivação;), o big não tem versão de simulação.

Uma duvida para esclarecer entretanto é se as plataformas de simulação, simulam as despesas associadas ou não.

Obrigado pelo conselho

Sou sincero contigo, a única "plataforma de simulação" que já usei é o Portfólio do Negócios. As comissões colocas tu, porque as conheces à priori. É simples e ajuda.

Registado: 4/8/2010 10:09

por Noob » 24/8/2011 16:26

O banco seria o Big, a plataforma tem stop loss (já tinha confirmado).

Já me registei para experimentar a plataforma de negociação do best, já andava há um tempo para o fazer mas é como referi ás vezes faltam palavras de motivação;), o big não tem versão de simulação.

Uma duvida para esclarecer entretanto é se as plataformas de simulação, simulam as despesas associadas ou não.

Obrigado pelo conselho

Registado: 23/8/2011 14:25

por FilRib » 24/8/2011 14:53

Noob,

bem-vindo. Este momento dos mercados (como referiu já o Elias) não é o mais indicado para um inexperiente entrar com dinheiro a sério.

Aconselho-te a aproveitares este momento para ganhar calo através de um simulador.

Relativamente à plataforma de negociação, um banco normal serve bem, embora alguns não tenham Stop Loss e isso é importante para quem está a começar. Tem atenção às comissões cobradas também.

Novamente, acho que pegues em 2000€ virtuais e tires conclusões por ti. Em bolsa é muito importante pensar pela própria cabeça (será o mais importante, até (?)).

Registado: 4/8/2010 10:09

por Noob » 24/8/2011 12:01

Obrigado pelas boas vindas.

Também tenho noção que o mercado está a seguir uma tendência decrescente. Mas será que não se encontram ainda boas possibilidades de retorno ?

Em relação ás questões que coloquei, achas viável entrar como pequeno ( muito pequeno mesmo ) investidor ou será quase impossível superar os custos inerentes á negociação com um valor de entrada tão baixo ?

Eu preferia entrar no mercado nacional para não entrar nestas condições em mercados que ainda conheça menos, ainda por cima penso que a tendência é geral ás bolsas europeias e americanas.

Tenho uma apetência para entrar também no ouro, mas tenho de me informar melhor, penso que esta hipótese é colocada por grande parte dos investidores como se têm notado, estou convencido que ainda vai subir mais um pouco, antes de descer e que só desce quando houver sinais claros de perspectivas positivas para as economias mais desenvolvidas e esses sinais estão longe por hora.

Será que as privatizações anunciadas não serão boas oportunidades a aparecer, dado o interesse revelado por investidores estrangeiros que naturalmente acreditarão na valorização bolsista das mesmas ?

Ainda me estou a enquadrar no assunto como se nota :)

por Elias » 23/8/2011 19:53

Noob, antes de mais bem-vindo :)

Convém teres presente que a tendência nas acções portuguesas é de queda e que pode não ser o melhor momento para entrar em acções.

por Noob » 23/8/2011 14:44

Boa tarde a todos

Este é o meu primeiro post no fórum que já acompanho por fora á uns tempos, vou procurar ser o mais sucinto possível no pedido da vossa opinião.

Antes de mais, tenho 31 anos, gosto por esta área e vontade de experimentar e aprender, não tenho formação superior nem actividade profissional relacionada e para terminar sou pouco abastado :)

Gostaria de me iniciar em acções do Psi20, pretendia iniciar com 2000€ talvez repartidos por 4 títulos :

Já estive atento a grande parte dos artigos e opiniões que aqui são transmitidos mas mesmo assim gostaria de uma ou duas opiniões mais directas :

- O montante a investir é claramente pequeno mas acham impeditivo de todo para me iniciar ? isto devido ás despesas subjacentes ( guarda de títulos, preço das ordens, etc )- a deco aconselha um minimo de 20 000 mas isto para mim é inviável.

- A plataforma que pretenderia usar seria a do BIG, apesar de geralmente ser aconselhado uma corretora pura ( Gobulling, Orey, etc ) acham um erro ? parece-me mais fácil de usar e sinto-me mais á vontade ( em teoria ).

- O mais indicado talvez fossem fundos com gestão profissional mas entendam que não era isso que pretendia.

- Agradecia todos os conselhos e experiências que me possam dar para quebrar uma decisão sucessivamente adiada devido a um perfil um pouco avesso ao risco e bastante conservador que tenho ( mas atenção, estou
consciente do risco e não tenho ideias de fazer fortuna de um dia para o outro ) vejo isto numa perspectiva de rentabilizar um pouco acima das aplicações seguras.

Os meus agradecimentos antecipados a todos e peço desculpa pelo post excessivamente longo.

Bons negócios

[/b]

por thisisheavy » 10/8/2011 17:27

Elias Escreveu:Olá thisisheavy e bem-vindo!

thisisheavy Escreveu:Qual são os sites que usam para acompanhar os mercados e ter actualizações rápidas dos índices?

Eu uso este: http://www.forexpros.com/indices/world-indices

É gratuito e real-time.

thisisheavy Escreveu:Qual são as correctoras que aconselham neste momento para o mercado europeu, estou a pensar na GoBulling?

A resposta vai depender do tipo de produto que queres negociar: acções, CFD, futuros, forex...?

Bem,sou mesmo muito verdinho nestes assuntos,comecei recentemente a ler sobre estes temas,já fiz algumas trades virtuais em que me safei bem na minha opinião e actualmente estou mais interessado em acções, já que do resto ainda não percebo o suficiente para me arriscar.

Registado: 10/8/2011 16:44

por Elias » 10/8/2011 17:00

Olá thisisheavy e bem-vindo!

thisisheavy Escreveu:Qual são os sites que usam para acompanhar os mercados e ter actualizações rápidas dos índices?

Eu uso este: http://www.forexpros.com/indices/world-indices

É gratuito e real-time.

thisisheavy Escreveu:Qual são as correctoras que aconselham neste momento para o mercado europeu, estou a pensar na GoBulling?

A resposta vai depender do tipo de produto que queres negociar: acções, CFD, futuros, forex...?

por thisisheavy » 10/8/2011 16:57

Bem, mais um novato aqui e como tal tenho umas questões.
E elas aqui vão:Qual são os sites que usam para acompanhar os mercados e ter actualizações rápidas dos índices?
Qual são as correctoras que aconselham neste momento para o mercado europeu, estou a pensar na GoBulling?

Registado: 10/8/2011 16:44

por Mosseberg » 7/8/2011 22:41

Maquinaz obrigado éra mesmo problema do Java.

Bons negócios

Registado: 24/3/2009 9:51

por mquinaz » 7/8/2011 14:21

Mosseberg Escreveu:Deixei de ter acesso aos meus graficos no Prorealtime,dps do Login não consigo entrar na minha "estação".
Existe mais algum site do genero sem custos para ver os graficos diarios e fazer alguma analise técnica?

Obrigado

Antes de desistires do prorealtime, tenta reeinstalar o java, pode ser que funcione, e já agora vai ao teu firewall ver se tens alguma restrição para o java.
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz

Registado: 11/2/2008 18:54

por Mosseberg » 7/8/2011 10:07

Deixei de ter acesso aos meus graficos no Prorealtime,dps do Login não consigo entrar na minha "estação".
Existe mais algum site do genero sem custos para ver os graficos diarios e fazer alguma analise técnica?

Obrigado

Registado: 24/3/2009 9:51

mundos e fundos...

por psylva79 » 8/6/2011 21:48

As rendibilidades passadas não significam rendibilidades futuras. O risco existe sempre. Pensem por exemplo nos fundos sobre acções japonesas ou sobre o mercado africano. Um terramoto ou uma insurreição podem inverter por completo o rumo das coisas.

No caso dos fundos sobre acções japonesas foram dos que mais perderam este ano em Portugal.

Registado: 7/6/2011 10:02

por Automech » 7/6/2011 7:53

A estratégia que descreves tem vários desafios.

Em primeiro lugar quando olhares para uma lista de rentabilidade de HF/MF, essa rentabilidade não é independente da data de subscrição. Dificilmente encontras um fundo que tenha uma valorização constante mensal que te permita ignorar a data de subscrição.

Em segundo lugar é normalíssimo ver hoje um fundo no top 20 e passado 1 ou 2 anos esse fundo já nem sequer aparece no top 500. Isso tem muito a ver com a estratégia (trend following, contrarian, por classe de activo, etc) ou mesmo com a(s) pessoa(s) que lideram os fundos. Basta lembrarmo-nos do caso mais emblemático que foi a falência do LTCM.

Em terceiro lugar e se tu próprio dizes que ainda não percebes nada de mercados, como é que podes ter a certeza que o tal negócio que encontraste será melhor do que aqueles feitos pelos fundos ? :wink:

Se realmente queres investir em fundos, provavelmente uma estratégia passiva é o mais recomendável até te sentires mais à vontade. O LTCM tem vindo a desenvolver um tópico interessante ( http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1 ).

Finalmente, e por aquilo que escreveste antes, eu sugeria-te que gastasses 15 euros num livro chamado Little book of Common Sense investing. Garanto-te que não vais dar o dinheiro por mal empregue e vai ajudar-te muito a moldar o raciocínio sobre fundos e indexs. :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por oMeDo » 7/6/2011 4:29

algum feedback à ideia acima descrita?

Agradecia imenso algumas opiniões.

Desde já obrigado

Registado: 5/8/2008 15:42

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], carlosdsousa, Google [Bot], Karra, niceboy, PAULOJOAO, Rolling_Trader, Shimazaki_2, VALHALLA e 137 visitantes