Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Trend following: discussão de sistemas de trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Tridion » 15/8/2011 23:03

Ué não quero insultar ninguém, mas o Michael W. Covel é reconhecido por ser um das pessoas que mais tem feito para divulgar o trend following, sendo que grandes trend followers acederam a ser entrevistados por ele...e no caldeirão ninguém tem feito mais para que divulgar o trend following que JCS! Foi o que eu quis dizer com a observação anterior!

Registado: 13/5/2010 17:53

por VirtuaGod » 15/8/2011 23:03

Quase de certeza que são as rentabilidade do sistema!! Lá por usar só 50% do capital que pussui no sistema as rentabilidades do sistema são do sistema. Não faria logica ele fazer rentabilidades com base nuns hipotéticos 50% de capital que investe no sistema...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Pickbull » 15/8/2011 22:59

JCS Escreveu:Vou colocar as rentabilidades desde Maio deste ano porque foi quando fiz um pequeno ajuste numa regra relativa aos stops, sendo que apartir desse mês é que o método ficou tal qual como o uso. O ano no entanto está a 24,12% e nada garante que não acabe negativo... Farei um pequeno resumo quando fôr actualizando.

Relembro que se pode usar um método semelhante usando outras MA's e timeframes mais curtos se desejarem (gráficos diários). Depende de cada trader... Além de que há métodos de trend following que podem nem usar MA's.

Nota importante: Não há métodos infalíveis. Haverão meses negativos e anos negativos também. Fazem parte do negócio. O objectivo é tentar apanhar grandes tendências e fazer a todo o tempo a gestão do Risco.

Cumprimentos

JCS

2 perguntas:

1) Estás a calcular os valores em relação aos montantes negociados ou em relação ao teu montante disponível para a bolsa?

2) Os valores são em função do mês anterior ou mais uma vez em relação ao teu montante total?
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por VirtuaGod » 15/8/2011 22:58

Tridion Escreveu:um verdadeiro Michael W. Covel luso :lol:

Não insultes o nosso amigo JCS :roll: É mais um Curtis Faith do que um Michael Covel!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Tridion » 15/8/2011 22:53

Quando começar efectivamente a negociar e se obter resultados dignos de registo também farei um quadro semelhante.

Relativamente ao método que vou utilizar é em tudo semelhante ao JCS, até porque tem sido com ele que tenho aprendido os segredos do trend following, um verdadeiro Michael W. Covel luso :lol:

por JCS » 15/8/2011 22:41

O objectivo é ao longo do tempo fazer um quadro como este (por exemplo):
Anexos
AbrahamTradingCompany_Performance.png
AbrahamTradingCompany_Performance.png (53.58 KiB) Visualizado 8790 vezes
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por JCS » 15/8/2011 22:36

Vou colocar as rentabilidades desde Maio deste ano porque foi quando fiz um pequeno ajuste numa regra relativa aos stops, sendo que apartir desse mês é que o método ficou tal qual como o uso. O ano no entanto está a 24,12% e nada garante que não acabe negativo... Farei um pequeno resumo quando fôr actualizando.

Relembro que se pode usar um método semelhante usando outras MA's e timeframes mais curtos se desejarem (gráficos diários). Depende de cada trader... Além de que há métodos de trend following que podem nem usar MA's.

Nota importante: Não há métodos infalíveis. Haverão meses negativos e anos negativos também. Fazem parte do negócio. O objectivo é tentar apanhar grandes tendências e fazer a todo o tempo a gestão do Risco.

Cumprimentos

JCS
Anexos
Portfolio.png
Portfolio.png (5.55 KiB) Visualizado 8779 vezes
Editado pela última vez por JCS em 15/8/2011 22:45, num total de 1 vez.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

por Mares » 15/8/2011 20:13

JCS,

pelo teu método, poderías fazer uma análise à Dell?

Onde terías entrado no passado e qual tería sído o rendimento nesta ação? O que esperas para a evolução desta ação?

Abraço,

Mares.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por Mares » 15/8/2011 17:08

JCS Escreveu: Seria também interessante que outros trend followers do fórum partilhassem outros métodos de trend following diferentes para tornar o tópico mais variado e abrangente. Quico? :)

Cumprimentos

JCS

Tenho procurado tendências dentro de canais, sejam estes ascendentes ou descendentes (conforme tenho postado no fórum). Frequentemente também identifico padrões e sinalizo possíveis rupturas do padrão.

Acho que ambos os métodos tem alguns pontos em comum, pois poderei sempre ajustar uma MM que mais se aproxime à linha de tendência principal.

Esse valor estará entre 40 e 70.

Faço as análises apenas por "caroliçe"....

Abraço,

Mares.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por JCS » 15/8/2011 16:36

Sem duvida.
"Every trade is a test"

por Pickbull » 15/8/2011 16:35

JCS Escreveu:Costumo ter posições durante muito tempo e a rentabilidade que tenho é já com os juros debitados. Encaro os juros como um custo do negócio (da mesma forma que outros ramos têm outros custos). Não impede os lucros de grandes trends que é o que se pretende apanhar e o objectivo de cada negócio.

JCS

Obrigado JCS. É sempre bom ouvir as tuas opiniões, principalmente quando o teu modo de trading é muito similar ao meu.

Eu tb uso CFDs, mas sem me alavancar demasiado, quando não tenho liquidez suficiente para comprar acções.
Até agora tem compensado uma vez que assim tenho a possibilidade de não deixar passar alguns pontos de entrada que me parecem interessantes.
Reforço a ideia que os uso sem nunca me esquecer do money management e por isso não me alavanco mais do que aquilo que posso.

Dormir descansado com as posições que se tem vale tanto como aqueles negócios que correm super bem. :lol:

por JCS » 15/8/2011 16:25

Costumo ter posições durante muito tempo e a rentabilidade que tenho é já com os juros debitados. Encaro os juros como um custo do negócio (da mesma forma que outros ramos têm outros custos). Não impede os lucros de grandes trends que é o que se pretende apanhar e o objectivo de cada negócio.

JCS
"Every trade is a test"

por Pickbull » 15/8/2011 16:20

JCS Escreveu:
Pickbull Escreveu:
JCS Escreveu:
Pickbull Escreveu:JCS, fazes hedging das tuas posições em moeda estrangeira?

Já fiz mas neste momento não estou a fazê-lo.

JCS

Por alguma razão especial ou apenas por achares que de momento não valerá a pena?

Para compensar a desvalorização da carteira em dollars tinha de ter uma posição curta na mesma proporção dos investimentos em dollars que tenho, o que por controlo de alavancagem ia para além do que desejava. Resolvi açeitar o câmbio eurusd aquando da conversão dos lucros (uso CFD's para investimentos em moeda estrangeira) mantendo sempre a alavancagem, quando usada, a níveis confortáveis. Mas sou a favor do hedging. Não o tenho feito quase por... Apatia...

Cumprimentos

JCS

Esquecendo o factor câmbio qual é a tua opinião sobre o uso de CFDs em posições muito longas (em tempo), uma vez que existe tb a componente juros nos CFDs?

por JCS » 15/8/2011 16:06

Pickbull Escreveu:
JCS Escreveu:

JCS

Por alguma razão especial ou apenas por achares que de momento não valerá a pena?

Para compensar a desvalorização da carteira em dollars tinha de ter uma posição curta na mesma proporção dos investimentos em dollars que tenho, o que por controlo de alavancagem ia para além do que desejava. Resolvi açeitar o câmbio eurusd aquando da conversão dos lucros (uso CFD's para investimentos em moeda estrangeira) mantendo sempre a alavancagem, quando usada, a níveis confortáveis. Mas sou a favor do hedging. Não o tenho feito quase por... Apatia...

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

por Tridion » 15/8/2011 16:02

JCS Escreveu:Se o fórum estiver interessado posso ir colocando um quadro com a minha rentabilidade mensal que posso ir actualizando de vez em quando (ao estilo das tabelas que falei) para se poder ir seguindo a rentabilidade %. Caso achem interessante.

Se optares por o fazer pelo menos terás um leitor assíduo. Acredito que o trend following é a forma de negociação que mais se adapta a mim, e como tal tudo o que possa ler sobre o assunto para mim é interessante.

JCS Escreveu:Seria também interessante que outros trend followers do fórum partilhassem outros métodos de trend following diferentes para tornar o tópico mais variado e abrangente. Quico?

Poucos caldeiristas assumem-se como trend followers, será que é porque em comparação com o day-trade esta forma de negociação parece aborrecida e pouco emotiva? Ou existe muito mais gente a negociar desta forma, mas estão se nas tintas para os rótulos?

Afinal o que faz um bom trader é o dinheiro que ganha e não o rótulo que tem. :lol:

por Pickbull » 15/8/2011 15:59

JCS Escreveu:

JCS

por JCS » 15/8/2011 15:39

JCS
"Every trade is a test"

por Pickbull » 15/8/2011 15:07

JCS, fazes hedging das tuas posições em moeda estrangeira?

por VirtuaGod » 15/8/2011 11:55

JCS Escreveu:
Seria também interessante que outros trend followers do fórum partilhassem outros métodos de trend following diferentes para tornar o tópico mais variado e abrangente.

Aqui está um: A Quantitative Approach to Tactical Asset Allocation

O autor usa médias móveis de 10 meses e utiliza os fechos mensais para a tomada de posição (como tu usas o semanais). Lá tem uma série de activos que o gajo usa, mas são indíces/etf's estilo REIT's, SPY, EEM, Treasury Bonds de 10 anos(não me lebro quais especificamente)! Está engraçado e estou a planear ler o livro dele (com base neste sistema) um dia desses!!

por JCS » 15/8/2011 11:46

VirtuaGod Escreveu:
JCS Escreveu: Por enquanto ainda nada está explicito. Encontro-me à espera que os sinais se gerem.

Posso assumir então que teu sistema não é 100% no mercado?

Tens este tipo de rentabilidade (24% este ano) de forma consistente?

Usas alavancagem?

Qual o tempo médio de posições?

Desculpa tantas questões! Eu respondo para o meu primeiro e responde se quiseres!

Boas. O meu sistema é long e short. Raramente estou fora do mercado a 100% porque existem sempre tendências em curso. Quanto à rentabilidade tem corrido bem, e tenho sido consistente o que não significa que não hajam anos negativos que desde que uso o método ainda não tive. Acho que no inicio deste tópico coloquei umas tabelas com a performance de vários fundos de trend following e repara-se que por vezes lá aconteçem uns anos negativos. No entanto o que interessa é que a longo prazo a estratégia é ganhadora. Assim sendo os períodos negativos não causam stress porque fazem parte do negócio. Há que encará-los como tal.

Uso alavancagem de vez em quando dependendo das posições que dão sinal de entrada. O meu esforço vai sempre no sentido de controlar o risco que é a única coisa que podemos controlar neste negocio. Tudo o resto não dominamos (para onde vai etc).

Os trades ganhadores costumam durar de varios meses a varios anos. É no longo prazo que se fazem trades de 100,200% como numa apple etc. Não é com day Trading ou tendo posições durante meia dúzia de dias (que por vezes também tenho caso seja stopado etc). Mas normalmente de vários meses a vários anos. Os trades negativos costumam durar de algumas semanas a poucos meses.

Se o fórum estiver interessado posso ir colocando um quadro com a minha rentabilidade mensal que posso ir actualizando de vez em quando (ao estilo das tabelas que falei) para se poder ir seguindo a rentabilidade %. Caso achem interessante.

Seria também interessante que outros trend followers do fórum partilhassem outros métodos de trend following diferentes para tornar o tópico mais variado e abrangente. Quico? :)

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

por VirtuaGod » 15/8/2011 11:45

Elias Escreveu:Se a essa média adicionares o desvio padrão, o choque será certamente ainda maior 8-)

:lol: :lol: :lol:

por Elias » 15/8/2011 11:38

Tridion Escreveu:ouvi algures que a média de retorno dos investimento dos portugueses é de 1%. :shock: :shock:

Se a essa média adicionares o desvio padrão, o choque será certamente ainda maior 8-)

Registado: 5/11/2002 12:21

por Tridion » 15/8/2011 11:30

Obrigado pelas respostas JCS, mais uma vez informação de grande valor!

Sem dúvida que existem alguns caldeiristas que têm muito para ensinar e, felizmente, têm a humildade de partilharem esses conhecimentos...a todos eles o meu grato reconhecimento. :clap: :clap:

Se mais caldeiristas quisessem ou conseguissem entender a informação que por aqui é parilhada sem dúvida que a riqueza nacional seria maior...ouvi algures que a média de retorno dos investimento dos portugueses é de 1%. :shock: :shock:

Realmente existem muitas pessoas que investem nos mercados mas aparentemente a maioria não é para fazer dinheiro!

por VirtuaGod » 15/8/2011 11:04

JCS Escreveu: Por enquanto ainda nada está explicito. Encontro-me à espera que os sinais se gerem.

Posso assumir então que teu sistema não é 100% no mercado?

Tens este tipo de rentabilidade (24% este ano) de forma consistente?

Usas alavancagem?

Qual o tempo médio de posições?

Desculpa tantas questões! Eu respondo para o meu primeiro e responde se quiseres!

1. Uso um sistema que só usa posições longas, posso passar 1/2 anos fora do mercado (tipo 2001 e 2002, praticamente todo o 2008 até Q4 2009, falo no SPX)

2. Consigo 15% de rentabilidade média, raramente mais num período compreendido entre 3 a 5 anos (ali 1995/96 e 97) seriam anos excepcionais a rondar os 50%+, pena ter sido só em backtest

3. Uso 200% do capital.

4. 3 anos

por JCS » 15/8/2011 10:42

Muito raramente estou só longo ou só curto. Tenho para já quatro posições entre longos e curtos desde banca a metais preciosos. Estou à espera de novos sinais. Depois do abanão dos mercados os gráficos têm de se recompor novamente seja para confirmar novas quedas ou para confirmar a continuação das subidas no longo prazo. Por enquanto ainda nada está explicito. Encontro-me à espera que os sinais se gerem.

JCS
"Every trade is a test"

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, caganixo7, Google [Bot], Jonas74, nickforum, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, trilhos2006 e 167 visitantes