Trend following: discussão de sistemas de trading
JCS Escreveu:Mares Escreveu:
o método é "bom", fora das lateralizações.
Sendo a rentabilidade mais baixa, quando comparada com outras formas de negociar mais agressivas, tem a vantagem de ser mais "seguro".
Deixaría as seguintes notas a este método:
- Evite, se possível, as lateralizações.
- Logo que descubra a tendência, siga-a.
- Respeite rigorosamente as entradas e saídas.
- Caso esteja errado, proteja o seu capital.
Abraço,
Mares.
A rentabilidade no trend following não é baixa nem alta. É o que o mercado dá. Depende do nível de risco que cada investidor está disposto a correr. Há trend followers a tirar anos com +50, 80 e mais de 100%... só que quando aparecem drawdowns eles são bem maiores que os meus (ou seja à custa de um risco muito maior que o meu) e que por vezes dá em falência... Como gosto de dormir bem de noite com posições abertas, o risco está ajustado à minha "personalidade". O risco tem influência nos resultados...
As lateralizacões, como bem referiste, são os períodos chatos do trend following. De vez em quando lá apareçe um. Ninguém consegue saber em antemão se uma acção está para subir, desçer ou lateralizar antes disso acontecer. Eu sendo um Follower, primeiro os movimentos acontecem e eu só os sigo (nunca apanho fundos nem vendo em topos). Não é preciso grandes invencões (Aliás o conceito por trás do Trend Following é tão básico que ninguém acredita que seja possível ganhar dinheiro assim, apenas tentando "seguir"). As pessoas gostam de chegar a conclusões brilhantes que justifiquem os movimentos para se sentirem inteligentes... Nada disso é preciso.
Para negociar basta saber o preço das coisas. Nada mais. Não preciso ser um perito em exploração mineira para negociar Ouro e prata, ou ser um ás a ler resultados de empresas para negociar Starbucks, Apple ou dominar o sector da banca para acompanhar um movimento de descida. Apenas preço.
O sistema que uso está preparado para apanhar as tendências quando estas acontecem. Há muitos outros sistemas de trend following que não envolvem obrigatoriamente MA's e que também são consistentes. Consistência é a meu ver o objectivo do Trading. Ter ganhos consistentemente em vez de alta volatilidade na rentabilidade geral da carteira. Prefiro assim.
Cumprimentos
JCS
Estás correcto.
Neste momento estás fora do mercado ou "curto"?
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Mares Escreveu:
Sendo a rentabilidade mais baixa, quando comparada com outras formas de negociar mais agressivas, tem a vantagem de ser mais "seguro".
Abraço,
Mares.
A rentabilidade no trend following não é baixa nem alta. É o que o mercado dá. Depende do nível de risco que cada investidor está disposto a correr. Há trend followers a tirar anos com +50, 80 e mais de 100%... só que quando aparecem drawdowns eles são bem maiores que os meus (ou seja à custa de um risco muito maior que o meu) e que por vezes dá em falência... Como gosto de dormir bem de noite com posições abertas, o risco está ajustado à minha "personalidade". O risco tem influência nos resultados...
As lateralizacões, como bem referiste, são os períodos chatos do trend following. De vez em quando lá apareçe um. Ninguém consegue saber em antemão se uma acção está para subir, desçer ou lateralizar antes disso acontecer. Eu sendo um Follower, primeiro os movimentos acontecem e eu só os sigo (nunca apanho fundos nem vendo em topos). Não é preciso grandes invencões (Aliás o conceito por trás do Trend Following é tão básico que ninguém acredita que seja possível ganhar dinheiro assim, apenas tentando "seguir"). As pessoas gostam de chegar a conclusões brilhantes que justifiquem os movimentos para se sentirem inteligentes... Nada disso é preciso.
Para negociar basta saber o preço das coisas. Nada mais. Não preciso ser um perito em exploração mineira para negociar Ouro e prata, ou ser um ás a ler resultados de empresas para negociar Starbucks, Apple ou dominar o sector da banca para acompanhar um movimento de descida. Apenas preço.
O sistema que uso está preparado para apanhar as tendências quando estas acontecem. Há muitos outros sistemas de trend following que não envolvem obrigatoriamente MA's e que também são consistentes. Consistência é a meu ver o objectivo do Trading. Ter ganhos consistentemente em vez de alta volatilidade na rentabilidade geral da carteira. Prefiro assim.
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
JCS Escreveu:Tridion Escreveu:JCS Como é que se deu a tua estratégia com a volatilidade dos últimos dias? Tiveste stop's activados ou nem por isso?
Quando o mercado está assim preferes fechares posições e esperares ou mantens-te fiel aos teus stop losses? E em caso de seres stopado e depois a acção corrigir (tipo JMT) voltas a entar?
Desde já obrigado pelas tuas futuras respostas![]()
Boas tridion. Tinha 11 posições das quais apenas 2 eram shorts (quem diria , eu que sou um especulador maldito:)) Fui stopado em 7 onde muitos stops já estavm no lucro e neste momento apesar das fortes quedas que assistimos nos mercados apenas estou 3% negativo para este mês de agosto. Tinha feito 9,35% em Julho e estou com 24% desde Janeiro. O Trading não é uma corrida de velocidade, é uma maratona.
A diversificação teve um papel fundamental para não ter afundado este mês. Os investimentos na prata e no ouro compensaram as perdas. Mas se estas fossem maiores continuava tranquilo na mesma. Porque os valores dos trades negativos perdidos quando os stops foram activados já estavam mais que calculados desde o inicio. Nunca sei se um trade vai correr bem ou não. Senão não precisava de stops .
Quanto a fechar posições só o faço se o sistema o indicar. Se for stopado e houver depois breakout entro novamente a preços mais caros. Não tenho problemas nenhuns nisto e até frequente acontecer. Há uma estratégia. Há um método. É para cumprir.
Compro o caro e vendo o barato. Faço o que 90% das pessoas acha errado...
Abraço
JCS
JCS,
Abraço,
Mares.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
JCS Escreveu:Compro o caro e vendo o barato. Faço o que 90% das pessoas acha errado...
No tempo do saudoso forum do Bolsainvest (isto talvez em 2001) houve um participante que uma vez escreveu uma frase lapidar que nunca mais esqueci. Dizia assim:
"Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o objectivo na bolsa não é comprar barato para vender caro, mas sim comprar caro para vender mais caro".
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Tridion Escreveu:JCS Como é que se deu a tua estratégia com a volatilidade dos últimos dias? Tiveste stop's activados ou nem por isso?
Quando o mercado está assim preferes fechares posições e esperares ou mantens-te fiel aos teus stop losses? E em caso de seres stopado e depois a acção corrigir (tipo JMT) voltas a entar?
Desde já obrigado pelas tuas futuras respostas![]()
Boas tridion. Tinha 11 posições das quais apenas 2 eram shorts (quem diria , eu que sou um especulador maldito:)) Fui stopado em 7 onde muitos stops já estavm no lucro e neste momento apesar das fortes quedas que assistimos nos mercados apenas estou 3% negativo para este mês de agosto. Tinha feito 9,35% em Julho e estou com 24% desde Janeiro. O Trading não é uma corrida de velocidade, é uma maratona.
A diversificação teve um papel fundamental para não ter afundado este mês. Os investimentos na prata e no ouro compensaram as perdas. Mas se estas fossem maiores continuava tranquilo na mesma. Porque os valores dos trades negativos perdidos quando os stops foram activados já estavam mais que calculados desde o inicio. Nunca sei se um trade vai correr bem ou não. Senão não precisava de stops .
Quanto a fechar posições só o faço se o sistema o indicar. Se for stopado e houver depois breakout entro novamente a preços mais caros. Não tenho problemas nenhuns nisto e até frequente acontecer. Há uma estratégia. Há um método. É para cumprir.
Compro o caro e vendo o barato. Faço o que 90% das pessoas acha errado...
Abraço
JCS
Editado pela última vez por JCS em 15/8/2011 7:42, num total de 1 vez.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
JCS Como é que se deu a tua estratégia com a volatilidade dos últimos dias? Tiveste stop's activados ou nem por isso?
Desde já obrigado pelas tuas futuras respostas

Desde já obrigado pelas tuas futuras respostas

Eu neste momento tenho uma ideia muito precisa do que vai ser a minha estratégia de negociação, falta-me ler um pouquito mais sobre money management, e decidir qual a corretora a utilizar por causa dos custos das comissões.
Outra coisa que tenho que decidir é se em vez das acções não seria melhor transaccionar cfd's.
Todas as opiniões são bem-vindas...
Obrigado.
Outra coisa que tenho que decidir é se em vez das acções não seria melhor transaccionar cfd's.
Todas as opiniões são bem-vindas...
Obrigado.
Quico Escreveu:Não percebo como este tópico me tem passado ao lado.![]()
Trend following (tirando umas experiências desajeitadas noutras áreas) é basicamente o que faço, e onde tenho tido sucesso.
Continuem que estou a gostar.
Já agora, JCS: usas alguma técnica de piramidar posições ganhadoras? Tirando a clássica técnica a la turtles, pouco tenho visto esse tema discutido...
Abraço.
A nivel pessoal ai uso um sub-sistema do tipo mean reverting de prazo menor, onde faço reforços no sentido da tendência principal.
- Registado: 18/12/2009 18:54
AutoMech Escreveu:rsacramento Escreveu:isto sempre me fez um pouco de confusão: quanto maior a distância do stop, mais ridiculamente pequeno fica o montante a negociar...
(eu sei que há quem esteja a marimbar-se para este tipo de MM)
Varia muito em função da situação. Os stops apertados por vezes impedem-te de negociar a posição total.
Imaginemos que tens 10.000 dólares e que estás disposto a perder 2% num negócio, ou seja 200$
A acção é a MSFT a 25$.
Dois cenários provenientes de 2 sistemas:
a) Entrada longa a 25 e stop de 1$
b) Entrada longa a 25 e stop de 5$
No cenário a) com os 200$ de risco podes comprar 200 acções por 5.000 dólares.
No cenário b) com os 200$ de risco podes comprar 40 acções por 1.000 dólares.
Se adicionalmente tiveres uma regra (o que é conveniennte), de não poderes ter mais do que X% do capital numa acção (por exemplo 10%), aquilo que vai acontecer é que no cenário a) vais comprar apenas 40 acções e não 200.
Esta regra impede que sejam tomadas posições demasiado grandes em % da carteira, quando temos stops apertados.
a cave deve ser maior para diluir o peso das comissões
rsacramento Escreveu:isto sempre me fez um pouco de confusão: quanto maior a distância do stop, mais ridiculamente pequeno fica o montante a negociar...
Varia muito em função da situação. Os stops apertados por vezes impedem-te de negociar a posição total.
Imaginemos que tens 10.000 dólares e que estás disposto a perder 2% num negócio, ou seja 200$
A acção é a MSFT a 25$.
Dois cenários provenientes de 2 sistemas:
a) Entrada longa a 25 e stop de 1$
b) Entrada longa a 25 e stop de 5$
No cenário a) com os 200$ de risco podes comprar 200 acções por 5.000 dólares.
No cenário b) com os 200$ de risco podes comprar 40 acções por 1.000 dólares.
Se adicionalmente tiveres uma regra (o que é conveniennte), de não poderes ter mais do que X% do capital numa acção (por exemplo 10%), aquilo que vai acontecer é que no cenário a) vais comprar apenas 40 acções e não 200.
Esta regra impede que sejam tomadas posições demasiado grandes em % da carteira, quando temos stops apertados.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Quico Escreveu:
Já agora, JCS: usas alguma técnica de piramidar posições ganhadoras? Tirando a clássica técnica a la turtles, pouco tenho visto esse tema discutido...
Abraço.
Boas Quico. Basicamente é a lá turtles como referiste. Faço pequenos reforços em breakouts on the way Up ajustando os stops para manter o risco. Nunca reforço um trade que não esteja positivo. Os negativos são para tudo menos para reforçar... São para mandar fora mesmo, quando o sinal é dado. O sistema que uso é das coisas mais básicas que eu considero que haja. O difícil para muitos é cumpri-lo

A mente humana tem extrema dificuldade em aceitar que algo simples funciona. As pessoas ficam muito mais fascinadas quando pensam que os mercados sobem porque o CPI, a survey XPTO foi de 17,3% em vez de 17,4%, e porque estamos na onda 5 da 3 da 5 da 3 da 5 da III da v. Fá-los sentir emocionalmente concretizados. Aceitar-se que se compra o que sobe e se vende o que desce é básico de mais... Se fosse assim eram todos ricos e tal

Abraço
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
rsacramento Escreveu:isto sempre me fez um pouco de confusão: quanto maior a distância do stop, mais ridiculamente pequeno fica o montante a negociar...
Ás vezes compensa, sobretudo se fores aumentando a tua posição à medida que se confirma que "tens razão" (daí a minha pergunta sobre piramidagem). O truque é, à medida que aumentas o tamanho da posição, não permitires que o risco aumente (pelo menos mantém o risco original).
Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
JCS Escreveu:O stop loss até pode estar 99% abaixo da entrada e a perda na carteira serem 1, 2, ou 3% com o stop loss activado. É o valor de entrada e o valor de stop que definem a Quantidade a investir. Muitas vezes saio com perdas de 10, 20% no trade que significam apenas 1% da carteira. É este 1% que é importante, os 10 ou 20% não me interessam para nada porque o stop tem de ficar onde tem de ficar.
JCS
isto sempre me fez um pouco de confusão: quanto maior a distância do stop, mais ridiculamente pequeno fica o montante a negociar...
Não percebo como este tópico me tem passado ao lado.
Trend following (tirando umas experiências desajeitadas noutras áreas) é basicamente o que faço, e onde tenho tido sucesso.
Abraço.

Abraço.
Editado pela última vez por Quico em 17/7/2011 20:56, num total de 1 vez.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
O stop loss até pode estar 99% abaixo da entrada e a perda na carteira serem 1, 2, ou 3% com o stop loss activado. É o valor de entrada e o valor de stop que definem a Quantidade a investir. Muitas vezes saio com perdas de 10, 20% no trade que significam apenas 1% da carteira. É este 1% que é importante, os 10 ou 20% não me interessam para nada porque o stop tem de ficar onde tem de ficar.
JCS
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Sim, pessoalmente tenho a ideia (que pode estar errada) que os stop losses no TF são maiores...pelo menos quando a cotação cruza a MA40 e dá a indicação de saída. Um TF nunca entra no início do movimento nem saí dele no topo, e essa saída pode ocorrer 20 ou 25% abaixo da cotação mais alta.
Contudo, julgo que outros tipos de traders que definam stop losses nos suportes possam ter perdas semelhantes a um TF.
Contudo, julgo que outros tipos de traders que definam stop losses nos suportes possam ter perdas semelhantes a um TF.
Tridion Escreveu:Até se pode perder 25% numa acção desde que isso represente 1 ou 2% do investimento total...julgo ser este um dos aspecto em que o TF é psicologicamente mais complicado de lidar![]()
O importante é limitar perdas e deixar correr os ganhos..
Nem mais. O que mais abunda são investidores em que uma desvalorização de 25% num trade é uma desvalorização de 25% na carteira e muito mais... Autenticas "walking time bombs" mas o mercado é feito disso.
Risk control é do mais importante que há. Principalmente quando se erra mais vezes dos que se acerta (como eu). Imaginem se as perdas não fossem o mais pequenas possíveis e se não deixasse os lucros rolar nos poucos acertos que tenho. TF é assim mesmo e demora a interiorizar apesar de simples. Um aspecto muito importante nas tendências é que quando acontecem elas costumam ir sempre mais além que o esperado. Quando vós disserem que algo não pode cair mais ou que não pode ir mais alto que um certo nível, acreditem que pode cair bem mais ou subir bem mais que certos níveis ( não fosse o mercado uma autêntica besta indomável...). É por isso que é completamente inútil tentar definir price targets. Ninguém sabe até onde algo vai subir ou descer. Muitos tentam adivinhar e por vezes até acertam nem eles sabem como, no entanto a taxa de acerto deve ser pior que a minha taxa de negócios positivos ehehe que por si já é baixa. Mas é divertido ver.
Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Tridion Escreveu:Até se pode perder 25% numa acção desde que isso represente 1 ou 2% do investimento total...julgo ser este um dos aspecto em que o TF é psicologicamente mais complicado de lidar![]()
O importante é limitar perdas e deixar correr os ganhos..
mas o day trader, o swing trader ou o position trader, todos eles têm MM...
Tridion Escreveu:JCS se o sinal de compra foi dado recentemente, não será o stop-loss definido que te obrigará a sair da acção?
No caso da Cimpor entrada por volta dos 5.2 e stop-loss 4.65. Enquanto o preço não for aos 4.65 é deixá-la andar para cima e para baixo, a ver se a tendência de subida pega...
Obrigado.
o sinal de saída é o cruzar em baixa a MM40, no semanal
aliás é interessante constatar que se podem ter perdas sensíveis: quem entrasse na cimpor estaria a perder 5 e picos %; se vier outra vela semelhante, à saída as perdas ultrapassariam os 10%, mas são os ossos do ofício
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: GamesOver, Luzemburg, PAULOJOAO, PXYC, rg7803, Rolling_Trader, Shimazaki_2 e 148 visitantes