Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Icaro00 » 10/8/2011 22:46

OPA ao BCP??? Lembra-me uma história com 10 anos que se não se importam vou contar, não quero de modo algum dizer que o BCP não vai sofrer uma OPA: Não sei se o BCP não vai subir. Ou cair. O que pretendo é apenas partilhar uma experiencia pois acredito que é para isso que estes espaços deveriam servir. Desejo sinceramente que todos fiquem ricos, mas sei que muitos poucos irão ganhar dinheiro… Assim é a Bolsa.
Era uma vez uma acção, uma “tech” que surge no topo da euforia de 2001, numa bolsa, à beira-mar plantada a PTM.com.
Lembro-me de ouvir falar da OPA à PTM.com, numa altura em que todo o mercado estava em queda (creio k 2001/2002?, evárias pessoas de confiança me diziam que uma OpA estava para acontecer neste título, falava-se disso na Net, nas salas de trade, nos cafés… e eu comprei, aliás lembro-me de ver o santander comprar uns milhões umas semanas antes da OPA, mas apesar de toda a gente falar da OPA o que aconteceu é que ela caiu e caiu e caiu 8já lá estavam todos e como muitos estavam a ficar entalados a divulgação era uma forma de ver se a “sangria” parava.
Quando surge a OPA e apesar desta ter sido a cerca de 3,5:1 ptm.com por PTM. Muitos perderam dinheiro. Eu tive muita sorte (muita sorte mesmo , não foi saber, não foi inside, foi SORTE) pois apesar de estar a perder bastante a OPA apareceu a tempo de eu sair muito próximo do zero e com uma lição: MESMO TENDO A "CERTEZA" DE QUE VAI HAVER OPA, TENHO DE TER SEMPRE STOP, PRINCIPALMENTE SE A TENDENCIA FOR DE QUEDA.

O BCP até pode vir a ser opado e se assim for de certeza traders/investidores que irão ganhar 30% (ou mais) do dia para a noite, aliás da noite para o dia. MAS, sei que neste momento há muitos a perder muito dinheiro. Imaginem que compraram (apenas 4 meses atrás) por terem informação (inside fidedigno de que iria haver uma OPA sobre o BCP) a 0,6€ e a OPA surgir 50% acima do valor médio de fecho do último mês (cerca de 0,3€) teríamos uma opa a 0,45€. Muitos ganhavam 50%, muitos 40%, mas quem comprou 4 meses atrás a 0,6€ perdia por cada 6000€ investidos 1500e, ou seja 25%, (com um inside correcto)

O inside é bom se for em 2 circunstâncias:
1- Tendência BULL (quanto mais longe da data da OPA melhor)
2- Momento adequado (quanto mais próximo da data da OPA melhor)
Era esta a história que eu tinha para contar… espero que tenha sido útil para alguém, para mim foi de certeza útil relembrar.

Bons negócios e cuidadinho lá fora que o tempo está de chuva… :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 3:03

por patacas » 10/8/2011 21:51

Só para assinalar a página 300 deste tópico.
Se o BCP valesse um cêntimo por página... :mrgreen:

Registado: 3/4/2008 11:50

por Nyk » 10/8/2011 19:47

pvg80713 Escreveu:
Nyk Escreveu:
richardj Escreveu:é o bull market invertido, desce 10% sobe 2% desce 10% sobe 2% xD lá para meio de setembro chega aos míticos 0,20, e Setembro não é historicamente um bom mês

Já acreditei que o bcp vinha aos 0,20, mas começo a ter as minhas duvidas...

deixa lá...

eu já tive a certeza que voltava a 6 euros.

agora já acho que ainda vai fazer 1x.xx centimos.

Isso é verdade, tudo pode acontecer....até ao zero não há limite, a não ser a perca total... :mrgreen:
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Las_Vegas » 10/8/2011 19:43

Mas afinal há OPA ou não há OPA?

Parece que só me resta ver o programa da manhã do Goucha.

Pode ser que ele comente algum insider que teve recentemente.

Registado: 4/11/2002 23:12

por pvg80713 » 10/8/2011 19:41

Nyk Escreveu:
richardj Escreveu:é o bull market invertido, desce 10% sobe 2% desce 10% sobe 2% xD lá para meio de setembro chega aos míticos 0,20, e Setembro não é historicamente um bom mês

deixa lá...

eu já tive a certeza que voltava a 6 euros.

agora já acho que ainda vai fazer 1x.xx centimos.

Registado: 19/4/2005 11:11

por rasteiro » 10/8/2011 19:41

Nesta menina para jogar á décima, só a partir de 100.000mil ações, se não mais vale estar quietinho.

Abraços

raupin Escreveu:O único jeito de ganhar umas massas nesta altura é fazer Intraday Trading. Mas é necessário ter bastante experiência, saber ler a tendência do mercado, para não cair em armadilhas. Tais armadilhas que fazem cair muito tansos, como eu já caí muitas vezes, mas aos poucos vou aprendendo, mas experiência ainda me falta muita. Vou aprendendo mas a custa de já muito euros... É preciso ter muita paciência, controlar o stress, e ter muito cuidado com o desgaste psicológico que o day trading acarreta.
Portanto eu não acredito muito que nesta altura que os indicadores ou noticias de qualquer tipo tenham alguma influência na tendência das cotações...

Por exemplo hoje de manha vi as cotações a subirem cerca de 3%, pensei...isto é uma armadilha...o que a tendência diz é que a cotação irá encerrar no negativo. Logo no inicio da manha dei uma ordem para -7% do que estava na altura, e não é que no final do dia consegui efectuar a ordem!. De manha eu não sonhava que iria sair um rumor a tarde da reavaliação da dívida francesa. Como é que eu sabia que as acções iriam para terrenos negativos? Porque apenas me conduzi pela tendência, e não liguei "patavina" aos indicadores/noticias..

Na minha opinião deixei de ligar aos cabeçalhos pomposos que quando uma acção sobe muito, dizem que "Dispara" quando elas baixam dizem que "Afunda".
De Manha estão a dizer que Dispara, ao fim da tarde já esta os ganhos nulos ou mesmo negativos...
Com isto tudo as pessoas vão atrás do "Dispara" porque julgam que vão atrás de um comboio ascendente, mas no final do dia vêem-se encurralados e sentem que caíram numa armadilha...
resumo: neste período de muita volatilidade e bear market, peguem nos indicadores e ponham-nos no lixo...
A melhor defesa é seguir as tendências. sei que é difícil mas também não conheço melhor método nesta altura..
obrigado.

Registado: 29/11/2007 12:24

por Supermann » 10/8/2011 19:41

É preciso fazer intraday trading?

A ultima posição que abri no BCP foi nos 0,36 € praticamente. Há nao sei quantas semanas atrás...

Já detenho algumas posições há mais de 3 meses, outras tenho que nao no BCP que levam 6 meses.

Onde é preciso fazer intraday? Não percebo...

Se está mais volátil o mercado, usa-se stops mais largos.

Quanto aos indicadores po-los no lixo.

Só uso indicadores e eles poem-me até agora do lado certo do mercado.

Obviamente há que saber ter regras definidas para os indicadores, e ter bons indicadores seja de tendencia, seja de volatilidade, osciladores o que seja.

Aliás são eles que até agora, me tem vindo a estar curto praticamente desde lá de cima e ir reforçando em topos de curto prazo como o foram os 41 centimos e mais recentemente os 0,35
Editado pela última vez por Supermann em 10/8/2011 19:46, num total de 1 vez.

Registado: 18/12/2009 18:54

por raupin » 10/8/2011 19:37

O único jeito de ganhar umas massas nesta altura é fazer Intraday Trading. Mas é necessário ter bastante experiência, saber ler a tendência do mercado, para não cair em armadilhas. Tais armadilhas que fazem cair muito tansos, como eu já caí muitas vezes, mas aos poucos vou aprendendo, mas experiência ainda me falta muita. Vou aprendendo mas a custa de já muito euros... É preciso ter muita paciência, controlar o stress, e ter muito cuidado com o desgaste psicológico que o day trading acarreta.
Portanto eu não acredito muito que nesta altura que os indicadores ou noticias de qualquer tipo tenham alguma influência na tendência das cotações...

Por exemplo hoje de manha vi as cotações a subirem cerca de 3%, pensei...isto é uma armadilha...o que a tendência diz é que a cotação irá encerrar no negativo. Logo no inicio da manha dei uma ordem para -7% do que estava na altura, e não é que no final do dia consegui efectuar a ordem!. De manha eu não sonhava que iria sair um rumor a tarde da reavaliação da dívida francesa. Como é que eu sabia que as acções iriam para terrenos negativos? Porque apenas me conduzi pela tendência, e não liguei "patavina" aos indicadores/noticias..

Na minha opinião deixei de ligar aos cabeçalhos pomposos que quando uma acção sobe muito, dizem que "Dispara" quando elas baixam dizem que "Afunda".
De Manha estão a dizer que Dispara, ao fim da tarde já esta os ganhos nulos ou mesmo negativos...
Com isto tudo as pessoas vão atrás do "Dispara" porque julgam que vão atrás de um comboio ascendente, mas no final do dia vêem-se encurralados e sentem que caíram numa armadilha...
resumo: neste período de muita volatilidade e bear market, peguem nos indicadores e ponham-nos no lixo...
A melhor defesa é seguir as tendências. sei que é difícil mas também não conheço melhor método nesta altura..
obrigado.

Registado: 31/7/2011 11:51

por prumus » 10/8/2011 19:10

até o bcp anda na onda dos states a pouco os stataes estavam a recuperar e o bcp subiu de 0.273 para 0.277

Registado: 9/8/2011 22:14

por Nyk » 10/8/2011 19:06

"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

Re: E Stop Onde por??

por J Alves » 10/8/2011 18:54

COFRES Escreveu:
J Alves Escreveu:O BCP acabou por fechar no seu valor mais baixo 0.27. O dito martelo invertido devido ao facto de estarmos numa zona sem suportes não teve importância técnica, mas as divergências lá continuam. Se elas vão servir para conseguir inverter a tendência de curto prazo, eu digo sim em termos técnicos. Mas esta turbulência pode inviabilizar tal situação.

Cofres :twisted:

Cofres como deves compreender não vou assumir a responsabilidade de te dizer o valor certo para colocares o stop. uma das regras que eu costumo utilizar é entre 2.5 e 3.5% abaixo do suporte. Como neste caso não há suporte, mas sim uma divergência clara entre o preço e o rsi, o importante é perceber se esta zona dos 0.27 começa a ganhar consistencia e teres um stop mental

Registado: 3/3/2006 11:17

por richardj » 10/8/2011 18:49

é o bull market invertido, desce 10% sobe 2% desce 10% sobe 2% xD lá para meio de setembro chega aos míticos 0,20, e Setembro não é historicamente um bom mês

Registado: 25/4/2011 22:36

por Mares » 10/8/2011 18:37

Mares Escreveu:Os touros apanhados em falso por 2 vezes (circulos a vermelho).

Será que à terceira é de vez?

Sem a quebra consistente da LTD, qualquer notícia poderá ser apenas mais uma armadilha para os touros...

g.a.

Não foi à terceira....

Mas um dia irá aconteçer....

g.a.
Anexos
BCP_Ago_011_a.jpg
BCP_Ago_011_a.jpg (85.44 KiB) Visualizado 2884 vezes
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

E Stop Onde por??

por COFRES » 10/8/2011 18:37

J Alves Escreveu:O BCP acabou por fechar no seu valor mais baixo 0.27. O dito martelo invertido devido ao facto de estarmos numa zona sem suportes não teve importância técnica, mas as divergências lá continuam. Se elas vão servir para conseguir inverter a tendência de curto prazo, eu digo sim em termos técnicos. Mas esta turbulência pode inviabilizar tal situação.

Cofres :twisted:

Registado: 1/3/2011 12:05

por PC05 » 10/8/2011 18:32

prumus Escreveu:olha se os states estivessem bem no aaaa queria ver se caia!!

O mal é esse, parece que só tem 2 direcções, para o lado e para baixo!

Registado: 5/12/2005 21:28

por prumus » 10/8/2011 18:24

olha se os states estivessem bem no aaaa queria ver se caia!!

Registado: 9/8/2011 22:14

por Mares » 10/8/2011 18:22

artista Escreveu:
Mares Escreveu:
Elias Escreveu:
artista Escreveu:Cai porque a empresa não está bem, o sector não está bem, as finanças públicas não estão bem, não há nada que esteja bem... cai regularmente mas acham que todos os dias há uma nova justificação para cair?!

No dia em que não houver uma explicação plausível pode sempre apontar-se o dedo aos especuladores :twisted:

Nesse dia sobe... sobe... sobe....

E a cada subida todos vem dizer que vai caír mais....

Mais um que ainda não percebeu que as justificações vêm à posteriori. Se hoje tivesse subido também se arranjavam justificações, queres que te diga algumas?!

Podes dizer....

(Quando não existirem mais justificações para uma subida... significará que a pressão vendedora esgotou-se...)

por Onelife » 10/8/2011 18:21

artista Escreveu:
prumus Escreveu:eu para mim o bcp caiu por causa da frança... e os states vao dar uma rasteira e nao vou fechar muitos negativos e amanha os futuros estao positivos e isto sobe tudo...mas.. vendi a 0.271 :(

Eu ainda me admiro é porque é que precisam de justificações diárias para o BCP cair?! :shock: :roll:

Cai porque a empresa não está bem, o sector não está bem, as finanças públicas não estão bem, não há nada que esteja bem... cai regularmente mas acham que todos os dias há uma nova justificação para cair?!

...cai porque a tendência é de queda.

Registado: 16/8/2007 14:49

por J Alves » 10/8/2011 18:20

O BCP acabou por fechar no seu valor mais baixo 0.27. O dito martelo invertido devido ao facto de estarmos numa zona sem suportes não teve importância técnica, mas as divergências lá continuam. Se elas vão servir para conseguir inverter a tendência de curto prazo, eu digo sim em termos técnicos. Mas esta turbulência pode inviabilizar tal situação.
Anexos
bcp.png
bcp.png (132.81 KiB) Visualizado 2979 vezes

Registado: 3/3/2006 11:17

por artista_ » 10/8/2011 18:18

Mares Escreveu:
Elias Escreveu:
artista Escreveu:Cai porque a empresa não está bem, o sector não está bem, as finanças públicas não estão bem, não há nada que esteja bem... cai regularmente mas acham que todos os dias há uma nova justificação para cair?!

No dia em que não houver uma explicação plausível pode sempre apontar-se o dedo aos especuladores :twisted:

Mais um que ainda não percebeu que as justificações vêm à posteriori. Se hoje tivesse subido também se arranjavam justificações, queres que te diga algumas?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Mares » 10/8/2011 18:14

Elias Escreveu:

por artista_ » 10/8/2011 18:09

Elias Escreveu:No dia em que não houver uma explicação plausível pode sempre apontar-se o dedo aos especuladores :twisted:

Esses malandros são sempre culpados! :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Elias » 10/8/2011 18:05

Registado: 5/11/2002 12:21

por artista_ » 10/8/2011 18:03

prumus Escreveu:eu para mim o bcp caiu por causa da frança... e os states vao dar uma rasteira e nao vou fechar muitos negativos e amanha os futuros estao positivos e isto sobe tudo...mas.. vendi a 0.271 :(

Eu ainda me admiro é porque é que precisam de justificações diárias para o BCP cair?! :shock: :roll:

Cai porque a empresa não está bem, o sector não está bem, as finanças públicas não estão bem, não há nada que esteja bem... cai regularmente mas acham que todos os dias há uma nova justificação para cair?!

por PC05 » 10/8/2011 17:57

richardj Escreveu:tem aspecto de ser mais uma super bigorna, mas tudo o que se tem visto são pequenos ressaltos, como se a acção estivesse sobre grande pressão vendedora e só sobe fugazmente quando existe uma noticias internacional que é favorável ao sector onde actua.

houve ali uma pequeníssima laterizaçao nos 0,55 0,4 e nos 0,3 mas continua a afundar desde Abril.

o que aconteceu em Abril que fez a acção cair mais de 50% em 4 meses? xD

Uma das razões foi certamente o aumento de capital:
Anexos
AC_BCP.PNG
AC_BCP.PNG (10.25 KiB) Visualizado 3118 vezes

Registado: 5/12/2005 21:28

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, icemetal, Pmart 1, Shimazaki_2 e 171 visitantes