Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ronda pelos índices «que nos interessam»...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Matraquilho » 9/12/2002 13:07

Já agora mais dois graficozitos sem qualquer importância....
Anexos
unemployment-nov.png
unemployment-nov.png (16.53 KiB) Visualizado 1984 vezes
ism-nov.png
ism-nov.png (22.68 KiB) Visualizado 1981 vezes
É apenas a minha humilde opinião, para qq outro esclarecimento é favor consultar: http://www.miniclip.com/askjoe.htm

Registado: 5/11/2002 1:27

.

por MarcoAntonio » 9/12/2002 12:56

.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Essa afirmação...

por Curare » 9/12/2002 12:55

Faz sentido na PT. Pelo que vi pelos gráficos que aqui deixaram, o tal sinal de entrada short (ou pelo menos fecho de posições longas) está a ser dado. É uma questão de aguardar pelo fecho.

Quando ao resto dos mercados, dá-me ideia que não há grande hipótese de uma inversão sustentável em alta, mas afinal de contas, parece que só 25% de nós é que pensam assim... :)

Um abraço Matraquilho.

Registado: 5/11/2002 12:54

por Matraquilho » 9/12/2002 12:52

já agora Curare como falas-te no sentimento deixo aqui uns gráficos....

que demonstram bem o porquê de eu não conseguir mesmo entender afirmações como esta:

"Para mim, não é... Já sei há muito que o mercado está cheio de quem pense diferente de mim. Provavelmente, a grande parte das vezes a maioria... Veja-se o caso da PT por exemplo e das opiniões que têm sido lançadas desde a abertura da caldeirão... A maioria tem estado à procura de um ponto para shortar e eu tenho estado inserido numa minoria que espera por um sinal para sair... Já estou habituado a estar em minoria... "
Anexos
sent5-12.gif
sent5-12.gif (7.98 KiB) Visualizado 4497 vezes
sent5-12a.gif
sent5-12a.gif (9.13 KiB) Visualizado 4492 vezes
É apenas a minha humilde opinião, para qq outro esclarecimento é favor consultar: http://www.miniclip.com/askjoe.htm

Muito provável?

por Curare » 9/12/2002 12:46

Alguns dados:

Bearish Sentiment: Em Outubro atingiu um máximo de 43,2%, agora está nos 25,3% (mínimo nos 24,7%)

Bullish Sentiment: Quando o mercado começou a subir em Outubro, este indicador estava nos 28%, agora está nos 48,3% (depois de ter feito um máximo nos 50,6%)

Bullish Percent NDX: 75% (max 82%)
Bullish Percent S&P: 67% (max 68.4%)

ADX: tendência ascendente claramente a perder força, com os bear a entrarem no mercado. Cruzamento das linhas + DI e - DI está iminente (no S&P já foi feito).

Etc...

Como o Cem diz, é preciso apanhar os grandes movimentos, e o enventual grande movimento dá-me ideia que apenas começou.

Abraço.

Registado: 5/11/2002 12:54

Concordo plenamente com a tua análise Marco António

por Camisa Roxa » 9/12/2002 12:15

Especialmente no que concerne à muito provável inversão de swing. Todos os indicadores estão oversold, com muitos títulos a virem tocas em LTs de suporte o que são sinais de possível entrada longa

Contudo para mim será esta sessão de 2ª feira que definirá o rumo. Caso confirme o upside, entrarei longo

Cumprimentos

Registado: 5/11/2002 11:27

por MarcoAntonio » 9/12/2002 3:18

Matraquilho, na minha análise às candles não faço distinção entre as inversões de swing de baixa para alta e de alta para baixa (isso está bem para os puristas... entre os quais eu não me encontro). Além disso, englobo no mesmo grupo, martelos e quase-martelos (sejam eles doji ou possuam tb uma pequenina sombra do lado oposto à grande)...

Note que fui buscar precisamente as velas SEMELHANTES à de sexta (que não é em qq caso um martelo perfeito... :)

Resumindo, a análise de fiabilidade foi feita a velas IDENTICAS à de sexta. E o resultado é o que vê...

Portanto, se vai enveredar por uma discussão de gravestone dojis versus hammers versus dragonfly dojis versus shooting stars versus etc etc etc... Está a escalpinhar algo que para mim não faz grande sentido e do qual já disse repetidamente que tenho uma leitura e opinião diferente da sua...

Aquilo que para si está totalmente errado são as bases com que sempre analisei e com as quais continuarei a analisar (como negoceio com base nas minhas análises e os resultados são mais do que satisfatórios nem me passa pela cabeça mudar... mesmo que amanhã falhe.)

Parece que para si é um problema ter uma opinião diferente da minha, dada a sua insistência (ou por outra, que é um problema eu ter uma opinião diferente da sua).

Para mim, não é... Já sei há muito que o mercado está cheio de quem pense diferente de mim. Provavelmente, a grande parte das vezes a maioria... Veja-se o caso da PT por exemplo e das opiniões que têm sido lançadas desde a abertura da caldeirão... A maioria tem estado à procura de um ponto para shortar e eu tenho estado inserido numa minoria que espera por um sinal para sair... Já estou habituado a estar em minoria... :wink:

Grande Abraço,
Marco Antonio.

PS: Nem me passa pela cabeça pedir-lhe para aceitar a minha opinião (parece que isso está fora de questão). Deixe-me pelo menos viver tranquilo com ela... Hehehehe...
:mrgreen:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 9/12/2002 3:07

E só para concluir, que amanhã é dia de trabalho... Em relação ao dia de amanhã, se tivermos uma boa sessão, reforço a minha análise de fim de semana pois passaremos a ter uma confirmação de inversão de swing (e nesse caso reforço a minha perspectiva para uma semana <i>bullish</i>). Se no entanto tivermos uma má sessão, os (quase) martelos do DAX e do S&P serão desfeitos e o sinal perde sentido, principalmente se fizermos novos mínimos e quebras dos diversos suportes apresentados nos diversos gráficos... Nesse caso passo a perspectivar uma semana <i>bearish</i> e a continuação da <i>swing</i> de baixa até outros níveis de suporte...
Imagem

Administrador Fórum

por Matraquilho » 9/12/2002 3:05

MarcoAntonio de todos os Hammer/Martelos por ti indicados como bem sucedidos, apenas um pode ser considerado um Hammer os outros ou são doji, ou são dragonfly doji, ou são gravestone doji, etc

ou seja dos bem sucedidos apenas o que assinalas-te na primeira semana de julho é realmente um hammer/martelo , dai a pequena nuance da fiabilidade....

não esquecer que uma das coisas mais importantes na análise de candles é a psicologia associada a cada candle e a cada padrão de candles...

Este teu ultimo argumento é um perfeito exemplo de um argumento técnicamente errado na minha humilde opinião....

um grande abraço

por MarcoAntonio » 9/12/2002 2:54

Matraquilho, isso é a questão do ovo e da galinha...

É óbvio que o Matraquilho pensa assim porq não faz a mesma leitura que eu. Se fizesse obviamente não pensaria assim...

Da mesma forma que o Matraquilho diz que mesmo que eu acerte, continuará a pensar que não acertei devido aos argumentos que apresentei (se pensasse é porque estava de acordo com eles, não é? dizer isso não acrescenta nada à discussão) eu posso dizer que se acertar de pouco me importa o que o Matraquilho pensa acerca dos meus fundamentos e se errar não será por isso que vou rever os meus argumentos porque o meu tipo de análise não vai mudar com base num trade/análise falhado/a...

O meu tipo de análise deriva da minha experiência e conhecimentos acumulados e do resultado de várias centenas de trades e de outras tantas análises...

E note que quem foi buscar essa questão foi o próprio matraquilho. <b>Não fui eu</b> que disse se acertasse é porque os meus argumentos eram válidos (é lógico que para mim são válidos senão não os teria apresentado e nunca me passaria pela cabeça ir buscar esse tipo de argumento, do género... «amanhã vemos»... Nunca apresentei esse tipo de argumento e tb não sería agora que iria apresentar). Quem disse o inverso foi o Matraquilho, referindo que o Mercado até poderia subir que não seria por isso que iria considerar os meus argumentos válidos...

Está em desacordo com os meus argumentos e continuará, aconteça o que acontecer ao Mercado. Óptimo, gostei de saber... E eu digo o mesmo... Não alterarei os meus argumentos, aconteça o que acontecer ao mercado... Mas o que é que isto acrescenta à discussão?...

É a discussão do ovo e da galinha...

PS: Deixo-lhe algo bem mais interessante que esta discussão do ovo e da galinha e com a qual penso que o forum ganha muito mais. Um gráfico do S&P no último meio ano com os martelos que sinalizaram inversão de swing marcados a azul e os falsos sinais a vermelho...
Anexos
spx-martelos.gif
spx-martelos.gif (18.78 KiB) Visualizado 4649 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por Matraquilho » 9/12/2002 2:30

MarcoAntonio o LOW é referente ao Hammer e o MODERATE é referente Drangonfly Doji, são coisas diferentes.........

Quanto a errar ou acertar desculpa mas não me estava a referir a isso mas sim aos argumentos usados para que possas vir a acertar ou errar, ou seja quer venhas a acertar ou a errar isso não se irá dever na minha opinião aos argumentos que tu usas-te....

um grande abraço

por MarcoAntonio » 9/12/2002 1:41

Ehehe... Afinal parece que eu tinha deduzido bem...

Em relação às velas, nem vou explorar mais porque sinceramente julgo que não vale a pena... A vela é uma síntese do movimento e não se aplica unicamente ao comportamento diário. É corrente o recurso a velas quer para períodos intradiários quer mesmo para períodos extradiários (velas semanais, mensais, etc...) pelo que está a explorar algo do qual eu tenho uma leitura bastante diferente (e de qq das formas não sou um purista das <i>candles</i> como já referi noutras ocasiões). Se sintetizar duas sessões que de thrusting obtém um martelo para o período dos dois dias, como referi no post anterior...

Quando refere:
«e eu por mais que olhe para os gráficos de diferentes pontos de vista não consigo vizualizar isso...»

eu só posso responder que eu consigo e foi precisamente o que apresentei nos gráficos.

Não concorda, tudo bem, é como digo... O mercado é mesmo feito disso. Uns têm uma opinião, outros têm outra, uns fazem uma leitura, outros fazem outra. É isso que permite que uns estejam a vender e outros a comprar...

Acha que estão bastante errados? Tudo bem. É sinal que é pessoa de convicções... Eu por mais que olhe para as análises não consigo ver o que é que está lá assim de tão errado...

O rallye vai terminar (ou já terminou)?... Não faz mal, graças às minhas análises entrei praticamente no fundo. Qnd eu começar a errar é porque está na hora de virar...

Um grande abraço,
Marco Antonio.

<i>PS: low/moderate não é exactamente idêntico a low...</i> :wink:
Imagem

Administrador Fórum

por Matraquilho » 9/12/2002 1:23

MarcoAntonio existe uma grande diferença entre um thrusting e um hammer apesar de serem parecidos e de terem uma fiabilidade exactamente identica Imagem como sabes a maoria das transações durante uma sessão são efectuadas na 1ª hora da sessão e na ultima hora da sessão, dai ter um significado muito diferente um hammer ou um thursting.......isto está tudo muito bem explicado no livro "Japanese Candlestick Charting Techniques" do Steve Nison

Para reforçar a ideia de que o S&P 500 fez um thrusting deixo-te os gráficos do Nasdaq Composite e do Nasdaq 100 ambos com padrões thrusting perfeitos
Imagem
Imagem

Em relação à LT o MarcoAntonio disse:

"Olhando agora para o gráfico e após o (quase) martelo da sessão de sexta-feira, este sugere-nos a possibilidade de um retest a essa LTd que terá tido um resultado positivo. O índice passou a semana a realizar uma swing de baixa tendo iniciado essa swing após ter chegado bem perto daquela que é agora a grande referência com resistência para o índice, o máximo entre gundos por volta dos 965pts. "

e eu por mais que olhe para os gráficos de diferentes pontos de vista não consigo vizualizar isso....

ou seja o indice até pode subir, pode continuar o rally, não concordo é com os teus argumentos.....na minha humilde opinião estão bastante errados....

um abraço

por L200 » 9/12/2002 1:01

Obrigado pelas análises, dão sempre para aprender.

:)
May the force be with you ;)

Registado: 5/12/2002 0:15

por MarcoAntonio » 9/12/2002 0:30

Matraquilho, não sei se percebi bem a razão de tantos gráficos... :lol:

Não sei se é por teres uma leitura diferente da minha ou se pretendias mostrar algo em particular, dado que acabaste por acompanhar os gráficos por pouco texto.

Em relação à questão do thrusting, sinceramente é algo que não me convence. Nas <i>candles</i> há padrões para todos os gostos e interpretações para todos os gostos e confesso que para mim há algumas que não fazem grande sentido e/ou nunca vi fortes evidências que corroborem certas interpretações. Isto, não obstante preferir de longe um gráfico apresentado com <i>candles</i> e de considerar que fornecem algumas indicações e são de leitura bastante intuitiva. No entanto, são um aspecto entre outros, na minha óptica...

Voltando à questão do thrusting, penso que mesmo que se trata de algo paradigmático para aquilo que referi no início do parágrafo anterior: na realidade, um activo que realize esse padrão ao longo de duas sessões, no conjunto das duas sessões realizou um martelo (é só questão de conjugar as duas velas... note-se que uma vela não passa de uma síntese do percurso realizado pelo activo... e se quiseremos ir um pouco mais longe e sintetizarmos um thrusting, obtemos um martelo). Um autor que defenda que um thrusting é bearish e uma martelo é bullish está a ser algo incoerente.

O martelo é aliás, na minha opinião, das figuras mais fiáveis que existe. E por uma razão simples: um activo que faça uma inversão realiza em determinado espaço temporal obrigatoriamente um martelo (o que não quer dizer que sempre que faça um martelo vai inverter... no entanto, se o fizer, está a fazer algo QUE TEM DE FAZER para inverter).

É um pouco como dizer: todo o pão é feito de cereais. O que não quer dizer que se eu estiver a comer algo feito de cereais estou a comer pão (obrigatoriamente). No entanto, entre o optar por dizer: «se isto é feito de cereais provavelmente estou a comer pão» ou em alternativa «se isto é feito de cereais provavelmente <b>não</b> estou a comer pão» eu não teria grandes dúvidas em optar pela primeira (em qq uma das hipóteses tanto poderia acertar como errar).

Se um título faz o que precisa de fazer para inverter, eu sou levado a dizer que existe a probabilidade de inversão a curto-prazo e confio mais nessa leitura no que uma que diz que provavelmente vai continuar a cair...

E não será por acaso que o Reliability que surge nessa fonte a que o Matraquilho recorreu é.... LOW.

Em relação à LT que surge nos gráficos do Matraquilho gostaria de observar ainda o seguinte: essa LT (e a minha tb) sofrem do problema de estarem muito tempo sem terem sido testadas. Acontece que o Matraquilho está a dar maior peso ao período Maio-Junho enquanto eu tento enquadrar a LT com os movimentos mais actuais. Traçando a recta com base unicamente naquele período inicial retira grande parte da importancia da recta e muito da sua acuricidade. Uma recta baseada em pontos muito juntos no início da tendência e que não volta a ser testada fica muito sensível à forma como é traçada, um grauzinho para trás ou para a frente significa mais 10 ou menos 10 pontos no momento actual. Isto já para não referir que se pode optar por traçar a recta pelos máximo instradiários ou pelos corpos das velas...

Ou seja, na minha perspectiva, só tentando enquadrar a recta com os movimentos actuais ela ganha credibilidade e utilidade. Talvez não passe milimetricamente pelos pontos... Mas eu prefiro uma recta que passe muito perto de 5 pontos a uma que passe milimetricamente por dois ou até 3... Mas de longe...

Como muitas vezes refiro, a análise tem sempre um carácter subjectivo e a sensibilidade e espírito de observação do analista têm um grande peso na eficiência da mesma.

Mas se tem uma opinião diferente da minha, tudo bem, não há qq problema nisso, o mercado é mesmo feito disso... Sempre que eu estou a vender (ou a comprar) está alguém do outro lado que pensa exactamente o contrário de mim... Se não fosse assim, não existia mercado...
:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por Matraquilho » 8/12/2002 20:06

Tens razão MarcoAntonio aquela BD continha erros deixo-te aqui o mesmo gráfico desta feita com uma BD retirada de uma bloomberg profissional.....
Imagem

Deixo-te também o mesmo gráfico pelo stockcharts
Imagem

Deixo-te ainda o intraday de 6ªF passada onde se pode perceber que devido à abertura fazeada a abertura foi bastante mais abaixo do que aparece na candle dai que o padrão de thrusting, esteja válido na minha opiniaão
Imagem

e finalmente o mesmo gráfico mas em escala linear
Imagem

um abraço

por MarcoAntonio » 8/12/2002 17:44

Matraquilho, não pude deixar de reparar que essa BD não está bem... Existem vários erros em várias velas. Deixo um gráfico com as velas das últimas sessões. A última vela aproxima-se bastante de um martelo, o que numa <i>swing</i> de baixa é aviso de inversão e é uma vela bem mais <i>bullish</i> do que a que tem no seu gráfico...
Anexos
spx-20021206c.gif
spx-20021206c.gif (5.74 KiB) Visualizado 4881 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por Matraquilho » 8/12/2002 16:01

Já agora o padrão de velas é o seguinte:

um abraço
Anexos
thrusting1.gif
thrusting1.gif (7.72 KiB) Visualizado 4914 vezes

por Matraquilho » 8/12/2002 15:46

Obrigado MarcoAntonio, olha deixo-te aqui o mesmo gráfico do S&P 500 também em escala logaritmica mas no Metastock...

um abraço
Anexos
sp6-12.gif
sp6-12.gif (24.56 KiB) Visualizado 4918 vezes

por MarcoAntonio » 8/12/2002 15:22

Estão em escala logarítmica, Matraquilho. Uso <b>sempre</b> essa escala, isso já foi aqui falado diversas vezes...
Imagem

Administrador Fórum

por Matraquilho » 8/12/2002 14:35

MarcoAntonio podes dizer-me se os teus gráficos estão em escala linear ou logaritmica?

um abraço

por Pata-Hari » 8/12/2002 13:18

Excelente, Marco António! :) :) :)

Obrigado!
Editado pela última vez por Pata-Hari em 8/12/2002 14:49, num total de 1 vez.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MarcoAntonio » 8/12/2002 3:24

<b>PSI20</b>

Termino esta ronda pelos índices com uma revista ao nosso PSI20: fortíssimo o <i>rallye</i> que vem realizando.

Tem agora pela frente, no entanto, algumas barreiras: praticamente coincidindo com a MM200, uma LTd relativamente antiga (e já algo desactualizada, dado que não é testada há bastante tempo); e a zona dos 6200-6250pts, à partida uma importante zona de resistência.

Frágil é aquela LTa (a lilaz), muito inclinada e que pode ser quebrada a qq momento. Basta que o índice entre em consolidação. Consolidação aliás que sería nesta altura bem necessária. O índice encontra-se bastante sobrecomprado. Bem que podería ter aproveitado esta semana de baixa nos mercados internacionais para aliviar um pouco...

É que torna-se complicado enfrentar resistências como as que referi estando num estado tão <i>overbought</b>. Será que vamos ter uma semana em alta nos mercados internacionais e o nosso índice em contra-ciclo ou a... marcar passo?

Se porventura inverter para uma <i>swing</i> de baixa ou entrar em consolidação em <i>counter-trend</i>, penso que o índice está seguro até aos 5870pts (onde possui um S/R horizontal).

FIM
Anexos
psi-20021206b.gif
psi-20021206b.gif (16.04 KiB) Visualizado 5046 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 8/12/2002 3:13

<b>DAX</b>

Com os olhos agora no mais importante índice europeu, vimos encontrar um cenário mais semelhante ao do SPX, dado que o enquanto o Nasdaq tem sido capaz de ir realizando novos máximos (dado que quebrou a sua resistência horizontal), tanto o DAX como o SPX tem estado bastante mais laterais. Mas mais o DAX que apresenta neste conjunto de índices uma clara fraqueza relativa.

Apesar de não apresentar a possibilidade de um duplo-fundo, o gráfico não deixa no entanto de conter fortes semelhanças com o do SPX.

Para não variar, o índice passou esta semana em <i>swing</i> de baixa e acabou na sexta feira realizando uma vela bastante idêntica à do SPX. Também aqui temos a sugestão de uma inversão de <i>swing</i> para a próxima semana. Em termos de Suportes e Resistências Horizontais, temos como suporte uma grande referência em torno dos 3000pts (corresponderá aos 875pts do SPX) e agora uma resistência entre os 3450 e os 3500pts (correspondendo aos 965pts do SPX).

Para os <i>bulls</i> a grande vitória sería a realização de novos máximos quebrando aquela linha horizontal. Para os <i>bears</i> sería a quebra dos 3000pts em baixa...

(continua...)
Anexos
dax-20021206b.gif
dax-20021206b.gif (14.24 KiB) Visualizado 5078 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 8/12/2002 3:00

<b>COMPQ</b>

Passando agora para o Nasdaq Composite: este índice apresenta um padrão bastante mais irregular e «frenético» que o SPX. Nos últimos meses foi claramente dominado por uma luta com a forte resistência nos 1420/1430pts. Esta resistência acabou sendo quebrada em simultaneo com a quebra do SPX da sua LTd (ver post anterior).

O índice acabou no entanto por reagir negativamente em torno da MM200 e fez, tal como o SPX uma semana em baixa. Na sessão de sexta-feira ameaçou tanto o suporte ascendente (marcado a laranja) como o S/R dos 1420/1430pts. No entanto a sessão foi feita toda ela em subida e acabou por fechar por forma a não quebra definitivamente estes suportes.

Note-se que o índice abriu em forte <i>gap-down</i> e não se limitou a subir para fechar o <i>gap</i> e a voltar a cair (o que sería muito mau para os <i>bulls</i>). Não, antes pelo contrário, subiu, consolidou <i>intraday</i> e voltou a subir... Também neste caso fica a sensação que iremos ter uma inversão de <i>swing</i> após uma semana bastante negativa.

O aspecto mais fraco desta sessão foi o fraco volume mais uma vez realizado. Sería um dado muito <i>bullish</i> se tivessemos assistido a uma sessão de subidas acompanhadas de volume ou após as quedas de fraco volume a que temos vindo a assistir. Mas não foi isso que aconteceu e portanto, esta subida tem menos «força» do que desejariam os <i>bulls</i>...

Não deixa de ser curioso o facto do RSI ter vindo tocar nos 50pts para reagir em alta. Olhando para o gráfico e além da possível resistência oferecida pela MM200, julgo que os 1560-1600pts são um forte candidato a resistência e provavelmente o próximo target para este <i>rebound</i> (caso se confirme a inversão para o retorno às subidas).

(continua...)
Anexos
comp-20021206a.gif
comp-20021206a.gif (17.95 KiB) Visualizado 5079 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, fred2008 , Goya777, MP65, OCTAMA, peterteam2, Shimazaki_2, trilhos2006, VALHALLA, zorro2009 e 111 visitantes