Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

lmm

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Abraço

por Fernando dos Aidos » 9/12/2002 13:17

Abração Cem.

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

por Pata-Hari » 9/12/2002 13:11

Xiii, Cem, que alegria ver-te aqui! :) :) :) :)

(este post tb é só para matar saudades!!)

Beijinhosssss patianos!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Eu bem disse a semana passada...

por lmm » 9/12/2002 12:59

Não há 2 Cem 3 :!:

Abraço Cem,
lmm
Posso bem ser o pior trader da História:

Quando o mercado está comigo tenho sempre contratos a menos;

Quando o mercado está contra mim tenho sempre contratos a mais!

Registado: 5/11/2002 0:26

Excelente

por ppferreira » 9/12/2002 12:16

Este post não pretende fazer qualquer acrescento relativamente ao assunto tratado mas não queria deixar de registar o regresso do cem às lides dos Fóruns.

Sem dúvida um excelente contributo!

Um abraço,
Kid_A
"Don´t take tips before tips take you"

Registado: 8/11/2002 2:03

por Flying Turtle » 9/12/2002 12:14

Olá Cem!

Não posso deixar de saudar a presença no Caldeirão de um dos nomes mais prestigiados dos fóruns bolsistas! :)

Não nos conhecemos pessoal nem foristicamente, mas é uma honra para o Caldeirão a tua presença! Espero que o retiro não dure muito... :wink:

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

Um gráfico permite ler o futuro?

por Cem » 9/12/2002 12:08

As probabilidades podem ou não ser aferidas pela leitura de um gráfico?
Aparentemente não, porque se soubessemos o futuro então ele teria de ser decifrado pela leitura do gráfico, e que se saiba o futuro não está escrito no passado!
Só que ... e este só que é muito importante, acontece que existem estatísticas claras e comprovadas que certificam padrões aproveitáveis dos gráficos com resultados surpreendentes.
É que como tudo gira à volta da predisposição psicológica das multidões, podemos antecipar ou medir esse início de actividade emocional em determinados movimentos que, quando resultam, são ou podem ser espectaculares, valem bem o risco de entrar nessas alturas accionadas por determinados indicadores associados!
Curiosamente um dos axiomas para a escolha de um método de fazer dinheiro chega a ser paradoxal e é fruto da experiência acumulada de muitas asneiras iniciais: a taxa de sucesso de uma estratégia sistematicamente vencedora é inferior a 50%! O que quer isto dizer? Que a pesquisa de uma boa metodologia para ganhar dinheiro no mercado implica a adopção de sinais de indicadores que adoptem 2 dos grandes princípios do trading de sucesso: cortar as perdas relativamente cedo e acompanhar a tendência o máximo tempo possível até à confirmação da sua exaustão.
Na prática isto significa 60 ou 70% de negócios perdedores relativamente limitados em termos globais contra os restantes 30 ou 40% de resultados gordos que claramente compensam os primeiros. Bastam 1 ou 2 grandes negócios, que até podem durar semanas e semanas a fio, para extrair a rentabilidade positiva de um ano!
Pena é que seja difícil treinar ou convencer um trader destas conclusões tão simples nos tempos que correm, o seu instinto natural não os deixa ver a árvore mas apenas o ramo. Os muitos aprendizes que se iniciam na Bolsa aprendem uma dura lição com o decorrer do tempo porque adoptam sempre o raciocínio contrário: julgam que para ganhar basta terem mais negócios vencedores que perdedores, contentando-se com lucros pequenos e de curto prazo de cada vez, esquecendo-se que em 2 ou 3 acelerações do mercado contra as suas posições os lucros acumulados se esfumam sem saberem muito bem como e porquê!
Se juntarmos a isto os custos dos spreads, do slippage, das comissões e da vontade inerente de querer estar sempre presente no mercado a fazer negócios, todos os custos inerentes a esta impulsividade hiperactiva pagam-se bem caro, muitos até preferem "esquecer" que são custos e bem significativos nas contas finais...
Apesar de estar "retirado", por falta manifesta de tempo, não resisti a deixar aqui a minha modesta opinião nesta troca de posts que me fez lembrar certos espaços de foruns dedicados a reflexões sobre trading, apenas para matar saudades!
Abraços a todos,
Cem
Cem

por Ulisses Pereira » 9/12/2002 2:19

Lmm,

Não tenho nada a acrescentar ao que aqui foi dito, mas não queria deixar de passar esta ocasião sem dizer que os seus posts fazem-me sempre reflectir e esse é o maior elogio que lhe posso fazer.

Um grande abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Probabilidades

por lmm » 9/12/2002 0:27

Caro numerológico,

Quando falo em negociar probabilidades, refiro-me ao facto de, apesar do que ás parece ser quando se lêem certas coisas, ninguém sabe o que o mercado vai fazer a seguir.

E não se sabe porque pura e simplesmente não temos capacidade para tal - estamos limitados aos nossos sentidos para uma determinada percepção da realidade. E essa percepção está limitada à nossa experiência. Existem tantas realidades quantas cada um de nós. Para se saber o que o mercado vai fazer a seguir teríamos praticamente de ser omniscientes...

De facto mais não podemos senão antecipar que algo que aconteceu no passado poderá vir a repetir-se. Para descobrir só temos de pagar o preço e esperar.

Cada trade vale o que vale de per si, pelo que ao pensarmos em probabilidades devemos considerar não somente um trade mas sim um conjunto de trades sucessivos.

Perder é natural e praticamente inevitável quando não controlamos todas as variáveis. Se não sabes quando vais ganhar, também não sabes quando irás perder.

Quero com isto dizer que, ao contrário do que afirmaste, não necessitas de nenhum estudo intensivo de um gráfico, pois nunca irás dali tirar toda a informação necessária. Ela simplesmente não está lá...

O que aqui fica é só uma parte da componente de um estado psicológico para uma atitude positiva e vencedora. Há tanto mais para descobrir...

Espero ter ajudado a compreender algo que, eu bem o sei, não é fácil de aceitar...

Abraço,
lmm

in the zone...

por numerológico » 8/12/2002 22:35

Caro lmm

o factor psicologico é sem duvida dos mais importantes. A negociação a partir de probabilidades deve ser das coisas mais dificeis de entender pela maioria das pessoas.

vejamos um trading range com 3 testes de ambos os lados, pela quarta vez temos um novo teste ao topo do range. Se seguirmos as probabilidades, então o mais certo será o titulo reagir em baixa, logo, shorta-se mas o problema vem quando temos quebra desse range. Shorta-se na mesma? Na maioria das vezes vemos todos a correrem e a comprar esse breakout.

mas será o breakout falso? Aqui neste ponto como poderemos nós saber esse facto? Quais as probabilidades de um falso breakout? Qual o valor que deita por terra a probabilidade de se ver nova reacção negativa ao teste ao topo do range?

por exemplo, segundo li aqui no forum a PT gosta de fazer fundos às quartas feiras, isto é uma probabilidade mas incompleta pois falta-nos quais os valores que reforcem essa mesma probabilidade. Um fecho abaixo do low do dia anterior? Um fecho abaixo da abertura? Dois dias consecutivos de lower lows?

a meu ver a negociação por probabilidades requer um estudo intensivo a um gráfico, tirando assim toda a informação necessária

aqui entra o factor psicologico, como é que se aceita estas probabilidades sabendo que em x% existem Y que irão produzir trades negativos?

Estarei eu a ver mal a situação?

um abraço
numerológico

sim há casos desses

por ehehe » 8/12/2002 22:22

podes escrever uma frasesinha sobre esse tal sist. de mm.

como lês-te tanto livro em tao pouco tempo, desde 2000 ...

um abraço
ehehe

Não vás mais longe...

por lmm » 8/12/2002 21:57

Sobre a questão de entrar longo quando fizer Sol e fazer um exit long quando chover.

Não sei se conheces o Chuck LeBeau, mas ele escreveu um livro muito interessante intitulado The Technical Traders' Guide to Computer Analysis of the Futures Market. Devias ler a parte em que ele monta um sistema de random entry e só com risk management ele ganha dinheiro... AT para quê, vais tu ficar a pensar :twisted:

Cumps,
lmm

P.S. - Vê lá se te registas aqui no site e vai aparecendo... :P

tens razao

por mt bem » 8/12/2002 21:45

nao conheço o método.

até posso encontrar um método de entrar longo qd fizer sol e sair na transição para chuva e short vice versa, desde que supere os trades perdedores .

:P

Há muitos métiodos que nao conhecemos e q temos de baixar as orelhas pq nao os conhecemos nem o seu racio.

fica bem lmm
mt bem

Hmmm

por lmm » 8/12/2002 21:32

Não te vou explicar a base em que as tais linhas foram traçadas antecipadamente pois não vou estar a passar o pouco que resta do fim-de-semana a dar um curso sobre astro finance - até porque reconheço não ter o know-how necessário para o fazer em consciência.

Se bem percebi a tua questão inicial, partes do pressuposto que qualquer aspecto planetário e qualquer planeta que usasse do nosso sistema solar para aplicar ao gráfico, as coisas saíriam mais ou menos iguais pois teria tantas linhas que alguma serviria. Da experiência que tenho, isso não é verdade pois se pussesse aqui um outro sistema do mesmo tipo, perfeitamente "aleatório", as coisas não fariam o sentido que fazem para mim tal como as representei.

De qualquer modo, terás de argumentar por outra via se pretendes enveredar pela questão de se meter "um outro qq número de linhas previamente num gráfico, certamente o price irá bater em algumas dessas".

Experimenta pegar no mesmo gráfico e traçar linhas aleatoriamente, por exemplo, LTs normalissímas. Muito provavelmente os preço também irão lá bater a dado momento, algumas das vezes. Não ficou nada demonstrado para além do facto de, eventualmente, os gráficos não deverem ter qualquer tipo de linha pois os preços irão lá tocar mais tarde ou mais cedo e logo, elas não servem para nada pois só algumas vezes é que acertaram.

Eu pergunto: sabes o que é negociar probabilidades?

Repara que não pretendo vender aqui nada e tão pouco uso um sistema destes para meter dinheiro real no mercado pois não bate um random entry...

Representa tão somente uma tipologia de percepção da realidade para um conjunto de pessoas que, como quaisquer outras com interesse em aprender a negociar melhor interpretam os preços desta forma.

Nem interessa se os planetas comandam os mercados. Basta que um conjunto de pessoas com dinheiro suficiente acreditem que sim para que "algo" aconteça. O velho JP Morgan não dispensava uma boa carta astrológica antes de tomar decisões sobre os Mercados, e olha que ele até tinha uma fortuna "interessante" - ele podia dar-se ao luxo de ser o Trend.

Tal como ele, hoje, existem pessoas que fazem o mesmo. Se tiveres conhecimento dos aspectos planetários mais importantes, sabes que nesse dia/hora haverá um conjunto de pessoas que vão acreditar que o mercado vai virar. E elas vão agir.

Se as pessoas que negoceiam segundo regras de Fibonacci virem um suporte nos .618 vão comprar - se não souberes o que isso é não vais perceber por que o mercado poderá estar a subir.

As pessoas que negoceiam o RSI ou o SO vão comprar quando os indicadores que usam derem sinal de saída da zona oversold.

As pessoas que negoceiam médias móveis vão estar atentas a quebras em alta da MM50 ou MM150 e vão comprar se isso acontecer.

Quanto menos perceberes o que faz as pessoas tomarem decisões, maiores dúvidas irás ter sobre o que faz mover os mercados e a sua psicologia - a menos que saibas o que é negociar In the Zone...

Cumps,
lmm

assim como invertem em alguns pontos

por sim mas » 8/12/2002 20:48

inverte em certas linhas, mas se puseres um outro qq numero de linhas perviamente num grafico, certamente que o price irá bater em algumas dessas.

desculpa mas nao entendo, podes explicar sff.

abraços.
sim mas

Talvez...

por lmm » 8/12/2002 20:31

Não sei dizer do ponto de vista quantitativo qual o número mínimo ou máximo de linhas que um gráfico deve ter; desconheço sequer que exista uma regra para isso.

De qualquer modo, o gráfico apresentado difere do facto de elas estarem traçadas antecipadamente ao desenrolar dos preços, isto é, se lhe chamarmos uma AT, será um caso em que o gráfico se conforma à AT (ou não) e não a AT que se conforma ao gráfico (ou não).

Cumps,
lmm

lmm

por cisco » 8/12/2002 20:13

na verdade com tanta linha num gráfico alguma terá de ser S/R não?

cps
cisco

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, fosgass2020, Google [Bot], Goya777, nickforum, OCTAMA, Phil2014, Shimazaki_2, trilhos2006, TTM62 e 56 visitantes