BCP - Tópico Geral
Stress Tests
Em relação aos Stress Tests e porque eu também sou dos que não acredita que a Grécia alguma vez consiga pagar o que deve e a outra brutalidade de divida que aí vem.
Arma/Critica Escreveu:BPI , BCP e BES Chumbam um verdadeiro teste de stresse
Uma vantagem inquestionável dos testes de stresse acabados de efectuar é a publicação dos riscos contidos nos balanços dos bancos. Destarte cada analista pode simular os seus cenários.
Os analistas da Société Générale modelaram um teste de stresse bem realista (ver quadro abaixo) que assume um “hair-cut” de 50% na dívida soberana de Grécia, Irlanda e Portugal. O resultado é catastrófico para os bancos portugueses como já indiquei várias vezes.
O core TIER I do BPI seria pouco mais do que 0, o do BCP cerca de 2% e o do BES cerca de 3,8% implicando gigantescos aumentos de capital.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Seaman Escreveu:
Na minha opinião este grupo usa muito a alavancagem disponível no mercado para o título BCP que é de 20x
Seaman esse pressuposto é falso. Alguém que use alavancagens de 20x nunca duraria muito nos mercados porque bastaria uma variação de apenas 5% no activo para perderem todo o capital. Há malucos assim? Acredito que sim (mas de certeza que já não devem estar entre nós).
Alguem que tenha €100.000 e que alavanque a 20x (investindo €2 milhões), se esses €2Milhoes desvalorizam 5% são os 100.000 de capital proprio que vão. Assumir-se que isto é o que normalmente acontece não faz qualquer sentido. É isto que é preciso perceber. Por isso é que referi que estavas a "delirar" (sem querer ser ofensivo obviamente) mas porque não faz qualquer sentido generalizar uma bitola dessas que não é mais que suicida.
Um short pode abrir uma posição curta perfeitamente equivalente a uma posição longa "normal". Na mesmissima proporção. Quem compra 100.000 titulos a €0,30 pode muito bem shortar 100.000 titulos a €0,30. Esses 20x são irreais.
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Pois as Opções são um intrumento financeiro de Investimento fantástico.
Infelizmente aqui em Portugal parece que não há mercado para tal.
Com as cotações diárias das calls e puts, para cada strike price, consegue-se sacar informação realmente relevante sobre as acções. Infelizmente não para as acções do PSI20...
Infelizmente aqui em Portugal parece que não há mercado para tal.
Com as cotações diárias das calls e puts, para cada strike price, consegue-se sacar informação realmente relevante sobre as acções. Infelizmente não para as acções do PSI20...

- Registado: 4/4/2009 0:57
Desculpa Seaman - carreguei no botão errado antes do tempo...
O comentário que ia fazer prendia-se com o volume, ia dizer "há mas com muito pouca liquidez e com o marketmaker a distrair-se e desaparecer em momentos críticos".
A EuroNext chama Warrants às opções - substancialmente são similares.
Mas existem particularidades relativas a:
- momento da opção, enquanto nas opções tens o direito de exercer até uma determinada data, nos Warrants existe uma data pré-determinada para o exercício.
- os Warrants têm a variante KO que as opções não têm.
Acho que serão estas as diferenças mais substanciais.
O comentário que ia fazer prendia-se com o volume, ia dizer "há mas com muito pouca liquidez e com o marketmaker a distrair-se e desaparecer em momentos críticos".
A EuroNext chama Warrants às opções - substancialmente são similares.
Mas existem particularidades relativas a:
- momento da opção, enquanto nas opções tens o direito de exercer até uma determinada data, nos Warrants existe uma data pré-determinada para o exercício.
- os Warrants têm a variante KO que as opções não têm.
Acho que serão estas as diferenças mais substanciais.
Joao5,
Obrigado pela partilha. Vou explorar esse assunto. São Warrants não é?
Já agora porque a designação Warrants? Porque não se usa a designação de Opções? São diferentes não é?
O que eu gostaria era de ver uma tabela deste género de Opções sobre o título BCP (muita informação útil se retira de uma tabela deste tipo sobre o título subjacente à Opção):
Obrigado pela partilha. Vou explorar esse assunto. São Warrants não é?
Já agora porque a designação Warrants? Porque não se usa a designação de Opções? São diferentes não é?
O que eu gostaria era de ver uma tabela deste género de Opções sobre o título BCP (muita informação útil se retira de uma tabela deste tipo sobre o título subjacente à Opção):
- Anexos
-
- Options.JPG (66.54 KiB) Visualizado 2916 vezes
Editado pela última vez por Seaman em 21/7/2011 19:10, num total de 1 vez.
JCS Escreveu:Seaman Escreveu:JCS Escreveu:
(...) e a perder 300 ou 400%" eheheh![]()
De vez em quando vão aparecendo uns comentários que animam a malta![]()
Cumprimentos
JCS
o que foi dito é que desde o minímo a 0,292€ vocês perderam a oportunidade de ganhar 315%...
.
Mas porquê? Os curtos se quisessem entrar longos teriam de alavancar 20x a posição longa para tirar os tais 315% que estás a falar? Como não alavancaram para os valores ridiculos que referiste perderam todos a oportunidade de ganhar 315%?![]()
![]()
Eu diria que se calhar os curtos perderam todos oportunidade foi de ganhar 630% (se alavacassem a 40x) ou até 1260% se alavancassem a 80x... Que oportunidade desperdiçada pelos curtos não?!
Pensa lá tu um bocadinho porque não faz qualquer sentido o que postaste e apenas por isso achei graça... O Quico revelou perfeitamente no post dele o que se passa com os curtos. É a diferença entre ter um Gameplan e andar a apanhar bonés. De vez em quando lá se apanha um bonézito mas devem sair caros...
Cumprimentos
JCS
Ok JCS,
Compreendo o que escreves. O que eu quis dizer no meu post é que entre duas situações de partida a 0.292 até 0.338:
Investidor A "longo": ganho de 15,7%
Investidor B "curto": perda de 315%
isto para as situações que eu considero mais representativas do tipo de curtos e longos no BCP:
Os longos como uma imensa maioria de investidores do Tipo A que por uma razão ou outra só sabem ter posições longas, desconhecem o funcionamento dos shorts, optam por não ter posições shorts ou não têm acesso a esses instrumentos financeiros)
Os "curtos" como uma minoria de investidores do Tipo B que sabem usar "short selling" e tiram partido desse instrumento de investimento. Na minha opinião este grupo usa muito a alavancagem disponível no mercado para o título BCP que é de 20x
P.S. JCS, óbviamente, pela AT, está tudo do lado dos "curtos", como já disse nada a contrapor e têm sido muito raras as oportunidades de "gozar um pouco" com os "curtos". A maioria dos posts é malta a gozar com os longos, uns momentos de folga é sempre bem vindo (serve para aliviar e folgar as costas), nem que seja apenas por 3 dias

.
Editado pela última vez por Seaman em 21/7/2011 19:03, num total de 1 vez.
carrancho Escreveu:Supermann Escreveu:Amanha vai entrar reforço de shorts.
O meu sistema diz que está sobrecomprada... tanto BCP como BES e BPI, sobretudo estes últimos 2.
Existe uma grande probabilidade de isto ser um pico de curto prazo.
Amanhã há grandes probabilidades de corrigir destes 3 dias, mas parece-me demasiado arriscado abrir ou reforçar shorts. Este movimento pode levar fácilmente a 0.38-0.41. 20% é muita fruta!!!
Estou a fazer fé nisso para entrar a um valor bem mais baixo

- Registado: 13/3/2007 14:42
Fica aqui o BPI por exemplo.
Com os sinais de reforço e de shorts como se pode ver foi sempre junto a subidas elevadas.
Todos os títulos da banca hoje estão a dar sinais destes sendo o BPI o mais "puxado" digamos assim.
Por isso amanha, eu pelo menos é entrar neles todos
Uploaded with ImageShack.us
EDIT: Imagem mt grande.
Com os sinais de reforço e de shorts como se pode ver foi sempre junto a subidas elevadas.
Todos os títulos da banca hoje estão a dar sinais destes sendo o BPI o mais "puxado" digamos assim.
Por isso amanha, eu pelo menos é entrar neles todos

EDIT: Imagem mt grande.
Editado pela última vez por Supermann em 21/7/2011 18:59, num total de 1 vez.
- Registado: 18/12/2009 18:54
Supermann Escreveu:carrancho Escreveu:Supermann Escreveu:Amanha vai entrar reforço de shorts.
O meu sistema diz que está sobrecomprada... tanto BCP como BES e BPI, sobretudo estes últimos 2.
Amanhã há grandes probabilidades de corrigir destes 3 dias, mas parece-me demasiado arriscado abrir ou reforçar shorts. Este movimento pode levar fácilmente a 0.38-0.41. 20% é muita fruta!!!
20% só é muita fruta depende do que arriscares... tens que perceber o que é expectância. Se tenho um sistema que me acerta 65% das vezes há que por o trade quando o diz... e arriscado não é.
Se a tendência se mantiver de descida hoje ou amanhá será o pico. Caso contrário e continue a subir a tendência muito provavelmente será alterada...
Reforçar posições junto de fronteiras/limiares onde a tendência está quase a alterar são zonas de pouco risco porque os ráciso de retorno face ao risco são muito elevados.
Aliás já antes havia identificado no BCP como pontos de reforço da posição os: 0,56 e os 0,411 que foram exactamente os máximos relativos durante a tendência de descida...
Seaman Escreveu:JCS Escreveu:
Cumprimentos
JCS
o que foi dito é que desde o minímo a 0,292€ vocês perderam a oportunidade de ganhar 315%...
.
Mas porquê? Os curtos se quisessem entrar longos teriam de alavancar 20x a posição longa para tirar os tais 315% que estás a falar? Como não alavancaram para os valores ridiculos que referiste perderam todos a oportunidade de ganhar 315%?

Eu diria que se calhar os curtos perderam todos oportunidade foi de ganhar 630% (se alavacassem a 40x) ou até 1260% se alavancassem a 80x... Que oportunidade desperdiçada pelos curtos não?!
Pensa lá tu um bocadinho porque não faz qualquer sentido o que postaste e apenas por isso achei graça... O Quico revelou perfeitamente no post dele o que se passa com os curtos. É a diferença entre ter um Gameplan e andar a apanhar bonés. De vez em quando lá se apanha um bonézito mas devem sair caros...
Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
carrancho Escreveu:Supermann Escreveu:Amanha vai entrar reforço de shorts.
20% só é muita fruta depende do que arriscares... tens que perceber o que é expectância. Se tenho um sistema que me acerta 65% das vezes há que por o trade quando o diz... e arriscado não é.
Se a tendência se mantiver de descida hoje ou amanhá será o pico. Caso contrário e continue a subir a tendência muito provavelmente será alterada...
Reforçar posições junto de fronteiras/limiares onde a tendência está quase a alterar são zonas de pouco risco porque os ráciso de retorno face ao risco são muito elevados.
Seaman Escreveu:canguru Escreveu:Seaman Escreveu:canguru Escreveu:Seaman Escreveu:
Os "curtos" estão a passar um mau bocado porque as posições "curtas" são na grande maioria dos casos alavancadas a 20X.
onde é que foste sacar essa info?
Já agora, no teu caso, se alguma vez tiveste uma posição curta no BCP, por favor, partilha conosco:
Foi (ou é) uma posição alavancada ou não?
Se foi (ou é) alavancada então diz-nos se o factor de alavancagem é 20x ou não? Se não é então qual é o factor?
Hum...
Devolves a minha qustão com outra? Tática errada. Contudo aqui vai.
O meu historial em shorts no BCP = 0
O meu historial em alavancagem = 0
Aguardo então que respondas de onde vem esta informação que aqui deixaste.Seaman Escreveu:Os "curtos" estão a passar um mau bocado porque as posições "curtas" são na grande maioria dos casos alavancadas a 20X.
Pois continuas a não partilhar nada... espera sentado![]()
.
Seaman Escreveu:Os "curtos" estão a passar um mau bocado porque as posições "curtas" são na grande maioria dos casos alavancadas a 20X.
Eh, eh, eh. Estou a ver.
No fundo a frase que aqui deixaste não tem qualquer crédito;
É uma desinformação;
Um mito urbano.
só justificada com delírio , proveniente das subidas de hoje.
canguru Escreveu:Seaman Escreveu:canguru Escreveu:Seaman Escreveu:
Os "curtos" estão a passar um mau bocado porque as posições "curtas" são na grande maioria dos casos alavancadas a 20X.
Já agora, no teu caso, se alguma vez tiveste uma posição curta no BCP, por favor, partilha conosco:
Se foi (ou é) alavancada então diz-nos se o factor de alavancagem é 20x ou não? Se não é então qual é o factor?
Hum...
Aguardo então que respondas de onde vem esta informação que aqui deixaste.Seaman Escreveu:Os "curtos" estão a passar um mau bocado porque as posições "curtas" são na grande maioria dos casos alavancadas a 20X.
Pois continuas a não partilhar nada... Tática errada. Pois espera sentado

.
JCS Escreveu:
Cumprimentos
JCS
JCS,
temos que ser rigorosos para manter um bom nível... vê lá bem que não foi isso que foi dito... vai lá ler bem o post... o que foi dito é que desde o minímo a 0,292€ vocês perderam a oportunidade de ganhar 315%...
é diferente de dizer que perderam 315%...
pensa lá um bocadinho...
Já agora: já pensaste que há vida para além da AT? Há momentos em que, pela AT, não há qualquer razão para entrar num título mas...
.
Seaman Escreveu:canguru Escreveu:Seaman Escreveu:
Hum...
Aguardo então que respondas de onde vem esta informação que aqui deixaste.
Seaman Escreveu:Os "curtos" estão a passar um mau bocado porque as posições "curtas" são na grande maioria dos casos alavancadas a 20X.
Supermann Escreveu:Amanha vai entrar reforço de shorts.
Abraço,
Carrancho
Carrancho
JCS Escreveu:canguru Escreveu:JCS Escreveu:Há aqui gente a delirar.
ora JCS, descobriram o fundo
Será? Quem sabe...
O meu comentário foi por causa da teoria da conspiração dos "curtos alavancados a 20x e a perder 300 ou 400%" eheheh![]()
Cumprimentos
JCS
Não sejas assim, JCS

O Seaman, vai explicar onde foi descobrir essa preciosa informação. Aguardemos.
canguru Escreveu:Seaman Escreveu:
canguru Escreveu:JCS Escreveu:Há aqui gente a delirar.
ora JCS, descobriram o fundo
Será? Quem sabe...
O meu comentário foi por causa da teoria da conspiração dos "curtos alavancados a 20x e a perder 300 ou 400%" eheheh

De vez em quando vão aparecendo uns comentários que animam a malta

Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Quem está ligado: