Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Certificados de Aforro - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 23/12/2011 16:03

Está a sair dinheiro dos certificados de aforro há 32 meses
23 Dezembro 2011 | 14:38
Paulo Moutinho - paulomoutinho@negocios.pt

Produto de poupança do Estado está a perder dinheiro desde Março de 2009. Só este ano já foram resgatados mais de 3.800 milhões de euros, sendo que o Governo prevê a saída de 4.000 milhões no total de 2011.~

Os portugueses voltaram a retiraram dinheiro dos certificados de aforro (CA). Foi o 32º mês consecutivo de saldo negativo entre novas subscrições e resgates, elevando para 3.800 milhões de euros a saída de capital deste produto de poupança.

Em termos líquidos, e segundo o Boletim Mensal do IGCP, saíram 272 milhões de euros dos CA. Os resgates ascenderam a 299 milhões, já o investimento neste produto foi de 27 milhões de euros.

A baixa rentabilidade deste produto de poupança é a principal justificação para a saída de investidores. Actualmente, quem subscrever CA irá receber uma taxa de 1,496%, para os próximos três meses.

Mesmo tendo em conta os prémios de permanência, que tornam o investimento mais atractivo, os depósitos a prazo levam vantagem. O juro médio das aplicações praticadas pela banca supera os 4,5%.

A fuga de investidores deverá continuar, este mês. A projecção do Governo é de que o saldo em 2011 seja negativo em 4.000 milhões de euros. Para que essa “meta” seja atingida, basta que sejam retirados mais 200 milhões em Dezembro.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 26/7/2011 11:22

Juro dos certificados de aforro fixa máximo de mais de dois anos em Agosto
26 Julho 2011 | 10:33
Paulo Moutinho - paulomoutinho@negocios.pt

Subida da Euribor, ajustando ao aumento da taxa directora do Banco Central Europeu, leva taxa dos certificados de aforro (CA) a aumentar pelo nono mês consecutivo. Quem subscrever em Agosto conta com um juro de 1,617%.

A Euribor a três meses, que serve de indexante para o retorno dos CA, subiu hoje para 1,615%, permitindo saber qual será o juro para as subscrições a realizar durante o próximo mês de Agosto. Os cálculos do Negócios apontam para uma taxa de 1,617%.

Quem tem revisão da taxa no próximo mês também vai beneficiar de um aumento da remuneração, que subiu pelo nono mês consecutivo. O juro em vigor em Agosto é o mais elevado desde Abril de 2009.

Apesar da subida gradual dos juros, eles continuam longe dos valores registados no passado, levando os portugueses a retirar somas elevadas deste produto de poupança do Estado.

Em Abril os resgates totalizaram 737 milhões, o montante mensal mais elevado de sempre. Em Maio saíram mais de 500 milhões e em Junho outros 300 milhões. No total, só este ano, o saldo líquido é negativo em 2.326 milhões de euros.

por Sr_SNiper » 22/7/2011 3:14

Os líderes do euro decidiram que corte de juros de Portugal até taxa de 3,5% e 4,5% a partir de 2014.

Portugal foi obrigado a dar garantias aos seus parceiros que vai honrar as suas dívidas e não reestruturar a sua dívida. Esta foi uma condição essencial para o acordo conseguido ontem em Bruxelas e que foi salientado por Jean -Claude Trichet, o presidente do Banco Central Europeu, ao sublinhar que houve um juramento solene dos líderes de Portugal e Irlanda, uma "determinação inflexível", em como irão cumprir integralmente os seus programas e honrar a sua dívida, numa clara separação da Grécia.

Em troca, Portugal e Irlanda receberam uma redução de juros significativa que, nas condições actuais, pode chegar até 3,5%, e as maturidades dos novos empréstimos serão alargados de uma média de 7,5 anos para um mínimo de 15 anos, o que inclui créditos até 30 anos em alguns casos. Portugal pagou 5,7% pela última tranche europeia, mas agora beneficiará de condições de crédito em que terá apenas um custo administrativo em cima das condições de financiamento do fundo de resgate, sem a penalização de cerca de 200 pontos de que era alvo. Isto nos primeiros três anos de empréstimo, porque depois, tal como ocorre com a parcela de empréstimo do FMI, a taxa será majorada em 100 pontos, o que nas condições actuais seria 4,5%.

Pedro Passos Coelho, o primeiro-ministro disse que "saímos daqui hoje com um nível de juro que tornará o caminho mais sustentável" e vendo "aumentadas as condições de sucesso" sobretudo para os "países que estão na primeira linha de contágio". E a par do esforço de antecipação de medidas que se está a fazer em Portugal, explicou, criaram-se condições para que "regressemos mais cedo aos mercados".

Esse regresso está previsto neste momento algures entre final de 2012 e início de 2013, antes do final do programa que é em meados deste último ano.
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Seaman » 21/7/2011 18:17

Sr_SNiper Escreveu:Onde temos acesso aos BT´s??

Se vivesses na Alemanha poderias comprar on-line aqui:

http://www.deutsche-finanzagentur.de/en ... investors/

Como vives em Portugal o mercado o mercado não funciona tão bem. Em teoria deveria ser fácil a um Investidor particular emprestar dinheiro ao seu Estado a curto prazo (3, 6 e 12 meses) comprando no mercado secundário Bilhetes do Tesouro.

Na prática parece que não o é... :| Não te consigo dizer onde e como podes comprar.

Se te ajudar os sites sobre os Bt's portugueses são estes:

http://www.igcp.pt/gca/?id=58

http://www.mtsmarkets.com/Products/MTS-BondVision

Registado: 4/4/2009 0:57

por Sr_SNiper » 21/7/2011 17:51

Seaman Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu: também não deveria fazer sentido investir em CT´s porque as OT´s em menos tempo dão maior rendibilidade

Melhor ainda tens os BT's (Bilhetes do Tesouro) a 3 meses na ordem dos 5%

isto se desprezares a notação de risco das agências de rating, isto é, acreditares que Portugal não deixará de pagar as Obrigações nos próximos 3 meses

além dos BT's a 3 meses tens os a 6 meses e a 12 meses com valores acima dos 5%

Onde temos acesso aos BT´s??

por Seaman » 21/7/2011 17:31

Sr_SNiper Escreveu: também não deveria fazer sentido investir em CT´s porque as OT´s em menos tempo dão maior rendibilidade

Melhor ainda tens os BT's (Bilhetes do Tesouro) a 3 meses na ordem dos 5%

isto se desprezares a notação de risco das agências de rating, isto é, acreditares que Portugal não deixará de pagar as Obrigações nos próximos 3 meses

além dos BT's a 3 meses tens os a 6 meses e a 12 meses com valores acima dos 5%

por Sr_SNiper » 21/7/2011 17:08

ruicarlov Escreveu:Nesse caso o risco é igual para OT e CT.
Eu também acho que OTs com maturidade em 2012 (e 2013) são capazes de ser um investimento bem jeitoso. O mesmo posso dizer para as obrigações da Irlanda.
Não estou a ver nenhum destes países ir ao fundo tão cedo.

Será mesmo igual o risco entre CT´s e OT´s... assim sendo como nao faz sentido investir em CA porque os CT´s rendem mais, também não deveria fazer sentido investir em CT´s porque as OT´s em menos tempo dão maior rendibilidade

Sao teimosos !

por bboniek33 » 21/7/2011 16:58

O Teixeira dos Santos lixou os CA para que o pagode pregasse com o dinheiro nos Bancos que jaa estavam aa rasca. Mais nada.

O que aconteceu ee que muitos desses aforradores ee velhada da grossa que nem sabe mexer ns papeeis, jaa nao vee bem e ee desconfiada. Mas, aa medida que o tempo passa, vai tudo sair dos CA. Soo os malucos ee que laa metem o papel.

Foi a pior do Teixeira... mas conhecemos o moobil.

E nessa altura os Salgados e os Ulriches nao vieram para a TV dar entrevistas de alarme que deitaram o que restava de controle econoomico. Foi a paga que esses "banqueiros" deram ao cabec,a-de-giz...

Ee soo malandragem ! :twisted:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por ruicarlov » 21/7/2011 16:53

Nesse caso o risco é igual para OT e CT.
Eu também acho que OTs com maturidade em 2012 (e 2013) são capazes de ser um investimento bem jeitoso. O mesmo posso dizer para as obrigações da Irlanda.
Não estou a ver nenhum destes países ir ao fundo tão cedo.

Registado: 18/7/2011 11:04

por Sr_SNiper » 21/7/2011 16:43

Esqueci-me de dizer que relativamente á liquidez, se as comprar é para as ter até á maturidade, não pretendia vende-las antes... a não ser que Portugal implodisse...

por Sr_SNiper » 21/7/2011 16:41

Seaman Escreveu:Eu não estou à vontade para te informar sobre os riscos envolvidos nos CT´s mas relativamente ás Obrigações do Tesouro e aos Bilhetes do Tesouro (títulos de dívida soberana do Estado português) estou em condições de te tirar as dúvidas que possas ter.

As rendibilidades (valor esperado, não garantido) que podes observar agora no mercado secundário das OT's são uma situação atípica fruto da crise de confiança neste mercado.

Se observares o gráfico que anexo ( no x é o tempo e no y é a YTM ) reparas que se está a remunerar melhor no curto prazo que no longo prazo. Como sabes isto é atípico. Numa situação normal este gráfico deveria ser uma função crescente com o tempo e não decrescente.

Sei avaliar os riscos das OT's. São de 3 tipos:
default incumprimento (quantificados pelas agências de rating),
liquidez (é o que falta no mercado secundário) e resultante da
variação da taxa de juro de referência (é o mais fácil de quantificar pois é pura matemática mas identifica apenas cenários em função da variação percentual da taxa de juro de referência, que na Europa está muito estável, com tendência crescente)

O risco do default incumprimento, que é quantificado pelas agências de rating é que não consigo avaliar ( sou mesmo estúpido, basta ver o rating que as agências dão !!!)
naturalmente que YTM de 11% com maturidade das OT´s daqui a 11 meses é optimo, nem queria saber de bolsa, com remunerações assim fechava a loja e nao queria mais nada. claro que não ´sou só eu que estou a ver isso e se estão a essa YTM é porque existe risco, mas pelo menos agora, não estou a ver Portugal entrar em Default já daqui a 11 meses... talvez coloque aqui mais uns tostões...

Re: depósitos a 3 meses a 6%

por dfviegas » 21/7/2011 16:36

Ovelha_Chone Escreveu:
dfviegas Escreveu:
Ovelha_Chone Escreveu:
Elias Escreveu:Então mas se os CT pagam mais, é normal que as pessoas mudem, qual é a parte que achas estranha?

Os CT pagam 7%, os CA pagam 1.5%.
Resgataram 2.326 milhões em CA e compraram 552milhões em CT, quer isto dizer que 1774 milhões sairam de produtos do estado.
Para onde foi esse valor? Achava normal que houvesse uma troca dos CA para os CTs, mas não foi isso que aconteceu.Os 1.774 milhões foram para outro lado (banca nacional?).
Achas que o risco da banca nacional é mais baixo do que o do estado?

Mas se tens neste momento depósitos a 3 meses de 5% e 6% não achas preferivel ir por lá esse dinheiro temporariamente.

Existe um outro negócio que pouca gente sabe em que o BCP está a oferecer 8% (montantes vindos de fora do banco) mais ausencia de penalização de 0,5 nas amortizações parcias dos empréstimos para a casa.
esta situação é só para alguns clientes "especiais" mas se eu fui considerado especial deve haver muitos outros por ai esta situação é para muitos é uma boa oportunidade de amortizar a casa, tirando dinheiro dos certificados de aforro.

8%?
É um DP normal?
Para que condições?

Não é nenhum depósito, é para amortizações de empréstimos parcias.

Registado: 29/11/2007 2:53

por Seaman » 21/7/2011 16:06

gráfico das OT's
Anexos
OT21jul2011.JPG
OT21jul2011.JPG (43.53 KiB) Visualizado 7189 vezes

por Seaman » 21/7/2011 16:03

Eu não estou à vontade para te informar sobre os riscos envolvidos nos CT´s mas relativamente ás Obrigações do Tesouro e aos Bilhetes do Tesouro (títulos de dívida soberana do Estado português) estou em condições de te tirar as dúvidas que possas ter.

As rendibilidades (valor esperado, não garantido) que podes observar agora no mercado secundário das OT's são uma situação atípica fruto da crise de confiança neste mercado.

Se observares o gráfico que anexo ( no x é o tempo e no y é a YTM ) reparas que se está a remunerar melhor no curto prazo que no longo prazo. Como sabes isto é atípico. Numa situação normal este gráfico deveria ser uma função crescente com o tempo e não decrescente.

Sei avaliar os riscos das OT's. São de 3 tipos:
default incumprimento (quantificados pelas agências de rating),
liquidez (é o que falta no mercado secundário) e resultante da
variação da taxa de juro de referência (é o mais fácil de quantificar pois é pura matemática mas identifica apenas cenários em função da variação percentual da taxa de juro de referência, que na Europa está muito estável, com tendência crescente)

por Sr_SNiper » 21/7/2011 15:31

Eu tenho uns trocos em CT, a questão é só uma... Qual é a diferença de ricos em OT´s e os CT´s...
Porque posso ir ao mercado secundário e compara OT´s com maturidade em 06-2012 e ter um YTM de 11% e nos CT é 7% mas só se deixar lá o guito 5 anos, ou seja mais tempo por menos recompensa...
Será que é muito mais seguro CT´s que OT´s??

por Seaman » 21/7/2011 15:21

Cá está a importância da eficiência do mercado secundário das Obrigações emitidas pelos Estados:
Anexos
mercado secundário.JPG
mercado secundário.JPG (235.91 KiB) Visualizado 7214 vezes

por Seaman » 21/7/2011 14:59

ruicarlov Escreveu:
Seaman Escreveu:Voltando ao assunto recorrente... eu bem insisto... :?

Se estes aforradores comprassem antes Bilhetes do Tesouro a 3 meses? (ou a 6 meses ou a 12 meses)

Os Bilhetes do Tesouro estão a ser transaccionados no mercado secundário perto dos 5%...
.

Diz-me como particulares como nós podem comprar bilhetes de tesouro que sou todo ouvidos.

Olá ruicarlov,

pois já andei por aí mas parece que não é fácil para nós os particulares... :? dizem que tens de ter muito capital (mais de 50.000€), pedir a benção do Papa, ir a Roma, fazer a Via Sacra, etc, etc e mesmo assim talvez te deixem entrar no Clube :mrgreen:

Há um mercado em que não podemos entrar. É compreensível. É o mercado primário onde são feitos os leilões. Mas depois passa para negociação em mercado secundário onde teóricamente deviamos ter acesso mas por ineficiência desse mercado (esta é uma opinião pessoal) nós não conseguimos transaccionar.

Parece que noutros países não é assim tão difícil (Alemanha, USA, etc).

por ruicarlov » 21/7/2011 14:47

Seaman Escreveu:Voltando ao assunto recorrente... eu bem insisto... :?

Se estes aforradores comprassem antes Bilhetes do Tesouro a 3 meses? (ou a 6 meses ou a 12 meses)

Os Bilhetes do Tesouro estão a ser transaccionados no mercado secundário perto dos 5%...
.

Diz-me como particulares como nós podem comprar bilhetes de tesouro que sou todo ouvidos.

Registado: 18/7/2011 11:04

Re: depósitos a 3 meses a 6%

por Ovelha_Chone » 21/7/2011 14:31

dfviegas Escreveu:
Ovelha_Chone Escreveu:
Elias Escreveu:Então mas se os CT pagam mais, é normal que as pessoas mudem, qual é a parte que achas estranha?

Resgataram 2.326 milhões em CA e compraram 552milhões em CT, quer isto dizer que 1774 milhões sairam de produtos do estado.
Para onde foi esse valor? Achava normal que houvesse uma troca dos CA para os CTs, mas não foi isso que aconteceu.Os 1.774 milhões foram para outro lado (banca nacional?).

Mas se tens neste momento depósitos a 3 meses de 5% e 6% não achas preferivel ir por lá esse dinheiro temporariamente.

Existe um outro negócio que pouca gente sabe em que o BCP está a oferecer 8% (montantes vindos de fora do banco) mais ausencia de penalização de 0,5 nas amortizações parcias dos empréstimos para a casa.
esta situação é só para alguns clientes "especiais" mas se eu fui considerado especial deve haver muitos outros por ai esta situação é para muitos é uma boa oportunidade de amortizar a casa, tirando dinheiro dos certificados de aforro.

8%?
É um DP normal?
Para que condições?

Registado: 13/7/2011 10:49

por Ovelha_Chone » 21/7/2011 14:29

Seaman Escreveu:
Ovelha_Chone Escreveu:Os CT pagam 7%,

Onde viste isso? Serão efectivos? Em que condições se conseguem os 7%

Está no último parágrafo do artigo, mas penso que se referem a CA e talvez se quisessem referir a CTs.

depósitos a 3 meses a 6%

por dfviegas » 21/7/2011 14:20

Ovelha_Chone Escreveu:

Registado: 29/11/2007 2:53

por Seaman » 21/7/2011 14:18

Ovelha_Chone Escreveu:Os CT pagam 7%,

Onde viste isso? Serão efectivos? Em que condições se conseguem os 7%

por Ovelha_Chone » 21/7/2011 14:13

por Seaman » 21/7/2011 13:52

Voltando ao assunto recorrente... eu bem insisto... :?

.

por Elias » 21/7/2011 12:33

Então mas se os CT pagam mais, é normal que as pessoas mudem, qual é a parte que achas estranha?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CORTIÇA, Google [Bot], Google Adsense [Bot], TTM62 e 202 visitantes