Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por silvamonteiro » 13/7/2011 11:54

Vamos esperar para ver o que acontece quando a UE divulgar que se terá de recorrer á restruturação da dívida grega... :(
Neste momento a bolsa é uma roleta russa. E no meu caso em particular estou fora porque da ultima vez quase levei um tiro na cabeça. :roll:

Registado: 7/10/2009 22:37

por Elias » 13/7/2011 11:47

Seaman Escreveu:Um factor positivo para a cotação do BCP hoje tem sido a falta de posts neste tópico do BCP :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Acho que vou desenvolver um novo indicador chamada "post money flow" para ver se dá para prever os movimentos do BCP 8-)

Registado: 5/11/2002 12:21

por Seaman » 13/7/2011 11:38

Na sequência da Estratégia que defini e apesar da subida de hoje, penso que quem está longo deve manter o Stop Loss em valores na ordem dos 0,308 a 0,312 o que dá uma Margem de Segurança de aproximadamente 10%. Resistir à tentação de subir já o valor do Stop Loss. Mais importante ainda: resistir à tentação de fazer já mais valias pois talvez sejam prematuras.

Assim que os "short sellers", que estão alavancados a 20x no BCP, se sintam apertados vão ter que dar ordem de compra das suas posições curtas e isso pode criar um impulso de subida repentina. Aí sim será altura de subir o Stop Loss (sempre mantendo uma Margem de Segurança na ordem dos 10% dada a presente volatilidade do título).

Um factor positivo para a cotação do BCP hoje tem sido a falta de posts neste tópico do BCP :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 4/4/2009 0:57

por Seaman » 12/7/2011 17:47

Eu só vejo uma forma de essa vela ser o início de uma recuperação sustentada.

Por um lado tem que haver um comportamento estável do sector bancário a nível europeu pois não estou a ver o BCP recuperar sózinho "contra tudo e contra todos".

Por outro lado os que detêm posições longas têm que evitar ceder à tentação de lucro fácil e rápido, isto é, se iniciar a recuperação, nos próximos dias, têm que adiar a recompensa para maximizar os lucros. Por exemplo adoptando estratégia de gestão de risco que implica subir o stop loss para o ponto de entrada logo que possível e deixá-lo lá ficar o máximo de tempo possível.

Passo a pormenorizar a estratégia com valores. Quem hoje conseguiu comprar a 0.308€ (por exemplo) deve colocar já o stop loss neste valor de 0,308€. Está neste momento com uma Margem de Segurança de 9,7%. Mesmo que a subida continue nos próximos dias não deve vender pois está dentro numa posição muito confortável: mesmo que inverta novamente não perde nada. Deve ir subindo o valor do Stop Loss, todos os dias, de forma a garantir uma Margem de Segurança de, por exemplo, 10% ou mesmo 7%. Diáriamente deve ir acompanhando a evolução mas deve evitar vender precipitadamente aplicando assim a regra "Cortar cedo as perdas mas evitar colher os lucros demasiado cedo".

Penso que só assim o BCP subiria e os imensos Shorts começariam a fechar as suas posições.

.

Registado: 4/4/2009 0:57

por nook » 12/7/2011 16:57

Fecho no máximo da sessão. Bela vela de inversão sem dúvida. Continuo com a minha posição longa. Deixo o gráfico:
Anexos
img_13104861577383.gif
img_13104861577383.gif (16.04 KiB) Visualizado 4923 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por PT_Trader » 12/7/2011 16:52

Mr-Ocean Escreveu:
PT_Trader Escreveu:
Mr-Ocean Escreveu:
Para quem retém os títulos, assusta ver o seu capital reduzido em mais de 200%.

O capital só pode ser reduzido em 100% 8-)

Era uma ironia melancólica...mas aceito o reparo.

Mas até tens razão, porque não pensei na alavancagem...

Registado: 20/6/2011 21:48

por Mr-Ocean » 12/7/2011 16:48

PT_Trader Escreveu:
Mr-Ocean Escreveu:

Era uma ironia melancólica...mas aceito o reparo.

Registado: 20/5/2011 12:12

por 0investidor » 12/7/2011 15:43

PT_Trader Escreveu:
Mr-Ocean Escreveu:

Depende da forma de investir... Se permitir "alavancagem", o capital investido poderá ter perdas superiores a 100%, mais, com apenas um negócio é possível perder mais de 100% da carteira global de investimentos...No entanto, não é um poço sem fundo dado que a generalidade das correctoras existem "stop´s" automáticos que se localizam em torno dos 150% da carteira.
Não sei assinar! :D

Registado: 10/2/2011 19:42

por zguibz » 12/7/2011 15:37

Mr-Ocean Escreveu:

200%??? :shock:
Como assim?

A não ser que alguém tenha alavancado longo e tenha ficado a dever dinheiro à corretora...
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!

Registado: 30/8/2006 19:09

por PT_Trader » 12/7/2011 15:35

Mr-Ocean Escreveu:

Registado: 20/6/2011 21:48

por Mr-Ocean » 12/7/2011 15:22

O incidente que houve foi por algum motivo ou foi uma má avaria "conveniente"?

Façam uma reflexão sobre os comentários de hoje e ontem com os de há 2 e 3 semanas e depois estendam o gráfica para o ano anterior no periodo homólogo.

Para quem retém os títulos, assusta ver o seu capital reduzido em mais de 200%. Podem sempre agarrar-se ao número de títulos que são sempre os mesmo, se servirá de consolo.

Lembro agora um episódio conhecido onde o BCP "oferecia" crédito, há coisa de um ano e meio, para potenciais investidores comprarem títulos. E agora?

Prudência ao entrar neste "jogo". Houve uma pessoa que postou neste fórum, uma compra de 60k a 0,35...Se assim foi, penso que não poderá haver ninguém com o direito de o criticar a não ser apenas ele próprio.

Neste momento, o PSI-20 anda em areias movediças.

Foi apenas um acto de reflexão ao analisar os comentários aqui feitos.

Cumprimentos

Registado: 20/5/2011 12:12

por l50565 » 12/7/2011 14:57

p3droPT Escreveu:Uma coisa é certa:

jromeira Escreveu:Carissimos,

O BCP vai aos 0.305 vejam os gráficos, os fundamentais, mas sobretudo o interesse dos grandes compradores, há aqui muito dinheiro em jogo. Mais não posso dizer.

BN

jromeira desembucha lá o que sabes :lol:

Esta é a minha análise técnica ao BCP/jromeira...

Será que foi isto que ele fez?

Já agora, saí a 0.651 a 14/03/2011. Vendo o gráfico tive um timing porreiro... safei-me de boa!
Anexos
AT_bcp_jpeg.JPG
AT
AT_bcp_jpeg.JPG (70.32 KiB) Visualizado 2323 vezes

Registado: 19/2/2009 23:37

por PAFS » 12/7/2011 14:54

Caro, The Mechanic, estou totalmente de acordo com o teu post pró sério, mas adorei o post pró humorístico, principalmente a colocação do pescador inserida no gráfico está brutal. :lol:

Registado: 29/11/2007 11:26

por LTCM » 12/7/2011 14:34

The Mechanic Escreveu:argumento "meta psicológica dos 0,30 centimos , uma vez que a acção não tem suporte e se encontra em minimos históricos " .

Porque se foi algo assim, como base de partida para um trade expeculativo, até compreendo bastante bem . Depois, a quanto ele vende, desde que seja com lucro, já não interessa, porque há-de ter sido sempre um bom trade .

Partindo desta base ( trade expeculativo ) , só tenho a dar-te os parabéns . Bom ponto de entrada , boa saida, bom lucro . Afinal, é isto que todos queremos fazer em Bolsa .

Resumindo : parabéns pelo trade . Deu lucro e isso é que conta . Não tens de estar a querer justificar com argumentos técnicos uma coisa que não teve mais do que "feeling" e "olho" para um possivel fundo .E ninguem te pode recriminar por isso . Arriscaste e ganhaste.

:clap:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Berluscony » 12/7/2011 14:32

Peço desculpa pela expressão que vou utilizar, mas é a mais indicada para esta situação...

Moreira tens tanta certeza no cagar, que não falhas o chão!!

De qualquer forma parabéns pelo trade, o feelling e a psicologia também são formas de negociação, é claro que era mais interessante para o fórum teres outro tipo de argumentos!

Bons negócios!

Registado: 15/11/2009 0:19

por Ulisses Pereira » 12/7/2011 14:18

Mech, é mesmo isso. Não precisamos de argumentos do outro mundo. Há sempre um argumento para pensarmos de uma determinada forma, seja ele mais básico ou complexo. São esses argumentos que queremos sempre no Caldeirão, seja de que ordem forem.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por The Mechanic » 12/7/2011 13:56

Agora a sério...

Já não sêi se foi o jromeira , se outro qualquer que apresentou o argumento "meta psicológica dos 0,30 centimos , uma vez que a acção não tem suporte e se encontra em minimos históricos " .

Porque se foi algo assim ( e o jromeira já há umas semanas que fala neste valor ...não foi , hoje se manhã " que se lembrou" ), como base de partida para um trade expeculativo, até compreendo bastante bem . Depois, a quanto ele vende, desde que seja com lucro, já não interessa, porque há-de ter sido sempre um bom trade .

Partindo desta base ( trade expeculativo ) , só tenho a dar-te os parabéns . Bom ponto de entrada , boa saida, bom lucro . Afinal, é isto que todos queremos fazer em Bolsa .

O que o pessoal desatina ( eu confesso que cada vez mais me passa ao lado, mas tambem desatino um "bucadechinho" ) é o pessoal vir dizer que foi "AT , analises Fundamental , noticias, informações , blá,blá..." ( por isso é que eu volta e meia desatino com o Luka, por ex. ; até tem bons pontos de entrada , mas depois estraga tudo com as "justificações de ... analise fundamental" (?!) ) .

Pá... AT é o que o AC ( e alguns poucos outros , ao contrário de "antigamente/há-uns-anos-atrás-aqui-no-caldeirão" )faz , que espeta com o gráfico , fundamenta , analisa e quase dá o tradding plan . A.Fundamental, é o que o "maluco" do Mr.Pontes faz ( goste-se ou não do estilo )..

Agora...vir com um target e dizer que chegou lá devido a "tudo" ... não é nada. Resultou , como podia não ter resultado .

Vái daí que, por mais que ele se sinta contente pelo trade ter dado resultado, não pode logicamente querer que o pessoal dê a esse trade um crédito de " AT, Af , blá, blá..." ou um valor de " o gajo fez isto porque sabe de AT e AF " .

Porque quando se pedem argumentos para uma entrada , nem sempre ela tem de ter a "lógica da batata" e ser devido a AT ou mais não sêi quê . Pode ser simplesmente : achei que o valor psicologico dos 0,30 seria um bom ponto de entrada e para "ter a certeza" da compra , coloquei a entrada nos 0,305 " , esperando depois um ressalto .
E depois , o resto foi sorte .

Resumindo : parabéns pelo trade . Deu lucro e isso é que conta . Não tens de estar a querer justificar com argumentos técnicos uma coisa que não teve mais do que "feeling" e "olho" para um possivel fundo .E ninguem te pode recriminar por isso . Arriscaste e ganhaste .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Ulisses Pereira » 12/7/2011 12:47

redvil, a polémica surge porque no Caldeirão sempre obrigámos as pessoas a justificarem os seus argumentos. Quem falhou aqui foi a moderação, reconheço.

Da próxima, o jromeira certamente apresentará os seus argumentos.

UM abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pvg80713 » 12/7/2011 12:46

Pal.Erma Escreveu:Bancos portugueses passam nos testes de resistência

Caixa, BCP, BES e BPI apresentam nos testes um rácio de capital ‘core tier I’ superior ao mínimo exigido.

Os bancos portugueses passaram nos testes de stress realizados pela Autoridade Bancária Europeia, apurou o Diário Económico junto de diversas fontes do sistema financeiro. Os resultados, que serão divulgados na sexta-feira, revelam que os quatro grupos avaliados - CGD, BCP, BES e BPI - apresentam um rácio de capital ‘core tier I' superior ao mínimo exigido tendo em conta as medidas já adoptadas e as anunciadas.

In diário economico

eu já me rio porque os stress test vão sair positivos, e o BCP vai muito provavelmete ... descer.

por causa da Itália, da Grécia, da Moodys, da tia, da prima...

mas volto a citar palavras que me lembro do Ulisses :
o BCP tem uma ltd... nem vale a pena dizer porquê...
quando ela for quebrada a malta avisa...

a sério... eu serei o primeiro a vir aqui gritar que aconteceu algo de novo !

já nem vou contar a piada que abaixo de 30 centimos é de borla... porque este filme só já tem passado ultimamente na RTP Memória..

Registado: 19/4/2005 11:11

por Redvil » 12/7/2011 12:42

The Mechanic Escreveu:Realmente, isto na Bolsa , há muita gente invejosa...

Não sêi qual é o espanto no trade do Jromeira !

Está tudo na AT :

FIGURA 1
No grafico de longo prazo, podemos ver então o que parece ser uma boa ocasião de investimento do lado longo : está a descer...LOGO...tem de subir .

A AT é muito util nestas ocasiões . Olhando para o gráfico , temos ali aquela Figura similar aos Head&Shoulders , mas não ; é preciso ter visão , muitos anos disto e ver ali uma das figuras mais comuns da Analises Técnica em Bolsa : o " Fish Hook" . Esta figura diz-nos , que devemos engodar e atirar o isco para ali para aquela zona . Depois é esperar que pique .

Temos tambem Jromeira sentado em cima de uma lancheira , de cana na mão ,camisa amarela e boné azul, a fazer pesca ao fundo . Ou sái bota ou sái peixe gordo .

Um abraço ,

The Mechanic

Muito bom...
Só não percebo porque criticam o homem.
Arriscou, acertou, parabéns!
Venha nova seugestão.

Registado: 15/10/2010 0:16

por m2010 » 12/7/2011 12:34

Neste momento crítico dos mercados, qualquer um diz o que bem entende.

...Embora no actual momento, o melhor é ver a banda a passar, deixar acentar o pó...E depois, temos muitos cacos para juntar. Agora falta saber se isto é uma mera correcção, uma inversão de tendência, um double dip, aquilo que lhe chamarem não terá outro nome: Mercado global versus efeito dominó. Onde estão sentimentos, pulsões, reacções, investimentos, vidas e o futuro dos países e empresas.

Neste momento, repito o melhor é respirar fundo, dar uma corrida, reflectir o porquê das quedas. Será que são as Agências as culpadas, ou os próprios investidores que vendem e porque vendem? Falta de confiança ou algo mais...

O meu desejo é ver o pessoal todo cheio de $$$, mas o momento para quem quer entrar é de alto risco.

Um abraço

Registado: 2/1/2010 15:38

por Pal.Erma » 12/7/2011 12:29

Bancos portugueses passam nos testes de resistência

Caixa, BCP, BES e BPI apresentam nos testes um rácio de capital ‘core tier I’ superior ao mínimo exigido.

Os bancos portugueses passaram nos testes de stress realizados pela Autoridade Bancária Europeia, apurou o Diário Económico junto de diversas fontes do sistema financeiro. Os resultados, que serão divulgados na sexta-feira, revelam que os quatro grupos avaliados - CGD, BCP, BES e BPI - apresentam um rácio de capital ‘core tier I' superior ao mínimo exigido tendo em conta as medidas já adoptadas e as anunciadas.

In diário economico

Registado: 8/2/2011 18:18

por Zezezinho » 12/7/2011 12:19

Jromeira, és o meu herói.

Se a tua sorte...perdão...AT não tivesse batido certo, então estarias caladinho que nem um rato.

E se não estives tão receoso relativamente ao teu valor de compra, não terias vendido passado 2 horas.

Fica bem e adeus.

P.S. Se este fórum tivesse um botão de ignore, já estarias lá há muito.

Registado: 30/6/2010 0:10

por JCS » 12/7/2011 12:18

:mrgreen:
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Billy Ray Valentine » 12/7/2011 12:17

The Mechanic Escreveu:Realmente, isto na Bolsa , há muita gente invejosa...

Não sêi qual é o espanto no trade do Jromeira !

Está tudo na AT :

FIGURA 1
No grafico de longo prazo, podemos ver então o que parece ser uma boa ocasião de investimento do lado longo : está a descer...LOGO...tem de subir .

A AT é muito util nestas ocasiões . Olhando para o gráfico , temos ali aquela Figura similar aos Head&Shoulders , mas não ; é preciso ter visão , muitos anos disto e ver ali uma das figuras mais comuns da Analises Técnica em Bolsa : o " Fish Hook" . Esta figura diz-nos , que devemos engodar e atirar o isco para ali para aquela zona . Depois é esperar que pique .

Temos tambem Jromeira sentado em cima de uma lancheira , de cana na mão ,camisa amarela e boné azul, a fazer pesca ao fundo . Ou sái bota ou sái peixe gordo .

Um abraço ,

The Mechanic

loooooooooooool

Muito bom

Abraço
Imagem

"..Ter dinheiro parado é como deixar o sexo para a velhice.." - Warren Buffett

Registado: 6/10/2008 18:57

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Goya777, icemetal, latbal, Luzemburg, m-m, malakas, Manchini888, OCTAMA, Olhar Leonino, peterteam2, Shimazaki_2, silva_39, trilhos2006 e 168 visitantes