Eurogrupo reúne de emergência
Elias Escreveu:nelsonfilipe, é um pau de dois bicos.
Como já escrevi noutro tópico, a nossa situação financeira é miserável, mas isso não é para se saber lá fora
lol, era aí onde queria chegar. Muitos estão indignados, mas que é facto é que estamos numa situação muito delicada..
Um abraço
- Registado: 10/9/2009 15:41
Elias Escreveu:Se é de alto risco ou não, eu não sei.
A Moody's parece achar que sim.
O mercado parece achar que sim.
O poder das agências de rating resulta unicamente da importância que lhes é dada. Por todos (a começar, naturalmente, pelo BCE).
Exactamente, o mercado acima de tudo também parece achar que sim. Mas independentemente do BCE lhe dar importância, temos a noção, por mais que seja empírica que as coisas em Portugal não estão bem principalmente nas contas publicas, daí eu dizer que aquela afirmação: "Se acham que estamos a ser injustiçados, desatem a comprar a divida da república portuguesa". Eu por mim, não compro. Agora, se me perguntares, se estou satisfeito com a imagem que Portugal tem no exterior com isto tudo, claro que tenho de responder que não estou.
Um abraço
Elias Escreveu:nelsonfilipe Escreveu:Já foi dito mais do que uma vez que se acham que estamos a ser injustiçados, então que desatem a comprar a nossa dívida. Vou tentar procurar e já meto aqui.
E tu entendes que isso é sinónimo de escrever que as agências são "impolutas, incorruptiveis e isentas"?
Não, não é sinónimo de dizer tal coisa, a nossa dívida soberana é de alto risco e que tal estamos a colher aquilo que foi semeado. Como é óbvio, as agências de rating não são perfeitas nem são idóneas, mas também da mesma forma, a dívida da republica portuguesa é de alto risco ou será que não?
charles Escreveu:Elias, quando se acha que as agências estão atribuir corretamente os ratings, é fácil de concluir que não existe quaisquer reservas contra tais agências, se assim não é esclarece-me por exemplo a tua posição.
Eu em parte alguma escrevi que o rating estava correcto.
O que eu disse - e mantenho - é que não disponho de quaisquer elementos que me permitam afirmar que o rating está incorrecto.
charles Escreveu:Que fique claro que não tenho dúvidas que as agências são necessárias, mas a questão é saber se estas agências estão a atribuir corretamente as notações, quer na qualidade dos mesmos quer no timing em que são feitas, quer nos Países escolhidos em cada timing, existem aqui muitas interrogações.
Trata-se portanto de uma questão de credibilidade.
Ora a credibilidade é medida pela importância que as pessoas dão às notações das agências.
No caso vertente, parece-me que quase toda a gente (com os políticos à cabeça) deu muita importância à jnotação da Moody's, logo está a atribuir-lhes credibilidade - tal como escrevi noutro tópico, se as agências realmente não tivessem credibilidade, o tema não abria telejornais, o presidente não perdia tempo a falar do assunto e a sociedade civil não se mobilizava para enviar lixo para a Moody's. O problema, quanto a mim, é que realmente a maior parte das pessoas atribui credibilidade à Moody's e está revoltada porque a Moody's disse aquilo que as pessoas não queriam ouvir.
- Registado: 5/11/2002 12:21
nelsonfilipe Escreveu:Já foi dito mais do que uma vez que se acham que estamos a ser injustiçados, então que desatem a comprar a nossa dívida. Vou tentar procurar e já meto aqui.
E tu entendes que isso é sinónimo de escrever que as agências são "impolutas, incorruptiveis e isentas"?
Elias Escreveu:nelsonfilipe Escreveu:Elias Escreveu:charles Escreveu:No fórum uns acham que as agências de rating são impolutas, incorruptiveis e isentas
Quem é que acha tal coisa?
Já foi dito mais do que uma vez..
Não me lembro de ter lido tal coisa
Já foi dito mais do que uma vez que se acham que estamos a ser injustiçados, então que desatem a comprar a nossa dívida. Vou tentar procurar e já meto aqui.
nelsonfilipe Escreveu:Elias Escreveu:charles Escreveu:No fórum uns acham que as agências de rating são impolutas, incorruptiveis e isentas
Já foi dito mais do que uma vez..
Não me lembro de ter lido tal coisa

Elias Escreveu:charles Escreveu:No fórum uns acham que as agências de rating são impolutas, incorruptiveis e isentas
Elias, quando se acha que as agências estão atribuir corretamente os ratings, é fácil de concluir que não existe quaisquer reservas contra tais agências, se assim não é esclarece-me por exemplo a tua posição.
Que fique claro que não tenho dúvidas que as agências são necessárias, mas a questão é saber se estas agências estão a atribuir corretamente as notações, quer na qualidade dos mesmos quer no timing em que são feitas, quer nos Países escolhidos em cada timing, existem aqui muitas interrogações.
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Las_Vegas Escreveu:Eles que desmantelem tudo. Depois podem sempre pedir a opinião sobre ratings ao jurí do concurso Idolos.
Acho que se está a exagerar em relação às críticas às agências de rating, mas até acho que era "saudável" e necessário a criação de uma agência Europeia independente! A questão é que se tanta gente fala nisso porque é que ainda não a criaram!? Será que só agora é que viram que ela é realmente necessária?! Talvez...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Elias Escreveu:charles Escreveu:No fórum uns acham que as agências de rating são impolutas, incorruptiveis e isentas
Já foi dito mais do que uma vez.. Se alguém pensa que estamos todos a ser injustiçados sem razão aparente, então desatem a comprar dívida portuguesa, grega e já agora, italiana. Como os juros estão a esta altura é melhor negócio que a própria bolsa.
charles Escreveu:No fórum uns acham que as agências de rating são impolutas, incorruptiveis e isentas, eu acho que os que acham que é assim, simplesmente o acham porque imaginam aquilo que as agências deveriam ser e não leem os factos...eu agora pergunto, as agências de rating são impolutas, incorruptiveis e isentas?
Não defendem definitivamente interesses próprios, os tais 750mil milhões que gerem um pouco por todo o mundo?
Porque não baixam o ratingo do EUA/dólar, quando estes tem uma divida astronómica e matêm o triplo A?
Porque motivo o governo dos States quer aumentar o limite de endividamento?
Agora já falam em desmantelamento de um cartelA comissária europeia para a Justiça, Viviane Reding, propôs hoje o desmantelamento das três agências de "rating" norte-americanas Standard & Poor"s, Moody"s e Fitch, em declarações ao jornal alemão Die Welt.
"A Europa não pode permitir que o euro seja destruído por três empresas privadas norte-americanas", disse a comissária luxemburguesa, exigindo mais transparência e mais concorrência na avaliação de Estados pelas referidas agências.
"Só vejo duas soluções, ou os Estados do G-20 decidem desmantelar o cartel das três agências de 'rating' norte-americanas, e de três agências fazer seis, por exemplo, ou criar agências de 'rating' independentes na Europa e na Ásia", acrescentou Reding.
A controvérsia em torno das agências de "rating" em questão - que têm sede em Nova Iorque e, por isso, estão fora da esfera de influência da União Europeia - reacendeu-se na semana passada, depois de a Moody's ter baixado em três níveis a notação da dívida pública de Portugal, passando a classificá-la como lixo.
A referida agência alegou que Portugal irá precisar de um segundo pacote de ajuda externa, tal como a Grécia, o que gerou vários protestos, sobretudo porque o novo Governo de Pedro Passos Coelho se comprometeu a ir além do plano de austeridade negociado há poucas semanas com a União Europeia e com o Fundo Monetário Internacional.
Eles que desmantelem tudo. Depois podem sempre pedir a opinião sobre ratings ao jurí do concurso Idolos.
No fórum uns acham que as agências de rating são impolutas, incorruptiveis e isentas, eu acho que os que acham que é assim, simplesmente o acham porque imaginam aquilo que as agências deveriam ser e não leem os factos...eu agora pergunto, as agências de rating são impolutas, incorruptiveis e isentas?
Não defendem definitivamente interesses próprios, os tais 750mil milhões que gerem um pouco por todo o mundo?
Porque não baixam o ratingo do EUA/dólar, quando estes tem uma divida astronómica e matêm o triplo A?
Agora já falam em desmantelamento de um cartel
Agora já falam em desmantelamento de um cartel

A comissária europeia para a Justiça, Viviane Reding, propôs hoje o desmantelamento das três agências de "rating" norte-americanas Standard & Poor"s, Moody"s e Fitch, em declarações ao jornal alemão Die Welt.
"A Europa não pode permitir que o euro seja destruído por três empresas privadas norte-americanas", disse a comissária luxemburguesa, exigindo mais transparência e mais concorrência na avaliação de Estados pelas referidas agências.
"Só vejo duas soluções, ou os Estados do G-20 decidem desmantelar o cartel das três agências de 'rating' norte-americanas, e de três agências fazer seis, por exemplo, ou criar agências de 'rating' independentes na Europa e na Ásia", acrescentou Reding.
A controvérsia em torno das agências de "rating" em questão - que têm sede em Nova Iorque e, por isso, estão fora da esfera de influência da União Europeia - reacendeu-se na semana passada, depois de a Moody's ter baixado em três níveis a notação da dívida pública de Portugal, passando a classificá-la como lixo.
A referida agência alegou que Portugal irá precisar de um segundo pacote de ajuda externa, tal como a Grécia, o que gerou vários protestos, sobretudo porque o novo Governo de Pedro Passos Coelho se comprometeu a ir além do plano de austeridade negociado há poucas semanas com a União Europeia e com o Fundo Monetário Internacional.
Editado pela última vez por charles em 11/7/2011 10:51, num total de 1 vez.
Cumpt
Não sei se chore se ria
Marcelo Rebelo de Sousa:
Critica agências
O comentador defendeu ontem na TVI que “Portugal foi atacado para atacar a Grécia”, criticando a impunidade das agências de notação financeira.
Critica agências
O comentador defendeu ontem na TVI que “Portugal foi atacado para atacar a Grécia”, criticando a impunidade das agências de notação financeira.
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
LOL
Moody's, Standard & Poor's e Fitch sob pressão
Comissária europeia quer pôr fim às três agências de rating
A comissária europeia para a Justiça, Viviane Reding, propôs esta segunda-feira o desmantelamento das três agências de rating norte-americanas: Standard & Poor's, Moody's e Fitch.
"A Europa não pode permitir que o euro seja destruído por três empresas privadas norte-americanas", disse a comissária luxemburguesa em delclarações ao jornal alemão 'Die Welt', exigindo mais transparência e mais concorrência na avaliação de Estados pelas referidas agências.
"Só vejo duas soluções, ou os Estados do G20 decidem desmantelar o cartel das três agências de 'rating' norte-americanas, e de três agências fazer seis, por exemplo, ou criar agências de 'rating' independentes na Europa e na Ásia", acrescentou Reding.
A controvérsia em torno das agências de "rating" em questão - que têm sede em Nova Iorque e, por isso, estão fora da esfera de influência da União Europeia - reacendeu-se na semana passada, depois de a Moody's ter baixado a notação da dívida pública de Portugal, passando a classificá-la como lixo.
Comissária europeia quer pôr fim às três agências de rating
A comissária europeia para a Justiça, Viviane Reding, propôs esta segunda-feira o desmantelamento das três agências de rating norte-americanas: Standard & Poor's, Moody's e Fitch.
"A Europa não pode permitir que o euro seja destruído por três empresas privadas norte-americanas", disse a comissária luxemburguesa em delclarações ao jornal alemão 'Die Welt', exigindo mais transparência e mais concorrência na avaliação de Estados pelas referidas agências.
"Só vejo duas soluções, ou os Estados do G20 decidem desmantelar o cartel das três agências de 'rating' norte-americanas, e de três agências fazer seis, por exemplo, ou criar agências de 'rating' independentes na Europa e na Ásia", acrescentou Reding.
A controvérsia em torno das agências de "rating" em questão - que têm sede em Nova Iorque e, por isso, estão fora da esfera de influência da União Europeia - reacendeu-se na semana passada, depois de a Moody's ter baixado a notação da dívida pública de Portugal, passando a classificá-la como lixo.
Cumpts.
Trisquel
Trisquel
Na notícia acima começa a aparecer de uma forma explícita o que tenho vindo a defender como a única solução:
....The new strategy, to be discussed at a Brussels meeting of eurozone finance ministers on Monday, could also include new concessions by Greece’s European lenders to reduce Athens’ debt, such as further lowering interest rates on bail-out loans and a broad-based bond buyback programme. It also marks the possible abandonment of a French-backed plan for banks to roll-over their Greek debt....
...Since Greek bonds are currently trading below face value, such purchases would essentially be a voluntary “haircut”, since bondholders would accept payment for far less than the bonds are worth.
It remains unclear how a buyback would be financed, however. The European Commission has long pushed for the eurozone’s €440bn bail-out fund to be used for buybacks, but Berlin blocked the proposal....
Só que este "haircut" não é um default! Aos preços actuais, basta recomprar 30 mil milhões para reduzir a dívida em 10%. Berlim tem de ceder...
....The new strategy, to be discussed at a Brussels meeting of eurozone finance ministers on Monday, could also include new concessions by Greece’s European lenders to reduce Athens’ debt, such as further lowering interest rates on bail-out loans and a broad-based bond buyback programme. It also marks the possible abandonment of a French-backed plan for banks to roll-over their Greek debt....
...Since Greek bonds are currently trading below face value, such purchases would essentially be a voluntary “haircut”, since bondholders would accept payment for far less than the bonds are worth.
It remains unclear how a buyback would be financed, however. The European Commission has long pushed for the eurozone’s €440bn bail-out fund to be used for buybacks, but Berlin blocked the proposal....
Só que este "haircut" não é um default! Aos preços actuais, basta recomprar 30 mil milhões para reduzir a dívida em 10%. Berlim tem de ceder...
- Registado: 28/5/2008 1:17
Quico Escreveu:Desculpem a minha inocência: Se as agências de rating passarem a ter que dizer de nós aquilo que queremos que digam, vão servir para quê?
Quico,
as agências servem para alimentar os seus donos que investem no mercado, ou seja, as agências são parte integrante do mercado e não empresas independentes de consultadoria. Este é que é o problema. Senão veja-se o caso da Lehman Brothers, da Islândia e dos Estados Unidos..... Triple AAA ? Os seus ratings e notações têm como base os seus clientes e não propriamente dualidades de critérios idênticos...
Um abraço,
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Be Cool Escreveu:Elias Escreveu:Quico Escreveu:Desculpem a minha inocência: Se as agências de rating passarem a ter que dizer de nós aquilo que queremos que digam, vão servir para quê?
A ideia de criar uma agência europeia é essa
Talvez não seja "a solução". Mas também ter agências que continuam a dizer aquilo que os outros querem que digam, também não será aceitável. A verdade é que alguma coisa tem de ser feita.
Então relativize-se, critiquem-nas, demonstre-se os seus erros e vicissitudes (não faltam exemplos), procurem outras opiniões INDEPENDENTES, etc. Enfim, cultive-se o pluralismo de opiniões e não a exclusão/eliminação de quem tem opiniões de que não se gosta (estilo "matar o mensageiro" que trás notícias de que não se gosta).
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Be Cool Escreveu:Elias Escreveu:Quico Escreveu:Desculpem a minha inocência: Se as agências de rating passarem a ter que dizer de nós aquilo que queremos que digam, vão servir para quê?
A ideia de criar uma agência europeia é essa
Talvez não seja "a solução". Mas também ter agências que continuam a dizer aquilo que os outros querem que digam, também não será aceitável. A verdade é que alguma coisa tem de ser feita.
No curto prazo, a única solução sensata (e que só parcialmente foi feita, sob a forma de excepção) será o BCE assumir de uma vez por todas que não segue as notações das agências...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, rtinto, SidPer, tami, Tosta mista e 266 visitantes