Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 9/7/2011 16:01

Eu sei, mas os stops existem exactamente para as situações em que o mercado faz o contrário daquilo que imaginamos / acreditamos, daí a minha pergunta.

Registado: 5/11/2002 12:21

por AC Investor Blog » 9/7/2011 15:57

Elias Escreveu:AC, isso quer dizer que admites a perda total de investimento? :-k

Não existe nada em contrário e fundamentado que me diga que o BCP está em processo de falência.... aliás tudo o que está exposto publicamente diz exactamente o contrário.... até a Goldman Sachs já veio dizer que o BCP passa no stress-test.... agora sinceramente, não faço a minima, vejo é demasiado pessimismo.... isto faz-me lembrar a Siriu's quando todos diziam que ir falir que não se aguentava e ela foi aos 0.08 centimos ou menos e passados 2 anos está nos $2 para não falar na LVS.... são coisas diferentes, mas fazer-se um AC :mrgreen: para depois decretar falência com activos valioso , por exmplo na Polónia, sinceramente, não faz sentido... mas, nos 20 anos que tenho de mercado, já vi muita coisa boa e má, e nunca me arrependi dos investimentos feitos.... é preciso é ter tomates nas decisões que tomamos, só o tempo dirá se foram boas ou más....
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Elias » 9/7/2011 15:44

rsacramento Escreveu:portanto entrar longo não tem qualquer justificação técnica, apenas emocional

Exacto, é um pouco como atravessar a passadeira com o sinal vermelho porque estamos com pressa, para apanhar o autocarro, por exemplo - sabemos que não o devemos fazer, mas há alturas em que achamos que temos a ganhar mesmo indo contra as regras em que acreditamos.

AC Investor Blog Escreveu:Não tenho stops, dada a volatilidade inerente ao titulo neste momento.

AC, isso quer dizer que admites a perda total de investimento? :-k

por AC Investor Blog » 9/7/2011 15:35

rsacramento Escreveu:por outro lado, e para defender a "honra" da AT, quero sublinhar que o que ela me diz é que a tendência é descendente emn qualquer que seja o horizonte temporal que queiras, que se não deve negociar contra a tendência, que o MACD está a dar sinal de venda, que o RSI está muito acima da zona de janeiro e... portanto entrar longo não tem qualquer justificação técnica, apenas emocional

Olá Sacramento.....como é bom contra-argumentar com alguém que sabe.... :mrgreen:

Vou-te responder a tudo..... :mrgreen:

Começo desde já por te dizer que tens toda a razão, mas eu também....... agora aqui vamos ponto por ponto..

1 - "tendência é descendente emn qualquer que seja o horizonte temporal que queiras " - CORRECTO mencionei bem no post.... " Pese embora a tendência ser clara de baixa" - Qual o obejctivo deste trade ? Bounce...

2 - que o MACD está a dar sinal de venda - CORRECTO....mas , mas , mas falta-te frizar a divergência positiva que vem desenvolvendo. Enquanto não tiver minimos superiores não descarto esse facto.

3 - RSI está muito acima da zona de janeiro - CORRECTO - Mas encontra-se encontra-se a niveis de extrema sobre-venda, 23

4 - "portanto entrar longo não tem qualquer justificação técnica..." depende do ponto de vista técnico de quem o pratica e do trade assumido. Mas como afirmei, está técnicamente Bearish. Todos os titulos têm um fundo de curto, médio e longo prazo, não estou aqui a tentar adivinhá-lo, estou no entanto sensivel ao risco, mas completamente á vontade para as dificuldades subjacentes e seguro na base do exposto.

Não tenho stops, dada a volatilidade inerente ao titulo neste momento.
Editado pela última vez por AC Investor Blog em 9/7/2011 16:09, num total de 1 vez.
AC Investor Blog
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

por jromeira » 9/7/2011 15:07

AC Investor Blog Escreveu:Olá artista, tens razão e eu nunca o escondi, o meu trade é de alto risco, mas o meu reward pode ser muito proveitoso. Estou habituado ás grandes lides americanas com a mesma variação de intraday ou superiores, por isso, o BCP não é nada que me aflinga nem pra lá caminha. O importante aqui, é que o meu investimento é feito numa base racional de Análise técnica explicita no gráfico e fundamentada no meu post anterior. A probabilidade de um forte Bounce é alta, daí ter entrado só na sexta-feira e não na Quinta :wink: Assumo o risco e não recomendo a ninguém tomar partido da minha análise, apenas que leia e interprete o meu processo de raciocinio. Importante aqui é fundamentar o argumento.

Boas,

AC, sigo com atenção e o q mais é, com consideração, os teus comentários, o teu blog, etc. Mas nesta análise, vais-me desculpar mas estou totalmente em desacordo com a tua análise. O que fizeste foi jogar na roleta russa, pior, porque a roleta russa não tem indicadores, enquanto que a bolsa tem muitos, e todos, em todos os horizontes temporais, apontam para Sul. Não digo que o BCP, não sobe, mas será uma sorte do catano e contra 99% das análises, previsões e expectativas. Eu continuo a guiar-me pela AT, tenho fortes ganas de entrar neste título, mas vou esperar pelos 0.305

No entanto, não termino sem te desejar...
Good Luck
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."

Registado: 29/11/2007 9:27

por jromeira » 9/7/2011 15:05

...
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."

Registado: 29/11/2007 9:27

por MVP » 9/7/2011 13:43

artista Escreveu:
p3droPT Escreveu:
artista Escreveu:
p3droPT Escreveu:Não é do meu tempo do caldeirão este Badboytrader. Mas todas as acções que falou neste video teve toda a razão :shock:

Também não era difícil, bastava não falar na JMT e na Galp e acertaria sempre neste período! :)

Não me digas que na altura não se acreditava em subidas, em recuperações?!

Depois dos gráficos feitos é facil.

O meu comentário foi meio a brincar, não viste a carinha no fim!? :)

Não faço a mínima idéia, não vi o video na altura, nem estive a verificar quando foi feito... o que escrevi é apenas a constatação de que "neste período" tinha muitas probabilidades de acertar, porque os mercados têm estado em queda. Não lhe quis tirar mérito, aliás até vi o video com uma espécie de brincadeira...

De qualquer forma ele fala mal daquelas empresas porque diz que "não valem nada", acontece que se essas acções cairam por "não valerem nada" então há muitas mais que também "não valem nada"! :)

Sim artista :lol:

Só me admirou pelo caso do BCP que é o que ele fala mais e se confirmou, mesmo quando no blog dele tem comentários do género "estás errado que a banca vai subir". Simplesmente como o próprio diz, fez o trabalhinho de casa :lol:

Registado: 27/6/2010 23:26

por canguru » 9/7/2011 13:36

LTCM Escreveu:
Elias Escreveu:A comprar, LTCM? Eu olho para o gráfico e o que vejo é uma tendência descendente que já leva 4 anos...

Existem uns que compram preços e outros que compram valor.

Face ao modelo de negócio quanto mais cair melhor.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd20561.pdf

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/d ... N34528.pdf

ca raio.

Mas estamos a falar do BCP ou da REN?

Registado: 6/4/2008 22:41

por LTCM » 9/7/2011 13:16

Elias Escreveu:A comprar, LTCM? Eu olho para o gráfico e o que vejo é uma tendência descendente que já leva 4 anos...

Existem uns que compram preços e outros que compram valor.

Face ao modelo de negócio quanto mais cair melhor.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd20561.pdf

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/d ... N34528.pdf
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por rsacramento » 9/7/2011 12:51

AC Investor Blog Escreveu:(...)
o meu trade é de alto risco
(...)
o meu investimento é feito numa base racional de Análise técnica(...)
A probabilidade de um forte Bounce é alta
(...)

confortavelmente daqui da "bancada" começo por te desejar a melhor das sortes para o teu trade

dito isto não me aguento e começo por dizer que a 1ª e a última frases parecem-me contraditórias

por outro lado, e para defender a "honra" da AT, quero sublinhar que o que ela me diz é que a tendência é descendente emn qualquer que seja o horizonte temporal que queiras, que se não deve negociar contra a tendência, que o MACD está a dar sinal de venda, que o RSI está muito acima da zona de janeiro e... portanto entrar longo não tem qualquer justificação técnica, apenas emocional

Registado: 29/11/2007 12:50

por latrinaxxl » 9/7/2011 12:50

AC Investor Blog Escreveu:Olá artista, tens razão e eu nunca o escondi, o meu trade é de alto risco, mas o meu reward pode ser muito proveitoso. Estou habituado ás grandes lides americanas com a mesma variação de intraday ou superiores, por isso, o BCP não é nada que me aflinga nem pra lá caminha. O importante aqui, é que o meu investimento é feito numa base racional de Análise técnica explicita no gráfico e fundamentada no meu post anterior. A probabilidade de um forte Bounce é alta, daí ter entrado só na sexta-feira e não na Quinta :wink: Assumo o risco e não recomendo a ninguém tomar partido da minha análise, apenas que leia e interprete o meu processo de raciocinio. Importante aqui é fundamentar o argumento.

Já agora, onde tens o stop?
No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).

Registado: 15/2/2010 20:30

por AC Investor Blog » 9/7/2011 12:23

Olá artista, tens razão e eu nunca o escondi, o meu trade é de alto risco, mas o meu reward pode ser muito proveitoso. Estou habituado ás grandes lides americanas com a mesma variação de intraday ou superiores, por isso, o BCP não é nada que me aflinga nem pra lá caminha. O importante aqui, é que o meu investimento é feito numa base racional de Análise técnica explicita no gráfico e fundamentada no meu post anterior. A probabilidade de um forte Bounce é alta, daí ter entrado só na sexta-feira e não na Quinta :wink: Assumo o risco e não recomendo a ninguém tomar partido da minha análise, apenas que leia e interprete o meu processo de raciocinio. Importante aqui é fundamentar o argumento.
AC Investor Blog

por artista_ » 9/7/2011 12:09

AC Investor Blog Escreveu:Avaliando todos os intervenientes nestas ultimas duas semanas, chega-se à conclusão que o pessismo aqui existente está nos máximos, o que perfaz um óptimo momento para aqueles investidores que gostam destes momentos para jogarem contra o exagero, e foi exactamente isso que eu fiz na 6ªfeira...

Boa sorte AC, mas parece-me realmente uma entrada de alto risco... sinceramente não vejo um pessimismo em máximos, há muita gente que continua a entrar e as quedas até têm sido relativamente controladas!! Há dois dias falaste em forte procura do título na zona dos 0,36/0,375, agora falas em 0,35, parece-me que de um dia para o outro essa "forte procura" tem passado uns 2/3% para baixo, e a minha interpretação é que o que é forte é a venda caso contrário o BCP não estaria a negociar tantos títulos, nem estaria sistematicamente a cair, mesmo quando BES e BPI esboçam uma reacção em alta!

Ainda assim, penso que o BCP poderá ter uma reacção forte em alta quando inverter destas quedas, o problema é que não sei se é agora ou 5, 10, ou 20% abaixo disto!?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

A minha opinião ...

por PC05 » 9/7/2011 11:54

A próxima semana poderá ser chave e despoletar alguma recuperação! Por um lado, as quedas têm sido muitas, talvez até exageradas. Por outro, vão ser publicados os resultados dos testes de stress e para os quais acho que o bcp atingirá um valor de core tier I superior a 5% (min. para passar).
Nos próximos dias a situação da dívida grega deverá tb ter novos desenvolvimentos, no sentido de se concretizar uma das propostas que visa garantir maior fiabilidade creditícia às OTs gregas (O "The Economist" chega mesmo a referir o plano como o "salvamento dos bancos com outro nome").

Cumps,

Registado: 5/12/2005 21:28

por artista_ » 9/7/2011 11:52

p3droPT Escreveu:
artista Escreveu:
p3droPT Escreveu:Não é do meu tempo do caldeirão este Badboytrader. Mas todas as acções que falou neste video teve toda a razão :shock:

Também não era difícil, bastava não falar na JMT e na Galp e acertaria sempre neste período! :)

O meu comentário foi meio a brincar, não viste a carinha no fim!? :)

Não faço a mínima idéia, não vi o video na altura, nem estive a verificar quando foi feito... o que escrevi é apenas a constatação de que "neste período" tinha muitas probabilidades de acertar, porque os mercados têm estado em queda. Não lhe quis tirar mérito, aliás até vi o video com uma espécie de brincadeira...

De qualquer forma ele fala mal daquelas empresas porque diz que "não valem nada", acontece que se essas acções cairam por "não valerem nada" então há muitas mais que também "não valem nada"! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Elias » 9/7/2011 11:29

A comprar, LTCM? Eu olho para o gráfico e o que vejo é uma tendência descendente que já leva 4 anos...

por LTCM » 9/7/2011 11:25

Meter o REN no mesmo saco é um disparate. «A REN não vale um caracol diz o bbt».

Os insiders parecem não estar de acordo, continuam a comprar.

A REN actua no transporte de electricidade em muito alta tensão e no transporte de gás natural em alta pressão. A concessão da rede eléctrica perdura até 2057 e a do gás natural até 2046, em regime de monopólio!

O Governo pretende privatizar a REN já.

As notas de análise da Moody’s também visaram a REN, que desceu de Baa2 para Baa3, mas permanecendo ainda em nível de investimento. A nota da REN é condicionada pelo “rating” da República Portuguesa, devido à "exposição da empresa aos desafios económicos do país e pela sua conexão com a economia e as condições de mercado de Portugal".
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Las_Vegas » 9/7/2011 11:02

Difícil é isto.
Anexos
falling.PNG
falling.PNG (241.83 KiB) Visualizado 1965 vezes

Registado: 4/11/2002 23:12

por AC Investor Blog » 9/7/2011 10:51

Avaliando todos os intervenientes nestas ultimas duas semanas, chega-se à conclusão que o pessismo aqui existente está nos máximos, o que perfaz um óptimo momento para aqueles investidores que gostam destes momentos para jogarem contra o exagero, e foi exactamente isso que eu fiz na 6ªfeira. Tomei em consideração determinados indicadores, e decidi investir contra a corrente do jogo. Avaliando pelo ultimo momento de elevado pessimismo que existiu no BCP, em Janeiro ultimo, e consequente recuperação em forma de diamante, a possibilidade da situação voltar acontecer aqui no titulo, atinge patamares de elevada probabilidade. Com base nos indicadores RSI ( em estado de Sobrevenda ) e no MACD com divergência positiva, ou seja, o preço da acção vem realizando minimos sucessivos mas o MACD vai realizando minimos superiores aos minimos, a possibilidade de um ressalto e numa recuperação forte do titulo é elevadissima. Pese embora a tendência ser clara de baixa, um movimento superior com target inicial nos 0.385 e posterior 0.40 é algo que não podemos descartar. O CMF embora negativo apresenta também sinais divergentes. Pessoal deixem de especular e exprimam os vossos argumentos com base em algo concreto e fundamentado, deixem de atirar postas de pescada, pois ninguém vos leva a sério e não contribuem para o caracter de aprendizagem do fórum. Lembrem-se que os extremos de sentimentos, muitas vezes são sinais de fortes ganhos.

PS. - Tenho posições longas
Anexos
B.COM.PORTUGUES.png
B.COM.PORTUGUES.png (15.83 KiB) Visualizado 1979 vezes
AC Investor Blog

por pvg80713 » 9/7/2011 8:59

a todos,
penso que o conselho do Ulisses deve ser seguido...

quando o BCP der sinais de inversão de tendência... ai sim devemos entrar em força...

até lá, é esperar quieto de fora.

a ultima vez que estive dentro do BCP foi para aí na casa dos 60 centimos... reparem que para chegar lá o BCP... precisa de subir 100% ! !

dá para esperar.

e agora só me resta especular se o BCP vai fazer vinte e tal centimos... durante a próxima semana... ou na seguinte...

tristeza total e absoluta.

Registado: 19/4/2005 11:11

por AC Investor Blog » 9/7/2011 0:53

Pela primeira vez este ano entro no BCP na casa dos 0.353 ...... ainda ontem salientei aqui a elevada liquidez nestes patamares. Em 3 dias o BCP virou cerca de 15% do seu capital.... O trade é de risco, no entanto acho que o risk/reward aqui é-me favorável .... só o tempo dirá... :mrgreen:
AC Investor Blog

Re: Toca a apoiar as cotadas com trabalhadores portugueses

por Elias » 9/7/2011 0:18

dudubaby,

Desejo-te boa sorte para o trade no BCP.

Gostaria contudo de fazer um comentário:

dudubaby Escreveu:Como diz o Presidente "comprar nacional".

Tenho alguma dificuldade em considerar como sendo "nacional" um banco cujo maior accionista é angolano (Sonangol) e em que uma das participações qualificadas pertence a um banco espanhol (Sabadell). Claro que é parcialmente nacional, mas convém ter sempre presente que o facto de uma empresa "falar português" não significa que seja portuguesa. Por isso, se o objectivo for "comprar nacional", penso que faz sentido primeiro perceber qual é a estrutura accionista da empresa.

No caso do BCP o capital pertencente a institucionais estrangeiros é de 16,5%, devendo ser somado aquele que está nas mãos de empresas e de particulares estrangeiros (informação não disponível, mas poderá ser bastantes mais, já que estas duas parcelas [empresas + particulares] somam 57%). Contudo, há casos de cotadas portuguesas em que mais de metade do capital está em mãos estrangeiras (a Cimpor é um desses casos) e quando assim é a valorização da empresa vai beneficiar antes de mais os investidores estrangeiros e não tanto o nosso país.

Re: Toca a apoiar as cotadas com trabalhadores portugueses

por Las_Vegas » 9/7/2011 0:05

dudubaby Escreveu:Caros,

No dia a seguir à Moddys baixar o rating comprei BCP a 0.373 e hoje voltei a entrar a 0.351 - entrei longo com um total de 60000 euros. Está na hora de apoiarmos a economia nacional em todas as vertentes, incluindo as empresas e os Portugueses que nelas trabalham e as Famílias que delas dependem e os nosso Filhos.
Como diz o Presidente "comprar nacional". Estamos aqui desde 1143 e não vão ser os arautos da desgraça que nos vão quebrar.

A resiliência que corre no sangue de todos os portugueses levou-nos a construir a primeira igreja no hemisfério Sul do Planeta, na Ilha de Moçambique (província de Nampula), constante da fotografia abaixo e Fernão de Magalhães (nascido em Trás-os-Montes) a atravessar o Oceano pacífico ao qual deu o nome de pacífico após ter atravessado o actual estreito de "Magdalena".

Post scriptum: curto agora só nos US! :|

dudubaby

Parabéns !

Admiro a atitude e o patriotismo.

E no fundo acaba por ser justo: quem tem 60k para meter em BCPs está realmente a precisar de um ajuste para ver se fica com um património mais parecido com o Português comum. ;)

Registado: 4/11/2002 23:12

por MVP » 9/7/2011 0:04

artista Escreveu:

Registado: 27/6/2010 23:26

Toca a apoiar as cotadas com trabalhadores portugueses

por dudubaby » 8/7/2011 23:58

Caros,

No dia a seguir à Moddys baixar o rating comprei BCP a 0.373 e hoje voltei a entrar a 0.351 - entrei longo com um total de 60000 euros. Está na hora de apoiarmos a economia nacional em todas as vertentes, incluindo as empresas e os Portugueses que nelas trabalham e as Famílias que delas dependem e os nosso Filhos.
Como diz o Presidente "comprar nacional". Estamos aqui desde 1143 e não vão ser os arautos da desgraça que nos vão quebrar.

A resiliência que corre no sangue de todos os portugueses levou-nos a construir a primeira igreja no hemisfério Sul do Planeta, na Ilha de Moçambique (província de Nampula), constante da fotografia abaixo e Fernão de Magalhães (nascido em Trás-os-Montes) a atravessar o Oceano pacífico ao qual deu o nome de pacífico após ter atravessado o actual estreito de "Magdalena".

Post scriptum: curto agora só nos US! :|

dudubaby
Anexos
imagesCA8QS5YX.jpg
imagesCA8QS5YX.jpg (5.85 KiB) Visualizado 2300 vezes
Eu vou comer laranjas e bananas

Registado: 3/3/2011 23:30

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Olhar Leonino, Pmart 1, rg7803, smog63 e 425 visitantes