Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dax - Irá este cenário vingar?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Futuros do DAX

por braap » 19/11/2003 8:27

Podem-me indicar onde encontrar os valores para os futuros do DAX?

Obrigado

Registado: 18/7/2003 15:44

Caro Djovarius

por Gpinto » 18/11/2003 22:24

"Curioso é o facto de parecer que o Dax vai fazer um movimento diferente desta vez. Se faz ou não, só os próximos dias o dirão. Só digo isto porque no L-Dax já vamos nos 3612/3618 (dado o desempenho dos EUA no after close da Europa). "

Como referi, parece que a inversão poderá acontecer. Todavia, o cenário de up mantém-se, pelo menos até serem quebrados os 3580 pts. Se isso acontecer, estaremos, efectivamente, num novo cíclo down, cujas projecções só mais tarde serão conhecidas.

Grande abraço e obrigado (estava a ver que ninguém perguntava nada... :oops: :lol: :mrgreen:

Gpinto
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Um grande abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Registado: 16/11/2002 13:32

por djovarius » 18/11/2003 22:19

Amigo GPinto,

Mas os 3640 já foram nos futuros !!
Estamos em 3604 !!
Que é que isto significa!!??

Excelente análise, como sempre

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Target atingido ... Novo Cíclo?

por Gpinto » 18/11/2003 21:45

Boa noite,

Este post fica terminado por aqui, no que concerne a update. Deve-se isto ao facto de se ter atingido uma nova projecção e, como tal, o cenário está cumprido e realizado.

Curioso é o facto de parecer que o Dax vai fazer um movimento diferente desta vez. Se faz ou não, só os próximos dias o dirão. Só digo isto porque no L-Dax já vamos nos 3612/3618 (dado o desempenho dos EUA no after close da Europa).

Mas falemos do imediato:

Considerei que o topo, embora não exactamente nos 3823 pts, tinha sido atingido (ficando a 9 pts do previsto), o que não invalidou, de forma alguma, o movimento e cenário em causa. Esperava, aí, uma retracção. O valor esperado seriam, pela amplitude normal das mesmas, os 3640 pts, o que teria de ser feito, conforme pode ser visualizado no post anterior (e que obedecia a uma similitude de espaço/tempo) com a criação de uma barra enorme no dia 17/11 (o que aconteceu). Esperavamos, paralelamente, que se iniciasse um novo cíclo de alta no dia 19/11/03, o que poderá acontece, mas que dependerá da conjugação destes 2 factores:

a) Os 3640 não poderão ser quebrados com grande pujança, ou seja, vejo os 3580 pts como valor de fronteira (mantendo o Dax a sua postura de angulo forte);
b) Os dias 19/20 terá de ser, forçosamente, o dia da inversão up. Caso tal venha a acontecer, estaremos numa nova leg up que nos trará aos 4035 pts (caso vá ao limite inferior possível o target recuará em pontos, proporcionalmente).

Caso haja uma quebra desses valores, então um novo cíclo está para começar... :wink: :twisted: :mrgreen:

Grande Abraço

Gpinto
Anexos
Dax1811.jpg
Dax1811.jpg (47.89 KiB) Visualizado 490 vezes
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Gpinto

Dax - Inversão?

por Gpinto » 15/11/2003 19:38

No dia 4 de Novembro referi como possibilidade maior do Dax um de 2 cenários: atingir a projecção esperada da amplitude normal de expansão, nos 3823 pts, ou exceder-se e inclusivamente atingir os 3950 pts (valor do H&S).

Pois bem, olhando para o gráfico anexo a este pequeno update, é visível que o Dax está com alguma cerimónia em romper os 3814 pts. Ficamos / estamos, perto do nosso objectivo de amplitude e, não invalida, caso inverta desde já, que o nosso target tenha sido atingido. (9 pts não é valor relevante).

A preocupação deriva, fundamentalmente, do tempo que tem demorado a quebra do até agora pivot do dia 11/07.

A favor da manutenção das subidas está o facto de se continuar no grau de inclinação de subida, bastante curioso, marcado com 2 rectas a vermelho. Todavia, e dado que se atingiu o topo dessa inclinação, poderá haver uma retracção, não obrigatória (apenas a considero dado que o target de expansão está, praticamente, cumprido).

Outra curiosidade deste movimento do Dax é a regularidade de processos. Repare-se que os movimentos de amplitude de expansão, para além de idênticos em valor, igualam-se nos tempos (11 sessões de subida em ambas as amplitudes). Em descida, foram 6 as sessões na 1ª amplitude, e vamos em 5 sessões nesta 2ª retracção (esperada nos 3640 pts). Seria necessário, deste modo, fazer na 2ª feira uma barra enorme de queda, que permitisse manter a igualdade de tempos. Demorando mais a descida neste 2ª movimento, poderá indicar que o Dax ainda terá força para manter as subidas por mais alguns tempos (ou seja, assume-se a possibilidade de se ter mais um movimento de expansão semelhante aos anteriores, que nos trará aos 4000 pts (coincidente com o topo do tal canal superior do ângulo (e pouco acima do H&S projectado).
Este facto do nº de sessões, e deixo à consideração de quem se interessar por este tema, de tecer um comentário, poderá ter alteração de comentário se um novo máximos se fizer (que poderemos então assumir que a amplitude levou um tempo superior ao anterior, e então perde-se força / ou que consolidamos e o movimento, por isso, está congelado, não entrando na contabilidade de dias).

Por fim, tem havido dias importantes de inversão de um qualquer cíclo. É expectável, por esta regularidade, que o novo cíclo de alta (nova amplitude de expansão, que se registará caso não altere o cíclo ) se inicie no dia 19/11/03.

Já agora, numa opinião muito pessoal, penso que 2ª/3ªfeira o máximo ainda será quebrado, apesar do fecho dos EUA (que trarão na abertura o Dax até aos 3750 pts, pelo menos. É que a teimosia dos 3823 pts assalta-me. :oops: :shock: :mrgreen:

Grande abraço.

Gpinto
Anexos
Dax1511.jpg
Dax1511.jpg (47.01 KiB) Visualizado 609 vezes

Gpinto

Caro Cinzento...

por Gpinto » 4/11/2003 20:50

...embora contrarie a minha contagem, é bastante possível poder vir a acontecer ainda uma leg up.

Um facto é que posições que contrariem o mercado, nos últimos tempos, ou seja, posições curtas, só têm servido para perder e, como tal, a probabilidade é de o mercado voltar a subir consistentemente.

Por fim, gostava de te agradecer o comentário, e as tuas análises também são alvo da minha curiosidade diária.

Abraços,

Gpinto

Gpinto

Gpinto

por Cinzento » 4/11/2003 16:12

Endereço tambem os parabens pelas análises.

E curiosamente estou de acordo com o cenário da retracçao a valores proximos dos 3600...no entanto aí considero ser feita a sub-onda (iv) e posteriormente uma ida as 3850 finalizando o micro-ciclo e provavelmente o macro tambem com a W5. E ainda a suposta onda B do bear market. Enfim, conjecturas.

Cumprimentos
Cinzento
O dinheiro não é tudo !! Depois existe o ouro, a prata, joias, Ferraris....

Registado: 5/9/2003 15:36

Caro Antunes

por Gpinto » 4/11/2003 16:05

Antes de mais muito obrigado pelo elogio.

Mas quanto ao essencial, o valor dos 3759 pts é um midpoint por tocar ainda no período descendente do Dax (em 2001, penso).

Não lhe confirmo o dia, nem a data completa porque estou a trabalhar e não tenho aqui as "ferramentas".

Por fim, o meu conceito de barra, é um conceito de candle, com o High/Low a prevalecer.

Ctos

Gpinto

Gpinto

Caro GPinto...

por Antunes » 4/11/2003 14:40

...antes de mais os meus parabéns pelos seus posts/análises de excelente qualidade!

No entanto não percebi a parte em que diz:

"...nos 3759 pts (o que será feito amanhã, certamente), valor importantíssimo de midpoint por tocar, formado através de uma barra gigante que só tem como referência idêntica valores muito próximos dos 4,000 pts."

Alias, confesso que não percebo o seu conceito de barra...?

PS: eu vejo resistência nesta zona que coincide com os mínimos de Setembro de 2001: veja no meu gráfico...
Anexos
DAX_5ANOS.gif
O Dax não tem conseguido um fecho mensal acima dos mínimos de Setembro 2001...
DAX_5ANOS.gif (15.73 KiB) Visualizado 816 vezes

Registado: 4/12/2002 11:16

Dax - A saga continua...

por Gpinto » 4/11/2003 0:01

Conforme referido, o Dax rompeu as amarras e a pequena consolidação em alta foi facilmente quebrada, havendo uma projecção imediata aos 3830 pts, que se trata do target de amplitude de expansão esperada, ou mesmo dos 3950 pts, valor projectado do H&S invertido formado (que há quem diga não ter validade já que vai no sentido do movimento, conforme está nos manuais).

Enuncio, no entanto, que poderemos igualmente fazer um topo, o que demonstrará fraqueza e possível inversão, nos 3759 pts (o que será feito amanhã, certamente), valor importantíssimo de midpoint por tocar, formado através de uma barra gigante que só tem como referência idêntica valores muito próximos dos 4,000 pts.

Assim, amanhã e nas próximas sessões, ou vamos aos valores enunciados, ou o cíclo de 5 ondas está terminado e vamos corrigir, com inversão na zona dos 3760 pts e com trigger nos 3610 (amanhã, mas dada a inclinação do movimento anterior, este valor tem ascensão rápida).

Se o último cenário vingar, um novo cíclo iniciar-se-á e teremos de controlar os seguintes valores: 3560 pts (midpoint da consolidação anterior e neckline do H&S); 3494 pts (midpoint; 3370 pts.

Ctos.

Gpinto
Anexos
Dax0311.jpg
Dax0311.jpg (39.83 KiB) Visualizado 947 vezes

Gpinto

por Kooc » 28/10/2003 22:22

pois, também é o que me parece :cry:

mas paciencia....

Registado: 30/11/2002 0:36

por Ertai » 28/10/2003 22:19

Cook eu diria que esse canal é altamente improvável, acho que com as notícias do FED amanhã o DAX poderá já romper o teu canal descendente..

De qualquer maneira é apenas a minha opinião, nunca me meti antes em análises do DAX, por agora apenas opino :mrgreen:

Registado: 11/5/2003 12:11

por Kooc » 28/10/2003 21:35

espero bem que não :mrgreen:

Eu estou neste canal

cumps
Anexos
dax2810.png
dax2810.png (11.78 KiB) Visualizado 1105 vezes

Registado: 30/11/2002 0:36

Dax - Irá este cenário vingar?

por Gpinto » 28/10/2003 12:22

Bom dia,

Aproveito para deixar à consideração dos meus amigos / colegas, um possível desempenho do Dax nos próximos dias.

Assim,temos de ter em conta a formação, por um lado, de um H&S invertido com a sua neckline junto dos 3575 pts (cash) e com projecção esperada nos 3950/3975 pts.

A reforçar esta situação temos a repetição do último movimento de expansão, no qual já tivemos a retracção esperada de aproximadamente 50% e cuja projecção estará nos 3830 pts (+/-).

As alternativas contrárias, menos consistentes, e que apresentam a possibilidade de retraírmos, são a de que temos uma resistência descendente (a vermelho), tocamos hoje no midpoint da anterior consolidação e ainda não fizemos um higher high (se bem que retraímos mais de 61.8% (o que mostra a força do mercado), e deixamos por tocar os 3370 pts, midpoint de consolidação e de barra.

A ver vamos qual o cenário a concretizar, se bem que o cenário de manutenção das subidas, neste aspecto, parece mais favorecido.

Ctos

Gpinto
Anexos
Dax2810.jpg
Dax2810.jpg (53.97 KiB) Visualizado 1212 vezes

Gpinto

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Masterchief, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006 e 260 visitantes