Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A crise na RTP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 17/8/2011 18:38

RTP com lucro de 24 milhões euros no primeiro semestre

Rebeca Venâncio
17/08/11 18:05
economico

A concessionária do serviço público de televisão teve lucros de 24 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano.

Trata-se de uma subida ligeira de 6,66% face aos lucros de 22,5 milhões de euros registados em igual período do ano passado.

A informação foi comunicada hoje pela RTP com base no relatório consolidado do primeiro semestre, entregue também hoje ao Ministério das Finanças.

Este resultado foi conseguido depois de a televisão pública melhorar os ganhos em 7,5 milhões de euros e ter reduzido os gastos em 15,9 milhões de euros entre 2010 e 2011.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 17/7/2011 13:51

Voltando ao tema da RTP: considerando que a RTP desempenha (supostamente) um serviço público, há alguma razão para os vários canais da RTP (N, África, Memória, etc.) não serem TODOS em canal aberto?

por Elias » 30/6/2011 0:05

Contenção de custos? Desde 2003?

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=493381

Vai lá vai! Até a barraca abana...

http://pauparatodaaobra.blogspot.com/20 ... sivos.html

(E que eu saiba alguns destes senhores foram contratados depois de 2003)

por Automech » 29/6/2011 23:41

Obrigado Elias. Assim de repente estou a lembrar-me daquele que penso ser o programa há mais tempo em antena na RTP: O Preço Certo.

Sendo um campeão de longevidade, presumo que deve ser o melhor exemplo de serviço público. Ora deixa cá ver:

• Assegurar uma programação de referência, qualitativamente exigente e que procure a valorização cultural e educacional dos cidadãos.

• Promover, com a sua programação, o acesso ao conhecimento e à aquisição de saberes, assim como o fortalecimento do sentido crítico do público.

Sim, sem dúvida nenhuma. :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 29/6/2011 23:33

por Automech » 29/6/2011 23:31

Existe alguma definição legal de Serviço Público ?

Ou fica ao critério dos gestores da estação ?

por psylva79 » 29/6/2011 23:04

Se houver essa privatização, vai haver certamente uma quebra das receitas das outras estações. Impresa e GMC com quebras nas cotações...

Registado: 7/6/2011 10:02

por Elias » 29/6/2011 22:50

artista Escreveu:
Elias Escreveu:
A partir de hoje sou incondicionalmente a favor da privatização da RTP.

E mais não digo.

Mas devias dizer mais! :)

Está bem eu digo, mas só em atenção ao ilustre colega do Conselho Pedagógico :wink:

artista Escreveu:Não gostas do programa ou achas que não é serviço público?

Acho que de serviço público não tem nada.
Ou por outra, não vejo porque é que um canal que transmite programas desta natureza precisa de estar nas mãos do Estado.

artista Escreveu:Ontem por acaso foi dos programas que gostei menos, mas costumo ver e acho engraçado, diverte-me... mas também não acho que seja serviço público, não me importaria que transmitissem programas deste tipo se a RTP desse lucros ou, pelo menos, não desse prejuízos!

Se for privado podem transmitir o que quiserem, até podem dar o cabaré da coxa 24 horas por dia.
Por isso é que eu pergunto: queremos um canal público com que objectivo?
Editado pela última vez por Elias em 29/6/2011 23:11, num total de 1 vez.

por charles » 29/6/2011 22:40

Sou favoravel à privatização da RTP, acho que a RTP é um elefante branco do estado

além do mais, quero deixar de pagar os 2,25€ de contribuição audiovisual :lol:, cobrados quanto a mim ilegalmente na fatura da EDP, a todos os que recebem fatura desta empresa, mesmo que seja um condominio tem de pagar, isto é um completo absurdo

tenho uma dúvida, ao privatizarem a RTP estamos a falar julgo eu de todo o seu universo, ou seja RTP1, RTP2, RTPI, RTPN, RTPÁFRICA...por falta de memória quase me esquecia da RTPMEMÓRIA :mrgreen:, é toda a RTP?

sobre esta questão, hoje de manhã, estava a ler o artigo do negócios onde Pais do Amaral emite a sua opinião, trata-se da concorrência logo o ideal para eles seria a RTP continuar a ser um fardo para o estado e de preferência sem publicidade, mas fico um pouco apreensivo, acelerar a morte dos jornais :shock: , apressar a liquidação das rádios

<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/zHsLv1sGovvF3MnApEjU/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" width="410" height="349" allowFullScreen="true"></embed>

qual o porquê desta preocupação, está relacionado com as receitas da pulicidade, que sendo repartidas por mais televisões, faria sobrar menos meios financeiros para os outros meios de comunicação social, nomeadamente a escrita e a radiofónica, será isso :roll: :!: :?:

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=493373

Pais do Amaral alertou hoje para as implicações negativas da possível privatização da RTP.
O “chairman” da Media Capital, empresa que controla a TVI, manifestou-se contra uma eventual privatização da RTP, afirmando que tal terá efeitos negativos nos efeitos dos media, dado que os GRT (número de vezes que uma publicidade é vista) “são muito baratos”.

Deste modo, “a abertura do mercado de televisão irá acelerar a morte dos jornais e irá apressar a liquidação das rádios. E obviamente diminuindo os budgets das televisões, irá fazer com que os conteúdos televisivos passem a ser de muito menor qualidade”, avisou Pais do Amaral, sublinhando são estes os efeitos “da privatização de um canal de televisão”.

Pais do Amaral, em declarações aos jornalistas à margem de um evento da APDC, sublinhou que falava enquanto observador dos media e não enquanto presidente do Conselho de Administração da Media Capital.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por artista_ » 29/6/2011 22:16

Elias Escreveu:

E mais não digo.

Mas devias dizer mais! :)

Não gostas do programa ou achas que não é serviço público?

Ontem por acaso foi dos programas que gostei menos, mas costumo ver e acho engraçado, diverte-me... mas também não acho que seja serviço público, não me importaria que transmitissem programas deste tipo se a RTP desse lucros ou, pelo menos, não desse prejuízos!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: Sim á Privatização.........

por Automech » 29/6/2011 22:15

ocart Escreveu:NÃO valem o que ganham!!!!!!!!

Quanto é que ganham Cart ?

E quanto é que deviam ganhar em tua opinião ?

Sim á Privatização.........

por ocart » 29/6/2011 21:27

E acabar com Job for the Boys...........como Jorge Gabriel, Catarina Furtado..........NÃO valem o que ganham!!!!!!!!O Jorge está mais que ultrapassado além de se apoderar do programa, não deixar a colega falar e de não ter o minimo de naturalidade e á vontade como um João Baião ou Malato!!!!Não sei porque o mantêm na RTP......enfim quanto mais incompetente melhor...............

Registado: 29/11/2007 11:18

por Automech » 28/6/2011 22:15

Tridion Escreveu:Cota 8-)

LOL, onde é que eu já vi (li) isto :lol:

Tridion, mandamos o Elias dar uma volta ao outro tópico ou não ?

por Tridion » 28/6/2011 22:02

Cota 8-)

Registado: 13/5/2010 17:53

por Elias » 28/6/2011 21:57

Hoje vi um pouco do Último a Sair. Nunca tinha visto, porque nunca calhou nem é o tipo de programa que me suscite interesse. Mas hoje por acaso tinha a televisão na RTP quando o programa começou e então pensei "afinal deixa lá ver o que é isto".

Agora que já sei o que é este programa que é pago com os meus impostos e transmitido no horário nobre, só tenho um comentário a fazer:

E mais não digo.

por Elias » 19/6/2011 12:10

Privatização da RTP avança
19 de Junho, 2011
por Sofia Rainho

As políticas de privatizações foram o principal obstáculo a ultrapassar nas negociações do acordo programático entre as delegações do PSD e do CDS. Outro entrave entretanto ultrapassado gerou-se em torno de algumas questões sociais, nomeadamente as relacionadas com a redução da Taxa Social Única (TSU).

O CDS opunha-se à privatização de um canal da RTP. Mas a verdade é que a privatização vai mesmo avançar e Passos Coelho já o anunciou em entrevista ao Financial Times, na quarta-feira. Na mesma entrevista, o novo primeiro-ministro confirmou a privatização da empresa Águas de Portugal.

Assim, Passos pretende manter apenas um canal público, não comercial, e privatizar 49% da Águas de Portugal. «A privatização não é apenas uma questão de receitas» – defendeu na referida entrevista, prometendo ainda abrir as portas aos investidores não portugueses. «Portugal precisa de investimento para suportar o crescimento, que tem de ser conduzido pelo sector exportador», justificou.

Paulo Portas manifestou por diversas vezes as suas reservas quanto à privatização da RTP, contrapondo que esta cadeia de televisão deveria permanecer pública, mas com uma reestruturação dirigente e um corte nas despesas. Os centristas entendem que não existe mercado publicitário para mais um canal de televisão privado e, por outro lado, consideram que só dois canais públicos garantem a defesa da língua e da cultura _portuguesas.

Entretanto o PSD e CDS não vão divulgar, para já, o conteúdo do acordo programático que selaram. Isto porque – segundo justificam ambos – pretendem aguardar pela escolha dos ministros e dos seus contributos nas respectivas áreas. Por isso, o acordo só será conhecido na íntegra quando o programa de Governo for apresentado na Assembleia da República.

sofia.rainho@sol.pt

por Automech » 18/6/2011 19:27

Pois JB, é o mesmo que Cultura. Esse conceito abstrato, propriedade exclusiva dos doutos senhores do ministério, agora despromovido a secretaria de estado... :wink:

por jbraven » 18/6/2011 12:04

AutoMech Escreveu:
artista Escreveu:aquilo não é serviço público...

Eu ia perguntar o que é que é serviço publico mas lembrei-me da discussão sobre qualidade e desisti :mrgreen:

O problema é que os projectos de formulação do conceito de serviço público variam em função do domínio de aplicação. No domínio específico aqui debatido - meios de comunicação social - a definição que consta na Infopédia talvez seja uma das mais correctas:

<citação>
serviço público

Conceito que designa uma função e responsabilidade dos meios de comunicação, especialmente aqueles detidos pelo Estado. As características exatas do termo são objeto de polémica teórica e política, já que não existe um conceito sobre a sua definição. Na generalidade, entende-se por serviço público dos media o dever de fornecer às audiências um produto comunicativo formativo e informativo e com relevo para a população.
A 23 de junho, comemora-se o Dia das Nações Unidas para o Serviço Público.
<fim de citação>
(a formatação a negrito é minha).

Claro que a expressão "com relevo para a população" também tem as mais variadas interpretações :)

JB

Registado: 10/2/2009 20:03

por artista_ » 17/6/2011 11:12

carrancho Escreveu:
AutoMech Escreveu:

Eu ia perguntar o que é que é serviço publico mas lembrei-me da discussão sobre qualidade e desisti :mrgreen:

:lol:

Acontece que sobre este assunto tenho apenas uma opinião que admito facilmente reformulável. É um assunto sobre o qual não tenho uma opinião fundamentada, ao contrário do assunto sobre a qualidade... ainda assim, para ser mais correcto, sobre a qualidade na arquitectura! :wink:

Abraços
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por A330-300 » 17/6/2011 2:47

Serviço Público???

Se é não justifica o que pagamos por ele. Há muitos serviços públicos que são tão ou mais importantes que a RTP e que custavam muito menos que foram fechados por serem caros , como escolas e maternidades.

Por isso , não creio que a RTP seja tão importante a ponto de não quererem privatiza-la.

Além do mais , ali sim , há muitos salários completamente desfasados da realidade.A começar pelos apresentadores, que são os funcionários mais mediáticos.Bem lhes podem pagar tuta e meia que para aparecer na TV não falta gente.Era fazer uma seleção apertada e teríamos a mesma qualidade de apresentadores muitíssimo mais barato.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por carrancho » 17/6/2011 1:03

AutoMech Escreveu:

:lol:
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Quico » 17/6/2011 1:00

Os padeiros prestam serviço público. Nacionalizem as padarias!

:roll:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Automech » 17/6/2011 0:31

por artista_ » 17/6/2011 0:21

AutoMech Escreveu:Agora fico na dúvida se consideram o Último a Sair:
- Um programa de de educação
- Um serviço essencial
- Um serviço público

Eu gosto bastante do programa, farto-me de rir com aquilo, sobretudo com o Bruno Nogueira, mas realmente aquilo não é serviço público... e tenho alguma curiosidade em perceber se o programa é "rentável"? Duvido que seja mas eu não percebo nada do assunto!

por Automech » 16/6/2011 20:51

Bom, os vossos comentários vieram na sequência do meu. E o meu foi basicamente rir-me disto:

“Se vamos cortar na televisão estamos no mesmo plano de cortar na Educação, em cortar turmas e deixar de dar ensino aos meninos. Não estamos a falar de um serviço supérfluo”,

Agora fico na dúvida se consideram o Último a Sair:
- Um programa de de educação
- Um serviço essencial
- Um serviço público

Qualquer opinião é, naturalmente, válida, uma vez que os conceitos são abstratos :wink:

Carrencho e Tridion, eu já vi o programa várias vezes e confesso que me farto de rir com aquilo. Ah, e por favor não pensem sequer em acabar com as transmissões da Champions na RTP :mrgreen:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: chico_laranja, Google [Bot], Pmart 1 e 225 visitantes