Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fitas » 16/6/2011 16:53

fnabais.ferro Escreveu:Este hoje já tinha dado um belo negócio no intraday ... também ando com a pulga atrás da orelha com este BCP mas já estou farto de dar marteladas nos dedos para ver se não me entalo!!! mais :-s

Acho que manter a disciplina é essencial para qualquer um que queira retirar algum dos mercados ... e efectivamente apanhar facas em queda não é mesmo boa politica!!! Como disse o Ulisses "Novos máximos são para comprar e novos mínimos para vender."

Vamos lá ver se hoje não terá sido uma boa oportunidade de venda :P

Abraço,

Pelos vistos só com a bola de cristal. :roll:

Mas esta sunida repentina não deixa de ser curiosa.

Não será?

BN

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por fnabais.ferro » 16/6/2011 16:45

Este hoje já tinha dado um belo negócio no intraday ... também ando com a pulga atrás da orelha com este BCP mas já estou farto de dar marteladas nos dedos para ver se não me entalo!!! mais :-s

Acho que manter a disciplina é essencial para qualquer um que queira retirar algum dos mercados ... e efectivamente apanhar facas em queda não é mesmo boa politica!!! Como disse o Ulisses "Novos máximos são para comprar e novos mínimos para vender."

Vamos lá ver se hoje não terá sido uma boa oportunidade de venda :P

Abraço,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por Supermann » 16/6/2011 16:02

Supermann Escreveu:
davidoske Escreveu:Hoje a cotada sobe 5%...onde estão aqueles que prevê a acção nos 0.30-0.35 ou ainda como ja vi a 0.001...enfim...???
Aqueles que não compraram a 0.50 devem estar bem arrependidos, ou será que os que previam a acção a 0.30-0.35 compraram a 0.50??
Será que este forum, em vez de servir para se discutir a acção e ajudar na leitura do comportamento da acção, serve para alguns lançar o panico e especulações de forma a comprar ou vender acções "orientando" para o sentido que desejam.

Será que daqui a uns tempos os que atiravam a acção para os 0.30 prevê a acção a 0.80??

veremos....

Caro amigo, quem previu a acção a 35 centimos, onde eu me incluo, de certeza que não diria que seria da noite para o dia. Eu conttinuo a reiterar 30 centimos é o target.

Vocês concentram-se muito naquilo que é o que eu chamo de "ruido". Eu estou curto na acção achas que 5% me faz alguma comichão, quando eu estou dentro há quase 3-4 meses curto?

Vejam a floresta toda e não queiram ver apenas as árvores... se acabar por estar errado e não foi aos 35 centimos basta sair da posição e pronto e fazer o que o mercado diz.

Isto era ainda em Janeiro ia o BCP nos 60 e tal centimos. AQUI http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... start=4025

Engraçado que o mesmo que na altura apregoava que era oportunidade de ouro, e que era é altura de comprar e comprar mais era quem mais?

O caro JS123 ... desde então já cairam 35%.

Como diz o Ulisses haverá um dia que a banca voltará a subir, mas nao é com certeza neste Bull Market.

Em nenhum novo Bull Market, nunca foi o sector que liderou o anterior Bull que lidera o novo.

No Bull do final do milénio foram as tecnológicas. A bolha rebentou por acaso foram as tecnológicas que lideraram o bull de 2003-2007? Não o dinheiro mudou para Real Estate e banca ...

Da mesma forma que a banca e Real Estate neste bull têm sido de underperform brutal.

Quem tem liderado foram numa primeira altura as retailers e algumas tecnológicas de serviços

Registado: 18/12/2009 18:54

por Mcmad » 16/6/2011 16:01

Obviamente que o impasse Grego está a pressionar bastante as acções do BCP. O AC ajudou à festa. Aquele gráfico do Quico mostra um tendência de queda clara !
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Pcybergod » 16/6/2011 15:58

sqezer Escreveu:Mas Grécia é uma coisa, Polónia é outra, totalmente diferente.
Acho q se quiserem não faltam compradores, depende é do preço. de qualquer forma vendendo Polónia os resultados diminuem consideravelmente.

O BCP está como portugal.
A ver-se bem Grego.

Eles que vendam a parte da polonia e comprem mais na grécia.

Mas ja está a melhorar....
A ver se hoje chega aos 0,42

Registado: 15/4/2011 20:01

por Lion_Heart » 16/6/2011 15:57

Haircut de 75%? ou de 25%? :shock: E ja agora qual a percentagem desses 700m€ que é propiedade do banco e que % esta em fundos vendidos a clientes?

E ja agora, quanto sera o haircut de Portugal?
Editado pela última vez por Lion_Heart em 16/6/2011 15:58, num total de 1 vez.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Xiça » 16/6/2011 15:55

Mas Grécia é uma coisa, Polónia é outra, totalmente diferente.
Acho q se quiserem não faltam compradores, depende é do preço. de qualquer forma vendendo Polónia os resultados diminuem consideravelmente.

Registado: 14/5/2011 18:59

por Supermann » 16/6/2011 15:55

fooman Escreveu:
Supermann Escreveu:fooman podes repetir qual é o commitment do bcp na grécia em percentagem?

Isso é o que toda a gente quer saber. Tem que pegar nos relatórios e fazer as contas... e tentar perceber qual o valor do banco.

Mas eu dou-lhe uma pequena ideia do que poderá vir aí... O que você sabe agora é que o BCP tem 8,8% de Core Tier 1 capital e o Banco de Portugal já obrigou os bancos a terem 9% no final do ano e 10% no final de 2012, logo o BCP terá que aumentar o capital.

É claro que a Grécia vai ter um impacto brutal nas contas (o BCP tem 700M€ de dívida grega + o banco grego) e o banco "só" tem um core T1 de 8,8% (pelas minhas contas terá uma equity de 8.617Mio€). Logo, os 700M€ de obrigações (a correr bem o haircut será de uns 75%) só deverão valer uns 175M€, o que dará uma perda de 525€, ou seja, 6,1% da equity..., o que levará o Core T1 para 8,2%.

Só pelas obrigações já tá a ver o buraco, certo? Agora acrescente o impacto que o banco grego poderá ter a nivel financeiro, o que dá para perceber que não há fuga nenhuma a um aumento de capital, pelo que as afirmações do presidente do BCP são completamente disparatadas (ao estilo Sócrates), face à evidência, na minha opinião...

700 M em divida grega... enfim ! Parece o Berardo com o BCP :lol:

por BePatience » 16/6/2011 15:26

Quico apenas por curiosidade. Qual foi a % a que colocaste o take profit?

Registado: 15/3/2010 16:54

por fooman » 16/6/2011 13:46

sqezer Escreveu:
Não poderá estar para ocorrer a venda do Millenium BANK ??
É das poucas soluções que vejo...

O BCP tá a tentar vender a operação grega há mais de 1 ano, sem sucesso... não há compradores!

Registado: 29/11/2007 3:26

por Automech » 16/6/2011 13:45

fooman Escreveu:a correr bem o haircut será de uns 75%

Não me surpreende que possa vir a acontecer, mas para já parece-me um pressuposto agressivo.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Quico » 16/6/2011 13:41

Este tópico já me está a fazer lembrar um sobre a Portucel de 2007 ou 2008, em que por mais que caísse - e caiu semanas ou meses seguidos - havia sempre alguém que se mantinha firmemente longo e a apregoar ao mínimo ressalto que "agora é que é!".

Isto para já para não falar - em sentido inverso - no famoso "novos mínimos a caminho".

Pessoalmente, prefiro seguir a tendência, cortar as perdas enquanto são pequenas e deixar crescer os ganhos. (P.S. - ...e ignorar a conversa "fundamental"!)

Parece que os alvos/"postas de pescada" apontados aqui não eram assim tão disparatados... :wink: ...infelizmente para o BCP! :(

Abraço.
Anexos
BCP16jun2011.gif
BCP16jun2011.gif (14.93 KiB) Visualizado 1783 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Xiça » 16/6/2011 13:39

fooman Colocada: 16/6/2011 12:35 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Supermann escreveu:
fooman podes repetir qual é o commitment do bcp na grécia em percentagem?

Isso é o que toda a gente quer saber. Tem que pegar nos relatórios e fazer as contas... e tentar perceber qual o valor do banco.

Mas eu dou-lhe uma pequena ideia do que poderá vir aí... O que você sabe agora é que o BCP tem 8,8% de Core Tier 1 capital e o Banco de Portugal já obrigou os bancos a terem 9% no final do ano e 10% no final de 2012, logo o BCP terá que aumentar o capital.

É claro que a Grécia vai ter um impacto brutal nas contas (o BCP tem 700M€ de dívida grega + o banco grego) e o banco "só" tem um core T1 de 8,8% (pelas minhas contas terá uma equity de 8.617Mio€). Logo, os 700M€ de obrigações (a correr bem o haircut será de uns 75%) só deverão valer uns 175M€, o que dará uma perda de 525€, ou seja, 6,1% da equity..., o que levará o Core T1 para 8,2%.

Só pelas obrigações já tá a ver o buraco, certo? Agora acrescente o impacto que o banco grego poderá ter a nivel financeiro, o que dá para perceber que não há fuga nenhuma a um aumento de capital, pelo que as afirmações do presidente do BCP são completamente disparatadas (ao estilo Sócrates), face à evidência, na minha opinião...

Não poderá estar para ocorrer a venda do Millenium BANK ??
É das poucas soluções que vejo...

Registado: 14/5/2011 18:59

por fooman » 16/6/2011 13:35

Supermann Escreveu:fooman podes repetir qual é o commitment do bcp na grécia em percentagem?

por Automech » 16/6/2011 13:08

Ao contrário duma commoditie, que tem sempre algum valor, numa acção o limite mínimo é sempre o zero (falência). A história está repleta de empresas que jamais podiam falir (e até falirem estavam sempre muito baratas).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Supermann » 16/6/2011 12:38

fooman podes repetir qual é o commitment do bcp na grécia em percentagem?

por fooman » 16/6/2011 12:25

French banks (Financial Times)
16-06-2011 | Gepubliceerd 12:14
The domino effect is ineluctable.

Standard & Poor’s downgrades Greece’s sovereign credit rating to the world’s lowest; the fallout sweeps up its banks; and then hits foreign lenders with Greek exposure.

Trouble is, the latter are mostly in one region: Europe’s banks account for more than 80 per cent of foreign lenders’ $160bn exposure. French lenders are the most exposed, with $53bn. That is hardly news.

Yet shares in BNP Paribas, Crédit Agricole and Société Générale fell by 2.3 to 2.6 per cent on Wednesday after Moody’s said it might cut their credit ratings. That reaction looks disproportionate. Even Moody’s notes that “potential mitigants” to its concerns included the banks’ “strong financial profiles, substantial scale and earnings diversification”.

French exposure
At last count, BNP Paribas’s exposure to Greek sovereign debt was €5bn, SocGen’s was €2.5bn and Crédit Agricole’s was €630m. The latter owns almost all of domestic bank Emporiki, making it the most exposed lender to Greece with €22bn. SocGen’s 54 per cent of Geniki Bank increases its total exposure to €3.2bn.

To put this in perspective, BNP Paribas’s overall Greek exposure, including corporate lending, accounts for 0.6 per cent of total commitments. In SocGen’s case, the figure is 0.5 per cent. Greece is the least of their worries.

However, in Crédit Agricole’s case, its exposure is about 2.5 per cent; not for nothing has it bolstered its core tier one capital ratio to 10 per cent.

Borrowing costs
Such sums are large but manageable. But there is little banks can do unless European Union finance ministers agree on the mooted €20bn second Greek rescue package - and on a possible haircut for bondholders.

As Moody’s covers its backside, the downward spiral of credit ratings increases banks’ cost of funding and borrowers’ costs, thus hindering regional economic recovery. Rating agencies’ precautionary actions can be counter-productive. EU ministers should consider this as they procrastinate.

Financial Times

Copyrights Financial Times Limited 2011

Agora apliquem o mesmo princípio - que é o que eu ando práqui a dizer há tanto tempo - ao BCP e vejam onde é que ele pára...

por Ulisses Pereira » 16/6/2011 12:24

Ulisses com todo o respeito que mereces e é muito, graças ao contributo que dás para forum, deixa lá o passado, essa coisa de um ano e tal até me arrepia...será que andas fora do BCP. Não vês outras prespectivas de analise para o banco? Old fashion neste momento e viragem?
A conjuntura não má é péssima, mas onde nascem os grandes negócios? tu sabes, é agora há que dizê-lo abertamente. eixa lá essa coisa do fundo, quem njá não teve o BCP a 3 €? Achas que se deve preocupara com uma hipotética ou real descida até aos 30 centimos?

JS123,

Sabes qual é o problema? É que esse género de comentários já os li aqui entre 2007 e 2008, quando o BCP caiu mais de 50% para os 1,5 euros, depois em 2008 quando veio abaixo de 1 euros e era - segundo muitos - "a oportunidade da vida" abaixo de um euro. E continuei a ouvir até agora abaixo do meio euro.

em nenhum dos casos me foram apresentados argumentos a sério. O único argumento é que "já caiu muito e é nesta altura que se fazem grandes negócios". Pois, já tinha caido muito há 3 anos atrás e mesmo assim conseguiu cair mais 60%. O BCP já caiu mais de 90% desde o seu máximo histórico. "Está barato, é impossível cair mais". Volto a recordar que, nesta altura, se em vez de cair 90% desde o máximo cair 92 ou 93% desde o máximo é o suficente para cair mais 30% desde o actual valor.

Gostava era de ver um argumento mais construtivo além do "já caiu muito". São muitos anos sempre a ler um argumento que se tem revelado trágico.

Um dia o BCP vai subir e alguém vem aqui dizer que acertou na inversão. Pelo caminho ficaram dezenas de profecias falhadas, sempre sem um argumento que me convencesse.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Supermann » 16/6/2011 11:05

Depende dos custos de comissão. Como os custos em PT são elevados geralmente o mínimo por cada acção q se recomenda é 1000 € sensivelmente, e o custo de comissão nesse caso assume um peso de 1,5% +/-.

Neste caso um portfolio mínimo de 25 mil € sim.

Numa IB é possivel valores menores simplesmente poorque as comissões são irrisórias.

Enquanto cá para compra e venda de uma acção pagas 30 US roundtrip, numa IB pagas 2 USD por isso mesmo uma posição de 300 € por acção o custo com as comissões não teria um peso tao elevado quanto isso

por Tridion » 16/6/2011 11:01

Supermann Escreveu:O risco indivudal das acções é muito muito maior do que o risco agregado. Para investimento uma pessoa não deve investir apenas em uma ou duas ou cinco acções, deve diversificar ao máximo, sendo que o número "ideal" anda na casa das 20-25 acções.

Então na tua óptica o capital mínimo para se investir em acções andará nos 40/50 mil euros? Sendo que o investimento em cada acção andará na casa dos 2000 €, assim se perderes 70% numa acção estamos a falar apenas de 3.5% do teu dinheiro total, correcto?

É um ponto de vista muito interessante...

Desculpem o off-topic :wink:

Registado: 13/5/2010 17:53

Re: S&P retira outlook negativo ao BCP (@ OJE)

por rufa » 16/6/2011 10:55

AAA Rating Escreveu:A agência de rating Standard & Poor's (S&P) retirou o "outlook negativo" à dívida sénior do Millennium bcp como reacção ao êxito da operação de aumento de capital, que esta semana ficou concluída...

"No entanto, o mesma agência cortou a classificação ao nível do chamado "risco intrínseco" e que tem a ver com as geografias onde opera, relacionando o corte, de "triple b-" para "double b+", do "stand alone credit profile" com a questão grega."

É preciso ler também o que não gostamos :roll:

CMP

Registado: 29/11/2007 12:52

S&P retira outlook negativo ao BCP (@ OJE)

por AAARating » 16/6/2011 8:27

A agência de rating Standard & Poor's (S&P) retirou o "outlook negativo" à dívida sénior do Millennium bcp como reacção ao êxito da operação de aumento de capital, que esta semana ficou concluída...

Registado: 12/2/2010 14:38

Re: ...

por nautilus » 16/6/2011 2:48

rufa Escreveu:Eu até fico parvo com estes tipos que todos os dias dizem BCP é agora... bolas contra a corrente não vale a pena... se for aos 0.3 ou 0.2 ou menos o que dirão... Que o Ulisses não avisou :wink:

CMP

Se a L.Brothers se foi, como é possível não ter medo, mas também é certo, quem é que ainda não perdeu 3mle com um sorriso nos lábios? ahn?
Se cair um raio na Banco pode ser que a seguradora dê mais.

Tenham fé.

Registado: 21/2/2008 23:37

...

por rufa » 16/6/2011 1:46

Eu até fico parvo com estes tipos que todos os dias dizem BCP é agora... bolas contra a corrente não vale a pena... se for aos 0.3 ou 0.2 ou menos o que dirão... Que o Ulisses não avisou :wink:

CMP

Registado: 29/11/2007 12:52

por Silverwolf » 16/6/2011 1:43

JS123 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:
Esta questão é para o Ulisses ou alguém que queira dar a sua opinião. Axas que esta desvalorização do BCP pode ser alguma antecipação dos próximos tempos que aí vêm, mais concretamente da possível restruturação da dívida portuguesa, ou algum caso pior?

Eu acho que incorpora claramente uma elevada dose de risco para a Banca portuguesa. Ou seja, reflecte a duríssima situação actual e ainda incorpora expectativas negativas para o futuro.

Um dia a Banca subirá, não duvidem. Mas para quê sermos os heróis que adivinhamos o fundo? É incrível como uso frases iguais às que usava há um ano e tal atrás...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses com todo o respeito que mereces e é muito, graças ao contributo que dás para forum, deixa lá o passado, essa coisa de um ano e tal até me arrepia...será que andas fora do BCP. Não vês outras prespectivas de analise para o banco? Old fashion neste momento e viragem?
A conjuntura não má é péssima, mas onde nascem os grandes negócios? tu sabes, é agora há que dizê-lo abertamente. eixa lá essa coisa do fundo, quem njá não teve o BCP a 3 €? Achas que se deve preocupara com uma hipotética ou real descida até aos 30 centimos?
Se descer a 0,30 e subir aos 3 € quanto ganhas se invstires em 100.000 titulos (+-30.000 €), realizas uma mais valia de 270.000 €. Alguém se preocupa com as migalhas?
Concordo que um dia a coisa vira, mas se queres investir em grande pensa em grande, geralmente quando começa a subir tem medo de compar porque foi uma subida subita e vai corrigir, e corrige empre um pouco , mas não o suficiente para motivar os touros, quando eles entrarem na arena já perderam o comboio. Como em todos os negócios o medo é o pior inimigo. O lucro é o pagamento da audácia.
Não vejo o BCP dentro de um horizonte de 5 anos atingir 3 €, mas também não viamos à cinco ano atrás a atingir os valores de hoje.
Rapidamente se passa de bestal a besta e vice versa. Mas afinal de contas a lua está mesmo ali em cima. e Marte em breve deve ser visitado por nós.

Mto bom material de facto... Agora já não há preocupações lol quem as viu cair de 3€ agora já não se precisa de preocupar... é só comprar pah :) se caírem dos 0,45 de ontem para 0,30 daqui a uns dias não é problema né... são só 15 cêntimos ou coisa que o valha... o facto de ser 1/3 não interessa nada... raio dos velhos do Restelo que usam a aritmética pah

Não sei se ria se chore... os ministros das finanças que tivemos para chegar a este ponto deviam ter o mm tipo de lógica que tu pah...

Registado: 15/1/2008 17:43

AnteriorPróximo

Quem está ligado: