Situações interessantes no psi
rsacramento Escreveu:olhando agora para a eterna questão do entro na rotura versus aguardo a retracção, há dois exemplos quase urgentes na nossa praça: galp e cimpor
querem pronunciar-se?
Como noobie que sou entro na rotura (em fecho). E porquê?
1) Porque tenho a certeza que foi uma rotura (só não sei se é um falso break ou não).
2) Enquanto que na retracção estou sempre na dúvida se não poderá ser uma inversão.
3) Porque também pode acontecer que não haja retracção mas sim um foguetão.
4) Porque na rotura fico perto do stop loss e na retracção não sei quando ela acabará (para mim é tal e qual como adivinhar um fundo) e por isso não sei quando entrar.
De qualquer forma o importante é seguirmos um método que nos deixa tranquilos.
Um bom money management e consequentes boas positions sizing fazem com que me sinta confortável com o meu método daí estar à vontade nos falsos breakouts. Fico mais vezes arrependido por não ter entrado do que por ter entrado num falso break!
Sobre a Galp e Cimpor (ao que se podia acrescentar a JM).

Pelo meu método teria entrado aos 15.20€. Uma vez que não entrei também não entraria agora. Aquele gap está-me a fazer confusão à mioleira.

Não negoceio Cimpor mas agora só entraria se voltasse a quebrar o máximo anterior (5.49€) ou até mesmo os 5.55€ de 2ª feira.
Disclosure: Não tenho qualquer posição em nenhum destes 2 títulos.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
canguru Escreveu:rsacramento Escreveu:a jmt visitou hoje a proj da consolidação anterior; aproveito para deixar uma provocação a alguns que estão dentro: é de fazer as malas ou um TF nem atenta as essas catroguices?
um verdadeiro TF só sai do título quando este quebrar o suporte nos ~10.80.
mas eu, o exemplo daquilo que não deve ser um TF, sairei antes

Minimos?
rsacramento Escreveu:em mínimos: banif e brisa
Banif em minimos. Bruto fiquei eu agora, porque comprei ao valor de minimos 0.687 e cheguei a casa e reparei na situação de fecho que algo passou-se, alguem pode explicar melhor o que se passou ?
- Registado: 31/5/2010 14:22
rsacramento Escreveu:quanto à confirmação da tendência aí não concordo, já que - e creio estares a referir a iniciada há 1 ano atrás - a confirmação aconteceu esta semana com um higher high ontem...
Sim tens razão, aquele intervalo que assinalei foi um pouco martelado...

Quanto a stop losses eu optaria por colocá-lo nos 4.5xx.

Obrigado.
Tridion Escreveu:rsacramento Escreveu:a minha referência mais à mão é a resistência dos 5.3XX: uma vez consistentemente quebrada abre caminho para amplas subidas
confesso que não encontro nada de relevante na zona que referes
Em termos de gráfico semanal a cotação fechou acima da MA40 e dos 5.3, cotando-se em valores mais altos que em dezembro de 2010, o que poderia ser sinal de entrada.
Mas como isto anda esperaria pela quebra daquele intervalo que assinalei, já que deste modo faria máximos de março de 2010 e reafirmaria a tendência de subida.
Por exemplo na EDPR teria entrado logo quando quebrou os 5.20 e neste momento já teria sido stopado... para a cimpor optaria por ser mais prudente!
PS - Não tenho qualquer posição na cimpor e as minhas opiniões são meros reflexos da minha aprendizagem, ou seja valem o que valem
a conversar é que a gente se entende, sempre ouvi dizer

quanto à confirmação da tendência aí não concordo, já que - e creio estares a referir a iniciada há 1 ano atrás - a confirmação aconteceu esta semana com um higher high ontem...
menos é mais
rsacramento Escreveu:a minha referência mais à mão é a resistência dos 5.3XX: uma vez consistentemente quebrada abre caminho para amplas subidas
Em termos de gráfico semanal a cotação fechou acima da MA40 e dos 5.3, cotando-se em valores mais altos que em dezembro de 2010, o que poderia ser sinal de entrada.
Mas como isto anda esperaria pela quebra daquele intervalo que assinalei, já que deste modo faria máximos de março de 2010 e reafirmaria a tendência de subida.
Por exemplo na EDPR teria entrado logo quando quebrou os 5.20 e neste momento já teria sido stopado... para a cimpor optaria por ser mais prudente!
PS - Não tenho qualquer posição na cimpor e as minhas opiniões são meros reflexos da minha aprendizagem, ou seja valem o que valem

Tridion Escreveu:PS - O rsacramento é o nosso Warren Buffett![]()
se ao menos tivesse um décimo milionésimo que fosse do proveito...

Tridion Escreveu:Se as cotadas do PSI já estava numa situação de fragilidade para se estar longo, o que dizer depois de uma semana destas![]()
para quem segue o nosso druída sabe que o psi está com bandeira vermelha há que tempos
Tridion Escreveu:A cimpor pode ficar numa situação interessante se quebrar ali a zona dos 5.60/5.70.
a minha referência mais à mão é a resistência dos 5.3XX: uma vez consistentemente quebrada abre caminho para amplas subidas
- Anexos
-
- cimpor 2008.png (12.83 KiB) Visualizado 12949 vezes
-
- cimpor 2010.png (9.3 KiB) Visualizado 12943 vezes
-
- cimpor.png (10.67 KiB) Visualizado 12946 vezes
menos é mais
Se as cotadas do PSI já estava numa situação de fragilidade para se estar longo, o que dizer depois de uma semana destas
A cimpor pode ficar numa situação interessante se quebrar ali a zona dos 5.60/5.70.
PS - O rsacramento é o nosso Warren Buffett

A cimpor pode ficar numa situação interessante se quebrar ali a zona dos 5.60/5.70.
PS - O rsacramento é o nosso Warren Buffett

- Anexos
-
- CIMPOR,SGPS.png (12.5 KiB) Visualizado 13009 vezes
mcarvalho Escreveu:Obrigado rsacramento pela resposta pronta e pela simpatia
mas pela tua experiencia e disponibilidade , sem compromisso, qual a tua perspectiva em ter,os de curto médio prazo?
Pomos de parte falencias, banca rota ou fim do mundo
.. os bancos são importantes ou não?
vale a pena não os deixar falir?
rsacramento a tua opinião é importante porque tens sido isento, coerente e nós admiramos-te.
Penso que que reconheces a minha verticalidade ao manter o mesmo nick , que é o meu nome, as minhas posições m quer politicas quer pessoais .
abraço
mcarvalho
ps , discloser. mantenho posições na banca nacional e em outras actividades
para mim há dois tipos de análise: AT e AF, e desta não sei mesmo nada, de maneira que não me pronuncio
olhando os 4 bancos do psi 20 em bloco há uma coisa que se pode dizer: é que se recuperassem posições para cima da (actualmente) resistência (mínimos de 2009 ou 2010 consoante o caso) já seria um alívio momentâneo, dado que conjunturalmente (pelo menos) haveria um estancar das quedas
como já disse não existem suportes, a tendência em todos é inequivocamente descendente, de maneira que não se pode antecipar outra coisa que não seja a continuação do movimento descendente
para concluir: economia não é o meu forte, mas pelo que julgo saber nenhum país vai a lado algum sem a banca..
menos é mais
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, darkreflection, Esquinas3, Gold Stock, Goya777, HFCA, latbal, m-m, malakas, Manchini888, OCTAMA, OffTheRecord, PAULOJOAO, Phil2014, PiFer, PMP69, Purificaçao, Shimazaki_2, silva_39, TheKuby, trilhos2006 e 222 visitantes