Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - c/pequeno comentário

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Bcp

por jarcorreia » 27/10/2003 2:09

Pois é, tb estou no clube dos que foram às compras antes dos saldos. É a vida...Tenho de confessar que não fiz melhor por falta de disciplina.

Registado: 24/7/2003 2:05

explica...

por JAS » 27/10/2003 1:20

jonhy Escreveu:efectivamente concordo mais uma vez com o JAS...apesar de me ter sido apado o post, comentando o "... meu querido féfe..."

O "apado" significa apagado?
Tivémos censura e eu não dei por isso?

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por jonhy » 26/10/2003 22:59

efectivamente concordo mais uma vez com o JAS...apesar de me ter sido apado o post, comentando o "... meu querido féfe..."..existe o clube dos "longos" e o clube dos " curtos "...penso que resultante dos bears vividos ultimamente e dos bulls, actuais ( ? )...sem dúvida teria sido rentável vender a 1.85\1.80...mas como diz o ditado popular..."...se a minha avó não morre-se ainda hoje era viva..." e "... no fim é que se fazem as contas..." até lá continuo longo e perdedor, vamos aguardar por uma agradável surpresa...
abraços
jonhy

Registado: 30/8/2003 23:07

por JAOR » 26/10/2003 20:57

Depois de consultar....uma "galinha" que lida com provisões...a sua visão é ...............100% correcta...

Cmpts
Ps:Tubarões....baleias....golfinhos....eu continuo a encher o "armazém"...a ver vamos :roll:
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

bcp

por JAS » 26/10/2003 20:43

O IRC incide sobre os resultados anuais e não sobre os trimestrais.
No 4º Trimestre, e consequentemente no final do ano, as provisões realizadas e acumuladas podem ser mantidas ou não.

«O esforço adicional nas provisões é um sinal que os tempos difíceis ainda estão por vir»

Relativamente a esta frase, muito repetida por alguns analistas, ela significa que eles pensam que o BCP fez estas provisões exageradas porque espera um mau final do ano.
Fazer provisões não significa que espere isso... Apenas significa que SE isso acontecer já estará preparado para isso.
E o "isso" poderá ser, por exemplo, uma queda das cotações das empresas onde o BCP tem fortes participações (EDP, BRI, CPR) ou prejuizos nas empresas que entram no balanço consolidado (bancos na Polónia, Grécia e Turquia, Seguros&Pensões, etc).
Se alguma destas coisas acontecer e "consumir totalmente as provisões acumuladas" pode-se dizer que já NÃO vai introduzir qualquer prejuízo nas contas pois JÁ FOI foi anteriormente contabilizado em Provisões e estas serão utilizadas para esse fim.

Se as surpresas forem mais agradaveis e as provisões não forem utilizadas (a tapar buracos...) elas poderão ser anuladas e contabilizadas como lucros.
(julgo que contabilisticamente podem ser constituídas as provisões que acharem melhor. Mas em termos de IRC há limites e julgo que o BCP, dado as enormes provisões que fez o ano passado, já terá ultrapassado os máximos se não as utilizou. O que estiver acima dos limites será considerado como lucros e tributado como tal).

Se em 31 de Dezembro de 2003 as cotações dos títulos detidos pelos Bancos forem inferiores às cotações de 2002(e as participações forem similares) isso, como é obvio, implica prejuízos.
O BCP está preparado para essa eventualidade que me parece remota. Os outros não estão ou não estarão tanto...

Se as cotações forem idênticas ou superiores haverá lucros.
O BCP não utilizará as provisões e isso traduz-se em lucro adiccional. Os outros bancos não terão que anular tantas provisões e, portanto, terão menores lucros adiccionais.
(os prejuízos ou lucros adiccionais referem-se à comparação com as cotações de 30 de Setenbro de 2003 dado existirem resultados trimestrais com as cotações desse dia).

Não me parece que os tubarões estejam a vender acções. O escasso volume durante a queda comprova isso. Parece-me mais natural que se tenham limitado a engolir grande parte do que apareceu em saldos.

Já constatei que existe por aqui pelo Caldeirão um "clube dos longos do BCP" no qual eu me sinto incluído...
Apesar de defender que no curto/médio prazo o BCP me parece uma boa aposta há que reconhecer que a grande aposta teria sido ter vendido a 1,85 e já as ter recomprado na sexta-feira a 1,69...
(Eu não vendi mas reforcei. E, infelizmente, nem sequer foi aos preços mínimos dos saldos...)

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

pergunto?

por artista_ » 26/10/2003 18:00

Será que as provisões não serão propositadas para fazer baixar os resultados e pagar menos IRC este ano?

Provavelmente esta minha hipótese é descabida pois ainda não vi ninguém a falar dela, de qualquer forma gostaria de um comentário de alguém melhor informado que eu..

obrigado

Registado: 17/3/2003 22:51

E os outros bancos?

por Cotação alta » 25/10/2003 21:23

Não têm crédito mal parado? Foi só o BCP que andou a emprestar a caloteiros? Pelo menos reconhece o que os outros não querem reconhecer mas virá o dia do juízo final
Cotação alta

por sol » 25/10/2003 19:45

Os resultados do BCP, tem permitido os mais diversos comentários, agora parece que a história das previsões acima do que seria esperado, é motivo para correcção do título, pessoalmente apesar de leigo na matéria penso que não, e penso que o grave seria a falta destas, então mas as previsões não eram já conhecidas do mercado antes de sairem os resultados, para não dizer os resultados propriamente ditos, então se se consegue saber o que esta em segredo de justiça não há quem saiba os resultados dum banco onde trabalham alguns milhares de pessoas, onde de uma forma organizada quase que diáriamente, se apura o desenpenho de cada um, logo o desnpemho global ou no minímo terem uma ideia muito perto do resultado final, é evidente que sim.
Tanto quanto consegui apurar junto de fonte minímamente informada,o meu primo Gervazio, homem que lê muito destas coisas, os bancos que não previsionaram a sua actividade de acordo com a lei,a entidade reguladora, obriga os mesmos a fazer essas mesmas previsões, agora dizem que as mesmas foram exageradas, e quem vem dizer isto a concorrência não é de certa-maneira verdade logo também podemos pensar, muita coisa, por exemplo, que estão interessados, em deitar por terra, o rivar BCP, uma coisa não podemos esquecer, já vem sendo habitual, a dita instituição surpreender-nos pela positivo, muito provavelmente desta vez vai repetir a prueza.

É caso para dizer, é só fumaça, ou os tubarões pretendendo realizar umas valentes mais valias, estão empenhado em levar a cotação do bcp lá para baixo, para depois entrarem a seu belo prazer sem darem nas vistas e tanbém lentamente virarem o disco vestirem nova roupagem, e colocarem junto das constelações mais brilhantes deste mundo, colocando de novo a cotação nos 1, 85 ou nos dois euros muito provavelmente em meia duzia de secções.

Porque não falam, esses mesmos senhores, no potencial de alianação de património por via da adaptação da marca uníca, sim porque em determinadas localidades a presença, sem perder negócios com o ganho de efeciência, pela restruturação efectuada, poderão ser encerradas em muitos casos duas agências, e estou a falar de uma pequena cidade, isto para falar dum pequeno promenor, para já não falar da sempre falada venda da seguro e Pensões da entrada de um parceiro de peso, da continuidade na redução de efectivos duma forma séria e no previsível aumento das comisões por via da anunciada recuperação económica ainda que incipiente fazendo fé nos mais pessimistas.
Como diria alguém da nossa praça, em jeito de canção, deita-te ao MAR Toino...... .....e diz que tempuraram...

Sol.
Bom fim de semana a todos.

A presente, opinião sobre a intituição BCP, não constitui nem uma tentativa de recomendação de compra, Venda ou conselho de permanência no título, tratando-se de uma sociedade cotada. È tão só a minha opinião sobre alguns comentários que tenho lido sobre os mais recentes resultados anunciados, pela citada Instituição bancaria.

Registado: 17/12/2002 10:41

BCP - c/pequeno comentário

por TRSM » 25/10/2003 10:51

Na ultima análise tinhamos alertado para os resultados, e só tomar posições depois destes sairem, e realmente quem seguio esta indicação para o lado longo ,pelo menos não está com - valias no BCP.

Sobre os resultados, já muito foi dito, alguns defendem que foram bons, mas há quem pense que as provisões apresentadas sejam uma indicação de que o futuro poderá ser menos bom e de seguida coloco algumas frases retiradas de um comentário de um analista:

No «Iberian Daily», os analistas do Espírito Santo Research (ESR) afirmam que este montante quer dizer, por um lado, uma contínua deterioração na qualidade dos activos, e uma revisão em baixa das estimativas para o BCP.

A contínua deterioração na qualidade dos activos, segundo a mesma fonte, deverá ser interpretada como «uma grande parte das provisões foi alocada como específica e não genéricas», sendo que este último item está relacionado com a taxa de crescimento dos empréstimos. Por outro lado, o ESR avança que «é importante notar que as provisões, excluindo os efeitos da nova regulamentação, quedaram-se nos 81 milhões de euros, no segundo trimestre de 2003».

«O esforço adicional nas provisões é um sinal que os tempos difíceis ainda estão por vir»
A JP Morgan, segundo avançou a «Bloomberg», em reacção à apresentação das contas trimestrais, desceu a recomendação para os valores do BCP de «neutral» para «underweight».

A analista Carla Antunes da Silva afirma, na mesma nota, que «o esforço adicional nas provisões é um sinal que os tempos difíceis ainda estão por vir».

As provisões totais do maior banco privado nacional ascenderam a 164,9 milhões de euros no terceiro trimestre, acima dos 134 milhões de euros do segundo trimestre.

Quanto á análise a minha opinião é que no curto prazo BCP se degradou um pouco, não existe até ontem qq indicação que poderá inverter(nos gráficos intra tenho verificado que com o aproximar do final da sessão têm puxado para cima pelo BCP), pessoalmente não ligo muito a isto enquanto o BCP continuar a fazer minimos sucessivos.

BCP começa a aproximar-se de uma zona de forte suporte 1,60/1,65), assim como uma LTA com inicio nos 1,23(Abril 2003) , cujo valor para 2ª feira já ronda os 1,62.

Penso que esta zona fará suster a queda do BCP caso seja alcançada, o que tudo indica que assim será pois ontem já tivemos um minimo de 1.67, embora nestas duas ultimas sessões a MME50 tenha segurado o BCP em fecho, acredito num fecho abaixo dela.

Resist de curto prazo 1,72 que parece confirmar-se. vale o que vale já que como suporte tb foi fraquinho.

abraço e bfs
Anexos
bcp.png
bcp.png (20.85 KiB) Visualizado 652 vezes

Registado: 5/11/2002 11:30

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 212 visitantes