O optimismo cega
24 mensagens
|Página 1 de 1
Re: O optimismo cega
LTCM Escreveu:canteiro Escreveu:LTCM Escreveu:canteiro Escreveu:LTCM Escreveu:Não é a toa que:
Os MF que pretendem uma exposição “short” utilizam uma estratégia 130-30;
Os HF tendencialmente “long” são substancialmente mais numerosos, e melhor sucedidos, que os HF tendencialmente “short”.
Podes desenvolver, por favor?
O assunto é extenso.
http://arc.hhs.se/download.aspx?MediumId=474
http://web.mit.edu/alo/www/Papers/13030.pdf
Imaginei que sim, só não estava à espera que tivesse de analisar uma tese de mestrado para perceber o conceito
Não indo à base ficamos com a palavra dos outros:Um fundo 130-30 é um tipo de fundo de investimento colectivo com um regulamento de gestão que permite ao gestor do fundo assumir tanto posições longas como curtas.
O 130-30 refere-se à proporção geralmente adoptada, que tende a ser de 130% posições longas para 30% de posições curtas, sendo que existem fundos com rácios de até 150-50. O limite de 150-50 é usual nos EUA devido à existência de legislação específica (Regulation T) que limita a exposição máxima do lado curto a 50%, o rácio 130-30 é o mais comum.
Os fundos 130-30 são considerados, em termos de classificação, Fundos Long-Short Equity, significando que podem investir simultaneamente em posições longas e curtas, podendo assim tentar mitigar algumas flutuações negativas do mercado. Este segmento do mercado tem registado uma expansão forte, devido à volatilidade recente (em 2007/2008).
http://www.******.com/wikibolsa/Fundo_130-30
Ltcm, sendo assim num cenário de bear market o máximo de exposição é de 30% ?
Existe algum site com os valores atuais de exposição?
LTCM Escreveu:
Não indo à base ficamos com a palavra dos outros:
Claro que sim, não estava a ser irónico...
É sempre preferível termos a cana e sabermos pescar do que nos darem o peixe.
Mas a tua pequena citação foi bastante explícita e fiquei a perceber o conceito

canteiro Escreveu:LTCM Escreveu:canteiro Escreveu:LTCM Escreveu:Não é a toa que:
Os HF tendencialmente “long” são substancialmente mais numerosos, e melhor sucedidos, que os HF tendencialmente “short”.
O assunto é extenso.
Imaginei que sim, só não estava à espera que tivesse de analisar uma tese de mestrado para perceber o conceito
Não indo à base ficamos com a palavra dos outros:
Um fundo 130-30 é um tipo de fundo de investimento colectivo com um regulamento de gestão que permite ao gestor do fundo assumir tanto posições longas como curtas.
O 130-30 refere-se à proporção geralmente adoptada, que tende a ser de 130% posições longas para 30% de posições curtas, sendo que existem fundos com rácios de até 150-50. O limite de 150-50 é usual nos EUA devido à existência de legislação específica (Regulation T) que limita a exposição máxima do lado curto a 50%, o rácio 130-30 é o mais comum.
Os fundos 130-30 são considerados, em termos de classificação, Fundos Long-Short Equity, significando que podem investir simultaneamente em posições longas e curtas, podendo assim tentar mitigar algumas flutuações negativas do mercado. Este segmento do mercado tem registado uma expansão forte, devido à volatilidade recente (em 2007/2008).
http://www.******.com/wikibolsa/Fundo_130-30
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
LTCM Escreveu:canteiro Escreveu:LTCM Escreveu:Não é a toa que:
O assunto é extenso.

canteiro Escreveu:LTCM Escreveu:Não é a toa que:
O assunto é extenso.
LTCM Escreveu:Bull Bull Escreveu: Boas Ltcm, permite dizer uma coisa que acho que pode fazer toda a diferença. A analise de índices Vs ações.
Por exemplo num índice temos talvez uma probabilidade secular já uma ação já sabemos que pode correr o risco de ir ao 0. A grande diferença está aqui
Não percebi patavina daquilo que o amigo pretendeu transmitir, culpa minha certamente, como tal não posso comentar.
No entanto os índices são compostos por acções e, se as acções podem chegar a zero, também podem atingir os 10.000,00.
lTCM, quando falas de uma tendência secular não podemos aplicar a ações de uma forma geral, no entanto nos índices já o mesmo se aplica.
Fiz-me entender agora LTCM?
Bull Bull Escreveu: Boas Ltcm, permite dizer uma coisa que acho que pode fazer toda a diferença. A analise de índices Vs ações.
Por exemplo num índice temos talvez uma probabilidade secular já uma ação já sabemos que pode correr o risco de ir ao 0. A grande diferença está aqui
Não percebi patavina daquilo que o amigo pretendeu transmitir, culpa minha certamente, como tal não posso comentar.
No entanto os índices são compostos por acções e, se as acções podem chegar a zero, também podem atingir os 10.000,00.
Olá
Numa altura em que a maior parte das empresas vê os seus ratings baixos e a baixar, o que é possível esperar da cotação dos bancos portugueses?
Os bancos têm obrigatoriamente que reter capital para prefazer os rácios exigidos, ficando menos dinheiro para crédito?
Se de facto houver ainda algum valor nos bancos portugueses, creio que uma lateralização (formação duma base) de semanas é um cenário possível.
Acho cedo os bancos começarem a ajudar as pessoas neste momento, se que eles próprios necessitam de ajuda, se for esse o caso...
Numa altura em que a maior parte das empresas vê os seus ratings baixos e a baixar, o que é possível esperar da cotação dos bancos portugueses?
Os bancos têm obrigatoriamente que reter capital para prefazer os rácios exigidos, ficando menos dinheiro para crédito?
Se de facto houver ainda algum valor nos bancos portugueses, creio que uma lateralização (formação duma base) de semanas é um cenário possível.
Acho cedo os bancos começarem a ajudar as pessoas neste momento, se que eles próprios necessitam de ajuda, se for esse o caso...
LTCM Escreveu:Não é a toa que:
LTCM Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:...as probabilidades de um urso cego perder dinheiro são tão grandes como as de um touro cego perder dinheiro...
Permite-me discordar.
Apesar de ambos serem cegos a probabilidade do Touro perder dinheiro é mais pequena que a do Urso perder dinheiro.
O Urso está a negociar contra uma tendência secular, onde as probabilidades são contra ele, com uma estratégia que origina ganhos limitados e perdas ilimitadas.
Não é a toa que:
Boas Ltcm, permite dizer uma coisa que acho que pode fazer toda a diferença. A analise de índices Vs ações.
Ulisses Pereira Escreveu:...as probabilidades de um urso cego perder dinheiro são tão grandes como as de um touro cego perder dinheiro...
Permite-me discordar.
Apesar de ambos serem cegos a probabilidade do Touro perder dinheiro é mais pequena que a do Urso perder dinheiro.
O Urso está a negociar contra uma tendência secular, onde as probabilidades são contra ele, com uma estratégia que origina ganhos limitados e perdas ilimitadas.
Não é a toa que:
Ulisses Pereira Escreveu:Foi hoje publicado o meu artigo "O optimismo cega":
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=489101
Ulisses
Um bom artigo. Na tua mensagem esta implicito que os touros cegos devem olhar para a conjuntura global antes de respeitarem a analise tecnica?
Abraço.
All predictions are wrong. Some are useful.
...
Acabo de espalhar o artigo pelos "touros cegos" aqui da casa. Era vê-los a semana passada a carregar BCP às pazadas
Por acaso tb reparei no deputado Ulisses Pereira mas a foto não batia com a foto do jornal. Parabeńs pela eleição ...

Por acaso tb reparei no deputado Ulisses Pereira mas a foto não batia com a foto do jornal. Parabeńs pela eleição ...

- Registado: 12/2/2009 4:46
Bom artigo,parabéns. Mas essa de virar os gráficos ao contrário... Lembra-me a história dos adágios populares.Há sempre um adágio que contraria o espirito de outro: "O último a rir é o que ri melhor" vs. "candeia que vai à frente alumia duas vezes".Ou então "vire os gráficos ao contrário" vs. " isso é como apanhar facas em queda".
- Registado: 3/4/2008 11:50
Bom artigo Ulisses. A questão dos touros cegos possivelmente também está relacionada com o facto de muita gente apenas investir na bolsa nacional e não poder/querer shortar. Caem, assim, numa situação em que desejam ardentemente que as cotações subam, procurando motivos e razões para comprar, muitas vezes onde elas não existem.
Ainda sobre a questão dos shorts, se sairmos do Caldeirão, que é um local onde os shorts são algo natural, a verdade é que, quando se fala em bolsa ouvem-se muitos comentários negativos como Isto agora está mau para a bolsa ou Na bolsa está tudo a cair.
São comentário que limitam os mercados financeiros às acções, como se não houvesse outras classes de activos, desconhecem as possibilidade de ganhar com as quedas 'shortando' e, nalgumas vezes, até limitam o comentário ao mercado português, como se não houvesse outras bolsas. Eu às vezes ainda tento explicar, noutras limito-me a sorrir para dentro.
E, finalmente, também a própria comunicação social está em linha com este sentimento / desconhecimento. Quantas vezes não ouvimos algo do género Hoje foi um dia negro para os investidores ou Os investidores hoje acumularam perdas
Ainda sobre a questão dos shorts, se sairmos do Caldeirão, que é um local onde os shorts são algo natural, a verdade é que, quando se fala em bolsa ouvem-se muitos comentários negativos como Isto agora está mau para a bolsa ou Na bolsa está tudo a cair.
São comentário que limitam os mercados financeiros às acções, como se não houvesse outras classes de activos, desconhecem as possibilidade de ganhar com as quedas 'shortando' e, nalgumas vezes, até limitam o comentário ao mercado português, como se não houvesse outras bolsas. Eu às vezes ainda tento explicar, noutras limito-me a sorrir para dentro.
E, finalmente, também a própria comunicação social está em linha com este sentimento / desconhecimento. Quantas vezes não ouvimos algo do género Hoje foi um dia negro para os investidores ou Os investidores hoje acumularam perdas
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Belo artigo. Estava a ver que não havia os ursos cegos
.
As vezes julgo ser um touro cego mas no SP500 desde 2009 julgo que a minha cegueira não é cegueira nenhuma pois apesar das várias descidas o mercado voltou sempre a subir. Claro que quando e entrar em bear market será diferente e aí sim, acredito que cegueira possa custar-me alguns euros.
O problema de entrar curto no índice quando este está em bull market é perigoso, claro que há de saber estar atento às variadas noticias.
O que me deixou com alguma preocupação foi a declaração do Roubini

As vezes julgo ser um touro cego mas no SP500 desde 2009 julgo que a minha cegueira não é cegueira nenhuma pois apesar das várias descidas o mercado voltou sempre a subir. Claro que quando e entrar em bear market será diferente e aí sim, acredito que cegueira possa custar-me alguns euros.
O problema de entrar curto no índice quando este está em bull market é perigoso, claro que há de saber estar atento às variadas noticias.
O que me deixou com alguma preocupação foi a declaração do Roubini
Bom artigo Ulisses.
O último parágrafo está genial.
Mesmo negociando instrumentos em que se podem abrir e fechar posições longos e curtas num piscar de olhos, não é fácil a um trader eliminar a sua "tendência natural" para um dos lados.
No início, quando comecei a negociar forex (há 3 anos e tal), tinha muitas dificuldades em shortar o euro.
Escusado será dizer que me dei muito mal nos meses seguintes.
O processo de cura foi doloroso a todos os níveis.
Cumprimentos
O último parágrafo está genial.
Mesmo negociando instrumentos em que se podem abrir e fechar posições longos e curtas num piscar de olhos, não é fácil a um trader eliminar a sua "tendência natural" para um dos lados.
No início, quando comecei a negociar forex (há 3 anos e tal), tinha muitas dificuldades em shortar o euro.
Escusado será dizer que me dei muito mal nos meses seguintes.
O processo de cura foi doloroso a todos os níveis.
Cumprimentos
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
O optimismo cega
Foi hoje publicado o meu artigo "O optimismo cega":
Ulisses
Ulisses
24 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, boavista, fosgass2020, Google [Bot], Masterchief, Musus, niceboy, OCTAMA, Olhar Leonino, Paulo Pereira 74, PAULOJOAO, Shimazaki_2, tami, trilhos2006, TTM62 e 189 visitantes