Dúvidas IRS 2011
Já recebi a resposta das Finanças:
"A Lei nº15/2010 de 26/07, introduziu um regime de tributação das mais-valias mobiliárias à taxa de 20% com regime de isenção para os pequenos investidores, considerando, no seu art.º 4º, pequenos investidores aqueles cujo saldo positivo entre as mais-valias e menos-valias resultante da alienação de acções, de obrigações e de outros títulos de dívida, não ultrapasse o valor anual de 500,00€.
No caso do valor das mais-valias ser superior ao mencionado, deixa de ser considerado pequeno investidor pelo que não fica isento de tributação, sendo a totalidade das mais-valias tributadas a 20%."
Não concordo com esta interpretação da Lei nº15/2010 de 26/07, que apenas diz "Fica isento de IRS, até ao valor anual de € 500, o saldo positivo entre as mais -valias e menos -valias resultante da alienação de acções, de obrigações e de outros títulos de dívida, obtido por residentes em território português", mas por 100€ não compensa estar a meter um advogado...
Alguém aqui teve mais de 500€ de mais valias e ficou isento dos 20% sobre os primeiros 500€?
"A Lei nº15/2010 de 26/07, introduziu um regime de tributação das mais-valias mobiliárias à taxa de 20% com regime de isenção para os pequenos investidores, considerando, no seu art.º 4º, pequenos investidores aqueles cujo saldo positivo entre as mais-valias e menos-valias resultante da alienação de acções, de obrigações e de outros títulos de dívida, não ultrapasse o valor anual de 500,00€.
No caso do valor das mais-valias ser superior ao mencionado, deixa de ser considerado pequeno investidor pelo que não fica isento de tributação, sendo a totalidade das mais-valias tributadas a 20%."
Não concordo com esta interpretação da Lei nº15/2010 de 26/07, que apenas diz "Fica isento de IRS, até ao valor anual de € 500, o saldo positivo entre as mais -valias e menos -valias resultante da alienação de acções, de obrigações e de outros títulos de dívida, obtido por residentes em território português", mas por 100€ não compensa estar a meter um advogado...
Alguém aqui teve mais de 500€ de mais valias e ficou isento dos 20% sobre os primeiros 500€?
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
vintcinco Escreveu:altrio Escreveu:Eu tenho mais valias superiores a 500€ e no simulador actualizado estão todas a ser taxadas. Continua por isso a haver um erro de 100€ no cálculo do imposto.
Eu tenho exactamente o mesmo problema. Enviei a declaração embora o simulador tivesse esse erro, julgando que na validação central fosse feita a correcção.
Ontem foi liquidado o valor e recebi menos 100€ do que devia.
Alguém teve o mesmo problema? Como recomendam que proceda?
O meu reembolso também foi liquidado ontem e recebi o mesmo que dizia o simulador, ou seja, menos 100€ do que devia.
Vou ter que passar pelas Finanças para saber o motivo do erro...
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman
gratuito Escreveu:O Reembolso do IRS que recebi não corresponde ao valor que consta da simulação efectuada quando da entrega electrónica da declaração.
Alguém teve o mesmo problema ?
Sabem de algum simulador independente ?
Eu recebi mais 2€ e tal, devido a juros.
Vai ao site, movimentos financeiros e vês a liqiudação.
- Registado: 29/11/2007 4:08
altrio Escreveu:Eu tenho mais valias superiores a 500€ e no simulador actualizado estão todas a ser taxadas. Continua por isso a haver um erro de 100€ no cálculo do imposto.
Eu tenho exactamente o mesmo problema. Enviei a declaração embora o simulador tivesse esse erro, julgando que na validação central fosse feita a correcção.
Ontem foi liquidado o valor e recebi menos 100€ do que devia.
Alguém teve o mesmo problema? Como recomendam que proceda?
Obrigado.
- Registado: 18/3/2008 18:36
jcms Escreveu:StochasticOscilator Escreveu:jcms Escreveu:Alguem já recebeu a nota de liquidação?
Obrigado.
Sim,
já está na conta (declaração entregue a 2 de maio)
Eu tambem já recebi, o que queria dizer era e já receberam a carta das finanças a informar como foi liquidado.
Ah ok, também ainda não recebi...
"When all the experts and forecasts agree – something else is going to happen." - Bob Farrell’s
- Registado: 6/12/2008 1:58
StochasticOscilator Escreveu:jcms Escreveu:Alguem já recebeu a nota de liquidação?
Obrigado.
Sim,
já está na conta (declaração entregue a 2 de maio)
Eu tambem já recebi, o que queria dizer era e já receberam a carta das finanças a informar como foi liquidado.
Re: Dúvidas IRS 2011
pc05 Escreveu:parra Escreveu:na minha declaração não foi feita qualquer isenção
de 500€ e optei por não englobamento será que fiz algo de errado?
É falha do simulador!!!!
Olhe que não, olhe que não;)
Acabei de receber informação sobre a transferência relativa ao reembolso e o valor é praticamente igual (diferença de 0,02€) ao que me tinha dado no simulador. Apresentei mais-valias inferiores a 500€ (no quadro 9) e foram taxadas. Será que a isenção se aplica apenas a mais-valias com acções e não com derivados?
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - B. Baruch
jcms Escreveu:pocoyo Escreveu:jcms Escreveu:
Eu conheço pessoas que dizão algum tempo atrás que não declaravão nada, mas eram importancias tão pequenas que não fazia diferença alguma para o fisco, se eram fiscalizados ou não, não faço a minima ideia.
Não concordo contigo, acho que o sistema devia apanhar toda gente. Não era muito dificil.
A verdade é que o fisco não controla as mais valias correctamente.
Só as mais valias.....e os advogados quem os contola, o IVA o estado devia de devolver ao contribuinte, que pancada que eles levavam.
Tu vais a um advogado queres recibo?
Exemplos desses são tantos que nunca mais saímos daqui...
Vais ao café, obras em casa, talho e mercearia da esquina, papelarias, perfumarias pequenas, etc, etc, etc...
- Registado: 19/10/2010 13:30
pocoyo Escreveu:jcms Escreveu:
Eu conheço pessoas que dizão algum tempo atrás que não declaravão nada, mas eram importancias tão pequenas que não fazia diferença alguma para o fisco, se eram fiscalizados ou não, não faço a minima ideia.
Não concordo contigo, acho que o sistema devia apanhar toda gente. Não era muito dificil.
Só as mais valias.....e os advogados quem os contola, o IVA o estado devia de devolver ao contribuinte, que pancada que eles levavam.
Tu vais a um advogado queres recibo?
jcms Escreveu:
pocoyo Escreveu:jcms Escreveu:pocoyo Escreveu:jcms Escreveu:pocoyo Escreveu:As mais valias não são controladas pelo fisco. Declarar ou não é uma questão pessoal.É vergonhoso isto ainda acontecer!!!
Quando o estado passou a taxa de 10 para 20 eu até me deu vontade de rir.
Só podes tar a gozar. faz isso e vais ver o que te acontece passado 2 ou 3 anos.
![]()
![]()
![]()
Conheço um amigo de um amigo de um amigo que nunca declarou.![]()
Já foste fiscalizado? Ou conheces alguem que tenha sido?
À cerca de um ano recebi uma carta da DIT de Aveiro para apresentar todos os movimentos compra/venda do ano 2007,tive sorte que o banco se enganou e aqui no forum na mesma altura outros colegas receberam cartas a DIT para o mesmo, se tiveres tempo faz uma pesquisa.
Mas tinhas declarado, certo?
Eu digo que não tenha declarado nada.
jcms Escreveu:pocoyo Escreveu:jcms Escreveu:pocoyo Escreveu:As mais valias não são controladas pelo fisco. Declarar ou não é uma questão pessoal.É vergonhoso isto ainda acontecer!!!
Só podes tar a gozar. faz isso e vais ver o que te acontece passado 2 ou 3 anos.
![]()
![]()
![]()
À cerca de um ano recebi uma carta da DIT de Aveiro para apresentar todos os movimentos compra/venda do ano 2007,tive sorte que o banco se enganou e aqui no forum na mesma altura outros colegas receberam cartas a DIT para o mesmo, se tiveres tempo faz uma pesquisa.
Mas tinhas declarado, certo?
Eu digo que não tenha declarado nada.
Re: menos valias realizadas há dois anos
Manequim Escreveu:nuno fazenda Escreveu:nuno fazenda Escreveu:otangas Escreveu:nuno fazenda Escreveu:Fiz a entrega da declaração antes de terminar o prazo, mas acho que deveria fazer uma correcção. Apresentei menos valias em 2008, ou seja há dois anos.
Durante o ano de 2010 efectuei uma venda de acções compradas em 2008(esta venda foi um erro, mas...)e no dia seguinte voltei a comprar.
Como realizei uma venda o banco afirma que tive mais valias. É mesmo assim?
Mas a minha questão principal é que não consigo declarar as menos valias realizadas em 2008.
O mod G não aceita realizações de anos anteriores a 2010. Eu pensava que podia declarar as menos de valias de 2008 conjugadas com as mais valias de 2010.
Como posso contabilizar esta menos valia realizada há menos de dois anos?
Se alguém me puder esclarecer, agradeço.
As menos-valias deviam ter sido declaradas em 2008. Como não o fez, das duas uma:
- Ou corrige a declaração de 2008, e pagará certamente uma multa.
- Ou não faz nada, e ficará com a declaração de 2008 errada para "sempre" (era obrigado a declarar as menos-valias nesse ano).
Quanto à outra questão, a partir do instante que vende as acções, tem mais-valias, mesmo que volte a comprar a mesma quantidade de acções ao mesmo preço, no mesmo dia.
Obrigado pelos contributos.
Quero acrescentar que eu em 2008 declarei no Mod G de IRS essa menos valia e optei pelo englobamento, pois segundo me informaram na altura, só assim poderia vir durante os dois anos seguintes, em caso de ganhos, entrar em linha de conta com essa perda de 2008.
Acontece que ao tentar faze-lo este ano (dentro dos dois anos previstos pela lei) não consigo saber como faze-lo.
É apenas uma questão de preencher o Anexo G com a informação das transacções ou volume total das mesmas.
A questão é que, ao fazer a simulação, estes valores (se estivermos a falar de mais valias) não são tidos em conta pois a aplicação não corre online. A validação, ou a dedução das manos-valias declaradas/englobadas em anos anteriores só será feita pela DGCI. Pelo menos foi assim que aconteceu comigo no ano passado.
Também fiquei apreensivo qdo fiz a simulação, mas depois o reembolso foi feito sem qualquer impacto das mais-valias.
Não percebi bem.
Qual informação de transacções ou volume total das mesmas?
Escrever apenas as transacções realizadas em 2010? É isso?
Assumo que para as menos valias de 2008 eles próprios vão consultar o IRS de 2008, ou seja, entregue de de 2009?
Pergunto isto porque no mod G, o programa não aceita quando escrevo realizações de 2008.
Para considerarem essas menos valias tenho este ano que colocar englobamneto outra vez, ou bastou ter declarado englobamento em 2008?
- Registado: 29/11/2007 11:11
pocoyo Escreveu:jcms Escreveu:pocoyo Escreveu:As mais valias não são controladas pelo fisco. Declarar ou não é uma questão pessoal.É vergonhoso isto ainda acontecer!!!
![]()
![]()
![]()
jcms Escreveu:pocoyo Escreveu:As mais valias não são controladas pelo fisco. Declarar ou não é uma questão pessoal.É vergonhoso isto ainda acontecer!!!

Conheço um amigo de um amigo de um amigo que nunca declarou.

pocoyo Escreveu:As mais valias não são controladas pelo fisco. Declarar ou não é uma questão pessoal.É vergonhoso isto ainda acontecer!!!
nuno fazenda Escreveu:nuno fazenda Escreveu:otangas Escreveu:nuno fazenda Escreveu:Fiz a entrega da declaração antes de terminar o prazo, mas acho que deveria fazer uma correcção. Apresentei menos valias em 2008, ou seja há dois anos.
Durante o ano de 2010 efectuei uma venda de acções compradas em 2008(esta venda foi um erro, mas...)e no dia seguinte voltei a comprar.
Mas a minha questão principal é que não consigo declarar as menos valias realizadas em 2008.
O mod G não aceita realizações de anos anteriores a 2010. Eu pensava que podia declarar as menos de valias de 2008 conjugadas com as mais valias de 2010.
As menos-valias deviam ter sido declaradas em 2008. Como não o fez, das duas uma:
- Ou não faz nada, e ficará com a declaração de 2008 errada para "sempre" (era obrigado a declarar as menos-valias nesse ano).
Quanto à outra questão, a partir do instante que vende as acções, tem mais-valias, mesmo que volte a comprar a mesma quantidade de acções ao mesmo preço, no mesmo dia.
Quero acrescentar que eu em 2008 declarei no Mod G de IRS essa menos valia e optei pelo englobamento, pois segundo me informaram na altura, só assim poderia vir durante os dois anos seguintes, em caso de ganhos, entrar em linha de conta com essa perda de 2008.
Acontece que ao tentar faze-lo este ano (dentro dos dois anos previstos pela lei) não consigo saber como faze-lo.
É apenas uma questão de preencher o Anexo G com a informação das transacções ou volume total das mesmas.
A questão é que, ao fazer a simulação, estes valores (se estivermos a falar de mais valias) não são tidos em conta pois a aplicação não corre online. A validação, ou a dedução das manos-valias declaradas/englobadas em anos anteriores só será feita pela DGCI. Pelo menos foi assim que aconteceu comigo no ano passado.
Também fiquei apreensivo qdo fiz a simulação, mas depois o reembolso foi feito sem qualquer impacto das mais-valias.
Recuperar
nuno fazenda Escreveu:otangas Escreveu:nuno fazenda Escreveu:Fiz a entrega da declaração antes de terminar o prazo, mas acho que deveria fazer uma correcção. Apresentei menos valias em 2008, ou seja há dois anos.
- Registado: 29/11/2007 11:11
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, darkreflection, Google [Bot], junas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, Musus, OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1, yggy e 205 visitantes