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Caldeirão da Bolsa

Portugueses - afinal somos Bons...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 3/6/2011 15:10

Pritzker 2011: A noite em que Obama elogiou Souto de Moura
03.06.2011

Quantas vezes é que o nome de um arquitecto português foi incluído no discurso de um Presidente americano? É fácil: nunca tinha acontecido até ontem à noite. Barack Obama teve uma passagem breve pela cerimónia de entrega do Prémio Pritzker, em Washington, mas não fez uma alusão passageira a Eduardo Souto de Moura. O seu discurso foi um elogio do arquitecto português, até agora desconhecido nos Estados Unidos fora dos circuitos da arquitectura.

Obama descreveu Souto de Moura como alguém que “nunca se satisfaz com soluções fáceis” e com “um estilo que parece tão espontâneo quanto é belo”. Destacou o Estádio de Braga – “talvez a mais famosa obra de Eduardo” –, notando que o arquitecto demoliu parte de uma montanha e sublinhando o princípio democrático da obra: “Ele teve o cuidado de posicionar o estádio de forma a que qualquer pessoa que não pudesse comprar bilhete conseguisse ver o jogo” do exterior.

Não foi a única empatia americana que Obama apontou em Souto de Moura, que comparou a Thomas Jefferson, um dos pais fundadores dos EUA e um homem apaixonado pela arquitectura. “Como Jefferson”, disse, Souto de Moura “puxou os limites da sua arte, mas fê-lo de uma forma que serve o bem comum”.

Nos 30 anos de existência do Pritzker, conhecido como o “Nobel da arquitectura”, foi apenas a segunda vez que um Presidente americano esteve presente na entrega do prémio. Em 1998, quando o italiano Renzo Piano foi distinguido numa cerimónia realizada na Casa Branca, Bill Clinton fez um discurso político e apenas aludiu brevemente ao laureado.

Obama, que falou durante cinco minutos, com Michelle Obama a seu lado, regressou à Casa Branca imediatamente após o discurso e já não se encontrava no Mellon Auditorium quando Eduardo Souto de Moura subiu ao palco para receber a medalha de bronze do Pritzker.

Ao aceitar o prémio, o arquitecto referiu-se à “crise social e económica” que se vive em Portugal, dizendo que “a solução para a arquitectura portuguesa é emigrar”, em particular para África e outras economias emergentes.

Falando em português – com tradução simultânea para os cerca de 400 convidados –, Souto de Moura centrou-se sobretudo no seu percurso biográfico. Atribuiu a decisão de ser arquitecto a uma “crise agnóstica dos 15 anos”, em que duvidou “se Deus devia ter descansado ao sétimo dia” – frase que produziu risos na sala, ao retardador por causa da tradução.

Evocou a “experiência excepcional” de trabalhar com o mentor Siza Vieira no início da sua carreira, “não só pela arquitectura, mas sobretudo pela pessoa em si”.

Mencionou Mies van der Rohe, arquitecto do Movimento Moderno, referência maior da sua obra, como quem aponta a família a que pertence. E concluiu o discurso citando Herberto Helder. Foi breve, o que foi bem recebido pelos convidados. E o quarteto de cordas, num canto ao fundo da sala, retomou a música.

Entre os convidados: o actor Richard Gere, quatro anteriores laureados com o Pritzker –Frank Gehry, Rafael Moneo, Hans Hollein e Renzo Piano (que fez parte do júri que este ano escolheu Souto de Moura) – e o mayor de Chicago e ex-chefe de gabinete de Obama, Rahm Emanuel.
http://www.publico.pt/Cultura/pritzker- ... ra_1497281

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por Lion_Heart » 3/6/2011 2:44

Lion_Heart Escreveu:Este Russo faz um grande trabalho de divulgação dos vinhos Portugueses.

http://dailygrape.com/videos/23-high-en ... -red-wines


Ate o Jim Cramer bebe Porto


<iframe width="560" height="349" src="http://www.youtube.com/embed/ifLO72zP3cM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

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por Lion_Heart » 3/6/2011 1:57

Este Russo faz um grande trabalho de divulgação dos vinhos Portugueses.

http://dailygrape.com/videos/23-high-en ... -red-wines
Editado pela última vez por Lion_Heart em 3/6/2011 2:44, num total de 1 vez.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

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por Automech » 31/5/2011 1:20

Renault nomeia português Carlos Tavares para número 2

A Renault nomeou o português Carlos Tavares para número 2 da sua hierarquia, apenas abaixo do presidente executivo Carlos Ghosn, noticiou hoje a agência Bloomberg citando uma fonte próxima do processo de decisão.

O gestor português, de 52 anos, era até agora o máximo responsável da Nissan Motor para as Américas [a Nissan é uma subsidiária da francesa Renault]. Tavares substitui Patrick Pelata (até agora Chief Operating Officer, ou Director de Operações), que abandonou funções devido ao seu papel numa investigação falhada a um caso de espionagem industrial que envolveu a Renault.

A Bloomberg cita uma fonte "com conhecimento directo da decisão", mas que "pediu anonimato porque a decisão ainda não foi anunciada" oficialmente.

Ainda de acordo com a Bloomberg, na sequência da nomeação de Tavares, Carlos Ghosn concordou em desempenhar um papel mais activo nas operações do dia-a-dia da Renault, bem como centrar- se mais na gestão do fabricante automóvel francês. Ghosn também gere a Nissan.

Já Caroline De Gezelle, uma porta-voz da empresa francesa, escusou-se a comentar a decisão de Carlos Tavares suceder a Pelata.

O governo francês, maior accionista da Renault com 15%, tem vindo a pressionar a empresa para encetar uma liderança mais clara da sua aliança com a Nissan (detida a 43,4% pela Renault).

Pelata aceitou em Abril afastar-se das suas funções após pressões do governo francês na sequência do afastamento irregular de três executivos de topo.

No entanto, à medida que Ghosn fortalece o seu envolvimento na Renault, o seu número 2 (Tavares) terá um pouco menos de poder do que aquele que foi cedido a Pelata em 2008, e que na prática se traduzia em controlo operacional total das actividades diárias da empresa.

Carlos Tavares entrou para a Renault em 1981, depois de se licenciar na Ecole Centrale. Como vice-presidente da Nissan para as Américas, cortou nos custos de fabrico da empresa japonesa ao expandir a produção para o México e assegurou um financiamento de 1,6 mil milhões de dólares do Departamento de Energia dos EUA para uma fábrica de baterias de carros eléctricos.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... 297&page=2
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por Automech » 28/3/2011 14:47

Souto Moura vence «Nobel» da arquitectura

Eduardo Souto Moura venceu o prémio Pritzker 2011, considerado como o "Nobel da arquitectura". De acordo com a organização, a distinção foi entregue ao arquitecto do Porto pelo "rigor e precisão na arquitectura", assim como pela "sensibilidade" na inserção das obras no seu contexto.

O arquitecto do Porto ganhou o prémio que já distinguiu nomes como Oscar Niemeyer e Frank Gehry.

Curiosamente, o anúncio foi feito por um site especializado na área - "Scalae". A informação ainda não está disponível no site oficial do prémio Pritzker.

Diário Digital / Lusa

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=502228
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por Automech » 22/2/2011 0:03

Numa altura em que é só más notícias, pelo menos uma notícia excelente. Eu penso que nem nos apercebemos, porque já damos por adquirido, mas em matéria de contacto electrónico com (determinadas) entidades do estado estamos bastante bem.

Eu vejo isso quando falo com colegas estrangeiros e eles ficam admirados com a quantidade de possibilidade que temos (à semelhança das potencialidades do multibanco e do MBNet, que eles também acham muito bons).

Portugal em 1.º no ranking europeu do eGovernment

21/02/11, 11:41
OJE/Lusa
Portugal ficou em primeiro lugar, pelo segundo ano consecutivo, no ranking europeu do eGovernment 2010 da Comissão Europeia, segundo anunciou hoje o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.

"O resultado deste relatório é absolutamente claro, segundo a Comissão Europeia, Portugal obtém, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar a nível europeu nos serviços públicos electrónicos e alcança esta posição em resultado de uma pontuação absolutamente imbatível", afirmou Pedro Silva Pereira.

O ministro da Presidência falava no Instituto de Registos e Notariado, no Campus da Justiça, durante a apresentação dos dados do relatório da Comissão Europeia sobre os serviços públicos electrónicos referente a 2010.

Numa iniciativa onde estiveram também o primeiro-ministro, o ministro da Justiça, o ministro da Economia e os secretários de Estado da Energia e Inovação e da Justiça, Silva Pereira adiantou que Portugal obteve uma classificação máxima: "100% na disponibilização de serviços, 100% na sofisticação de serviços públicos para as empresas e 100% na sofisticação de serviços públicos para os cidadãos".

"É, portanto, uma nota máxima em todos os parâmetros de avaliação fundamentais deste relatório", afirmou, referindo que este foi um resultado só igualado pela Áustria e por Malta.

O relatório da Comissão Europeia compara o desempenho dos 27 países da União Europeia e também da Noruega, Islândia, Suíça, Croácia e Turquia no que respeita à modernização tecnológica dos serviços públicos.

"A conclusão é simples, Portugal deixou de estar abaixo da média europeia para passar a liderar o ranking europeu dos serviços públicos electrónicos", referiu.

Pedro Silva Pereira apontou ainda que, ao nível da contratação pública electrónica, Portugal alcançou ou 82%, subindo nove posições - 40% - de um ano para o outro.

"Em 2004, Portugal estava em 14º lugar na sofisticação de serviços públicos online, com apenas 65%, hoje está em primeiro lugar, com 100%", acrescentou.


http://www.oje.pt/noticia.aspx?channeli ... 8CD5EB4A18
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por varus » 27/12/2010 16:16

Acho que essa noticia , não é verdadeira , basta fazer uma visita turística ao bairro do aleixo, para ver se de facto está abrandar, nos últimos dois meses um bairro mais calmo, perto do fluvial , começou o comercio com toda força.
Temos de ter cautela com as noticias . Se tens amigos na PJ, pergunta como está a situação, e principalmente á volta de Lisboa.
 
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por mais_um » 27/12/2010 15:57

Vários países interessados em política portuguesa contra droga

A forma como Portugal tem combatido o flagelo da droga motivou a curiosidade de inúmeros países que tentam compreender a "francamente favorável" evolução dos indicadores portugueses nesta matéria, segundo o presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT).
João Goulão falava à Agência Lusa a propósito de um trabalho que a agência Associated Press divulga hoje, dando conta dos resultados positivos que Portugal apresenta em matéria de combate à toxicodependência, nomeadamente desde a despenalização do consumo, em 2000.

A investigação divulga ainda que os Estados Unidos têm demonstrado interesse nas políticas desenvolvidas em Portugal nesta matéria, o que não é novidade para o presidente do IDT que ainda recentemente recebeu o chamado czar da droga da Casa Branca, Gil Kerlikowske.

Desde que, em Abril de 2009, foi revelado um relatório em Washington, apresentando as políticas portuguesas como exemplo de políticas justas e bem sucedidas, o interesse por Portugal nesta matéria aumentou, segundo João Goulão.

Além do interesse manifestado pelos norte-americanos, muitos outros países se têm deslocado a Portugal. «Já recebi quase todos os embaixadores acreditados em Lisboa para tentar saber o que fizemos nesta área», disse o presidente do IDT.

«Estas visitas visam essencialmente perceber os efeitos da descriminação dos consumos em Portugal», disse João Goulão, para quem «descriminalizar por si só não leva a nada, sem outras políticas, ao nível da procura e da oferta».

O presidente do IDT recorda que, numa década, Portugal inverteu «uma posição catastrófica no contexto europeu».

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... 482&page=0



O artigo completo da Associated Press:

http://hosted.ap.org/dynamic/stories/E/ ... TE=DEFAULT
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
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por migluso » 21/12/2010 13:15

Uma marca portuguesa com notoriedade internacional...

Sou sincero, eu não conhecia, mas fiquei curioso e irei experimentar...

Musgo Real Shave Cream Portugal’s economy may be in shambles, but their shaving products are top notch. To wit: Musgo Real, a formula of lanolin, coconut oil and glycerin.


http://www.ritholtz.com/blog/
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
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por Automech » 16/12/2010 10:22

Nanotecnologia ganha sede com toalhas, peúgas e luvas "high tech"

16 Dezembro 2010 | 00:01
Rui Neves - ruineves@negocios.pt

O Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes inaugura hoje as suas instalações em Famalicão.
Um tecido que repele a sujidade, couros "à prova" de maus odores, luvas super anti-derrapantes, um blusão multifuncional para alpinistas, peúgas que medem o batimento cardíaco.

Com as modificações nano, tudo é possível. Aqui está uma mão cheia de inovações recentes "made in" Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (Centi). Esta espécie de "spin off" do Citeve (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário) inaugura hoje as suas instalações, em Famalicão, num investimento de 4,5 milhões de euros.

A comemorar dois anos de actividade, o Centi desenvolve, em especial, revestimentos multifuncionais, fibras multicomponente e multimaterial, materiais inteligentes e dispositivos com electrónica convencional e orgânica. O Centi emprega actualmente cerca de três dezenas de investigadores e apresenta um rácio de uma patente por cada três investigadores. Balanço: colocou cá fora já 10 produtos inovadores, em resultado de outras tantas parcerias com empresas.


http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=458887
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por Automech » 13/12/2010 9:59

O lado bom de um velho ditado: "Só neste país"

No país em que se diz “só neste país”, inventou-se a Via Verde e o primeiro cartão de telemóvel pré-pago. Fazem-se os pastéis que estão no top de sobremesas do “The Guardian” e fabrica-se a louça da mesa de Obama. Exporta-se quantidades astronómicas de vinho, cortiça e azeite e até futebolistas, aos magotes. Sorte a nossa que Lisboa não é exportável

Pastéis de nata
Um país de pastéis
Não são só as primas de França que querem ir a Belém provar os mais famosos pastéis do país. O pastel de nata que os chineses baptizaram de "dan-ta" é o bolo português mais vendido no mundo e o "The Guardian" atribuiu-lhe o 15º lugar na lista da doçaria mundial mais saborosa.



Vinho
Pouca parra e muita uva

As exportações de vinho devem atingir este ano um valor recorde de 600 milhões de euros. Temos vinhos cotados com 95 pontos (em 100) em revistas da especialidade e "famosos" que se derretem por eles: Saddam encomendava Mateus Rosé e Johnny Depp foi capaz de dar 3 mil euros por uma garrafa de Porto.



Azeite
País (de) azeiteiro

Dois terços das exportações vão para o Brasil: o país não tem oliveiras. Foi um dos primeiros produtos que Portugal exportou – noutros tempos, quem colhesse uma oliveira alheia pagava 3 soldos – e é frequentemente premiado. Os médicos dizem que é a gordura mais saudável e as receitas de bacalhau a nadar em azeite agradecem.



Calçado
Nos pés do mundo

Os sapatos made in Portugal andam nos pés do mundo. Portugal, onde o preço médio de venda à saída da fábrica de um par de sapatos para exportação ronda os 20 euros, é o terceiro maior exportador da Europa. O estilista Luís Onofre assinou uma linha em seu nome; a Fly London e a Pablo Fuster são marcas portuguesas.



Lisboa
No top 25

A capital portuguesa entra na lista como um produto, mas felizmente não se exporta. A "Monocle" elegeu-a a 25ª melhor cidade do mundo para viver. Razões? Baixo índice de criminalidade, boom cultural, permissão do casamento homossexual e, claro, o sol. Segundo as contas da revista, ele brilhou durante 2780 horas em 2009.



Futebolistas
Matéria-prima humana

O país é especialista em exportar matéria-prima com perninhas e jeito para a bola. Ronaldo é o mais famoso dos futebolistas emigrantes – melhor do mundo em 2008 e o mais caro do futebol mundial – mas há mais 247 a jogar no estrangeiro, 50 deles no Chipre. O que é que tem o Chipre? Tem sol, pagam bem e a horas.



Cortiça
Aqui não salta a rolha

São rolhas de cortiça made in Portugal que protegem o whisky de malte mais antigo do mundo ou garrafas de champanhe com 200 anos descobertas no mar. Mas a cortiça portuguesa – Portugal é o maior exportador mundial – não serve só para tapar garrafas: é usada em peças de roupa, pavimentos de azulejos ou bóias de pesca.



Moldes
Moldar a imagem do país

Estão em toda a parte: no aspirador lá de casa, na tampa do telemóvel, na marmita do almoço ou nos componentes automóveis. A indústria do país é uma referência no fabrico de moldes plásticos: o International Special Tooling and Machining Association colocou Portugal em 7º lugar nas exportações mundiais.



Louças
O nacional é bom

Não foi só o cão de água que a família de Obama importou de Portugal. Na mesa de jantar da Casa Branca, há porcelana da PORCEL, uma empresa de Oliveira do Bairro. A empresa Vista Alegre – que se fundiu com a Atlantis – é a sexta maior exportadora de porcelana a nível mundial: produz cerca de 10 milhões de peças/ano.



Tecnologias
Nacionais e pioneiras

O primeiro cartão de telemóvel pré-pago do mundo nasceu em Portugal; o primeiro sistema de navegação GPS com fotografias aéreas foi nosso; foi também em Portugal que nasceu o sistema que permite andar na auto-estrada e pagar portagens sem parar (a Via Verde, criada pela Brisa).


http://www.ionline.pt/conteudo/93492-o- ... neste-pais
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por Automech » 17/11/2010 9:46

Fama a partir dos sismos

Investigação sobre os efeitos dos sismos nas pontes fez do investigador um dos mais conhecidos na sua área
00h57m

Uma investigação sobre o impacto dos sismos nos pilares de pontes levou a que Pedro Delgado fosse seleccionado pela organização "Marquis Who's Who Publications", para inclusão na sua edição de 2011, tendo sido distinguido como uma das personalidades mais famosas do Mundo na sua área de investigação.

Pedro Delgado, docente do curso de Engenharia Civil e Ambiente, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, tem dedicado os últimos sete anos ao estudo do "Comportamento Experimental e Numérico de Estruturas", no âmbito do seu mestrado e doutoramento. "O estudo que tenho desenvolvido pretende avaliar o comportamento dos pilares numa situação sísmica", refere o docente. Para tal, recorre a modelos de escala reduzida das estruturas que são submetidas, em laboratório, a uma simulação de sismo. "Conseguimos assim perceber quais as suas deficiências e aquilo que se torna necessário para garantir maior segurança à estrutura, avaliando as várias formas de melhorar a sua resistência", diz Pedro Delgado.

O investigador considera que "as pontes portuguesas construídas depois de 1970 estão bem dimensionadas". Já as relativas ao período anterior "estão em condições mais vulneráveis". Não quantificando, Pedro Delgado indica que "serão em número significativo" os casos. "Com investimento, a segurança poderia, nesses casos, ser melhorada, avaliando as condições das estruturas e realizando intervenções e evitando cenários trágicos", salienta. Uma preocupação que deveria estar mais presente. "Tendo em conta que o registo histórico da evolução tectónica aponta para a eventualidade de ocorrência de um grande sismo em Portugal de 250 a 300 anos, e tendo em conta que o último foi o de 1755, verificámos, que no campo das hipóteses, poderemos ter uma situação destas num período de 50 anos". Mas, normalmente, é assim que se reage: "Depois de um sismo, tomam-se medidas, mas consoante nos vamos afastando no tempo dessa ocorrência vamos baixando a guarda".


http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Socieda ... id=1712548
Anexos
Pedro Delgado.jpg
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por rmachado » 5/11/2010 12:40

Elias Escreveu:rmachado,

Eu sei que a SABENA e a Swissair faliram e entretanto foram criadas outras. Quanto dinheiro é que isto custou aos contribuintes não faço ideia... :roll:


:), eu sei que sabes, estava-me só a meter contigo.

Mas de qq maneira eram companhias excelentes do ponto de vista de serviço, mas faliram e talvez tenha sido melhor.

Eu tenho ideia que a TAP pode da lucro especialmente no aproveitamento das rotas para o Brasil e Palops.
 
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por Elias » 5/11/2010 12:20

rmachado,

Eu sei que a SABENA e a Swissair faliram e entretanto foram criadas outras. Quanto dinheiro é que isto custou aos contribuintes não faço ideia... :roll:
 
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por rmachado » 5/11/2010 12:14

O Elias...

Como um grande caldeireiro me ensinou convém sempre ler os dados, dito isto arranja lá dados de companhias como a:
Swissair, Sabena, Aeritalia, KLM, BA e compara com a TAP.
(2 destas faliram, duas "juntaram-se")

É que a Air France e a Lufthansa movem-se em mercados que só internamente devem dar lucro.. :)

E sim estou a ser demagógico. :)

A TAP como todas as companhias bandeira dos paises estavam habituadas a uma injecção de dinheiro sem grande necessidade de terem lucro. Com a "democratização" do "voar" muitas não souberam alterar este tipo de coisa e ai penso que o Senhor da TAP está a fazer um bom trabalho.

Eu nestas coisas meço o bom trabalho pelas criticas do sindicato e do comum dos mortais.
Se ambos dizem mal então o trabalho está a ser bom.
Se o sindicato diz bem então está a ser muito bom.
Se é só o comun dos mortais então é mau.
 
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por A330-300 » 5/11/2010 5:10

Das empresas públicas quase posso dizer que o Fernando Pinto é o único gestor conheçedor da sua area.Além disso é tão bom que apesar de ter sido trazido para a TAP por um partido , foi reconheçido como bom a tal ponto que se tornou intocável até pelos partido seguinte.(PDS/PP).E estou em crer que é dos gestores que ganha menos.

A maioria senão a totalidade dos outros gestores de públicas são uns boys que entendem tanto do negócio quanto eu.

Também acho que o barato sai caro , mas em Portuga salvo raras excessões o ruim é muito caro , senão extorsivo , como é o caso daquele que depois de um ano e tal na CGD entre outras coisas ainda sai com uma reforma.

Isto é uma vergonha de país. Mais parece aquelas republiquetas das bananas africanas em que meia dúzia roubam o país à descarada enquanto o povo assiste passivo.


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por Automech » 5/11/2010 4:17

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:e já agora que tal colocares os resultados de outras companhias aereas para comparar-mos? ( não te tenho como demagogo, mas às vezes engano-me! :lol: :lol: :lol: )


Oh meu caro amigo é que é já a seguir (admito: já estava à espera desse desafio e fiz o trabalho de casa antes de colocar o post anterior).

Abaixo fica então um comparativo dos resultados da TAP e da Air France-KLM.

É fácil constatar que na Air France-KLM os prejuízos "de 2008-2009 causaram um estrago "limitado" (anularam os resultados positivos de 2007 e uma pequena parte dos de 2006); este ano de 2010, no 1º trimestre a companhia já voltou aos lucros - só no 1º trimestre teve um lucro que compensou o prejuízo de 2008 (nota que o ano fiscal da Air France começa em Abril, razão pela qual o segundo trimestre ainda não está disponível).

No caso da TAP verificamos duas coisas: primeiro que o prejuízo de 2008 foi muito superior (em magnitude) aos magros lucros dos anos anteriores, fazendo com que o saldo destes 10 anos fosse fortemente negativo (por outras palavras, o prejuízo de 2008 mais do que anulou todo o lucro que havia de anos anteriores). Como se isso não bastasse, a TAP este ano voltou a afundar-se no 1º semestre, com prejuízos de 79 milhões. O mais grotesco disto tudo é que no site da TAP atribui-se ao vulcão islandês uma parte da responsabilidade pelos prejuízos da primeira metade de 2010, quando Portugal foi o país menos afectado pela porra do vulcão :lol: França foi fortemente afectada pelo vulcão e isso não a impediu a Air France de voltar aos fortes ganhos.

Acho que não é preciso dizer mais nada :P


A questão da TAP não pode ser vista assim de forma tão simplista (e isto não é uma tentativa de fugir à questão).

Mas podemos, de facto, fazer algumas comparações (dados de 2009 embora o ano fiscal da AF-KLM vá até Mar):

A TAP tinha 70 aviões.
A AF-KLM tinha 641 (ou 621 se retirarmos os de carga)

O número de passageiros transportados foi o seguinte:
TAP - 8,444 milhões
AF-KLM - 71,394 milhões

Grosso modo vemos que a AF-KLM é aproximadamente 10x maior e que transporta cerca de 10x mais passageiros do que a TAP (a métrica correcta na industria até é a RPK (Revenue passager per Kilometres) e a TAP é das melhores em termos de eficiência (mas perdi o link onde vi isso e já não o consigo encontrar).

Agora vejamos o passivo:
TAP - 2.229 milhões €
AF-KLM - 6.220 milhões

Vemos portanto que, apesar da AF-KLM ser 10x superior (medida tosca baseada nos aviões e nos passageiros), o défice da TAP não é 10 vezes menor mas sim apenas 3x.

Se o défice fosse 10x menos, seria de aprox 620 milhões. A diferença entre os 620 e os actuais 2.229 são aprox. 1.600 milhões.

Servir esta dívida 'adicional' de 1.600 milhões de euros a uns 4% devem ser equivaler a uns 60 milhões de juros por ano (até acho que são mais pelo que vejo na pág. 113 do relatório, mas adiante).

Ou seja, se a TAP tivesse um passivo proporcional ao tamanho (10x inferior à AF-KLM) deveriamos ver 60 milhões de euros a mais nos resultados. Contas similares podiam ser feitas para todos os anos.

Depois a esse resultado 'corrigido' teríamos de o multiplicar por 10 para ser comparável em termos de dimensão das duas companhias.

Penso que mesmo assim o resultado da TAP seria inferior, mas já não a barbaridade que parece ser.

Isto são contas muito básicas, como é evidente, mas que tentam mostrar que os números devem ser vistos mais em profundidade do que apenas o lucro final. Muito mais haveria para considerar.

Além disso a TAP tem outros problemas como é o caso dos prejuizos da Ground Force ( http://www.ionline.pt/conteudo/39697-gr ... os-em-2010 ) e os 280 mihões de prejuízo em 2008 da ex-VEM que compraram no Brasil (h ttp://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia ... id=1515547 ).

A primeira é um problema político. A segunda só em 2010 é que se começaram a sentir as sinergias.

Na TAP uma coisa é clara pelos teus números do lucro: o passivo de 2.229 euros já lá estava antes de 2000 e não foi o Fernando Pinto que os arranjou (e não conseguimos sequer ver se e quanto é que ele já amortizou).

Poderia ter obtido melhores resultados ? Talvez, não sei.

Mas é bom recordar que também houve companhias aéreas a falir neste neste período desde 2000.

Para terminar, não sei se será o caso da TAP porque não estou em condições de responder, mas volto a repetir que o facto de uma empresa dar prejuízo não significa que esteja a ser mal gerida. Pode é ter um nível de dívida tal que é quase impossível po-la a dar lucros.


Já agora ficam aqui as fontes:
http://www2.flytap.com/web/pdf/RA09_pt.pdf
http://www.airfranceklm-finance.com/air-fleet.html
http://economico.sapo.pt/noticias/tap-p ... 78534.html
http://corporate.airfrance.com/fileadmi ... 2010EN.pdf
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por Elias » 5/11/2010 1:55

Thanks. Amanhã de manhã vejo.

Abraço
 
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por mais_um » 5/11/2010 1:51

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:
Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Não estás a ser sério na argumentação, 1º sabes bem qual era a situação da TAP antes de 2000, 2º o ano de 2008/2009 foi um ano mau para todas as companhias aereas, fruto da conjuntura e não da gestão.


Claro que 2008-09 foi péssimo, nem sequer ponho isso em causa, a diferença é esta: uma vez ultrapassada a crise, a Air France recuperou rapidamente e a TAP, depois de uma magra recuperação em 2009, voltou a afundar-se no 1º semestre deste ano.

Ou seja: eu não ponho em causa os maus resultados obtidos em 2008-2009, mas fico sem perceber o péssimo 2010.

Achas mesmo que isto é demagogia? Ou vais dizer-me que os resultados deste ano têm a ver com a situação antes de 2000?


Claro! Se lesses os relatorios de contas....


Eu já andei a chafurdar nos relatórios (a partir dos links que indicaste) mas não consigo encontrar qualquer informação que permita relacionar os maus resultados deste ano com a situação antes de 2000. Não queres dar uma ajuda? :)


Deve estar na parpublica, nos relatorios semestrais, de qualquer modo considero a tua comparação desajustada, até 2009, em 2010 depois de ler o relatorio de contas dou a minha opinião, já que um dos probelams das contas da Tap é o cronico problema da falta de capital.

Deixo este link:

http://videos.sapo.pt/rJZUJQ2ROgiGibNSRkGi

esta entrevista é de 2009, sei que ele deu uma entrevista em setembro deste ano mas ainda não a consegui encontrar.

Nota: por mim a TAP já tinha fechado à muito tempo, mas a discussão é sobre as competencias da gestão e não sobre o fecho ou não da TAP.
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por Elias » 5/11/2010 0:56

mais_um Escreveu:
Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Não estás a ser sério na argumentação, 1º sabes bem qual era a situação da TAP antes de 2000, 2º o ano de 2008/2009 foi um ano mau para todas as companhias aereas, fruto da conjuntura e não da gestão.


Claro que 2008-09 foi péssimo, nem sequer ponho isso em causa, a diferença é esta: uma vez ultrapassada a crise, a Air France recuperou rapidamente e a TAP, depois de uma magra recuperação em 2009, voltou a afundar-se no 1º semestre deste ano.

Ou seja: eu não ponho em causa os maus resultados obtidos em 2008-2009, mas fico sem perceber o péssimo 2010.

Achas mesmo que isto é demagogia? Ou vais dizer-me que os resultados deste ano têm a ver com a situação antes de 2000?


Claro! Se lesses os relatorios de contas....


Eu já andei a chafurdar nos relatórios (a partir dos links que indicaste) mas não consigo encontrar qualquer informação que permita relacionar os maus resultados deste ano com a situação antes de 2000. Não queres dar uma ajuda? :)
 
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por mais_um » 5/11/2010 0:46

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Não estás a ser sério na argumentação, 1º sabes bem qual era a situação da TAP antes de 2000, 2º o ano de 2008/2009 foi um ano mau para todas as companhias aereas, fruto da conjuntura e não da gestão.


Claro que 2008-09 foi péssimo, nem sequer ponho isso em causa, a diferença é esta: uma vez ultrapassada a crise, a Air France recuperou rapidamente e a TAP, depois de uma magra recuperação em 2009, voltou a afundar-se no 1º semestre deste ano.

Ou seja: eu não ponho em causa os maus resultados obtidos em 2008-2009, mas fico sem perceber o péssimo 2010.

Achas mesmo que isto é demagogia? Ou vais dizer-me que os resultados deste ano têm a ver com a situação antes de 2000?


Claro! Se lesses os relatorios de contas....
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por Elias » 5/11/2010 0:46

Já agora os resultados parciais da Lufthansa em 2010, também já estão nas centenas de milhões.

http://www.businessandleadership.com/bu ... riples-to/
 
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por Elias » 5/11/2010 0:46

mais_um Escreveu:Não estás a ser sério na argumentação, 1º sabes bem qual era a situação da TAP antes de 2000, 2º o ano de 2008/2009 foi um ano mau para todas as companhias aereas, fruto da conjuntura e não da gestão.


Claro que 2008-09 foi péssimo, nem sequer ponho isso em causa, a diferença é esta: uma vez ultrapassada a crise, a Air France recuperou rapidamente e a TAP, depois de uma magra recuperação em 2009, voltou a afundar-se no 1º semestre deste ano.

Ou seja: eu não ponho em causa os maus resultados obtidos em 2008-2009, mas fico sem perceber o péssimo 2010.

Achas mesmo que isto é demagogia? Ou vais dizer-me que os resultados deste ano têm a ver com a situação antes de 2000?
 
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por mais_um » 5/11/2010 0:42

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Os vencimentos dos gestores publicos são pagos pelas empresas e não pelo Estado


Claro, claro. O Estado só lá mete o dinheiro para pagar os prejuízos :lol:


Não te posso obrigar a leres os relatorios de contas das empresas e do SEE, por isso é como tu quiseres.... :roll: :roll:

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:"]
A tua comparação só era razoavel SE a base de partida das duas companhias fosse identica e não é, e sabes muito bem que não é, dai eu dizer que estás a ser demagaogo. No mesmo espaço de tempo, quantas companhias é que foram à falência? não queres comparar os resultados dessas que foram à falência com os da TAP? Quando eu pedi para comparares os resultados com outras companhias era para verificar se os prejuizo anormais em 2008/2009 eram gerais para o ramo de actividade ou se eram exclusivos da TAP. Como é facil de perceber (e tu sabes que foi um mau ano para todas as companhias aereas) o problama não foi da gestão.


Fonix, então tu queres que eu compare uma empresa que NÃO foi à falência com outras que foram à falência? Mas que raio de comparação é essa? Estou a ver que quem está virado para a demagogia és tu :lol:


Não estás a ser sério na argumentação, 1º sabes bem qual era a situação da TAP antes de 2000, 2º o ano de 2008/2009 foi um ano mau para todas as companhias aereas, fruto da conjuntura e não da gestão.

Mas se quiseres continuar a "esconder" esses factos, a discussão para mim terminou aqui.
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por Elias » 5/11/2010 0:36

mais_um Escreveu:Os vencimentos dos gestores publicos são pagos pelas empresas e não pelo Estado


Claro, claro. O Estado só lá mete o dinheiro para pagar os prejuízos :lol:


mais_um Escreveu:A tua comparação só era razoavel SE a base de partida das duas companhias fosse identica e não é, e sabes muito bem que não é, dai eu dizer que estás a ser demagaogo. No mesmo espaço de tempo, quantas companhias é que foram à falência? não queres comparar os resultados dessas que foram à falência com os da TAP? Quando eu pedi para comparares os resultados com outras companhias era para verificar se os prejuizo anormais em 2008/2009 eram gerais para o ramo de actividade ou se eram exclusivos da TAP. Como é facil de perceber (e tu sabes que foi um mau ano para todas as companhias aereas) o problama não foi da gestão.


Fonix, então tu queres que eu compare uma empresa que NÃO foi à falência com outras que foram à falência? Mas que raio de comparação é essa? Estou a ver que quem está virado para a demagogia és tu :lol:
 
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