Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

..

por marciop » 30/5/2011 16:42

Ficam uns gráficos...
Anexos
bcp2.PNG
bcp2.PNG (30.4 KiB) Visualizado 3181 vezes
bcp1.PNG
bcp1.PNG (27.97 KiB) Visualizado 3166 vezes

Registado: 31/3/2009 21:49

por SirPatrickBateman » 30/5/2011 16:42

Há muita gente desesperada com esta queda num elefante destes...

Temos que ter algum cuidado na maneira como "comentamos" a desgraça dos outros.

Não tenho acções do BCP.

Registado: 6/11/2002 16:28

por JCS » 30/5/2011 16:33

João Rendeiro Escreveu:Too little, too late no Millennium BCP
0 comments

Acaba de ter lugar o aumento de capital do BCP, estando agora em curso o exercício dos direitos.

Foi uma operação de grande êxito. Entidades em directa relação de domínio e grupo que representavam mais de 70% das obrigações subordinadas a converter, compraram acções e os accionistas que acorreram à tranche em cash compraram acções a €0,33 por acção. O preço das acções está no seu mínimo histórico.

Como resultado final, as entidades com relação de domínio e grupo (Ocidental e Fundo de Pensões) detêm cerca de 15% do capital social do BCP e os restantes accionistas viram a sua posição diluída perdendo alguns a posição qualificada. Fruto deste milagroso aumento de capital o TIER I do BCP ficará perto dos 9%.

Ali – o Maluco – foi o Ministro da Informação de Saddam Hussein que afirmava os grandes êxitos dos seus exércitos em plena hecatombe ao vivo do seu regime. Assistimos a fenómeno similar na pessoa do inefável Secretário das Finanças Costa Pina nos seus anúncios dos sucessivos êxitos nas emissões da dívida soberana portuguesa, que terminaram numa estrondosa insolvência. No BCP, nas folgas de Carlos Santos Ferreira, aparece agora Paulo Macedo também a anunciar os enormes êxitos da instituição, na ocasião deste aumento de capital.

Mas senhoras e senhores, será necessário um curso de analista financeiro para dizer que sociedades com relação de domínio e grupo não deveriam contar para os fundos próprios? Mas não será que as acções da Ocidental, por exemplo, onde o BCP tem 49% não deveriam, pelo menos em 49%, ser abatidas aos fundos próprios do BCP?

Ficaria muito surpreendido que não fosse isso mesmo que os analistas internacionais e as empresas de rating vão fazer. Assim sendo o TIER I do BCP não será de 9% como é necessário, mas de cerca de 8.5 (considerando aquele efeito apenas), não cumprindo as determinações do Banco de Portugal.

Evidentemente, o Fundo de Pensões e a Ocidental podem alienar as suas acções a um investidor final resolvendo a questão apontada, mas isto levanta sérias questões de equilíbrio accionista com a Sonangol que não são fáceis de resolver.

Em resumo, o primeiro ponto deste enorme êxito é a criação de um novo accionista com 15 % de acções (em rigor acções próprias) que o Banco de Portugal deveria descontar para efeitos do rácio regulamentar. Feito o milagre, o BCP continua com insuficiência de capital – mesmo nesta perspectiva mais básica.

Mas as insuficiências de capital do BCP são muito mais dramáticas.

Em primeiro lugar as imparidades de crédito. Qualquer gestor de topo de banca em Portugal sabe que a qualidade da carteira de crédito do BCP é desastrosa, porventura a pior de toda a banca portuguesa. Nesta matéria não atribuo grandes responsabilidades a Santos Ferreira pois o portfólio de crédito foi, no essencial, herdado de Alípio Dias. Seja como seja, cedo ou tarde estas imparidades terão que se reconhecer pois não parece que o mecanismo tradicional de “chutar para a frente” e jogar com o tempo rezando para que apareça um milagre, vá funcionar desta vez. As condições macroeconómicas são claras – iremos de mal a pior.

Em segundo lugar, a Grécia e Roménia. Veio Paulo Macedo agora dizer que se estava a ponderar a venda destas operações. Mas que sentido de oportunidade. Quando Carlos Santos Ferreira assumiu o BCP fez uma reflexão sobre as operações internacionais e houve accionistas – como eu e outros – que lhe recomendaram a venda da Grécia e da Roménia. Teriam sido excelentes vendas na época, com mais-valia, pois havia mercado, nomeadamente na Grécia.

Agora, nesta altura, alguém no seu bom juízo pensa que o BCP poderá alienar a Grécia sem fazer um “write-off” que lhe arrase os fundos próprios? Recordo que a exposição global do BCP à Grécia (isto é, consolidando as responsabilidades da casa mãe com a operação local – de que a casa mãe é responsável) é de € 7 mil milhões.

Suspeito que teremos na venda do banco do BCP na Grécia mais um êxito, similar aliás ao de Costa Pina na venda do BPN.

Tudo visto e somado, actual insuficiência de fundos próprios e imparidades muito significativas no próximo futuro, atrevo-me a prever que novos aumentos de capital no BCP se tornarão indispensáveis. A anunciada emissão obrigacionista de € 1,75 mil milhões com garantia do Estado vai ser certamente feita com uma cláusula, similar ao BES, de conversão forçada em acções. Mas não chegará.

A questão que me coloco é a de até que ponto a Sonangol achará razoável pagar por um filme onde não encomendou nem no guião nem nos actores. A ajuda que a Sonangol está a prestar aos contribuintes portugueses terá, mais cedo ou mais tarde, as necessárias contrapartidas de Estado a Estado.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por pvg80713 » 30/5/2011 16:29

JCS Escreveu:Depois desta ainda temos um problema de mais 1000 milhões do fundo de pensões. Vai ficar para outro "round"...

JCS

ainda há mais 1000 milhões de dívida perpétua, que deve dar origem a outro AC....

Registado: 19/4/2005 11:11

por carf2007 » 30/5/2011 16:29

_x_ Escreveu:Desculpem-me a pergunta

Eu não tenho acçoes do banco, se comprasse agora 2000 direitos pagava 14 euros? mais os 9 da comissão eram 23 euros.

depois quanto teria de pagar para converter os direitos em acções?

Xiça quase tanto de comissoes como de 2000 direitos

"Para comprarem uma nova acção os investidores têm de entregar 8,98 direitos mais 0,36 euros. As novas acções podem começar a ser subscritas através do exercício dos direitos até 9 de Junho. A partir de 7 de Junho, inclusive, as ordens já não podem ser revogadas."

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=487655

"Tendo em conta o preço dos direitos, as novas acções estão avaliadas em 0,4767 euros. Com esta situação de desequilíbrio, os investidores optam por vender acções do BCP em bolsa, uma vez que os direitos estão mais “baratos”. Hoje foram já transaccionados mais de 360 milhões de direitos. "

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=487623
Editado pela última vez por carf2007 em 30/5/2011 16:56, num total de 2 vezes.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por JCS » 30/5/2011 16:27

Depois desta ainda temos um problema de mais 1000 milhões do fundo de pensões. Vai ficar para outro "round"...

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Ulisses Pereira » 30/5/2011 16:25

O problema dos grandes accionistas estarem com dificuldades também se reflecte na dificuldade em realizar estes aumentos de capital sem que o Banco se afunde...

Parece-me evidente que accionistas de referência não conseguem ir a este aumento de capital...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por rujolba1 » 30/5/2011 16:24

pvg80713 Escreveu:40 % !

ninguem quer direitos do BCP.... pessoal... o BCP vai fazer abaixo de quarenta centimos se as coisas continuarem assim !

Mas alguém os está a comprar não!!???

Registado: 1/12/2010 18:52

por Sinner » 30/5/2011 16:23

Afundanço digno dos melhores play-off´s da NBA 8,4% e o dia ainda não acabou. :evil:

Registado: 18/8/2009 22:17

por Vip480 » 30/5/2011 16:22

ola
talvez não seja bem assim, acho que a acção esta a ser shortada forte e feio ou então a cgd esta a desfazer se da sua posição.
agora se estiver a ser shortada esses so tem de comprar os direitos e fazem o cover short.

o que acham?
vip480
pvg80713 Escreveu:40 % !

ninguem quer direitos do BCP.... pessoal... o BCP vai fazer abaixo de quarenta centimos se as coisas continuarem assim !

Registado: 29/11/2007 14:16

por _x_ » 30/5/2011 16:21

Desculpem-me a pergunta

Eu não tenho acçoes do banco, se comprasse agora 2000 direitos pagava 14 euros? mais os 9 da comissão eram 23 euros.

depois quanto teria de pagar para converter os direitos em acções?

Xiça quase tanto de comissoes como de 2000 direitos
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por pvg80713 » 30/5/2011 16:10

40 % !

por pvg80713 » 30/5/2011 16:08

rujolba1 Escreveu:
J9 Escreveu:Não sejas mauzinho pá!!! Tem pena dos crentes!!!

7% num dia (e ainda não acabou, pelas minhas contas deve ir aos 455...)?!

33% nos direitos?!

É muita fruta, principalmente se considerares o resto da liquidez da bolsa hoje...

Eu continuo descrente, mas não é por causa do bcp. Estou descrente porque este país está a beira do abismo. Quando o pacote de ajuda de 78.000.000.000 acabar,eu quero ver para onde vai o bcp, bes , bpi e outros que tal e mesmo empresas que não banca. Quero mesmo!!! Isso sim me preocupa. Se fosse só um problema do bcp, estaria descansado, porque como diz o ulisses, "um dia a acção subirá". Mas acho que mesmo que o banco se possa levantar do chão, o país não irá deixar.

eu acredito que com as eleições as coisas podem vir a melhorar para o BCP...

por rujolba1 » 30/5/2011 16:06

J9 Escreveu:Não sejas mauzinho pá!!! Tem pena dos crentes!!!

33% nos direitos?!

É muita fruta, principalmente se considerares o resto da liquidez da bolsa hoje...

Eu continuo descrente, mas não é por causa do bcp. Estou descrente porque este país está a beira do abismo. Quando o pacote de ajuda de 78.000.000.000 acabar,eu quero ver para onde vai o bcp, bes , bpi e outros que tal e mesmo empresas que não banca. Quero mesmo!!! Isso sim me preocupa. Se fosse só um problema do bcp, estaria descansado, porque como diz o ulisses, "um dia a acção subirá". Mas acho que mesmo que o banco se possa levantar do chão, o país não irá deixar.

Registado: 1/12/2010 18:52

por pvg80713 » 30/5/2011 15:58

Ulisses Pereira Escreveu:J9, o BCP cai há anos... Mas há quem continue espantado...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses,
a muito tempo que não via cair assim. 7% a acção e 33% os direitos... e não vai ficar por aqui...

por J9 » 30/5/2011 15:54

Não sejas mauzinho pá!!! Tem pena dos crentes!!!

33% nos direitos?!

Registado: 29/11/2007 4:00

por Ulisses Pereira » 30/5/2011 15:51

J9, o BCP cai há anos... Mas há quem continue espantado...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por J9 » 30/5/2011 15:48

pvg80713 Escreveu:
J9 Escreveu:
pvg80713 Escreveu:direitos 1,1 centimos a perder 27% ! e a acção a perder 5.......... e o dia nunca mais acaba..........

Podes crer!!!

Parece o dia mais longo do ano!!!

Se bem que agora só se for pelos direitos... :?

direitos a 1 centimo neste momento !

a perder 33 % ! ! ! ! !

toda a gente se esta a desfazer dos direitos e a arbitragem faz o resto....

e a acção a despenhar-se !

Mais uma vez um grande ajustamento num dia de baixa liquidez... não acredito em bruxas, mas que as há, há!!!

por pvg80713 » 30/5/2011 15:40

J9 Escreveu:
pvg80713 Escreveu:direitos 1,1 centimos a perder 27% ! e a acção a perder 5.......... e o dia nunca mais acaba..........

Podes crer!!!

direitos a 1 centimo neste momento !

a perder 33 % ! ! ! ! !

toda a gente se esta a desfazer dos direitos e a arbitragem faz o resto....

e a acção a despenhar-se !

por J9 » 30/5/2011 15:39

Já vamos para os 10...

Alguém tem alguma análise quanto a algum preço de referência em baixa dos direitos?

Re: BCP na mira da InterOceânico.

por Vip480 » 30/5/2011 15:39

ola

alguem aposta no fundo da cotação do BCP?

0,44 dado pela mcquire

o,36 valor de aquisição ,quem não vende os direitos.

vip480
carf2007 Escreveu:
JCS Escreveu:Também não passaram pela cabeça deste colega do forum:

JS123 Escreveu:Pois claro que compram, ninguém tem dúvidas que comprar o BCP é um excelente negócio.
è óbvio que existem para aí uns "Velhos do Restelo" a tentar agoirar, mas quem desdanha quer comprar...a sabedoria popular vale mais que muita AT e AF.
Esses " Velhos do Restelo" certamente compraram o BCP quanto cotava a cima do 3 euros, seguros que era um excelente investimento. Agora dizem que a cotação vai até 0,50, 0,40 alguns até 0,35 €, que grandes visionários temos para aí "espalhados" ao comprido!!!

Um dia subirá é verdade (quando a tendência mudar). Até lá...

Cumprimentos

JCS

:lol: Onde anda o JS123 ??

Registado: 29/11/2007 14:16

por J9 » 30/5/2011 15:38

Podes crer!!!

Re: BCP na mira da InterOceânico.

por carf2007 » 30/5/2011 15:36

JCS Escreveu:Também não passaram pela cabeça deste colega do forum:

JS123 Escreveu:Pois claro que compram, ninguém tem dúvidas que comprar o BCP é um excelente negócio.
è óbvio que existem para aí uns "Velhos do Restelo" a tentar agoirar, mas quem desdanha quer comprar...a sabedoria popular vale mais que muita AT e AF.
Esses " Velhos do Restelo" certamente compraram o BCP quanto cotava a cima do 3 euros, seguros que era um excelente investimento. Agora dizem que a cotação vai até 0,50, 0,40 alguns até 0,35 €, que grandes visionários temos para aí "espalhados" ao comprido!!!

Um dia subirá é verdade (quando a tendência mudar). Até lá...

Cumprimentos

JCS

:lol: Onde anda o JS123 ??
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por pvg80713 » 30/5/2011 15:35

direitos 1,1 centimos a perder 27% ! e a acção a perder 5.......... e o dia nunca mais acaba..........

por J9 » 30/5/2011 15:25

Continuo a defender a minha.

Para o day-trade é bom, mas exige muitas salvaguardas e muita atenção... o que nem sempre é possível!

Melhores dias virão...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, AlfaTrader, darkreflection, Garfield, Google [Bot], Goya777, hugob0ss, m-m, malakas, Manchini888, nunorpsilva, OCTAMA, PMP69, rg7803, TTM62 e 212 visitantes