Sondagens: Legislativas 2011 e Acontecimentos Relevantes
Sondagem TVI 16/5/2011
PSD-36,1%
PS-35,4%
CDS-12,6%
CDU-7,5%
BE-6,2%
Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/politica/sondag ... -4072.html
PSD-36,1%
PS-35,4%
CDS-12,6%
CDU-7,5%
BE-6,2%
Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/politica/sondag ... -4072.html
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
― Confucius
Sim, é uma média simples, automech.
Elias, não tenho presente os valores para cada uma delas mas têm sido mais baixos (uma nota: a aximage transmite os resultados já incluindo os indecisos pelo que as percentagens que surgem aqui são as ajustadas).
Elias, não tenho presente os valores para cada uma delas mas têm sido mais baixos (uma nota: a aximage transmite os resultados já incluindo os indecisos pelo que as percentagens que surgem aqui são as ajustadas).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Engraçado, porque quando apresentam a ficha técnica, depois de debitados os valores percentuais apurados o nível de confiança e a dimensão da amostra, é costume acabarem a apresentação dos números com uma frase feita que diz qualquer coisa como o seguinte; «foram realizadas X chamadas telefónicas tendo sido validadas Y».Se reparares, isso é mais a regra do que a exceção. Olha, por exemplo, a ultima sondagem aqui apresentada, por via de um link diz o seguinte na ficha técnica;
"(...)Universo constituído pela população com mais de 18 anos, residente em Portugal Continental. Recolha através de entrevista telefónica num total de 1029 entrevistas:(...)"
Mal seria se eles não tivessem em conta as diferentes zonas geográficas e as diferentes faixas etárias. Mas fico satisfeito por verificar pelo link que me deixaste, que eles têm agora mais cuidado no modo como constituem a amostra. De qualquer forma, numa vista rápida ao quadro presente no link do wikipédia que por aqui deixaste, salta à vista que as chamadas telefónicas como método único de aferição tem um peso considerável. Porque há aqui neste quadro coisas que eu tenho que relativizar. As sondagens à boca da urna. Não são dessas que estamos a falar.
Depois, não deixa de ser curioso que algumas das sondagens que têm essa cautela que eu recomendei, sejam de empresas tais como a Aximage ; uma pouco badalada.
E algumas das que andam na «boca do mundo»; tais como a Marktest e outras, recorram muito às entrevistas de telefone fixo como único método de entrevista.
Se calhar, poderemos falar de dois campeonatos; uma das sondagens feitas à pressão, como o propósito de tomarem o pulso aos eleitores, e que rapidamente serão substituídas por outras. Dai que, por serem descartáveis, não estejam na disposição de empatar muito dinheiro na sua feitura. E as «outras».
Mas olha que eu passo a vida a ouvir ultimamente essa frase feita na TV; P: Aqui fica ela de novo:«foram realizadas X chamadas telefónicas tendo sido validadas Y»
"(...)Universo constituído pela população com mais de 18 anos, residente em Portugal Continental. Recolha através de entrevista telefónica num total de 1029 entrevistas:(...)"
Mal seria se eles não tivessem em conta as diferentes zonas geográficas e as diferentes faixas etárias. Mas fico satisfeito por verificar pelo link que me deixaste, que eles têm agora mais cuidado no modo como constituem a amostra. De qualquer forma, numa vista rápida ao quadro presente no link do wikipédia que por aqui deixaste, salta à vista que as chamadas telefónicas como método único de aferição tem um peso considerável. Porque há aqui neste quadro coisas que eu tenho que relativizar. As sondagens à boca da urna. Não são dessas que estamos a falar.
Depois, não deixa de ser curioso que algumas das sondagens que têm essa cautela que eu recomendei, sejam de empresas tais como a Aximage ; uma pouco badalada.
E algumas das que andam na «boca do mundo»; tais como a Marktest e outras, recorram muito às entrevistas de telefone fixo como único método de entrevista.
Se calhar, poderemos falar de dois campeonatos; uma das sondagens feitas à pressão, como o propósito de tomarem o pulso aos eleitores, e que rapidamente serão substituídas por outras. Dai que, por serem descartáveis, não estejam na disposição de empatar muito dinheiro na sua feitura. E as «outras».
Mas olha que eu passo a vida a ouvir ultimamente essa frase feita na TV; P: Aqui fica ela de novo:«foram realizadas X chamadas telefónicas tendo sido validadas Y»
Editado pela última vez por ferreira10 em 14/5/2011 0:01, num total de 1 vez.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
MarcoAntonio Escreveu:ferreira10 Escreveu:Mas... desagrada-me o modo como as empresas de sondagens seguem ignorando de forma continuada um elemento critico para a formação da amostra.A Chamada «representatividade da amostra».Sem representatividade da amostra, façam lá as sondagens que fizerem, com os intervalos de confiança que quiserem, as ditas sondagens não servem de nada.
Ferreira, as empresas de sondagem não ignoram a representatividade da amostra.ferreira10 Escreveu:As sondagens continuam a ser feitas por via de chamadas telefónicas para lares «munidos» de telefones fixos.
As sondagens não são todas feitas com base em chamadas para telefones fixos.
Já agora aqui fica um resumo rápido (que podem conferir com consultas aos trabalhos individuais lá colocados): todas consideram a estratificação por zona geográfica, faixa etária e sexo; a Eurosondagem, Intercampus e Marktest baseam-se em entrevistas telefónicas aleatórias que obedeçam a aqueles parâmetros; a Universidade Católica utiliza porém entrevistas presenciais; a amostra da aximage é aplicada a um sub-universo de que dispõem e que além dos critérios anteriores obedece ainda outros (como escolaridade e actividade).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
ferreira10 Escreveu:Mas... desagrada-me o modo como as empresas de sondagens seguem ignorando de forma continuada um elemento critico para a formação da amostra.A Chamada «representatividade da amostra».Sem representatividade da amostra, façam lá as sondagens que fizerem, com os intervalos de confiança que quiserem, as ditas sondagens não servem de nada.
Ferreira, as empresas de sondagem não ignoram a representatividade da amostra.
ferreira10 Escreveu:As sondagens continuam a ser feitas por via de chamadas telefónicas para lares «munidos» de telefones fixos.
As sondagens não são todas feitas com base em chamadas para telefones fixos.
Para estas e outras questões, consulta o depósito das sondagens que é colocado na ERC. Estão lá os trabalhos mais completos do que são apresentados nas notícias sobre elas (embora agora as notícias já incluam a ficha da sondagem).
omedo, desculpa só responder agora mas tive de me ausentar. Já te responderam acima pelo que vou repetir basicamente o que já foi dito: a média de várias amostras permite reduzir um pouco o grau de incerteza. De notar que se tratam de amostras independentes e ainda que as empresas não utilizam as mesmas metodologias, pelo que é preferível olhar para uma média dos resultados que nos basearmos numa única sondagem para tentar aferir a opinião pública.
De uma forma geral e salvo raras excepções (possíveis e compreensíveis) as sondagens nas legislativas no seu conjunto são um bom indicador do resultado final. A título de exemplo, espreita aqui a sequência de sondagens em 2009 e respetivos resultados finais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7 ... #Sondagens
ferreira10 Escreveu:As sondagens continuam a ser feitas por via de chamadas telefónicas para lares «munidos» de telefones fixos.Nesta coisa dos telefones fixos, muita coisa tem mudado. Aliás, isso está perfeitamente documentado.O números de lares que optaram por comunicações moveis em detrimento das fixas, tem subido de forma considerável. Eu sou um desses casos. Só tenho telemóvel.E acho que é suficiente. Esta migração suponho que esteja a ser liderada, sobretudo, pelas gerações mais jovens.
A ser verdade esta asserção, ficam de fora das sondagens, ou no mínimo, mal representada na amostra, uma faixa etária considerável. Precisamente aquela que é a mais sensível à mudança.
Numa situação como aquelas que presenciamos, em que «contabilizando» o erro associado à sondagem, o intervalo dai resultante, centrados em cada valor percentual que cada partido angaria, leva a que os intervalos dos maiores partidos fiquem encavalitados, recomendaria que se aumenta-se a dimensão da amostra. Mas não; as empresas de sondagens mercê do fator custos, insistem em manter as tais 1000 a 2000 chamadas telefónicas validadas. Mesmo que saibam, ou tenham a perceção de que à semelhança de uma companhia de aviação o desastre de um avião pode perigar de forma vincada, toda a empresa.
Concordo contigo ferreira. O enviesamento devido à exclusão de pessoas que só têm telefones móveis é grande (embora não saibamos para que lado).
- Registado: 5/11/2002 12:21
Bem,realmente é melhor tomar a média dos resultados das várias sondagens do que tomar uma única sondagem como sendo aquela que é a mais credível.
Talvez tenha passado despercebido mas suponho que foi numas eleições autarcas recentes, as sondagens enganaram-se rotundamente. Suponho que foram aquelas sondagens que davam o Carrilho como sendo aquele que ganharia as eleições em Lisboa.Não estou certo, se foram estas.Não obstante a margem de erro da sondagem não permitir que este cenário fosse possível.Ou seja; a sondagem tinha sido mal feita.
Eu «mais do que ninguém» dada a minha área de formação, levo a sério os resultados das sondagens.Mas... desagrada-me o modo como as empresas de sondagens seguem ignorando de forma continuada um elemento critico para a formação da amostra.A Chamada «representatividade da amostra».Sem representatividade da amostra, façam lá as sondagens que fizerem, com os intervalos de confiança que quiserem, as ditas sondagens não servem de nada.
As sondagens continuam a ser feitas por via de chamadas telefónicas para lares «munidos» de telefones fixos.Nesta coisa dos telefones fixos, muita coisa tem mudado. Aliás, isso está perfeitamente documentado.O números de lares que optaram por comunicações moveis em detrimento das fixas, tem subido de forma considerável. Eu sou um desses casos. Só tenho telemóvel.E acho que é suficiente. Esta migração suponho que esteja a ser liderada, sobretudo, pelas gerações mais jovens.
A ser verdade esta asserção, ficam de fora das sondagens, ou no mínimo, mal representada na amostra, uma faixa etária considerável. Precisamente aquela que é a mais sensível à mudança.
Numa situação como aquelas que presenciamos, em que «contabilizando» o erro associado à sondagem, o intervalo dai resultante, centrados em cada valor percentual que cada partido angaria, leva a que os intervalos dos maiores partidos fiquem encavalitados, recomendaria que se aumenta-se a dimensão da amostra. Mas não; as empresas de sondagens mercê do fator custos, insistem em manter as tais 1000 a 2000 chamadas telefónicas validadas. Mesmo que saibam, ou tenham a perceção de que à semelhança de uma companhia de aviação o desastre de um avião pode perigar de forma vincada, toda a empresa.
Talvez tenha passado despercebido mas suponho que foi numas eleições autarcas recentes, as sondagens enganaram-se rotundamente. Suponho que foram aquelas sondagens que davam o Carrilho como sendo aquele que ganharia as eleições em Lisboa.Não estou certo, se foram estas.Não obstante a margem de erro da sondagem não permitir que este cenário fosse possível.Ou seja; a sondagem tinha sido mal feita.
Eu «mais do que ninguém» dada a minha área de formação, levo a sério os resultados das sondagens.Mas... desagrada-me o modo como as empresas de sondagens seguem ignorando de forma continuada um elemento critico para a formação da amostra.A Chamada «representatividade da amostra».Sem representatividade da amostra, façam lá as sondagens que fizerem, com os intervalos de confiança que quiserem, as ditas sondagens não servem de nada.
As sondagens continuam a ser feitas por via de chamadas telefónicas para lares «munidos» de telefones fixos.Nesta coisa dos telefones fixos, muita coisa tem mudado. Aliás, isso está perfeitamente documentado.O números de lares que optaram por comunicações moveis em detrimento das fixas, tem subido de forma considerável. Eu sou um desses casos. Só tenho telemóvel.E acho que é suficiente. Esta migração suponho que esteja a ser liderada, sobretudo, pelas gerações mais jovens.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
Re: Sondagens: Legislativas 2011 e Acontecimentos Relevantes
Muffin Escreveu:oMeDo Escreveu:Tendo isto como consideração, penso não ter muita lógica fazer a média com sondagens tao dispersas no tempo.
Conforme cita o Marco: "Média actualizada das 5 últimas sondagens de 5 entidades diferentes e todas recentes (publicadas há menos de uma semana)"
Têm saído em catadupa na última semana...
Assim já faz todo o sentido, acho que tenho que ver o que se passa com os meus olhos

- Registado: 5/8/2008 15:42
oMeDo Escreveu:Tendo isto como consideração, penso não ter muita lógica fazer a média com sondagens tao dispersas no tempo.
Conforme cita o Marco: "Média actualizada das 5 últimas sondagens de 5 entidades diferentes e todas recentes (publicadas há menos de uma semana)"
Têm saído em catadupa na última semana...
- Registado: 4/1/2004 22:32
Muffin Escreveu:oMeDo Escreveu:Poderias-me explicar a razão de achares a média um valor pertinente?
oMeDo, sem querer substituir-me a ninguém, creio ser uma abordagem relevante, uma vez que pretende nivelar o erro estatístico de cada uma delas.
Uma outra ideia de ver esta abordagem, sem erros estatísticos, seria vêr esta abordagem como perguntando a 5 pessoas quanto mede uma sexta, e tomar como referência o valor médio das 5 respostas.
Até ai eu percebo, mas considerava isso mais fiavel se essas sondagens fossem todas feitas no mesmo espaço de tempo, ou então separadas por um curto espaço de tempo.
Porque é da minha opinião que uma boa parte do eleitorado vá mudando de intenção de voto com o tempo.
Tendo isto como consideração, penso não ter muita lógica fazer a média com sondagens tao dispersas no tempo.
oMeDo Escreveu:Poderias-me explicar a razão de achares a média um valor pertinente?
oMeDo, sem querer substituir-me a ninguém, creio ser uma abordagem relevante, uma vez que pretende nivelar o erro estatístico de cada uma delas.
Uma outra ideia de ver esta abordagem, sem erros estatísticos

MarcoAntonio Escreveu:Média actualizada das 5 últimas sondagens de 5 entidades diferentes, incluindo esta que o PMACS referiu:
PSD .... 36.0%
PS ...... 33.3%
PP ...... 11.2%
CDU .... 8.1%
BE ....... 6.1%
Outros .. 5.3%
Poderias-me explicar a razão de achares a média um valor pertinente?
Média actualizada das 5 últimas sondagens de 5 entidades diferentes, incluindo esta que o PMACS referiu:
PSD .... 36.0%
PS ...... 33.3%
PP ...... 11.2%
CDU .... 8.1%
BE ....... 6.1%
Outros .. 5.3%
Sondagem TVI/Publico/Intercampus 13/5/2011
PS-36,8%
PSD-33,9%
CDS-13,4%
CDU-7,4%
BE-6%
Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/politica/legisl ... -4072.html
(Editei para pôr a fonte)
PS-36,8%
PSD-33,9%
CDS-13,4%
CDU-7,4%
BE-6%
Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/politica/legisl ... -4072.html
(Editei para pôr a fonte)
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
― Confucius
Aqui fica o gráfico segundo a Marktest, onde falta apenas a última sondagem (precisamente da Marktest).
- Anexos
-
- grafmarktest.PNG (31.54 KiB) Visualizado 3907 vezes
Sou um frequentador assíduo deste forum desde a sua criação. Pelo que vou lendo, parece-me que grande parte dos participantes se relacionam com muitas pessoas, directamente ou mesmo no espaço cibernético. A minha opinião vale o que vale. Muitas das pessoas com as quais mantenho contactos e que sempre votaram PS, agora estão a pensar ter outras opções!!!
Haverá experiências semelhantes? Este indicador não valerá nada?
Será que não iremos ter uma grande surpresa dia 5 de Junho?
Haverá experiências semelhantes? Este indicador não valerá nada?
Será que não iremos ter uma grande surpresa dia 5 de Junho?
viva a vida k vai passar mt tempo morto
- Registado: 5/11/2002 0:54
Mais uma sondagem, agora da Marktest e que coloca PSD com 39.7, PS com 33.4 e CDS-PP com 9%:
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portuga ... 863&page=1
http://economico.sapo.pt/noticias/passo ... 17870.html
Média actualizada das 5 últimas sondagens de 5 entidades diferentes e todas recentes (publicadas há menos de uma semana):
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portuga ... 863&page=1
http://economico.sapo.pt/noticias/passo ... 17870.html
Média actualizada das 5 últimas sondagens de 5 entidades diferentes e todas recentes (publicadas há menos de uma semana):
PSD .... 35.9%
PS ...... 33.5%
PP ...... 10.7%
CDU .... 8.2%
BE ....... 6.2%
Outros .. 5.5%
artista Escreveu:Se há coisa que nunca compreendi é o conceito do "voto útil"... a única coisa que tem feito é fomentar a diferença entre os grandes e os pequenos!
Útil é votar nas idéias em que acreditamos!
O conceito de "voto útil" é muito subjectivo, mas por exemplo, se queremos mesmo derrotar o Sócrates e o PS e uma vez por todas o voto eficiente será no PSD ou quanto muito no CDS, pois são os únicos partidos, o primeiro sozinho e o segundo numa possível coligação com o primeiro, que podem formar governo e derrotar o Sócrates.
Não se esqueçam que os boys, tanto os grandes como os pequenos, tanto os administradores como os encarregados de 1000 EUR, que vivem sob a asa socrática, farão questão de votar no PS para manterem as regalias...
Eu não tenho nada contra os pequenos partidos, mas se queremos mesmo derrotar o PS temos todos de agir em conformidade com este objectivo.

- Registado: 9/2/2010 6:36
Muffin Escreveu:Elias Escreveu:Por acaso acho indecente não discriminarem os votos dos pequenos partidos...
Provavelmente não teriam validez estatística. Qual é o tamanho da amostra? :S
Pois, mas a partir do momento em que somam 5,3% é possível que algum deles já tenha 1% ou mais, aproximando-se da possibilidade de eleger um deputado por Lisboa. E isso é relevante.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Por acaso acho indecente não discriminarem os votos dos pequenos partidos...
Provavelmente não teriam validez estatística. Qual é o tamanho da amostra? :S
Eventuais interessados numa votação aqui no forum separada do tópico das sondagens, manifestem-se aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... start=1291
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... start=1291
É um exemplo da nossa bela cultura democrática que já frizei bem em tópico próprio...
Ah, e também como já frizei em tópico próprio, o programa eleitoral do PS acha que o sistema actual é justo em termos de proporcionalidade e o do PSD sugere que a revisão não vai tocar neste ponto!
Estes dois partidos são confortavelmente favorecidos de forma sistemática e acham muito democraticamente que está tudo bem nessa matéria...
Ver aqui o que dizem os programas eleitorais destes dois partidos sobre uma revisão da lei eleitoral.
Quanto aos outros três, que são prejudicados com o processo actual, creio que o que eles receiam é a própria sobrevivência, porque se começam a entrar outros outsiders na Assembleia da República eles correm o risco de ser desalojados. A minha leitura é que eles preferem ter menos mas "garantidos" a ter de partilhar o espectro com outros partidos mais pequenos que os podem a prazo suplantar!
Manter tudo como está também poderá ser indirectamente favorável a estes três partidos também...

Ah, e também como já frizei em tópico próprio, o programa eleitoral do PS acha que o sistema actual é justo em termos de proporcionalidade e o do PSD sugere que a revisão não vai tocar neste ponto!
Estes dois partidos são confortavelmente favorecidos de forma sistemática e acham muito democraticamente que está tudo bem nessa matéria...
Ver aqui o que dizem os programas eleitorais destes dois partidos sobre uma revisão da lei eleitoral.

Quanto aos outros três, que são prejudicados com o processo actual, creio que o que eles receiam é a própria sobrevivência, porque se começam a entrar outros outsiders na Assembleia da República eles correm o risco de ser desalojados. A minha leitura é que eles preferem ter menos mas "garantidos" a ter de partilhar o espectro com outros partidos mais pequenos que os podem a prazo suplantar!
Manter tudo como está também poderá ser indirectamente favorável a estes três partidos também...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], Jonas74, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Pmart 1, Tiago2006, yggy e 200 visitantes