Steven Smith - "VIX Drip"
10 mensagens
|Página 1 de 1
Re: De facto...
Antunes Escreveu:Amanhã irei ver essa questão das volatilidades históricas melhor mas tenho a impressão de que essas já voltaram a subir nos últimos 15 dias aproximadamente... Alias essas volatilidades não são calculadas com base nesses índices VDAX, VIX, etc...?
Não. A volatilidade histórica mede-se através do <i>Standard Deviation</i> (desvio padrão, em português, uma medida estatística e objectiva).
Em termos de longo-prazo, mesmo que estas tenham subido nos últimos 15 dias, tal não é para já minimamente significativo. Estamos, no longo-prazo, a falar de anos (no mínimo, de vários meses)... Não é a volatilidade dos últimos 15 dias que vai condicionar a gama de valores do VIX dentro de um ano ou dois, obviamente!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Antunes Escreveu:Eu não acredito que poderemos vê-lo nesses valores da casa dos 16-18 durante muitos meses ou anos porque isso significaria o início de um novo bull market...Agora acredito que vá até abaixo dos 10 mas durante pouco tempo!"
![]()
![]()
Não necessariamente, Antunes!...
Uma longa lateralização do mercado poderá levar também ela a essa gama de valores. Não é necessário que estejamos em Bull Market. Aliás, podemos estar em Bull Market com valores superiores, como aconteceu na fase final do anterior Bull Market!
Neste momento o VIX está a cair por dois motivos. O mercado poderá parar de subir e ele continuar a cair pelo segundo motivo: a quebra das volatilidades históricas.
Aliás, no início da década de 90 estavamos com valores muito baixos no VIX e nessa altura o mercado não se encontrava propriamente em Bull Market... E assim que o mercado arrancou o VIX nem retraiu porque o optimismo <u>foi compensado</u> com o aumento da volatilidade (as próprias velas dos gráficos do meu artigo dão a entender esse fenómeno).
Uma coisa, frizo, é analisar o VIX no curto/médio-prazo... outra é analisa-lo no longo-prazo quando o efeito sobreposto do sentimento e da volatilidade acabam por ter efeitos algo «surpreendentes» para quem olha para o VIX no curto/médio-prazo!
Amanhã irei ver essa questão das volatilidades históricas melhor mas tenho a impressão de que essas já voltaram a subir nos últimos 15 dias aproximadamente... Alias essas volatilidades não são calculadas com base nesses índices VDAX, VIX, etc...?
Antunes Escreveu:Eu não acredito que poderemos vê-lo nesses valores da casa dos 16-18 durante muitos meses ou anos porque isso significaria o início de um novo bull market...Agora acredito que vá até abaixo dos 10 mas durante pouco tempo!"
![]()
![]()
Não necessariamente, Antunes!...
Uma longa lateralização do mercado poderá levar também ela a essa gama de valores. Não é necessário que estejamos em Bull Market. Aliás, podemos estar em Bull Market com valores superiores, como aconteceu na fase final do anterior Bull Market!
Neste momento o VIX está a cair por dois motivos. O mercado poderá parar de subir e ele continuar a cair pelo segundo motivo: a quebra das volatilidades históricas.
Aliás, no início da década de 90 estavamos com valores muito baixos no VIX e nessa altura o mercado não se encontrava propriamente em Bull Market... E assim que o mercado arrancou o VIX nem retraiu porque o optimismo <u>foi compensado</u> com o aumento da volatilidade (as próprias velas dos gráficos do meu artigo dão a entender esse fenómeno).
Uma coisa, frizo, é analisar o VIX no curto/médio-prazo... outra é analisa-lo no longo-prazo quando o efeito sobreposto do sentimento e da volatilidade acabam por ter efeitos algo «surpreendentes» para quem olha para o VIX no curto/médio-prazo!
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
De facto...
...corrigo o que disse e em vez de "eu não concordo é que poderemos vê-lo nesses valores da casa dos 16-18 durante muitos meses assim como não o iremos ver na casa dos 50-60 durante meses...", digo:
Eu não acredito que poderemos vê-lo nesses valores da casa dos 16-18 durante muitos meses ou anos porque isso significaria o início de um novo bull market...
Agora acredito que vá até abaixo dos 10 mas durante pouco tempo!"

Eu não acredito que poderemos vê-lo nesses valores da casa dos 16-18 durante muitos meses ou anos porque isso significaria o início de um novo bull market...

cctrader Escreveu:Não sei se já repararam, mas o VIX tem uma nova formula de calculo, dai que comparar este minimos com minimos anteriores, não faz sentido...
Vejam os detalhes no site do CBOE
cctrader, a questão da alteração da formula de cálculo do vix já foi aqui discutida. O fenomeno a que me refiro é no entanto muito anterior à alteração da fórmula de cálculo...
Antunes Escreveu:...eu concordo que podemos ver o VIX cair durante muitos meses, assim como podemos vê-lo subir durante muitos meses mas o que eu não concordo é que poderemos vê-lo nesses valores da casa dos 16-18 durante muitos meses assim como não o iremos ver na casa dos 50-60 durante meses...
Porque não Antunes?... Deixo-te o link para o artigo VIX, VIX e mais VIX...
Volto a frizar, e já o referi por diversas: o VIX <b>não é</b> um oscilador restrito a uma <u>banda de valores</u>. Além disso, creio que a com a alteração da fórmula de cálculo e com o facto de passar a ser negociável provavelmente passará a ser ainda mais imprevisível a sua gama de valores futuros...
O que se passa é que no curto/médio-prazo ele tende a oscilar dentro de determinadas gamas de valores o que induz quem o segue em erro. No entanto, se analisarmos o indicador no longo-prazo verificamos que não é assim. Nada nos diz que o VIX não vá andar dentro de um ano ou coisa que o valha na gama dos 10-20pts, por exemplo, como andou ao longo de 4 anos entre 1993 e 1997...
Pois é MarcoAntonio...
MarcoAntonio Escreveu:Eu já referi a mesmíssima coisa aqui há vários meses atrás. A queda do VIX não pode ser indissociada da queda da volatilidade histórica que se tem vindo a registar nos mercados e que este tipo de comportamento da volatilidade se pode arrastar por períodos consideráveis (leia-se, muitos meses ou anos).
Já agora deixo o link para uma das muitas discussões que já se deram aqui em torno do VIX, esta datada de Abril:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... dade+baixa
Por vezes é um exercício curioso ver-se o que se dizia há uns tantos meses atrás. Neste tópico um dos pontos que eu focava era precisamente à tendência de queda do VIX devida à queda da própria volatilidade histórica...
...eu concordo que podemos ver o VIX cair durante muitos meses, assim como podemos vê-lo subir durante muitos meses mas o que eu não concordo é que poderemos vê-lo nesses valores da casa dos 16-18 durante muitos meses assim como não o iremos ver na casa dos 50-60 durante meses...
- Anexos
-
- Saliento o retest do MACD
- VXO.gif (24.7 KiB) Visualizado 491 vezes
Eu já referi a mesmíssima coisa aqui há vários meses atrás. A queda do VIX não pode ser indissociada da queda da volatilidade histórica que se tem vindo a registar nos mercados e que este tipo de comportamento da volatilidade se pode arrastar por períodos consideráveis (leia-se, muitos meses ou anos).
Já agora deixo o link para uma das muitas discussões que já se deram aqui em torno do VIX, esta datada de Abril:
Por vezes é um exercício curioso ver-se o que se dizia há uns tantos meses atrás. Neste tópico um dos pontos que eu focava era precisamente à tendência de queda do VIX devida à queda da própria volatilidade histórica...
Steven Smith - "VIX Drip"
Steven Smith
"VIX Drip"
10/21/03 01:32 PM ET
Lots of people e-mailing about how volatility is getting crushed and again wondering is it sign of complacency, a top, anything? The VIX (the new) dropped 5% yesterday and is down another 4% to 16.3 today. For reference, the "old formula" now known as the VXO is at 18.1. Both represent multi-year lows. This steady decline in volatility is hurting a lot of traders who, myself included, expected wider (more volatile) price swings this fall.
While the raw numbers seem to indicate complacency, I maintain that they need to be looked at on a relative basis. That is they are reflective of the real/actual low volatility environment we are currently in. They are not necessarily in and of itself bearish. Volatility levels have been on pretty steady decline for the 8 months that stocks have been rising. History shows this can continue for extended periods. So, rather than look for a "low in the VIX" to flag a top, I'd wait to the VIX to actually rise and break its downtrend as signal that nervousness has entered the market and trading will become more volatile. Until then the quiet keep can continue. And feel like torture for those long premium. "
(in www.realmoney.com)
"VIX Drip"
10/21/03 01:32 PM ET
Lots of people e-mailing about how volatility is getting crushed and again wondering is it sign of complacency, a top, anything? The VIX (the new) dropped 5% yesterday and is down another 4% to 16.3 today. For reference, the "old formula" now known as the VXO is at 18.1. Both represent multi-year lows. This steady decline in volatility is hurting a lot of traders who, myself included, expected wider (more volatile) price swings this fall.
While the raw numbers seem to indicate complacency, I maintain that they need to be looked at on a relative basis. That is they are reflective of the real/actual low volatility environment we are currently in. They are not necessarily in and of itself bearish. Volatility levels have been on pretty steady decline for the 8 months that stocks have been rising. History shows this can continue for extended periods. So, rather than look for a "low in the VIX" to flag a top, I'd wait to the VIX to actually rise and break its downtrend as signal that nervousness has entered the market and trading will become more volatile. Until then the quiet keep can continue. And feel like torture for those long premium. "
(in www.realmoney.com)
10 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Masterchief, trilhos2006 e 229 visitantes