Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - até nos vemos Gregos - novo tópico

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 29/4/2011 18:24

Boas,

E assim vai terminando mais uma semana e mês francamento positivo para os mercados (quase todos) e para o EUR como divisa.

Mas o destaque vai para o Ouro agora a retornar como o "bicho" mais apetitoso.

Diversificar do USD já não é só comprar outras divisas, mas também comprar Ouro. Bastante.

Ainda assim, o EUR/USD tem tudo para continuar em alta, como tem estado nos últimos meses, bem como o USD/CHF deverá continuar em baixa. Com as devidas correções.

Se repetirmos exemplos de alguns anos de alta no EUR/USD, desde 2002, pode-se atingir um topo antes do Verão, seguido de correção no tempo quente, para regresso às subidas logo à entrada do Outono.

O par ainda pode se aproximar de 1.60 no corrente ano. Mas se os mercados voltarem ao pessimismo, se a liquidez não continuar a aumentar, então o USD terá, aí sim, margem de recuperação.

Abraço e excelente fim de semana,

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Bull Bull » 29/4/2011 17:45

migluso Escreveu:
Bull Bull Escreveu:ontem deu um bom programa sobre divida soberana na sic noticias. foi às 2h até às 3h. Explicando muita coisa.
Muito interessante

Amigo Touro Touro,
tens o link para o vídeo aí à mão?
Obrigado. Cumps

Não :cry:
Vi na televisão.
Talvez no youtube

Registado: 21/12/2009 18:46

por migluso » 29/4/2011 17:34

Bull Bull Escreveu:ontem deu um bom programa sobre divida soberana na sic noticias. foi às 2h até às 3h. Explicando muita coisa.
Muito interessante

Amigo Touro Touro,
tens o link para o vídeo aí à mão?
Obrigado. Cumps
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Zezezinho » 29/4/2011 17:33

Muito interessante

Sim, a essa hora realmente deve ter havido muita gente a ver :shock:

Registado: 30/6/2010 0:10

por Bull Bull » 29/4/2011 17:31

ontem deu um bom programa sobre divida soberana na sic noticias. foi às 2h até às 3h. Explicando muita coisa.
Muito interessante

por migluso » 29/4/2011 17:24

Trisquel Escreveu:Este par tem uma correlação quase perfeita com o S&P500 pelo menos no gráfico de 10 min, por vezes até parece dança. nos últimos minutos divergiu, o que pode querer dizer ou é momentânea?

Trisquel, pode ter a ver com muitas coisas:

- Profit taking ou fecho de posições longas (para o pessoal passar o fim-de-semana tranquilo)
- Month End fixing (os gestores de fundos ajustarem os hedges cambiais)
- etc...

Cumps e bom fim-de-semana
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Trisquel » 29/4/2011 16:52

Este par tem uma correlação quase perfeita com o S&P500 pelo menos no gráfico de 10 min, por vezes até parece dança. nos últimos minutos divergiu, o que pode querer dizer ou é momentânea?
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por djovarius » 28/4/2011 17:38

Boa tarde,

Oh Euroverde, hombre, que pása ??? :? :evil:

Claro que EUR forte implica em menores taxas... e isso vê-se no título Alemão.

Aliás, quando o EUR estava a 1.60 lá nos idos de 2008, o diferencial entre os juros de referência do BCE e as yields dos títulos de todos os prazos eram muito baixos, em qualquer país da zona Euro, medidos por qualquer padrão histórico.

O que mudou foram duas coisas simples:

- A perceção sobre a capacidade de pagar / financiar as dívidas (dos PIIGS)
- Falta de capital nos mercados Obrigacionistas (via brutais défices em todo o lado), que assim escolhem os que consideram mais "seguros" ou com melhor capacidade. Por exemplo, há procura pelos títulos Americanos, apesar do alto endividamento, devido ao chamado "Bernanke put". E que está para durar.

De facto, os dados macro nos EUA mostram que a Economia não consegue "explodir" em alta e a criação de emprego é frágil.
Assim, vai haver mais "fuel" para os mercados financeiros até que se forma uma nova bolha. Muitos dólares para os mesmos ativos...

E assim, pergunto aos céticos se ainda acham que vamos a 1.20 antes de 1.50 ??

Eu penso que ainda vamos a 1.60, o que só não acontecerá se ocorrerem perturbações no mercado como em 2008.

Para já o EUR/USD vai andando, podendo agora "respirar" antes do ataque a 1.50

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Trisquel » 28/4/2011 15:54

Ulisses Pereira Escreveu:Trisquel, os Estados emitem dívida soberana a uma taxa. É essa a taxa de juro que os Estados pagam. Mas quem compra essas obrigações, depois pode negociá-las no mercado secundário. E o que está a acontecer, por exemplo, com a dívida grega, é que os investidores começando a temer que a Grécia não vá honrar os seus compromissos, começam a vender essas obrigações a um preço com um enomre deconto, fazendo com que essa taxa de juro implícita dispare. Mas isso não faz com que os Estados paguem mais. Só que, naturalmente, é uma referência para próximas emissões...

Um abraço,
Ulisses

Ok,

Então falar na taxa de juro de 25% da Grécia, 12% Portugal acaba por ser uma boa manchete para os leitores menos esclarecidos mas na realidade até hoje no mercado principal da dívida soberana nunca foram efectuadas.

Acredito que o mercado antecipa cenários, daí até existir correlação entre a alta do EUR e as ditas taxas... Já agora quando o EUR estava a 1,6 quais eram as taxas?

O problema na minha simples opinião é que a economia está toda ela camuflada/alavancada com as dívidas brutais que todos os países em geral foram gerando e injectando de forma a movimentar as mesmas mas o retorno dessas injecções não foi o previsto nem de longe nem de perto, muito menos para aqueles que as aplicaram em luxos não produtivos. Alguém calculou mal o cenário eu diria que as linhas mestras dos grandes economistas estão elas desvirtuadas, agora falta saber se propositadamente ou involuntariamente! 8-)
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

por Ulisses Pereira » 28/4/2011 15:31

Trisquel, os Estados emitem dívida soberana a uma taxa. É essa a taxa de juro que os Estados pagam. Mas quem compra essas obrigações, depois pode negociá-las no mercado secundário. E o que está a acontecer, por exemplo, com a dívida grega, é que os investidores começando a temer que a Grécia não vá honrar os seus compromissos, começam a vender essas obrigações a um preço com um enomre deconto, fazendo com que essa taxa de juro implícita dispare. Mas isso não faz com que os Estados paguem mais. Só que, naturalmente, é uma referência para próximas emissões...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por SirPatrickBateman » 28/4/2011 15:29

Trisquel Escreveu:Desculpem a minha intromissão no tema, mais importante que falar do juro a 25% é perceber o que é essa taxa de juro, mercado secundário, porque na realidade os países não se estão a financiar a essas taxas apesar de ser um íman para as reais ou seja vão atraindo as mesmas para essa taxa.

Alguém que explique o que é sff. o Pedro Lino em entrevista ao Negócios deu um tópico sobre as mesmas mas não foi muito elucidativo!

Se as pessoas percebessem como é que o mercado negoceia... já era um principio...

Em relação ao Euroverde...
Só porque em determinado momento (ainda que alargado), duas variáveis têm correlação positiva, não quer dizer que estejam directamente relacionadas.

O que se está a dizer, é meio caminho para algo como... O Real Madrid tem estado em baixa, porque as taxas que Espanha paga para o refinanciamento da sua dívida também têm estado muito mal...

O que eu acho que se deveria dizer é: porque o euro está em alta (e logo aqui é muito discutível, visto que o euro está em alta basicamente contra 2 ou 3 moedas), a situação da economia grega, que baseia o seu potencial na exportação, fica mais tremida. Daí que se possa ponderar na possibilidade de eles não conseguirem pagar a dívida na totalidade, visto que a economia não vai crescer... e não vai criar o excedente necessário para honrar compromissos de dívida.

Registado: 6/11/2002 16:28

por Ulisses Pereira » 28/4/2011 15:21

Euroverde, porquê? Porque claramente já se percebeu que a Grécia não vai conseguir honrar os seus compromissos. É evidente e claro.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Trisquel » 28/4/2011 14:53

Desculpem a minha intromissão no tema, mais importante que falar do juro a 25% é perceber o que é essa taxa de juro, mercado secundário, porque na realidade os países não se estão a financiar a essas taxas apesar de ser um íman para as reais ou seja vão atraindo as mesmas para essa taxa.

Alguém que explique o que é sff. o Pedro Lino em entrevista ao Negócios deu um tópico sobre as mesmas mas não foi muito elucidativo!
Cumpts.
Trisquel

por EuroVerde » 28/4/2011 14:49

Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, tu achas que a Grécia importa mais ou exporta? Se quiseres continuar a falar do ar continuas...

Deves ser e pessoa que me faz perder mais a paciência no fórum porque te perguntam alhos e respondem bugalhos, porque traças linhas nos gráficos com previsões para a próxima década mas, sobretudo, porque não páras para pensar nem sequer queres aprender.

Um abraço,
Ulisses

Não respondeste primeiro à minha pergunta. Achas que eu estou a falar do ar?

Como sabemos a Grécia tem défice e é isso que conta. Entra menos dinheiro do que sai, e a balança comercial é negativa e tem vindo a agravar-se.

Como é que se explica que após a aprovação do pacote de ajuda o juros continuem a subir? É isso que interessa e o que eu quero transmitir é que o euro está a condicionar a Grécia.
Anexos
BMHistoComplexe.jpg
BMHistoComplexe.jpg (77.04 KiB) Visualizado 3808 vezes

Registado: 29/11/2007 11:19

por Ulisses Pereira » 28/4/2011 14:38

Euroverde, tu achas que a Grécia importa mais ou exporta? Se quiseres continuar a falar do ar continuas...

Deves ser e pessoa que me faz perder mais a paciência no fórum porque te perguntam alhos e respondem bugalhos, porque traças linhas nos gráficos com previsões para a próxima década mas, sobretudo, porque não páras para pensar nem sequer queres aprender.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EuroVerde » 28/4/2011 14:15

Ulisses Pereira Escreveu:Tu achas então que a dívida soberana da Grécia está a 25% por causa do Euro forte?

Sim, sr. Tens noção qual a relação entre as exportações e importações na Grécia?

Euroverde, eu às vezes acho que disparas em todas as direcções, sem medires exactamente o que dizes.

O que digo é que A Grécia está neste momento com juros de 25% por causa do euro a estes níveis.
Como é que explicas depois da ajuda o juros continuarem a subir? Quer na Grécia quer nos países que já foram ajudados?
Quando aprovaram o pacote de ajuda à Grécia o euro cotava perto dos 1,2 dolar. E ainda assim creio que esse já é um valor demasiado alto para a competitividade dos PIGS. Eu acho que ou perdoam parte da dívida de longo prazo, ou restruturem-na ou então não sei que solução encontrar. Se essa houver intervenção, o par cairá mesmo com a FED do lado de lá a dar imagem que não subirá juros...

por Lion_Heart » 28/4/2011 14:13

Ulisses Pereira Escreveu:Tu achas então que a dívida soberana da Grécia está a 25% por causa do Euro forte?

Sim, sr. Tens noção qual a relação entre as exportações e importações na Grécia?

Euroverde, eu às vezes acho que disparas em todas as direcções, sem medires exactamente o que dizes.

A grecia esta a 25% porque ja todos perceberam que a UE não existe, é um flop , faltou a a União politica e dos Estados, ou seja uma Federação. E os especuladores perceberam e como tubarões atacam os mais fracos e inconpetentes.

E dou um exemplo , a California , se não fosse o resto do País a ajudar a California estava ao nivel da Grecia.

A UE nos proximos anos vai acabar. Pois falhou a união politica e dos Estados.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Ulisses Pereira » 28/4/2011 14:08

Tu achas então que a dívida soberana da Grécia está a 25% por causa do Euro forte?

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EuroVerde » 28/4/2011 13:51

Ulisses Pereira Escreveu:
É pelo euro estar onde está que a Grécia tem juros sempre a subir mesmo com ajuda está a ver-se à rasca!

Euroverde, explica lá isso porque não estou a ver a razão para isso...

Caro Ullisses, Um euro forte torna mais cara as exportações dos países, ainda para mais com os países em dificuldades tipo Grécia! Se a moeda forte é um travão à competitividade e à exportação, quer dizer que entrará menos dinheiro lucrativo nesses países, certo?
Se entra menos dinheiro de lucro, também vão ter mais dificuldade em pagar dívida, que ou terá que ser mesmo restruturada e aí, essa intervenção colocaria o euro bastante mais abaixo e tudo o que disse acima passaria ser ao contrário. Isso seria bom para a Grécia! Seria óptimo para os países em dificuldades. Caso não intervenham e não restruturem a dívida da Grécia vai ser muito penoso para a zona euro e também para todos os paises que se endividaram para a socorrer. Ou, pelo menos que perdoassem uma parte da Grécia!

por Ulisses Pereira » 28/4/2011 13:00

É pelo euro estar onde está que a Grécia tem juros sempre a subir mesmo com ajuda está a ver-se à rasca!

Euroverde, explica lá isso porque não estou a ver a razão para isso...

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EuroVerde » 28/4/2011 12:53

Bull Bull Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:A subida continua, Eur a 1.4824 , não tarda nada esta a 1,50

Lino, estiver a ler e os juros da Grécia já rondam os 25%.
Que consequências pode ter isto para o euro e para as bolsas?

abraço, bull

Olá

Repara que não é por o juros estar a 25% na Grécia que influência o euro, mas sim o contrário. O mercado é que comanda a economia! É pelo euro estar onde está que a Grécia tem juros sempre a subir mesmo com ajuda está a ver-se à rasca!

Caso houvesse alguma influência para restruturar a dívida, aí acredito mais que o par cairia e depois os juros teriam a consequência de cair e aliviar a Grécia.

por Lion_Heart » 28/4/2011 2:14

Bull Bull Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
Bull Bull Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:A subida continua, Eur a 1.4824 , não tarda nada esta a 1,50

abraço, bull

Outra noticia interessante , foi segundo o que eu entendi: O FED anda a comprar divida publica com emissão de mais dinheiro :shock: :?: O que é de bradar aos céus (pena o Socrates não poder fazer isso , senão estavamos todos cheios de escudos até aos olhos :mrgreen: ).

isso não é mau?

Exacto, é muito mau, a quantidade de dolars emitidos é brutal.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por Bull Bull » 28/4/2011 2:11

Lion_Heart Escreveu:
Bull Bull Escreveu:

abraço, bull

Outra noticia interessante , foi segundo o que eu entendi: O FED anda a comprar divida publica com emissão de mais dinheiro :shock: :?: O que é de bradar aos céus (pena o Socrates não poder fazer isso , senão estavamos todos cheios de escudos até aos olhos :mrgreen: ).

isso não é mau?

por Lion_Heart » 28/4/2011 2:09

Bull Bull Escreveu:

abraço, bull

Sinceramente não sei, pelos vistos não tem nada. Ao contrário do que diz um PM que eu conheço, a crise ficou pelos PIG , ou será PIGS? O euro é a Alemanha , e a UE também(ou até um grande falir ou alguém ser expuldo do euro).O que fará a Alemanha nessa situação? O UK sempre se apercebeu disso e foi-se mantendo de fora. Outros venderam-se por dinheiro , tipo Judas (Portugal e Grécia são bons exemplos).

Agora se perguntas porque a UE deixa isto acontecer(juros em niveis de Países do quarto Mundo), já é assunto para outra discussão.

Pata já o momentum esta para cima no eur , é deixar seguir.
Editado pela última vez por Lion_Heart em 28/4/2011 2:17, num total de 2 vezes.

Lion_Heart

por Bull Bull » 28/4/2011 1:52

abraço, bull

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Esquinas3, fatura.pt, Google [Bot], Goya777, m-m, MR32, Phil2014, trilhos2006 e 136 visitantes