Investiriam em Certificados do Tesouro?
certificados de Tesouro
Mais Vale 7 % no Estado
Que 4,5 % num banco
Não acham
Que 4,5 % num banco
Não acham
Nunooo, só queria voltar atrás no tópico por uma razão. A meu ver, até faz mais sentido que haja default nos CTs onde estão as poupanças dos tugas, que nas OTs colocadas nos estrangeiros. A dívida é tuga, é nossa, faz sentido que sejamos nós a pagar por ela.... Pensa nisso.
Mas, francamente, acredito que a haver reestruturação, afectará todos os instrumentos apesar de, tecnicamente, provavelmente começar com um não pagamento de uma emissão especifica de OT.
Mas, francamente, acredito que a haver reestruturação, afectará todos os instrumentos apesar de, tecnicamente, provavelmente começar com um não pagamento de uma emissão especifica de OT.
jcms Escreveu:Sargotronss Escreveu:
Eu vou renovar os meus CT de Outubro.
Tambem estava apensar resgatar de Outubro, mas não vou, aguardo até ver, qum sabe para depois do verão.
Uma coisa é certa... mais que isto nao vão fazer.
Por isso ou estas taxas te agradam... ou nunca mais vao agradar isto porque com este comunicado dizem peremptoriamente "mais que isto meus meninos nao vao ter..."
- Registado: 18/12/2009 18:54
Sargotronss Escreveu:Acho que a mensagem é clara, destes valores não passa!
Penso que também se estão a precaver aos resgates em fins de Abril para posterior subscrição em Maio, quando precisam de ter dinheiro em caixa pois é a maturidade de uma quantidade grande de OTs.
Embora vá contra as expectativas das pessoas de taxas crescentes em lado algum está dito ou definido as regras das taxas. Eles dão a taxa anunciada quem quer emprestar que empreste.
Outro dado, que penso que seja relevante é que este produto é limitado, li algures que tem o montante máximo de 4 mil milhões.
Para além disso, a verdade é que nada de ilegal foi cometido. A instrução de hoje (Instrução n.º 2-A/2011) está em total conformidade com o número 14 da RCM n.º 40/2010 que diz:
"... podendo ainda o IGCP, mediante prévia autorização do membro do Governo responsável pela área das finanças, através de instrução, suspender ou estabelecer limites às subscrições caso as taxas de juro de referência não sejam consideradas suficientemente representativas, atendendo aos níveis de liquidez verificados no mercado, ou a outros factores de perturbação dos mercados considerados relevantes."
.
.
mushis Escreveu:estou a pensar em investir um pco da minha carteira nestes CT (à volta de 20%).
pelo que li aqui, ainda é considerado um investimento seguro, comparado com um simples DP, por isso estou a considerar mt seriamente.
alguma observação?
uma questão: ainda nao tenho "conta Aforro" no IGCP, como faço para criar uma? prefiro tratar de tudo via internet, tentei inscrever-me no AforroNet mas pede-me conta Aforro.
Obg
Creio que tens que ir aos correios abrir uma conta e pedir uma password.
- Registado: 15/9/2010 15:02
mushis Escreveu:estou a pensar em investir um pco da minha carteira nestes CT (à volta de 20%).
pelo que li aqui, ainda é considerado um investimento seguro, comparado com um simples DP, por isso estou a considerar mt seriamente.
alguma observação?
uma questão: ainda nao tenho "conta Aforro" no IGCP, como faço para criar uma? prefiro tratar de tudo via internet, tentei inscrever-me no AforroNet mas pede-me conta Aforro.
Obg
No meu caso tive que me dirigir a uma agência dos CTT com loja financeira (um balcão com um funcionário que trata deste tipo de assuntos).
I love this game!
estou a pensar em investir um pco da minha carteira nestes CT (à volta de 20%).
alguma observação?
Obg
alguma observação?
Obg
- Registado: 30/3/2011 17:37
Acho que a mensagem é clara, destes valores não passa!
Penso que também se estão a precaver aos resgates em fins de Abril para posterior subscrição em Maio, quando precisam de ter dinheiro em caixa pois é a maturidade de uma quantidade grande de OTs.
Embora vá contra as expectativas das pessoas de taxas crescentes em lado algum está dito ou definido as regras das taxas. Eles dão a taxa anunciada quem quer emprestar que empreste.
Outro dado, que penso que seja relevante é que este produto é limitado, li algures que tem o montante máximo de 4 mil milhões.
Não faz mal!...
Essa Instrução do IGCP ficava bem tb no tópico P'rá Descontra
http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2011/CT_Taxa_de_Juro_Historico/InstrucaoAbril2011.pdf
Isto só prova que os Mestres têm muita razão naquilo que escrevem . Por vezes duvidamos ou temos dificuldade em compreender mas a verdade é que sabem muito bem o que dizem.
Veja-se por exemplo :
" Você está a ver outra coisa qualquer, uma miragem.
Você cria o seu próprio sonho à sua volta, e se não despertar vai continuar a sonhar. O mundo é irreal porque o mundo que conhece é o mundo dos seus sonhos . Quando os sonhos desaparecerem e você encontrar simplesmente o mundo que existe, então o mundo real aparece "
Osho
O IGCP está a usar o mundo real como um ecrã e a projectar as suas próprias ideias sobre ele.
...ou isso ou estão a querer fazer o pessoal de parvo ...

http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2011/CT_Taxa_de_Juro_Historico/InstrucaoAbril2011.pdf
Considerando que os mercados de BT e OT não estão a funcionar de modo eficiente ( mercado disfuncional);
Considerando que os preços no mercado das BT e OT divulgados nas plataformas electrónicas não correspondem à realização efectiva de transacções;
Considerando que a perturbação no mercado de dívida pública portuguesa aumentou significativamente no últimos tempos, resultado de vários factores incluindo as recentes revisões em baixa das notações financeiras da dívida portuguesa por parte das agências de rating;
Considerando que as taxas de referência usadas na determinação das taxas dos CT a 5 e 10 anos não são suficientemente representativas;
(...)
Isto só prova que os Mestres têm muita razão naquilo que escrevem . Por vezes duvidamos ou temos dificuldade em compreender mas a verdade é que sabem muito bem o que dizem.
Veja-se por exemplo :
" Você está a ver outra coisa qualquer, uma miragem.
Você cria o seu próprio sonho à sua volta, e se não despertar vai continuar a sonhar. O mundo é irreal porque o mundo que conhece é o mundo dos seus sonhos . Quando os sonhos desaparecerem e você encontrar simplesmente o mundo que existe, então o mundo real aparece "
Osho
O IGCP está a usar o mundo real como um ecrã e a projectar as suas próprias ideias sobre ele.

...ou isso ou estão a querer fazer o pessoal de parvo ...

"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger
"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith
"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith
RESS
Este comunicado do IGCP, parece ter sido feito pelo RESS. Vê-ja ontem a entrevista a um canal de TV americano; o discurso é quse identico. É que com estas taxas, a "sangria" nos bancos já começava a doer, obrigando estes a virem atrás com taxas de juro de DP mais elevadas.
Depois digam que não há promiscuidade entre quem "manda" e quem "pode".
As regras só são para cumprir até certo ponto. Digam lá que não é a falta de credibilidade, que mina a confiança dos investidores. E ainda querem lá continuar. O povo é estúpido, mas não tanto!
dv
Depois digam que não há promiscuidade entre quem "manda" e quem "pode".
As regras só são para cumprir até certo ponto. Digam lá que não é a falta de credibilidade, que mina a confiança dos investidores. E ainda querem lá continuar. O povo é estúpido, mas não tanto!
dv
- Registado: 29/12/2008 20:06
Re: Podem esperar sentados...
cinco kapa Escreveu:Taxas de Abril : 10anos= 7,10 ; 5anos =6,80 e só aqui há diferença, 1ano = 1,95 (março =1,70) ... e é só .
Está aqui a explicação do porquê
- Registado: 20/5/2009 18:58
Podem esperar sentados...
Taxas de Abril : 10anos= 7,10 ; 5anos =6,80 e só aqui há diferença, 1ano = 1,95 (março =1,70) ... e é só .
- Registado: 9/6/2010 14:52
Nunooo Escreveu:"
IGCP
Descrição
Os Certificados do Tesouro são um instrumento de dívida, nominativo, criados com o objectivo de captar a poupança das famílias. Estes produtos só podem ser emitidos a favor de particulares e são transmissíveis exclusivamente em caso de falecimento do titular. "
Pode acontecer tudo, porque o estado tudo pode fazer, mas com estas caracteristicas, e em caso de "haircut" acredito que os CA e os CT, seriam os ultimos a ser afectados. Estamos a falar de produtos criados para "CAPTAR A POUPANÇA DAS FAMILIAS".
È a minha opiniao.....
Para mim é uma questão de força. Quem tem mais força ? Os bancos da Alemanha, Espanha e outros que compraram as nossas OTs e não querem ver o seu lucro ir pelo cano ou um grupo de tugas que comprou uns CTs ?
Que dirão esses banqueiros quando virem os CTs serem pagos e as OTs a levarem com um haircut ? Não me acredito que deixem !
paulop2009 Escreveu:Isto não é mais que adivinhação, porém o incentivo extra que o estado tem de pagar os CT mais que as OTs é a questão eleitoral. É que os CT são comprados por pessoas que votam...
Pode ser, mas esse raciocínio só é válido até às eleições (2meses).
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
- Registado: 5/3/2010 17:06
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7 e 115 visitantes