Investiriam em Certificados do Tesouro?
jcms, acreditas que eu também não percebi a pergunta...? juro que me estou a sentir burra....
A pergunta que eu estaria a fazer seria: se a dívida sofrer um haircut (como as yields estão a indiciar/descontar), os CT serão igualmente afectados? presumo que sim, e presumo igualmente que o senhor que te responderá dirá que isso não está nos cenários previstos
. ( O papel dele é ignorar essa parte, como é óbvio).
A pergunta que eu estaria a fazer seria: se a dívida sofrer um haircut (como as yields estão a indiciar/descontar), os CT serão igualmente afectados? presumo que sim, e presumo igualmente que o senhor que te responderá dirá que isso não está nos cenários previstos

Caps Escreveu:jcms Escreveu:Caps Escreveu:Com a entrada do FMI caso venha a acontecer, os CT continuaram disponiveis, ou seja continuaremos a poder subscrever novos CT após a entrada???
Obrigado,
um Abraço
Enviei o seguinte mail para ijcp:
Bom dia,
Caso entre o FMI em Abril, a partir daí podemos subscrever os certificados do tesouro à taxa que for anunciada no dia 29 do corrente ou não?
Obrigado.
Resposta
No seguimento do seu contacto, comunicamos que o cenário proposto por V.Exª. não se enquadra, de forma alguma, em qualquer hipótese actualmente em estudo pelo Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP).
Confirmamos que nos termos do nº 15 da Resolução do Conselho de Ministros nº 40/2010, “ Garantir que as condições de remuneração dos CT vigentes à data da respectiva subscrição não podem ser alteradas em sentido desfavorável ao aforrador durante o prazo de 10 anos contado a partir da data de subscrição das respectivas unidades.”
Deste modo, a taxas brutas a vigorar em Abril de 2011, para as subscrições em certificados do Tesouro serão, em princípio, anunciadas amanhã.
Deste modo, informamos que os Produtos da Dívida Pública, entre os quais se situam os Certificados do Tesouro, gozam da Segurança e Garantia da República Portuguesa.
Naturalmente a opção de investimento nesta ou noutra aplicação financeira pertence obviamente sempre ao próprio investidor.
Esperamos ter esclarecido V. Exª. e apresentamos os nossos melhores cumprimentos.
AforroNet
Desde já obrigado pela preocupação, mas parece que o senhor(a) não compreendeu a pergunta, ou então não quis compreender
Abraço
De nada,tambem estou interessado em saber.
Amanha ponho aqui outra pergunta e a respectiva resposta ao fim da tarde.
- Registado: 29/11/2007 4:08
jcms Escreveu:Caps Escreveu:Com a entrada do FMI caso venha a acontecer, os CT continuaram disponiveis, ou seja continuaremos a poder subscrever novos CT após a entrada???
Obrigado,
um Abraço
Bom dia,
Caso entre o FMI em Abril, a partir daí podemos subscrever os certificados do tesouro à taxa que for anunciada no dia 29 do corrente ou não?
Obrigado.
Resposta
No seguimento do seu contacto, comunicamos que o cenário proposto por V.Exª. não se enquadra, de forma alguma, em qualquer hipótese actualmente em estudo pelo Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP).
Confirmamos que nos termos do nº 15 da Resolução do Conselho de Ministros nº 40/2010, “ Garantir que as condições de remuneração dos CT vigentes à data da respectiva subscrição não podem ser alteradas em sentido desfavorável ao aforrador durante o prazo de 10 anos contado a partir da data de subscrição das respectivas unidades.”
Deste modo, a taxas brutas a vigorar em Abril de 2011, para as subscrições em certificados do Tesouro serão, em princípio, anunciadas amanhã.
Deste modo, informamos que os Produtos da Dívida Pública, entre os quais se situam os Certificados do Tesouro, gozam da Segurança e Garantia da República Portuguesa.
Naturalmente a opção de investimento nesta ou noutra aplicação financeira pertence obviamente sempre ao próprio investidor.
Esperamos ter esclarecido V. Exª. e apresentamos os nossos melhores cumprimentos.
AforroNet
Desde já obrigado pela preocupação, mas parece que o senhor(a) não compreendeu a pergunta, ou então não quis compreender

Abraço
- Registado: 20/5/2009 18:58
Caps Escreveu:Com a entrada do FMI caso venha a acontecer, os CT continuaram disponiveis, ou seja continuaremos a poder subscrever novos CT após a entrada???
Obrigado,
um Abraço
Bom dia,
Obrigado.
Resposta
AforroNet
- Registado: 29/11/2007 4:08
Tudo depende...
da quantidade de Graveto que tens, coloca os ovos em vários cestos, tem em conta que o fundo de garantia actual de 100mil, termina em dezembro . Lê as letras pequeninas e decide pela tua cabeça.
- Registado: 9/6/2010 14:52
Nunooo Escreveu:MAres, o que tu dizes é que vai haver uma reestruturação da divida e nuns moldes que nao deixa pedra sobre pedra. Nesse cenário que descreves parece-me que todo o sistema finaceiro ruiria. Pode acontecer, mas acontecendo, tenhamos onde tivermos o dinheiro (Portugal) nada o garantirá.
abraço
Nunooo,
esperemos que não aconteça esse cenário, mas não é de se excluír.
A dívida está aí para muitos anos e o retorno é sempre proporcional ao risco.
Faço votos que as coisas dêem certo.
Abraço,
Mares.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
jcms Escreveu:Azul10 Escreveu:Onde conseguem saber a data em que saem as taxas para o próximo mês?
Deve ser a 28, mas vou esperar pelo fim de mês abril.
A data vai ser 3.ªfeira, 29 de Março, de acordo com o que está definido no site do IGCP:
"O IGCP determinará no antepenúltimo dia útil do mês as taxas a vigorar para as subscrições a ocorrer no mês seguinte"
http://www.igcp.pt/gca/?id=947
.
Lion_Heart Escreveu:Eu não investiria e digo ja porque.
Estas taxas são impossiveis de pagar.
Em caso de bancarrota , o Estado vai começar por congelar esses produtos.
Não tenho certezas de nada...mas por que razão o Estado iria começar por penalizar os aforradores portugueses, quando os CT são uma ínfima parte da dívida portuguesa?
Em 28 de Fevereiro (últimos dados oficiais) o saldo de subscrições de CT, desde o que o produto começou a ser comercializado, tinha atingido 897 milhões de euros.
Embora pareça (e é) um valor interessante, corresponde apenas a 0,57% do total da nossa divida que era, nessa mesma data, de cerca 154 mil milhões de euros, distribuidos da seguinte forma:
110 mil milhões em OT
16 mil milhões em BT
15 mil milhões em CA
5 mil milhões em CEDIC
4,2 mil milhões em MTN
900 milhões em ECP
900 milhões em CT
Face a isto, estou convencido que, pelo contrário, o Estado poderá fazer uma discriminação positiva, evitando penalizar os contribuintes/aforradores portugueses.
Mares Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Nunooo Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Eu não investiria e digo ja porque.
Lion se isso se verificar os DP's tambem deixam de ser garantidos pois vão haver bancos que levam por tabela e o FGD nao tem dinheiro para cobrir todos os DP's, não achas?
Obvio , aconteceu na Argentina. E a forma mais rapida e facil do Estado ter acesso a capital fresco sem custo. Logo congela é as contas e depositos.
Eu fico muito surpreso em vêr por aqui tanta motivação quanto aos juros pagos pelos CT.
Concordo que isso não vai dar certo... É impossível pagar a esses juros. No final, as pessoas vão perder esse dinheiro ou então ficar retído por 10-20 anos ao serviço do Estado.
Mas isso é a minha opinião....
MAres, o que tu dizes é que vai haver uma reestruturação da divida e nuns moldes que nao deixa pedra sobre pedra. Nesse cenário que descreves parece-me que todo o sistema finaceiro ruiria. Pode acontecer, mas acontecendo, tenhamos onde tivermos o dinheiro (Portugal) nada o garantirá.
abraço
Nem com o 25 de Abril...
diria mais, nem com a Implantação da República isso aconteceu com os Certificados de Aforro. Mas claro, tudo é possível, já vi acções passarem de 125 para 5, empresas falirem e bancos serem nacionalizados . É a vida...
Lion_Heart Escreveu:Nunooo Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Eu não investiria e digo ja porque.
Lion se isso se verificar os DP's tambem deixam de ser garantidos pois vão haver bancos que levam por tabela e o FGD nao tem dinheiro para cobrir todos os DP's, não achas?
Obvio , aconteceu na Argentina. E a forma mais rapida e facil do Estado ter acesso a capital fresco sem custo. Logo congela é as contas e depositos.
Eu fico muito surpreso em vêr por aqui tanta motivação quanto aos juros pagos pelos CT.
Concordo que isso não vai dar certo... É impossível pagar a esses juros. No final, as pessoas vão perder esse dinheiro ou então ficar retído por 10-20 anos ao serviço do Estado.
Mas isso é a minha opinião....
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
Para investir ...
em CT é realmente melhor esperar pelo fim de Março e se as taxas forem melhores em Abril, subscrever nesse mês. Arriscar para Maio é complicado porque o Fmi já cá deve estar e as taxas vão descer. Os CT tem essa vantagem extraordinária de se poderem sacar ao fim de 6 meses. Não se esqueçam que a garantia nos bancos dos 100 mil termina no fim do ano e passamos novamente para os 25 mil. Não há hipóteses entre 3 num banco e 5 nos CT, com a disparidade de taxas entre um caso e outro...nem perpétuas, nem vitalícias, nem infinitas, nem super Gt, nem passarinhos, nem super++++... Claro que isto é uma modesta opinião, cada um faz ao graveto o que bem entende.
Caps Escreveu:Com a entrada do FMI caso venha a acontecer, os CT continuaram disponiveis, ou seja continuaremos a poder subscrever novos CT após a entrada???
Obrigado,
um Abraço
Não creio que haja resposta exacta a essa questão. Eu diria que se começarmos a ter financiamento a 5% pelo FMI não faz sentido financiarmo-nos pelos portugueses a 7%...
Tenho umas reservas destinadas a CTs e o que eu vou fazer é esperar até dia 28/mar pela indicação do juro de Abril. Se for acima do de Março subscrevo a 1/abril. Não esperarei até ao final de abril (pelo anunciar do juro de Maio) porque já me parece arriscado demais...
- Registado: 15/9/2010 15:02
O mais um, que desapareceu em combate...
é que percebia disto, mas se isto rebentar... tanto vale ter o graveto em certificados, como no banco, ou até debaixo do colchão (é melhor esconder o tusto num buraco no quintal, isso do colchão já é muito conhecido) ...mas, como isso não vai acontecer, os certificados batem a concorrência em todos os aspectos, menos no temporal.
Sr_SNiper Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Nunooo Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Eu não investiria e digo ja porque.
Obvio , aconteceu na Argentina. E a forma mais rapida e facil do Estado ter acesso a capital fresco sem custo.
Já faltou mais para o país começar a arder...
se o estado entrar em incumprimento nos Cert. Aforro ou os Cert. Tesouro (Descritos pelo Estado como Produtos de Captaçao de Poupança das Familias), acham que é nos bancos que o dinheiro está mais seguro????

Lion_Heart Escreveu:Nunooo Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Eu não investiria e digo ja porque.
Obvio , aconteceu na Argentina. E a forma mais rapida e facil do Estado ter acesso a capital fresco sem custo.
Já faltou mais para o país começar a arder...
Lose your opinion, not your money
Nunooo Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Eu não investiria e digo ja porque.
Editado pela última vez por Lion_Heart em 11/3/2011 20:14, num total de 1 vez.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 159 visitantes