Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

[off topic] - Interessante artigo do WSJ sobre Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rmachado » 28/3/2011 12:09

E este artigo interessante do NY times:
"http://www.nytimes.com/2011/03/21/opinion/21klein.html?_r=2&partner=rss&emc=rss"

Uhm... onde é que já vi isto?

Registado: 24/8/2004 10:42

por Opcard » 27/3/2011 16:30

Procurar culpados para os estado de ensino é um exercício interessante , eu vou mais longe citando o exemplo de um país dividido ao meio, em breve a separação será completa poderão ficar a viver na mesma casa "Belgica" por uma questão prática, ou em casas diferentes Flandres e Valónia.

O ensino há muito que esta regionalizado pouco tem em comum e os resultados estão a vista os flamengos lá em cima e os valões cá em baixo

Eles bem tentam encontrar explicações Com titulo “ Porque razão as performances Pisa dos alunos francófonos é diferente dos flamengos “

http://www.skolo.org/IMG/pdf/PISA_F.pdf
Em 27 paginas começam assim :” Nos propomos aqui uma analise de factores que explicam ( ou não explicam )…. Eles não sabem nem querem saber !

Há quem explique em França ela é terceira a escrever um livro sobre a catástrofe Sophie COIGNARD o livro tem por titulo :

“ O pacto Imoral - como eles sacrificam a educação dos nossos filhos “

http://www.formapex.com/editoriaux/549- ... c14eb7d4fe

Há uma aliança objectiva entre esquerda/extrema esquerda e direita liberal na destruição do ensino publico , a esquerda quer destruir aquilo que considera “ensino burguês “a direita liberal poderá dizer que só o ensino privado funciona , alem de obter consumidores ignorantes .

Registado: 14/3/2009 0:19

por Automech » 25/3/2011 20:27

Para desanuviar, porque hoje é Sexta feira:

Um professor pede aos alunos que escrevam uma redação sobre o tema: "Se eu fosse director de uma empresa"

Todos começam a escrever excepto um...
- Menino Joãozinho, porque não começa a escrever?
- Estou à espera da minha secretária.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por arnie » 25/3/2011 20:20

AutoMech Escreveu:Eu já referi noutro tópico que, não resolvendo tudo (nem lá perto porque muito do problema é social), pelo menos ajudava (além do apoio na escola) se:

1. Os pais perdessem parte das prestações sociais se houver faltas ou mau comportamento dos filhos ou se fosse multados (aqueles que não têm prestações)

2. Obrigar os pais a fazer trabalho cívico como penalização por esse comportamento

3. Nas famílias carenciadas não me choca nada que se pagasse um adicional em casos de aproveitamento escolar excelente.

Dizer a alguém, como acontece hoje, que recebe o RSI se o filho frequentar a escola (e nada mais) é meio caminho andado para acontecer o que o Artista descreveu.

E concordo a 100% com o Arnie que o tuga onde lhe doí mais é na carteira.

Eu gostava de saber se todos usariam cinto de segurança se, em vez de multas, se tivessem optado por ações de sensibilização.

Há situações em que a coisa já não vai só com conversa.

Tens aí uma ideias interessantes.
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Automech » 25/3/2011 20:08

Eu já referi noutro tópico que, não resolvendo tudo (nem lá perto porque muito do problema é social), pelo menos ajudava (além do apoio na escola) se:

1. Os pais perdessem parte das prestações sociais se houver faltas ou mau comportamento dos filhos ou se fosse multados (aqueles que não têm prestações)

2. Obrigar os pais a fazer trabalho cívico como penalização por esse comportamento

3. Nas famílias carenciadas não me choca nada que se pagasse um adicional em casos de aproveitamento escolar excelente.

Dizer a alguém, como acontece hoje, que recebe o RSI se o filho frequentar a escola (e nada mais) é meio caminho andado para acontecer o que o Artista descreveu.

E concordo a 100% com o Arnie que o tuga onde lhe doí mais é na carteira.

Eu gostava de saber se todos usariam cinto de segurança se, em vez de multas, se tivessem optado por ações de sensibilização.

Há situações em que a coisa já não vai só com conversa.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por arnie » 25/3/2011 19:25

artista Escreveu:Ontem recebi a mãe de uma aluna do 8º ano. A senhora não é de meio rico nem tem muita instrução. Mas preocupa-se e é exigente com a filha. Fartou-se de me dizer que ela sabia o que lhe acontecia se fizesse alguma asneira, que lhe está sempre a dizer que os professores estão a trabalhar e que tem de respeitar o trabalho deles, etc... também me disse que não falta a nenhuma reunião o que de facto é verdade.

A miúda é um espetáculo, educada, responsável, empenhada. Tem algumas dificuldades, teve 4 negativas no 1º periodo, mas acho que dificilmente não passará para o 9º ano! Eu estava sempre a dizer-lhe, "quem me dera que todos os alunos fossem como ela" e "esteja descansada que ela é muito responsável, educada e trabalhadora" mas ela continuou a designar todos os cuidados que tinha com a educação da miúda, e repetia... :)

Como professor são estes alunos que me dão alento a ensinar, sobretudo a procurar fazer deles pessoas mais preparadas e humanas! Felizmente não são poucos, infelizmente poucos que não são assim dão cabo das aulas e prejudicam todo o sistema.

Compreendo-te.

Talvez em vez de os pais serem chamados à escola sempre que os seus filhos façam asneira, talvez educar os próprios pais.
1 vez por semana a própria escola gerar um encontro de pais e discutirem métodos de trabalho e apoio para que esses mesmos pais ganhem consciência do papel da escola, do papel dos filhos, do papel deles próprios como intervenientes directos na educação dos filhos.

Naturalmente que parte desses mesmos pais nunca iria a tais reuniões, mas não querendo tornar-me repetitivo, há formas de "obrigar" a comparecerem, haja coragem para tomar tais medidas.
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por arnie » 25/3/2011 19:16

Nada como ter o estomago aconchegado :twisted:

Resumindo, estamos metidos numa alhada de todo o tamanho que aparentemente nenhum partido tem coragem de mexer, tal como na saúde, tal como na justiça.

É horrível dizer uma coisa destas mas... este país parece estar a necessitar de um ditador e não de um primeiro ministro/presidente da republica.

:|
Bons negocios,
arnie

por artista_ » 25/3/2011 19:13

Ontem recebi a mãe de uma aluna do 8º ano. A senhora não é de meio rico nem tem muita instrução. Mas preocupa-se e é exigente com a filha. Fartou-se de me dizer que ela sabia o que lhe acontecia se fizesse alguma asneira, que lhe está sempre a dizer que os professores estão a trabalhar e que tem de respeitar o trabalho deles, etc... também me disse que não falta a nenhuma reunião o que de facto é verdade.

A miúda é um espetáculo, educada, responsável, empenhada. Tem algumas dificuldades, teve 4 negativas no 1º periodo, mas acho que dificilmente não passará para o 9º ano! Eu estava sempre a dizer-lhe, "quem me dera que todos os alunos fossem como ela" e "esteja descansada que ela é muito responsável, educada e trabalhadora" mas ela continuou a designar todos os cuidados que tinha com a educação da miúda, e repetia... :)

Como professor são estes alunos que me dão alento a ensinar, sobretudo a procurar fazer deles pessoas mais preparadas e humanas! Felizmente não são poucos, infelizmente poucos que não são assim dão cabo das aulas e prejudicam todo o sistema.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 25/3/2011 18:56

arnie Escreveu:Daí eu defender que quando uma criança e/ou pais são sinalizados deveriam ser automaticamente acompanhados por um técnico, psicólogo, alguém com as necessárias qualificações para tentarem resolver a situação.

E tentam, tanto os psicólogos das escolas como os da CPCJ quando os alunos são sinalizados... mas não podem fazer muito quando os problemas são estruturais e estão na família, pelo menos é isso que tem acontecido, os 7 que sinalizei não mudaram praticamente nada a sua atitude...

O que é que sugeres que se arranje alguém para os acompanhar diariamente? :mrgreen: A maioria só assim...

arnie Escreveu:Se não comparecem a bem, comparecem a mal. Manda-se a policia com uma ordem do tribunal ou algo parecido. Cria-se uma área própria para cuidar destes casos de pura negligência.

Boa, para mim era já... coisas do género falam-se muitas vezes mas nenhum governo alguma vez caminhou nesse sentido, antes pelo contrário, as revisões do estatuto do aluno têm sucessivamente despenalizado os alunos mal comportados e aos pais não têm exigido mais que anteriormente, e o que é exigido muitos não cumprem, o que é que ganham com isso?

arnie Escreveu:Não não, ninguém aqui está a pedir perfeição. Mas exigindo uma avaliação a um professor ele é obrigado a melhorar a sua maneira de ser e de ensinar. Serão detectadas situações onde terá que melhorar.
Naturalmente que existirão aqueles que realmente não têm outra hipotese do que ir para o olho da rua.

Mas tudo isto seria muita mais simples que existisse um curso especifico que declarasse uma pessoa apta para o ensino. Qualquer um poderia ir para professor mas teria que obrigatoriamente fazer esse curso, com uma enorme componente psicológica pois tirando a disciplina para a qual está apta a ensinar, um professor tem que ser também ele um psicólogo..

Mas isso já existe arnie, todos os professores têm formação específica para leccionarem. Os que, como eu, têm uma formação que não é da via ensino têm de fazer um estágio de um ano onde têm disciplinas de psicologia...

arnie Escreveu:Convocatória imediata para os pais. Caso não compareçam, segue-se os trâmites já mencionados.

Isso é o que eu defendo há muito tempo, eu e muitos (se calhar todos) professores. Mas, ou muito me engano, ou não vais ver tão cedo um governo ou um partido qualquer a sugerir algo do género, queres apostar? :)

arnie Escreveu:Vou-te ser sincero, digo isto do fundo do coração, espero poder um dia ter capacidade de bancar do meu bolso esse tipo de actividades. Encher-me-ia de orgulho poder ajudar crianças a crescer e serem alguém na vida, principalmente aquelas a que a vida não foi simpática.

Acredito, mas também podes crer que há muitos professores que, na medida do possível, o fazem. Exposições, visitas de estudo, torneios de modalidades diversas, espetáculos musicais com os alunos, na minha escola até há duas horas por semana com ginástica de manutenção dada por alunos de um curso profissional de Educação Física (ligado à área, não tenho a certeza do nome do curso)...

O problema é que para muitos alunos, por diversas razões ligadas à educação que tiveram, a escola não diz nada. Participam nessas actividades que gostam mas não melhoram nada o seu rendimento escolar porque o seu problema é a sala de aula, cumprir regras, estudar, esforçar-se para o que quer que seja. Não foram educados para isso...

arnie Escreveu:Não tem cartão não entra. Se entrar saltando a vedação, quando sair, ou sai pela vedação novamente pois se sair pelo portão, bem não sai pois a entrada não está registada.
Lá se vai telefonar à mama ou ao papa para virem buscar a criança.
Se os pais não vierem a criança é levada a casa pela policia..

Isso é demasiado radical e seria preciso aumentar o número de polícias pelo menos para o dobro! :)

Mas acredito que se podia melhorar alguma coisa a esse nível, mas lá está, sempre penalizando os pais...

arnie Escreveu:Pois, nunca se irá agradar a gregos e a troianos, mas isso não pode ser impeditivo de seguir em frente e implementar um sistema de avaliação.

Tendo a concordar contigo, que seria melhor manter este a não ter nada... ainda assim é a minha opinião que não pode ser considerada como importante. Não acho que seja importante porque eu nunca liguei à avaliação, faço o que tenho de fazer e não me importo se tenho melhor ou pior nota (tive sempre a mesma, BOM) mas nem todos são como eu e objectivamente a avaliação conta bastante (acho que conta, nem sei ao certo :) ) para o acesso à carreira e para a progressão na mesma. Ao que sei este sistema é muito injusto e obriga a bastante trabalho, que estava a perturbar bastante o sistema, embora eu nem me dêm muito conta disso... por isso tendo a concordar contigo mas com algumas reservas!

arnie Escreveu:Xiça que isto de responder a cada pergunta dá uma trabalheira.......
Até fiquei com fome, vou lanchar, alguém é servido? Vai ser uma tigela de Nestum :mrgreen:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eu ainda poupei um bocado, algumas coisas não comentei... porque concordava e não tinha mais nada a acrescentar!

A mim valeu-me o facto de ter acabado de lanchar antes de te responder! :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por arnie » 25/3/2011 18:25

artista Escreveu:Não concordo, não existe é concertação entre pais e filhos, a escola não pode fazer muito mais do que faz. No caso dos alunos que acabam por abandonar a escola são poucos os que os pais vão à escola mesmo quando convocados várias vezes, por diversas vias... tu dizes que "a escola puxa para um lado e os pais para outro" mas na grande maioria desses casos os pais não puxam para lado nenhum, simplesmente estão ausentes...

E é esses que eu acho que deveriam ser responsabilizados pela sua conduta criminosa! Ainda assim o problema é muito difícil de resolver pelo menos num curto espaço de tempo...

Daí eu defender que quando uma criança e/ou pais são sinalizados deveriam ser automaticamente acompanhados por um técnico, psicólogo, alguém com as necessárias qualificações para tentarem resolver a situação.

artista Escreveu:Boa, mas eu nem iria tão longe, a maioria dos pais precisaria apenas de ir uma vez por período, os dos mais problemáticos é que teriam de ir mais vezes... o pior é que são exactamente esses que nunca aparecem!

Se não comparecem a bem, comparecem a mal. Manda-se a policia com uma ordem do tribunal ou algo parecido. Cria-se uma área própria para cuidar destes casos de pura negligência.

artista Escreveu:Isso já existe, eu este ano já sinalizei 7 para a CPCJ (Comissão de Protecção de crianças e jovens)... mas isso muda pouca coisa porque os pais vão lá e levam um "sermãozito" e continua tudo na mesma...

Pois, é sempre a mesma coisa.
As malditas palmadinhas nas costas que nada resolvem.

Temos realmente que impor regras realmente penalizadoras se quisermos que as coisas mudem.

artista Escreveu:Também acho, mas acho que a forma como estás a falar é de quem acha que a maioria iria para o olho da rua e aí estás enganado... e injusto.

Portugal precisa de cerca de 120 mil professores (já estou a contar com a redução) e pensar que todos terão de ser perfeitos é uma utopia, não existe nenhuma profissão onde todos sejam perfeitos... acho que um professor que é muito bom a dar aulas terá sempre lugar no sistema de ensino, mesmo que não seja grande coisa como gestor de conflitos ou o que lhe quiseres chamar... é muito difícil encontrar 120 mil pessoas qualificadas que sejam bons nestas duas vertentes!

Não não, ninguém aqui está a pedir perfeição. Mas exigindo uma avaliação a um professor ele é obrigado a melhorar a sua maneira de ser e de ensinar. Serão detectadas situações onde terá que melhorar.
Naturalmente que existirão aqueles que realmente não têm outra hipotese do que ir para o olho da rua.

Mas tudo isto seria muita mais simples que existisse um curso especifico que declarasse uma pessoa apta para o ensino. Qualquer um poderia ir para professor mas teria que obrigatoriamente fazer esse curso, com uma enorme componente psicológica pois tirando a disciplina para a qual está apta a ensinar, um professor tem que ser também ele um psicólogo.

artista Escreveu:Concordo inteiramente. Ainda assim, no outro dia tinhas aqui um post onde dizias que da tua janela vias os alunos que faziam coisas inimagináveis. Agora imagina-os dentro de uma sala fechada! Acho que o que se faz nas escolas já é muito para muitos dos alunos que temos (não são todos obviamente, mas são os mais problemáticos)...

Também concordo que a escola não tem só de formar e deixar a educação para os pais, mas tendencialmente deverá ser assim. Se um aluno manda constatemente os professores para o Car**** o que é que sugeres que se faça? Achas que a escola tem capacidade para educar nas horas onde os alunos estão na escola, quando o que trazem de casa são maus exemplos, maus tratos, miséria, etc?! Terá alguma mas nos casos piores dificilmente conseguirá muito, ainda para mais quando os pais não aparecem por lá...

Convocatória imediata para os pais. Caso não compareçam, segue-se os trâmites já mencionados.

artista Escreveu:Isso já acontece parcialmente mas custa dinheiro, que neste momento está escasso, até se está a reduzir a carga horária dos alunos e a carregar os horários dos professores com as coisas fundamentais para que a escola funcione, reduzindo o número de professores necessários mas deixando poucas horas para esse tipo de actividades... como é que sugeres que isso se faça? o sector privado vai ás escolas de borla?! Posso contar contigo para desenvolveres umas actividades na escola onde estou?

Vou-te ser sincero, digo isto do fundo do coração, espero poder um dia ter capacidade de bancar do meu bolso esse tipo de actividades. Encher-me-ia de orgulho poder ajudar crianças a crescer e serem alguém na vida, principalmente aquelas a que a vida não foi simpática.

Como penso que já é sabido pelas minhas intervenções, faz-me imensa urticaria quando vejo pessoas capazes, que não conseguem fazer nada na vida sem o apoio do estado.

Eu, enquanto tiver duas mãos para trabalhar e uma cabeça para pensar, jamais irei depender do estado para viver.

O quão triste é viver estando dependente de outrem quando se tem condições físicas e mentais para trabalhar..

artista Escreveu:Pois é, por aí já concordo que possamos avançar, não resolviamos o problema de vez mas com toda a certeza que avançariamos algo...

Os sistemas automáticos já existem em todas ou quase todas as escolas. Muitos alunos dizem que se esquecem do cartão, outros mandam a funcionária que está à porta dar uma volta e entram, outros saltam a vedação para entrar e sair das escolas. Como é que resolves isto? Acredito que se pode melhorar as coisas, mas dificilmente isso se fará sem custos, o pessoal auxiliar que existe nas escolas mal dá para os serviços básicos...

Pois, mas aí meu caro é uma daquelas situações em que dizemos que não é possivel fazer omeletes sem partir ovos.

Se queremos dar às nossas crianças um bom sistema de ensino há que gastar dinheiro (olha lá Pata, agora tá bem escrito não tá? :P )

Não tem cartão não entra. Se entrar saltando a vedação, quando sair, ou sai pela vedação novamente pois se sair pelo portão, bem não sai pois a entrada não está registada.
Lá se vai telefonar à mama ou ao papa para virem buscar a criança.
Se os pais não vierem a criança é levada a casa pela policia.

Isto ou vai ou racha.
Chega de palmadinhas nas costas e paninhos quentes.

artista Escreveu:Já existe, os resultados tendem a ser pouco eficazes... e eu também me pergunto, o que é que podem fazer? É que tu, e muitos do que nunca estiveram a trabalhar numa escola, vêm os pais como se fossem vocês mesmos e o que fariam se os vossos filhos tivessem problemas de comportamento ou outros. O problema é que a realidade social está longe disso... se fosses a uma reunião de pais na minha escola reformulavas logo a tua opinião!

Eu sei. Uma amiga minha foi pela 1ª vez a uma reunião numa escola preparatória e saiu de lá em estado de choque. Disse logo que para o ano o filho dela já para lá não vai.

artista Escreveu:E nem imaginas o trabalho (quase todo inútil) que as alterações dão ás escolas, sobretudo aos professores que gastam energias desnecessárias com os ajustamentos constantes que têm de fazer...

Acredito. Esse é um dos problemas que faz os professores andarem revoltados e descontentes com o seu trabalho.
Tal como há professores que nem para varredores de rua servem, há também aqueles que dão tudo o que têm em prol da sua profissão e dos seus alunos para depois verem goradas as suas tentativas de melhorar o sistema.

É que é tudo a complicar uma coisa que deveria ser simples, ensinar/educar uma criança, nada mais.

artista Escreveu:Obviamente isso é já campanha eleitoral... ainda assim este modelo é estúpido, embora seja muito difícil encontrar um bom, eu tenho algumas idéias mas a mim ninguém me ouve! :)

Pois, nunca se irá agradar a gregos e a troianos, mas isso não pode ser impeditivo de seguir em frente e implementar um sistema de avaliação.

artista Escreveu:Se estás a referir-te aos professores estás muito enganado. Têm perdido muitas regalias... então os contratados (como eu) já não têm quase nenhumas, muitos estão há anos no ensino (10, 15) e vão ficar no desemprego em Setembro (como eu)!

Não falei dos professores mas no país como um todo.

Xiça que isto de responder a cada pergunta dá uma trabalheira.......
Até fiquei com fome, vou lanchar, alguém é servido? Vai ser uma tigela de Nestum :mrgreen:
Bons negocios,
arnie

por artista_ » 25/3/2011 18:20

Na última semana de aulas de Dezembro, estava eu atarefado a preparar as reuniões de avaliação das turmas de que sou director, uma funcionária chamou-me para atender uma mãe de um aluno. A hora não vinha nada a calhar mas lá fui eu. Uma rapariga com uma criança ao colo, não a conhecia. Tinha muita dificuldade em se expressar e estive um bom bocado para perceber que não se tratava de uma mãe de um aluno mas de uma nova aluna. Com 17 anos tinha acabado de se matricular no 7º ano... com uma criança de 5 dias ao colo! :shock:

Disse-me que lhe iam arranjar alguém para ficar com a criança e que nessa altura viria às aulas. Não veio a nenhuma, sou o único professor da turma que a conhece. Quem é que não se matricula no início do ano lectivo e vai fazê-lo com uma criança de cinco dias ao colo? Obviamente alguém que precisa de estar matriculado (porque está dentro da escolaridade obrigatória) para receber os subsídios que o estado dá...

Entretanto tenho de fazer telefonemas, enviar cartas com as faltas (porque nem sequer entregou nenhuma atestado de maternidade), preparar o PIT o Plano de Recuperação que já sabemos que não vai cumprir, enviar mais cartas a dar conhecimento ao encarregado de educação... e por ai fora. O que é que se pode fazer mais?

Já o disse aqui, nos últimos 4 anos tive cerca de 10 alunas grávidas, com idades entre os 14 e os 17 anos. A maioria delas vivem em dificuldades, com famílias desestruturadas... quais acham que são as hipóteses dos filhos, agora nascidos, serem alunos minimamente competentes?

Por acaso gostava de saber os números anuais de jovens mães, alguém os consegue?

Ainda assim temos de fazer alguma coisa, temos de tentar melhorar isto. Duvido é que se consigam grandes resultados se não se mudar algo na legislação, algo que responsabilize realmente os pais ou encarregados de educação...

por cogumelo » 25/3/2011 17:54

relativizar a importância dos discurso do Paulo Futre

Surreal, esse discurso do Futre!

Voltando ao tópico:

Se há 20 anos tinhamos uma classe média que fazia o grosso dos alunos do público, hoje essa classe média debandou do público e tornou-se uma minoria e a maioria são classes mais desfavorecidas sem sustentação no lar e o ensino degrada-se.

Nem o melhor professor do mundo é capaz de fazer milagres se a matéria-prima (os alunos) é fraca.

Se no meu tempo(tenho 31) estar numa classe de 25/30 alunos (no ensino público) era possível porque o nível era médio alto.
Hoje uma classe de 25/30 alunos em que o nível é medíocre produz resultados catastróficos.
cumps,
cogumelo

Registado: 4/9/2008 18:31

por artista_ » 25/3/2011 17:15

arnie Escreveu:Com uma concertação entre pais e escola, coisa que nunca existiu.

Não concordo, não existe é concertação entre pais e filhos, a escola não pode fazer muito mais do que faz. No caso dos alunos que acabam por abandonar a escola são poucos os que os pais vão à escola mesmo quando convocados várias vezes, por diversas vias... tu dizes que "a escola puxa para um lado e os pais para outro" mas na grande maioria desses casos os pais não puxam para lado nenhum, simplesmente estão ausentes...

E é esses que eu acho que deveriam ser responsabilizados pela sua conduta criminosa! Ainda assim o problema é muito difícil de resolver pelo menos num curto espaço de tempo...

arnie Escreveu:1º ponto - Os pais têm que ser OBRIGADOS a irem no mínimo 1 vez por mês à escola para uma reunião com os directores de turma e professores para discutir como o seu filho está integrado na turma, na escola, nos estudos.

Boa, mas eu nem iria tão longe, a maioria dos pais precisaria apenas de ir uma vez por período, os dos mais problemáticos é que teriam de ir mais vezes... o pior é que são exactamente esses que nunca aparecem!

arnie Escreveu:Se os pais faltarem a 1 reunião que seja sem aviso prévio os mesmos serão referenciados a quem de direito como podendo estar a colocar em risco a educação da criança.

Isso já existe, eu este ano já sinalizei 7 para a CPCJ (Comissão de Protecção de crianças e jovens)... mas isso muda pouca coisa porque os pais vão lá e levam um "sermãozito" e continua tudo na mesma...

arnie Escreveu:2º ponto - TODOS os professores têm que ser certificados como professores e não como pessoal que como não conseguiu emprego no sector privado se refugia no sector publico. Como era bom aluno a matemática vai para professor de matemática.
Não me interessa se é professor à 20 anos. Ou faz exames mostrando capacidade de dar aulas, de chamar a atenção dos alunos, de ter real aptidão pela profissão ou então vai para o olho da rua.

Também acho, mas acho que a forma como estás a falar é de quem acha que a maioria iria para o olho da rua e aí estás enganado... e injusto.

Portugal precisa de cerca de 120 mil professores (já estou a contar com a redução) e pensar que todos terão de ser perfeitos é uma utopia, não existe nenhuma profissão onde todos sejam perfeitos... acho que um professor que é muito bom a dar aulas terá sempre lugar no sistema de ensino, mesmo que não seja grande coisa como gestor de conflitos ou o que lhe quiseres chamar... é muito difícil encontrar 120 mil pessoas qualificadas que sejam bons nestas duas vertentes!

arnie Escreveu:Todo e qualquer professor deveria ser avaliado. Deveria ser avaliado o modo de dar a aula, o modo de falar e reagir com os alunos, de dar a matéria.

Concordo inteiramente. Ainda assim, no outro dia tinhas aqui um post onde dizias que da tua janela vias os alunos que faziam coisas inimagináveis. Agora imagina-os dentro de uma sala fechada! Acho que o que se faz nas escolas já é muito para muitos dos alunos que temos (não são todos obviamente, mas são os mais problemáticos)...

Também concordo que a escola não tem só de formar e deixar a educação para os pais, mas tendencialmente deverá ser assim. Se um aluno manda constatemente os professores para o Car**** o que é que sugeres que se faça? Achas que a escola tem capacidade para educar nas horas onde os alunos estão na escola, quando o que trazem de casa são maus exemplos, maus tratos, miséria, etc?! Terá alguma mas nos casos piores dificilmente conseguirá muito, ainda para mais quando os pais não aparecem por lá...

arnie Escreveu:3º ponto - A escola tem OBRIGATORIAMENTE que encontrar actividades para os alunos quando estes não têm aulas. Criar pequenos cursos, competições, trabalho comunitário simples.
Se não há dinheiro para tal então recorram ao sector privado. Promovam exposições, peças de teatro, competições onde as entradas sejam pagas, podendo deste modo retirar mais valias para financiar outras actividades.

Isso já acontece parcialmente mas custa dinheiro, que neste momento está escasso, até se está a reduzir a carga horária dos alunos e a carregar os horários dos professores com as coisas fundamentais para que a escola funcione, reduzindo o número de professores necessários mas deixando poucas horas para esse tipo de actividades... como é que sugeres que isso se faça? o sector privado vai ás escolas de borla?! Posso contar contigo para desenvolveres umas actividades na escola onde estou?

arnie Escreveu:4º ponto - TODAS as escolas devem estar munidas de um sistema automático de entrada e saída de alunos. Quando um aluno sai da escola num período em que deveria estar a ter aulas, ou nem sequer há registo dele ter entrado em pleno horário, automaticamente os pais deveriam ser avisados, tendo 2 dias no máximo para se apresentarem na escola para tomar conhecimento do sucedido.
A falta de comparecimento era também automaticamente referenciada a quem de direito.
Aliás, multas monetárias por falta de comparência deveriam ser equacionadas. Se há coisa que o português não gosta é de lhe irem à carteira.

Pois é, por aí já concordo que possamos avançar, não resolviamos o problema de vez mas com toda a certeza que avançariamos algo...

Os sistemas automáticos já existem em todas ou quase todas as escolas. Muitos alunos dizem que se esquecem do cartão, outros mandam a funcionária que está à porta dar uma volta e entram, outros saltam a vedação para entrar e sair das escolas. Como é que resolves isto? Acredito que se pode melhorar as coisas, mas dificilmente isso se fará sem custos, o pessoal auxiliar que existe nas escolas mal dá para os serviços básicos...

arnie Escreveu:5º ponto - Os próprios pais deveriam, aqueles que passassem a ser referenciados, ser também eles sujeitos a uma avaliação tal como os professores. Aqui, infelizmente, não se pode despedi-los de serem pais, mas podem ser ajudados a mudarem alguns comportamentos.:

Já existe, os resultados tendem a ser pouco eficazes... e eu também me pergunto, o que é que podem fazer? É que tu, e muitos do que nunca estiveram a trabalhar numa escola, vêm os pais como se fossem vocês mesmos e o que fariam se os vossos filhos tivessem problemas de comportamento ou outros. O problema é que a realidade social está longe disso... se fosses a uma reunião de pais na minha escola reformulavas logo a tua opinião!

arnie Escreveu:Como podemos nós ter um ensino capaz se cada ministro altera quase tudo o que o anterior fez?:

E nem imaginas o trabalho (quase todo inútil) que as alterações dão ás escolas, sobretudo aos professores que gastam energias desnecessárias com os ajustamentos constantes que têm de fazer...

arnie Escreveu:Ainda à pouco ouvi que a avaliação de professores vai ser suspensa.

Obviamente isso é já campanha eleitoral... ainda assim este modelo é estúpido, embora seja muito difícil encontrar um bom, eu tenho algumas idéias mas a mim ninguém me ouve! :)

arnie Escreveu:Ora quando o novo governo entrar e um novo ministro de educação iniciar funções, lá vamos nós novamente recomeçar do zero, com novas leis, novos programas, novas ideias que irão sempre esbarrar nos direitos adquiridos e como é óbvio, ninguém quer perder.

É o que se diz, temos vivido acima das nossas capacidades, temos vivido com regalias e mordomias que nunca foram possíveis de ter e agora, como é óbvio, perdê-las é a carga dos trabalhos..

Se estás a referir-te aos professores estás muito enganado. Têm perdido muitas regalias... então os contratados (como eu) já não têm quase nenhumas, muitos estão há anos no ensino (10, 15) e vão ficar no desemprego em Setembro (como eu)!

por Opcard » 25/3/2011 16:40

Também , mas não só , não há explicação para um aluno ao fim de 4 , 5 anos não saber escrever nem ler, pior não sabe escrever o seu nome “Fonceca “., todos tem culpa mas o” caldo de valores “ criado após os anos 60 é o grande responsável.

O mau aproveitamento escolar é um drama em vários países , até há razoes um professor tem 8 nacionalidades numa turma 12 noutra estou a falar de turmas de 20 alunos ,nacionais 1 ou 2.

A sorte destes países é que não destruíram as boas escolas publicas , onde há um director todo poderoso na sua escola só tem professores e alunos por si seleccionados , onde o aluno é remetido ao seu verdadeiro lugar .

Sendo verdade que os políticos ultimamente procuram destruir estas escolas ( os pais foram obrigados acampar vários dias frente da escola escolhida para matricular os seus os seus filhos)
Pois em nome do igualitarismo , o seu objectivo é acabar com as boas escolas , com as más é mais difícil .

varus Escreveu:Tem calma arnie , que testamento :lol: . A qualidade do ensino está na qualidade dos professores .

Registado: 14/3/2009 0:19

por sargotrons » 25/3/2011 16:31

Em absoluta sintonia com este tópico!

A educação não serve só para um melhor emprego na área de estudo.

Uma sociedade com maior educação tem maior consciência do seu país e uma maior participação civil.
Um individuo que estudou, consegue perceber uma tabela dos horários dos autocarros, relativizar a importância dos discurso do Paulo Futre, discernir o produto bancário proposto pelo o seu gestor de conta, etc. Ou seja ter capacidade de raciocínio para gerir os seus actos para uma melhor vida.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por arnie » 25/3/2011 16:15

Pata-Hari Escreveu:(Mas antes tem que aprender o verbo haver!

"se é professor à 20 anos"... )

Épá, tinhas que vir estragar o discurso, xiça.

Já não brinco mais contigo, és má. Vou fazer queixa à professora.

Bad Pata, baaaaaaaaaaaad Pata.

:twisted:

Olha lá, que raio queres tu dizer com ...quase totalmente... pera, não me digas, falhei uma virgula, certo?

:mrgreen:
Bons negocios,
arnie

por Pata-Hari » 25/3/2011 16:02

Arnie ao ministério da educação, JÁ!!!! (mesmo que eu vá presa por não ir às reuniões de pais....) . Concordo totalmente, ou quase totalmente, contigo.

(Mas antes tem que aprender o verbo haver!

"se é professor à 20 anos"... )
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por varus » 25/3/2011 15:54

Tem calma arnie , que testamento :lol: . A qualidade do ensino está na qualidade dos professores .

Registado: 21/3/2009 15:45

por varus » 25/3/2011 15:51

O facto de outros países terem mais licenciados , não é sinónimo , que por essa variável o país , vai ter um desenvolvimento mais rápido, e com mais sucesso , no dos países do leste ( tem uma excelente propensão para as matemáticas e física ) , tiveram um ensino de melhor qualidade , á semelhança como havia antes do 25A , depois foi a bandalheira total , como 1975 todos alunos passaram administrativamente .

Registado: 21/3/2009 15:45

por arnie » 25/3/2011 15:46

artista Escreveu:
arnie Escreveu:Agora o problema é quando temos os país a puxar para um lado e a escola a puxar para o outro.
Aqui a criança, como é óbvio, vai pelo caminho mais fácil.

O problema está identificado. Como é que se resolve?!

Com uma concertação entre pais e escola, coisa que nunca existiu.

Sabemos que existem pais que olham para as escolas como depósitos, onde largam lá os filhos e pensam que os professores e auxiliares têm a obrigação de os educar e de cuidar deles.

Sabemos que existem escolas e professores que acreditam piamente que o ónus da educação está do lado dos país. A função da escola e do professor é de ensinar e não de educar.

Por incrível que pareça há quem defenda que são coisas diferentes.

Ora como é óbvio, dificilmente iremos a algum lado assim.

1º ponto - Os pais têm que ser OBRIGADOS a irem no mínimo 1 vez por mês à escola para uma reunião com os directores de turma e professores para discutir como o seu filho está integrado na turma, na escola, nos estudos.
Se os pais faltarem a 1 reunião que seja sem aviso prévio os mesmos serão referenciados a quem de direito como podendo estar a colocar em risco a educação da criança.

2º ponto - TODOS os professores têm que ser certificados como professores e não como pessoal que como não conseguiu emprego no sector privado se refugia no sector publico. Como era bom aluno a matemática vai para professor de matemática.
Não me interessa se é professor à 20 anos. Ou faz exames mostrando capacidade de dar aulas, de chamar a atenção dos alunos, de ter real aptidão pela profissão ou então vai para o olho da rua.

Todo e qualquer professor deveria ser avaliado. Deveria ser avaliado o modo de dar a aula, o modo de falar e reagir com os alunos, de dar a matéria.

3º ponto - A escola tem OBRIGATORIAMENTE que encontrar actividades para os alunos quando estes não têm aulas. Criar pequenos cursos, competições, trabalho comunitário simples.
Se não há dinheiro para tal então recorram ao sector privado. Promovam exposições, peças de teatro, competições onde as entradas sejam pagas, podendo deste modo retirar mais valias para financiar outras actividades.

4º ponto - TODAS as escolas devem estar munidas de um sistema automático de entrada e saída de alunos. Quando um aluno sai da escola num período em que deveria estar a ter aulas, ou nem sequer há registo dele ter entrado em pleno horário, automaticamente os pais deveriam ser avisados, tendo 2 dias no máximo para se apresentarem na escola para tomar conhecimento do sucedido.
A falta de comparecimento era também automaticamente referenciada a quem de direito.
Aliás, multas monetárias por falta de comparência deveriam ser equacionadas. Se há coisa que o português não gosta é de lhe irem à carteira.

5º ponto - Os próprios pais deveriam, aqueles que passassem a ser referenciados, ser também eles sujeitos a uma avaliação tal como os professores. Aqui, infelizmente, não se pode despedi-los de serem pais, mas podem ser ajudados a mudarem alguns comportamentos.

6º ponto - Um plano de ensino sério deveria ser implementado em todo o país. Um plano para os próximos 10 a 20 anos e não para os próximos 4 anos, aquando de novas eleições.

Como podemos nós ter um ensino capaz se cada ministro altera quase tudo o que o anterior fez?

Ainda à pouco ouvi que a avaliação de professores vai ser suspensa.
Ora quando o novo governo entrar e um novo ministro de educação iniciar funções, lá vamos nós novamente recomeçar do zero, com novas leis, novos programas, novas ideias que irão sempre esbarrar nos direitos adquiridos e como é óbvio, ninguém quer perder.

É o que se diz, temos vivido acima das nossas capacidades, temos vivido com regalias e mordomias que nunca foram possíveis de ter e agora, como é óbvio, perdê-las é a carga dos trabalhos.

Muito pela simples razão já descrita, não nos foi ensinado que é normal recomeçar do zero. É normal iniciar uma nova vida, uma nova carreira depois dos 40. É normal ter aspirações para voos mais altos mas como isso não é possivel no actual momento, vamos aguardar até que tenhamos melhor condições para iniciar esse voo.
Mas atenção essa espera não é uma espera por melhores tempos ou melhores condições que o futuro ou alguém nos passa dar. Essa espera está totalmente dependente de nós. Quando NÓS tivermos condições, quando NÓS conseguimos CRIAR ESSAS CONDIÇÕES.

E por aqui me fico pois o Nasdaq está a dar sinais de estar a acordar :twisted:
Bons negocios,
arnie

por Mcmad » 25/3/2011 13:21

Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por artista_ » 25/3/2011 13:16

arnie Escreveu:Agora o problema é quando temos os país a puxar para um lado e a escola a puxar para o outro.

O problema está identificado. Como é que se resolve?!

por atomez » 25/3/2011 12:32

Um dos "grandes legados" do Estado Novo Salazarista...

Mas não vale a pena chorar o passado quando 35 anos depois a evolução não foi grande coisa.

Imagem
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por RiscoCalculado » 25/3/2011 12:29

Não adianta licenciar advogados se depois o que precisamos é de enólogos ou gestores hoteleiros.

E também não se pode atribuir apenas as culpas ao tecido produtivo. Se as cadeias hoteleiras precisam de gestores hoteleiros e não os encontrarem e, ao olharem para o mercado vêm muitos advogados desempregados, não se vão transformar em escritórios de advogados para absorver essa força de trabalho excedentária.

não me refiro a esse tipo de situações .

Refiro-me por exemplo a casos onde um engenheiro ( é apenas um exemplo) procura emprego numa empresa e não é contratado pois os engenheiros mais idosos e com menos qualificações, ou não engenheiros mas que desempenham funções de engenheiros , impedem a sua contratação com receio de o seu posto de trabalho estar em risco no futuro ( ou por mera vergonha de saberem menos ou serem menos eficientes que um jovem ainda que o posto de trabalho não esteja em causa)
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

por arnie » 25/3/2011 12:15

artista Escreveu:Eu continuo a defender que o caminho mais fácil para se conseguir isso é "obrigar" os pais dos jovens a dar uma educação eficaz, pelo menos muito melhor do que alguns dão.... O problema é que já eles têm poucas instrução, como é que vão conseguir transmitir aos filhos outra mentalidade!? :|

É ai que entra a escola.
A educação de uma criança é repartida entre casa e escola.

Agora o problema é quando temos os país a puxar para um lado e a escola a puxar para o outro.

O artigo do Pedro Arroja está realmente muito bem tirado.

Os cursos técnicos profissionais existem. Conheço um rapaz que tem uma carpintaria e tem um acordo com o IFP onde tem muitos a tirarem o curso. Mas é como ele diz, aquilo são tudo uma cambada de analfabetos que ali estão.
Estão ali basicamente obrigados, não tendo o menor interesse pela área.

Ou seja, cursos técnicos profissionais acabam por não gerar profissionais dignos do nome pois por norma quem vai para esses cursos são os chamados "rejeitados" pela sociedade. Pessoas que vêm de lares desfeitos, de bairros sociais, com dificuldades de aprendizagem, sendo atirados para esses cursos sem terem a base de apoio necessária que teria que vir de trás.
Bons negocios,
arnie

Próximo

Quem está ligado: