Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - até nos vemos Gregos - novo tópico

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 25/3/2011 15:02

Boa tarde,

Não vale a pena procurar explicações para movimentos só aparentemente significativos. O de hoje, o aquele a que me referi ontem.

Basta um gestor de um grande portefolio fechar uma forte posição num momento de menos movimento para que isso aconteça. Para estes movimentos, não se vê nem são necessárias explicações.

Recordo-me de, aqui há uns anos, nas famosas "sextas-feiras do desemprego nos EUA, surgirem movimentos de 100 a 150 pips num espaço de segundos, graças ao ruído provocado pelos números. Só que, surpresa, pouco tempo depois o mercado voltava até onde estava antes da divulgação dos dados.

Ainda sobre a polémica da memória dos mercados. Penso que vai além da que está implícita nos gráficos de lonfo prazo, portanto, na AT.

Uma coisa que o mercado cambial aprendeu há exatamente três décadas é que o mundo pode estar em convulsão e daí sair uma tendência cambial. Depois, o mundo continua como está ou pior e ainda assim a tendência muda.
Repare-se no forte "rally" do USD entre 1980 e 1985. Nesse tempo, tivemos Reagan, militarismo, ameaças no mundo Árabe, guerra civil no Líbano, a guerra fria continuava com força, mas nada disso retirou força a dólar. Pudera. Eles começaram a oferecer juros reais positivos aos investidores, algo que não se passara nos anos setenta e que não se passa agora.

Recordem-se de uma condição dos mercados financeiros: ao contrário do que nós pensamos, nada de novo acontece nos mercados. Faz parte de um pacote de regras para obter sucesso nos mercados.

Agora vamos chegando a mais um fim de semana nos mercados, semana que fica marcada por ganhos no mercado acionista e por uma acalmia nos mercados, mesmo com mais um episódio na crise da zona Euro.

E EUR/USD nem está longe de onde estava há uma semana. Normal, atendendo a que está perto de importantes resistências, as quais não são normalmente "furadas" à primeira tentativa. Continuamos assim num espaço de consolidação.

Para a semana pouco andarei por aqui. Tenho visita ao "império" do qual somos agora, infelizmente, um mero protetorado financeiro.

Abraço, a gente se "vê" por aí

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por canteiro » 25/3/2011 14:51

Zezezinho Escreveu:
canteiro Escreveu:Efectivamente este mundo da troca de moeda continua a fascinar-me.

50 pips de queda no par EURUSD, sem notícias relevantes... afinal qual a explicação?

http://wapp.capitol.tn.gov/apps/BillInf ... er=SJR0098

General Assembly, Studies - Creates special joint committee to study the feasibility of Tennessee adopting an alternative currency. - :?:

Registado: 22/1/2011 17:59

por Zezezinho » 25/3/2011 14:12

canteiro Escreveu:Efectivamente este mundo da troca de moeda continua a fascinar-me.

50 pips de queda no par EURUSD, sem notícias relevantes... afinal qual a explicação?

http://wapp.capitol.tn.gov/apps/BillInf ... er=SJR0098

Registado: 30/6/2010 0:10

por canteiro » 25/3/2011 13:55

Efectivamente este mundo da troca de moeda continua a fascinar-me.

Registado: 22/1/2011 17:59

por migluso » 24/3/2011 23:21

Como sempre, recomendo a leitura. Informação valiosa com humor refinado.

TMM would note that here is now no material leveraged long positioning in peripherals as there was in H1 2010. This is because volatility spiked and forced lower risk limits and management oversight in banks and funds, meaning that real money are the strong hands and that volatility now and moving forward is likely to be rather lower in places like Spain and Italy

As long as this is the case, TMM reckon that EURUSD, and Euro-area financial assets in general, will trade in line with factors that have been relevant in the past... for EUR/USD in particular, that is rate spreads

http://macro-man.blogspot.com/2011/03/e ... rette.html
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por migluso » 24/3/2011 18:40

Zezezinho Escreveu:Mais uma vez estou em completo desacordo.

Em longos prazos o mercado perde sempre a memória.

Tendo por exemplo em conta o PSI20, achas que o mercado actualmente se lembra e se deixa influenciar pelo facto do BCP ter estado a 4 € ? Ou que a Sonae Indústria esteve a 12 € ?

Não.

Mais uma vez volto a informar que pessoalmente não vejo lógica alguma do par EUR/USD estar a subir constantemente com os graves problemas que a Europa está a passar. Mas o que interessa a minha opinião ? Nada. Quem manda são os mercados e estes são irracionais.

Presumo que não utilizes a análise técnica, pois ela baseia-se em níveis históricos.

Se os mercados são irracionais, significa que os seus participantes são irracionais. De certa forma concordo que temporariamente as expectativas não correspondem à realidade que se venha a verificar no futuro e então, à posteriori, dizemos que os mercados foram irracionais. A prova?!? Terem-nos emprestado este dinheiro todo e acreditar que seriamos capazes de pagar.

Cumps
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por migluso » 24/3/2011 18:25

As expectativas de um diferencial mais elevado entre as taxas de juro da zona euro e os EUA justifica esta subida.

O mercado está a dar mais importância a este facto do que aos problemas com as dívidas soberanas.

Graficos: Euribor 3m e Libor USD 3m ; CS overnight index swaps a 12 meses para o euro e o dólar.

- Nos empréstimos interbancários a 3 meses, há um diferencial na taxa de juro entre empréstimos em euros ou em dólares de 90 pontos base, a favor do euro.

- O mercado espera que daqui a 12 meses a taxa de referência na zona euro ronde os 2% e nos EUA os 0,50%.

Cumps
Anexos
Euribor 3m.png
Euribor 3m.png (4.51 KiB) Visualizado 5430 vezes
Libor USD 3m.png
Libor USD 3m.png (4.91 KiB) Visualizado 5426 vezes
CS EUR index swap 24-03-2011.png
CS EUR index swap 24-03-2011.png (8.39 KiB) Visualizado 5429 vezes
CS USD index swap 24-03-2011.png
CS USD index swap 24-03-2011.png (8.17 KiB) Visualizado 5426 vezes

por Zezezinho » 24/3/2011 17:59

Mais uma vez estou em completo desacordo.

Em longos prazos o mercado perde sempre a memória.

Tendo por exemplo em conta o PSI20, achas que o mercado actualmente se lembra e se deixa influenciar pelo facto do BCP ter estado a 4 € ? Ou que a Sonae Indústria esteve a 12 € ?

Não.

Mais uma vez volto a informar que pessoalmente não vejo lógica alguma do par EUR/USD estar a subir constantemente com os graves problemas que a Europa está a passar. Mas o que interessa a minha opinião ? Nada. Quem manda são os mercados e estes são irracionais.

por djovarius » 24/3/2011 17:52

Muito bem.

Entre Janeiro e Junho de 2010 o mercado descontou estas situações e a partir daí já descontou o facto de afinal elas não serem tão gravosas para a maioria da zona Euro.

O mercado não perde a memória. Nunca. Por exemplo, todos se lembram como o EUR/USD atingiu o seu mínimo de 2000 e como os Bancos Centrais se juntaram para inverter essa situação. E que essa receita funciona, ao passo que um BC a agir sózinho nada consegue.

O mercado tem sempre memória, embora às vezes não pareça. Arrisco até a dizer, que se a crise da Grécia fosse somente da Grécia, nunca o par teria ido tão baixo e a esta hora já estaria novamente bem acima de 1.50 - tal a gravidade do excesso de liquidez do USD

Abraço, amigo

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por Zezezinho » 24/3/2011 17:35

djovarius Escreveu:
Errado. O EUR/USD já esteve nesses valores nos últimos 12 meses, já descontou (como se diz) estas situações.

Sim. Por acaso esteve. E esteve EM JUNHO DE 2010.
Estamos a falar de há 9 meses atrás.
Não se pode dizer de todo que algo esteja "descontado" num prazo já tão atrasado.
Após um prazo tão alargado, o mercado perdeu a memória.

por djovarius » 24/3/2011 17:34

Enganei-me, algo se passa:

O EUR/USD passou de 1.4185 para 1.4220 em 2 minutos e no minuto seguinte voltou abaixo de 1.42 !!

dj

por djovarius » 24/3/2011 17:31

Não tem assim tanto a ver com otimismo.
Desde que não haja pessimismo acrescido, é suficiente.

Além disso, não nos podemos desviar do essencial: a continuação da exacerbada liquidez em USD, a qual provoca uma inflação dos ativos, como o Ouro, petróleo e muitas das restantes matérias primas, para não falar de efeito "elevador" para os mercados acionistas.
Neste caso, repito outra vez, temos a depreciação quase generalizada do USD, sendo o EUR/USD um grande beneficiário, como todos sabemos.
Por hoje, está feita a festa, assim parece. O nosso par já não deve passar (muito) de 1.42

Abraço

dj

por BccDjinn » 24/3/2011 17:25

djovarius Escreveu:Boas,

Errado. O EUR/USD já esteve nesses valores nos últimos 12 meses, já descontou (como se diz) estas situações. Até aqui está tudo conforme o previsto.
Talvez, se a Espanha tiver problemas, possamos ter outra realidade.

A Europa está fraca ? Não é isso que o DAX me diz, ao subir hoje quase 2%. Os mercados estão novamente bem mais calmos e otimistas, com subidas generalizadas, incluíndo Ouro e petróleo, e isso vai tendo implicações no par EUR/USD, o qual já fez há pouco o regresso a 1.42 - isso pode, repito, significar força suficiente para ir às resistências em breve.

Abraço

dj

djovarius,

Não percebo como é que o mercado pode estar optimista com a crise que está instalada na Europa, Grécia, Irlanda, Portugal, Espanha ...
As subidas do petróleo não ajudam nada na recuperação económica, existem empresas a falir quase todos os dias, o desemprego está a níveis elevadíssimos, as taxas de juro idem e o ouro a subir desta maneira demonstra bem a preocupação e o sentimento que se vive, enfim ... não percebo onde é que vão buscar a motivação para tanto optimismo. Acho que andam todos loucos!

Registado: 7/5/2009 13:47

por djovarius » 24/3/2011 16:34

Boas,

Errado. O EUR/USD já esteve nesses valores nos últimos 12 meses, já descontou (como se diz) estas situações. Até aqui está tudo conforme o previsto.
Talvez, se a Espanha tiver problemas, possamos ter outra realidade.

A Europa está fraca ? Não é isso que o DAX me diz, ao subir hoje quase 2%. Os mercados estão novamente bem mais calmos e otimistas, com subidas generalizadas, incluíndo Ouro e petróleo, e isso vai tendo implicações no par EUR/USD, o qual já fez há pouco o regresso a 1.42 - isso pode, repito, significar força suficiente para ir às resistências em breve.

Abraço

dj

por Zezezinho » 24/3/2011 16:28

Alguém me explica porquê é que o EUR/USD continua a subir e a subir, com tanta fraqueza que a Europa está a demonstrar ?

O par não devia estar por volta dos 1,20 devido a isto ?

Isto só me leva a pensar que quanto mais isto sobe, maior probabilidade de apanhar um grande tombo.

por BccDjinn » 24/3/2011 16:23

djovarius Escreveu:Boas tardes,

Excelentes gráficos, paubo, como sempre. Demontram bem o momento em que estamos. Estou desiludido pelo facto do EUR/USD não ter corrigido até aos 1.4030 pelo menos. Não ficou longe disso, tal como antes não tinha ficado longe dos 1.428x
Portanto, temos aqui um pequeno espaço de consolidação.

Rapaziada, então quer dizer que andávamos todos em modo "ursino"!!?? Não fui o único que pensei numa correção e ela funcionou, embora sem ser de grande significado.
Isto é só para dizer que o Fx tem estes momentos técnicos que fazem as coisas ser quase óbvias. Tudo bem. Num mercado complexo, todos temos direito a um momento de maior facilidade.

Agora é só esperar para ver. O par está de regresso a 1.4140 - se voltar a 1.42 deve finalmente testar os valores referidos já neste tópico, 1.428x e a LT um pouco acima.

Abraço

dj

Já chegou e até passou os 1.42...

Registado: 7/5/2009 13:47

por djovarius » 24/3/2011 14:55

Boas tardes,

Excelentes gráficos, paubo, como sempre. Demontram bem o momento em que estamos. Estou desiludido pelo facto do EUR/USD não ter corrigido até aos 1.4030 pelo menos. Não ficou longe disso, tal como antes não tinha ficado longe dos 1.428x
Portanto, temos aqui um pequeno espaço de consolidação.

Rapaziada, então quer dizer que andávamos todos em modo "ursino"!!?? Não fui o único que pensei numa correção e ela funcionou, embora sem ser de grande significado.
Isto é só para dizer que o Fx tem estes momentos técnicos que fazem as coisas ser quase óbvias. Tudo bem. Num mercado complexo, todos temos direito a um momento de maior facilidade.

Agora é só esperar para ver. O par está de regresso a 1.4140 - se voltar a 1.42 deve finalmente testar os valores referidos já neste tópico, 1.428x e a LT um pouco acima.

Abraço

dj

por paubo » 24/3/2011 14:30

Deixo os graficos actualizados do EurUsd.

O ponto onde está inserido, entre os 1,414-1,405, demonstra equilibrio de força no muito curto prazo. A quebra do ultimo valor leva a cotação a ir testar a LTA (neste momento nos 1,392).

Se voltar a caminhar para norte temos a importante zona de resistência situada entre os 1,436 e os 1,421. A evoluir dentro desta zona existe também uma linha descendente que une os máximos de 2008 e 2009 e que neste momento está nos 1,432.
Anexos
240311 EurUsd S b.jpg
240311 EurUsd S b.jpg (101.28 KiB) Visualizado 4360 vezes
240311 EurUsd 4h b.jpg
240311 EurUsd 4h b.jpg (110.36 KiB) Visualizado 4357 vezes
240311 EurUsd 1h b.jpg
240311 EurUsd 1h b.jpg (90.31 KiB) Visualizado 4364 vezes
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 11:31

por ferreira10 » 24/3/2011 12:46

Não obstante a analise técnica que sigo fazendo todos os dias, gosto de cruzar a minha análise técnica com a analise tecnica feita pelos diferentes operadores de mercado.
Os operadores de mercado é que "marcam o paço".Ou enviarem estes relatórios para uma "legião" de investidores, levam a que a «acção conjugada» dessa legião de investidores, desemboque na criação de um padrão.De um comportamento gráfico.De um centro de gravidade.

Muitos dos investidores acabam por «desistir» dos seus suportes e resistências, a favor dos suportes e resistências publicados nestes relatórios.É uma forma natural de calibrar os suportes e resistências.Uma forma de os institucionalizar.Acredito que os operadores também subscrevam relatórios uns dos outros.Ou seja, também eles os calibram.Pelo que acho sempre importante saber para onde o "peixe graúdo" se movimenta.

Hoje de manhã recebi um desses relatórios.Fica aqui, pontualmente, o dito relatório.

Abraço!

Relatório da cortesia da goobulling
Anexos
eurusd 24-3-2011.png
eurusd 24-3-2011.png (71.84 KiB) Visualizado 4412 vezes
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por ferreira10 » 24/3/2011 12:03

zecatreca Escreveu:
ferreira10 Escreveu:Um trade sincronizado. :lol:
Exacto! Amanhã é outro dia!

Acho que a fotocopiadora tirou a triplicar.
Saí agora dos meus curtos.
:)
Abraços

É assim mesmo! É preciso é acertar na "muche"!Que é como quem diz,carregar dinheiro cá para dentro.

Abraço!
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at

por Zecatreca_1001 » 24/3/2011 9:34

ferreira10 Escreveu:Um trade sincronizado. :lol:

Acho que a fotocopiadora tirou a triplicar.
Saí agora dos meus curtos.
:)
Abraços

Registado: 29/11/2007 10:54

por ferreira10 » 24/3/2011 0:24

tonirai Escreveu:
ferreira10 Escreveu:Já saltei fora!Esta-se a segurar muito bem.Em frames mais pequenos, já está a dar sinais de vitalidade!O eurusd está forte.Até "resvalar"(subir) para uma posição mais favorável, acho um risco muito elevado manter posições curtas por muito tempo a estes níveis.Falo numa perspectiva de daytrading

Quase fotocópia do meu único trade de hoje - tirando o facto de o teu ter sido aberto ontem, e o meu hoje de manhã.
Eu não esperei até tão tarde (até porque negoceio numa perspectiva de daytrade), fechei-o pela hora do fecho das praças europeias.
Numa perspectiva de daytrade, não havia mais nada a fazer... ele aguentou-se muito bem, eu esperava que tivesse ido mais abaixo, e tive de reconsiderar.
Amanhã é outro dia.

Um trade sincronizado. :lol:

por tonirai » 24/3/2011 0:08

ferreira10 Escreveu:Já saltei fora!Esta-se a segurar muito bem.Em frames mais pequenos, já está a dar sinais de vitalidade!O eurusd está forte.Até "resvalar"(subir) para uma posição mais favorável, acho um risco muito elevado manter posições curtas por muito tempo a estes níveis.Falo numa perspectiva de daytrading

Quase fotocópia do meu único trade de hoje - tirando o facto de o teu ter sido aberto ontem, e o meu hoje de manhã.
Eu não esperei até tão tarde (até porque negoceio numa perspectiva de daytrade), fechei-o pela hora do fecho das praças europeias.
Numa perspectiva de daytrade, não havia mais nada a fazer... ele aguentou-se muito bem, eu esperava que tivesse ido mais abaixo, e tive de reconsiderar.
Amanhã é outro dia.

Registado: 19/4/2007 18:26

por ferreira10 » 23/3/2011 23:54

Já saltei fora!Esta-se a segurar muito bem.Em frames mais pequenos, já está a dar sinais de vitalidade!O eurusd está forte.Até "resvalar"(subir) para uma posição mais favorável, acho um risco muito elevado manter posições curtas por muito tempo a estes níveis.Falo numa perspectiva de daytrading
Anexos
eurusd 23-3-2011.png
eurusd 23-3-2011.png (66.22 KiB) Visualizado 4607 vezes

por ferreira10 » 23/3/2011 14:26

Perspectivei que em face de uma crise politica iminente, em Portugal, isto caísse mais rapidamente.Não obstante ter sido aqui dito várias vezes, que os mercados já estão fartos de ouvir falar de crises soberanas.Tendo já integrado que é um facto consumado o pedido de ajuda de Portugal.Estou a balizar os 1,40.Mas parece-me que isto está bem escorado!Vou tratar de colocar um stop à frente das minhas posições.Se o governo cair, "penso eu de que" a correcção pode ser maior.Estou à espera desse evento.
Anexos
eurusd 23-3-2011.png
eurusd 23-3-2011.png (67.67 KiB) Visualizado 4749 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, lfstorres, lito, m-m, malakas, Mar58, MR32, nunorpsilva, PiFer, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 170 visitantes