Jerónimo Martins - Tópico Geral
Ulisses Pereira Escreveu:heidje, obviamente que eu sei que há acções sub-valorizadas e outras sobrevalorizadas. É essa a essência do mercado.
Agora quando se afirma isso, tem que se mostrar algumas contas que suportem essa ideia. É por isso que nunca me viste dizer isso.
Um abraço,
Ulisses
Como bem sabes, eu invisto "à la Graham". E não invisto em Growth Stocks. Apenas olho para o passado e não para expectativas de crescimento. Graham, em Security Analisys, apesar de não recomendar a compra de Growth Stocks, estabeleceu critérios value que tinham em conta as expectativas de crescimento. Eu prefiro seguir a recomendação primária de não comprar growth stocks.
Quanto aos €2, não é um valor que tem em conta as expectativas de crescimento, mas sim a ideia de que os lucros não vão aumentar mais do que a média dos 5 últimos anos. Claro que a exposição da JM a mercados emergentes trazem uma boa dose de possibilidade de crescimentos. Se tivermos em conta essa possibilidade, teria de colocar um preço de compra acima dos 2€, mas abaixo dos 6€ (sem grande rigor na afirmação).
Value Investing Portugal:
www.valueinvesting.pt.vu
www.valueinvesting.pt.vu
- Registado: 8/3/2008 16:04
Ulisses Pereira Escreveu:heidje, obviamente que eu sei que há acções sub-valorizadas e outras sobrevalorizadas. É essa a essência do mercado.
Agora quando se afirma isso, tem que se mostrar algumas contas que suportem essa ideia. É por isso que nunca me viste dizer isso.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses,
Na análise técnica que importância têm o valor da acção em função da empresa?
Eu cada vez dou menos importância ao valor, só faço contas para saber quantas compro com o capital que tenho disponivel para aquela "aposta", claro que as permissas de entrada são outras. estarei certo ou errado?
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
joaoventura Escreveu:heidje Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Não davas mais de 2 euros? Que contas são essas?
Eu não disse que ela valia 2€! Eu disse que não dava mais de 2€ por ela. Se tivesses de manter esta empresa por 10 anos comprarias a 11€? Há 2 anos vendia-se a 3€... está a 11€! Apesar de estar em crescimento os lucros em 3 anos nem chegaram a duplicar. O melhor trimestre que a JM teve foi de 0,15€.
Atenção a um pormenor persistente: Esta bolsa é uma bolsa secundária, logo não tem de ter uma relação directa com o valor da empresa. E nós vemos isto acontecer com qualquer cotada, que (de vez em quando) mesmo com noticias boas os preços da acção baixam, e sobem com noticias más.. Pode-se dizer que haverá uma correlação (mais ou menos frouxa) mas nunca uma relação directa..
Logo, os preços aqui tratados são o que as pessoas estão dispostos a dar pela acção. Se a malta está disposta a dar 11,0€ por uma acção da JM e amanhã estará disposta a dar 11,1€, então eu comprarei hoje para vender amanhã (Procura/Oferta)..
Agora, para comprar e manter, obviamente que é melhor comprar por um valor baixo que nunca mais seja atingido no futuro, para se ter um ganho. Mas é melhor ter cuidado com o buy-and-hold..
Mas esta discussão começou com esta fraca notícia sobre Waren Buffett, que não é um especulador de curto prazo - http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=474693
O
www.valueinvesting.pt.vu
www.valueinvesting.pt.vu
heidje Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Não davas mais de 2 euros? Que contas são essas?
Eu não disse que ela valia 2€! Eu disse que não dava mais de 2€ por ela. Se tivesses de manter esta empresa por 10 anos comprarias a 11€? Há 2 anos vendia-se a 3€... está a 11€! Apesar de estar em crescimento os lucros em 3 anos nem chegaram a duplicar. O melhor trimestre que a JM teve foi de 0,15€.
Atenção a um pormenor persistente: Esta bolsa é uma bolsa secundária, logo não tem de ter uma relação directa com o valor da empresa. E nós vemos isto acontecer com qualquer cotada, que (de vez em quando) mesmo com noticias boas os preços da acção baixam, e sobem com noticias más.. Pode-se dizer que haverá uma correlação (mais ou menos frouxa) mas nunca uma relação directa..
Logo, os preços aqui tratados são o que as pessoas estão dispostos a dar pela acção. Se a malta está disposta a dar 11,0€ por uma acção da JM e amanhã estará disposta a dar 11,1€, então eu comprarei hoje para vender amanhã (Procura/Oferta)..
Agora, para comprar e manter, obviamente que é melhor comprar por um valor baixo que nunca mais seja atingido no futuro, para se ter um ganho. Mas é melhor ter cuidado com o buy-and-hold..
Ulisses Pereira Escreveu:Há 2 anos valia 3 e tu dizes que não davas 2 euros. E queria perceber porque é que os 3 euros é que estavam certos e os 11 errados. Eu só queria perceber quais as tuas contas, mais nada...
Nunca disse que os 3 euros estavam certos!
www.valueinvesting.pt.vu
www.valueinvesting.pt.vu
Ulisses Pereira Escreveu:Há 2 anos valia 3 e tu dizes que não davas 2 euros. E queria perceber porque é que os 3 euros é que estavam certos e os 11 errados. Eu só queria perceber quais as tuas contas, mais nada...
Porque é que o Warren Buffet não comprou a JM a 3€?
Há subidas racionais e subidas irracionais. A Jerónimo Martins é uma subida irracional.
Queres uma subida racional?
No dia 7 de julho 2010 perguntei aqui no caldeirão o que achavam da FRD - Friedman Industries. Estava a €5,5. Ultrapassou, este ano os 10€. Isto porque os 5,5€ eram valores irracionais. A especulação tanto pode levar as acções a preços ridiculamente baixos como a preços ridiculamente altos. O que não significa que os preços ridiculamente altos não possam subir mais. Veja-se o exemplo da VALinux em 2000.
www.valueinvesting.pt.vu
www.valueinvesting.pt.vu
Ulisses Pereira Escreveu:Não davas mais de 2 euros? Que contas são essas?
Editado pela última vez por heidje em 22/3/2011 18:29, num total de 1 vez.
www.valueinvesting.pt.vu
www.valueinvesting.pt.vu
futriber1 Escreveu:heidje Escreveu:newtrade Escreveu:Jeronimo cumpre com todos os requesitos de investimento de warren buffet.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=474693
É preciso dizer que cumpre "alguns" critérios para entrar no radar. Ninguém compra um automóvel mercedes por €50000 apenas porque considera as jantes bonitas. Falando no concreto, a margem operacional de 4,97%, o valor contabilístico de €1,34, o activo corrente líquido negativo e a divida e passivos elevados são factores que levariam Warren Buffett a eliminar automáticamente a Jerónimo Martins do seu radar. Além disso a rentabilidade das acções da Jerónimo Martins é bem inferior ao Yield da dívida soberana.
Muito cuidado com este tipo de notícias que induzem a formação do raciocínio por artigos que falam meias verdades e fazem da "parte" o "todo".
Quem sabe não há aqui uma mãozinha corporativa nesta notícia...
Boas,
A dívida/passivo da JM é muito baixo, quando comparado com a capitalização bolsista e com as outras empresas do PSI20. (ou então não percebi nd do último relatório).
Falas do rácio "quando comparado" com as empresas do PSI20 (que por sinal estão bastante endividadas) - http://economico.sapo.pt/noticias/cotad ... 87237.html .
Compara a dívida e o passivo com o capital próprio da empresa! Vê como anda o activo e o passivo corrente... muito por causa da margem financeira operacional reduzida do retalho.
www.valueinvesting.pt.vu
www.valueinvesting.pt.vu
heidje Escreveu:newtrade Escreveu:Jeronimo cumpre com todos os requesitos de investimento de warren buffet.
É preciso dizer que cumpre "alguns" critérios para entrar no radar. Ninguém compra um automóvel mercedes por €50000 apenas porque considera as jantes bonitas. Falando no concreto, a margem operacional de 4,97%, o valor contabilístico de €1,34, o activo corrente líquido negativo e a divida e passivos elevados são factores que levariam Warren Buffett a eliminar automáticamente a Jerónimo Martins do seu radar. Além disso a rentabilidade das acções da Jerónimo Martins é bem inferior ao Yield da dívida soberana.
Muito cuidado com este tipo de notícias que induzem a formação do raciocínio por artigos que falam meias verdades e fazem da "parte" o "todo".
Boas,
A dívida/passivo da JM é muito baixo, quando comparado com a capitalização bolsista e com as outras empresas do PSI20. (ou então não percebi nd do último relatório).
- Registado: 29/11/2007 3:31
Eu falo por mim ,continuo a acreditar na jerónimo martins,e continuo a acreditar que vai continuar a apresentar optimos resultados e porquê?
Cada vez tem menos exposição ao mercado nacional,e pelo que se sabe portugal este ano a nivel economico vai entrar em recessão.
A maior parte dos lucros já vêm da Polonia, que este ano vai crescer, e esse mesmo crescimento até foi revisto em alta.
Perspectiva de entrar noutro mercado fora de Portugal já anunciado, a curto médio prazo.
Aliado a uma equipa de profissionais muito ambiciosos.
Vejo uma série de ingredientes para esta empresa continuar a ter um futuro muito risonho e acredito que tudo isto se acabará por refletir na evolução do preço das accoes.
Cada vez tem menos exposição ao mercado nacional,e pelo que se sabe portugal este ano a nivel economico vai entrar em recessão.
A maior parte dos lucros já vêm da Polonia, que este ano vai crescer, e esse mesmo crescimento até foi revisto em alta.
Perspectiva de entrar noutro mercado fora de Portugal já anunciado, a curto médio prazo.
Aliado a uma equipa de profissionais muito ambiciosos.
Vejo uma série de ingredientes para esta empresa continuar a ter um futuro muito risonho e acredito que tudo isto se acabará por refletir na evolução do preço das accoes.
aaugustobb Escreveu:
E o sr. gostava de poder comprar a JM mais barato...mas não será muito fácil...eu tambem não me importava de comprar mais algumas a preços mais baixos...mas não será facil...eu hoje já tentei comprar mais um caixote delas quando elas foram à casa dos 11,03...mas não consegui...
...no meu banco (best) diz que o acesso à euronext lisbon está temporariamente indisponivel...por isso não consigo dar nenhuma ordem...não sei se é geral ou se é problema apenas do meu banco...
Não dava mais de €2 pela JM. Seria um louco se achasse que com um simples "post" iria manipular os mercados levando-os a esses preços. Seria ainda mais louco se pensasse que iria ficar rico com "posts" no caldeirão da bolsa.
Ridículo!
www.valueinvesting.pt.vu
www.valueinvesting.pt.vu
aaugustobb Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:augusto, por que é que quando alguém faz uma análise pessimista de uma acção, aparece logo alguém a dizer que ele quer comprar barato? Aqui no Caldeirão sugiro que não o façam...
Um abraço,
Ulisses
Ulisses, acho que o meu comentário não tem nada de mais...penso que não foi agressivo, nem desrespeitoso...foi apenas um comentário normal, muito em linha com muitos outros...
Quanto ao interesse de alguem se dar ao trabalho de colocar aqui uma análise, tanto optimista como pessimista, normalmente é com a intenção de o pessoal comprar ou vender essa ação... ( é porque essa pessoa tem algum interesse nesse activo ) o que eu acho perfeitamente normal...como tambem o meu comentário acho que não tem nada de mais...mas só me resta pedir desculpas ao Ulisses...
Ora essa, mas porquê e a que propósito?
- Registado: 29/11/2007 2:26
Ulisses Pereira Escreveu:Quanto ao interesse de alguem se dar ao trabalho de colocar aqui uma análise, tanto optimista como pessimista, normalmente é com a intenção de o pessoal comprar ou vender essa ação...
Não concordo nada com isto. Acho que é uma questão de partilha de conhecimentos. Felizmente que há muitas pessoas que deixam análises sobre acções que não têm em carteira e não têm qualquer interesse se os outros compram ou vendem.
Um abraço,
Ulisses
Eu disse « normalmente » porque eu sei que existem aqui meia duzia de pessoas que não fazem isso...mas tambem existem aqui muitas pessoas que fazem análises tipo recomendação que vão de encontro aos seus interesses ( o que eu até acho bem, porque assim ajuda a estarmos mais atentos)...
Mas não te preocupes que eu não faço mais comentários.
Editado pela última vez por aaugustobb_69 em 22/3/2011 14:33, num total de 1 vez.
- Registado: 29/11/2007 1:39
Quanto ao interesse de alguem se dar ao trabalho de colocar aqui uma análise, tanto optimista como pessimista, normalmente é com a intenção de o pessoal comprar ou vender essa ação...
Não concordo nada com isto. Acho que é uma questão de partilha de conhecimentos. Felizmente que há muitas pessoas que deixam análises sobre acções que não têm em carteira e não têm qualquer interesse se os outros compram ou vendem.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:augusto, por que é que quando alguém faz uma análise pessimista de uma acção, aparece logo alguém a dizer que ele quer comprar barato? Aqui no Caldeirão sugiro que não o façam...
Um abraço,
Ulisses
Ulisses, acho que o meu comentário não tem nada de mais...penso que não foi agressivo, nem desrespeitoso...foi apenas um comentário normal, muito em linha com muitos outros...
Quanto ao interesse de alguem se dar ao trabalho de colocar aqui uma análise, tanto optimista como pessimista, normalmente é com a intenção de o pessoal comprar ou vender essa ação... ( é porque essa pessoa tem algum interesse nesse activo ) o que eu acho perfeitamente normal...como tambem o meu comentário acho que não tem nada de mais...mas só me resta pedir desculpas ao Ulisses...

Ulisses Pereira Escreveu:augusto, por que é que quando alguém faz uma análise pessimista de uma acção, aparece logo alguém a dizer que ele quer comprar barato? Aqui no Caldeirão sugiro que não o façam...
Um abraço,
Ulisses
Concordo, mas...
Eu não fiz uma análise, nem uma análise pessimista. Apenas apresentei factos contabilísticos que, de acordo com o que Warren Buffett vem dizendo nas suas cartas enviadas aos accionistas da Berkshire Hathaway, fazem prova do desinteresse de Warren Buffett pela Jerónimo Martins. De qualquer forma não deixa de haver uma indução da minha parte que considero de extrema probabilidade.
www.valueinvesting.pt.vu
www.valueinvesting.pt.vu
heidje Escreveu:newtrade Escreveu:Jeronimo cumpre com todos os requesitos de investimento de warren buffet.
E o sr. gostava de poder comprar a JM mais barato

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, PAULOJOAO, Phil2014, Rafael Abreu, Shimazaki_2 e 94 visitantes