Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Questões relativas a Warrants.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por FastMind » 16/10/2003 10:15

Desde já os meus agradecimentos pelo reply mto esclarecedor !

Vou tentar "assimilar" ainda melhor a informação !

Cumprimentos

fm
FastMind

por MarcoAntonio » 16/10/2003 0:42

1) Os critérios são estabelecidos pelo Emitente do Warrant e controlados pelo Market Maker (o qual é responsável pela liquidez do warrant a maior parte do tempo). Quanto ao valor do warrant, segue modelos teoricos que dependem do strike, da data de maturidade, da volatilidade do subjacente, etc...

2) Os warrants são autonomos pelo que a sua negociação não se baseia, regra geral, no pressuposto de que permitem comprar/vender o subjacente a um certo valor. A negociação baseia-se na variação do valor teórico do warrant sendo que, chegando à data de maturidade, se o warrant tiver valor, esse valor será entregue a quem detem o warrant (a isto chama-se liquidação financeira). Assim, se chegasse à maturidade com o BCP a valer 1.89€, recebería por cada warrant (dado que a paridade é 1/1) 0.29€...
Se no entanto a cotação estivesse agora a 1.89€, o valor teórico do warrant sería superior (sugiro a leitura deste post para compreender porquê - http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... latilidade - leia o meu segundo post dentro do tópico)

O valor teórico é composto pelo valor temporal (que reflecte o potencial que o warrant tem de valorização) acrescido do valor intrínseco (este último é o valor que o warrant tería se a data de maturidade fosse «hoje»).

Por fim, relativo ao final deste ponto, Futuros são uma coisa e Warrants são outra. A mecânica dos warrants é bastante diferente e mais complexa que a dos Futuros.

3) O direito é sempre de comprar a 3600€... O warrant vale teoricamente 1,72 porque ainda não chegamos à maturidade (se a maturidade fosse hoje o warrant valia zero porque está out-of-the-money, ou seja, o valor intrinseco actual é zero... no entanto ele tem um valor temporal que deriva do seu potencial... o link que forneci no ponto anterior permite-lhe compreender o porquê do warrant ter o valor apesar de estar out-of-the-money). É como quem compra um seguro (este tem valor, independentemente de virmos a ter um acidente que venha a fazer uso dele ou não, no post está explicado mais detalhadamente).

4) Os emitentes é que decidem sobre que activos lançam warrants ou não. Escolhem pois aqueles activos onde julgam que há mais interesse por parte do mercado alvo. Em Portugal existe um grande interesse sobre o DAX, de títulos nacionais essencialmente sobre as blue chips (PTC e companhia) e ainda sobre o mercado cambial onde os warrants são bastante úteis para a realização de determinadas estratégias de cobertura de risco.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 16/10/2003 10:31, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

respostas

por FastMind » 16/10/2003 0:33

Mto bom, encontrei algumas respostas em :

http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=47

Cpts
FastMind

Questões relativas a Warrants.

por FastMind » 16/10/2003 0:11

Boa Noite,

Desculpem mas estou agora a entrar pelo mundo dos warrants e tenho dúvidas MTO BASICAS e queria ver se me podiam eventualmente indicar documentação para ler e aprender ou eventualmente clarificar as minhas "ideias" ! Quem não sabe é como quem não vê !! :)

As dúvidas...

1) Já percebi que os valores de intervalo de compra / venda dos warrants são "controlados" por um critério...que ainda não compreendo ! Ao contrário das acções onde são as pessoas q controlam o preço com base em ordens de compra e venda, neste caso o intervalo está sempre estabelecido.....faz-me confusão sobre os critérios que controlam estes intervalos e já agora "quem é que controla" ?

2) Outra coisa que me faz confusão é porque é que os warrants estão com um valor sempre superior ao valor real da acção !!
Por exemplo :

***BCP C 1,60 12/03/CZ ***

Do modo como me explicaram este warrant (paridade 1/1) dá o direito em 12/03 (será no fim do mês ? no principio ?) de adquirir BCP a 1,60.

AGora considerando que este warrant está à venda neste momento por 0,29, então quer dizer que estou a adquirir o direito de comprar BCP a 1,89 em Dezembro quando ele está neste momento a 1,82 !

Porque é que os warrants não acompanham de forma mais "próxima" os preços dos titulos a q correspondem ?

Se eu estou a comprar um direito de adquirir bcp a 1,89 e ele neste momento está a 1,82, e se eu estou de facto a pensar em executar, porque é que não o compro a 1,82 em vez de (reservar) a compra a 1,89 ?? É por esta razão que não compreendo porque é que os futuros não andam mais próximos do valor real da acção.

3) Assim como não compreendo o ponto anterior, muito menos compreendo por exemplo o comportamento do

DAX C 3600 12-03/CT que hoje chegou a comercializar a 1,72 (paridade 0,01), ou seja estou a adquirir um direito de comprar o indíce a 3772 ? é que o indice está a 3572 !! não é uma diferença mto grande ????

4) Porque é que no mercado nacional, pelo menos na minha corretora BIG apenas tenho disponiveis titulos em warrants como o bcp, ptc, edp e pouco mais ? O resto é tudo indices e moeda..!

Bom chega de dúvidas, espero q alguem me esclareça ou me aponte a direcção certa :)

Cumprimentos

FastMind
FastMind

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], IX Hispana, paul_invest e 189 visitantes