Portugal Telecom - Tópico Geral
Ulisses Pereira Escreveu:pmcpinto, com a maior sinceridade, aquele gigantesco dividendo extraordinário fez com que tenha dificuldade em a analisar nos próximos tempos.
Um abraço,
Ulisses
Não sei quantas vezes foi a votos nesta 2ª série de discos pedidos, que me lembre nenhuma! Analizada foi uma única vez em 2009 na 1ª série.
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Re: Pareçe...
rasteiro Escreveu:que esta menina está a passar ao lado desta subida.
Segundo analizei no gráfico, é de ponderar uma entrada pelos 8.10 8.20.
Penso que está no ponto.
O dedo no gatilho, já está pronto a disparar....
Abraços
Cuidado. Eu esperaria pela abertura de amanhã para ver se há sinais de reversão.
Com este volume de transações, basta "alguém" descarregar um camião e, lá vai ela, até aos 7.65

- Registado: 29/11/2007 1:44
rodrigooo Escreveu:Por favor , os entendidos podem postar um gráfico actualizado .
Muito obrigado.
Não há muito a dizer. Desde o início do ano que anda a negociar entre os [8,10-8,68]. É esperar e ver para que lado a acção vai quebrar. Gráfico:
- Anexos
-
- img_12995866869949.gif (16.4 KiB) Visualizado 3670 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Merrill Lynch diz que acções da PT oferecem retorno de 30%
08 Março 2011 | 11:06
Bank of América Merrill Lynch baixou preço-alvo da PT, mas continua a recomendar “comprar”, dado o elevado retorno que estima para as acções.
O Bank of América Merrill Lynch reduziu o preço-alvo das acções da Portugal Telecom, de 10,60 para 9,70 euros, mas continua a recomendar a compra dos títulos, uma vez que estima que as acções gerem um retorno de 30% nos próximos 12 meses.
Numa nota de “research” de hoje, a que o Negócios teve acesso, o banco de investimento assinala que a Portugal Telecom, depois de pagar um dividendo de 1,30 euros (metade deste valor corresponde à segunda parcela da remuneração extraordinária), apresentará um “dividend yield” de 9,8%.
A revisão em baixa do preço-alvo (que inclui ainda o dividendo extraordinário de 0,65 euros a pagar em Maio) ficou a dever-se à “fraca” evolução do negócio doméstico no quarto trimestre e ao valor da dívida mais elevado do que o estimado.
O Bank of América Merrill Lynch considera que a PT é “uma das operadoras de rede fixa com melhor prestação entre as incumbentes europeias”, estimando uma evolução positiva no EBITDA e um “capex” (investimento de capital) mais reduzido entre 2012 e 2013, isto quando a rede de fibra óptica atingir 1,6 milhões de casas no final deste ano.
Quanto à actividade internacional, a casa de investimento acredita que estão a ser avaliados a desconto pelos investidores. “Acreditamos que uma estrutura accionista mais simples na Oi, um novo modelo de negócio e uma política de dividendos clara vão aumentar o valor do investimento no longo prazo”, diz o Bank of América Merrill Lynch.
As acções da Portugal Telecom seguem a descer 0,21% para 8,204 euros.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=472025
08 Março 2011 | 11:06
Bank of América Merrill Lynch baixou preço-alvo da PT, mas continua a recomendar “comprar”, dado o elevado retorno que estima para as acções.
O Bank of América Merrill Lynch reduziu o preço-alvo das acções da Portugal Telecom, de 10,60 para 9,70 euros, mas continua a recomendar a compra dos títulos, uma vez que estima que as acções gerem um retorno de 30% nos próximos 12 meses.
Numa nota de “research” de hoje, a que o Negócios teve acesso, o banco de investimento assinala que a Portugal Telecom, depois de pagar um dividendo de 1,30 euros (metade deste valor corresponde à segunda parcela da remuneração extraordinária), apresentará um “dividend yield” de 9,8%.
A revisão em baixa do preço-alvo (que inclui ainda o dividendo extraordinário de 0,65 euros a pagar em Maio) ficou a dever-se à “fraca” evolução do negócio doméstico no quarto trimestre e ao valor da dívida mais elevado do que o estimado.
O Bank of América Merrill Lynch considera que a PT é “uma das operadoras de rede fixa com melhor prestação entre as incumbentes europeias”, estimando uma evolução positiva no EBITDA e um “capex” (investimento de capital) mais reduzido entre 2012 e 2013, isto quando a rede de fibra óptica atingir 1,6 milhões de casas no final deste ano.
Quanto à actividade internacional, a casa de investimento acredita que estão a ser avaliados a desconto pelos investidores. “Acreditamos que uma estrutura accionista mais simples na Oi, um novo modelo de negócio e uma política de dividendos clara vão aumentar o valor do investimento no longo prazo”, diz o Bank of América Merrill Lynch.
As acções da Portugal Telecom seguem a descer 0,21% para 8,204 euros.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=472025
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Riscas,
mandei-te uma resposta por MP mas ela não parece sair da caixa de saída.
-----
Sobre a cotação e sobre a oi:
Se hoje fechou a 8,20, e supondo que a cotação não suba nem desça até aos dividendos que estão próximos - o extraordinário, e o ordinário que presumo ainda seja numa só tranche neste ano (a ideia do dividendo semestral segundo percebi será só no próximo ano), então a PT deveria valer depois dos dividendos algo em torno de 6,90 (8,20 - 1,30).
Ora admitindo que o cenário de um dividendo ordinário de 0,65 se concretiza a partir de 2012, teremos uma DY superior a 9%! Se o negócio fosse uma indústria de tabaco - muito madura e com limitações no crescimento - eu acharia generoso. Num negócio com muito maior potencial de crescimento como são as telecomunicações, eu acho estupidamente barato. Ou seja o mercado já nem parece valorizar uma empresa que aparentemente sempre cumpriu com o valor que prometeu ao mercado, ou então está muito receoso sobre a actividade nova da empresa - a oi.
Sobre a oi:
Eu acho que prudência faz sentido e aconselha-se. A oi colecta mais de metade da receita de áreas muito maduras e com tendência para diminuição (assinaturas de telefone fixo comunicações locais e DDD (longa distância)). Agora olhando para os números, pode pensar-se que se não se fizer nada ao dinheiro resultante dos aumentos de CS, a oi pode pelo menos diminuir a dívida líquida. Na pior das hipóteses, a empresa não investe, não angaria novos clientes, definha, mas nesse caso consegue gerar um FCF de 10 mil milhões de reais por ano (já com dívida diminuida). Ou seja em menos 4 anos a PT recupera o seu investimento. Outro cenário é o mais lógico - a empresa investe, cimenta a posição de operador de referência (a banda larga ainda tem muito para crescer), não dá tanto caixa, mas consegue equilibrar com o segmento móvel e de dados as perdas de receita que continuará a ter na parte da telefonia fixa. Mas com um ebidta de 10 mil milhões/ano, parece-me confortável que haja em simultâneo verba suficiente para suportar as exigências de capex e um dividendo que se tornará o principal nas receitas da própria PT.
É evidente que eles (PT) podem-se dar muito mal com os actuais accionistas da oi, e pode acontecer muita coisa na economia do Brasil. Mas conviver com riscos assim e com uma expectativa de remuneração como esta, é um conforto que poucas acções dão.
mandei-te uma resposta por MP mas ela não parece sair da caixa de saída.
-----
Sobre a cotação e sobre a oi:
Se hoje fechou a 8,20, e supondo que a cotação não suba nem desça até aos dividendos que estão próximos - o extraordinário, e o ordinário que presumo ainda seja numa só tranche neste ano (a ideia do dividendo semestral segundo percebi será só no próximo ano), então a PT deveria valer depois dos dividendos algo em torno de 6,90 (8,20 - 1,30).
Ora admitindo que o cenário de um dividendo ordinário de 0,65 se concretiza a partir de 2012, teremos uma DY superior a 9%! Se o negócio fosse uma indústria de tabaco - muito madura e com limitações no crescimento - eu acharia generoso. Num negócio com muito maior potencial de crescimento como são as telecomunicações, eu acho estupidamente barato. Ou seja o mercado já nem parece valorizar uma empresa que aparentemente sempre cumpriu com o valor que prometeu ao mercado, ou então está muito receoso sobre a actividade nova da empresa - a oi.
Sobre a oi:
Eu acho que prudência faz sentido e aconselha-se. A oi colecta mais de metade da receita de áreas muito maduras e com tendência para diminuição (assinaturas de telefone fixo comunicações locais e DDD (longa distância)). Agora olhando para os números, pode pensar-se que se não se fizer nada ao dinheiro resultante dos aumentos de CS, a oi pode pelo menos diminuir a dívida líquida. Na pior das hipóteses, a empresa não investe, não angaria novos clientes, definha, mas nesse caso consegue gerar um FCF de 10 mil milhões de reais por ano (já com dívida diminuida). Ou seja em menos 4 anos a PT recupera o seu investimento. Outro cenário é o mais lógico - a empresa investe, cimenta a posição de operador de referência (a banda larga ainda tem muito para crescer), não dá tanto caixa, mas consegue equilibrar com o segmento móvel e de dados as perdas de receita que continuará a ter na parte da telefonia fixa. Mas com um ebidta de 10 mil milhões/ano, parece-me confortável que haja em simultâneo verba suficiente para suportar as exigências de capex e um dividendo que se tornará o principal nas receitas da própria PT.
É evidente que eles (PT) podem-se dar muito mal com os actuais accionistas da oi, e pode acontecer muita coisa na economia do Brasil. Mas conviver com riscos assim e com uma expectativa de remuneração como esta, é um conforto que poucas acções dão.
Pedro Carriço
pocoyo Escreveu:FilRib Escreveu:Boas.
Tenho uma pergunta que se calhar é um pouco básica: Porque é que as empresas obtém lucros e não amortizam na divida?
Ou seja, vemos casos de empresas obter imensos lucros mas continuam a ter muita divida... porque não abatem essa divida abdicando dos lucros....?
Deves estar a falar da EDP.
Porque têm uma politica de dividendos agressiva e porque têm que financiar o crescimento.
Por acaso, estava a pensar nela. Mas já viste o que me poderia acontecer se falasse na EDP neste tópico? (ainda estamos a jeito)

- Registado: 4/8/2010 10:09
FilRib Escreveu:Boas.
Tenho uma pergunta que se calhar é um pouco básica: Porque é que as empresas obtém lucros e não amortizam na divida?
Ou seja, vemos casos de empresas obter imensos lucros mas continuam a ter muita divida... porque não abatem essa divida abdicando dos lucros....?
Ter dívida não é mau de todo, se estiver num nível sustentável pode alavancar o negócio, melhorar o ROE e libertar capital próprio para outros projectos. Por outro lado a dívida tem um efeito de economia fiscal, uma vez que a remuneração da dívida diminui o volume tributável e faz descer o IRC.
Pedro Carriço
FilRib Escreveu:Boas.
Deves estar a falar da EDP.
Porque têm uma politica de dividendos agressiva e porque têm que financiar o crescimento.
Boas.
- Registado: 4/8/2010 10:09
No relatório não há notas explicativas para alguns itens, e por isso não dá para perceber o padrão de alguns valores. Há nas despesas, dois itens que sobem muito significativamente o que pode querer dizer que talvez não sejam repetíveis (sejam não recorrentes).
Parece-me ter havido um aumento significativo nas outros despesas e em despesas gerais e administrativas. Um acréscimo destas duas de quase 600 milhões no trimestre. Se não tivesse ocorrido, a margem do ebidta não teria caído 7%. 600 milhões de diferença é muita coisa - é mais de 8% da receita líquida. Mas como disse, como não há notas explicativas não há como concluir sobre este aumento.
Parece-me ter havido um aumento significativo nas outros despesas e em despesas gerais e administrativas. Um acréscimo destas duas de quase 600 milhões no trimestre. Se não tivesse ocorrido, a margem do ebidta não teria caído 7%. 600 milhões de diferença é muita coisa - é mais de 8% da receita líquida. Mas como disse, como não há notas explicativas não há como concluir sobre este aumento.
Pedro Carriço
Re: Resultados OI - 4º trimestre de 2010
luka Escreveu:Deep Puple Escreveu:Como irá reagir o mercado com estes resultados.
http://ri.oi.com.br/oi/web/arquivos/Oi_ ... 0_port.pdf
Acho que vai reagir mal aos reultados da OI ... (aliàs jà està a reagir mal)
A PT entra no Brasil, para ir buscar crescimento (pagando caro a participaçao na Oi) e os resultados desta... deixo-os ver :
Luka,
Esses -65,6% existem porque de prejuízo passou a lucro. Ainda bem que essa variação foi negativa

De qualquer forma, os valores assim apresentados escondem coisas importantes - houve prejuízo no trimestre que passou a lucro por efeito de um crédito fiscal. O peso do endividamento continua enorme - existem 30 mil milhões de reais de dívida bruta e sensivelmente metade de dívida líquida. Significa isso que se o encaixe dos CS's fosse só para equilíbrio de balanço, a empresa poderia passar a lucrar uns 4 mil milhões de reais por ano (e um fluxo de caixa bem maior). Supondo no entanto que o volume de amortização se reaplica em capex, poderia uma participação de 25% render uns 450 milhões de euros por ano - ou seja 0,50 euros do dividendo futuro pode logo ser garantido com as operações no Brasil. Para quem está na PT pelo rendimento, isso parece um cenário interessante.
Voltando à oi: o tráfego de telefonia fixa caiu uns 600 milhões de reais (quase 7% do total) por trimestre (em relação ao mesmo trimestre de 2009). Aqui haverá a destacar menor volume de tráfego local e de longa distância, que poderão continuar a cair por pressão de concorrência.
Basicamente existem quatro grandes áreas de facturação na oi:
1 - Assinaturas telefone fixo ~ 2600 milhões/trimestre
2 - Chamadas fixo (local, para móvel e longa distância) ~ 3000 milhões/trimestre
3 - Dados (internet) ~ 2300 milhões
4 - Móvel ~ 3000 milhões
(tirando os impostos dá uns 7,xx mil milhões de reais por trimestre. Tirando custos de 5 mil milhões, temos o ebidta de 2,XX milhões)
A segunda receita está sob pressão da concorrência. A primeira depende de regulação, por enquanto é favorável à oi. Na 3ª e 4ª é possivelmente onde se espera o grosso do crescimento.
Pedro Carriço
luka Escreveu:Deep Puple Escreveu:Como irá reagir o mercado com estes resultados.
A PT entra no Brasil, para ir buscar crescimento (pagando caro a participaçao na Oi) e os resultados desta... deixo-os ver :
Poderá reagir mal, mas de momento tem mais pressão de compra em relação a venda (Ultima cotação 8.228)
- Registado: 31/5/2010 14:22
Deep Puple Escreveu:Como irá reagir o mercado com estes resultados.

- Anexos
-
- Prudencia: Resultados da Oi deverao ser em queda ...
- Resultados da Oi.jpg (54.33 KiB) Visualizado 4537 vezes
Editado pela última vez por Luka! em 4/3/2011 13:27, num total de 1 vez.
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
resultados oi
pdcarrico Escreveu:barnabe619 Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=470985
Não tem mais nada a ver com a PT, mas tenho uma duvida quanto a esta noticia.
Sera que a telefónica decidiu (porque detém 60% do capital e portanto tem um poder de decisão muito importante) distribuir um dividendo tão importante porque falta de liquidez ?![]()
Ou será que ando a imaginar coisas ?
É uma forma de diminuir o valor do investimento e dar um sinal ao mercado de que conseguirá resgatar os 7,5 mil milhões que investiu. Recebendo 600 milhões (300 da parte da PT) é como se dissessem que já fizeram o cash-in dos primeiros 300 do bolo dos 7500.
No final de 2010, a vivo tinha pouco mais de 2100 milhões de reais em caixa (em 2009 tinha 1200). Por outro lado quase não têm dívida a vencer em 2011. Ficam é com um capital circulante negativo equivalente ao dividendo, provavelmente contam com a geração de caixa para irem pagando a fornecedores. De qualquer maneira parecem secar o caixa todo. Mesmo com resultados óptimos neste ano, não me parece que consigam repetir idêntico dividendo no próximo.
- Registado: 31/5/2010 14:22
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, Gioes, Jonas74, Luzemburg, PacoNasssa, PAULOJOAO, Shimazaki_2, yggy e 233 visitantes