Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Trend following: discussão de sistemas de trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JCS » 11/3/2011 2:01

rsacramento Escreveu:ambos os exemplos têm o seu purgatoriozito, mas o S&P 500 ao pé do cac é o céu ao lado do inferno

(inferno == lateralização prolongada)

Por isso é que normalmente faço uma triagem tendo em conta a escolha de titulos que normalmente tem o hábito de criar boas Trends no passado (o que não garante boas trends no futuro mas é uma forma de selecionar...). O cac provavelmente estaria nas minhas escolhas apesar de tudo (repara de 2003 a 2007 e de 2008 a 2009) :wink: .

É como digo, aquelas duas grandes tendências mais que pagariam toda a trapalhada que tem feito ultimamente. Quando investimos nunca sabemos se vai dar trapalhada ou não, pelo que não há maneira de evitar...

Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Elias » 11/3/2011 1:58

Sim, JCS, concordo com tudo o que escreveste, apenas quis chamar a atenção para um pormenor que pode alterar o aspecto do gráfico (mas mantendo a tendência).

Por exemplo, a "famosa" OPA da PT, no diário tens um gapão e no semanal tens um velão :lol:

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por ferreira10 » 11/3/2011 1:57

rsacramento Escreveu:ambos os exemplos têm o seu purgatoriozito, mas o S&P 500 ao pé do cac é o céu ao lado do inferno

Exacto! Tenho o mesmo entendimento.Aliás, vou mais longe;entre o sp500 e o eurusd, escolheria o eurusd.A quase inexistência de Gaps, essa «coisa feia»(que pode, não obstante, ser aproveitada; há técnicas que tiram partido do fecho de gaps),no eurusd e o horário de negociação, são os motivos subjectivos que me levam a escolher o eurusd.

Em parte, desembocamos na conclusão de sempre;a velha máxima de "siga a tendência".Aliás, no sistema do "Cem", era notória a dificuldade de tirar "proveitos" em situações de lateralização prolongada.Pelo que na minha perspectiva, um bom sistema, deve assentar nessa primeira premissa.Detectar a "existência de uma tendência".

No sistema apresentado pelo "JCS", aplicados a frames pequenos, e repito, quanto ao "semanal" nada posso concluir, para além do problema associado à lateralização, e à falta de volatilidade, este segundo problema leva a que a cotação não descole da mm40, existe outro problema associada à técnica de "channel breackout"; na ânsia de apanharmos a cotação numa posição reveladora de que está a fazer um movimento de afastamento da sua mm40,entramos no pior ponto de entrada.Que é feita no máximo (no caso de entrada longa), antes de fazer um movimento de encontro à média móvel.

Não faltam por ai sistemas.E alguns deles brilhantes! Tenha a gente tempo para ler e experimenta-los, para ver se se ajustam ao nosso modo de negociar.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por JCS » 11/3/2011 1:54

Elias Escreveu:Uma coisa tenho de admitir: os gráficos semanais escondem os gaps, excepto os que ocorrem à segunda-feira.

Mas também não negociamos GAPs, negociamos tendências...

Durantes as subidas (descidas) enquanto duram as tendências não é raro aparecerem gaps e eles não alteram o conceito por trás e que se está a tentar apanhar (a tendência).

Se a tendência é de subida e eu não vir os gaps para mim seria igual a ver no diário (com os gaps) porque não iria vender por causa deles na mesma. Logo é irrelevante para o conceito que se aplica.

Abraço

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

por JCS » 11/3/2011 1:51

rsacramento Escreveu:JCS: é aquela linha azul q tem de ser ultrapassada para gerar 1 entrada?

Sim, seria essa.

JCS
"Every trade is a test"

por rsacramento » 11/3/2011 1:21

ambos os exemplos têm o seu purgatoriozito, mas o S&P 500 ao pé do cac é o céu ao lado do inferno

Anexos
ceu.png
ceu.png (12.98 KiB) Visualizado 10304 vezes
inferno.png
inferno.png (15.79 KiB) Visualizado 10298 vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

por ferreira10 » 11/3/2011 0:21

Detectada uma falha no sistema do meu post anterior.No exemplo por aqui deixado pelo "Elias", depois do primeiro cruzamento em alta das médias móveis, a cotação segue "cavalgando" por cima das médias moveis.Faz várias aproximações às medias móveis.Ou seja, a distancia entre as médias móveis e a cotação diminui várias vezes.No entanto, isso não quer dizer que estejamos perante um ponto de saída.As aproximações são usadas pelos "longos" para fazerem reforços.Puxando a cotação ainda mais para cima.

Nos frames em que eu negocio uso uma tabela com vários indicadores.Nunca negocio somente num frame.Abro várias janelas, e coloco vários frames em paralelo.Quando tomo uma decisão de entrada, e saída, coloco uma cruz nos quadradinhos da tabela por mim imprimida.Caso tenham sido "checados" todos, ou a maioria dos quadradinhos, é sinal que posso avançar com uma decisão.Neste caso, do "Elias" entrava com o RSI também; medido ao nível da mm40.Para ver se este teria força suficiente para evitar uma intersecção em baixa.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at

por ferreira10 » 10/3/2011 23:56

rsacramento Escreveu:
ferreira10 Escreveu:Em frames mais curtos, há técnicas muito mais sofisticadas.Que cruzam esta informação e outras com indicadores.No exemplo deixado por aqui pelo "rsacramento", usando indicadores, poder-se-ia conseguir um ponto de saída do primeiro short muito mais favorável.Reparar que o sinal de saída usado por "rsacramento" foi o cruzamento em alta da mm40.

queres exemplificar, ou ilustrar, ou então dizeres-me quais os indicadores para eu pôr no boneco?

Por exemplo, um indicador intuitivo e trivial; a MACD.A MACD cujos parâmetros poderão ser 40 e 3.Como sabes, a MACD "mede" a distancia entre 2 médias móveis previamente definidas pelo utilizador.Dado que uma média móvel com 3 períodos, a grosso modo, confunde-se com a cotação, ao definires dessa forma o MACD estás a calcular a distancia entre a cotação e a mm40.Entre a tua primeira entrada (curta) e a cobertura do Short (longa) a cotação atingiu um mínimo.Se reparares, esse mínimo aconteceu no ponto a que a cotação estava mais afastada da mm40.Ou seja,quando a distancia começa a encurtar, entre a "cotação"vulgo mm3, e a mm40, tens por essa via, um sinal de que poderá estar na hora de consideraras uma saída.Tudo isso é apanhado pelo MACD.Mas eu confesso que uso outros sistemas radicalmente diferentes.Em frames mais curtos.Alguns não têm qq aplicação em farmes maiores.

por jpmvc » 10/3/2011 23:51

olá

já agora uma questão, para quem transaciona com alavancagem é monetariamente sustentável este tipo de negociação médio ou em alguns casos longo prazo?

visto haver a cobrança diária de juros no caso de negociar longo.

ou perguntando doutra forma, até que limite temporal justificaria para quem está alanvancado?

obrigado

Registado: 16/1/2011 19:00

por Elias » 10/3/2011 23:43

Deixo aqui mais um exemplo do potencial do uso de médias e velas semanais para apanhar as "grandes tendências", como lhes chamou o JCS.

O título aqui é a CGG Veritas (Euronext Paris) e o ganho acumulado teria sido de 746% em 4 anos e meio.
Anexos
cgg.PNG
cgg.PNG (40.55 KiB) Visualizado 10379 vezes

por rsacramento » 10/3/2011 23:34

ferreira10 Escreveu:Em frames mais curtos, há técnicas muito mais sofisticadas.Que cruzam esta informação e outras com indicadores.No exemplo deixado por aqui pelo "rsacramento", usando indicadores, poder-se-ia conseguir um ponto de saída do primeiro short muito mais favorável.Reparar que o sinal de saída usado por "rsacramento" foi o cruzamento em alta da mm40.

queres exemplificar, ou ilustrar, ou então dizeres-me quais os indicadores para eu pôr no boneco?

por ferreira10 » 10/3/2011 23:20

Em tempos usei este sistema de forma maciça em frames mais "curtos".É a primeira vez que o vejo a ser usado, tendo como base o frame semanal.Entretanto, descobri sistemas mais eficientes.Todos eles desenhados para serem usados em "frames curtos".Eu usava, e ainda uso, embora, ligue pouco a ele, uma versão deste sistema que faz uso de duas médias moveis.Cujo factor multiplicativo é de 8X.Ou seja, se escolhesse uma mm3 a outra seria uma mm24.A mm3, dados os poucos períodos que tem, confunde-se praticamente com a cotação.

O que se seguia, era uma toma de decisão banal, por muitos conhecida.Quando a mm3 (no exemplo aqui apresentado, a "cotação", já que é somente usada uma média móvel) cruza-se em baixa a mm24, tratava de considerar a possibilidade de shortar.Entrava "longo" caso acontecesse o inverso).Adicionalmente, é usado um método de filtragem.Já que podem acontecer falsos cruzamentos.Vou exemplificar;reportando-me ao método aqui apresentado, quando a cotação se aproxima, vinda de cima, da mm40, é uma boa oportunidade para os "longos" reforçarem.Caso a cotação se aproxime vinda de baixo da mm40, os "curtos" podem ver ai uma boa oportunidade para reforçar.Pelo que tomar decisões de entrada nas imediações da mm40 é critico.Dai que associado a este método exista um outro designado por "channel breackout".
Aqui é apresentado com uma "cosmética" diferente da técnica "channel breackout".Mas o propósito deste método, é avaliar o máximo das "n" barras precedentes e colocar uma ordem acima do máximo dessas barras.É uma forma de "ter a certeza" de que a cotação não volta de novo de encontro à mm40, gerando um falso "cruzamento".

Em frames mais curtos, há técnicas muito mais sofisticadas.Que cruzam esta informação e outras com indicadores.No exemplo deixado por aqui pelo "rsacramento", usando indicadores, poder-se-ia conseguir um ponto de saída do primeiro short muito mais favorável.Reparar que o sinal de saída usado por "rsacramento" foi o cruzamento em alta da mm40.

No que a frames mais pequenos diz respeito, é desses que eu falo, esta técnica tem uma performance razoável, em mercados(diria antes dias) em que há uma tendência definida.Pode por exemplo ser usada de forma eficiente por quem se preocupe com situações de overbought.Em mercados a lateralizar, esta técnica pode ser um desastre.Ou então, caso não aja volatilidade suficiente, a cotação confunde-se (cola-se) à média móvel.Mais uma vez; estou a falar de frames mais pequenos.É como digo, para mim, o uso desta técnica com recurso ao semanal é uma novidade!

por rsacramento » 10/3/2011 23:01

JCS: é aquela linha azul q tem de ser ultrapassada para gerar 1 entrada?
Anexos
SAINT GOBAIN.png
SAINT GOBAIN.png (9.12 KiB) Visualizado 10404 vezes

por rsacramento » 10/3/2011 21:52

2ª seta verde a contar da esq - a 1ª é a cobertura do short :wink:

por Elias » 10/3/2011 21:08

out?

por rsacramento » 10/3/2011 21:03

Elias Escreveu:rsacramento, duas perguntas:

- qual é a MM?

- porque é que a primeira entrada longa não tem saída? trata-se de um reforço na segunda seta?

mms40
gráfico semanal
sistema do jcs

a 1ª entrada longa é em out :roll:

por Elias » 10/3/2011 20:44

rsacramento, duas perguntas:

- qual é a MM?

- porque é que a primeira entrada longa não tem saída? trata-se de um reforço na segunda seta?

por rsacramento » 10/3/2011 20:29

este exemplo será instrutivo, caso tenha assimilado a coisa bem:

na queda assinalo o short e depois o cover

na lateralização assinalo dois negócios completos e a última entrada ainda não foi fechada

alguém comenta?
Anexos
xis.png
xis.png (14.28 KiB) Visualizado 10489 vezes
menos é mais

por Elias » 10/3/2011 19:48

AutoMech Escreveu:O importante é perceber que o que se vê de MMs no semanal também se pode ver no diário e que nenhum falso sinal é filtrado indo para o semanal.

(...)

- Ir para uma MM semanal não filtra nenhum dos falsos sinais do diário equivalente.

Isso é verdade para quem use unicamente médias móveis.

Acontece que eu também analiso a MACD semanal - e essa tu não tens no gráfico diário :wink:

por rsacramento » 10/3/2011 19:40

AutoMech Escreveu:É que eu fiquei com a ideia (provavelmente errada) que este tópico estava a apresentar a solução das MMs semanais para filtrar falsos sinais, o que não é verdade.

o filtrar a que me referia tanto pode ser de MMs como de resistências ou outra coisa qualquer

voltando ao sistema inicial, realmente parece que velas semanais retiram stress: como diz o JCS, apenas fechos semanais é que valem para ele (tem menos ruído, visto do semanal)

por Automech » 10/3/2011 19:34

Elias Escreveu:Mas mantenho a questão: se o objectivo é usar o fecho de sexta-feira, qual a vantagem de usar as velas diárias?

Apenas para quem use MMs combinadas com um estocástico de curto prazo, por exemplo.

Ou combinadas com MMs de muito curto prazo (por exemplo 3 a 5 dias).

O importante é perceber que o que se vê de MMs no semanal também se pode ver no diário e que nenhum falso sinal é filtrado indo para o semanal.

Apenas melhora a clareza do gráfico (que não implica melhores resultados em matéria de MMs mas apenas conforto visual).

É que eu fiquei com a ideia (provavelmente errada) que este tópico estava a apresentar a solução das MMs semanais para filtrar falsos sinais, o que não é verdade.

Elias Escreveu:Que valor acrescentado é que elas trazem?

Objectivamente nenhum.

Elias Escreveu:No limite poderíamos usar velas horárias e aplicar médias de 1000 horas e 2000 horas, considerando apenas a última hora de sexta-feira. No entanto, isto apenas aumentaria o ruído, sem qualquer valor acrescentado. Não concordas?

Nunca testei a volatilidade intra day vs diária mas, assumindo que se mantém a relação semanal/diário no diário/intradiário, sim é verdade.

Daí que haja dois pontos a reter para quem use MMs:
- Cada um deve escolher o gráfico que achar mais confortável visualmente (eu gosto mais do semanal em primeiro lugar)
- Ir para uma MM semanal não filtra nenhum dos falsos sinais do diário equivalente.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 10/3/2011 19:22

Uma coisa tenho de admitir: os gráficos semanais escondem os gaps, excepto os que ocorrem à segunda-feira.

por rsacramento » 10/3/2011 19:18

mas já agora deixa-me dizer que a ideia de o semanal filtrar é apelativa

claro que o 1º gráfico para o qual olhamos é o diário, embora eu tenha vindo a encher a bd do caldeirão com gráficos semanais, por tudo e por nada, precisamente porque faz-me muito sentido aquela óptica

por Elias » 10/3/2011 19:10

rsacramento Escreveu:o auto pagou-me umas coroas, de maneira que passo a defendê-lo:

Eu já tinha suspeitado que andavas aqui a soldo de alguém. Hoje caiu a máscara :mrgreen:

rsacramento Escreveu:se, no fim de contas, diário ou semanal não andam muito longe uma da outra, porquê mudar para semanal, se é no diário que normalmente trabalhamos cotidianamente?

Será?

por rsacramento » 10/3/2011 18:59

Elias Escreveu:AutoMech, entendo o teu ponto de vista e concordo com a aproximação.

Mas mantenho a questão: se o objectivo é usar o fecho de sexta-feira, qual a vantagem de usar as velas diárias? Que valor acrescentado é que elas trazem?No limite poderíamos usar velas horárias e aplicar médias de 1000 horas e 2000 horas, considerando apenas a última hora de sexta-feira. No entanto, isto apenas aumentaria o ruído, sem qualquer valor acrescentado. Não concordas?

o auto pagou-me umas coroas, de maneira que passo a defendê-lo:

se, no fim de contas, diário ou semanal não andam muito longe uma da outra, porquê mudar para semanal, se é no diário que normalmente trabalhamos cotidianamente?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], Google Adsense [Bot], niceboy, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39 e 181 visitantes