Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dividendos ou Informação?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Obrigado

por Luis Pereira » 15/10/2003 14:09

Excelente explicação Marco!
Muito Obrigado.

Luis
Luis Pereira

por MarcoAntonio » 15/10/2003 13:30

1. Sim. Normalmente essas questões são decididas em Assembleia Geral e a informação é veículada pelos diversos meios de informação. Quanto ao local onde podes consultar essa informação relativa a empresas americanas, nesse ponto não posso ajudar porque não sigo empresas individualmente nos estados unidos além de que ignoro os dividendos mesmo nos títulos que sigo.

2. Não são «eles» que tiram. É o mercado que tira... Se numa sexta-feira a acção dá direito a um dividendo de 0.15€ e na segunda-feira já não (os dias foram escolhidos arbitrariamente a título de exemplo) então a cotação vai abrir na segunda-feira cerca de 0.15€ abaixo do fecho anterior(se abrir acima considera-se na prática que abriu em alta e se abriu abaixo considera-se que abriu em baixa, ou seja, na prática a referência do preço passa a ser aproximadamente o valor do fecho de sexta subtraído do valor do dividendo). Diz-se então que o mercado descontou o dividendo...

Repara: o mercado de capitais, fruto da sua enorme liquidez, é um mercado muito perfeito na sua avaliação (pelo menos em questões tão evidentes quanto esta dos dividendos). Imagina que adquires um livro na sexta-feira por 40€ e que este dá direito a um outro livro de bonus no valor de 5€. Na segunda feira, o livro já não dá bonus algum pelo que o mercado avalia, devido a essa perda de um bonus - logo uma perda inequivoca de valor, o livro em 35€...

É isto que se passa com as acções: um dia elas dão «uma borla» (o dividendo), no dia seguinte já não dão... Logo, valem menos!... E o mercado trata de reflectir essa avaliação.

Resultado e moral da história: nos mercados de capitais não há borlas para ninguém...
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Quando e como?

por Luis Pereira » 15/10/2003 13:19

Obrigado Marco!!

Só mais uma coisinha:

1. Como é que se sabe se aquele "lucro por acção" vai realmente ser distribuido ou nao? Falás-te em "Se for decidida e anunciada", como é que é anúnciada? Existe algum site onde se possa ver as datas de distribuição dos dividendos das empresas norte-americanas?

2. Nao percebi muito bem o ponto 3. Quer dizer o quê? Que eles tiram o valor do dividendo ao valor da cotação? Desculpa-me a ignorancia, talvez seja mais fácil eu perceber se explicares com um caso hipotético.

Mais uma vez, Obrigado!

Luis
Luis Pereira

por MarcoAntonio » 15/10/2003 13:08

Viva,

1. Se for decidida e anunciada uma distribuição de dividendos em face dos lucros, sim, cada investidor corresponderá o valor atribuido ao dividendo, por cada acção que detiver. No entanto, uma empresa pode gerar lucro e não distribuir dividendos (pode pretender reinvestir, abater dívida, etc).

2. Quando a distribuição de dividendo é decidida são tb regra geral indicadas as datas em que a mesma se realizará (ou anunciada em tempo útil, pelo menos).

3. Não é possível obter qq lucro pela simples distribuição do dividendo, pois o valor do dividendo é subtraído pelo mercado no dia em que as acções deixam de dar direito a dividendo (o primeiro dia de ex-dividendos, assim é denominado) de forma automática e bastante exacta. É o mercado a funcionar, nem podia ser de outra forma...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Dividendos ou Informação?

por Luis Pereira » 15/10/2003 13:01

Boa Tarde caríssimos colegas!

Desculpem-me a inocência da pergunta mas tenho uma dúvida relativamente ao anúncio dos resultados das empresas. Imaginemos um caso concreto para ser mais fácil a explicação da minha dúvida:

1. A empresa X anunciou um lucro trimestral de 5 Biliões de USD, o que implica um dividendo de 0.15 USD por cada acção. O que significa isto? Quer isto dizer que cada accionista titular da empresa X irá receber 0.15 USD por cada acção que detiver? Ou não passa de um dado informativo?

2. Caso, realmente, se trate de uma distribuição de lucros pelos accionistas, existe algum prazo normal para o pagamento destes dividendos?

3. Outra coisa que nao me parece fazer muita lógica: Se os resultados da empresa X se prespectivarem bastante positivos, é possivel ao accionista adquirir acções dessa empresa no dia anterior à saída dos resultados para beneficiar da distribuição dos dividendos? Ou existe algum prazo minimo de detenção das acções?

Mais uma vez, desculpem-me a ignorancia.

Muito Obrigado

Luis
Luis Pereira

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 379 visitantes