As Classificações do Global Trader já estão disponíveis....
20 mensagens
|Página 1 de 1
Pertinente Escreveu:Ok, temos um suporte nos 2,34. Mas isto quer dizer que entramos com tudo a 2,35? Ou esperamos pelo fecho? E o stop? Fica percentual? Ou mental? Se ficar mental... qual é o tic que nos deve fazer actuar? Porque não esperar pelo próximo tic?
Pensando assim é estranho. Penso que não haverá sequer uma resposta concreta. Por isso é que eu gostria de ver como é que os prós fazem...
Pertinente, NUNCA subestimes a TUA componente psicológica na bolsa. Os livros falam na importância da nossa componente psicológica na bolsa e acredita que têm razão em falar. É porque é muito importante! São as tuas emoções (ou controle sobre elas) que em última análise vão determinar o teu estilo (e eficácia) de trading, independentemente dos métodos que utilizas para investir. Porque métodos (e eficazes) há muitos! (não há apenas 1 único método vencedor), o importante é se as tuas emoções estão afinadas para seres disciplinado e seguires as regras que te propuséres seguir!
Em segundo lugar, todas as questões que colocas sobre o processo mental que acontece até nos decidirmos por um stop, só existe na cabeça desse trader. E mesmo que tu saibas que ele comprou a acção a um valor e vendeu a outro valor, poderás não saber se ele vendeu a posição utilizando um stop ou se vendeu directamente ao mercado, e mesmo que saibas que foi por um stop, não saberás qual foi o critério desse trader para colocar o stop nesse determinado local.
Ou seja, e voltando à tua questão inicial sobre revelar a lista de trades do vencedor deste concurso em particular, eu acredito que é virtualmente inútil ver a lista de trades de um trader bem sucedido, se essa lista não vier acompanhada de uma discrição detalhada do seu MÉTODO de investimento, do seu método de decisão sobre QUANDO e COMO comprar ou vender QUAL TITULO. Esse "segredo" sempre existirá sempre e apenas na cabeça desse trader e tu nunca os irás descobrir apenas olhando para a sua lista de negócios! (a menos que ele te explique ou escreva um livro a explicar os seus "segredos"/métodos para fazer esses trades!).

Abraços.
-
Inquisitor
Sim, eu sei que devo ler todos os livros que puder e já li alguns. No entanto, vê-se muita psicologia e pouca práctica.
E essa prática é fundamental quando queremos pôr em acção os conhecimentos que julgamos dominar.
Ok, temos um suporte nos 2,34. Mas isto quer dizer que entramos com tudo a 2,35? Ou esperamos pelo fecho? E o stop? Fica percentual? Ou mental? Se ficar mental... qual é o tic que nos deve fazer actuar? Porque não esperar pelo próximo tic?
Pensando assim é estranho. Penso que não haverá sequer uma resposta concreta. Por isso é que eu gostria de ver como é que os prós fazem...
E essa prática é fundamental quando queremos pôr em acção os conhecimentos que julgamos dominar.
Ok, temos um suporte nos 2,34. Mas isto quer dizer que entramos com tudo a 2,35? Ou esperamos pelo fecho? E o stop? Fica percentual? Ou mental? Se ficar mental... qual é o tic que nos deve fazer actuar? Porque não esperar pelo próximo tic?
- Registado: 14/10/2003 1:34
MarcoAntonio Escreveu:Pertinente Escreveu:No entanto, não consigo concordar que seria contraproducente. Imagine que tinha a possibilidade de aceder a um ano de trading de um dos melhores traders do mundo. Alguma vez isso se tornaria numa coisa negativa?
Em minha opinião, sim, poderá tornar-se sim, dependendo...
do estágio de aprendizagem do investidor;
dos perfis desse trader e do perfil do investidor;
da abordagem do investidor (se lê para imitar ou se lê para tentar compreender);
entre outras coisas...
Aliás, faço notar que existem históricos de traders de sucesso que foram divulgados/documentados (pessoalmente nunca os procurei mas já li diversas referências relativas a esse assunto).Pertinente Escreveu:Penso aliás que, se bem analisado, o percurso do vencedor deste concurso seria para alguns um salto gigantesco na sua maneira de estar nos mercados.
Não acredito que um conjunto de trades executados constitua em si uma material de aprendizagem de tal calibre.
Se a estratégia fosse devidamente explicada e acompanhada à medida que era executada, sim, até poderia ser...
E, convém sublinhar, se a estratégia ganhador for uma estratégia consistente (o facto de ganhar não garante que seja a melhor estratégia, poderá ser uma sujeita a uma elevada exposição de risco). Repare, se um conjunto de investidores optar por investir no fio da navalha (e estou certo que vários o farão) basta que um entre eles tenha sucesso para que haja uma boa probabilidade, fruto das enormes alavancagens que são permitidas, desse concorrente ganhar. Tratar-se-ia contudo de uma estratégia que facilmente levaria qq investidor à falência ou arrasado as respectivas contas (como tería ocorrido aliás aos restantes que o tentaram).Pertinente Escreveu:Poder recuar no tempo, um tempo recente, e identificar no intraday o ponto exacto escolhido para a entrada, a colocação exacta dos stops, o money management, o tempo de saída, enfim, a maneira de estar no mercado, seria para mim, algo que eu até estaria disposto a pagar, para ter.
Pois, mas isso é algo que dificilmente vería no histórico de trades. O histórico de trades é o efeito (o resultado), a estratégia é a causa (aquilo que realmente procura). Dificilmente compreendería em toda a sua magnitude o que ía «na cabeça» do investidor na altura que realizou os trades analisando apenas o que ele fez...
E estou certo, mesmo que essa estratégia fosse adequada para si, custa-me a acreditar que fosse capaz de imitar um bom investidor vendo apenas o seu histórico de trades (pois se a grande maioria falha mesmo quando as estratégias são <b>explicadas</b>).
Mais uma vez volto a frizar (e este ponto é, pelo menos para mim, muito importante): o sucesso não se consegue imitando porque cada investidor tem as suas características próprias. A estratégia que é adequada para o investidor X pode não ser adequada para o investidor Y...
O MarcoAntonio tem provavelmente razão. Basta notar neste exemplo...: todos os jogos de xadrez, e todas as jogadas individuais nesses jogos efectuados por Karpov ou Kasparov, estão disponiveis para toda a gente ver/analisar. Mas não é por isso que nascem novos campeões mundiais de Xadrez todos os dias!
MAS... se tivéssemos acesso ao programa de computador do deep-blue (o computador que derrotou Kasparov pelo cansaço deste), aí a história seria um pouco diferente...
A moral da história é que... analisar os trades de um trader bem-sucedido, não garantiria que algum dia conseguíssemos compreender a totalidade da estratégia (o programa mental desse trader) que produziu esses trades!
Pertinente... deves comprar livros escritos pelos traders famosos, para entender como eles pensam, e não somente ver a informação (que eu considero incompleta) contida nos históricos de negócios de traders bem sucedidos.
Além disso, um trader tem de poder confiar na sua corretora, que ela não vai divulgar informações (privadas) sobre os seus negócios!
Abraços.
-
Inquisitor
Ok. Nesse aspecto estamos bastante de acordo, então...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Desculpe, mas estes posts estão a ficar desencontrados.
Aquela passagem servia para dizer que ninguém consegue imitar a estratégia de ninguém. O historial teria o valor que cada um lhe soubesse dar e seria diferente consoante a pessoa.
Para além disso só teria utilidade se se tivesse vivido o período de trading. Um historial "solto" de um ano qualquer não teria nem metade do valor.
Aquela passagem servia para dizer que ninguém consegue imitar a estratégia de ninguém. O historial teria o valor que cada um lhe soubesse dar e seria diferente consoante a pessoa.
Para além disso só teria utilidade se se tivesse vivido o período de trading. Um historial "solto" de um ano qualquer não teria nem metade do valor.
Exactamente. Concordo com tudo o que disse.
A ideia seria tentar compreender o que levou à decisão naquele instante e não, tentar imitar trades.
O que mais gostaria seria de confrontar as análises que eu teria feito na altura, as quais estariam frescas na minha memória, com as acções que me levariam a ganhar o concurso. Iria descobrir de certeza que as minhas análises seriam as opostas às acertadas. Identificando essas alturas <<estaria então a dar um passo radical para ser um melhor trader>>. Saber que naquela altura, eu tinha todas as condições para tomar a decisão certa, porque alguém o fez.
Também concordo que depende muito da estratégia utilizada pelo ganhador. Se for do tipo vai ou racha, esse historial seria inútil.
A ideia seria tentar compreender o que levou à decisão naquele instante e não, tentar imitar trades.
O que mais gostaria seria de confrontar as análises que eu teria feito na altura, as quais estariam frescas na minha memória, com as acções que me levariam a ganhar o concurso. Iria descobrir de certeza que as minhas análises seriam as opostas às acertadas. Identificando essas alturas <<estaria então a dar um passo radical para ser um melhor trader>>. Saber que naquela altura, eu tinha todas as condições para tomar a decisão certa, porque alguém o fez.
Também concordo que depende muito da estratégia utilizada pelo ganhador. Se for do tipo vai ou racha, esse historial seria inútil.
Pertinente Escreveu:Sim, exactamente... seria perigosíssimo. Aliás os responsáveis da LJC vão ser riquíssimos de tão execelentes traders que se vão tornar ao analisar os trades do vencedor.
Assim como já são excelentes traders todos os que nos bancos e nas corretoras têm acesso ao historial que bem entenderem...
Mas Pertinente, ou eu não percebi onde queria chegar com esta passagem ou está agora a ir precisamente no sentido do que eu tenho estado a dizer...
O que está agora a dizer é que os históricos não têm de facto utilidade, caso contrário quem tem acesso a eles (em Bancos e Corretoras por exemplo) tornavam-se excelentes traders (provavelmente deixariam de precisar de trabalhar em corretoras e bancos se conseguissem imitar os melhores clientes dessas mesmas instituições).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Pertinente Escreveu:No entanto, não consigo concordar que seria contraproducente. Imagine que tinha a possibilidade de aceder a um ano de trading de um dos melhores traders do mundo. Alguma vez isso se tornaria numa coisa negativa?
Em minha opinião, sim, poderá tornar-se sim, dependendo...

entre outras coisas...
Aliás, faço notar que existem históricos de traders de sucesso que foram divulgados/documentados (pessoalmente nunca os procurei mas já li diversas referências relativas a esse assunto).
Pertinente Escreveu:Penso aliás que, se bem analisado, o percurso do vencedor deste concurso seria para alguns um salto gigantesco na sua maneira de estar nos mercados.
Não acredito que um conjunto de trades executados constitua em si uma material de aprendizagem de tal calibre.
Se a estratégia fosse devidamente explicada e acompanhada à medida que era executada, sim, até poderia ser...
E, convém sublinhar, se a estratégia ganhador for uma estratégia consistente (o facto de ganhar não garante que seja a melhor estratégia, poderá ser uma sujeita a uma elevada exposição de risco). Repare, se um conjunto de investidores optar por investir no fio da navalha (e estou certo que vários o farão) basta que um entre eles tenha sucesso para que haja uma boa probabilidade, fruto das enormes alavancagens que são permitidas, desse concorrente ganhar. Tratar-se-ia contudo de uma estratégia que facilmente levaria qq investidor à falência ou arrasado as respectivas contas (como tería ocorrido aliás aos restantes que o tentaram).
Pertinente Escreveu:Poder recuar no tempo, um tempo recente, e identificar no intraday o ponto exacto escolhido para a entrada, a colocação exacta dos stops, o money management, o tempo de saída, enfim, a maneira de estar no mercado, seria para mim, algo que eu até estaria disposto a pagar, para ter.
Pois, mas isso é algo que dificilmente vería no histórico de trades. O histórico de trades é o efeito (o resultado), a estratégia é a causa (aquilo que realmente procura). Dificilmente compreendería em toda a sua magnitude o que ía «na cabeça» do investidor na altura que realizou os trades analisando apenas o que ele fez...
E estou certo, mesmo que essa estratégia fosse adequada para si, custa-me a acreditar que fosse capaz de imitar um bom investidor vendo apenas o seu histórico de trades (pois se a grande maioria falha mesmo quando as estratégias são <b>explicadas</b>).
Mais uma vez volto a frizar (e este ponto é, pelo menos para mim, muito importante): o sucesso não se consegue imitando porque cada investidor tem as suas características próprias. A estratégia que é adequada para o investidor X pode não ser adequada para o investidor Y...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 15/10/2003 2:36, num total de 1 vez.
Sim, exactamente... seria perigosíssimo. Aliás os responsáveis da LJC vão ser riquíssimos de tão execelentes traders que se vão tornar ao analisar os trades do vencedor.
Assim como já são excelentes traders todos os que nos bancos e nas corretoras têm acesso ao historial que bem entenderem...
Pertinente Escreveu:No entanto, não consigo concordar que seria contraproducente. Imagine que tinha a possibilidade de aceder a um ano de trading de um dos melhores traders do mundo. Alguma vez isso se tornaria numa coisa negativa?
Seria negativa talvez para esse trader! Partilhar os seus "segredos" de trabalho poderia estar a ajudar os seus concorrentes. É preciso não esquecer que a bolsa, especialmente os futuros, é também um jogo de soma nula. Uns ganham o que outros perdem!
Pertinente Escreveu:Penso aliás que, se bem analisado, o percurso do vencedor deste concurso seria para alguns um salto gigantesco na sua maneira de estar nos mercados. Poder recuar no tempo, um tempo recente, e identificar no intraday o ponto exacto escolhido para a entrada, a colocação exacta dos stops, o money management, o tempo de saída, enfim, a maneira de estar no mercado, seria para mim, algo que eu até estaria disposto a pagar, para ter.
JAOR... já sabes, podes começar a leiloar a tua lista de histórico de trades!

Abraços.
-
Inquisitor
Marco António, percebo que eventualmente haja pessoas que não queiram partilhar as suas estratégias e estão no seu direito. Por isso, teria que ser obviamente com o seu consentimento.
No entanto, não consigo concordar que seria contraproducente. Imagine que tinha a possibilidade de aceder a um ano de trading de um dos melhores traders do mundo. Alguma vez isso se tornaria numa coisa negativa?
Penso aliás que, se bem analisado, o percurso do vencedor deste concurso seria para alguns um salto gigantesco na sua maneira de estar nos mercados. Poder recuar no tempo, um tempo recente, e identificar no intraday o ponto exacto escolhido para a entrada, a colocação exacta dos stops, o money management, o tempo de saída, enfim, a maneira de estar no mercado, seria para mim, algo que eu até estaria disposto a pagar, para ter.
No entanto, não consigo concordar que seria contraproducente. Imagine que tinha a possibilidade de aceder a um ano de trading de um dos melhores traders do mundo. Alguma vez isso se tornaria numa coisa negativa?
Penso aliás que, se bem analisado, o percurso do vencedor deste concurso seria para alguns um salto gigantesco na sua maneira de estar nos mercados. Poder recuar no tempo, um tempo recente, e identificar no intraday o ponto exacto escolhido para a entrada, a colocação exacta dos stops, o money management, o tempo de saída, enfim, a maneira de estar no mercado, seria para mim, algo que eu até estaria disposto a pagar, para ter.
Re: hehehe 288 ! Malditos Forex!
Guzziman Escreveu:Esta tarde qd voltei a jogar pela 2ª vez, ainda com acções cheguei a estar na 38ª posição !!!
Guzziman, a tabela desta noite (14/10) diz que estás em 288º lugar e esta foi a PRIMEIRA TABELA de classificações colocada desde inicio do concurso! Assim sendo, como sabes que estavas em 38º durante esta mesma tarde? COMO e onde tens acesso à lista de classificações dos concorrentes antes de ela ser colocada aqui no Caldeirão?

Bons negocios a todos.
-
Inquisitor
Ainda bem que isto é a brincar...
... como não tenho tido tempo para estar atento aos mercados e não me familiarizei com o Forex, cometi um daqueles erros que, obviamente, se fosse a sério nunca faria.
Vendi euros no Forex (3 milhões
) e enganei-me a colocar o stop e portanto "só" perdi 25% do capital num só dia. Fantástico
Não sabia que com o Forex se poderia perder tanto com uma variação percentual tão pequena (sp a aprender)
Felzimente, na carteira verdadeira (LVLT, NVDA e SUNW) as coisas hoje correram bem , sobretudo a LVLT que espero vir finalmente a voar.
Será que há que a Administração não poderia dar um premiozito ao concorrente que mais depressa conseguisse dar cabo dos 100 mil euros mais depressa?
Talvez assim tenha hipóteses de ganhar alguma coisa.
Um abraço
u2u
Vendi euros no Forex (3 milhões

Felzimente, na carteira verdadeira (LVLT, NVDA e SUNW) as coisas hoje correram bem , sobretudo a LVLT que espero vir finalmente a voar.
Será que há que a Administração não poderia dar um premiozito ao concorrente que mais depressa conseguisse dar cabo dos 100 mil euros mais depressa?

Um abraço
u2u
- Registado: 4/11/2002 22:17
Meu caro Guzziman,perdi o post que escrevi...netcabo
e como não pretendo perder mais tempo...diria o que escrevi+- aquando da iniciativa do CALDEIRÃO" O IMPORTANTE NÃO É A CLASSIFICAÇÃO....É APRENDER" o resto são cantigas para as quais não sei a letra.
Quando vi a minha classificação fiquei
Cmpts

Quando vi a minha classificação fiquei

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
Pertinente, eu penso que isso é impraticável (além de que os concorrentes podem não querer partilhar as suas estratégias). Penso ainda que dificilmente constituíria uma ajuda - provavelmente uma boa parte dos participantes fez uma data de trades por dia, vê-los já executados sem saber bem exactamente quando e como não me parece que seja de grande ajuda...
Penso que inclusivamente é contraproducente. Cada um deverá desenvolver uma estratégia para si e adequada a si e aprender com os seus erros (este ponto é muito importante porque ao analizar um historico de trades vai ignorar os erros e vai tentar imitar os sucessos... não terá aliás qq hipótese de saber como, porquê ou quais erros o trader evitou).
Penso que inclusivamente é contraproducente. Cada um deverá desenvolver uma estratégia para si e adequada a si e aprender com os seus erros (este ponto é muito importante porque ao analizar um historico de trades vai ignorar os erros e vai tentar imitar os sucessos... não terá aliás qq hipótese de saber como, porquê ou quais erros o trader evitou).
Marco, sabes se há medalhas para os 10 ºs:))))
Deixa-me rir hoje pq amanha pode ser tarde...
Grande abraço e ... independente/ da classificação
, parabens pelo iniciativa.
Não é por nada mas esta do concurso faz-me lembrar a Metadona para quem não tem "tomates" digo "xilim" para a outra ...
Grande abraço e ... independente/ da classificação

Não é por nada mas esta do concurso faz-me lembrar a Metadona para quem não tem "tomates" digo "xilim" para a outra ...

- Registado: 19/12/2002 13:21
hehehe 288 ! Malditos Forex!
Esta tarde qd voltei a jogar pela 2ª vez, ainda com acções cheguei a estar na 38ª posição !!!
Mas deu-me para passar a tarde e noite a shortar em Forex sem stops, a comprar e vender ao melhor e ...
Bom, uma coisa parece possível... o "único" caminho a seguir é para cima.
Obrigado à LJCarregosa e ao Caldeirão em especial por me deixarem ganhar forças para negociar em outros mercados e com outros instrumentos.
Vamos lá boa sorte, e parabéns aos comandantes, e JAOR, lá diz a galinha, grão a grão...
Guzziman
Mas deu-me para passar a tarde e noite a shortar em Forex sem stops, a comprar e vender ao melhor e ...
Bom, uma coisa parece possível... o "único" caminho a seguir é para cima.
Obrigado à LJCarregosa e ao Caldeirão em especial por me deixarem ganhar forças para negociar em outros mercados e com outros instrumentos.
Vamos lá boa sorte, e parabéns aos comandantes, e JAOR, lá diz a galinha, grão a grão...
Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler
Alvin Toffler
As Classificações do Global Trader já estão disponíveis....
20 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Phil2014 e 215 visitantes