Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por helderjsm » 2/3/2011 23:41

MarcoAntonio Escreveu:
helderjsm Escreveu:Não fazia ideia que fossem tão caros. Sendo assim não vejo um consumidor que compra carros de 25 mil euros a comprar um Smart.

Portanto, esta discussão toda e nem sabias os preços de um eléctrico?

E do tempo de vida (duração) das baterias em kilómetros, estás a par?

Sim não sabia que os preços eram tão elevados vi num site que uma Kangoo custa 20000€ + IVA (excluindo incentivos) o que nao me pareceu muito.

http://www.veiculoselectricospt.com/ren ... electrico/

Quanto à duração das baterias estás a bater na mesma tecla. Eu sei que não acreditas em tecnologias imaturas, mas como diz o tópico os carros eléctricos já cá andam há muito tempo, no entanto só agora podemos minimamente andar com isto para a frente porque há preocupação e a procurar começa a existir (nem inicialmente seja só pelos autocarros).

MarcoAntonio Escreveu:Porque é que não enumeras uma lista de insucessos comerciais?

Bem é natural que os insucessos não venham à cabeça tão fácilmente, mas posso recordar o caso do Nokia N-Gage que fazia intenções de ser um telemóvel e uma espécie de consola de jogos. Na altura lembro-me que foi um fracasso, no entanto hoje em dia e porque outros tentaram, hoje em dia o negócio de jogos para telemóveis já atinge vários biliões de euros (ou dólares).

Albert Einstein, 1932 Escreveu:“There is not the slightest indication that nuclear energy will ever be obtainable. It would mean that the atom would have to be shattered at will.”

source: http://listverse.com/2007/10/28/top-30- ... edictions/

De qualquer forma estou curioso de saber qual a tua posição. Se não defendes o investimento em fontes de energia alternativa o que propões?
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

Registado: 23/10/2009 8:52

por Elias » 2/3/2011 22:49

carf2007 Escreveu:Acredita que eu preferia que todos os portugueses fossem ricos e eu o único pobre do que o inverso.

Amigo carf,

Entendo perfeitamente o sentido das tuas palavras, mas deixa-me salientar o seguinte aspecto que me parece relevante: riqueza não é um conceito absoluto, mas sim um conceito relativo. Se por hipótese fosse possível que todos os portugueses fossem ricos, passarias a ter os mais ricos e os menos ricos. E os que estivessem no limiar inferior da escala de riqueza seriam considerados pobres. E isto acontece porque a mente humana funciona muito na base da comparação com os seus pares.

Um exemplo: há 50 anos, só tinha automóvel quem estava bem na vida, que é como quem diz, quem fosse rico ou para lá caminhasse. Os restantes, andavam de autocarro ou a pé - sem que isso significasse que fossem pobres. Muitos eram "remediados", tinham o seu trabalho e conseguiam ter que comer.

Hoje, volvidos 50 anos, ter carro deixou de ser sinal de riqueza mas não o ter passou a ser sinal de pobreza (é a UE quem o considera). E porquê? Porque a sociedade evoluiu em termos absolutos e portanto ter carro passou a ser a norma, não ter carro deixou de ser a norma e passou a ser abaixo da norma. Ou seja: aquilo que há 50 anos era "normal" ou "padrão", hoje é quase sinal de pobreza.

Ora temos aqui um paradoxo. Actualmente a grande maioria dos cidadãos já consegue adquirir um bem que há 50 anos estava reservado aos ricos. Será que de repente nos tornámos todos ricos? Não me parece, pois o nível de endividamento atingiu valores que se calhar eram impensáveis há 50 anos.

E tem mais: será que no dia em que todos conseguirmos comprar um carro como aquele que indicaste, vamos ser todos ricos e estar todos bem na vida, sem dívidas e sem ter de trabalhar? Não me parece...

1 abraço,
Elais

Registado: 5/11/2002 12:21

por carf2007 » 2/3/2011 22:48

Tridion Escreveu:
carf2007 Escreveu:Acredita que eu preferia que todos os portugueses fossem ricos e eu o único pobre ao inverso.

Estou convencido que isto seria impossível, se fosses o único pobre num mundo de ricos, provavelmente casar-te-ias com uma multimilionária excêntrica ou ganharias rios de dinheiro a fazer exibições de como é ser pobre! :lol: :lol:

provavelmente o país teria vergonha em ter 1 pobre e fariam de tudo para me tornar rico também :lol:
Editado pela última vez por carf2007 em 2/3/2011 22:53, num total de 1 vez.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Tridion » 2/3/2011 22:44

carf2007 Escreveu:Acredita que eu preferia que todos os portugueses fossem ricos e eu o único pobre ao inverso.

Estou convencido que isto seria impossível, se fosses o único pobre num mundo de ricos, provavelmente casar-te-ias com uma multimilionária excêntrica ou ganharias rios de dinheiro a fazer exibições de como é ser pobre! :lol: :lol:

Registado: 13/5/2010 17:53

por Tridion » 2/3/2011 22:38

Já falámos muitas vezes das virtudes da Tesla e dos seus carros eléctricos de características desportivas, mas nunca tínhamos conduzido nenhum. Do portfolio da marca californiana faz parte este Tesla Roadster Sport que agora tivemos oportunidade de guiar em Portugal, onde já se encontra comercializado pela MPV, com um preço situado na casa dos 100 mil euros

Talvez por ser o Sport seja mais caro...

Fonte: Turbo Online
http://turbo.sapo.pt/canal.aspx?channel ... 7E13E6ECBB

por carf2007 » 2/3/2011 22:38

Elias Escreveu:Juntando isto

Tridion Escreveu:Sempre li em todo lado que os early adopters são por norma ricos, que compram a tecnologia porque querem e podem!

com isto

mais_um Escreveu:Quem compra será por uma questão de atitude, diferenciação, etc...

e mais isto

carf2007 Escreveu:Se ganhasse no Euromilhoes não me importava de dar "um pouquinho mais" por um carro electrico ...

rapidamente concluímos o seguinte:

1. Quem é rico trata de comprar produtos caros para se diferenciar do "povão"
2. Quem não é rico acalenta o desejo de ser rico para poder comprar produtos caros e assim se diferenciar do "povão"

8-)

Nota: optei por não mencionar ninguém em particular porque isso seria chato para o carf :lol:

Acredita que eu preferia que todos os portugueses fossem ricos e eu o único pobre ao inverso.
Editado pela última vez por carf2007 em 2/3/2011 22:40, num total de 1 vez.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

por Elias » 2/3/2011 22:36

Zundy Escreveu:Em Portugal mesmo que custe 80 mil €, isso só seria possível por não pagar impostos, a haver igualdade fiscal teria que custar o dobro. E isso levanta um problema para mim moral, andam os contribuintes pobres de Corsa e Clio a subsidiar brinquedos de ricos ?

O sistema protege os ricos, não apenas cá mas em muitos outros países.

Tal como os contribuintes individuais são muito mais castigados fiscalmente que as empresas, também os ricos têm acesso a produtos e formas de tributação que são mais vantajosas do ponto de vista fiscal (basta ver que os rendimentos de capital são tributados de forma menos pesada que os rendimentos do trabalho).

Não estou a dizer que o sistema está bem ou está mal, porque essa é uma discussão demasiado complexa, apenas quis alertar para essa realidade.

por Zundy » 2/3/2011 22:32

Tridion Escreveu:A Tesla Motors, que é na minha opinião o expoente máximo na tecnologia dos carros eléctricos, aponta a durabilidade das baterias para os 7 anos ou 100 mil km.

O custo do Tesla roadster em Portugal deverá rondar os 100 mil euros.

Em UK parece que custará £87,000
http://www.guardian.co.uk/environment/2 ... -taxpayers

Em Portugal mesmo que custe 80 mil €, isso só seria possível por não pagar impostos, a haver igualdade fiscal teria que custar o dobro. E isso levanta um problema para mim moral, andam os contribuintes pobres de Corsa e Clio a subsidiar brinquedos de ricos ?

E além do problema moral, há o económico, pode Portugal dar-se ao luxo de subsidiar (ou não taxar) a tecnologia e as exportações de outros ?

Para mim isto é tudo surreal, como aquele autocarro eléctrico apresentado há dias, com autonomia de apenas 100km que numa cidade dá para poucos giros e que necessita de 16 horas de carga. Surreal. como tantas outras que nos tem arruinado por cá.

Carro eléctrico sim, oxalá que sim, mas se calhar apenas daqui a mais de uma década.

Registado: 26/2/2011 23:03

por Elias » 2/3/2011 22:28

Juntando isto

Tridion Escreveu:Sempre li em todo lado que os early adopters são por norma ricos, que compram a tecnologia porque querem e podem!

com isto

mais_um Escreveu:Quem compra será por uma questão de atitude, diferenciação, etc...

e mais isto

carf2007 Escreveu:Se ganhasse no Euromilhoes não me importava de dar "um pouquinho mais" por um carro electrico ...

rapidamente concluímos o seguinte:

1. Quem é rico trata de comprar produtos caros para se diferenciar do "povão"
2. Quem não é rico acalenta o desejo de ser rico para poder comprar produtos caros e assim se diferenciar do "povão"

8-)

Nota: optei por não mencionar ninguém em particular porque isso seria chato para o carf :lol:
Editado pela última vez por Elias em 2/3/2011 22:32, num total de 1 vez.

por carf2007 » 2/3/2011 22:09

Se ganhasse no Euromilhoes não me importava de dar "um pouquinho mais" por um carro electrico ...
Anexos
shelby.jpg
shelby.jpg (23.39 KiB) Visualizado 11564 vezes

por Lion_Heart » 2/3/2011 22:06

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Mas nos EUA o Roadster esta a venda por volta de 100.000 usd o que quer dizer que por ca deve ser a volta de 150.000 no minimo.

Lion, olha que 100k USD dá 72 k€

e eu disse que 150 000 eram euros? :shock:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por carf2007 » 2/3/2011 22:03

<iframe title="YouTube video player" width="640" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/369h-SEBXd8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

por Elias » 2/3/2011 22:00

Lion_Heart Escreveu:Mas nos EUA o Roadster esta a venda por volta de 100.000 usd o que quer dizer que por ca deve ser a volta de 150.000 no minimo.

Lion, olha que 100k USD dá 72 k€

por Lion_Heart » 2/3/2011 21:58

Tridion Escreveu:A Tesla Motors, que é na minha opinião o expoente máximo na tecnologia dos carros eléctricos, aponta a durabilidade das baterias para os 7 anos ou 100 mil km.

Duvido muito , primeiro pq vi a testarem o Tesla no Top Gear e aquilo não correu la muito bem , como ja passaram uns anos deve estar be melhor.

Mas nos EUA o Roadster esta a venda por volta de 100.000 usd o que quer dizer que por ca deve ser a volta de 150.000 no minimo.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Tridion » 2/3/2011 21:48

A Tesla Motors, que é na minha opinião o expoente máximo na tecnologia dos carros eléctricos, aponta a durabilidade das baterias para os 7 anos ou 100 mil km.

por MarcoAntonio » 2/3/2011 21:46

mais_um Escreveu:Dependendo do numero de km/ano pode não ser uma questão muito relevante (...)

A questão é sempre relevante...

mais_um Escreveu:(...) considerando a desvalorização de um automovel (...)

... até porque vai ter implicações na desvalorização do automóvel (o eléctrico vai ter uma curva de desvalorização muito mais acentuada, acompanhando o desgaste/utilização da bateria correspondentes).

O tempo de vida da bateria deve ser imputado na utilização por kilómetro na proporção da sua utilização, ie, mesmo que não se programe a utilização da bateria até ao fim, esse custo vai surgir na desvalorização adicional do veículo no momento de o despachar.

Na verdade, está bom de ver que um veículo eléctrico com mais de 100 mil kilómetros terá um valor comercial bastante próximo de zero (não obstante ter custado 30 mil euros) enquanto que um veículo convencional usado com essa kilometragem e com esse preço de aquisição vai valer algures entre 10 a 15 mil euros, genericamente falando.

mais_um Escreveu:os custos de manutenção bastante superiores num automovel convencional comparando com um electrico.

As diferenças de custos de manutenção em veículos novos e extra garantia, são "mínimos". Estamos a falar de óleo, uns filtros e pouco mais. Estão muitíssimo longe de colmatar diferenças de dezenas de milhares de euros pagos na aquisição e no desgaste da bateria...

Fora meia dúzia de diferenças, o resto de veículo é igual (lampadas, pneus, etc).

Fora garantia então o melhor é nem falar, porque só o risco da bateria avariar fora de garantia ultrapassa qualquer peça que um automóvel convencional tenha.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 2/3/2011 21:49, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por carf2007 » 2/3/2011 21:29

Pior do que o investimento feito em Lisboa na rede E.Mobi, acho que foi o investimento feito em 2004 pelo Porto em 3 autocarros a hidrogenio no valor de 2 milhoes de euros.

mais alguns anos e passam a sucata. E o que é que se ganhou entretanto com 3 autocarros "no meio" de centenas a circular diariamente ?

http://www.publico.pt/Sociedade/porto-j ... io_1185886

por mais_um » 2/3/2011 21:27

MarcoAntonio Escreveu:E do tempo de vida (duração) das baterias em kilómetros, estás a par?

Dependendo do numero de km/ano pode não ser uma questão muito relevante considerando a desvalorização de um automovel com 6 ou 7 anos (confesso que não sei a durabilidade das baterias em tempo, mas presumo que pelo menos 6 ou 7 anos devem durar, no minimo), os custos de manutenção bastante superiores num automovel convencional comparando com um electrico.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mais_um » 2/3/2011 21:16

Tridion Escreveu:Julgo como em todos investimentos os custos/benfícios têm que ser tidos em conta na tomada de decisão.

Partindo desse ponto eu actualmente nunca compraria um carro eléctrico, porque não seria evolução mas retrocesso. Não concebo passar de autonomias de pelo menos 700 km para 160 km! Só me faz lembrar quando o Concorde deixou de voar...um avião que atravessava o atlântico em 3h45 min (Paris-Nova Iorque) e agora a mesma viagem faz-se em 7h 16 min. O ser humano foi feito para a evolução! :roll:

Relativamente ao Governo ser um early adopter, só o deverá ser se o benefício for maior que o custo. Porque antes de optar pelos carros eléctricos existe muita coisa a ser feita em termos de mobilidade, e onde o carro eléctrico individual provavelmente seria um dos últimos itens a ter em conta.

Comprar um smart eléctrico, em que o preço rondará os 25000/30000€, em detrimento de um a diesel que custa 12600€ e que consome cerca de 3.5 l aos 100 km parece-me no mínimo um mau investimento!

Mas isso sou eu que o dinheiro custa-me a ganhar!!

Com os valores actuais dos combustiveis e com o custo dos veiculos electricos, só em situações especificas é que a compra de um veiculo electrico pode justificar-se em termos de custos.
E quando eu digo justificar-se, significa ficar com um custo semelhante, não há um ganho economico significativo, se é que há ganho.

Quem compra será por uma questão de atitude, diferenciação, etc...
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por carf2007 » 2/3/2011 21:09

Vou deixar mais uma para consulta futura ...

O futuro está nas baterias de papel que se autoalimentam da humidade do ar !!!

p.s. que foram inventadas por portugueses, claro !

por MarcoAntonio » 2/3/2011 21:06

helderjsm Escreveu:Não fazia ideia que fossem tão caros. Sendo assim não vejo um consumidor que compra carros de 25 mil euros a comprar um Smart.

Portanto, esta discussão toda e nem sabias os preços de um eléctrico?

E do tempo de vida (duração) das baterias em kilómetros, estás a par?
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Tridion » 2/3/2011 21:02

Sempre li em todo lado que os early adopters são por norma ricos, que compram a tecnologia porque querem e podem!

Pelos indicadores conhecidos Portugal não é rico...ou a Merkel já abriu os cordões à bolsa para continuarmos a torrar dinheiro como não houvesse amanhã!

por MarcoAntonio » 2/3/2011 21:02

helderjsm Escreveu:Não vejo em que seja exagero uma vez que na altura que começaram a ser comercializados eram caríssimos e não tinham grande qualidade.

Estavamos a discutir a tua afirmação exagerada sobre os pixeis, onde não mencionaste mais nada. Quem mencionou outros aspectos da curva de evolução dos LCDs fui eu...

MarcoAntonio Escreveu:Não percebo como podes achar isso pelos exemplos que dei. Mas podes ver outros exemplos como o touchscreen que já existia faz tempo, mas ninguém queria saber daquilo (excepto uns quantos quiosques multimédia). No entanto alguém se lembrou de fazer os PDA's e a coisa apesar de ainda não ser 100% útil acabou por evoluir para os iPhones, iPads, etc.

Continuas a enumerar casos de sucesso comercial não relacionado com o caso presente para validares a tua opinião/posição. Isto não trás qualquer valor acrescentado ao debate e já expliquei várias vezes porquê!

Porque é que não enumeras uma lista de insucessos comerciais?

Outro padrão na tua exposição é que na maior parte dos casos, enumeras casos de inventos novos de raíz, sem concorrente directo ou que trazem uma solução completamente nova. Não é o caso do carro eléctrico, nós hoje já temos todos carro, carros que por sinal oferecem mais por menos!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 2/3/2011 21:07, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por helderjsm » 2/3/2011 20:57

Tridion Escreveu:Julgo como em todos investimentos os custos/benfícios têm que ser tidos em conta na tomada de decisão.

Partindo desse ponto eu actualmente nunca compraria um carro eléctrico, porque não seria evolução mas retrocesso. Não concebo passar de autonomias de pelo menos 700 km para 160 km! Só me faz lembrar quando o Concorde deixou de voar...um avião que atravessava o atlântico em 3h45 min (Paris-Nova Iorque) e agora a mesma viagem faz-se em 7h 16 min. O ser humano foi feito para a evolução! :roll:

Relativamente ao Governo ser um early adopter, só o deverá ser se o benefício for maior que o custo. Porque antes de optar pelos carros eléctricos existe muita coisa a ser feita em termos de mobilidade, e onde o carro eléctrico individual provavelmente seria um dos últimos itens a ter em conta.

Comprar um smart eléctrico, em que o preço rondará os 25000/30000€, em detrimento de um a diesel que custa 12600€ e que consome cerca de 3.5 l aos 100 km parece-me no mínimo um mau investimento!

Mas isso sou eu que o dinheiro custa-me a ganhar!!

Não fazia ideia que fossem tão caros. Sendo assim não vejo um consumidor que compra carros de 25 mil euros a comprar um Smart.
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

por helderjsm » 2/3/2011 20:50

MarcoAntonio Escreveu:Isto é falso, os projectores e retroprojectores geravam mais calor (e um CRT de dimensões semelhantes, se existisse, também geraria mais calor).

Eu tenho um retroprojector e não tenho a parede preta atrás como já vi muitos plasmas a fazer.

MarcoAntonio Escreveu:
helderjsm Escreveu:Os LCD's também tinham imensos problemas de pixels defeituosos.

Que exagero...

O problema existe mas a maior parte deles (os defeituosos) eram e continuam a ser triados na fábrica.

Sim mas isso era um entrave enorme ao desenvolvimento da tecnologia porque o consumidor estava a pagar aquilo que se deitava fora.
Mas os LCD's tinham imensos outros problemas iniciais como eficiência energética, qualidade, pixeis queimados, tempo de resposta (aliás muitos CRT's ainda são mais eficientes do que os LCD's nalguns aspectos).
Não vejo em que seja exagero uma vez que na altura que começaram a ser comercializados eram caríssimos e não tinham grande qualidade.

MarcoAntonio Escreveu:
helderjsm Escreveu:Maior calor (...)

Isto é falso, os projectores e retroprojectores geravam mais calor (e um CRT de dimensões semelhantes, se existisse, também geraria mais calor).

helderjsm Escreveu:A evolução foi natural, progressiva e grande parte dela (praticamente toda, na verdade) deu-se ainda antes da introdução massiva no mercado de TV.

Exacto porque havia malucos a comprar aquilo para o pc de casa, as marcas tiveram dinheiro para continuar a desenvolver as tecnologias.

MarcoAntonio Escreveu:
helderjsm Escreveu:Maior calor (...)

Isto é falso, os projectores e retroprojectores geravam mais calor (e um CRT de dimensões semelhantes, se existisse, também geraria mais calor).

helderjsm Escreveu:Sem te dares conta, estás a dar bons exemplos de porque é que o eléctrico não é por enquanto uma boa solução, que é mais caro e oferece menos, não tendo sequer a curva de evolução e o leque de vantagens de outras tecnologias que foram introduzidas em grandes mercados: casos de rápida evolução e que ofereciam mais logo de início quando são introduzidos nesses mercados por oposição à lenta evolução do eléctrico (e sem grande espaço para rápida evolução) e que sendo mais caro, oferece menos de início!

Não percebo como podes achar isso pelos exemplos que dei. Mas podes ver outros exemplos como o touchscreen que já existia faz tempo, mas ninguém queria saber daquilo (excepto uns quantos quiosques multimédia). No entanto alguém se lembrou de fazer os PDA's e a coisa apesar de ainda não ser 100% útil acabou por evoluir para os iPhones, iPads, etc.
A curva de evolução do carro eléctrico não pode existir se não existirem infraestruturas (e é isso que eu defendo). É a mesma coisa que carros a gasolina sem postos de abastecimento.
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], latbal, Luzemburg, m-m, Maverick StockMan, OCTAMA, paul_invest, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 72 visitantes