Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - até nos vemos Gregos - novo tópico

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por paubo » 3/3/2011 14:53

Curiosa a forte valorização do eurusd e ao mesmo tempo do usdjpy.
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 11:31

por djovarius » 3/3/2011 14:36

Boa tarde,

Não tenho tempo agora, mas o EUR/USD alcança os 1.3935 quando Trichet começa a falar.

Até mais

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por djovarius » 2/3/2011 13:47

Boa tarde,

É amigos do mercado cambial, o EUR/USD já voltou hoje a bater na muralha (1.3840/60) e agora já recua. Fantástico comportamento técnico e cada vez mais forte resistência.
Porém, se bem observarem num qualquer gráfico diário, o espaço de 1.37 - 1.3750 está também com força, mas aqui, claro, como suporte. Sendo que a amplitude entre os dois espaços é agora diminuta, pouco mais de 100 pips, arrisco a dizer que o par está à beira de uma explosão para qualquer dos dois lados.
O mais provável seria em alta neste contexto, mas com o ambiente dos mercados ainda instável, pode mesmo dar para qualquer lado. Veremos. Penso que está para breve.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por migluso » 1/3/2011 23:02

Dado o comportamento generalizado dos mercados no dia de hoje, atribuo uma probabilidade bastante reduzida do par atingir 1,40 até à conferência de imprensa de Trichet na próxima quinta-feira. Portanto, é bastante provável que a minha previsão não se verifique.

Considero, no entanto, que o par tem todas as condições para continuar na tendência ascendente (as declarações de Trichet poderão fazer com que mude de ideias, mas até lá...).

Na minha opinião, as expectativas de mercado (sustentadas nos dados da inflação da zona euro e no comportamento do mercado obrigaccionista) para um início de ciclo de subidas das taxas de juro por parte do bce mais agressivo que a fed estão por detrás da subida do euro. Estas expectativas manter-se-ao intactas até alteração dos fundamentais que mencionei ou declarações de responsáveis, especialmente Trichet, que "menosprezem" a evolução da taxa de inflação.

Uma forte correcção do mercado accionista pode, também, provocar uma queda do euro, apesar de este parecer imune ao comportamento mais recente desse mercado.
A crise no médio oriente, bem como um eventual resgate de Portugal, julgo já estarem devidamente descontados pelo mercado.

cumps e bons negócios
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por djovarius » 1/3/2011 16:33

Boa tarde,

É isso mesmo, paubo. E há que reparar ainda no duplo topo feito entre ontem e hoje e que será até considerado triplo se atendermos ao valor máximo do ano, há umas semanas atrás.
Assim, o espaço de resistência entre 1.3820 e 1.3860 no EUR/USD revela-se ainda mais importante do que seria de esperar, mesmo sabendo que o mesmo ainda se inclui no chamado "efeito Janeiro". Quero dizer que esse valor pode ser o máximo definitivo do ano. Porém, qualquer regresso do par acima destas resistências, ficando por lá em fecho semanal, indica-nos caminho taurino, com possibilidade de:

1.39
1.40
1.42xx (anterior espaço forte de resistência)

Vai-se aproximando um setup negocial. Para quem está longo desde 1.35 ou menos, não tem razões para sair, antes poderá ter hipótese de reforçar o trade.

Abraço

dj
Editado pela última vez por djovarius em 2/3/2011 8:11, num total de 1 vez.

por paubo » 1/3/2011 16:18

O EurUsd está pelo 4º dia a negociar encostado nos 1,38x.

Isto têm permitido aparecer uma divergência negativa entre o RSI e a cotação.

disclaimer: estou curto neste par.
Anexos
010311 EurUsd jn.jpg
010311 EurUsd jn.jpg (98.6 KiB) Visualizado 5455 vezes
010311 EurUsd 4h jn.jpg
010311 EurUsd 4h jn.jpg (73.46 KiB) Visualizado 5449 vezes
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/

por migluso » 28/2/2011 19:07

Os movimentos estão mais propícios ao intraday do que a estabelecer posições de médio prazo (1 semana a 1 mês).

Continuo a achar que o euro tem potencial para tocar a zona psicológica de 1,40 ainda antes de 5.ª feira, dia da conferência de imprensa do Trichet e que poderá confirmar a velha máxima "buy the rumor, sell the fact(news)".

De resto, toda a semana é preenchida com notícias importantes e com potencial para movimentar montanhas, pelo que máxima precaução e stops apertados é o melhor que posso aconselhar (a mim próprio) :mrgreen:

cumps e trades felizes
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por paubo » 28/2/2011 18:00

paubo Escreveu:
djovarius Escreveu:Uma divergência, porém, está no EUR/JPY que continua em alta e bastante próximo das temíveis linhas das MME de 200 e 250 dias.

O JPY mostrou durante a madrudada e o dia de hoje alguma fraqueza em relação ao dólar. Provavelmente isto pode estar a ajudar o EUR/JPY.

Eu até esperava dele uma reacção em alta mais forte aos 112,2, principalmente depois destes terem aguentado o 3 ataque em menos de uma semana e de ter sido quebrada a LTD, que começou a ser formada a semana passada (gráfico 4 horas), esta manhã. Para além disto, exitia uma divergência positica entre o RSI e a cotação.

Apesar de não ser este o tópico do EurJpy fica o gráfico do que referi na mensagem anterior.
Anexos
280211 EurJpy 4h b.jpg
280211 EurJpy 4h b.jpg (113.24 KiB) Visualizado 5633 vezes

por paubo » 28/2/2011 17:55

djovarius Escreveu:Uma divergência, porém, está no EUR/JPY que continua em alta e bastante próximo das temíveis linhas das MME de 200 e 250 dias.

O JPY mostrou durante a madrudada e o dia de hoje alguma fraqueza em relação ao dólar. Provavelmente isto pode estar a ajudar o EUR/JPY.

Eu até esperava dele uma reacção em alta mais forte aos 112,2, principalmente depois destes terem aguentado o 3 ataque em menos de uma semana e de ter sido quebrada a LTD, que começou a ser formada a semana passada (gráfico 4 horas), esta manhã. Para além disto, exitia uma divergência positica entre o RSI e a cotação.

por djovarius » 28/2/2011 17:41

Boas tardes,

Afinal o mercado americano perde força ao longo da sessão, mas é no mercado cambial que se nota um interessante movimento.

Afinal, o espaço de resistência que vai até 1.3860 no EUR/USD revelou-se mesmo importante nesta fase, pelo que já se deu um recuo abaixo de 1.38 para já.
Mais logo se vê se é mesmo um duplo topo (com o máximo do ano a aguentar a subida) ou se é apenas uma "dificuldade" passageira. Mas o par recuou ainda antes de um recuo em Wall Street.
Também no USD index se poderia, então, falar de um duplo "bottom".
Uma divergência, porém, está no EUR/JPY que continua em alta e bastante próximo das temíveis linhas das MME de 200 e 250 dias.

Abraço

dj

por djovarius » 28/2/2011 14:55

Boas a todas, excelente semana / novo mês,

Caro paubo e a todos os que repetem isto: o EUR/USD é um par e não uma cross rate. :x

E o EUR/USD andou fraco na sexta-feira, mas hoje está a fazer o percurso ao contrário, fugindo assim ao triângulo do último gráfico que aqui coloquei.
Apesar disso parecer bem "bullish" para o par, eu diria, que ainda falta a resistência horizontal em 1.3860 para poder atacar 1.40

No atual ambiente dos mercados, duvido que o EUR tenha uma grande margem para apreciação, mas isso logo se vê...

Entretanto, o famoso USD index está hoje na mínima do ano e poderá assim ter margem para testar o mínimo de 12 meses, que fica apenas uns 2% abaixo. Isso seria compatível com um máximo no EUR/USD já acima de 1.40 ou mesmo 1.41xx

Abraço

dj

por paubo » 27/2/2011 19:58

O cross do Euro com o Dólar está outra vez a lateralizar, desta vez entre a zona de suporte 1,349-1,344 e a zona de resistência 1,369-1,38x. Desde 2007 que esta última zona referida têm sido importante para definir tendências.

Como curiosidade esta é a 4ª vez que lateraliza nos últimos 7 meses. Nada normal no seu historial.

Se for observado o gráfico semanal é perceptível que o cross está em território neutro. Está precisamente na fronteira entre território Bull e Bear. O possível triângulo simétrico é a expressão disso mesmo. Neste momento evoluiu entre os2/3 e o 1/4 da sua duração.

Estando o cross junto a importante zona de resistência e o Dólar Index encostada a uma LTA de longo prazo (o euro-dólar têm um peso de 57,60% neste índice) parece normal existir uma correcção a este movimento ascendente .
Anexos
250211 EurUsd S b.jpg
250211 EurUsd S b.jpg (98.37 KiB) Visualizado 4279 vezes
250211 EurUsd b.jpg
250211 EurUsd b.jpg (103.88 KiB) Visualizado 4285 vezes
250211 EurUsd 4h b.jpg
250211 EurUsd 4h b.jpg (73.79 KiB) Visualizado 4286 vezes

por Muhammad3010 » 24/2/2011 21:22

Muhammad3010 Escreveu:
Bakano Escreveu:
Muhammad3010 Escreveu:Só p/ curiosidade,

Até porque nem vejo grandes razões para se fazer o que menciono a seguir:

Estou a aproveitar a minha altura de férias de 1 semana para testar um novo sistema que desenvolvo desde à 6 meses (quero abordar mais tarde todo o sistema aqui quando tiver o output ideal para o EUR/USD neste caso). Tenho um sinal de compra:

buy at 1.3625
TP 1.3747
SL 1.3426 (stop loss vai alterando segundo certas regras, e nesse caso coloco aqui um update)

Nota para o rácio Lucro/Perda, que não é favorável neste momento. Mas o sistema tem uma percentagem de acerto de 99.5% desde os forward tests iniciados à 6 meses. :mrgreen:

Bem...
Estou impressionado..
99,5%
Uau...
Até porque para chegar a esse pormenor de 99,5% terás de ter pelo menos 200 trades feitos.
Se o TP de cada trade for superior a 100 pips como no sinal que agora deste, significa que tiveste 199 trades ganhadores e 1 perdedor, ou multipli disto.
199*100=19900
19.900 pips.
Eu compro já esse sistema..

:wink: :wink:

Boa sorte e bons trades.

Vê lá se partilhas isso como os amigos

:mrgreen:

ah, quanto aos 99%, fez 1287 trades durante esse tempo e ganhou em 56% deles. Altera entre scalp e trades como o acima mencionado (são poucos, e nesses, dos 24 que fez acertou em 23 (eh pah, os 99.5 é porque nao quiz fazer contas). É uma brincadeira de programação pra que mais tarde possa fazer algo sério. O objectivo é unicamente partilhar e...se quase sempre acerta...porque não iria acertar desta vez? :idea:

Só para que conste. Este trade foi stopado. Desde esse trade não gerou mais sinais de longo prazo :)

Abraço!

Registado: 20/6/2010 13:06

por djovarius » 24/2/2011 13:29

Boa tarde,

Hoje, sim, temos uma clarificação nos mercados e vou já explicar porque digo tal coisa.

Finalmente, confirma-se o aumento da aversão ao risco, com a definição de tendência a favor do JPY e CHF. Neste momento, o USD/CHF negoceia no mínimo histórico desde o arranque do Forex moderno no início dos anos setenta (mas até se pode falar no período anterior a isso) tendo já batido 0.9240 - confirmando que antes em 0.98 tivemos um duplo topo. Desconfio que isso foram os máximos do ano nesse par.
O CHF está em alta face ao EUR e a outras divisas, também.
E finalmente o USD/JPY em forte baixa, confirmando que o mercado está com aversão ao risco, algo que já não se passava há algum tempo. Ainda assim, falta confirmação por parte do EUR/JPY.
Depois temos compras fortes de Obrigações em contraste com as vendas de Ações. Alguns índices acionistas estão a quebrar linhas de tendência ascendente, mas ainda carece de confirmação.

E termino com o gráfico do EUR/USD, o qual é muito esclarecedor. Tenho dificuldade em aceitar que o EUR pode subir mais neste ambiente dos mercados, mas tudo é possível. No gráfico, tudo indica que a rutura de um triângulo está iminente, mas também falta a confirmação. Os indicadores sugerem já um ligeiro viés de alta, mas não nos precipitemos....

Abraço

dj
Anexos
EUUS.png
EUUS.png (36.89 KiB) Visualizado 4560 vezes

por migluso » 23/2/2011 18:54

Com os mercados accionistas em queda acentuada desde o início da semana a não conseguir travar a subida do euro, tenho um palpite que vamos testar 1,3850 e logo a seguir 1,40. Deadline para a previsão - final da próxima semana.

cumps

por djovarius » 23/2/2011 18:25

Boas,

E o EUR/USD atingiu com força o espaço de resistência de 1.3755 (linha de Fibo) e 1.3780 (res.horiz.) mas não deu para ir mais além. Muito rápido, sobretudo quando os mercados começam a ficar agitados.
Como tal, o par já recua e veio mesmo abaixo de 1.3750...

Sinceramente, o EUR teria potencial para "voar" (subida dos juros mais para o fim do ano) e ir bem mais além, mas se o ambiente dos mercados azedar, as coisas poderão inverter...
E Wally continua afinal a ser aquele monstro voraz :(

Abraço

dj

por djovarius » 23/2/2011 16:25

Não é para responder a mim próprio mas o par atinge agora 1.3770, confirmando que está com uma grande força, são mais de 220 pips de amplitude em 36 horas o que é interessante.

Querem ver que as Bolsas em Wally ainda vão ao verde :mrgreen: ???

dj

por djovarius » 23/2/2011 16:21

Boas tardes,

Momento importante no EUR/USD com o par a alcançar novamente a marca de 1.3755 - estamos de novo com viés de alta, que nos pode levar a testar as derradeiras resistências até 1.3780 e 1.3820 nos próximos dias, para não falar do máximo recente já acima de 1.3850.

A ver vamos se o par tem mesmo força para isto tudo. numa altura em que os mercados andam quase todos em alta, exceto o mercado acionista que continua a corrigir com força.

Vamos ver o que isto dá, os indicadores dão indicações de compra para o EUR, mas...

Abraço

dj

por migluso » 22/2/2011 17:57

tonirai,

não sei exactamente a que horas ele fez essas declarações, mas é uma possibilidade bastante plausível que tenha sido esse o evento por detrás do movimento do euro. Outra hipótese, o facto do presidente do banco central holandês se ter mostrado disponível para presidir ao BCE, apesar de Mario Draghi ter uma boa reputação no mercado, pesa sobre ele o facto de ser italiano (com o Constâncio a vice, poderá criar alguma dose de desconfiança nos mercados).

djovarius,

concordo contigo, o diferencial dos juros (ou a expectativa de) é o principal factor que faz mexer o mercado cambial. Talvez tenham sido mesmo as declarações do Mersch...

às 22.00 gmt alguma coisa se passou, provavelmente no usdjpy, que a falta de volume não justifica...

cumps

por djovarius » 22/2/2011 17:26

Bem amigos,

Isso é a questão dos juros. Quando tudo o resto é igual, o diferencial de juros (taxas de desconto e renda fixa são ponderados pelos investidores) entre divisas, acabam por vir ao de cima.

Recordo o que disse há pouco: o BCE será mais exigente do que o FED - em termos de disciplina monetária. E há a inflação dos ativos a contaminar os preços ao consumidor.

Mas antes disso, temos que ver o ambiente geo-político. Esse assunto pode e deve ser mais influente do que a questão das dívidas soberanas. A Espanha ainda não é um problema para o mercado, embora carregue maior risco do que os países do núcleo da moeda única.
E ontem às 22 horas GMT ?? Apenas um movimento exacerbado pelo facto de não haver volume intenso nesse horário !!

Abraço

dj

por tonirai » 22/2/2011 17:20

migluso Escreveu:Em relação à subida do euro contra todas as principais moedas, quer-me parecer que se ficou a dever ao sucesso da emissão de dívida pela Espanha. O que te parece, djovarius? E outros colegas que tenham opiniões, obviamente.

cumps

Estou "desconectado" do mundo e das informações desde ontem, mas li isto, que não sei se poderá ter a ver (nem sei o timing, sorry, mas foi há pelo menos 5h):

Bloomberg is carrying hawkish comments from ECB’s Mersch:
Excessively low interest rates can distort economy
ECB may reassess view on risks to economic outlook

Registado: 19/4/2007 18:26

por migluso » 22/2/2011 16:24

Em relação à subida do euro contra todas as principais moedas, quer-me parecer que se ficou a dever ao sucesso da emissão de dívida pela Espanha. O que te parece, djovarius? E outros colegas que tenham opiniões, obviamente.

cumps

por migluso » 22/2/2011 16:17

djovarius Escreveu:Boa tarde,

1)A resposta à pergunta é mesma esta: nada de especial se passou.
É só a tempestade que parece estar a chegar depois de uma relativa acalmia.

2)É por isso que estamos fora. Há movimentos bons para daytrade, mas nada bons para outros prazos. Só se dá privilégio a posições longas acima de 1.3750/60 ou a posições curtas abaixo de 1.3520 - entre esses espaços, reina a neutralidade.

3)Ainda assim, o mercado está desconectado

1)Ontem à noite, o início da sessão asiática fez-me lembrar aqueles dias de pânico de 2008.
A velocidade da queda foi assombrosa (parecia dia de liquidação). Já agora, tens ideia do que se passou às 22.00 gmt?

2) Eu não estive fora durante a noite. E ainda apanhei um pequeníssimo movimento da subida esta manhã...

3) Sim, as obrigações e as acções estão caras. Um destes grupos de traders e investidores vai ficar a arder. Nestes últimos 2 anos estas 2 classes de activos construíram a tal "desconectividade" que bem falaste. Ah, também pode acontecer caírem ambos... Já que subiram juntos... isto seria, na minha opinião, um sinal de uma grave crise de dívida soberana, o que, no entanto, não acredito que aconteça nos próximos 2/3 anos.

Cumprimentos e bons negócios

por djovarius » 22/2/2011 15:07

Boa tarde,

A resposta à pergunta é mesma esta: nada de especial se passou.
É só a tempestade que parece estar a chegar depois de uma relativa acalmia.
Se nos mercados acionistas a calma era impressionante até à manhã de ontem, a do mercado cambial já tinha acabado.
No EUR/USD subida rápida de 1.3530/40 até 1.3710/20 e já hoje um "roller coaster" de perto de 1.37 até novamente 1.3530 (boa zona de suporte agora) para a seguir fugir para perto de 1.37 onde nos encontramos agora.
É por isso que estamos fora. Há movimentos bons para daytrade, mas nada bons para outros prazos. Só se dá privilégio a posições longas acima de 1.3750/60 ou a posições curtas abaixo de 1.3520 - entre esses espaços, reina a neutralidade.

Ainda assim, o mercado está desconectado - commodities em forte queda a contrastar com outras em alta. Mercados acionistas com comportamentos diversos ao longo do mundo, e o mesmo a suceder na renda fixa. Isto pode querer dizer que não havendo uma aversão brutal ao risco (que seria bom para o USD), nota-se uma seletividade dentro dos mesmos tipos de ativos, o que pode não ser nada mau para o EUR, sobretudo se o mercado engolir a ideia de que os juros na zona Euro terão uma tendência de subida mais acentuada (e ainda este ano) do que nos EUA.

Abraço

dj

por migluso » 22/2/2011 13:25

Que volatilidade...
O que se passou?!?!? :roll:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, CORTIÇA, Google [Bot], itisi1000, Kooc, PAULOJOAO, peterteam2 e 147 visitantes