Divida publica portuguesa - resultado dos leilões
AutoMech Escreveu:Mas mais_um, eu penso que o sinal que passa é 'apenas' de que pode haver excedente temporário de tesouraria.
Porque se realmente houvesse dinheiro em excesso com carácter permanente, então faria mais sentido o anúncio ser no sentido, não de recomprar algo passado que tem uma taxa 'baixa', mas sim reduzir uma emissão futura, que irá ter uma taxa mais alta.
Com a vantagem desse sinal ser tipo, nós até prevíamos X mas afinal nem isso vamos precisar.
Eu pelo menos leio isto como excedente temporário de tesouraria. É outra perspectiva
O facto de haver excedente de tesouraria é que faz com seja possivel amortizar antecipadamente, é obvio.
Vários analistas e OCS tem colocado em causa a capacidade do Estado português conseguir amortizar as OT que vencem em Abril e Junho. Esse tem sido um dos motivos apresentados para justificar a subida das yields no mercado secundário. Desta forma o Estado elimina esse motivo, que só é possivel devido à gestão de tesouraria (criar excedentes) que permite fazer estes "brilharetes".
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais_um Escreveu:Um recado para os mercados. Isto quer dizer mais ou menos o seguinte:
Temos dinheiro para pagar as emissões de OT que vencem este ano, se tem duvidas na nossa capacidade de pagar tem uma oportunidade para amortizar de imediato.
Então e os mercados não sabem que Portugal necessita de ir ao mercado pedir acima 40 mil milhões Euros ainda este ano?!
Portugal irá necessitar de emitir cerca de 46 mil milhões de euros no próximo ano. Só no primeiro trimestre vencem cerca de 11 mil milhões de euros em Bilhetes do Tesouro, mas será com o vencimento de quase 10 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro em Abril e Junho que Portugal "decidirá" o seu futuro.
http://economico.sapo.pt/noticias/calen ... 07568.html
Parece que o objectivo desta operação é baixar os montantes elevados (10 mil milhões) que estão previsto para os próximos meses de Abril e Junho.
Estas obrigações, que terão de ser amortizadas pelo Estado em breve, têm um saldo vivo de 4,34 mil milhões e 4,9 mil milhões. O objectivo deste leilão de recompra é o Estado adquirir parte da dívida que vence, diminuindo assim o valor total que terá de reembolsar em Abril e em Junho.
O anúncio de novas colocações de dívida pública nacional no mercado surge numa altura em que as taxas de juro não têm parado de aumentar nos mercados secundários, tanto na maturidade de dez anos como na de cinco.
http://economia.publico.pt/Noticia/port ... ra_1481920
Mas mais_um, eu penso que o sinal que passa é 'apenas' de que pode haver excedente temporário de tesouraria.
Porque se realmente houvesse dinheiro em excesso com carácter permanente, então faria mais sentido o anúncio ser no sentido, não de recomprar algo passado que tem uma taxa 'baixa', mas sim reduzir uma emissão futura, que irá ter uma taxa mais alta.
Com a vantagem desse sinal ser tipo, nós até prevíamos X mas afinal nem isso vamos precisar.
Eu pelo menos leio isto como excedente temporário de tesouraria. É outra perspectiva

Leilão de recompra para o dia 2 de Março
O IGCP irá realizar um leilão de recompra da OT 3,20% Abril 2011 e OT 5,15% Junho 2011 no próximo dia 2 de Março pelas 9:30 horas, com um montante a determinar em função das condições de mercado.
O saldo vivo destas Obrigações do Tesouro é de EUR 4,342 mil milhões e EUR 4,934 mil milhões respectivamente.
IGCP, 24 de Fevereiro de 2011
http://www.igcp.pt/gca/index.php?id=1062
Um recado para os mercados. Isto quer dizer mais ou menos o seguinte:
Temos dinheiro para pagar as emissões de OT que vencem este ano, se tem duvidas na nossa capacidade de pagar tem uma oportunidade para amortizar de imediato.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
O IGCP anuncia dois Leilões de Bilhetes do Tesouro para o dia 2 de Março de 2011
O IGCP vai realizar no próximo dia 2 de Março pelas 10:30 horas dois leilões das linhas de BT com maturidade em Setembro de 2011 (BT23SET2011) e Fevereiro de 2012 (BT17FEV2012), com um montante indicativo global entre EUR 750 milhões e EUR 1000 milhões. O montante mínimo de alocação a cada linha será de EUR 300 milhões.
IGCP, 24 de Fevereiro de 2011
http://www.igcp.pt/gca/index.php?id=1061
mais_um Escreveu:RiscoCalculado Escreveu:mais_um, o BCE tem estado no mercado, neste momento (segundo notícias) já tem cerca de 15% da nossa dívida pública. Hoje voltou a intervir
a noticia completa (já que não colocaste a fonte, tive que procurar o artigo completo):
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html
não , mais_um , a minha fonte não é essa. Possivelmente existirão vários sites que referem esse numero,eu em particular referia-me ao artigo do Pedro Santos Guerreiro
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=469229
(...) O BCE já detém 15% da nossa dívida pública (quin-ze-por-cen-to!) e as suas equipas andam nos ministérios de Lisboa. (...)
Como geralmente o PSG costuma ser uma fonte credível não confirmei o número, de qualquer forma tive o cuidado de referir "segundo noticias " e "cerca de 15%" e por outro lado pareceu-me suficiente uma estimativa para o fim a que se destinava ->
a ideia é que o BCE tem um montante não desprezável da nossa dívida ( para aquilo que estávamos a discutir é indiferente se são 12, 15, 17 ou 20% ....)
mais_um Escreveu:RiscoCalculado Escreveu:
E já agora, se eu quisesse entrar no mesmo jogo de 'desconversar' que estás a praticar dir-te-ia que nesse meu post que citas eu não falo em dívida pública portuguesa mas apenas de dívida pública , são os OCS (sim , os mesmos que em 11 de Fev diziam que eram os Hedge Funds que andavam a vender as OTS a 5 anos) que falam em Portugal.....
Quando referiste "nossa divida publica" presumo que seja portuguesa, ou não és português?
mais_um , aí eu estou a responder ao teu comentário
mais_um Escreveu:Lamento desiludir-te mas não consigo encontrar uma unica afirmação na declaração do BCE em como comprou
titulos de divida publica portuguesa. Não vejo motivos para tal já que não estava previsto leilões de OT portuguesas, só espanholas.
que foi feito relativamente ao meu post de 21/2/2011 19:11.
Podes ir confirmar , aquilo que eu digo é
"Para os mais cépticos

Isto claro , apenas na tal linha dos "preciosísmos" e da "exactidão"
De qualquer forma continuo a dizer que a probabilidade do BCE não ter comprado dívida portuguesa é baixíssima :
- vários jornais referem o facto
- as yields de Portugal têm sido das que mais têm subido nas últimas semanas.
Yield a 10 anos da Irlanda têm estado mais ou menos estável http://www.bloomberg.com/apps/quote?ticker=GIGB10YR:IND
Yield a 10 anos da Espanha subiu menos que a nossa
http://www.bloomberg.com/apps/quote?ticker=GSPG10YR:IND
Yield da Grécia tb tem subido consideravelmente:
http://www.bloomberg.com/apps/quote?ticker=GGGB10YR:IND
pq motivo o BCE compraria €711 mln de dívida e não estaria aí incluída dívida portuguesa cuja yield até tem sido das que mais tem subido ?
- O BCE não desmente as afirmações dos jornais.
- os gráficos de curto prazo, como aquele que afixei no outro tópico sugerem a existência de intervenção
Enfim suponho que seja possível que não tenha havido intervenção (compra) , no entanto a probabilidade parece-me baixíssima.
mais_um Escreveu:Mega Complot? Alguma vez falei em complots? Ou em alguem querer tramar o nosso pequeno país? Estás a confundir-me com outra pessoa.
parece-me que teria que ser esse o caso...
De que outra forma todas essas diferentes entidades divulgariam e contribuiriam para informação na mesma
linha ?
mais_um Escreveu:Olha eu gostava de ter OT a 5 anos portuguesas com essas yields, mas não consigo encontrar quem as
venda....talvez tu possas indicar onde possa comprar.
Já agora, é curioso que os teus argumentos são sustentados em artigos de jornais, escritos com base em fontes anonimas de instituições que lucram com o sobe e desce do €, os meus são baseados em factos,
nomeadamente estatisticas e relatórios de fontes oficiais.
Como me parece que terás percebido , aí estou a referir-me a yields das OTs a 10 anos.
Em relação a poderes comprar, tens que compreender que és um particular, logo tens que recorrer a um
intermediário, e eles estão lá para ganhar dinheiro....
Mas, ok se queres algumas fontes:
aliás já tinha colocado estes links mais atrás.
http://www.mtsdata.com/content/data/public/pte/fixing/fixing.html
Como lá diz :
The prices and yields are the mid of the best available bid and offer in the electronic trading system at the reference date/time. All bids and offers displayed in the system are firm and direct tradable.
é pena não seres um OEVT ou um broker para poderes utilizar , e é pena não ter na página web tb informação sobre o
bid e o ask.
Em relação a mid yields o que lá está é
Maturidade
02/15/2016 Mid Yield : 7.01%
06/15/2020 Mid Yield : 7.38%
04/15/2021 Mid Yield : 7.29%
10/25/2023 Mid Yield : 7.34%
e por exemplo para sexta-feira da sem. passada (18 Fev) tens lá http://www.mtsdata.com/content/data/public/pte/bulletin/
relativamente à OT de Fev 2016: Volume Trans. de 20 milhões de € (é apenas um sistema , como sabemos
não é o único onde as OTs são transaccionadas ) e preço fecho (last trade) de 97.39
pelos meus cálculos a este preço corresponde uma yield de cerca de 7.05%
(já agora confirmem este cálculo)
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger
"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith
"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith
RiscoCalculado Escreveu:
a "qualidade" das estimativas ? que estimativas ?
O facto do BCE estar ou não no mercado a comprar dívida não é uma estimativa. Quanto muito seria um rumor , uma mentira, uma tentativa de influenciar ou manipular...
as estimativas referidas por ti, em 18/02/2011 às 18:16:
mais_um, o BCE tem estado no mercado, neste momento (segundo notícias) já tem cerca de 15% da nossa dívida pública. Hoje voltou a intervir
a noticia completa (já que não colocaste a fonte, tive que procurar o artigo completo):
BCE já comprou 18 mil milhões em dívida portuguesa
Autoridade monetária detém já 15% do saldo vivo da dívida soberana portuguesa
O Banco Central Europeu (BCE) terá comprado 18 mil milhões de euros em obrigações soberanas portuguesas desde Maio de 2010, detendo já 15% do total, diz o banco francês «Société Générale», citado pela agência financeira Bloomberg.
O banco francês, um dos 18 operadores especializados de valores do tesouro, estima que este valor represente 15% do saldo vivo da dívida soberana portuguesa.
Numa nota citada pela Lusa, os analistas do banco afirmam que «sem uma austeridade real nos próximos dois a três anos, nenhuma provisão de liquidez ou de compra oficial de dívida vai fazer muita diferença».
O BCE tem comprado dívida soberana dos países da Zona Euro desde Maio de 2010 o que, acreditam os analistas, tem permitido alguma estabilização dos mercados de dívida, em especial dos países com maiores desequilíbrios das suas contas públicas, como Portugal.
A 31 de Janeiro, a instituição liderada por Jean-Claude Trichet anunciou que desde o início do Securities Markets Programme (SMP), o BCE adquiriu dívida pública de países europeus no valor de 76,5 mil milhões de euros.
Depois de um interregno de duas semanas na utilização deste instrumento, o BCE terá voltado ao mercado secundário a 10 de Fevereiro para comprar dívida soberana de Portugal.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html
RiscoCalculado Escreveu:É tb curioso que cites agora um orgao de comunicação social. Suponho que neste caso já seja uma fonte credível .......
Já tenho experiencia de vida suficiente para saber que há interesses que sobrepoem-se ao rigor dos factos. Dai ter referido: " A acreditar..."
RiscoCalculado Escreveu:
Já agora , qual o montante de OTs (6.4% 15 Fev 2016) que os Hedge Funds tinham para venda ?
3 % de 3.5 mil milhões , portanto pouco mais do que 100 milhões ...
Os restantes participantes adquiriram portanto na emissão cerca de 3.4 mil milhões e
posteriormente não foram capazes (???) de absorver os supostos 100 milhões colocados à venda
no mercado secundário pelos Hedge Funds por forma a impedir a escalada de yields em 50 ou 60 pontos base....
LOL . IRREAL...
Irreal é pensar que um fundo de pensões ou bancos comprem OT para a seguir ir vendê-las a perder dinheiro. Sobre o volume, sabes qual foi o valor movimentado no mercado secundário dessa emissão?
É que das OT a 10 anos , a média diaria em Janeiro foi de 2,3 milhões de €, 0,033% do total da emissão, assim 100 milhões de € dava para 50 dias de transaçõesa com o volume identico à média de Janeiro.
De qualquer forma, quando sair a estatistica de Fevereiro saberemos exactamente quanto é que foi transacionado daquela emissão.
RiscoCalculado Escreveu:
E já agora, se eu quisesse entrar no mesmo jogo de 'desconversar' que estás a praticar dir-te-ia que nesse meu post que citas eu não falo em dívida pública portuguesa mas apenas de dívida pública , são os OCS (sim , os mesmos que em 11 de Fev diziam que eram os Hedge Funds que andavam a vender as OTS a 5 anos) que falam em Portugal.....
Quando referiste "nossa divida publica" presumo que seja portuguesa, ou não és português?
RiscoCalculado Escreveu:
mais_um, mesmo que não tenhamos 100% de certeza, digamos que talvez exista 0.001% de probabilidade de o BCE não ter comprado dívida pública portuguesa nas últimas semanas...
Explica como calculas essa probabilidade.
RiscoCalculado Escreveu:
Porque motivo estamos mesmo nesta discussão ????
Deixa-me pensar .....
Porque tu achas que existe um MEGA COMPLOT por parte dos orgãos de comunicação social (portugueses e não só), agências noticiosas , etc
Wall Street Journal, Financial Times , Yahoo Finance , reuters, bloomberg .....
brokers, traders ,
Hedge Funds .... ??????
para tramar ( ou especular contra) o nosso pobre e pequeno país Portugal.
enfim...
Mega Complot? Alguma vez falei em complots? Ou em alguem querer tramar o nosso pequeno país? Estás a confundir-me com outra pessoa.
RiscoCalculado Escreveu:
A sério, em vez de andares a tentar arranjar argumentos que sustentem um Mega-complot internacional começa a dar graças por ainda haver alguém que se dispõe a deter a nossa dívida a taxas (yields) sejam elas de 7.3%, 7.4% ou 7.5% .....
Olha eu gostava de ter OT a 5 anos portuguesas com essas yields, mas não consigo encontrar quem as venda....talvez tu possas indicar onde possa comprar.
Já agora, é curioso que os teus argumentos são sustentados em artigos de jornais, escritos com base em fontes anonimas de instituições que lucram com o sobe e desce do €, os meus são baseados em factos, nomeadamente estatisticas e relatórios de fontes oficiais.
mais_um Escreveu:Os titulos de divida publica em posse do BCE, são "contabilizados" pelo seu valor nominal e é esse valor que aparece nos relatórios disponibilizados pelo BCE.
nem eu afirmei o contrário mais_um. Eu não disse que o facto de o BCE ter "interesse" no preço ( ou na yield) das OTs tinha a ver com razões contabílisticas.
Independentemente da forma como é contabilizado é natural que o BCE esteja "preocupado" com o preço de mercado das obrigações (sejam OTs ou não) , no fundo é a melhor estimativa do mercado de quanto elas realmente valem , e logo tb porque reflecte a estimativa do mercado relativamente à probabilidade de incumprimento de Portugal, reflecte a confiança que o mercado tem em Portugal .....
mais_um Escreveu:O que estou a provar é que as noticias são baseadas em estimativas de entidades privadas "interessadas" e não em relatórios do BCE. E o facto das contas estarem erradas demonstram a "qualidade" das estimativas.
a "qualidade" das estimativas ? que estimativas ?
O facto do BCE estar ou não no mercado a comprar dívida não é uma estimativa. Quanto muito seria um rumor , uma mentira, uma tentativa de influenciar ou manipular...
mais_um Escreveu:A acreditar nas noticas parece que não me enganei quando presumi que tivessem sido os Hedge Funds a vender de imediato as OT a 5 anos, da emissão colocada directamente.
http://www.ft.com/cms/s/0/0d3785dc-350b-11e0-9810-00144feabdc0.html#axzz1EjdcPF90
essa notícia é de 11 de Fev. Passaram muitos dias e venda de OTs desde então ...
É tb curioso que cites agora um orgao de comunicação social. Suponho que neste caso já seja uma fonte credível .......
Já agora , qual o montante de OTs (6.4% 15 Fev 2016) que os Hedge Funds tinham para venda ?
3 % de 3.5 mil milhões , portanto pouco mais do que 100 milhões ...
Os restantes participantes adquiriram portanto na emissão cerca de 3.4 mil milhões e
posteriormente não foram capazes (???) de absorver os supostos 100 milhões colocados à venda
no mercado secundário pelos Hedge Funds por forma a impedir a escalada de yields em 50 ou 60 pontos base....
LOL . IRREAL...
sou forçado a concordar contigo qd na página anterior dizes
mais_um Escreveu:É que estas coisas "escondidas" permitem dar largas à imaginação,
de facto andas a dar muitas voltas à imaginação...
mais_um Escreveu:Lamento desiludir-te mas não consigo encontrar uma unica afirmação na declaração do BCE em como comprou titulos de divida publica portuguesa. Não vejo motivos para tal já que não estava previsto leilões de OT portuguesas, só espanholas.
mais_um , não me desiludes ...
Na realidade já há algum tempo que eu compreendo qual o teu papel no forum no que diz respeito à dívida pública portuguesa... ( a desiludires-me, caso tivesses esse poder, teria sido no momento em que o compreendi )
mais_um Escreveu:Nota: para evitar andarmos aqui em ping pong de argumentos, a realidade é que não sabemos, as fontes citadas pelos OCS são anonimas, logo vale o que vale. Agora considerando que as yields das nossas OT a 10 anos andaram a subir bastante e mesmo assim o BCE não foi às compras nas semanas anteriores (não havia leilões), porque é que num movimento de 15 minutos haveria de ir?(não havendo leilões)
mais_um, mesmo que não tenhamos 100% de certeza, digamos que talvez exista 0.001% de probabilidade de o BCE não ter comprado dívida pública portuguesa nas últimas semanas...
Porque motivo estamos mesmo nesta discussão ????
Deixa-me pensar .....
Porque tu achas que existe um MEGA COMPLOT por parte dos orgãos de comunicação social (portugueses e não só), agências noticiosas , etc
Wall Street Journal, Financial Times , Yahoo Finance , reuters, bloomberg .....
brokers, traders ,
Hedge Funds .... ??????
para tramar ( ou especular contra) o nosso pobre e pequeno país Portugal.
enfim...
A sério, em vez de andares a tentar arranjar argumentos que sustentem um Mega-complot internacional começa a dar graças por ainda haver alguém que se dispõe a deter a nossa dívida a taxas (yields) sejam elas de 7.3%, 7.4% ou 7.5% .....
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger
AutoMech Escreveu:pdcarrico Escreveu:Obrigação Grega = OTg
Obrigação Alemã = OTa
Juro alemão = Kea = 2,5%
Juro Grego = Keg =10%
Maturidade = 5 anos
Investimento numa obrigação alemã = Ia
Investimento numa obrigação Grega de igual valor nominal = Ig
Valor nominal da Grega = 1
Valor dos CF para uma obrigação Grega tendo hipotética garantia que não haverá incumprimento. Aqui a hipótese de não haver incumprimento é apenas para estabelecer um valor limite do valor futuro da obrigação Grega - que pagará juros generosos (10%) mas é descontada para o presente à taxa alemã (2,5%):
V = 0,1/(1+0,025) +0,1/(1+0,025)^2 +0,1/(1+0,025)^3 +0,1/(1+0,025)^4 +0,1/(1+0,025)^5 + 1/(1+0,025)^5
Prémio absoluto de risco-País = V - Ig. Sendo que Ig (valor de mercado da obrigação) será igual a:
Ig = 0,1/(1+0,1) +0,1/(1+0,1)^2 +0,1/(1+0,1)^3 +0,1/(1+0,1)^4 +0,1/(1+0,1)^5 + 1/(1+0,1)^5
Estimativa que o mercado avalia de incumprimento =
= (V - Ig)/ V
Excelente post Pedro !
Já agora aproveito a tua paciência para passar ao próximo passo, ainda mais concreto (embora não complicando demasiado), porque eu ainda não percebi um dos teus passos (no final).
Fui ver as yields de 5 anos de hoje da Alemanha (2.36%) e Portugal (7.15%).
Imaginemos que é feita hoje uma emissão de 5 anos, exactamente a essas taxas e que os juros são pagos apenas uma vez por ano, para simplificar.
Então um investimento de 10.000 euros em obrigações portuguesas teria o seguinte cash flow:
1º ano -> 715 euros
2º ano -> 715 euros
3º ano -> 715 euros
4º ano -> 715 euros
5º ano -> 10.715 euros (inclui reembolso do capital)
Vamos agora ver qual o valor actual dos valores acima, descontados pela taxa de juro das obrigações alemãs:
1º ano -> 715 euros / (1+0.0236)
2º ano -> 715 euros / (1+0.0236)^2
3º ano -> 715 euros / (1+0.0236)^3
4º ano -> 715 euros / (1+0.0236)^4
5º ano -> 10.715 euros / (1+0.0236)^5
É fácil de fazer à mão mas no Excel com a função NPV é ainda mais fácil![]()
Tudo somado corresponde a 12.234,35€.
Agora é que começam as minhas dúvidas em relação ao que disseste.
Pelo que percebi tu dizes que o risco é medido fazendo (12.234,35 - 10.000) / 12.234,35 ?
Isso significa que os mercado atribuem uma probabilidade implícita de incumprimento de Portugal na ordem dos 18% ?
Quase isso - a probabilidade de incumprimento não a sei ao certo - pode ser uma distribuição de probabilidades que em termos médios significarão uma perda de 18% do valor presente dos cash-flows futuros.
Pode ser uma possibilidade de 100% de incumprimento, mas seria um incumprimento aplicável a apenas 18% do valor, ou então uma probabilidade de 50% de não haver incumprimento de todo e 50% de incumprimento de 36% do valor.
Os 18% é a percentagem que o mercado já espera perder no par e nos juros.
A lógica nas contas é a seguinte - se de um momento para outro o BCE assegurasse toda a dívida a yield baixaria logo para 2,5%, sendo que para o mesmo investimento (antes e depois desta suposta intervenção) terias um valor presente líquido diferente.
A diferença entre os dois é um prémio absoluto de risco. Pegando no teu exemplo, se no dia 1 pagares 10000 pelas obrigações, e no dia seguinte o BCE disser que garante todos os pagamentos, já vais ter que pagar 12 234 euros, para receber os mesmos cash-flows futuros.
Ou seja esses 2234 representam um desconto face a uma obrigação sem risco. Esse desconto equivale a uma probabilidade média de perda de 18% do valor dos cash-flows.
Se tu tivésses uma garantia que o default seria por exemplo 10%, então poderias comprar um montante de obrigações Portuguesas e vender a descoberto obrigações alemãs com CF futuros equivalentes (Portuguesas - 10%Portuguesas). O teu ganho nesta operação de arbitragem (sem risco de variação de preço) seria o diferencial entre os 10% e os 18%.
Pedro Carriço
pdcarrico Escreveu:Obrigação Grega = OTg
Obrigação Alemã = OTa
Juro alemão = Kea = 2,5%
Juro Grego = Keg =10%
Maturidade = 5 anos
Valor dos CF para uma obrigação Grega tendo hipotética garantia que não haverá incumprimento. Aqui a hipótese de não haver incumprimento é apenas para estabelecer um valor limite do valor futuro da obrigação Grega - que pagará juros generosos (10%) mas é descontada para o presente à taxa alemã (2,5%):
V = 0,1/(1+0,025) +0,1/(1+0,025)^2 +0,1/(1+0,025)^3 +0,1/(1+0,025)^4 +0,1/(1+0,025)^5 + 1/(1+0,025)^5
Prémio absoluto de risco-País = V - Ig. Sendo que Ig (valor de mercado da obrigação) será igual a:
Ig = 0,1/(1+0,1) +0,1/(1+0,1)^2 +0,1/(1+0,1)^3 +0,1/(1+0,1)^4 +0,1/(1+0,1)^5 + 1/(1+0,1)^5
= (V - Ig)/ V
Excelente post Pedro !
Já agora aproveito a tua paciência para passar ao próximo passo, ainda mais concreto (embora não complicando demasiado), porque eu ainda não percebi um dos teus passos (no final).
Fui ver as yields de 5 anos de hoje da Alemanha (2.36%) e Portugal (7.15%).
Imaginemos que é feita hoje uma emissão de 5 anos, exactamente a essas taxas e que os juros são pagos apenas uma vez por ano, para simplificar.
Então um investimento de 10.000 euros em obrigações portuguesas teria o seguinte cash flow:
1º ano -> 715 euros
2º ano -> 715 euros
3º ano -> 715 euros
4º ano -> 715 euros
5º ano -> 10.715 euros (inclui reembolso do capital)
Vamos agora ver qual o valor actual dos valores acima, descontados pela taxa de juro das obrigações alemãs:
1º ano -> 715 euros / (1+0.0236)
2º ano -> 715 euros / (1+0.0236)^2
3º ano -> 715 euros / (1+0.0236)^3
4º ano -> 715 euros / (1+0.0236)^4
5º ano -> 10.715 euros / (1+0.0236)^5
É fácil de fazer à mão mas no Excel com a função NPV é ainda mais fácil

Tudo somado corresponde a 12.234,35€.
Agora é que começam as minhas dúvidas em relação ao que disseste.
Pelo que percebi tu dizes que o risco é medido fazendo (12.234,35 - 10.000) / 12.234,35 ?
Isso significa que os mercado atribuem uma probabilidade implícita de incumprimento de Portugal na ordem dos 18% ?
RiscoCalculado Escreveu:Para os mais cépticos, já há comunicação por parte do BCE relativamente às compras de dívida pública das últimas semanas :
http://news.yahoo.com/s/ap/20110221/ap_on_bi_ge/eu_europe_financial_crisisECB resumed bond buying amid Portugal worries
BRUSSELS – The European Central Bank said Monday it bought euro711 million ($971 million) in government bonds last week as concerns over Portugal's debt crisis flared up again.
The figures include purchases made Thursday and Friday the week before, when analysts said the ECB started buying bonds again after a two-week break.
Because of the way the ECB settles its bond purchases, transactions made late in the week are reported with a delay.
Since it started its bond buying program in May, the Frankfurt-based bank has spent about euro77 billion on the bonds of highly indebted countries like Greece, Ireland and Portugal.
Buying bonds supports their prices and helps keep a government's borrowing costs in check.
Monday's figures represent the largets weekly purchase since late December, when fears spiked that Europe's debt crisis, which has already pushed Greece and Ireland into multibillion-euro international bailouts, would soon spread to Portugal — and possibly much larger Spain.
However, they are still far below where they were in early summer, when the ECB often spent several billion euros a week in an attempt to control market panic in the wake of the bailout of Greece.
Concerns over Spain's ability to repay its debts have abated slightly, but the yields, or effective interest rates, on Portuguese bonds hit a euro-era high last week. Most economists believe that an international rescue of the country is only a matter of time.
In top of its high public debt, Portugal's economomy has been growing at an aenemic rate while households have been spending more than they earn.
http://www.ecb.int/mopo/implement/omo/html/index.en.html#com
Date of communication
21/02/2011
CommunicationAs announced by the Governing Council on 10 May 2010, the ECB will conduct specific operations in order to re-absorb the liquidity injected through the Securities Markets Programme.
In this regard, the ECB will carry out a quick tender on 22 February at 11.30 in order to collect one-week fixed-term deposits with settlement day on 23 February. A variable rate tender with a maximum bid rate of 1.00% will be applied and the ECB intends to absorb an amount of EUR 77 billion.
The latter corresponds to the size of the Securities Markets Programme, taking into account transactions with settlement on or before Friday 18 February, rounded to the nearest half billion. As the SMP transactions which settled last week were of a volume of EUR 711 million and the amount of EUR 40 million matured, the rounded settled amount - and the intended amount for absorption accordingly – increases to EUR 77 billion.
The benchmark allotment amount in MROs takes into account the liquidity effect of non standard measures, assuming an unchanged size of the Securities Markets Programme and full sterilisation of this amount via the above mentioned liquidity-absorbing operation. Fixed term deposits held with the Eurosystem are eligible as collateral for the Eurosystem's credit operations.
The ECB intends to carry out another liquidity-absorbing operation next week.
Lamento desiludir-te mas não consigo encontrar uma unica afirmação na declaração do BCE em como comprou titulos de divida publica portuguesa. Não vejo motivos para tal já que não estava previsto leilões de OT portuguesas, só espanholas.
http://www.ecb.int/press/pr/wfs/2011/ht ... 22.pt.html
Nota: para evitar andarmos aqui em ping pong de argumentos, a realidade é que não sabemos, as fontes citadas pelos OCS são anonimas, logo vale o que vale. Agora considerando que as yields das nossas OT a 10 anos andaram a subir bastante e mesmo assim o BCE não foi às compras nas semanas anteriores (não havia leilões), porque é que num movimento de 15 minutos haveria de ir?(não havendo leilões)
Um abraço,
Alexandre Santos
Obrigação Grega = OTg
Obrigação Alemã = OTa
Juro alemão = Kea = 2,5%
Juro Grego = Keg =10%
Maturidade = 5 anos
= (V - Ig)/ V
Obrigação Alemã = OTa
Juro alemão = Kea = 2,5%
Juro Grego = Keg =10%
Maturidade = 5 anos
= (V - Ig)/ V
Pedro Carriço
Re: Reestruturação de divida
Nunooo Escreveu:mais_um Escreveu:Nunooo Escreveu:Gostava que alguem mais entendedido no assunto do que eu me explicasse o seguinte:
quando se fala que um país (grecia, portugal, etc) vai reestruturar a sua divida estamos a falar de perdas para os investidores de que ordem de grandeza?
Reestruturar, significa nao pagar ao par, e/ou alargar o periodo de pagamento inicilamente establecido?
Obrigado desde já a todos
É possivel ambas as situações.
Alexandre, e estamos a falar de que ordem de grandeza de perdas (no caso de nao pagamento), 10%, 20%? Pode-se fazer uma estimativa?
A resposta a essa pergunta vale um milhão

Pode no entanto avaliar-se uma percepção média do risco pelos valores de mercado. Supondo por exemplo que uma obrigação Grega que paga uma yield de 10% e outra (alemã) paga para a mesma maturidade 2,5%. Então descontando os cash-flows da obrigação Grega (à taxa alemã de 2,5%) para o presente dá-te um valor que subtraído ao valor do investimento na obrigação Grega resulta no valor absoluto do prémio para o risco-País. Esse valor dividido pelo investimento numa obrigação alemã (que dê os mesmos cash-flows futuros que a Grega, ou então dividindo pela soma da Grega com esse valor do risco) dá-te a tal percentagem mágica que em média o mercado entenderá como justa.
Editado pela última vez por pdcarrico em 23/2/2011 1:54, num total de 1 vez.
Pedro Carriço
Nunooo Escreveu:mais_um Escreveu:Nunooo Escreveu:Gostava que alguem mais entendedido no assunto do que eu me explicasse o seguinte:
quando se fala que um país (grecia, portugal, etc) vai reestruturar a sua divida estamos a falar de perdas para os investidores de que ordem de grandeza?
Reestruturar, significa nao pagar ao par, e/ou alargar o periodo de pagamento inicilamente establecido?
Alexandre, e estamos a falar de que ordem de grandeza de perdas (no caso de nao pagamento), 10%, 20%? Pode-se fazer uma estimativa?
Não tenho conhecimentos para tal (e duvido que alguém possa fazer previsões crediveis), mas usando o bom senso parece-me que dependerá de caso para caso. Quanto maior for o problema, maior é a probabilidade de as perdas serem maiores. E neste caso a Grécia está muito à frente.
Um abraço,
Alexandre Santos
RiscoCalculado Escreveu:mais_um, que importância tem o valor exacto naquilo que estava a ser discutido ?
Tem certamente uma qtd suficiente para saber quais os preços ( e yields) que estão a ser praticados.
O que estou a provar é que as noticias são baseadas em estimativas de entidades privadas "interessadas" e não em relatórios do BCE. E o facto das contas estarem erradas demonstram a "qualidade" das estimativas.
RiscoCalculado Escreveu:
mesmo que parte da dívida tenha sido logo colocada os compradores não pensaram em ficar com o montante total em carteira. Compraram uma parte para revender ...
A acreditar nas noticas parece que não me enganei quando presumi que tivessem sido os Hedge Funds a vender de imediato as OT a 5 anos, da emissão colocada directamente.
Please respect FT.com's ts&cs and copyright policy which allow you to: share links; copy content for personal use; & redistribute limited extracts. Email ftsales.support@ft.com to buy additional rights or use this link to reference the article - http://www.ft.com/cms/s/0/0d3785dc-350b ... z1EjfOhxyA
Portugal’s first bond syndication in a year, launched on Monday, has traded poorly in the secondary markets. The five-year €3.5bn bond attracted strong demand when it was priced, but has subsequently seen selling from hedge funds.
http://www.ft.com/cms/s/0/0d3785dc-350b ... z1EjdcPF90
mais_um Escreveu:Nunooo Escreveu:Gostava que alguem mais entendedido no assunto do que eu me explicasse o seguinte:
Nunooo Escreveu:Gostava que alguem mais entendedido no assunto do que eu me explicasse o seguinte:
RiscoCalculado Escreveu:artista Escreveu:Isto parece-me uma questão de interpretação, parece-me que os 18 milhões foram adquiridos desde Maio e que o BCE, se o BCE tem já 15% da dívida quererá dizer que já teria alguma adquirida antes... estou a ver alguma coisa mal ou serão vocês que estão um bocado "loiros" hoje?!
Dado que tem uma quantidade não desprezável no seu activo não será de supor que acompanhe os preços praticados no mercado ??
(é certo que os títulos não foram comprados com o objectivo de ganhos de capital, não é esse o propósito de um Banco Central, mas parece-me natural que acompanhe os preços )
Os titulos de divida publica em posse do BCE, são "contabilizados" pelo seu valor nominal e é esse valor que aparece nos relatórios disponibilizados pelo BCE.
Reestruturação de divida
Gostava que alguem mais entendedido no assunto do que eu me explicasse o seguinte:
Para os mais cépticos
, já há comunicação por parte do BCE relativamente às compras de dívida pública das últimas semanas :
http://news.yahoo.com/s/ap/20110221/ap_on_bi_ge/eu_europe_financial_crisis
Date of communication
21/02/2011
Communication

http://news.yahoo.com/s/ap/20110221/ap_on_bi_ge/eu_europe_financial_crisis
ECB resumed bond buying amid Portugal worries
BRUSSELS – The European Central Bank said Monday it bought euro711 million ($971 million) in government bonds last week as concerns over Portugal's debt crisis flared up again.
The figures include purchases made Thursday and Friday the week before, when analysts said the ECB started buying bonds again after a two-week break.
Because of the way the ECB settles its bond purchases, transactions made late in the week are reported with a delay.
Since it started its bond buying program in May, the Frankfurt-based bank has spent about euro77 billion on the bonds of highly indebted countries like Greece, Ireland and Portugal.
Buying bonds supports their prices and helps keep a government's borrowing costs in check.
Monday's figures represent the largets weekly purchase since late December, when fears spiked that Europe's debt crisis, which has already pushed Greece and Ireland into multibillion-euro international bailouts, would soon spread to Portugal — and possibly much larger Spain.
However, they are still far below where they were in early summer, when the ECB often spent several billion euros a week in an attempt to control market panic in the wake of the bailout of Greece.
Concerns over Spain's ability to repay its debts have abated slightly, but the yields, or effective interest rates, on Portuguese bonds hit a euro-era high last week. Most economists believe that an international rescue of the country is only a matter of time.
In top of its high public debt, Portugal's economomy has been growing at an aenemic rate while households have been spending more than they earn.
Date of communication
21/02/2011
Communication
As announced by the Governing Council on 10 May 2010, the ECB will conduct specific operations in order to re-absorb the liquidity injected through the Securities Markets Programme.
In this regard, the ECB will carry out a quick tender on 22 February at 11.30 in order to collect one-week fixed-term deposits with settlement day on 23 February. A variable rate tender with a maximum bid rate of 1.00% will be applied and the ECB intends to absorb an amount of EUR 77 billion.
The latter corresponds to the size of the Securities Markets Programme, taking into account transactions with settlement on or before Friday 18 February, rounded to the nearest half billion. As the SMP transactions which settled last week were of a volume of EUR 711 million and the amount of EUR 40 million matured, the rounded settled amount - and the intended amount for absorption accordingly – increases to EUR 77 billion.
The benchmark allotment amount in MROs takes into account the liquidity effect of non standard measures, assuming an unchanged size of the Securities Markets Programme and full sterilisation of this amount via the above mentioned liquidity-absorbing operation. Fixed term deposits held with the Eurosystem are eligible as collateral for the Eurosystem's credit operations.
The ECB intends to carry out another liquidity-absorbing operation next week.
RiscoCalculado Escreveu:... ou pode ter sido falta de atenção ao teclar o montante.
Ou então, mais um cenário, dois bancos irlandeses em fase de liquidação...oooops, reestruturação.
A person involved in the transaction said the banks were required to swap amounts borrowed under the normal liquidity facility provided by the ECB for more expensive overnight money as a consequence of the preparations for the orderly wind down of the two institutions, which is being overseen by Ireland’s Central Bank.
A senior figure familiar with the transaction said it was “to facilitate” the sale of deposits by Anglo Irish and Irish Nationwide under the restructuring plan. Under the ECB’s normal refinancing operations, the collateral is locked up for a week. Tapping the ECB’s overnight or “marginal lending” facility, although more expensive “gives the banks the freedom to have the assets at their disposal immediately if there is a quick sale,” he said.
http://www.ft.com/cms/s/0/932501aa-3c41 ... z1EQo9YKg7
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Verdade ou mentira...
"Estivemos no limite da bancarrota. Na última emissão houve enormes dificuldades antes do Banco Comercial Europeu desatar a comprar dívida para nos salvar o pescoço", disse numa sessão sobre "O estado do Estado" na sede do PSD distrital."
"Estivemos no limite da bancarrota. Na última emissão houve enormes dificuldades antes do Banco Comercial Europeu desatar a comprar dívida para nos salvar o pescoço", disse numa sessão sobre "O estado do Estado" na sede do PSD distrital."
- Registado: 17/10/2010 19:32
artista Escreveu:Isto parece-me uma questão de interpretação, parece-me que os 18 milhões foram adquiridos desde Maio e que o BCE, se o BCE tem já 15% da dívida quererá dizer que já teria alguma adquirida antes... estou a ver alguma coisa mal ou serão vocês que estão um bocado "loiros" hoje?!
Dado que tem uma quantidade não desprezável no seu activo não será de supor que acompanhe os preços praticados no mercado ??
(é certo que os títulos não foram comprados com o objectivo de ganhos de capital, não é esse o propósito de um Banco Central, mas parece-me natural que acompanhe os preços )
RiscoCalculado Escreveu:Sobre os supostos 15% que o BCE detem da nossa divida, ainda sei fazer contas e não consigo perceber como é que os supostos 18 mil milhões de €, transformam-se em 15%, se a 31 de janeiro tinhas uma divida total de 151 mil milhões de €. Se considerares só as emissões de OT, então os 18 mil milhões representam 17%.
mais_um, que importância tem o valor exacto naquilo que estava a ser discutido ?
Tem certamente uma qtd suficiente para saber quais os preços ( e yields) que estão a ser praticados.
Isto parece-me uma questão de interpretação, parece-me que os 18 milhões foram adquiridos desde Maio e que o BCE, se o BCE tem já 15% da dívida quererá dizer que já teria alguma adquirida antes... estou a ver alguma coisa mal ou serão vocês que estão um bocado "loiros" hoje?!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Google [Bot], niceboy, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 115 visitantes