Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Divida publica portuguesa - resultado dos leilões

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mais_um » 18/2/2011 12:48

Sargotronss Escreveu:Será que a diferença de yield entre o CT e as OT, compensam? É que nos CT o estado tem sempre de pagar (bom, na teoria) e nas OT existe existe sempre a hipotese de accionar o default. É a ideia leiga que eu tenho.
E os custos de ter OT, não vão comer essa diferença?
Ou estás a pensar mais numa perspectiva de negociar a potencial volatibilidade?

Ando à procura mas para já é só para confirmar que a yield é "real".

Depois vou esperar pela taxa de CT para Março (sai a 24 de fevereiro) e fazer contas, mas o que tu referes é verdade e deve ser tomado em conta.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por helderjsm » 18/2/2011 12:36

mais_um Escreveu:Boas!

Ontem era a data limite para anunciar leilão de OT para a proxima 4ª feira e considerando que não houve qualquer informação nesse sentido significa que não vai haver leilão.

Assim parece-me que vamos continuar orgulhosamente sós, sem pedido de ajuda.

Já agora uma nota para a subida dos ultimos dias das yields das OT a 5 anos. Parece-me muito estranho que um conjunto de bancos de referencia e fundos de pensões comprem as OT a um preço e no dia a seguir comecem a vender abaixo do preço de compra. Não estamos a falar do Zé Manel ali da esquina que compra porque pensa que vai subir.

Alguém está a "inundar" o mercado com essas OT, serão os Hedge Funds que compraram 3% dessa emissão?

Não houve alteração dos nossos fundamentais desde que a emissão veio para o mercado que justifique esta subida abrupta.

Para mim é demasiada coincidência as noticias sistematicas sobre o nosso pedido de ajuda, até já com data marcada e que foi ultrapassada, depois as noticias repetidas mais uma vez que estariamos a ser pressionados para o fazer.
Não acredito em bruxas mas que elas existem, não tenho duvidas... :roll: :roll:

Tenho procurado encontrar oferta dessas OT a 5 anos, que supostamente estarão a mais de 7% e o melhor que consigo é 6,76%. Se alguém souber onde possa encontrar a + de 7% agradeço que indique.

Um abraço,

Alexandre Santos

Indeed. Acho tudo muito estranho. Especialmente quando houve pouca oferta de venda na recompra de obrigações.

Outra coisa que acho estranho é que no que diz respeito aos mercados financeiros não haja regras que ditem a obrigatoriedade de citar fontes quando são emitidas notícias que tem impacto nos mercados. Refiro-me pois às fontes não reveladas da notícia da reuters.
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

Registado: 23/10/2009 8:52

por sargotrons » 18/2/2011 12:10

mais_um Escreveu:Boas!

Ontem era a data limite para anunciar leilão de OT para a proxima 4ª feira e considerando que não houve qualquer informação nesse sentido significa que não vai haver leilão.

Já agora uma nota para a subida dos ultimos dias das yields das OT a 5 anos. Parece-me muito estranho que um conjunto de bancos de referencia e fundos de pensões comprem as OT a um preço e no dia a seguir comecem a vender abaixo do preço de compra. Não estamos a falar do Zé Manel ali da esquina que compra porque pensa que vai subir.

Alguém está a "inundar" o mercado com essas OT, serão os Hedge Funds que compraram 3% dessa emissão?

Não houve alteração dos nossos fundamentais desde que a emissão veio para o mercado que justifique esta subida abrupta.

Para mim é demasiada coincidência as noticias sistematicas sobre o nosso pedido de ajuda, até já com data marcada e que foi ultrapassada, depois as noticias repetidas mais uma vez que estariamos a ser pressionados para o fazer.

Tenho procurado encontrar oferta dessas OT a 5 anos, que supostamente estarão a mais de 7% e o melhor que consigo é 6,76%. Se alguém souber onde possa encontrar a + de 7% agradeço que indique.

Um abraço,

Alexandre Santos

Será que a diferença de yield entre o CT e as OT, compensam? É que nos CT o estado tem sempre de pagar (bom, na teoria) e nas OT existe existe sempre a hipotese de accionar o default. É a ideia leiga que eu tenho.
E os custos de ter OT, não vão comer essa diferença?
Ou estás a pensar mais numa perspectiva de negociar a potencial volatibilidade?
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por mais_um » 18/2/2011 11:41

Boas!

Um abraço,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Automech » 18/2/2011 11:33

Se for um erro é uma coisa na ordem dos 13.500 milhões de euros, não é ? ("€15bn instead of €1.5bn").

Ora isso a 1.75% dá qualquer coisa diário como 647.260 euros (fiz a 365 dias, mas não sei se devia fazer apenas 360).

É um erro duma dimensão razoável.

Registado: 4/6/2010 12:12

por RiscoCalculado » 18/2/2011 11:23

P.S. - mais_um, peço desculpa por poluir o teu tópico...

não é propriamente uma poluição migluso.

Este acontecimento "insólito" tanto pode não ter muito a ver com o tópico e tratar-se apenas de um erro como pode existir uma relação com o mercado de dívida pública (seja ela portuguesa ou não) - foi por isso que eu inclui o post neste tópico.

Mesmo tratando-se de um erro, diz bem do estado de nervosismo dos participantes no mercado no momento actual ... e quando assim é muito pode acontecer ...
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

por mais_um » 18/2/2011 10:50

migluso Escreveu:P.S. - mais_um, peço desculpa por poluir o teu tópico...

Esquece isso, o topico não é meu , é de todos. :wink:

por migluso » 18/2/2011 10:42

migluso Escreveu:
RiscoCalculado Escreveu:... ou pode ter sido falta de atenção ao teclar o montante.

If the above theory is correct, then we should see around €10-15bn again tonight and in the coming days, until the next MRO that will take place on 22 Feb (settling on 23 Feb).

http://ftalphaville.ft.com/blog/2011/02 ... at-finger/

EDIT - A citação que postei tem por base uma hipótese um pouco distinta da do post do RiscoCalculado.Ppelo que entendi na dele não menciona uma falha numa MRO.

FRANKFURT (Dow Jones)--Use of the European Central Bank's emergency marginal lending facility rose further Thursday after hitting its highest level in more than 19 months Wednesday, the ECB said Friday.

Banks borrowed EUR16.009 billion from the facility, which charges a punitive rate of 1.75%. The last time it was that high was just before the ECB's first injection of 12-month money into the market in June 2009.

Use of the facility previously surged to EUR15.801 billion Wednesday from low levels since the start of the year. Before Feb. 11, daily borrowings had remained below EUR1 billion, before increasing above that threshold from Monday.

The surge has puzzled analysts as there were no generalized signs of stress in the money market Wednesday. EONIA rates fell further to 0.625% Thursday from 0.700% Wednesday despite the second consecutive day of elevated borrowing.

Use of the 0.25% deposit facility, where banks have tended to hoard liquidity, stayed at a level which is low by recent standards, at EUR18.761 billion, up EUR4.038 billion from Wednesday.

Website: www.ecb.int

-By Tom Fairless, Dow Jones Newswires, +49 69 29725 505;

tom.fairless@dowjones.com

(Emese Bartha in Frankfurt contributed to this item.)

Click here to go to Dow Jones NewsPlus, a web front page of today's most important business and market news, analysis and commentary: http://www.djnewsplus.com/access/al?rnd ... LWkQ%3D%3D. You can use this link on the day this article is published and the following day.

(END) Dow Jones Newswires

February 18, 2011 03:44 ET (08:44 GMT)

P.S. - mais_um, peço desculpa por poluir o teu tópico...
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Automech » 18/2/2011 1:07

Se olharmos para o gráfico do link que o Migluso parece-me que a média nos dias maiores era aprox. de 4.000 milhoes.

Agora subiu para quase 16.000 milhões.

Olhando para os número que o Risco deixou em http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ht=#808522 isso parece um valor astronómico, quando comparado com a realidade portuguesa.

Mesmo lá fora seria uma coisa em grande IMO. Esperemos que seja mesmo um erro.

por migluso » 17/2/2011 23:23

RiscoCalculado Escreveu:... ou pode ter sido falta de atenção ao teclar o montante.

If the above theory is correct, then we should see around €10-15bn again tonight and in the coming days, until the next MRO that will take place on 22 Feb (settling on 23 Feb).

http://ftalphaville.ft.com/blog/2011/02 ... at-finger/

EDIT - A citação que postei tem por base uma hipótese um pouco distinta da do post do RiscoCalculado.Ppelo que entendi na dele não menciona uma falha numa MRO.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por RiscoCalculado » 17/2/2011 22:30

... ou pode ter sido falta de atenção ao teclar o montante.

http://www.ft.com/cms/s/0/16a94878-3acc-11e0-9c1a-00144feabdc0.html#ixzz1EFmAJfYL
By David Oakley in London and Ralph Atkins in Frankfurt
Published: February 17 2011 20:06 | Last updated: February 17 2011 20:06

‘Fat finger’ blamed for ECB loans leap

Demand for emergency loans from the European Central Bank has jumped to levels seen at the time of Lehman Brothers’ collapse, in a surprise move blamed by some brokers on a “fat finger” trading error.

Brokers said on Thursday that one of the possible reasons for the jump in borrowing through the ECB’s marginal lending facility, which charges penal interest rates and tends to be used by banks in difficulty, could be an erroneous trade.

Eurozone banks borrowed €15.8bn through the facility, which charges a rate of 1.75 per cent, three-quarters of a percentage point above ECB base rates, on Wednesday. That compared with €1.2bn the previous day and a daily average of just €100m this year.

Brokers said there were no general signs of tensions in the system. There were no rumours of banks encountering severe funding problems either.

(...)

Don Smith, economist at Icap, said: “This is an extremely unusual event and at face value should trigger alarm in the market, but there is absolutely no sense of panic, which suggests that this is probably a dealer error – maybe a miscalculation or a ‘fat finger’ on a keyboard.”

Traders can make mistakes in transactions by failing to type in a decimal point or typing in an extra zero.

In this case, a dealer could have typed in an order for €15bn instead of €1.5bn, brokers said. This would involve losses for the borrower involved.

Laurent Fransolet, analyst at Barclays Capital, suggested an alternative explanation: a bank that had become heavily dependent on ECB loans deliberately switched to the central bank’s marginal lending facility rather than using its regular offers of liquidity. Such a move could have been engineered by the ECB in order to “clean” the system, he said.

That would allow it to take a further step next month towards unwinding the extraordinary measures in place to help banks since the collapse of Lehman

(...)

"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

por Automech » 17/2/2011 19:37

migluso Escreveu:O meu ilustre colega de fórum, caríssimo AutoMech, está a sugerir que o BES anda a especular com dívida pública, ao mesmo tempo que informa o mercado e os clientes que pretende reduzir o rácio créditos/depósitos de 165% para 120% até 2012?

O estado é pessoa de bem (rolf) logo dívida publica não é um crédito :mrgreen:
migluso Escreveu:Ao menos invistam no Sporting, onde o capital é garantido... :mrgreen:

Isso é verdade. Garantid(amente) perdido :mrgreen:

F.S. alezzz lalalalala

por migluso » 17/2/2011 19:08

AutoMech Escreveu:Lol, bem, o Ulrich não há-de ser, tanta já foi a pancada que deu neste governo. Os Espanhois não ajudam ninguém (eheheh). Resta o Salgado que não é o Vara mas... :mrgreen:

Vá lá menino Risco e menino Migluso, comportem-se. :lol:

O meu ilustre colega de fórum, caríssimo AutoMech, está a sugerir que o BES anda a especular com dívida pública, ao mesmo tempo que informa o mercado e os clientes que pretende reduzir o rácio créditos/depósitos de 165% para 120% até 2012?

Ao menos invistam no Sporting, onde o capital é garantido... :mrgreen:

SL

por Automech » 17/2/2011 18:45

migluso Escreveu:lol... só se for a CGD... não estou a ver quem mais possa ser... O Vara já não está no BCP.... :mrgreen:

É para conspirar? Conspiremos... :mrgreen:

Lol, bem, o Ulrich não há-de ser, tanta já foi a pancada que deu neste governo. Os Espanhois não ajudam ninguém (eheheh). Resta o Salgado que não é o Vara mas... :mrgreen:

Vá lá menino Risco e menino Migluso, comportem-se. :lol:

por migluso » 17/2/2011 18:35

RiscoCalculado Escreveu:várias explicações são possíveis mas :

Teoria da Conspiração :mrgreen: : já após o leilão do BCE o Banco C apercebe-se de que algures no sistema financeiro alguém ( assustado com a subida de yields da dívida portuguesa e com a pouca liquidez do mercado) se prepara para "despejar" OTs a qualquer preço. Numa mostra de força perante o mercado o Banco C vai buscar € 15 biliões ao BCE "afirmando" assim que está disposto a "defender" a dívida portuguesa e a comprar a quantidade que for necessária para impedir uma subida significativa de yields...

lol... só se for a CGD... não estou a ver quem mais possa ser... O Vara já não está no BCP.... :mrgreen:

É para conspirar? Conspiremos... :mrgreen:

A reestruturação do WestLB está num impasse, a banca austríaca tem uma péssima carteira de empréstimos no leste da Europa, etc...

por RiscoCalculado » 17/2/2011 18:15

várias explicações são possíveis mas :

Teoria da Conspiração :mrgreen: : já após o leilão do BCE o Banco C apercebe-se de que algures no sistema financeiro alguém ( assustado com a subida de yields da dívida portuguesa e com a pouca liquidez do mercado) se prepara para "despejar" OTs a qualquer preço. Numa mostra de força perante o mercado o Banco C vai buscar € 15 biliões ao BCE "afirmando" assim que está disposto a "defender" a dívida portuguesa e a comprar a quantidade que for necessária para impedir uma subida significativa de yields...

por Automech » 17/2/2011 17:44

RiscoCalculado Escreveu:A seguir com muita atenção...

Muito importante mesmo Risco. Se puderes ir actualizando era óptimo. Vamos ver se há fogo por detrás do fumo. :?

por RiscoCalculado » 17/2/2011 16:35

A seguir com muita atenção :
http://online.wsj.com/article/SB10001424052748704657704576149832795596882.html

Bank Lending From ECB Skyrockets

FRANKFURT—Use of the European Central Bank's emergency marginal-lending facility skyrocketed Wednesday, hitting its highest level in over 19 months, the ECB said Thursday.

The ECB said banks borrowed €15.801 billion ($21.44 billion) from the facility, which charges a punitive rate of 1.75%. The last time it was that high was just before the ECB's first, and largest, injection of 12-month money into the market in June 2009.

The ECB declined to give any explanation for the high figure, which generally reflects acute, if mostly short-lived, liquidity problems at one or more banks.

Use of the facility had been minimal at the start of the year, but had risen to around a daily average of over €700 million in the past week.

Use of the 0.25% deposit facility, where banks have tended to hoard liquidity, stayed at a level which is low by recent standards, at €14.723 billion, down €3.20 billion from Tuesday.

The rise in the use of marginal lending by the ECB is all the more surprising as there were no generalized signs of stress in the money market Wednesday. The benchmark overnight rate for euros, Eonia, eased to 0.7% from 0.749% on Tuesday, its lowest fixing in more than a week.

Equally, in Germany, the largest national money market in the euro zone, overnight money was quoted in a broad range around 0.525% early Thursday.

Despite the ongoing problems of some large German banks, overnight rates tend to be lower in Germany than in the euro zone's periphery, where stress in the banking system has been more widespread in the last year, and where banks have consequently been more dependent on the ECB for their liquidity needs.

The banking systems of Greece, Portugal, Spain and Ireland account for over 60% of ECB lending, despite accounting for less than 20% of euro-zone economic output.

Aparentemente um ( ou mais) banco(s) da zona Euro esqueceu-se (???) de ir buscar suficiente € ao leilão semanal do BCE (a 1 %) e depois foi buscar cerca de € 15 biliões à Marginal Lending Facility, onde paga 1.75% .
As Euribor (excepto a 12 meses) estão até em ligeira queda pelo que se isto significar problemas graves com algum banco, o problema deverá estar bem contido (possivelmente em algum dos bancos que já há alguns meses praticamente não têm acesso ao MMI ... )

A seguir com muita atenção...
Anexos
Euribor_17Feb2011.JPG
Euribor_17Feb2011.JPG (49.09 KiB) Visualizado 3546 vezes

por Trisquel » 16/2/2011 13:19

Costa Pina: "Portugal continua a fazer o seu trabalho, a Europa tem ficado aquém"
16 Fevereiro 2011 | 11:42
Edgar Caetano - edgarcaetano@negocios.ptPartilhar5

O secretário de Estado das Finanças mostra-se satisfeito com os resultados dos leilões (de recompra de obrigações e de emissão de bilhetes do Tesouro). O responsável afirma que "Portugal está a fazer o seu trabalho" para superar a crise, acrescentando que "a Europa tem ficado aquém".
O secretário de Estado das Finanças, Carlos Costa Pina reage com satisfação aos resultados dos leilões (de recompra de obrigações e de emissão de bilhetes do Tesouro). O responsável afirma que “Portugal está a fazer o seu trabalho” para superar a crise, acrescentando que “a Europa tem ficado aquém”.

Quanto ao leilão de bilhetes, Costa Pina afirmou que “a procura foi mais uma vez elevada e bem distribuída, mantendo-se uma expressiva presença de investidores internacionais”.

A procura superou em 1,9 vezes a oferta, abaixo do rácio “bid-to-cover” de 3,1 registado no último leilão a 12 meses.

O responsável afirma que os custos elevados (Portugal pagou um juro de quase 4% pelos mil milhões de euros em dívida a um ano) “mostram que a solução para a crise de confiança não passa apenas por Portugal e que a ‘solução Europeia’ é fundamental”.

“Portugal está e continuará a fazer o seu trabalho. A Europa tem ficado aquém!”, rematou, fazendo eco das críticas já ontem lançadas pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.

O IGCP promoveu também esta manhã um leilão de recompra de Obrigações do Tesouro, absorvendo 215 milhões de euros em obrigações do Tesouro respeitantes a duas linhas que vencem em Abril e Junho (um total de 9,6 mil milhões de euros).

“Os investidores preferiram maioritariamente não vender e manter os títulos em carteira”, comenta Costa Pina. Este é “mais um sinal encorajador da confiança que o mercado deposita [em Portugal], apesar do muito ruído que se tem vivido no mercado”.
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por mais_um » 16/2/2011 12:49

mais_um Escreveu:Já saiu o resultado do leilão de recompra mas confesso que não sei interpretar o resultado:

Série/Series OT 3.2 Apr 2011 OT 5.15 Jun 2011
Montante de Procura 529 429
Montante Recomprado 190 25
Taxa Média Ponderada(%) 1,746 2,136

Saldo Vivo após Leilão 4.342 4.933

http://www.igcp.pt/gca/?id=82

Portugal recebe sinal positivo com recompra de 215 milhões de dívida
Mafalda Aguilar e Margarida Vaqueiro Lopes
16/02/11 09:50

--------------------------------------------------------------------------------

Portugal realizou hoje o primeiro leilão de recompra deste ano.
.O Estado português recomprou 215 milhões de euros em obrigações do Tesouro num total de 9,5 mil milhões que vencem em Abril e Junho.

As Finanças, através do IGCP, recompraram hoje 190 milhões de euros em obrigações do Tesouro (OT) com maturidade em Abril, a um juro de 1,746%.

Além disso, Portugal recomprou ainda 25 milhões de euros em títulos de dívida com maturidade em Junho, tendo pago um prémio de 2,136%.

Antes destas operações o saldo vivo das linhas de OT que venciam em Abril e Junho era de 4.532 e 4.958 milhões, respectivamente, perfazendo o total de 9.490 milhões de euros.

A República voltou assim a adquirir 215 milhões de euros em dívida nacional, numa operação que tinha como objectivo dar um sinal aos mercados de que o País não tem problemas de tesouraria, segundo os analistas.

Analistas aplaudem leilão de recompra

"O positivo a reter é que os investidores acreditam que Portugal vai pagar estes títulos e por isso não estiveram dispostos a baixar o preço", afirma Filipe Silva, gestor de dívida do Banco Carregosa, à Reuters, numa primeira reacção à recompra de dívida pelo Estado.

Mais, Filipe Silva entende que "se alguém tivesse medo que Portugal não pagaria na maturidade teria aproveitado agora para vender, o que teria um preço muito mais baixo. E isso não aconteceu".

Também Peter Chatwell, estratega de taxa fixa do Credit Agricole, vê o leilão de recompra "como um voto de confiança do mercado, já que os investidores não estão claramente a vender o papel, apesar de o Tesouro lhes ter dado oportunidade".

No mesmo sentido, David Schnutz, analista do Commerzbank, sublinha "o nível relativamente baixo da 'yield', defendendo que "é um sinal bastante encorajador".

http://economico.sapo.pt/noticias/portu ... 11275.html

por mais_um » 16/2/2011 11:49

resultado do leilão de BT a 12 meses:

taxa média: 3,987%

procura: 1,9

o leilão anteiror de BT a 12 meses, de 19 de Janeiro teve uma taxa média de 3,89%

por cftomas » 16/2/2011 11:24

mais_um Escreveu:Já saiu o resultado do leilão de recompra mas confesso que não sei interpretar o resultado:

O IGCP retirou do mercado esta manhã 215 milhões de euros em obrigações do Tesouro que vencem ainda neste primeiro semestre. Foram reabsorvidas mais obrigações na linha que vence em Abril do que na de Junho.
O IGCP retirou do mercado esta manhã 215 milhões de euros em Obrigações do Tesouro que vencem ainda neste primeiro semestre. Foram reabsorvidas mais obrigações na linha que vence em Abril do que na de Junho.

Foram retiradas do mercado 190 milhões de euros nas OT de Abril e 25 milhões de euros na de Junho.

Antes do leilão, estavam no mercado 4,532 mil milhões de euros da linha OT 3,20% que vence em Abril e 4,958 mil milhões da linha 4,958 mil milhões da linha OT 5,15%, que atinge a maturidade em Junho.

O IGCP não se havia comprometido com um objectivo quanto aos montantes que pretendia retirar do mercado com esta operação. Os analistas ouvidos pelo Negócios anteviam, em média, que Portugal reabsorvesse um valor na ordem dos 500 milhões de euros.

A "yield" média na recompra das obrigações de Abril foi de 1,746%, ao passo que, na linha de Junho, os títulos de dívida foram recomprados com uma taxa implícita de 2,136%.

Mais do que aproveitar o ligeiro desconto a que alguns investidores aceitam vender os títulos que têm na sua posse, o leilão de recompra visava utilizar a posição de liquidez já conquistada este ano para aliviar a pressão sobre esses dois pontos críticos (em termos de reembolsos de dívida de longo prazo) e dar um sinal de força aos mercados, eventualmente contribuindo para diminuir os receios em torno da solvência de Portugal.

(Notícia em actualização)

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=468733

Registado: 28/1/2009 11:53

por mais_um » 16/2/2011 11:13

Já saiu o resultado do leilão de recompra mas confesso que não sei interpretar o resultado:

por mais_um » 16/2/2011 10:17

E antes do leilão de BT, temos um leilão de recompra:

Leilão de recompra para o dia 16 de Fevereiro
O IGCP irá realizar um leilão de recompra da OT 3.20% Abril 2011 e OT 5.15% Junho 2011 no próximo dia 16 de Fevereiro pelas 9:30 horas, com um montante a determinar em função das condições de mercado.

O saldo vivo destas Obrigações do Tesouro é de EUR 4,532 mil milhões e EUR 4,958 mil milhões respectivamente.

IGCP, 10 de Fevereiro de 2011

http://www.igcp.pt/gca/index.php?id=1057

por mais_um » 16/2/2011 10:01

Portugal deve pagar juro acima de 4% no leilão de hoje
Rui Barroso
16/02/11 07:45

--------------------------------------------------------------------------------
.Apesar da escalada dos juros nas maturidades mais curtas, os analistas não esperam que o leilão de BT a 12 meses de hoje corra mal.

"A minha expectativa é que decorra dentro dos níveis que tivemos no mercado secundário, a rondar os 4,4%, para a taxa média. Não estou à espera de stress na procura", perspectiva Filipe Silva. O Estado prevê colocar entre 750 milhões e mil milhões de euros.

Também David Schnautz alerta que será difícil evitar juros acima de 4%. Na última operação com a mesma maturidade, realizada a 19 de Janeiro, a taxa foi de 4,029%. Ontem os títulos a 12 meses transaccionaram a 4,475%.

"Estaria mais preocupado se estivessem a emitir a 10 anos, já que os actuais níveis são elevados e sem uma intervenção do BCE duvido que pudesse ser colocado com sucesso", refere João Zorro.

O gestor relembra que "em termos de importância, os bilhetes de tesouro não são um grande guião para se aferir do apetite por risco".

O IGCP, a entidade que gere a dívida pública portuguesa, vai emitir hoje Bilhetes do Tesouro, com maturidade a 12 meses, no montante indicativo de entre 750 e 1.000 milhões de euros. Este será o quinto leilão de dívida pública de Portugal do ano.

Portugal prevê realizar leilões de mais duas a quatro linhas de Obrigações do Tesouro (OT) no primeiro trimestre, numa altura em que o mercado aguarda as medidas da União Europeia para estancar a crise de dívida soberana.

http://economico.sapo.pt/noticias/portu ... 11269.html

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Heldroo, iniciado1, latbal, lito, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 139 visitantes