Off Topic- Deolinda - "Parva que sou"
Já agora deixo aqui uma abordagem diferente a esta questão da "Geração Deolinda".
Assumamos que a culpa é das duas gerações anteriores. Que tiveram regalias superiores àquilo que produziram.
Pois bem, mas não são essas gerações que estão a suportar a geração Deolinda com:
- Grande contribuição para as despesas dos <30 anos
- Casa e comida para os <30 anos
Desta forma, os <30 anos têm de aguentar nesta vida (que não é má, vive-se melhor agora que há 30 anos) mais uns anos até as duas gerações anteriores se reformarem e deixarem os lugares vagos. A única coisa é alterarem um pouco a mentalidade e saberem que terão de produzir um pouco mais mas quiçá ganhar o mesmo!
Assumamos que a culpa é das duas gerações anteriores. Que tiveram regalias superiores àquilo que produziram.
Pois bem, mas não são essas gerações que estão a suportar a geração Deolinda com:
- Grande contribuição para as despesas dos <30 anos
- Casa e comida para os <30 anos
Desta forma, os <30 anos têm de aguentar nesta vida (que não é má, vive-se melhor agora que há 30 anos) mais uns anos até as duas gerações anteriores se reformarem e deixarem os lugares vagos. A única coisa é alterarem um pouco a mentalidade e saberem que terão de produzir um pouco mais mas quiçá ganhar o mesmo!
Re: geração rasca
AutoMech Escreveu:No secundário seria interessante mas a idade é outra e duvido que a maturidade seja suficiente para fazer isto de forma justa.
A thousand miles (hard) journey starts with a single step (Lao Tseu)

artista Escreveu:Eu até sou dos que gostava que, de alguma forma, a opinião dos alunos fosse tida em conta na avaliação dos professores, nem que fosse apenas numa perspectiva formativa!
Na faculdade, na ultima aula do semestre, recebiamos um formulário de avaliação (anónima) do professor. No final eram recolhidos por um aluno e entregues directamente no gabinete do director da faculdade.
E curiosamente havia sentido de justiça. Os bons professores, mesmo aqueles que chumbavam uma boa maioria de alunos, tinham classificações elevadas.
E alguns professores foram corridos por inaptidão.
Resta dizer que a direcção da faculdade esteve no passado, maioritariamente, a dar aulas nos EUA ao longo dos doutoramentos, logo habituados ao sistema critico e de excelência, sem rodeios, dos anglo saxónicos.
No secundário seria interessante mas a idade é outra e duvido que a maturidade seja suficiente para fazer isto de forma justa.
E já agora:
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html
Não dizem é em que...
É que números brutos são sempre de desconfiar.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html
Não dizem é em que...
É que números brutos são sempre de desconfiar.
- Registado: 24/8/2004 10:42
Re: Porra !
bboniek00 Escreveu: Para este efeito ee irrelevante o que eu fac,o (profissionalmente). A propoosito... vou mexer a panela !
Vi logo que devias ser da área da cozinha!

Olha já comia alguma coisa, não queres companhia? Posso levar as brasileiras!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Valete Escreveu:Já fui professor contratado com habilitação própria e é preciso fazer uma ressalva entre aqueles que tem contratos anuais e os que estão efectivos em escolas. È como comparar água com vinho.
Quanto à avaliação sugiro apenas uma coisa: comparem no secundário as notas que a maior parte dos professores dão no final do ano, com aquelas que os alunos tiram efectivamente nos exames nacionais. Alunos de 14 e 15 e no exame nacional tem negativa. Onde está o problema?
É óbvio...
O exame é dificil...

- Registado: 24/8/2004 10:42
AutoMech Escreveu:O que referes torna um professor, de facto, qualificado mas, quanto a mim, não automaticamente habilitado.
Alguém que tire a licenciatura com 20 não é necessariamente um bom professor.
Nem quem tire a profissionalização.
Nem quem tenha aulas assistidas.
Inteiramente de acordo, o que referes insere-se na exigência que devemos ter, relativamente a todos, não necessariamente só aos professores!

Eu até sou dos que gostava que, de alguma forma, a opinião dos alunos fosse tida em conta na avaliação dos professores, nem que fosse apenas numa perspectiva formativa!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
artista Escreveu:bboniek00 Escreveu:Falava-se de problemas inter-geracionais e correlatyivos e... eles Pimba ! Passam a discutir a questao dos professores.
Este paiis deve ter professores a mais, tem que ser, parecem estar em todo o lado e concentram-se no seu umbiguinho. Faz sentido: isto ee uma sociedade corporativa...
Eu não sei o que tu fazes, mas certamente não ficarás calado se vieres uma série de barbaridades em relação a coisas que conheces bem? ou ficavas?
Esta série de comentários completamente descabidos é triste... e também é reveladora das razões que fazem com que Portugal esteja como está, uma sociedade preocupada sobretudo com as regalias dos outros, que supostamente são melhores do que deviam ser! Se calhar deviam era sobretudo estar preocupados em exigir qualidade, a todos!
Estive ali a fazer um refogado e nao pude responder antes:
Claro que que se deve (sempre) defender a Verdade.
O que eu disse ee que nestas mateerias a questao geral tende a ir pro funil da controversia dos professores.
O seguimento dos posts assim o comprova.
Para este efeito ee irrelevante o que eu fac,o (profissionalmente). A propoosito... vou mexer a panela !

- Registado: 22/4/2003 23:12
urukai Escreveu:Também admito que implementar algo desse género deva custar.
Não é só uma questão de "custar", é uma questão de ser realmente difícil encontrar um bom sistema de avaliação, como disse, sobretudo sem gastar muito dinheiro, porque não há, está escasso!

urukai Escreveu:Arriscando a foice em seara alheia, não poderia isto ser possível do ponto de vista de formato e não conteúdo. Ou seja, os conteúdos programáticos são definidos centralmente e os Professores aplicam-nos. Os métodos pedagógicos, esses, terão de ser transversais à classe. O exemplo que deste podia ser a excepção, mas não pode um professor de filosofia verificar se a forma como um professor de artes dá uma aula é adequada? Eu parece-me que sim ainda para mais se me dizes que a maioria dos professores tem uma pós-graduação/formação complementar em pedagogia..
Eu para te explicar isto tenho que escrever muito, vou ver se consigo...
O problema é que não é como dizes, e o problema estava mesmo ai. Na altura existia uma ficha de avaliação da observação de aula. Na realidade um professor que não fosse da área só podia avaliar 1 dos 8 (salvo erro) Items dessa ficha. E era mesmo assim, nos casos em que o professor não era da área avaliaria apenas o item que falava "relação pedagógica com os alunos". As cotas eram atríbuidas à escola. Isso faria com que houvesse professores a concorrer por uma mesma quota em que uns tinham sido avaliados em todos os items e os outros apenas em um.
E este era apenas o principal problema com esta observação de aulas, havia muitos outros, um dos quais até é engraçado porque hoje inviabilizaria-o desde logo, o facto de sair muito caro aos cofres do estado. Engraçado como nessa altura (em 2008) não havia nenhum problema em gastar dinheiro, conheço uma colega que durante uns meses ganhou mais 300/400 euros por mês porque foi avaliadora de apenas outra colega, muito mais velha e com muito mais tempo de serviço (este era outro dos problemas, que não se ficam por aqui)...
Neste momento, só tem aulas assistidas quem pede para as ter e quem vai mudar de escalão ou entra para os quadros (neste caso quase ninguém nos últimos anos). Só pode ter uma avaliação "Muito Bom" ou "Excelente" quem tem aulas assistidas...
Um sistema de avaliação vai sempre ser imperfeito porque tem de abranger milhares e por causa disto:
O que referes torna um professor, de facto, qualificado mas, quanto a mim, não automaticamente habilitado.
Já referi noutro tópico que o melhor professor que tive desde o 5º ao 12º foi precisamente um de matemática, que veio dos mini concursos, com a licenciatura de engenharia ainda por acabar. Era absolutamente excepcional a explicar.
Curiosamente (ou talvez não) era também locutor de rádio (incluindo relatos de futebol), com uma capacidade de comunicação muito acima da média.
Tive outra professora absolutamente horrível que era licenciada, com profissionalização e que fez duas aulas assistidas em que nem parecia a mesma (deve ter tido nota excelente, embora no resto do ano tenha sido medíocre).
A avaliação vai sempre levantar polémica e não sei se alguma vez conseguiremos um sistema aceite pela maioria.
artista Escreveu:Mares Escreveu:Como defines um professor altamente qualificado?
Um professor é alguém altamento qualificado porque tem uma licenciatura (muitos deles, como é o meu caso, têm uma licenciatura e uma profissionalização para a área da educação) e tem obrigatoriamente de fazer horas de formação todos os anos.
O que referes torna um professor, de facto, qualificado mas, quanto a mim, não automaticamente habilitado.
Já referi noutro tópico que o melhor professor que tive desde o 5º ao 12º foi precisamente um de matemática, que veio dos mini concursos, com a licenciatura de engenharia ainda por acabar. Era absolutamente excepcional a explicar.
Curiosamente (ou talvez não) era também locutor de rádio (incluindo relatos de futebol), com uma capacidade de comunicação muito acima da média.
Tive outra professora absolutamente horrível que era licenciada, com profissionalização e que fez duas aulas assistidas em que nem parecia a mesma (deve ter tido nota excelente, embora no resto do ano tenha sido medíocre).
A avaliação vai sempre levantar polémica e não sei se alguma vez conseguiremos um sistema aceite pela maioria.
Já fui professor contratado com habilitação própria e é preciso fazer uma ressalva entre aqueles que tem contratos anuais e os que estão efectivos em escolas. È como comparar água com vinho.
Quanto à avaliação sugiro apenas uma coisa: comparem no secundário as notas que a maior parte dos professores dão no final do ano, com aquelas que os alunos tiram efectivamente nos exames nacionais. Alunos de 14 e 15 e no exame nacional tem negativa. Onde está o problema?
In God we trust, all others bring data.
MiamiBlueHeart Escreveu:Da minha parte referi além dos professores, referi educadores de infância, técnicos de saúde e militares.
Quando falei em transversalidade estava a referir-me a todos, de uma forma ou de outra todos são afectaos... o meu irmão trabalha na banca e eles estão a cortar em tudo e mais alguma coisa. Até há uns anos metiam muitos novos funcionários, nos últimos anos têm dispensado funcionários... e por ai fora!
MiamiBlueHeart Escreveu:Com sinceridade, os professores são um grupo fácil mas com muito poder. Devem ser os únicos que actualmente ainda conseguem fazer manifestações e greves. O que é um direito legitimo. .
Isto é subjectivo mas acho que isso é uma "idéia feita". Se tivessem muito poder não tinham tido tantos cortes com têm tido... sobretudo os novos, os que começaram nos últimos 10/15 anos, os outros tem sido mais complicado tirar-lhe regalias, embora também tenham sido bastante "malhados"!
MiamiBlueHeart Escreveu:Mas também eles devem ser a realidade do país e não se colocarem á margem do problema.
Enfim, concordo contigo e até acho que a grande maioria não se coloca à margem. Os sindicatos fazem o seu papel, espectável na luta pelos interesses da classe, mas acho que a grande maioria está resignada (contente obviamente não estará) com os cortes efectuados... embora seja apenas a minha opinião, tendo em conta o que vejo!
Pois,
o problema é que agora já não há dinheiro.
Gastou-se o mesmo em cenas desnecessárias quando questões importantes ficaram por resolver.
Também admito que implementar algo desse género deva custar.
Arriscando a foice em seara alheia, não poderia isto ser possível do ponto de vista de formato e não conteúdo. Ou seja, os conteúdos programáticos são definidos centralmente e os Professores aplicam-nos. Os métodos pedagógicos, esses, terão de ser transversais à classe. O exemplo que deste podia ser a excepção, mas não pode um professor de filosofia verificar se a forma como um professor de artes dá uma aula é adequada? Eu parece-me que sim ainda para mais se me dizes que a maioria dos professores tem uma pós-graduação/formação complementar em pedagogia.
Bem, mas agora já estamos no campo do off topic e para além disso a minha área é a saúde que já tem muito com o que se coçar!
o problema é que agora já não há dinheiro.
Gastou-se o mesmo em cenas desnecessárias quando questões importantes ficaram por resolver.
Também admito que implementar algo desse género deva custar.
artista Escreveu:Aqui estás enganado, o método que o governo apresentou manteve-se, cairam quase só as partes que o tornavam inexequível, nomeadamente a obrigatoriedade de aulas assistidas para todos quando em grande parte dos casos não o seriam por um professor da área (por exemplo eu sou da área das artes e teria as minhas aulas observadas por um professor de Educação Física!?)...
Arriscando a foice em seara alheia, não poderia isto ser possível do ponto de vista de formato e não conteúdo. Ou seja, os conteúdos programáticos são definidos centralmente e os Professores aplicam-nos. Os métodos pedagógicos, esses, terão de ser transversais à classe. O exemplo que deste podia ser a excepção, mas não pode um professor de filosofia verificar se a forma como um professor de artes dá uma aula é adequada? Eu parece-me que sim ainda para mais se me dizes que a maioria dos professores tem uma pós-graduação/formação complementar em pedagogia.
Bem, mas agora já estamos no campo do off topic e para além disso a minha área é a saúde que já tem muito com o que se coçar!

artista Escreveu:Mares Escreveu:chamas "altamente qualificado" a um licenciado que entrou na universidade com 11 anos de estudo (e não 12 como é agora), tendo muitos precisado quase o dobro do tempo para obter a licenciatura e que terminaram o curso índo às universidades para fazerem somente os exames (quando já era professor em alguma escola)?
Há uma coisa que tu fazes constatemente que é pegar em alguns dos exemplos que te dão mais jeito e deixar a idéia de isso é a generalidade... acho que deves parar de o fazer, não ajuda em nada, e eu deixarei de debater contigo o que quer que seja se o continuares a fazer, simplesmente porque cansa...
Os 11 anos do ensino pré-universitário já acabou há alguns anos, mas não me parece que seja muito importante para esta discussão. Daqui a um bocado falas também nas alterações que entretanto houve ... por exemplo eu só tinha 3 disciplinas no meu 12º ano, as regras da entrada na Universidade mudam de governo para governo, o curriculum do ensino básico muda de governo para governo, não me parece que isso interesse muito, são pessoas com formação superior e especializadas na via ensino...
Quanto aos que só concluiram a licenciatura depois de já estarem a dar aulas, eles foram muito úteis para o país. Com as qualificações que tinham ganhavam pouquissimo como professores (em 96 um professor não licenciado com frequência universitária ganhava 500 euros iliquidos por mês) e garantiram o preenchimento de lugares para os quais não havia profissionais mais qualificados. O que é que isso tem a ver com as suas qualificações actuais? por causa disto são menos que aqueles cujos pais tinham disponibilidade financeira para os manter na universidade sem ter de trabalhar?! Essa é boa!Mares Escreveu:Referes-te também aqueles que dão umas 6 horas por semana e que recebem mais de 3 mil euros mês no final da carreira (em anexo, a tabela com as renumerações salariais para professores licenciados)?]
Mas quem é que dá 6 horas por semana?! Mesmo que haja professores nessas condições será por alguma razão, se a esta não é válida devem criticar-se estes, acabar com isso mas aos usares estes exemplos de exceção para fundamentar o teu ponto de visto estás a fazer o quê?! Esses casos (a existirem)serão insignificantes..
A tabela abaixo não a conheço e duvido que seja de Portugal... quando tiver tempo coloco aqui a verdadeira!Mares Escreveu:Ou estás a falar daqueles que nem sequer tem licenciatura e que são "professores", mesmo que muito "qualificados"?
Os teus argumentos completamente irreais e falsos já me estão a tirar do sério...
Conheces algum professor que não seja licenciado? Mesmo que exista ganha meia dúzia de tostões por mês... um profissionalizado em início de carreira ganha pouco mais de mil euros mês liquidos, um licenciado não profissionalizado nem sei (deve andar pelos 800/900 euros mensais?!) mas não deverá haver muitos, já nem todos os fissionalizados têm lugar... Se existir algum que não é profissionalizado nem é licenciado, obviamente não o estou a incluir nos altamente qualificados, até porque o seu vencimento mensal deverá ser no máximo de uns 700/800 euros mensais...Mares Escreveu:Como podes vêr, não precisam ser professores universitários para receberem mais de 3 mil euros/mês (além do 13º e 14º, subsídio de alimentação e se fôr director de escola recebe mais 700 euros/mês...).
O que eu vejo uma série de aldrabices e falsos argumentos...Mares Escreveu:Quanto à segunda questão:
Não poderão ir para a reforma antecipadamente (claro com uma pequena penalização, mas que compensa largamente)?
Mesmo antecipando a entrada na reforma, vão receber mais de 2000 euros mês, com 27/30 anos de serviço.
Mais uma aldrabice... no mínimo uma generalização de meia dúzia de casos de excepção! De qualquer forma estavamos a falar dos que ficarão sem emprego, não dos que pedem reformas antecipadas.Mares Escreveu: o salário de um professor devería estar entre os 700 euros/mês e os 1.100 euros/mês.
![]()
![]()
![]()
![]()
Fica aqui bem claro que queres que os professores portugueses sejam os mais mal pagos da europa! Com esta afirmação até consigo perceber todo o teu raciocínio... se queres que te diga acho que nem vale a pena debater mais nada contigo!!
artista,
entendo os teus argumentos... (no outro dia ouvi dizer que já existe fome entre os funcionários públicos

A tabela salarial está na página do Sindicato dos professores da grande Lisboa ( http://www.spgl.pt/artigo.aspx?sid=cf2f ... 2FFXAnY%2B ).
Podes chamar-lhe o que quiser... até podemos chamar-lhe que é uma "generalidade", visto que a tabela aplica-se aos professores "altamente qualificados", mas sem critérios de avaliação da sua qualidade.
Quanto ao resto sabemos do que estamos a falar.
Passei por todos os níveis académicos (e sei o que temos) e bem acima da licenciatura.
- Anexos
-
- Tabela_salarial_prof_Licenciados.bmp (466.75 KiB) Visualizado 1672 vezes
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Antes de mais os meus parabéns urukai, nos últimos posts foste o único que, não conhecendo a fundo o assunto, assumes uma posição sensata e construtiva, sem idéias feitas, suportadas conscientemente em argumentos disparatados!
O método de avaliação dos professores não é nada fácil de conseguir, sobretudo não gastando muito dinheiro com ele! Eu sempre disse que era fundamental um bom método de avaliação (acho que todos ou quase todos têm consciência disso) mas tenho consciência de que não é fácil conseguir um bom... e não estou a falar de conseguir um que agrade a todos, estou a falar de um bom!
Caiu simplesmente porque a primeira versão do método de avaliação era não só descabida como inexequível...
Aqui estás enganado, o método que o governo apresentou manteve-se, cairam quase só as partes que o tornavam inexequível, nomeadamente a obrigatoriedade de aulas assistidas para todos quando em grande parte dos casos não o seriam por um professor da área (por exemplo eu sou da área das artes e teria as minhas aulas observadas por um professor de Educação Física!?)...
Mas o modelo mantém grande parte do que estava estabelecido, por exemplo as quotas! E está a ser implementado, todos os anos!
urukai Escreveu:Artista,
eu acho que tocas num ponto fulcral.
Qualidade!
Como estou fora desse universo, agradeço uma explicação simples. Como é averiguada a qualidade dos Professores?
O método de avaliação dos professores não é nada fácil de conseguir, sobretudo não gastando muito dinheiro com ele! Eu sempre disse que era fundamental um bom método de avaliação (acho que todos ou quase todos têm consciência disso) mas tenho consciência de que não é fácil conseguir um bom... e não estou a falar de conseguir um que agrade a todos, estou a falar de um bom!
urukai Escreveu:Do que conheço (empiricamente) na última tentativa do governo de avançar com a avaliação dos Professores caiu o Carmo e a Trindade e ficou tudo em águas de bacalhau, certo?
Caiu simplesmente porque a primeira versão do método de avaliação era não só descabida como inexequível...
urukai Escreveu:Admito que o processo escolhido pelo governo não fosse o mais adequado ou justo mas algum sistema de avaliação tem que haver senão é a republica das bananas e, nesse caso, qualquer que seja o ordenado será um exagero!
Aqui estás enganado, o método que o governo apresentou manteve-se, cairam quase só as partes que o tornavam inexequível, nomeadamente a obrigatoriedade de aulas assistidas para todos quando em grande parte dos casos não o seriam por um professor da área (por exemplo eu sou da área das artes e teria as minhas aulas observadas por um professor de Educação Física!?)...
Mas o modelo mantém grande parte do que estava estabelecido, por exemplo as quotas! E está a ser implementado, todos os anos!
artista Escreveu: Esquecem-se é que isto, de uma forma ou de outra, é um processo transversal que afecta quase todos!
Da minha parte referi além dos professores, referi educadores de infância, técnicos de saúde e militares.
Com sinceridade, os professores são um grupo fácil mas com muito poder. Devem ser os únicos que actualmente ainda conseguem fazer manifestações e greves. O que é um direito legitimo.
Mas também eles devem ser a realidade do país e não se colocarem á margem do problema.
- Registado: 17/10/2010 19:32
MiamiBlueHeart Escreveu:Estás errado meu caro, estamos a falar de uma sociedade que vive à 2/3 décadas muito acima das suas possibilidades para permitir a alguns possuir certas regalias.
Regalias essas pagas por todos nós, mas que somente uma parte usufrui delas.
Não me viste em lado nenhum defender que não é preciso reduzir. Já há muito que compreendi que temos de reduzir...
O que não aceito é mentiras, falsos argumentos, generalizações demagógicas, etc...
Deixo aqui a tabela oficial dos vencimentos do professores, ainda sem os cortes de 2011:
http://www.spn.pt/Download/SPN/SM_Doc/M ... r_2009.pdf
Como se pode ver o vencimento líquido máximo são pouco mais de 2 mil euros (neste momento já nem a isso devem chegar por causa dos cortes!)
Há poucos dias li que o número de professores contratados é de 42 mil, no melhor das hipóteses (se forem profissionalizados) esses recebem pelo índice 151, ou seja, pouco mais de mil euros por mês!
O vencimento de um professor não licenciado (se os houver?! seria preferívle que não houvesse) anda ronda os 700 euros!
Mas enfim, o que o pessoal quer é gastar pouco, a educação vem a seguir, logo se vê, não é o mais importante... fundamental é que os outros fiquem pior, assim eu fico melhor! Esquecem-se é que isto, de uma forma ou de outra, é um processo transversal que afecta quase todos!
http://www.spn.pt/Download/SPN/SM_Doc/M ... r_2009.pdf

Mas enfim, o que o pessoal quer é gastar pouco, a educação vem a seguir, logo se vê, não é o mais importante... fundamental é que os outros fiquem pior, assim eu fico melhor! Esquecem-se é que isto, de uma forma ou de outra, é um processo transversal que afecta quase todos!
Parece-me que o problema são mesmo os professores que estão no topo de carreira ou perto dela.
Aumentar os que estão em inicio de carreira para 1000€ e limitar a um máximo de 2000€ não me escandalizava.
Uma prespectiva de progressão salarial de 100% mais respectivos aumentos de inflacção não me parece injusto.
Aliás até me parece muito bom, quantos de nós espera ter uma aumento de 100% continuando a fazer o mesmo trabalho ano após ano.
Aumentar os que estão em inicio de carreira para 1000€ e limitar a um máximo de 2000€ não me escandalizava.
Uma prespectiva de progressão salarial de 100% mais respectivos aumentos de inflacção não me parece injusto.
Aliás até me parece muito bom, quantos de nós espera ter uma aumento de 100% continuando a fazer o mesmo trabalho ano após ano.
- Anexos
-
- sp.JPG (69.97 KiB) Visualizado 1702 vezes
Editado pela última vez por dfviegas em 16/2/2011 16:18, num total de 1 vez.
- Registado: 29/11/2007 2:53
artista Escreveu:Esta série de comentários completamente descabidos é triste... e também é reveladora das razões que fazem com que Portugal esteja como está, uma sociedade preocupada sobretudo com as regalias dos outros, que supostamente são melhores do que deviam ser! Se calhar deviam era sobretudo estar preocupados em exigir qualidade, a todos!
Estás errado meu caro, estamos a falar de uma sociedade que vive à 2/3 décadas muito acima das suas possibilidades para permitir a alguns possuir certas regalias.
Regalias essas pagas por todos nós, mas que somente uma parte usufrui delas.
E agora, temos que reduzir em 10% para gastarmos o que produzimso e reduzir outros 10% para começar a pagar aquilo que já se gastou á muito.
Conclusão, apesar das fantasisas do nosso PM, agora chegou o tempo de pagar. E aqueles que recebem menos, não têm qualquer prespectiva de vida neste país. E como são os mais fracos, são aqueles que estão a ser as principais vitimas.. Porque trabalham, trabalham para ganhar 600 euros.
Essa é a realidade deste pais.
- Registado: 17/10/2010 19:32
Artista,
Qualidade!
Como estou fora desse universo, agradeço uma explicação simples. Como é averiguada a qualidade dos Professores?
Do que conheço (empiricamente) na última tentativa do governo de avançar com a avaliação dos Professores caiu o Carmo e a Trindade e ficou tudo em águas de bacalhau, certo?
Admito que o processo escolhido pelo governo não fosse o mais adequado ou justo mas algum sistema de avaliação tem que haver senão é a republica das bananas e, nesse caso, qualquer que seja o ordenado será um exagero!
Qualidade!
Do que conheço (empiricamente) na última tentativa do governo de avançar com a avaliação dos Professores caiu o Carmo e a Trindade e ficou tudo em águas de bacalhau, certo?
Admito que o processo escolhido pelo governo não fosse o mais adequado ou justo mas algum sistema de avaliação tem que haver senão é a republica das bananas e, nesse caso, qualquer que seja o ordenado será um exagero!
bboniek00 Escreveu:Falava-se de problemas inter-geracionais e correlatyivos e... eles Pimba ! Passam a discutir a questao dos professores.
Este paiis deve ter professores a mais, tem que ser, parecem estar em todo o lado e concentram-se no seu umbiguinho. Faz sentido: isto ee uma sociedade corporativa...
Eu não sei o que tu fazes, mas certamente não ficarás calado se vieres uma série de barbaridades em relação a coisas que conheces bem? ou ficavas?
Esta série de comentários completamente descabidos é triste... e também é reveladora das razões que fazem com que Portugal esteja como está, uma sociedade preocupada sobretudo com as regalias dos outros, que supostamente são melhores do que deviam ser! Se calhar deviam era sobretudo estar preocupados em exigir qualidade, a todos!
MiamiBlueHeart Escreveu:P.S. Os professores são um caso fragante porque ainda no ano passado, face ao lobby que fizeram, foram dos poucos que tiveram ajustes (palavra bonita para aumentos!!!!
Certamente mais uma daquelas coisas que se tem na cabeça mas na verdade não se sabe do que se está a falar!

Mares Escreveu:chamas "altamente qualificado" a um licenciado que entrou na universidade com 11 anos de estudo (e não 12 como é agora), tendo muitos precisado quase o dobro do tempo para obter a licenciatura e que terminaram o curso índo às universidades para fazerem somente os exames (quando já era professor em alguma escola)?
Há uma coisa que tu fazes constatemente que é pegar em alguns dos exemplos que te dão mais jeito e deixar a idéia de isso é a generalidade... acho que deves parar de o fazer, não ajuda em nada, e eu deixarei de debater contigo o que quer que seja se o continuares a fazer, simplesmente porque cansa...
Os 11 anos do ensino pré-universitário já acabou há alguns anos, mas não me parece que seja muito importante para esta discussão. Daqui a um bocado falas também nas alterações que entretanto houve ... por exemplo eu só tinha 3 disciplinas no meu 12º ano, as regras da entrada na Universidade mudam de governo para governo, o curriculum do ensino básico muda de governo para governo, não me parece que isso interesse muito, são pessoas com formação superior e especializadas na via ensino...
Quanto aos que só concluiram a licenciatura depois de já estarem a dar aulas, eles foram muito úteis para o país. Com as qualificações que tinham ganhavam pouquissimo como professores (em 96 um professor não licenciado com frequência universitária ganhava 500 euros iliquidos por mês) e garantiram o preenchimento de lugares para os quais não havia profissionais mais qualificados. O que é que isso tem a ver com as suas qualificações actuais? por causa disto são menos que aqueles cujos pais tinham disponibilidade financeira para os manter na universidade sem ter de trabalhar?! Essa é boa!
Mares Escreveu:Referes-te também aqueles que dão umas 6 horas por semana e que recebem mais de 3 mil euros mês no final da carreira (em anexo, a tabela com as renumerações salariais para professores licenciados)?]
Mas quem é que dá 6 horas por semana?! Mesmo que haja professores nessas condições será por alguma razão, se a esta não é válida devem criticar-se estes, acabar com isso mas aos usares estes exemplos de exceção para fundamentar o teu ponto de visto estás a fazer o quê?! Esses casos (a existirem)serão insignificantes..
A tabela abaixo não a conheço e duvido que seja de Portugal... quando tiver tempo coloco aqui a verdadeira!
Mares Escreveu:Ou estás a falar daqueles que nem sequer tem licenciatura e que são "professores", mesmo que muito "qualificados"?
Os teus argumentos completamente irreais e falsos já me estão a tirar do sério...
Conheces algum professor que não seja licenciado? Mesmo que exista ganha meia dúzia de tostões por mês... um profissionalizado em início de carreira ganha pouco mais de mil euros mês liquidos, um licenciado não profissionalizado nem sei (deve andar pelos 800/900 euros mensais?!) mas não deverá haver muitos, já nem todos os fissionalizados têm lugar... Se existir algum que não é profissionalizado nem é licenciado, obviamente não o estou a incluir nos altamente qualificados, até porque o seu vencimento mensal deverá ser no máximo de uns 700/800 euros mensais...
Mares Escreveu:Como podes vêr, não precisam ser professores universitários para receberem mais de 3 mil euros/mês (além do 13º e 14º, subsídio de alimentação e se fôr director de escola recebe mais 700 euros/mês...).
O que eu vejo uma série de aldrabices e falsos argumentos...
Mares Escreveu:Quanto à segunda questão:
Não poderão ir para a reforma antecipadamente (claro com uma pequena penalização, mas que compensa largamente)?
Mesmo antecipando a entrada na reforma, vão receber mais de 2000 euros mês, com 27/30 anos de serviço.
Mais uma aldrabice... no mínimo uma generalização de meia dúzia de casos de excepção! De qualquer forma estavamos a falar dos que ficarão sem emprego, não dos que pedem reformas antecipadas.
Mares Escreveu: o salário de um professor devería estar entre os 700 euros/mês e os 1.100 euros/mês.

Fica aqui bem claro que queres que os professores portugueses sejam os mais mal pagos da europa! Com esta afirmação até consigo perceber todo o teu raciocínio... se queres que te diga acho que nem vale a pena debater mais nada contigo!!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], Google [Bot], josehenry400, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 594 visitantes