Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic- Deolinda - "Parva que sou"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Porra !

por bboniek33 » 16/2/2011 15:32

Falava-se de problemas inter-geracionais e correlatyivos e... eles Pimba ! Passam a discutir a questao dos professores.

Este paiis deve ter professores a mais, tem que ser, parecem estar em todo o lado e concentram-se no seu umbiguinho. Faz sentido: isto ee uma sociedade corporativa... 8-)
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

Re: geração rasca

por MiamiBlue » 16/2/2011 15:12

artista Escreveu:1- Já vi que a tua opção para o país é baixar salários. A minha é diferente, o que o estado não pode pagar não oferece.

Estás engano, talvez eu me tenha exprimido mal. Eu considero que os empregos têm que ser remunerados consoante o trabalho e a responsabilidade assumida.

E como os professores, existem os técnicos de saúde, militares (no tempo em que estamos)e muitos mais..

O Estado paga a mais a muita boa gente..

E tens toda a razão, o Estado tem que racionalizar, isso é a 1ª batalha mas há muitas outras para travar....

P.S. Os professores são um caso fragante porque ainda no ano passado, face ao lobby que fizeram, foram dos poucos que tiveram ajustes (palavra bonita para aumentos!!!!

Registado: 17/10/2010 19:32

por Mares » 16/2/2011 14:49

artista Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:Um professor,sem cargos de direcção e que somente dá aulas, situação similar aos profissionais de educação de infância, com 30 anos de experiência, nunca deveriam ganhar mais de 2mil euros.

Nota: Quem começou agora a dar aulas, alguma vez irá ganhar 2mil euros?? Tenho as minhas dúvidas..

Duas notas:

1- Já vi que a tua opção para o país é baixar salários. A minha é diferente, o que o estado não pode pagar não oferece. Racionaliza, exige mais, faz o que for necessário para oferecer o melhor que puder, mas os salários baixos não são a solução...
realmente os que começaram nos últimos anos nunca chegarão lá, falta é saber o que é que está mal, há para ai uns estudos que indicavam que (tendo em conta o PIB de cada país) os professore em Portugal ganhavam acima da média em final de carreira e abaixo da média em início de carreira...

2- A tua expressão "só dá aulas" acho que é conclusiva em relação à precepção que tens do trabalho do professor, quase nenhuma! Não estou a dizer que não haja maus professores, mas a maioria são bons e competentes (de qualquer forma temos de exigir isso a todos, e esta será outra faceta do problema). Um professor competente tem enúmeras responsabilidades, mesmo "só dando aulas", e trabalhos que vão muito para além da aula em sí...

PS: Os valores de que falas são ilíquidos, mesmo actualmente, ainda para mais com as reduções salariais, poucos ganham mais de 2 mil euros...

Mares Escreveu:Como defines um professor altamente qualificado?

Um professor é alguém altamento qualificado porque tem uma licenciatura (muitos deles, como é o meu caso, têm uma licenciatura e uma profissionalização para a área da educação) e tem obrigatoriamente de fazer horas de formação todos os anos.
Mares Escreveu:Tens alguma estimativa para o valor das reformas daqueles que vão ficar desempregados em Setembro, com 27/30 anos de serviço?

Não sei bem do que estás a falar, os que ficarem desempregados terão, quanto muito, direito a subsídio de desemprego, terás confundido o termo?!

artista,

chamas "altamente qualificado" a um licenciado que entrou na universidade com 11 anos de estudo (e não 12 como é agora), tendo muitos precisado quase o dobro do tempo para obter a licenciatura e que terminaram o curso índo às universidades para fazerem somente os exames (quando já era professor em alguma escola)?
Referes-te também aqueles que dão umas 6 horas por semana e que recebem mais de 3 mil euros mês no final da carreira (em anexo, a tabela com as renumerações salariais para professores licenciados)?

Ou estás a falar daqueles que nem sequer tem licenciatura e que são "professores", mesmo que muito "qualificados"?

Como podes vêr, não precisam ser professores universitários para receberem mais de 3 mil euros/mês (além do 13º e 14º, subsídio de alimentação e se fôr director de escola recebe mais 700 euros/mês...).

Quanto à segunda questão:
Não poderão ir para a reforma antecipadamente (claro com uma pequena penalização, mas que compensa largamente)?

Mesmo antecipando a entrada na reforma, vão receber mais de 2000 euros mês, com 27/30 anos de serviço.

Quanto à pergunta que fazes no caldeirão, "quanto devería ganhar um professor altamente qualificado?" poderei responder-te. Já apresentei esse estudo aqui no Caldeirão e o salário de um professor devería estar entre os 700 euros/mês e os 1.100 euros/mês.
Anexos
Tabela_salarial_prof_Licenciados.bmp
Tabela_salarial_prof_Licenciados.bmp (472.97 KiB) Visualizado 2034 vezes
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por artista_ » 16/2/2011 14:11

MiamiBlueHeart Escreveu:Um professor,sem cargos de direcção e que somente dá aulas, situação similar aos profissionais de educação de infância, com 30 anos de experiência, nunca deveriam ganhar mais de 2mil euros.

Nota: Quem começou agora a dar aulas, alguma vez irá ganhar 2mil euros?? Tenho as minhas dúvidas..

Duas notas:

1- Já vi que a tua opção para o país é baixar salários. A minha é diferente, o que o estado não pode pagar não oferece. Racionaliza, exige mais, faz o que for necessário para oferecer o melhor que puder, mas os salários baixos não são a solução...
realmente os que começaram nos últimos anos nunca chegarão lá, falta é saber o que é que está mal, há para ai uns estudos que indicavam que (tendo em conta o PIB de cada país) os professore em Portugal ganhavam acima da média em final de carreira e abaixo da média em início de carreira...

2- A tua expressão "só dá aulas" acho que é conclusiva em relação à precepção que tens do trabalho do professor, quase nenhuma! Não estou a dizer que não haja maus professores, mas a maioria são bons e competentes (de qualquer forma temos de exigir isso a todos, e esta será outra faceta do problema). Um professor competente tem enúmeras responsabilidades, mesmo "só dando aulas", e trabalhos que vão muito para além da aula em sí...

PS: Os valores de que falas são ilíquidos, mesmo actualmente, ainda para mais com as reduções salariais, poucos ganham mais de 2 mil euros...

Mares Escreveu:Como defines um professor altamente qualificado?

Um professor é alguém altamento qualificado porque tem uma licenciatura (muitos deles, como é o meu caso, têm uma licenciatura e uma profissionalização para a área da educação) e tem obrigatoriamente de fazer horas de formação todos os anos.

Mares Escreveu:Tens alguma estimativa para o valor das reformas daqueles que vão ficar desempregados em Setembro, com 27/30 anos de serviço?

Não sei bem do que estás a falar, os que ficarem desempregados terão, quanto muito, direito a subsídio de desemprego, terás confundido o termo?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MiamiBlue » 16/2/2011 13:33

artista Escreveu: Já agora quanto queres pagar a alguém altamente qualificado como é um professor e que tenha 30 anos de experiência?

Um professor,sem cargos de direcção e que somente dá aulas, situação similar aos profissionais de educação de infância, com 30 anos de experiência, nunca deveriam ganhar mais de 2mil euros.

por Mares » 16/2/2011 13:28

artista Escreveu: Não há nenhum professor que ganhe 3 mil euros, só se for do ensino superior, um catedrático! Dizer 3 mil euros e depois dizer que se podem tirar 500 é o quê?! Já agora quanto queres pagar a alguém altamente qualificado como é um professor e que tenha 30 anos de experiência?

Já agora esses teus amigos, se têm realmente 27/30 anos, vão ficar desempregados em Setembro!

artista,

Como defines um professor altamente qualificado?

Tens alguma estimativa para o valor das reformas daqueles que vão ficar desempregados em Setembro, com 27/30 anos de serviço?

por pvg80713 » 16/2/2011 13:20

quem acham de toda a gente passar a trabalhar 4 dias e descansar 3.
Baixar 20% os salários de todos.
isto devia acabar com o desemprego.

Registado: 19/4/2005 11:11

por MiamiBlue » 16/2/2011 12:56

artista Escreveu:Já agora quanto queres pagar a alguém altamente qualificado como é um professor e que tenha 30 anos de experiência?

Já agora esses teus amigos, se têm realmente 27/30 anos, vão ficar desempregados em Setembro!

Tens toda a razão, vão ficar desempregados.
Quem dá aulas, dá aulas, não há nehuma ciência misteriosa por detrás do assunto. Um professor com responsabilidade de dar somente aulas, não tem a minima responsabilidade e não justificar ganhar 2500 euros, seja esse o valor. Por isso, um puto da faculdade vai dar aulas, e dá exactamente a mesma aula do professor de 30 anos de experiência.. A diferença? oviamente que ele tem mais esperiência mas isso justifica o dobro do ordenado? Não!!!!

Conclusão, em Setembro vão despedir os de 1000euros para ficar com os 2500euros. Uma politíca que nos leva longe??!!!

por artista_ » 16/2/2011 12:50

MiamiBlueHeart Escreveu:
artista Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:Efectuar uma revisão salarial. Por exemplo, existem educadores de infância a ganhar 2500euros?? Professores, que somente dão aulas a ganhar 3000 mil euros??

Bom, lá voltamos ao mesmo... em primeiro lugar explica-me lá o que queres dizer com "Professores, que somente dão aulas"? e diz-me lá onde trabalha o professor que conheces que ganha 3 mil euros mês?!
!

Olha, só na minha família, tenho 2 casos. E são 2 pessoas que gosto imenso e tem imensa estima e admiração. Começo, mais 3 pessoas amigas, que recebem nesse âmbito de grandeza..Podes colocar ou tirar mais ou menos 500 euros, que a conversa vai dar ao mesmo.
E digo-te mais tenho amigos professores, na casa dos 27/30 anos, que ganham razoavelmente (1000/1100euros) e dizem que na escola têm colegas que efectuam o mesmo exacto trabalho e ganham 2x /2,5x mais..
Mas não quero falar dos professores, considero muito pior, capitães, tenentes que ganham imenso e que fazem??? Em guerra, só se for contra a Madeira???

Não há nenhum professor que ganhe 3 mil euros, só se for do ensino superior, um catedrático! Dizer 3 mil euros e depois dizer que se podem tirar 500 é o quê?! Já agora quanto queres pagar a alguém altamente qualificado como é um professor e que tenha 30 anos de experiência?

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por MiamiBlue » 16/2/2011 12:41

urukai Escreveu:
AutoMech Escreveu:
urukai Escreveu:Concordo com isso tudo Miami.
Mas colocar isso em prática seria muito díficil...

A thousand miles journey starts with a single step (Lao Tseu) :wink:

O tempo verbal que usei não é o adequado.
Reformulo:

"Colocar isso em prática vai ser tão difícil..."

..lolol..muito boa tradução!!!!

Uma nota, quando tudo se resume à solução de aumentar impostos e tirar direitos às pessoas, começo a pensar que qualquer tem perfil para PM!!!

por bolsa » 16/2/2011 12:33

Mas não quero falar dos professores, considero muito pior, capitães, tenentes que ganham imenso e que fazem??? Em guerra, só se for contra a Madeira???[/quote]

Os Açores têm "um" bem pior....,faz tudo o que lhe apetece e estranhamente ninguém se insurge....., será por ser do PS ? Enfim, não digo mais nada para isto não descambar.....

Cump.s e B.N.

Registado: 7/2/2005 18:06

por urukai » 16/2/2011 12:33

AutoMech Escreveu:

O tempo verbal que usei não é o adequado.
Reformulo:

"Colocar isso em prática vai ser tão difícil..."

Registado: 11/5/2007 14:09

por MiamiBlue » 16/2/2011 12:27

artista Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:Efectuar uma revisão salarial. Por exemplo, existem educadores de infância a ganhar 2500euros?? Professores, que somente dão aulas a ganhar 3000 mil euros??

Bom, lá voltamos ao mesmo... em primeiro lugar explica-me lá o que queres dizer com "Professores, que somente dão aulas"? e diz-me lá onde trabalha o professor que conheces que ganha 3 mil euros mês?!
!

Olha, só na minha família, tenho 2 casos. E são 2 pessoas que gosto imenso e tem imensa estima e admiração. Começo, mais 3 pessoas amigas, que recebem nesse âmbito de grandeza..Podes colocar ou tirar mais ou menos 500 euros, que a conversa vai dar ao mesmo.
E digo-te mais tenho amigos professores, na casa dos 27/30 anos, que ganham razoavelmente (1000/1100euros) e dizem que na escola têm colegas que efectuam o mesmo exacto trabalho e ganham 2x /2,5x mais..
Mas não quero falar dos professores, considero muito pior, capitães, tenentes que ganham imenso e que fazem??? Em guerra, só se for contra a Madeira???

por artista_ » 16/2/2011 12:18

MiamiBlueHeart Escreveu:Um sistema de justiça rápido e justo, para permitir acabar coma pouca vergonha que se passa actualmente de uma empresa fechar hoje e abre amanha com outro nome, e os funcionários ficam 10anos á espera das indenimizações.

Este será talvez o maior problema do país. O problema é que mudá-lo não será fácil. Tal como nos políticos, precisa de uma mudança de mentalidades para o mudar.. digo eu, que não estou a ver bem como se mudará muita coisa, com as mesmas pessoas (sobretudo juízes)!

Uma flexibilização do trabalho, em termos de horários e despedimentos acompanhados por uma supervisão e uma justiça que impeça abusos como actualmente existem.

Concordo com urukai, grande parte do que enuncias, são objectivos a atingir... o problema é encontrar os processos que permitam chegar lá!

por MiamiBlue » 16/2/2011 12:16

Com os actuais partidos políticos é impossível. Não há o mínimo intreresse em efectivamente resolver os assuintos e o povo gosta é que lhe mintam na cara... tivemos esse exemplo nas últimas eleições legislativas..
Assim sendo, vamos andar a sofrer 10/15 anos em vez de resolver o assunto em 5 anos.

Os actuais partidos, para além de todos os males que se conhecem, têm uma particularidade que eu considero incrivel. Nos partido está a contecer a passagem do testemunho aos membros familiares mais novos.. Parecem monarquias.. Reparem quem começa a aparecer nas 3/4 filas de importância dos partidos. São os filhos, sobrinhos dos actuais políticos.. Incrivel..

Temos o país que merecemos..

por Automech » 16/2/2011 12:03

Registado: 4/6/2010 12:12

por urukai » 16/2/2011 11:55

Concordo com isso tudo Miami.

Registado: 11/5/2007 14:09

por MiamiBlue » 16/2/2011 11:52

pvg80713 Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:
amon.rosa Escreveu:Geração da chupeta! quote]
Miami,
O que propões que aconteça ? Tens alguma ideia ? Obrigado

Simplemente tem que haver uma reforma profunda do Estado, das leis laborais, do sistema de justiçae da segurança social.

Começamos por actualmente não se incentivar ao trabalho, tal a carga de impostos que uma pessoa é obrigada a pagar. Isso leva a que haja uma dependência brutal dos subsidios do Estado e não atrai pessoas para a criação de trabalho por conta própia e as reticências das empresas em dar estabilidade aos recibos verdes.

Acabemos com as reformas em duplicado e triplicado, especialmente quando essas reformas vem de situações de trabalho de curta duração.

Efectuar uma revisão salarial. Por exemplo, existem educadores de infância a ganhar 2500euros?? Professores, que somente dão aulas a ganhar 3000 mil euros??

Acabar com metade dos cargos de gestão, que servem para dar a boys. Acabar com fundações e afins. Acabar com metade do nosso exercito. Como é possível termos mais generais que os EUA?? ´Portugal precisa de ter as estrutura militar que tem actualmente? Nâo.. Era preferivel que fossem metade e mais bem apetrechados.

Um sistema de justiça rápido e justo, para permitir acabar coma pouca vergonha que se passa actualmente de uma empresa fechar hoje e abre amanha com outro nome, e os funcionários ficam 10anos á espera das indenimizações.

Uma flexibilização do trabalho, em termos de horários e despedimentos acompanhados por uma supervisão e uma justiça que impeça abusos como actualmente existem.

Penalizar/despedir os trabalhadores que não trabalham e não apresentam resultados. A justiça deve funcionar correctamente para availar os casos.

Se queremos ter um mercado de trabalho com empregados motivados, ter um sistema de avaliação e progressão justos.

E tantas, tantas outras soluções.. Olha outra, fiscalizaçao exigente em caso de fuga a impostos. Começa pelas facturas que não são passadas.. Alguém fiscaliza isso convenientemente? Não..

por artista_ » 16/2/2011 11:43

MiamiBlueHeart Escreveu:
Para quem está na casa dos 40 anos, bem maioritariamente são esses que exploram os mais novos..

Conclusão, a geração chupeta penso que afinal é a da casa dos 40 anos.. "mama tudo e não deixa nada"!!!!

Desde que não seja a nossa qualquer uma serve como "bode expiatório". O problema é muito vasto e transversal, não vale a pena tentar identificar um culpado específico! Ao fazermos estamos a demitir-nos das nossas responsabilidades, não contribuindo para a resolução do problema... afinal o problema não é nosso, é dos outros! :roll:

por pvg80713 » 16/2/2011 10:49

MiamiBlueHeart Escreveu:
amon.rosa Escreveu:Geração da chupeta! quote]

A expressão pode-se utilizar para a actual geração, que tem que viver às cutas dos pais mas também se aplica muito bem à geração mais velha..
Afinal, trabalho, 30 anos e desconto 20%, e depois recebo 25 anos a 100%.. belas contas!!
Na funçaõ pública andámos anos e andos e subir sem qualquer tipo de avaliação..
Temos casos em que duas pessoas desempenham exactamente a mesma função e um ganha 600euros e outro 2000euros..Justo, não?

Para o jovens, há horas extraordinárias? Não..
A minima segurança no emprego? Não.. Prespectiva de progressão? bastante reduzidas..

Para quem está na casa dos 40 anos, bem maioritariamente são esses que exploram os mais novos..

Conclusão, a geração chupeta penso que afinal é a da casa dos 40 anos.. "mama tudo e não deixa nada"!!!!

pois... percebo-te.
mas a geração dos 40 também começa a levar na cabeça... o aumento da idade da reforma, baixa forçada de salários (FP), IRS.

Miami,
O que propões que aconteça ? Tens alguma ideia ? Obrigado

Registado: 19/4/2005 11:11

por MiamiBlue » 16/2/2011 10:00

[quote="amon.rosa"]Geração da chupeta! quote]

A expressão pode-se utilizar para a actual geração, que tem que viver às cutas dos pais mas também se aplica muito bem à geração mais velha..
Afinal, trabalho, 30 anos e desconto 20%, e depois recebo 25 anos a 100%.. belas contas!!
Na funçaõ pública andámos anos e andos e subir sem qualquer tipo de avaliação..
Temos casos em que duas pessoas desempenham exactamente a mesma função e um ganha 600euros e outro 2000euros..Justo, não?

Para o jovens, há horas extraordinárias? Não..
A minima segurança no emprego? Não.. Prespectiva de progressão? bastante reduzidas..

por bboniek33 » 16/2/2011 8:48

amon.rosa Escreveu:Geração da chupeta! Crise? Escravo? Vão trabalhar malandros! O que não falta é trabalho...Ñão falta campos para serem lavrados, matas para limpar... vão a luta e deixem o ninho! Só mordomias, casinha dos pais, camisinha e relógios das melhores marcas, carrinho de luxo, telemóvel, só rendas! Só chora quem quer chupeta ou mama, mas agora secou... vão à luta e façam-se Homens livres!

Aii estaa ! Soo muda quem sente necessidade de mudanc,a e esta "gerac,ao da chupeta" - nao conhecia o termo - tem muitas e boas razoes de queixa, foi-lhes deixada uma sociedade sem expectativas que nao seja o Consumo.
Neste aspecto aprenderam depressa. E, para sustentar esse demoonio, trabalham a 600 Euros e os pais e os avoos pagam o resto.

Aa Ideologia dos anos 60 sucedeu a mania das grandezas.
E, tudo indica, Portugal nao tem nada que ver com os "atrasados" e reprimidos paiises arabes: esles aqui vaodirectamente do Call Center para as Docas, para o Bairro Alto e enfrascam-se porque ee "cool". Os jovens de 60 nao se embebedavam. Havia Ideologia e Espiirito Libertaario, Utopia.

Sim, as novas tecnologias criaram um mundo subterraneo (mas nao subversivo). Aos cafees onde se sentavam os jovens de 60 ia a PIDE, aqui aos IPs nao vai ninguem...

Enquanto houver casa e roupa lavada ee ve-los a reclamar no Twitter, a ameac,ar no Facebook e a sentir um cheirinho de revolta ao ouvir os Deolinda.

Mas nao passa disso.
Agir, mudar, lutar pela justic,a social... isso daa muito trabalho e nos dias que correm atee estaa mal visto.
A unica Ideologia aceite ee a do Consumo. E isto tem um prec,o.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

geração rasca

por amon.rosa » 16/2/2011 3:15

Geração da chupeta! Crise? Escravo? Vão trabalhar malandros! O que não falta é trabalho...Ñão falta campos para serem lavrados, matas para limpar... vão a luta e deixem o ninho! Só mordomias, casinha dos pais, camisinha e relógios das melhores marcas, carrinho de luxo, telemóvel, só rendas! Só chora quem quer chupeta ou mama, mas agora secou... vão à luta e façam-se Homens livres!

Registado: 13/10/2008 12:41

por atomez » 16/2/2011 2:13

Mares Escreveu:Os novos anarquistas

Nestes últimos dias, a propósito de uma música dos Deolinda, gerou-se a ideia de que os jovens de hoje são passivos e incapazes de construir a sua história.
Compreende-se. Para a minha geração, que viveu o Maio de 68 e o 25 de Abril, revolução significa manifestações, barricadas, alguma violência e sobretudo organizar a revolta. Nessa perspetiva os jovens de agora surgem como demasiado acomodados a um sistema e uma economia que lhes é bastante desfavorável. Ficam-se pela casa dos pais, submetem-se a baixos e precários salários, resignam-se ao desemprego. Aparentam estar dispersos e desorganizados. A própria música em questão é um lamento mas não uma revolta. No "nosso tempo" o protesto exprimia-se em múltiplos atos de resistência ao fascismo e à guerra colonial, nas escolas, nas universidades, por vezes nas ruas e sobretudo na deserção em massa e fuga para o estrangeiro, facto que está por estudar e tem sido bastante ignorado. Ou seja, a vida nunca é fácil e a da minha geração não o foi certamente.

Isso será tudo verdade, mas essa comparação entre gerações não poder ser feita de forma tão simplista.

Há uma diferença enorme entre elas -- os números.

Nos anos 60 era a juventude do "baby boom", a geração que "inventou" o rock'n'roll, fez o Maio de 68 na Europa e Woodstock e a contestação à guerra do Vietnam nos States. Essa geração teve um impacto gigantesco muito devido ao seu número, representava uma percentagem muito grande da população, isso só por si deu-lhe um enorme peso social. Para além disso foi a 1ª geração a ter acesso em grande escala ao ensino e conhecimento e também a ter algum poder de compra.

A actual geração "Deolinda" é muito minoritária na sociedade e portanto... estão tramados.

O melhor paralelo com a geração de 60 na Europa e States está agora a ver-se na Tunísia e Egipto, nesses países metade da população tem menos de 30 anos, têm um alto nível de escolaridade e acesso a meios de comunicação como nunca houve.

Agora que a geração "baby boom" está a entrar na reforma, provocou a actual crise imobiliária sub-prime que desencadeou o que se sabe...

Os números contam.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Mares » 16/2/2011 1:13

Lion_Heart Escreveu:A musica até pode ser interessante, demonstra uma realidade , mas demonstra também que os jovens não fazem nada para mudar essa realidade.

Todos dizem mal dos politicos , do estado da Nação e etc. Não fazem nem dizem nada e depois ou não aparecem para votar ou votam sempre nos mesmos. :shock:

Quando não se esta contente com algo muda-se! Mas aqui não!

Dizia o bastonario da ordem dos médicos o seguinte: os jovens hoje em dia pagam para a geração mais velha manter as regalias que não deveriam ter.

Enquanto os jovens não se mentalizarem que isto não é possivel as coisas não vao mudar.

Lion_Heart,

acho que aqui fazes um pequeno resumo desta problemática.

Em Portugal não tivemos um conflito de gerações.
Não tfaz sentido falar-se de "geração rasca", "geração à rasca" ou "Deolinda" .... pois é tudo a mesma xxxda....

O que tivemos foi uma geração que se auto-denomina de "revolucionária" e que se apoderou do Estado em seu proveito, dominando a sociedade nas últimas décadas.

Essa geração que utiliza a hipocrisia para defender o seu "estado social", não é mais a que:

- Utilizou um regime decadente para tomar o poder.
- Utilizou a adesão à Comunidade Europeia para receber os fundos comunitários (e encher os bolsos).
- Utilizou o Estado para criar empregos estáveis e reformas vitalícias, aumentando os seus rendimentos e colocando lá os seus.
- Utilizou os juros baixos para aumentar a dívida, fomentando a ideia de um bem estar artifícial.
- Utilizou influência para criar as "flores de estufa" (induzir nos seus filhos a ideia de que um canudo é tudo).

E porque não tivemos até agora um conflito de gerações?

- Porque as gerações que lhes sucederam vivem à sombra dos rendimentos dos mais velhos, onde os pais (e avós) sustentam estes com os ganhos recebídos do "estado que eles criaram e usurparam".
- Porque as gerações mais novas vivem na esperança de que esse modelo social chegue até eles (o que é uma pura ilusão).
- Porque nunca aprenderam a "voar", então ficaram inertes.

Enquanto não tivermos esse romper com a geração que hipotecou o futuro de Portugal, não terêmos uma geração com novos valores.

Abraço,

Mares.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], josehenry400, niceboy, PAULOJOAO, Shimazaki_2, TTM62 e 524 visitantes